Page 1

Missão País FCH em Fotografias Livro Temático


Na semana de 25 de Janeiro a 1 de Fevereiro deu-se início, na Faculdade de Ciências Humanas na Universidade Católica Portuguesa, a um projecto de voluntariado de nome “Missão País” projecto organizado unicamente por universitários. “A Missão País é um projecto de universitários que tem como objectivo levar Jesus às Universidades e evangelizar Portugal através do testemunho da fé, do serviço e da caridade.” Já não é o primeiro trabalho que fazemos com este tema, mas desta vez queremos falar-vos deste projecto através de imagens.

Este foi o grupo que integrou o Primeiro ano de missões. O grupo era constituído por 27 missionários, acompanhados pelo Capelão da Universidade Católica, o Pe. Hugo Santos. Na sua grande maioria, eram estudantes da FCH salvo algumas excepções, que estudavam noutras faculdades de Lisboa. Esta foi a fotografia oficial de grupo numa viagem ao Santuário de Nossa Senhora do Almortão em Idanha-à-Nova terra onde foi realizado este projecto.


Esta é uma fotografia do

grupo

no

seu

primeiro dia a descer do Castelo da Terra depois

das

boas

vindas

e

onde

podemos

ver

um

pouco da beleza de Idanha-a-Nova. Durante esta semana os missionários estivam divididos em comunidades e trabalhavam em quatro focos de acção. A Escola secundária de Idanha-à-Nova, os dois lares de idosos que lá existem, o “Porta-a-Porta” e a comunidade pastoral da terra.

Na escola secundária os missionários tinham como objectivo estabelecer a ponte ente os jovens e os idosos. Para além do referido, os missionários preparavam, na escola, actividades com os alunos (como jogos lúdicos, por exemplo). Como podemos ver através da fotografia os nossos missionários tiverm bastante aderência por parte dos alunos que aqui observam com atenção um missionário a cantar.


Nos lares o objectivo era travar a solidão dos utentes, fazendo-lhes companhia e apresentando algumas actividades preparadas previamente em grupos. Através das imagens podemos dizer que esta foi um sector do projecto que foi realizado com sucesso. Jovens e idosos em conjunto partilham histórias e experiências


Dado o cariz católico do projecto, os missionários também se envolviam muito na pastoral da comunidade, frequentando a missa diária, o terço. A missa era um dos pontos altos do dia. Também tinham as suas orações diárias, de manhã e á noite junto a um altar criado por eles como vê na fotografia acima. Na fotografia abaixo podemos observar os missionários numa das suas orações da manhã numa das capelas da terra.


Durante esta semana o grupo esteve dividido em comunidades que trabalhavam em locais distintos( lares escolas e etc) e houve um grupo com uma particularidade. Chamava-lhe o grupo do teatro que esteve a semana inteira a preparar um teatro para apresentar no final da semana à comunidade de Idanha. A peça “A nossa aldeia” foi apresentada no anfiteatro da Junta de Freguesia de Idanha-à-Nova para cerca de uma centena de habitantes. Esta é a fotografia do elenco de luxo que protagonizou a peça.


No caminho para as diferentes actividades o grupo fazia-se sempre ver e ouvir. Ver, atravÊs das t-shirts verdes que usavam durante toda a semana. E ouvir atravÊs da alegria que expressavam com cânticos hinos e risos.


Um dia de trabalho cansativo tambĂŠm contava com alguns momentos de descanso

como

imagem

acima

podemos onde

ver

na

alguns

missionårios aproveitam o bom tempo que se fez sentir durante a semana. Ao final do dia nada melhor do que um bom jantar para restabelecer forças. Na imagem ao lado podemos ver o grupo a jantar no restaurante que os acolheu durante toda a semana.


Trabalho realizado por: António Guedes Catarina Aragão Morais Francisco Bruto da Costa Maria Ataíde

Edição Multimédia


MISSÃO PAÍS Livro tematico  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you