Issuu on Google+

Escola Básica 2.3 Comandante Conceição e Silva BREVE HISTÓRIA DA ESCRITA

A

primeira

escrita

consistia

em

representações

figurativas (desenhos, pinturas) daquilo que se queria dizer. Era a chamada escrita pictográfica (picto = pintura + grafia = escrita). Mais tarde, os desenhos foram tendo uma significação a que podemos chamar simbólica; o desenho do objecto significa mais que o próprio objecto. Assim um "sol" além de "sol" exprimia também "calor" ou "dia". Da escrita figurativa passou-se à fonética silábica: cada sinal representava o som de uma ou mais sílabas. Os egípcios usavam, ao mesmo tempo, desenhos e sinais silábicos: os hieróglifos. Era uma escrita complicada e misteriosa. Finalmente, há quatro mil anos, um povo emigrante, os Hicsos, chegou ao Egipto. Acharam

a

escrita

egípcia

muito

complicada

e

descobriram que com cerca de vinte sinais se podiam representar os sons de todas as palavras. Era o alfabeto! Dos Hicsos receberam os Fenícios o alfabeto. Alteraramno e simplificaram-no: daí o dizer-se que o inventaram.

Os Fenícios passaram o alfabeto aos Gregos e Romanos. Alfabeto vem até de "alfa" e "beta", o nome das duas primeiras letras, em grego.

∆ηµοκρατία

Dos Romanos o herdamos nós!

DEMOCRATIA


Microsoft Word - Hist_escrita