Page 1

Blog na Educação Blogs

Tutorial Básico do Blogger

Prof. Verônica Carvalho


Blogando Aprendizagens

By Prof. Verônica Carvalho

Os blogs de hoje, por conta do avanço das tecnologias digitais, incorporam vários recursos. Para registrar idéias, pensamentos ou fazer relatos, o seu autor pode utilizar imagens estáticas ou em movimento, bem como pode incorporar sons. Existem (we)blogs de fotografias – chamados fotoblogs ou flogs; de sons – os audioblogs e de imagens em movimento – os videoblogs. Alguns sítios (sites) hospedam recursos que permitem a produção de “espaços” pessoais que permitem a incorporação de diversas mídias (texto, som, imagens, vídeos) em um só lugar, como é o caso do Blogger (www.blogger.com).

Estatísticas: • • • •

Cerca de 15,5 milhões é o total de blogs do mundo; 1 blog é criado a cada segundo; 30% da população online dos EUA visitam blogs Blogs com conteúdo político, estilo de vida, tecnologia e escritos por mulheres são os mais acessados.

Os blogs, quando surgiram, exigiam de seus autores o domínio de linguagens de programação e um sítio onde fosse possível armazenar as páginas produzidas. Os atuais sistemas de edição de blogs – também chamados de blogware – lembram um processador de texto, semelhante ao Word. Basta acessar, usando login e senha e escrever, ou seja, blogar. Inserem-se facilmente links e imagens, e, num clique, o “post” se torna público. O autor do blog – também chamado de blogueiro – pode ainda editar as postagens antigas ou apagá-las com bastante facilidade. Navegue e conheça alguns blogs:

http://gs-barbosa.zip.net/

http://gibitecacom.blogspot.com/

http://abiblogteca.blogspot.com/ http://geocidadania.blogspot.com/ http://turmadasantamarta.blogspot.com/

Requisitos para ser um “bom blogueiro”: • • • • •

http://pa.alex.zip.net/

(Nospheratt – Be-a-Blog)

Escrever português correto; Saber navegar na internet; Estar disposto a aprender e trabalhar bastante; Gostar de interagir com outras pessoas; Estar disposto a receber críticas (sem chamar a mamãe, nem partir para baixaria!) By Prof. Verônica Carvalho - veronica.24sm@gmail.com


Criando o Blog ... Onde publicar meu Blog? ? ? ... Considerando que necessitamos de uma plataforma gratuita para hospedar o blog, sugiro o Blogger, também conhecido como blogspot : www.blogger.com/start

Certifique-se da escolha do idioma

Clique aqui

1 – Para criar um blog no Blogger, o primeiro passo é criar uma conta Google ou utilizar alguma conta que já exista. Cuidado com a senha!!!! Senhas não seguras: - o seu login (o que está escrito antes do @); - somente números; - nomes, substantivos ou verbos escritos normalmente ou ao contrário.

Atenção!! O nome aqui registrado aparecerá ao final de cada postagem

X Aceite os termos de uso do Blogger

Senhas seguras: (fáceis de lembrar, mas difíceis de descobrir) - mistura de números e letras. Ex: gabi1810 -misturar letras e sinais de pontuação. Ex: javiu? - substituir a letra O pelo 0 (zero), L por 1, E por 3. Ex: 31izab3th ou car10s - utilizar as iniciais de um frase que temos certeza de não esquecer. Ex: “sou aluno do colégio coronel pilar” – sadccp. Oficina de Blog – Sintian Schmidt www.bloguinfo.blogspot.com

By Prof. Verônica Carvalho - veronica.24sm@gmail.com


2 – Criando um nome para o Blog:

Batizando o Blog ... Escolha bem o nome do seu blog, ele vai acompanhar você por um bom tempo. O nome do Blog deve ser: - curto e fácil de memorizar; - original, criativo, interessante; - relacionado com o tema do blog. Ele deve dar uma idéia do que você escreve no blog; Ou ... - um nome estranho e diferente, que tenha potencial para se tornar uma marca.

O título PODE ser DIFERENTE do endereço

O endereço TEM que ser com letras MINÚSCULAS

3 – Escolhendo o modelo do blog – qualquer modelo escolhido pode ser alterado depois.

O layout do Blog ... O layout é a cara do blog e é o maior responsável pela primeira impressão que seu blog vai causar. Um layout bacana pode levar o visitante a ficar e ler seu conteúdo, mas também pode fazê-lo ir embora para nunca mais voltar.

Dicas: - use cores claras, pois facilita a leitura e não cansam os olhos; - use um tamanho e cor de fonte que seja legível; (atenção ao contraste com o fundo da página) - não polua seu blog com milhões de “quinquilharias” - não coloque música tocando automaticamente - não esconda o link dos comentários - não exagere na quantidade de links

PARABÉNS !!! Seu blog está pronto

Publicando idéias ... A alma de um blog é o seu conteúdo. Este conteúdo precisa ser interessante aos leitores e visitantes para que o número de visitas do blog cresça. “Ler

muito é fundamental para escrever bem. Além disso, ler outros blogs, interagindo na blogosfera, vai ajudá-lo a estar conectado com as novidades, obter idéias e informações para seus posts e muito, muito mais.” By Prof. Verônica Carvalho - veronica.24sm@gmail.com


Nessa tela existe uma barra de menu muito semelhante às barras de processadores de texto, como o Word. O TÍTULO do blog ... - Deve refletir o conteúdo da página (use palavras que estejam presentes no conteúdo); - use uma frase chamativa, que aguce a curiosidade, que incentive o clique. Corretor ortográfico

Tipo de fonte

O que são MARCADORES?

link

Negrito

Cor da fonte

Itálico

Remove Inserção formatação de imagem

Lista numerada Lista com marcadores Alinhamento de texto

Visualização do post

Inserção de vídeo

Bloco de texto para citação

- São tags (palavras-chave) que identificam os assuntos tratados pelo seu texto; - Devem sempre ter relação direta com o assunto do post (meio ambiente, tecnologia, ciências, poesia ...) - Lembra-se sempre de separá-los por vírgula; - Use o mesmo marcador em diversas postagens; - Não abuse dos marcadores

Para começar a blogar, basta escrever um título para o post e construir seu próprio texto. Dica: Salve o post como rascunho, se pretende editá-lo antes de publicá-lo. Para isso, clique em “salvar agora”.

Atenção!!!!

Dica: Para publicar a postagem imediatamente, clique em “publicar postagem”. Lembre-se – os posts publicados podem ser posteriormente editados.

Dicas para escrever as postagens ...

- Escreva em português correto: - não use abreviações (ex: pq, vc) - naum ixcreva axim - Use parágrafo, vírgulas e pontuação em geral - use acentos - consulte um dicionário em caso de dúvida - utilize o corretor ortográfico - Atualize o blog freqüentemente, criando conteúdo novo regularmente; - Dê atenção especial à qualidade do conteúdo publicado, oferecendo informações valiosas e úteis; - Escreva diretamente para o leitor; - Coloque personalidade no seu texto: diga o que pensa, do que jeito que você pensa; - Não copie conteúdos de outros blogs. Se gostou de um texto de outro blog e quiser publicar, faça um post de um trecho do texto, diga porque está recomendando e link o local de origem do texto; - Quando se inspirar em outro texto você deve creditar esta informação (incluir link, nome do autor/blog/site)

By Prof. Verônica Carvalho - veronica.24sm@gmail.com


Inserindo imagens no post Clicando no ícone “inserção de imagem”, imagem” abrirá esta janela:

Clicando aqui, abrirá uma janela para buscar a imagem desejada no seu computador

Selecione a imagem e clique em “abrir” para inserir no post

Antes de “fazer upload de imagem”, escolha a posição e o tamanho da imagem, no post.

Clique para carregar a imagem

Não esqueça: a primeira vez que utilizar este recurso, marque a caixa “aceit os termos de uso”. “aceito

Inserindo links no post Dicas para os links!!!! - Faça isso tão freqüentemente quanto possível, porém não abuse dos links; - Link textos que complementem suas postagens; - Aplique link sobre palavras que tenham correspondência com a página de destino.

Para inserir um link: - selecione o texto a ser linkado; - clique no ícone “link”

By Prof. Verônica Carvalho - veronica.24sm@gmail.com


- Digite, nesta caixa, o endereço da página a ser linkada Ou - Abra a página de destino, selecione o endereço, copie (ctrl C) e cole (ctrl V) na caixa. - Clique em OK

Digite seu post ... Para voltar à página de edição clique em “ocultar visualização”

Para ver como o post ficará quando for publicado, clique em “visualizar” e ...

Inserindo vídeos no post Para adicionar um vídeo armazenado em seu computador – Clique no ícone “inserção de vídeo”.

1. Clique em “arquivo" para buscar em seu computador o vídeo a ser adicionado; 2. Marque a caixa “concordo com os termos de uso” (na primeira vez que realizar esta operação); 3. Faça o “upload” do vídeo.

Para adicionar um vídeo disponível na rede, por exemplo, do YouTube:

By Prof. Verônica Carvalho - veronica.24sm@gmail.com


1. Vá até o sítio em que o vídeo está postado; 2. Localize o “código HTML” que permite “incorporar” o vídeo à sua postagem; 3. Selecione este código, copie (ctrl C) o código para depois colá-lo no post do seu blog.

Obs.: Se você copiar a “URL”, obterá apenas o “endereço” do vídeo. Isso é útil quando desejar “linkar” o vídeo, para que este seja visto a partir de sua página de origem.

4. Clique na aba “editar Html”; 5. Posicione o cursor no ponto do texto onde deseja inserir o vídeo; 6. Cole (ctrl V) o código Html correspondente ao vídeo; 7. Clique em “visualizar” para ver como ficará o post ao ser publicado.

Obs: Observe que ao clicar em “editar Html” aparecem vários elementos que não estão visíveis no post, quando publicado. Esta é uma linguagem de programação automática para formatação das postagens.

Ao clicar em “visualizar”, nossa próxima tela apresentará a postagem a ser publicada:

Se a postagem estiver pronta para ser publicada, clique em “publicar postagem”; caso contrário, clique em “ocultar visualização” e faça os ajustes necessários.

Visualize seu blog em uma nova janela. Assim, você poderá retornar ao painel de edição mais facilmente.

By Prof. Verônica Carvalho - veronica.24sm@gmail.com


7 1

1 – Cabeçalho 2 – Postagens do blog

5

3 – Comentários

6

2

4 – Marcadores 5 – Arquivos postados no blog 6 – Dados do autor do blog (perfil) 7 – Navbar 8 – Sidebar (barra lateral) 9 – Footer (rodapé)

8

4

3

Obs.: Todas as áreas do blog são personalizáveis. Para isso, após o login, basta clicar em “personalizar” no Navbar (7).

9

Inserindo e configurando o recebimento de comentários Para configurar e autorizar ou não o recebimento de comentários nas postagens: 1. Abra uma postagem; 2. Clique em “opções de postagem” (parte inferior da janela de postagem); 3. Selecione “permitir” ou “não permitir” comentários dos leitores;

Depois de configurado o recebimento, para adicionar um comentário à postagem, clique em “comentários”(3):

Sobre Comentários ... Uma das principais características e objetivos de um blog é a “interação” com os leitores, pois blogs são ferramentas de escrita colaborativa. Escrevemos um blog para “alguém” ler. Isso implica diretamente na permissão de comentários, pois é através deles que poderemos interagir com nossos leitores.

Área para escrever o comentário

1. Escreva o comentário, 2. Escolha uma identidade e, 3. Publique seu comentário

By Prof. Verônica Carvalho - veronica.24sm@gmail.com


Editando as Postagens Como já vimos anteriormente, qualquer postagem, mesmo que já publicada, pode ser editada a qualquer momento. Para isso, estando na tela principal do blog, clique em “personalizar” no “Navbar”:

Depois em “postagem” e, na seqüência, em “editar postagens”

Para excluir, definitivamente, uma postagem, clique aqui

Escolha a postagem a ser editada

Editando o Perfil Todo blog deverá ter um “autor” ou “vários autores”, conforme for configurado. Para editar o perfil do autor/autores do blog, siga a seqüência:

Estando na tela principal, após realizar login, clique em “visualizar perfil”

Clique em “editar seu perfil” para configurar o perfil que estará disponível no sidebar.

Preencha os dados da tela seguinte e salve antes de sair (gravar perfil). Logo após, visualize o blog. OBS: CUIDADO COM AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ DEIXA DISPONÍVEL!!! NÃO ESQUEÇA QUE UM BLOG É PÚBLICO E DE ACESSO LIVRE.

By Prof. Verônica Carvalho - veronica.24sm@gmail.com


Configurando o Fuso Horário Observe que, ao lado dos comentários, aparece o horário em que a postagem foi realizada. Para que o horário corresponda ao nosso horário real é necessário configurar o fuso horário.

By Prof. Verônica Carvalho - veronica.24sm@gmail.com


Tutorial Básico do Blogger  

Navegue e conheça alguns blogs: http://gs-barbosa.zip.net/ http://gibitecacom.blogspot.com/ Requisitos para ser um “bom blogueiro”: Estatíst...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you