Page 1

Revista digital produzida por: Curso TĂŠcnico de Contabilidade (2017/2018) IEFP de AlcoitĂŁo


Apoio ao Cliente CRM O que é CRM?

O CRM – Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento com o Cliente) é uma estratégia de processos de negócio com o foco no cliente, com o intuito de perceber e antecipar as suas necessidades. Desta forma, pretende-se

alcançar um serviço com maior qualidade. As ações da empresa são direcionadas para as necessidades dos clientes. Esta estratégia engloba as áreas de marketing, vendas e serviços de atendimento.


O CRM e Apoio ao Cliente No âmbito do apoio ao

contactos entre a empresa

cliente o CRM auxilia a

e os seus consumidores e

manter e incentivar uma

apoiá-los através de um

boa relação com os

atendimento

mesmos. Assim, permite

personalizado.

gerir todos os pedidos e


Formas de aplicar o CRM

O uso de CRM é imprescindível para algumas empresas, por exemplo, as empresas que têm uma equipa de vendas. Uma ferramenta de CRM pode ajudar uma

características do cliente e entre outras. A utilização de um software CRM no seu serviço de atendimento ao cliente é essencial. Este tipo de programas só

equipa de vendas a organizar e agendar tarefas que precisam de ser executadas, assim o vendedor não se esquece dos seus compromissos, a ferramenta armazena todas as informações dos seus clientes para posteriores acessos, fazendo com que o vendedor tenha uma

contribui para agilizar

relação melhor com um

processos, personalizar

determinado cliente, pois

atendimentos e gerir toda

ele já vai ter um

a informação dos seus

conhecimento prévio das

clientes.


Deste modo, o seu

extremamente importante

apoio só poderá ser de

para aumentar a

excelência, potenciando o

notoriedade da sua

feedback positivo dos seus

empresa e fazer crescer o

clientes, algo

seu negócio.


Vantagens da aplicação do CRM  Gerir os seus processos de venda e prestação de serviços.  Gerir todos os pedidos e contactos entre a A possibilidade de integração de programas é uma vantagem irá melhorar o serviço. Com este tipo de ferramentas CRM, a empresa poderá:  Conseguir um serviço

sua empresa e os seus consumidores e apoiá-los através de um atendimento personalizado.  Manter um registo atualizado de todos os dados relativos a cada

de apoio ao cliente

cliente. Deste modo,

adequado às suas

além de poder

necessidades;

personalizar

 Gerir informação a

facilmente o

nível de comunicação

atendimento irá

com clientes;

também agilizá-lo,

 Efetuar a prospeção

pois terá acesso

de novos clientes

rápido a toda a

através de

informação.

campanhas de

 Estar atento à opinião

marketing e gestão de

dos seus

novas oportunidades;

consumidores é


extremamente

 Os clientes devem

importante, não só

saber sempre as

por uma questão de

novidades

melhoria contínua no

relativamente aos

seu serviço, mas

seus serviços e, no

também para

caso de pedidos ou

perceber as

reclamações

necessidades de cada

efetuadas, é essencial

cliente e ajustar as

que sejam informados

suas estratégias de

quer do ponto de

comunicação.

situação, quer do prazo previsto de resposta.


Desvantagens da aplicação do CRM

sucesso da operação é o envolvimento total da empresa em tratar cada cliente da forma mais personalizada possível, em todos os processos. E esta tarefa não é fácil. Requer envolvimento e comprometimento da alta direção, e na

A nível das desvantagens

maioria dos casos, na

podem ser destacadas as

contratação de

seguintes:

empresas de

 Os sistemas de CRM são muito caros e podem não ser viáveis para a empresa.  Nos casos mais complexos, implantar o CRM é um desafio considerável. Os riscos são grandes e é conhecido o alto grau de fracasso nas empresas. Uma das regras básicas para o

consultoria para ajudar em todo o desenvolvimento da estratégia e implantação. Para administrar o relacionamento com o cliente é necessário desenvolver o que se denomina matriz de contato, ou seja, as formas, frequência e


custo de cada

“Nunca é demais

contato.

enfatizar a

 A implementação de

importância do

sistemas de CRM é

planeamento e da

um tema complexo.

colocação adequada

Não é apenas a

de recursos e pessoal.

implantação de um

Claro que o

novo pacote. O

planeamento é

principal desafio é que

fundamental em

envolve pessoas de

qualquer projeto, mas

culturas e propósitos

nesse caso, dada a

diferentes, que

abrangência, é

idealmente devem ter

absolutamente crítico.

os mesmos objetivos.


Exemplos de softwares Para que o seu serviço

acesso a toda a informação

de apoio ao cliente seja

sobre cada um dos seus

eficaz, é necessário que

consumidores com rapidez.

disponha de um software de gestão onde os seus colaboradores possam ter

Alguns exemplos de software estão representados de seguida:


Conclusão O Objetivo do CRM é gerenciar a carteira de clientes e a cada dia melhorar o atendimento a partir de uma relação próxima, portanto é possível afirmar que a maior vantagem é estabelecer uma relação mais vantajosa com o cliente, quando bem implantada. A depender do tamanho da empresa, o melhor é fazer o "CRM de cabeça", será um desperdício investir em algo caro que não será tão usado. Qual é a sua necessidade? O CRM é viável para a sua empresa?

De que forma está a usar o CRM? Dependendo das respostas deverá ser avaliada a necessidade de investir ou não numa ferramenta CRM, por que o ponto negativo do CRM encontra-se no modo como se irá utilizar esta ferramenta.


Trabalho realizado por: Joana Monteiro Vanessa Santos Nicole Baptista


Contabilidade

SĂłnia Ferreira1 Maria JoĂŁo ferreira


Contabilidade Geral

A Contabilidade Geral é o registo de informações relativas à empresa.

Equação Contábil, a equação básica da Contabilidade Geral:

PASSIVO: Conjunto de obrigações (parte negativa).

Ativo = Passivo + Patrimônio liquido

PATRIMÔNIO LÍQUIDO: diferença entre o Ativo e o Passivo. Representa as obrigações da entidade para com os sócios ou acionistas.

Patrimônio liquido = Ativo – Passivo

ATIVOS: São recursos postos à disposição da entidade capazes de gerar fluxo de caixa imediatamente ou no futuro, de forma direta ou indireta. ATIVO: Conjunto de bens e direitos (parte positiva). PASSIVO: São obrigações presentes, decorrentes de eventos passados, que se espera que resultem em saídas de caixa no futuro.

Sónia Ferreira2 Maria João ferreira

É a parte do Patrimônio que vai medir ou avaliar a situação ou condição da entidade; é chamado, também, de Passivo não exigível ou Situação Líquida.

Agora vamos às contas do ATIVO, lembrando que as contas do ATIVO são expostas no balanço patrimonial em ordem decrescente de liquidez, nos grupos abaixo. O Ativo é composto pelo ATIVO CIRCULANTE e também pelo ATIVO NÃO CIRCULANTE.


ATIVO CIRCULANTE O conceito de “circulante” esta ligado ao prazo de giro das atividades operacionais da empresa, ou seja, as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequentes e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte. Segue abaixo o que faz parte desta conta:

Caixa: Corresponde a dinheiro, cheques recebidos e ainda não depositados, pagáveis imediatamente.

*Caixa Flutuante: entradas e saídas de numerário($) são, respectivamente, debitados ou creditados à conta caixa.

Bancos: Registra valores que podem ser movimentados a qualquer momento.

Investimentos Temporários: Correspondem à aplicações que podem ser depósitos de prazo fixo, certificados de depósito bancário, fundos de investimentos, ouro, ações, etc.

Contas a Receber: São dois os tipos mais comuns de controle da conta caixa: -Fundo fixo -Caixa flutuante

*Fundo fixo: pequenas quantias de numerários($)

Sónia Ferreira3 Maria João ferreira

Correspondem a valores a receber decorrentes de vendas a prazo e/ou serviços e, ainda, outras transações diferentes do objetivo principal da empresa, que não sejam anormal a suas atividades.


As contas mais usuais desse grupos são: duplicatas a receber, notas promissórias e cheques pré datados e provisão para créditos de liquidação duvidosos.

Estoques: São bens comprados ou elaborados pela empresa para comercialização ou aplicação na própria atividade.

Despesas Antecipadas: São pagamentos antecipados de despesas cujos benefícios serão usufruídos pela empresa no exercício seguinte, ou seja, que não foram incorridos.

– Participação em outras empresa (investimentos); – Bens necessários a sua operação (imobilizados); – Gastos que beneficiarão os resultados futuros.

Ativo realizável a longo prazo: Contempla os direitos realizáveis após o termino do exercício seguinte, assim como outros não relacionados às atividades fim da entidade, tais como derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas por diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia.

Investimentos: ATIVO NÃO CIRCULANTE Como o próprio nome desse grupo de contas sugere, diz respeito aos ativos que a empresa possui e realizará a longo prazo ou não tem intenção de se desfazer, correspondendo: Sónia Ferreira4 Maria João ferreira

Correspondem a participações permanentes em outras saciedades e aos direitos de qualquer natureza, não classificáveis como ativos circulante, que não destinem à manutenção da atividade da empresa.


Ativo Imobilizado: Os bens do Ativo Imobilizado passaram a ser classificados como corpóreos e incorpóreos.

Bens Corpóreos: são aqueles destinados a manutenção das atividades da empresa. Ex. terrenos, maquinas, instalações, equipamentos … Etc.

PRAZO (Passivo Não Circulante). As contas do Passivo são expostas no balanço patrimonial em ordem decrescente de exigibilidade (obrigações de pagar a dívida.)

PASSIVO CIRCULANTE Corresponde as obrigações da empresa que deverão ser pagas até o fim do exercício seguinte. O grupo de contas classificadas no Passivo Circulante são: empréstimos, e financiamentos, obrigações fiscais, fornecedores, outras obrigações e provisões.

Depreciação: Corresponde ao reconhecimento contábil do desgaste sofrido por um bem ao longo de sua vida útil econômica.

PASSIVO: O Passivo, como já foi visto, são as obrigações e é dividido em PASSIVO EXIGÍVEL DE CURTO PRAZO (Passivo Circulante) e PASSIVO EXIGÍVEL DE LONGO Sónia Ferreira5 Maria João ferreira

Empréstimos e financiamentos: São recursos obtidos de terceiros, normalmente instituições financeiras, para serem pagos num prazo pré estipulado acrescido de juros.

Fornecedores: São obrigações contratadas com terceiros pelo


fornecimento de bens ou serviços.

Provisões:

Obrigações Fiscais:

São passivos sobre os quais há incerteza quanto o valor ou a data de pagamento.

Contas que registram as obrigações da empresa para com o governo.

Ex. 13º salário, contingências fiscais ou trabalhistas,…etc.

Ex. ICMS, IPI, PIS, Cofins, IR, …. etc PASSIVO NÃO CIRCULANTE

No passivo não circulante são contabilizadas as obrigações da instituição que deverão ser liquidadas após o exercício social seguinte.

Outras Obrigações: Correspondem a obrigação com empregados, encargos sociais e outras não indicadas nos grupos apresentados anteriormente. Ex. Salários, encargos sociais a pagar, FGTS a pagar,… Etc.

Sónia Ferreira6 Maria João ferreira

Quanto as contas que compõem o passivo não circulante, basicamente são as mesmas que integram o passivo circulante. PATRIMÔNIO LIQUIDO Corresponde aritmeticamente, à diferença entre o ATIVO e o PASSIVO exigível. É composto de :


Capital Social: Valores recebidos ou gerados pela empresa, formalmente incorporados ao capital, mediante decisão da assembléia de acionistas.

Reserva de Capital: As mais usuais são: – Emissão de ações; – Alienação de partes beneficiárias e bônus de subscrição – Absorves prejuízos que ultrapassem os lucros acumulados e as reservas de lucros; – Resgate, reembolso ou compra de ações; – Incorporação ao capital social; – Pagamento de dividendos a ações preferenciais.

elementos do ativo em decorrência de sua avaliação a valor justo, enquanto não forem computados no resultado do exercício.

Em outras palavras, o seu objetivo é registrar valores que ainda não transitam pelo resultado do exercício, fato que ocorrerá no futuro,

Reserva de Lucros: São reservas constituídas com a retenção e apropriação dos lucros da entidade.

Prejuízos Acumulados: Somatório dos prejuízos acumulados pela entidade. Ações de Tesouraria:

Ajuste de Avaliação Patrimonial: Nessa conta são registradas as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valores atribuídos a Sónia Ferreira7 Maria João ferreira

São ações da própria empresa retiradas do mercado


Jรก sabe tudo sobre Contabilidade Geral?

Sรณnia Ferreira8 Maria Joรฃo ferreira

Abaixo segue um exemplo de Balanรงo Patrimonial:


2018

MARKETING

TANIA BARBOSA / SOFIA FAISCA


Como a sua empresa cuida da Gestão do tempo

 Mudanças Comportamentais.  Organizar com antecedência.  Organizar espaço físico do ambiente de trabalho.  Deixar as tarefas simples para o final.  Concentrar-se nas tarefas mais complicadas evitando as redes socias e o uso do telemóvel.  Ser disciplinado em cumprir a agenda.

SUPERAR OS MOMENTOS DE CRISE… Investir em marketing pode ser difícil nos momentos de crise, por isso estimule os seus clientes fiéis, amigos e familiares a divulgarem a sua empresa nas redes sociais. Crie uma lista em ordem decrescente dos que mais consomem, e a siga na hora de contactá-los. Isso ajudará a obter mais lucro. É importante que a situação da empresa não seja exposta pois vai demonstrar fraqueza. Não desvalorize o seu negócio diminuindo o preço e ofereça uma qualidade diferenciada, com um acompanhamento personalizado.


5 Palestras Motivacionais das TEDTALKS

As Ted Talks compartilham ideias, com apresentações gratuitos de curta duração, guardadas e disponibilizadas on-line. São muito abrangentes e populares, tendo personalidades mundialmente famosas ministrando palestras motivacionais. Conferências realizadas:

 Construção de equipas.  Sucessos e fracassos  Sucesso da linguagem Corporal

Erros cometidos no atendimento ao cliente. A faturação é relevante mas o cliente não é um número, ele não virá só uma vez mas pode retornar em breve para ser atendido novamente. O primeiro contacto é importante. O cliente merece destaque. A avaliação de satisfação é saber a opinião sobre os serviços prestados.

O cliente que ser bem atendido e que os seus problemas resolvidos, para isso é necessário encontrar soluções, evitando que ele tenha trabalho extra.


DICAS PARA TER BOM ATENDIMENTO CLIENTE NA EMPRESA

UM AO

 Para os contabilistas mais flexíveis á mudança, a tecnologia veio como uma grande aliada, pois ajuda na produtividade e

 Você sabia que a fidelização de clientes é cinco vezes mais barata de que uma prospeção?

   

Agilidade e eficiência. Credibilidade da Marca. Empatia. Entender o perfil do cliente.

DESAFIOS QUE ÁREA DE CONTABILIDADE PRECISARÁ DE SUPERAR EM 2018  Para os contabilistas mais flexíveis á mudança, a tecnologia veio como uma grande aliada, pois ajuda na produtividade e   proximidade com os clientes e divulgação na empresa.  Algumas ferramentas digitais como planeamento, sistemas automatização e sistemas icloud tem ajudado as empresas desta área.  As ferramentas de informação podem ser utilizadas em qual lugar que tenha conexão com a internet, os sistemas oferecem um nível de segurança on-line e não é necessário um trabalho extenso de instalação feita por uma equipa especializada.  Principais mudanças:  Serviço consultadoria  Atendimento personalizado  Presença digital.


O Office 2016 inclui funcionalidades e atalhos para aquilo que fazemos com maior frequência, tal como criar apresentações com aspeto profissional, trabalhar em folhas de cálculo ou processamento de texto. Como o Office 2016 permite abrir, guardar, modificar ou trabalhar nos documentos em cloud, podemos maximizar as eficiências e fazermos um excelente

trabalho em qualquer lugar, em qualquer momento. O Office 2016 facilita a partilha de documentos e o trabalho em conjunto e em simultâneo com outras pessoas.


Trabalhe em conjunto em documentos Podemos visualizar as edições de outras pessoas com a cocriação no Word, PowerPoint e o OneNote.

O histórico de versões melhorado permite-nos ver instantâneos de um documento durante o processo de edição.

Partilha simplificada

Em alternativa, utilizamos os novos anexos do Outlook: anexar ficheiros a partir do OneDrive e configurar as permissões automaticamente sem sair do Outlook.

O Office em todos os seus dispositivos

Podemos partilhar diretamente a partir do nosso documento com um só clique.

Podemos rever, editar, analisar e apresentar os documentos do Office 2016 em qualquer um dos nossos dispositivos – desde o PC ou


Mac aos telemóveis e tablets Windows, Apple® e Android™.

irá guiar-nos comando.

até

ao

Verifique factos com a Pesquisa Inteligente com tecnologia Bing

O Office trabalha por si Com o Office 2016, terminamos as tarefas atempadamente, com formas novas e rápidas de atingir os resultados que se pretende.

A Pesquisa Inteligente utiliza os termos que realça e outras informações contextuais no documento para fornecer resultados de pesquisa da Web, tudo dentro do documento.

Menos cliques para obter Informações

Encontre comandos com a funcionalidade “Onde Está?” Basta dizermos ao Word, Excel ou PowerPoint o que pretendemos fazer e a funcionalidade “Onde Está”

Utilizando a previsão de um só clique para converter rapidamente os dados de histórico numa análise de tendências futuras. Os novos gráficos ajudam-nos a visualizar dados complexos.


armazenamento na nuvem e mudar de um dispositivo para outro sem perder tempo.

O Office vai consigo

Do trabalho ao café favorito, permanecemos ligados ao que é importante – família, amigos e projetos em todos os dispositivos.

As aplicações do Office recomeçam exatamente onde parámos de trabalhar, independentemente do dispositivo que se estava a utilizar.

Ideal para o Windows 10

Aplicações do Office otimizadas para utilização tátil Com as aplicações do Office otimizadas para a utilização tátil, basta um toque para ler, editar, aplicar zoom e navegar. Podemos ainda fazer notas ou anotações com a tinta digital.

O Office 2016 com o Windows 10 é a solução mais completa a nível mundial para realizar as tarefas. Windows Hello: você é a palavra-passe

Encontre tudo na mesma localização com o armazenamento na nuvem do OneDrive Podemos ficheiros

guardar facilmente

os no

O Windows Hello inicia a sessão nos dispositivos Windows e no Office em menos de 2 segundos, 3 vezes mais rápido do que com uma palavra-passe.


Utilizando a câmara para reconhecer o rosto ou através do leitor de impressões digitais – de qualquer das formas o Windows Hello reconhecenos instantaneamente.

produtividade movimento.

Cortana

O melhor valor do Office

Cortana é um/a assistente virtual inteligente do sistema operacional Windows 10 disponível em base opt-in.

Com a Cortana no Office temos ajuda para concluir tarefas, como a preparação para uma reunião. Aplicações do Office Mobile As aplicações do Office Mobile no Windows 10 são rápidas. Foram concebidas para utilização tátil e otimizadas para

em

O Office 365 tem planos de subscrição flexíveis que permitem escolher a opção mais adequada. Podemos selecionar um plano individual ou um plano para todo o agregado familiar. Obtenha as aplicações do Office completas instaladas O Office 365 inclui as novas aplicações do Office 2016 para PC e Mac, como o


Word, o Excel, o PowerPoint, o Outlook e o OneNote.

1 TB de armazenamento na nuvem do OneDrive O OneDrive permite-nos ligarmo-nos ao que é mais importante: amigos, família, projetos e ficheiros, em qualquer lugar, em qualquer dispositivo.

O Office 2016 fornece às TI mais controlo e um melhor desempenho

Controlo centralizado Acesso a suporte técnico gratuito Cada subscritor do Office 365 tem acesso gratuito ao suporte técnico dos especialistas formados pela Microsoft.

A proteção contra perda de dados, a autenticação multifator e a gestão de direitos proporciona aos administradores um controlo centralizado de funcionalidades de segurança, privacidade e conformidade importantes.


distribuídas, com uma gestão de tráfego de rede e distribuição melhoradas.

Desempenho melhorado

Implementação use flexível

clique-e-

As TI têm agora mais controlo sobre a forma e a altura em que as atualizações são

do

Outlook

Uma melhoria da conectividade, melhor desempenho de rede e mais rapidez de transferências de e-mail equivalem a utilizadores mais felizes e menos pedidos de suporte técnico.


Obter o Office 365 gratuitamente Não é uma avaliação! Os estudantes e os professores são elegíveis para o Office 365 para Educação, que

inclui o Word, o Excel, o PowerPoint, o OneNote e agora também o Microsoft Teams, bem como ferramentas adicionais para a sala de aula.

https://products.office.com/pt-pt/student/office-ineducation?ICID=OfficeCatPage_SE_Officeforstudents-_feature-business-111717-pt_PT

Artigo elaborado por: Isabel Ambrósio Maria Mendes Nair Ferreira Fonte de pesquisa: https://products.office.com/pt-PT/


SAGE

O software Sage oferece possibilidades para a necessidade de cada negócio, desde um software mais simples até aos mais complexos. Assim sendo temos cinco possibilidades de software, iremos falar então um pouco de cada um deles.

1. O mais simples é o de facturação que é indicado para start-ups e pequenos negócios. Em que oferece:  Comunicação automática à A.T. de documentos de vendas e compras;  Gestão de receitas e despesas;  Escolha entre soluções em

desktop/híbrida ou cloud;  Gestão de Tesouraria;  Comunicação com Contabilista;  SAFT com analisador de dados;  Gestão de ponto de venda(Retalho e Restaurantes).

2. Contabilidade, fácil de utilizar, conheça a situação financeira da sua empresa no dia-a-dia. Destinado a pequenas e grandes empresas:  Contabilidade geral, analítica e financeira;  Centros de Custo;  Gestão Orçamental e de tesouraria;  Pack Fiscal para garantia de cumprimento simples e rigorosa de todas as questões legais;  Controlo operacional dos ativos da empresa.


3. Gestão de Tesouraria, responde às necessidades das direções financeiras das empresas.  Solução Internacional da SAGE para Gestão de Tesouraria;  Complementa várias ERP nas funções de Tesouraria e Comunicação Bancária;  Capacidade de Apoio Local e Internacional;  Metodologia de Implementação profissionalizada e sistema de apoio permanente aos nossos clientes; 4. Gestão de Recursos Humanos, garante um processamento de salários rápido e de acordo com a legislação atualizada:  Processamento de salários automático;  Simplicidade no cumprimento das exigências legais;  Gestão de colaboradores: contratações, desempenho, despesas, férias e ausências;  Cartão de refeição;  Independentes.

5. ERP, Solução integrada de todos os processos de negócio da empresa com um custo acessível para pequenas e médias emrpesas:  Gestão transversal de todo o negócio com simplificação de processos de negócio;  Possibilidade de escolha entre solução desktop e híbrida;  Única fonte de dados com informação tomada de decisão;  CRM para um melhor serviço ao Cliente;  Informação acessível em qualquer lugar para rápida toma de decisão;  Simplicidade no cumprimento das obrigações legais;  Customizável as necessidades específicas do seu negócio.


Primavera

Sabe que pode rentabilizar o investimento efetuado no seu sistema de gestão? Procura rapidez? Quer aumentar a produtividade? A informação que realmente interessa para fazer o negócio mexer estará sempre à mão com o software de gestão Primavera. Um software de gestão nunca foi tão simples. Nem tão rápido. Nem sequer tão prático. É complexo arrancar com um negócio! Há investimento em jogo. E muitas variáveis que não podemos controlar. Mesmo depois de estabelecido, é preciso muita energia e vitalidade para gerir um pequeno negócio.

Modalidades do software Primavera: Existem as versões de facturação Jasmin, Pssst Express e Tlim Express de facturação. Para as micro e pequenas empresas existem ao seu dispor as versões do software de gestão Starter e Jasmin. Para as médias e grandes empresas tem as versões mais completas como o Professional e Executive.

Jasmin O Jasmin é o software cloud, expert em gestão que, além de faturar, ajuda com indicadores de gestão sobre o futuro do seu negócio. Como não tem de instalar no seu computador, facilmente acede em qualquer lugar e em qualquer dispositivo móvel. Comece já a faturar com o Jasmin Express. A solução é gratuita até atingir 30.000 euros de faturação e depois pode escolher Jasmin Standard ou Premium.


Tlim Express

Pssst Express O software Pssst Express da PRIMAVERA tem um ambiente de trabalho tátil, simples, moderno e intuitivo permite-lhe otimizar a gestão de pedidos. É acima de tudo uma solução certificada pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), completamente gratuito. Inclui todas as operações necessárias à faturação e gestão de estabelecimentos de Restauração, Bebidas e Similares, é fácil de utilizar, mesmo para quem não tem conhecimentos informáticos e tem apoio técnico disponibilizado por um parceiro perto de si, permitindo faturar até 40 mil euros anuais.

O Tlim Express é o software de faturação da PRIMAVERA para gestão de estabelecimentos de Comércio a Retalho. Todo o know-how e conhecimento do mercado português, conquistado ao longo de mais de 20 anos, está refletido nesta solução sólida, simples e muito prática, desenhada exclusivamente para o setor. Esta é a verdadeira solução certificada pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), completamente gratuita, fácil de utilizar, mesmo para quem não tem conhecimentos informáticos, apoio técnico disponibilizado por um parceiro perto de si, e permite faturar até 40 mil euros anuais.


Eye Peak Este software de gestão tem também como potencial algumas aplicações para o seu sistema de WMS (Warehouse Management Solution) e DMS (Distribution Management Solution), como com o Eye Peak que garante a otimização de espaço disponível em armazém, redução de custos de armazenagem, eficiência na distribuição de mercadorias e gestão de entregas, rápida resposta aos pedidos dos clientes, integração simples com qualquer sistema de gestão, rentabilização dos recursos e do investimento efetuado. Primavera apresenta o seu próprio CRM. O CRM potencia e evidencia a transformação de contactos em oportunidades reais de negócio. Tem inúmeras vantagens para si e para os seus clientes tornando o

seu método de vendas simples, rápido e intuitivo, a gestão simplificada do ciclo de vendas, atividades orientadas à máxima concretização de oportunidades, rapidez e agilidade na criação de propostas, processos de cobrança assertivos, facilidade de acompanhamento da carteira de negócios.

PRIMAVERA Accounting Automation O Primavera criou também uma plataforma para resolução da sua área contabilística. Com o PRIMAVERA Accounting Automation (PAA), os lançamentos contabilísticos são automáticos. A integração dos dados do efatura, do SAF-T (PT) e dos documentos de vendas


provenientes de outras plataformas é imediata. A reconciliação de documentos é simplificada através de templates de integração pré-definidos que garantem uma estrutura de dados coerente, sólida e rigorosa.

Sydfact E ainda dispõe de um ambiente de trabalho organizado e orientado à máxima produtividade. Desta forma garante ao seu negóçio a automatização de lançamentos, reconciliação automática de documentos, facilidade de organização interna da atividade, rigor absoluto da informação contabilística, rapidez de resposta à fiscalidade, foco na contabilidade de gestão.

Sydfact é um software de facturação extremamente fácil e simples de usar sendo ao mesmo tempo potente e robusto! É um software destinado a pequenas empresas e profissionais liberais. Disponibiliza um conjunto de funcionalidades de apoio à gestão da sua carteira de clientes e de controlo da faturação da sua empresa.


Este módulo permite criar modelos de documento para serem convertidos posteriormente em documentos de venda. Permitindo assim, emitir facturas pré-definidas para determinados clientes.

Gestão completa de clientes

Pagamentos e contascorrentes

O sydFACT permite-lhe gerir facilmente a sua carteira de clientes. A partir da ficha de cada cliente pode consultar, as facturas que lhe foram emitidas, os e-mails enviados, o saldo actual, e muito mais.

Tenha o controlo total sobre os pagamentos a receber e as contascorrentes dos seus clientes. Reduza drasticamente o tempo despendido na manutenção das contas-correntes dos clientes.

Gestão simplificada de stock

Impressão de código de barras

Com uma gestão simples e fácil, o SydFACT ajuda-o a manter o seu stock sempre actualizado. A gestão de stock é automática baseada nos documentos emitidos aos clientes. Módulo de avenças modelos de documento

Imprima código de barras para os seus artigos. Permite posteriormente criar documentos de venda


a partir de qualquer leitor de código de barras. Listagens e estatísticas diversas Controle a facturação da sua empresa, controle os pagamentos a receber, imprima etiquetas de endereços, códigos de barras e diversos relatórios à distância de um clique.

Exportação de dados para Excel, Word e XML

Para poder trabalhar os seus dados noutras aplicações, como por exemplo, realizar estatísticas, gráficos ou elaborar cartas sobre os dados duma tabela, basta clicar com o botão do lado direito e seleccionar o formato em que deseja exportar.

Gestão de acessos e utilizadores

Gerir utilizadores e os respectivos acessos no sydFACT é simples. Com 1

clique apenas pode dar ou retirar o acesso aos diferentes itens da aplicação para cada utilizador.

Gestão de múltiplas empresas

O sydFACT permite gerir várias empresas a partir de uma única instalação, permitindo assim rapidamente alternar entre diferentes empresas. Ideal para gabinetes de contabilidade.


Curso Técnico de Contabilidade – Módulo Tec16 Formador: António Travessa Trabalho realizado por: Cláudia Piedade AnaLícia Nunes José Miguel Semedo


Centro de Formação e Reabilitação Profissional de Alcoitão

Rua Conde Barão 317, 2645-019 Cascais Telefone: 21 580 2870

Disponível no site: https://www.occ.pt/pt/

IEFP Instituto de Emprego e Formação Profissional

Fevereiro, 2018

Contabilidade  

Revista do grupo de Contabilidade 2017

Contabilidade  

Revista do grupo de Contabilidade 2017

Advertisement