Issuu on Google+

Tenho dislexia! A prática nem sempre conduz à perfeição, mas pode ajudar, sobretudo se tens dislexia. texto de Jennifer Moore-Mallinos Ilustraç\oes de Marta Fàbrega


APRENDO A LER E A ESCREVER

Este ano, na escola, vou aprender a ler e a escrever. vai ser muito divertido! hรก tantos livros que quero explorar, sobretudo os de dinossauros!


CONFUNDO-ME

jĂĄ aprendi todas as letras do alfabeto, mas, por vezes, tenho dificuldade em juntar algumas letras para formar uma palavra. confundome! quando isto me acontece, fico aborrecida e apetece-me largar tudo, mas logo me lembro de todos os livros sobre dinossauros que quero ler e, entĂŁo, continuo a tentar.


SINTO-ME TRISTE

Mas, a cada dia que passa, percebo que continuo a ter problemas com a leitura e fico muito triste, às vezes, sinto.me tão triste que invento que estou doente para não ter de ir à escola. porque não posso ser como os outros meninos? Porque não consigo ler?


ESFORÇO-ME IMENSO EM TUDO O QUE FAÇO Adoro ir à escola e brincar com os meus amigos. normalmente esforçome imenso em tudo o que faço, por isso, no outro dia, quando a minha professora parou junto à minha mesa e me disse que queria falar comigo, assustei-me. disse que estava preocupada com o meu rendimento nas aulas e que queria falar com os meus pais.


PORQUE Nテグ POSSO LER E ESCREVER BEM? No dia seguinte, durante a reuniテ」o com a minha professora, os meus pais ficaram a saber que tenho dificuldades em ler e escrever. ela disse-lhes que precisava fazer-me uns testes para me ajudar a melhorar. talves houvesse alguma explicaテァテ」o para as minhas dificuldades.


TENHO DISLEXIA, MAS POSSO MELHORAR Poucos dias depois de ter feito todos os testes, fiquei a saber que tenho dislexia. As pessoas que têm dislexia lêem e escrevem as letras ao contrário, trocam sílabas e alteram a ordem das palavras. A dislexia não se pode curar mas é possível melhorar com muita prática e com exercícios especiais.


ALGUMA AJUDA E MUITA PRÁTICA No início assustei-me, mas a minha professora explicou-me que ter dislexia significa que eu vou demorar mais tempo do que os outros meninos, a aprender a ler e a escrever. Mas isso não significa que eu seja menos inteligente ou que não me possa destacar em alguma área. Quer apenas dizer que, com alguma ajuda e muita prática, eu posso aprender a ler muito melhor e talvez possa igualar-me aos outros meninos.


NA ESCOLA E EM CASA, AJUDAM-ME MUITO

Desde que soube que tenho dislexia, na escola e em casa ajudam-me muito. Na escola estou numa turma com outros meninos que tambĂŠm tĂŞm dificuldades na leitura e na escrita. Em casa, eu e os meus pais, fazemos muitas atividades divertidas que me ajudam a melhorar.


A MINHA LEITURA ESTÁ A MELHORAR

Tive de trabalhar muito e esforçar-me, mas a minha leitura está melhorar e já não me sinto tão triste. Nem sequer me lembro da última vez que fingi estar doente. E todos aqueles livros sobre dinossauros que sempre quis ler são ainda melhores do que imaginava!


A POESIA É MUITO INTERESSANTE Na aula, a professora leu-nos alguns poemas. Não imaginava que a poesia pudesse ser tão interessante. Fiquei encantada. Gostei tanto que, quando a professora nos pediu para escrevermos o nosso próprio livro de poemas, fiquei muito entusiasmada. Quero mostrar-lhe todos os poemas que escrever, sobretudo agora que já sei escrever melhor.


JÁ NÃO ME CONFUNDO COMO ANTES Ainda que tenha de usar um dicionário para saber como se escrevem muitas das palavras que uso nos meus poemas, já não me confundo tanto como antes e, além disso, não me dou por vencida. Posso demorar alguns dias a escrever os meus poemas, mas não desisto e acho que me safo muito bem.


LER EM FRENTE A TODA A TURMA Antes, quando ia à escola, tinha receio de ler em frente a toda a turma. Às vezes tinha tanto medo que me escondia atrás do colega que estava sentado à minha frente e esperava que a professora não me escolhesse para ler, mas agora é diferente. Estou ansiosa por ler os meus poemas aos meus colegas e não tenho medo de me enganar.


TENHO UM TALENTO ESPECIAL

Depois de ler alguns poemas em frente aos meus colegas, todos se puseram de pĂŠ e aplaudiram. Gostaram muito! A professora diz que eu tenho um talento especial para escrever poesia e que estĂĄ ansiosa por ler os outros poemas do meu livro.


TENHO DISLEXIA MAS NÃO HÁ PROBLEMA Tenho dislexia mas não há problema. Tenho de esforçar-me mais e praticar mais para ler e escrever, mas vale a pena, sobretudo agora que descobri que tenho um talento especial. Talvez um dia venha a ser famosa com Agatha Christie, Albert Einstein, Leonardo da Vinci, Walt Disney ou Beethoven. Afinal, também eles tinham dislexia.


Sugest천es


Dicas


Dicas


Tenho dislexia