Page 1

Ano 3 - Número 16 - JUL/AGO de 2013

ESTÁGIO DE INSTRUTORES

ATIVIDADE/MÊS

SEÇÃO DE TIROS DE GUERRA DA 2ª REGIÃO MILITAR REALIZA ESTÁGIO COM INSTRUTORES DE TIROS DE GUERRA

JULHO ESTÁGIO DE INSTRUTORES

NOMEAÇÃO DE INSTRUTOR

REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

MARCHA A PÉ DE 12 KM, PISTA DE OBSTÁCULO E PISTA DE CORDAS

2ª VOT

AGOSTO VISITA TÉCNICA DIRETOR DE SERVIÇO MILITAR

COMISSÃO DE SELEÇÃO (CS)

PALESTRAS DE ORIENTAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO · CORRIDA DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA · JANTAR DE ENCERRAMENTO.

Com planejamento e coordenação por parte da Seção de Tiros de Guerra – STG/2ª RM – foi realizado, no período de 1º a 5 de julho de 2013, na cidade Bragança Paulista, SP, o 2º Estágio de Instrutores dos Tiros de Guerra da 2ª Região Militar. As atividades foram desenvolvidas no Hotel Villa Santo Agostinho, no Centro Esportivo do Colégio AZ Bilíngüe e na sede do Tiro de Guerra de Bragança Paulista (TG 02-009). O evento contou com a participação de 103 (cento e três) Instrutores dos 73 (setenta e três) Tiros de Guerra do Estado de São Paulo. O objetivo dessa atividade é padronizar os procedimentos nas rotinas, instruções e atividades inerentes aos Tiros de Guerra, bem como, atualização de conhecimentos militares entre os Instrutores.

CANIL DO TIRO DE GUERRA

JOGOS DESPORTIVOS TG MOGI DAS CRUZES

DOAÇÃO DE MATERIAL ESPORTIVO

VISITA DE ANTIGO CHEFE DA INSTRUÇÃO

NOMEAÇÃO DE INSTRUTOR Foi publicado, no Aditamento da Diretoria de Cadastro de Efetivos e Movimentações (DCEM), em 3 de julho de 2013, a nomeação do 1º Sargento Éwerton Alfredo Kaercher Rosa, oriundo do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizada (17º RC Mec), sediado em Amambai, Mato Grosso do Sul, como Instrutor do TG 02-040 Sorocaba, para o biênio 2014 - 2015. Desde já os integrantes da “Família Tiro de Guerra”, formalizam os votos de boas vindas ao Sgt Éwerton e família.


REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

Em 9 de julho de 2013, os integrantes do Tiro de Guerra de Sorocaba e representantes de entidades civis e militares participaram de solenidade comemorativa ao aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. A cerimônia foi realizada na Praça Nove de Julho, centro de Sorocaba. A Revolução de 1932 teve por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição, sendo considerada pelos paulistas como o maior movimento cívico da história e o último grande conflito armado ocorrido no país.

ATIVIDADES DE INSTRUÇÃO MARCHA A PÉ DE 12 KM, PISTA DE TRANSPOSIÇÃO DE OBSTÁCULOS E PISTA DE CORDAS Com o objetivo de complementar a formação do “Combatente Básico Territorial”, no dia 11 de julho, os Atiradores da turma de 2013 realizaram as seguintes atividades de instrução: marcha a pé de 12 km, pista de transposição de obstáculos e pista de cordas. Essas atividades são de grande importância para a formação do combatente, pois exigem preparo físico para transpor os diversos obstáculos além de simular as condições adversas encontradas durante a progressão no terreno. Foram destaques nessas atividades os seguintes militares: Monitor 072 MARSHAL, Atiradores 001 ALEX, 019 MAGALHÃES e 091 MIRANDA.

Ano 3 - Número 16 - JUL/AGO de 2013 - Pag. 1


O Tiro de Guerra de Sorocaba recebeu, no dia 18 de julho, a visita do Major Ticiano de Oliveira dos Santos Melo Adjunto da STG/2ª RM - e do 3º Sargento Claudomir Severino da Silva – Auxiliar da STG/2ª RM. Os militares vieram a este Órgão de Formação da Reserva com o objetivo de realizar a 2ª VOT, que tem por objetivo verificar o desempenho da tropa no que se refere a ordem unida, apresentação individual e prática do Treinamento Físico Militar, além de avaliar a recepção da Guarda do Tiro de Guerra.

Ano 3 - Número 16 - JUL/AGO de 2013 - Pag. 2


VISITA DO DIRETOR DE SERVIÇO MILITAR Foi com honra e grata satisfação que o Tiro de Guerra de Sorocaba recebeu, em 9 de agosto de 2013, a visita do General de Brigada José Carlos Cardoso, Diretor de Serviço Militar, e comitiva composta pelo: Coronel Fábio José Scott Zuquello, chefe da Seção de Serviço Militar Inicial e Mobilização de Pessoal; Coronel Aristóteles Leal Borges, chefe da Seção de Serviço Militar Regional da 2ª RM; e Tenente Coronel Marco Antonio Muniz Leite, chefe da STG/2ª RM. Após ser recepcionado pela Guarda do Tiro de Guerra o Gen Cardoso participou de solenidade militar que contou com a presença do senhor Roberto Montgomery Soares, assessor de gabinete da Prefeitura de Sorocaba, que estava representando o prefeito municipal e Diretor do Tiro de Guerra de Sorocaba Senhor Antonio Carlos Pannunzio. Estiveram presentes ainda autoridades civis e militares, além de familiares dos atiradores. Após o término da solenidade os integrantes da comitiva realizaram visita às instalações do Tiro de Guerra e em seguida assistiram palestra proferida pelo Subtenente Edson Dias, chefe da Instrução do TG 02-040. Finalizando a visita o Gen Cardoso dirigiu a palavra aos presentes e apresentou suas despedidas.

Ano 3 - Número 16 - JUL/AGO de 2013 - Pag. 3


COMISSÃO DE SELEÇÃO (CS) No período de 12 a 23 de agosto, foram realizados, nas instalações do Tiro de Guerra de Sorocaba (TG 02-040), os trabalhos relativos à Comissão de Seleção (CS) a qual se destina a avaliar os alistados para o Serviço Militar Inicial, quanto aos aspectos físico, cultural e psicológico. Os jovens considerados aptos são designados para a prestação do Serviço Militar em Organizações Militares sediadas em Sorocaba, SP. A comissão teve como presidente o 2º Tenente QAO Jailson Rodrigues dos Santos, delegado de Serviço Militar da 1ª Delegacia de Serviço Militar da 14ª Circunscrição de Serviço Militar. Os trabalhos contaram com o apoio dos instrutores e Atiradores do TG 02-040, além dos funcionários da 154ª Junta de Serviço Militar. Os cidadãos alistados que foram dispensados por excesso de contingente participaram da cerimônia de juramento a bandeira e recebimento do Certificado de Dispensa de Incorporação.

CANIL DO TIRO DE GUERRA O canil mantido pelo Tiro de Guerra de Sorocaba passou a contar com novos membros no dia 13 de agosto de 2013. Isso porque a cadela “LOTUS”, pastor cinza que integra a “Guarda Patrimonial”, deu cria a sete filhotes. Os filhotes estão recebendo os cuidados por parte do pessoal responsável pela manutenção e conservação do canil para que possam ter um bom desenvolvimento e cresçam fortes e saudáveis para se tornarem bons cães de guarda, mantendo a tradição do canil do TG.

Ano 3 - Número 16 - JUL/AGO de 2013 - Pag. 4


JOGOS DESPORTIVOS Com a finalidade de celebrar passagem do “Dia do Soldado”, cuja data oficial é 25 de agosto, os integrantes do Tiro de Guerra de Mogi das Cruzes - SP (TG 02-052) organizaram, no dia 24 de agosto de 2013, competições desportivas que contaram com a participação de oito Tiros de Guerra: São José dos Campos (TG 02-037), Jacareí (TG 02-051), Santo André (TG 02-072), Cruzeiro (TG 02-079), Suzano (TG 02-081), Guarulhos (TG 02-084) e Sorocaba (TG 02-040). O evento também teve a finalidade de promover a aproximação e a integração entre os Atiradores das Organizações Militares participantes. As competições se desenvolveram na sede do TG 02-052 e nas instalações do SESI de Mogi das Cruzes, onde foram disputadas as seguintes modalidades: tênis de mesa, voleibol, cabo de guerra, corrida de revezamento 4 x 400m, futebol society e basquetebol. O Tiro de Guerra de Sorocaba foi representado por uma delegação composta por 52 (cinqüenta e dois) integrantes entre atletas e familiares. Ao final das competições foi realizada a solenidade de premiação das equipes, com especial destaque para o salutar dia de convívio e congraçamento entre instrutores, familiares e atiradores. A equipe campeã geral do evento foi a do Tiro de Guerra Mogi das Cruzes (TG 02-052), tendo vice campeã a equipe do Tiro de Guerra Sorocaba (TG 02-040).

Ano 3 - Número 16 - JUL/AGO de 2013 - Pag. 5


DOAÇÃO DE MATERIAL ESPORTIVO O senhor Carlos Munetachi Hayashida, proprietário da loja Interpisos, esteve presente na sede do Tiro de Guerra de Sorocaba, no dia 30 de agosto de 2013, para realizar importante ação de doação de material esportivo. Foram doados materiais como bolas de futebol society, futebol de salão, voleibol e basquetebol, entre outros itens esportivos. Em nome de todos os integrantes da “Família Tiro de Guerra”, agradecemos por essa iniciativa de grande valia para o TG e de incentivo a prática desportiva.

VISITA DE ANTIGO CHEFE DA INSTRUÇÃO É com muito orgulho e satisfação que registramos no dia 30 de agosto de 2013, a ilustre visita do Capitão da Reserva do Exército Brasileiro, senhor Nelson Cursino, antigo Chefe da Instrução do Tiro de Guerra de Sorocaba no período de 3 NOV 1964 a 14 NOV 1966, a época como 2º Sargento da Arma de Cavalaria. O Capitão Cursino, esteve na sede do TG para uma visita de cortesia, onde foi recepcionado pelo atual Chefe da Instrução, Subtenente Edson Dias. A visita também serviu para estreitar os laços com este militar e com um grupo de antigos Atiradores da turma de 1964, com os quais o capitão Cursino mantém contato freqüente. É de grande importância para este Tiro de Guerra receber visitas de antigos integrantes, quer seja instrutores ou Atiradores, bem como, dos demais membros da comunidade, pois, esse contato possibilita a integração do Tiro de Guerra, como Órgão formador da reserva do Exército Brasileiro, com a comunidade na qual atua. Portanto o TG está de portas para receber quem desejar estreitar relações, estabelecer parcerias, promover encontros de turmas de formação ou simplesmente recordar os momentos passados na caserna.

Ano 3 - Número 16 - JUL/AGO de 2013 - Pag. 6


ANIVERSARIANTES

O Chefe da Instrução, em nome de todos os integrantes da “Família Tiro de Guerra”, parabeniza os aniversariantes no período.

Atdr 076 – MATHEUS (03 JUL)

S Ten Edson Dias (10 JUL)

Atdr 058 – LEONARDO (17 JUL)

Atdr 066 – GUERRA (21 JUL)

Atdr 026 – SOUZA (03 AGO)

Atdr 008 – BRUNO (04 AGO)

Atdr 083 – PRADO (07 AGO)

Atdr 032 – FRANÇA (09 AGO)

Atdr 056 – GONÇALVES (09 AGO)

Atdr 077 – SANTUCCI (26 AGO)

“O tempo é o único bem totalmente irrecuperável. Recupera-se uma posição, um exército e até um País, mas o tempo perdido, jamais. (Napoleão Bonaparte)" A FAMÍLIA TIRO DE GUERRA AGRADECE OS PRÉSTIMOS DE SEUS COLABORADORES

Rua Cel. Nogueira Padilha, 781 Sorocaba-SP/(15) 3232-2836

Av. Afonso Vergueiro, 1850 18.040-000 Sorocaba-SP Reservas: (15) 3412-5104/5109

Rua Brigadeiro Tobias, 699 - Sala 3. Centro Sorocaba-SP/CEP 18010-070/(15) 3237-4173

Ano 3 - Número 16 - JUL/AGO de 2013 - Pag. 7

folhanordestina.com

Informativo "O Tropeiro" Ano III Nº 16 - JUL e AGO/2013  

"O Tropeiro" é um material informativo bimestral que tem o objetivo de divulgar as ações do Tiro de Guerra de Sorocaba, São Paulo, para a so...