Page 1

Trabalho realizado por: Ana Barbosa 9ยบB Sara Batista 9ยบB Vanessa Coelho 9ยบB


       

Introdução……………………………….Diapositivo 3 O que é o Voluntariado ? ………………. Diapositivo 4 Voluntariado Jovem …………………….Diapositivo 5 Voluntariado nos Hospitais…………….. Diapositivo 6 Voluntariado Internacional……………... Diapositivo 7 Em que consiste?.......................................Diapositivo 8 Anexos……...……………………..Diapositivos 9 e 10 Conclusão………………………………..Diapositivo 11


 Neste trabalho, foi escolhido no âmbito da

disciplina de Área de Projecto sobre o tema Voluntariado.  Neste tema, consistimos em explicar o que é o voluntariado nos Hospitais e Internacionalmente.


 O voluntariado é uma actividade inerente ao

exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afectam a sociedade em geral.  Desenvolve-se através de projectos e programas de entidades públicas e privadas com condições para integrar voluntários, envolvendo as entidades promotoras.  Corresponde a uma decisão livre e voluntária apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o voluntário .


 O Voluntariado Jovem integra jovens entre os 18 e os 30 anos.

Em Portugal existe um Organismo – Instituto Português da Juventude, responsável pela definição, execução e avaliação da política governamental para a juventude, promovendo a participação dos jovens em todos os domínios da vida social, através de: • Programas e apoios para a criação de Associações Juvenis e de Estudantes; • Programa OTL – ocupação de tempos livres; • Campos de férias e Campos de Trabalho Internacionais; • Projectos de Voluntariado Jovem em diversas áreas como o apoio a idosos, a crianças, desporto, entre outros. (Programas: Voluntariado Jovem para as Florestas e Voluntariado na Promoção da Eficiência Energética).


Na prática, o trabalho dos voluntários nos Centros Hospitalares traduz-se na distribuição do suplemento alimentar para os utentes que, pelas salas do hospital, esperam a sua consulta, ou familiares que aguardam uma notícia. Também colaboram na gestão do bar da Liga que se encontra no departamento de consultas externas e na organização de festas em comemoração de efemérides diversas, como o Dia Mundial da Criança, entre outras.


 O Voluntariado Internacional é uma área

especifica do voluntariado: é desenvolvido por voluntários, por períodos mais ou menos longos, em países terceiros, designadamente em processo de desenvolvimento.


 Esta actividade é promovida por organizações que desenvolvem projectos de voluntariado internacional, quer pela via da cooperação, quer pela via da assistência internacional.


 Neste trabalho, ficámos a saber como é o

trabalho das Pessoas Voluntariadas nos Hospitais e Internacional.  Também ficamos a saber que as pessoas fazem isto por vontade e iniciativa própria.

Pessoas voluntarias  

Trabalho para a disciplina de AP

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you