Issuu on Google+

MANUAL DE USO DA WIKI Introdução Que você pode fazer na Wiki? Acesso à Wiki Introduzir os primeiros conteúdos na Wiki Editar os conteúdos dos artigos Criar um artigo novo Alterar um artigo já existente Criar links internos Criar links externos Subir arquivos na Wiki Procurar informação em uma Wiki Utilizar as categorias Acrescentar tabelas Acrescentar vídeo

1 1 2 2 2 3 4 4 4 5 5 5 6 6

Introdução Uma Wiki é um meio de colaboração baseado em duas ações: compartilhar e consultar conteúdos. Neste caso, os membros de um grupo de trabalho terão acesso a esta ferramenta e podem acrescentar e editar artigos. Se você está familiarizado com o uso de Wikis, por exemplo a Wikipédia, poderá compreender melhor esta forma de trabalho. Neste caso, só os membros de seu grupo têm a senha de acesso à Wiki, de modo que será mais simples evitar edições indesejadas. Com este manual, você aprenderá a utilizar a Wiki que o Concurso proporciona para participar nesta modalidade. Existem duas maneiras de colaborar nos conteúdos da Wiki: criar um artigo novo ou modificar um artigo já existente.

Que você pode fazer na Wiki? Para gerenciar Wikis, é importante conhecer as autorizações que você terá. Estas são as autorizações de cada tipo de usuário das Wikis deste concurso: Professor sim sim sim sim sim sim

Ler um artigo Editar um artigo Mudar um artigo de lugar Criar um artigo Apagar um artigo Bloquear um usuário -1-

Aluno sim sim sim sim não não


Acesso à Wiki O primeiro a fazer é entrar no Espaço de Trabalho utilizando suas senhas de usuário e senha do concurso e selecionar a opção “Lista Trabalhos”. Nesta área você encontrará o link direto à sua Wiki. Ao acessá-la, é preciso entrar como usuário. Clique no botão “registrar-se/entrar” situado na zona superior direita da tela. Introduza suas senhas de usuário (as mesmas que a do Espaço de Trabalho) e clique no botão “Registrar-se/Entrar”.

Introduzir os primeiros conteúdos na Wiki Depois de registrar-se como usuário da Wiki, você poderá entrar na “Página Principal”. O primeiro a fazer é editar esta página e preenchê-la com conteúdo (por exemplo, a apresentação do trabalho, seus objetivos, os membros da equipe...). Para isso, clique na pestana “editar”. Ao selecioná-la, você entrará na vista de edição das páginas. Você pode escrever o texto que desejar nesta página e utilizar diversos botões de edição. Sempre que você acabar de escrever no editor de texto, é recomendável clicar em “Mostrar previsualización” para certificar-se que tudo está correto. Se for assim, clique na opção “Grabar la página” e o artigo será incluído na Wiki do grupo.

Editar os conteúdos dos artigos Quando se edita um artigo, a página de edição proporciona uma série de ferramentas muito interessantes:

Seguindo a ordem do painel de botões, é possível: • Marcar textos em negrito ou itálico. Escreva o texto, selecione-o com o mouse e, depois, clique no botão adequado. • Criar um link interno. Este botão é muito importante. Com ele você poderá criar novas páginas ou artigos na Wiki. Consulte o item “Crear enlaces internos” para ver como se faz. • Criar um link externo. Com esta opção você poderá fazer com que um texto da página permita o acesso a outra página web na Internet. Consulte o item “Crear enlaces internos” para ver como se faz. • Introduzir manchetes. Caso você queira que se veja um texto como manchete da página ou no início de uma seção do conteúdo, selecione-o e clique neste botão.

-2-


• Adicionar imagens. Estes dois botões permitem incluir arquivos (imagens) na página da Wiki. Para tanto é preciso seguir este processo: - Subir um arquivo na Wiki. Consulte o item “Subir archivos a la Wiki “ para ver como se faz. - Agora, entre na página na qual você quer incluir a imagem (por exemplo, a página principal), edite-a e pulse o botão . - Aparecerá o seguinte código [[Archivo:Ejemplo.jpg]] na tela. - Basta substituir “Ejemplo.jpg” pelo nome do arquivo que você carregou (Por exemplo “foto.png”). Lembre-se que você deve introduzir a extensão correta do arquivo (.jpg, .png, .jpeg ou .gif). • Acrescentar uma fórmula matemática: Ao clicar neste botão aparecerá o código <math>Escreva aqui uma fórmula</math>. Elimine o texto “Escreva aqui uma fórmula” e introduza o conteúdo correto1. • Ignorar o formato Wiki. Não recomendamos utilizar esta opção, pois anula as características de formato próprias da Wiki. • Adicionar assinatura, data e hora. É utilizada para introduzir estes dados no final do artigo. • Introduzir uma linha horizontal: Esta opção permite criar linhas de divisão de conteúdos. Recomendamos não abusar delas para que a leitura de nosso arquivo não seja muito cansativa .

Criar um artigo novo O primeiro a fazer consiste em saber com clareza o que você quer introduzir na Wiki. Se você já sabe e está suficientemente documentado sobre um tema para escrever um artigo, comece verificando se já existe outro sobre o assunto. É possível criar um novo artigo de várias formas: Opção 1: Procurar se uma página existe. Para isso, introduza o título no buscador. Caso o artigo que você queira escrever (por exemplo, “A Celestina”) já exista, você poderá editá-lo selecionando a opção adequada (pestana “editar”). Caso ninguém tenha escrito sobre isso, aparecerá na tela a frase Não existe uma página chamada “A Celestina”. Então você poderá criá-la. A palavra Criar aparecerá destacada em vermelho. Clicando nela, você terá acesso à tela de edição de artigos com as principais opções de formato. Opção 2: Quando você estiver editando uma página, é possível adicionar um link interno (consulte o item “Crear un enlace interno “). Este link levará a uma nova página que você poderá editar e na qual poderá adicionar conteúdo. 1

Caso você queira saber como é que fórmulas podem ser incluídas, consulte esta página da Wikipédia que explica passo por passo como proceder: http://es.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Usando_TeX -3-


Opção 3: Outra forma de criar um artigo é mediante links. Existem dois tipos de links: vermelhos e azuis. Os links azuis levam a outro artigo já criado, e os vermelhos, a artigos que ainda não foram criados. Por exemplo, é possível que em um artigo sobre “Literatura espanhola”, apareça um link que leve ao artigo sobre “A Celestina”. Se esse link for azul, ao clicar nele aparecerá o artigo sobre a obra. Se for vermelho, significa que ainda não foi escrito por ninguém , então você poderá ser o primeiro. Se o artigo não existir, clicando no link vermelho você terá acesso a uma nova página na qual aparecerá o editor de texto com as opções de formato que explicamos anteriormente.

Alterar um artigo já existente É muito fácil editar um artigo da Wiki. Basta procurá-lo e, quando o encontrar, clique na pestana “editar” situada na parte superior da tela. Aparecerá o mesmo quadro de texto que se exibepara criar um artigo novo, com a diferença de que, neste caso, não estará em branco, e aparece o texto do artigo. É preciso saber com certeza o que se modificará, respeitando sempre o material criado por outros colegas. Uma vez realizadas as alterações, clique em “Mostrar previsualización” e, se tudo estiver correto, selecione “Grabar página”.

Criar links internos Os links são muito importantes para facilitar a navegação pela Wiki. Recomenda-se criar um link interno ao escrever uma palavra que você considera que merece um artigo na Wiki. Por exemplo, se você escrever um artigo sobre “Literatura medieval” e, em um momento dado, mencionar “Cantar de Mío Cid”, talvez este deva converter-se em um link ao artigo da Wiki com o mesmo título. Para conectar ambos artigos é preciso seguir os seguintes passos: • Selecione o texto (exemplo: “Cantar de Mío Cid”). • Clique sobre o botão Automaticamente este texto será convertido em um link interno, que pode ser de duas cores: azul, se o artigo já existe; ou vermelho, se ainda não foi criado.

Criar links externos Para criar um link que leve a uma url externa há duas opções: Opção 1: Escreva a url completa no texto do artigo (por exemplo http://www.educared. net). A própria Wiki detecta os links que comecem por http://. Opção 2: A melhor opção, sob o ponto de vista estilístico, consiste em ver na tela o nome da página e não sua url. Para proceder assim, basta selecionar o texto que você quer conectar (por exemplo, “Organização das Nações Unidas”) e clicar sobre -4-


o botão . Na janela que aparecerá, introduza a URL do site (http://www. um.org) e, quando você salvar as alterações, o link ficará imediatamente ativo.

Subir arquivos na Wiki O primeiro que deve fazer antes de subir um arquivo é assegurar-se de que não está protegido por direitos autorais. Depois de comprovado, basta: • Clicar no botão “Subir archivo” situado no menu “Herramientas” na lateral esquerda da Wiki. • Clicar “Examinar...” e procurar o arquivo no computador. • Atribuir um nome ao arquivo e uma descrição para localizá-lo melhor. • Clicar “Subir un archivo” e o arquivo já se associa à Wiki. Quando o arquivo já está associado à Wik, é possível utilizá-lo em qualquer um de seus artigos. Consulte o item “Editar los contenidos de los artículos” para ver como se faz.

Procurar informação em uma Wiki A procura de artigos é muito útil, não só para conferir a informação da Wiki, como também para criar ou modificar artigos existentes. No buscador, situado no menu lateral esquerdo, você pode introduzir tanto uma palavra como uma série de palavras. Se tiver acento, é muito recomendável introduzi-los para que os resultados se ajustem o máximo possível ao que você está procurando. Depois de clicar em “procurar”, você obterá dois tipos de resultados: em primeiro lugar, aqueles cujos títulos coincidem com as palavras que você escreveu; depois, aqueles nos quais a palavra aparece no corpo do artigo, mas não no título.

Utilizar as categorias Os artigos devem ser organizados em categorias que facilitem a navegação e a pesquisa de conteúdos. Por exemplo, se você está colaborando em uma Wiki sobre História, é possível criar categorias como “História medieval”, “História contemporânea”... Para acrescentar um artigo em uma categoria, no final da página que você estiver editando é necessário indicar o seguinte: [[Categoria: Nome]]. Substitui o texto “Nome” pela categoria na qual você quer incluir o artigo. É possível acrescentar em uma página todas as tags de categoria que você desejar e a página aparecerá em todas elas. Ao clicar em “Grabar a página” aparecerá o link que leva à categoria ou categorias.

-5-


Se este aparecer marcado em azul significa que a categoria já existe e, ao clicar nela, você verá todos os artigos relacionados. Se o link aparecer marcado em vermelho significa que é uma nova categoria e que ninguém a criou até o momento. Então, você deve entrar nesse link, editá-lo e indicar uma breve descrição do conteúdo dessa categoria.

Acrescentar tabelas Caso queira introduzir uma tabela em um dos artigos da Wiki, é preciso conhecer os códigos necessários para criá-las.

Resumo do código Wiki para criar uma tabela {| |+ |! | |}

Início da tabela. Legenda da tabela. Opcional. Só se põe uma legenda por tabela , indicando-a entre o início da tabela e a primeira fila. Fila da tabela. Com este código indica-se que todos os dados de uma fila já estão incluídos e que se iniciará uma nova. Célula de título da tabela. Opcional. É possível adicionar títulos consecutivos na mesma linha da tabela separados por dois pontos de exclamação (!!) ou iniciar novas linhas, cada uma delas com seu próprio ponto de exclamação (!). Células de dados da tabela. Obrigatória. É possível acrescentar células de dados consecutivas na mesma linha separadas por duas barras verticais (||) com sua própria barra vertical (|). Final da tabela.

As tags anteriores devem começar em uma nova linha exceto a barra dupla || e os dois pontos de exclamação !! que lhe permitem acrescentar, se assim desejar, células consecutivas em uma linha. Você pode ver um exemplo de utilização deste código na seguinte tabela (à esquerda apresenta-se a tabela, e à direita, o código com o qual foi criada):

Laranja

Maçã

Mais

Pão

Torta

Mais

Manteiga

Sorvete

Mais

{| | Laranja || Maçã || mais || Pão || Torta || mais || Manteiga || Sorvete || e mais |}

Acrescentar vídeos Se quiser introduzir um vídeo de YouTube na sua wiki deve utilizar o seguinte código: {{#ev:youtube|url|alto|ancho }} Onde: url é a direção do vídeo do Youtube que aparece no lugar “URL” a partir de “match?v=” é Alto, é a altura do filme. -6-


Ancho é a largura do filme. Colocamos um exemplo para que veja como utiliza-lo. Imagine que quer incorporar na sua wiki um vídeo de EducaRede que está no Youtube:

No campo URL se vê o seguinte:

O código que deve utilizar para que se visualize o vídeo no seu blog é o que vem depois de “watch?v=” Ou seja: yie_u12Ffk8 Assim, o código que deveria incorporar na sua wiki seria: {{#ev:youtube| yie_u12Ffk8|340|560}} Também pode utilizar este código sem indicar o largo e o alto {{#ev:youtube| yie_u12Ffk8}}

-7-


Manual de uso da wiki