Issuu on Google+

LÍNGUA PORTUGUESA, 9ºANO Prof. António Alves

TESTE DE AVALIAÇÃO FORMATIVA

Aluno ________________________________________________________ Tuma ____ nº _____

I As duas estrofes que se seguem pertencem ao episódio do Consílio dos Deuses.

A

Vê que já teve o Indo sojugado, E nunca lhe tirou Fortuna, ou caso, Por vencedor da Índia ser cantado De quantos bebem a água de Parnaso. Teme agora que seja sepultado Seu tão célebre nome em negro vaso D'água do esquecimento, se lá chegam Os fortes Portugueses, que navegam

B

Sustentava contra ele Vénus bela, Afeiçoada à gente Lusitana, Por quantas qualidades via nela Da antiga tão amada sua Romana; Nos fortes corações, na grande estrela, Que mostraram na terra Tingitana, E na língua, na qual quando imagina, Com pouca corrupção crê que é a Latina.

1. Com base no texto apresentado, explica a posição tomada por cada um dos deuses nessa reunião. Diz também qual foi a decisão final. 2. Classifica morfologicamente as palavras: a) por (A,3) b) agora (A,5) c) lá (A,7) d) contra (B,1) e) à (B,2)

publicado em http://linguaportuguesa9ano.wordpress.com por António Alves

Página 1


II Estavas, linda Inês, posta em sossego, De teus anos colhendo doce fruito, Naquele engano da alma, ledo e cego, Que a fortuna não deixa durar muito, Nos saudosos campos do Mondego, De teus fermosos olhos nunca enxuito, Aos montes ensinando e às ervinhas O nome que no peito escrito tinhas.

1. Explica o sentido das expressões a negro. 2. Indica, brevemente, o comportamento que tiveram no episódio de Inês de Castro:  O Rei  Os conselheiros do Rei  A própria Inês, quando soube que tinha sido condenada à morte 3. Que razões havia para que Inês fosse condenada à morte? 4. Que opinião tens acerca do comportamento de D. Pedro após a morte de Inês? III 1. Explica o significado de: a) Palavras divergentes b) Latim vulgar c) Línguas românicas 2. Nomeia e descreve os fenómenos fonéticos presentes em cada uma destas evoluções:

a) ipsum > isso b) lacum > lago c) tibi > tii > ti (2) d) feriam > feira

Bom trabalho!

publicado em http://linguaportuguesa9ano.wordpress.com por António Alves

Página 2


Os Lusíadas - Consílio dos deuses e Inês de Castro (teste formativo)