Page 1

Esse faz a diferença!

Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 2010

Uma história de coragem, lutas e conquistas O vereador que acabou com a “farra dos congressos” Autor da lei que extinguiu a aposentadoria compulsória de prefeitos e vereadores Uma gestão premiada pela ABRINQ, TCU e SEBRAE Recuperou as finanças da cidade e, com o governo Lula, promoveu o desenvolvimento socioeconômico Exemplo nacional em políticas públicas Um prefeito que elevou a autoestima de toda a cidade Reduziu a informalidade e triplicou a receita de Embu Administração modelo para o Tribunal de Contas do Estado de SP Uma gestão popular com 75% de aprovação Elevou os indicadores sociais da cidade por meio de ações inclusivas Com programas sociais, Lei Seca e a integração das forças policiais, reduziu a violência em 76% Trabalha pelo fortalecimento dos movimentos sociais e de lideranças populares

PT

Esse faz a diferença!

Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 2010

1


Esse faz a diferença!

Prefeito revolucionário Em oito anos, Embu das Artes evoluiu como nunca antes em sua história

Um político diferenciado Geraldo Cruz, 55 anos, é marceneiro por profissão. Começou sua militância social em Embu das Artes, onde chegou em 1976 e vive até hoje. Nos movimentos da Comunidade Eclesial de Base (CEB), Geraldo Cruz foi se tornando líder em função de sua visão social, do respeito às pessoas, da luta pela igualdade de direitos e pela defesa da população de baixa renda. Trabalhou contra os loteamentos clandestinos e mobilizou a comunidade, que unida conquistou também água e luz, asfalto, creches, entre outros avanços. Em 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores e em 1981, do PT em Embu das Artes. Por sua trajetória de luta nos movimentos sociais, em 1982 é eleito o único vereador do PT de Embu, integrando o primeiro grupo de vereadores do partido no Brasil. Ainda em seu primeiro mandato, foi autor da lei que impede a aposentadoria compulsória de prefeitos e vereadores após três mandatos, medida seguida por outros municípios em todo o país. Em 14 anos no Legislativo Municipal (1982-1988, 19891992 e 1997-2000), Geraldinho (como é carinhosamente chamado) sempre se destacou por sua postura combativa, na fiscalização do Poder Executivo, na garantia da transparência dos atos legislativos, na defesa da participação popular e na luta por justiça social. Com coragem combateu a corrupção, denunciando ao Ministério Público o mau uso do dinheiro público na chamada “farra dos congressos”, como ficou conhecido o escândalo que envolveu a Câmara de Embu e de outros municípios. O fato projetou Geraldo Cruz nacionalmente em 1999, levando-o à grande imprensa, inclusive a ser entrevistado por Jô Soares. Então presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva visitou-o em Embu das Artes, numa forte demonstração de apoio e solidariedade ao companheiro, que após o episódio passou a sofrer ameaças. Símbolo de honestidade, Geraldo Cruz tornou-se referência no Brasil, dentro e fora do PT.

Vote na Convenção Estadual do PT 26 de junho, a partir das 9h Expo Center Norte - Pavilhão Vermelho Rua José Bernardo Pinto, 333 • Vila Guilherme • São Paulo Informativo interno do Partido dos Trabalhadores Escritório Político Geraldo Cruz: Estr. de Itapecerica a Campo Limpo, 194 • Jd. Independência Embu • SP • CEP: 06823-300 • Tel.: (11) 4149-3280/ 4149-1332 • geraldocruz@geraldocruz.com.br Coordenação: Cristina Santos Jornalista responsável: Maria Regina Teixeira (MTb 25.799/SP) Projeto gráfico e editoração: Antonio de Oliveira Fotos: Assessoria Geraldo Cruz, Sandra Pereira, Clóvis Carvalho e Assessoria da Prefeitura de Osasco

2

A eleição de 2000 consagrou Geraldo Cruz nas urnas. Eleito prefeito da Estância Turística de Embu das Artes, foi o mais votado da história do município até então. Com planejamento, o prefeito e sua equipe recuperaram as finanças da cidade, tiraram Embu das páginas da violência para fazê-la ingressar em um novo tempo de desenvolvimento e justiça social. Na busca por soluções para os problemas regionais como transporte, saúde, coleta e

reciclagem de lixo, articulou a criação e consolidou o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), entidade atuante no desenvolvimento regional que integra seis municípios do eixo BR-116. Reeleito em 2004, revolucionou a cidade em apenas oito anos. Encerrou o segundo mandato com 100% das contas aprovadas, 75% de popularidade e elegendo seu sucessor, Chico Brito, com 60% dos votos válidos.

Um mandato a serviço da população Geraldo Cruz, como deputado estadual, trabalhará com as marcas dos governos do PT: de quem gosta de gente Voltando sua visão de gestor público para o estado, Geraldo Cruz colocará seu mandato a serviço da população de São Paulo. O estado mais rico da Nação amarga o atraso na educação, na saúde, na segurança pública e no transporte, para citar apenas algumas áreas.

Severo crítico da ineficiência do grupo político que comanda São Paulo há quase 30 anos, Geraldo Cruz atuará na Assembleia Legislativa, exercendo seu papel de legislador e de fiscalizador do Executivo, respeitando e envolvendo a população, e honrando o voto de cada eleitor.

Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 2010


Esse faz a diferença!

Gestão premiada Prefeito Emprendedor, Amigo da Criança, reconhecido pela transparência, entre outras ações Geraldo Cruz conquistou o 1º lugar no estado de São Paulo e no Brasil do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2005-2006. A Fundação Abrinq lhe concedeu o prêmio Prefeito Amigo da Criança por suas iniciativas na educação, junto aos órgãos de defesa da criança e do adolescente, entre outras. Seu governo foi premiado ainda pela Secretaria Estadual de Saúde, pelo sucesso no diagnóstico e tratamento da tuberculose. O Banco Municipal de Alimentos de Embu teve o reconhecimento do Tribunal

de Contas da União por sua transparência e eficiência, e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome através do Prêmio Josué de Castro. Já o Tribunal de Contas do Estado destacou o governo Geraldo Cruz pelo controle das contas públicas. Por tudo isso, Geraldo Cruz é um político que faz a diferença. Um homem público que se diferencia porque não promete, mas assume compromissos com a população e os cumpre, age com transparência, honestidade e eficiência, e portanto deve ser o nosso candidato a Deputado Estadual.

Exemplos de obras que transformaram uma cidade A partir de 2001, o prefeito Geraldo Cruz iniciou projetos e programas ousados e inovadores. Já com o governo Lula, desde 2003, a cidade de Embu das Artes vem recebendo o maior volume de investimentos de sua história. Escola Municipal Prof. Paulo Freire: No coração da periferia, uma escola modelo foi construída em 7 mil m²: espaço para 1.000 alunos, com piscina, salas de informática e multiuso, biblioteca, ginásio poliesportivo coberto, entre outras instalações. Comparada a um Centro de Educação Unificado (CEU), do governo Marta em São Paulo, a escola é cuidada pela comunidade e uma referência na região.

Jardim Castilho: Moradias, canalização e saneamento, asfalto... Os governos Lula e Geraldo Cruz investiram e urbanizaram por inteiro o Jardim Castilho. A obra promoveu melhores condições de saúde e de qualidade de vida para cerca de 5.000 pessoas. Diretamente estão sendo beneficiadas 650 famílias. São 220 apartamentos que proporcionam moradia digna, num projeto de inclusão social. Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 2010

3


Esse faz a diferença!

Porque Geraldo Cr Um político que transformou sonhos em realidade, marcou sua trajetória

Inclusão Social Para Geraldo Cruz, Inclusão Social é política pública que envolve todas as áreas. Por isso seu governo tem diversos exemplos de como se faz Inclusão Social de verdade. Veja algumas das importantes realizações do seu governo nessa área:

Maternidade Municipal: obra abandonada por 17 anos, foi inaugurada em 2004. É reconhecida pela qualidade das instalações e do atendimento.

Moradia digna: um inédito programa habitacional no município proporcionou a mais de 500 famílias de Embu, muitas retiradas de favelas e áreas de risco, moradias dignas e de qualidade.

Saúde: investimentos dos governos Lula e Geraldo Cruz foram decisivos em todas as áreas, especialmente na Saúde. Entre outros avanços, Embu conta com o Centro de Especialidades do Jd. Independência.

Córregos canalizados: foram 18 canalizações ao longo de oito anos de governo que contribuíram para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas, especialmente na periferia. Pavimentações: cerca de 200 vias foram asfaltadas (muitas por meio do Plano Comunitário de Pavimentação) ou pavimentadas com bloquetes ecológicos (de fibrocimento), fabricados pela própria prefeitura. Iniciativas como essas são exemplo de urbanização e desenvolvimento, com a participação da população. 4

Esporte e lazer: novos espaços de esporte e lazer reforçaram as políticas de inclusão social na cidade, reduzindo a violência. Entre os ginásios construídos, o do Jd. Dom José é um exemplo. Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 2010


Esse faz a diferença!

ruz faz a diferença pela inclusão, respeito às pessoas e pelo desenvolvimento sustentável.

Kit de material escolar: mais de 90 mil kits escolares entregues em oito anos de governo, beneficiando inclusive estudantes jovens e adultos, foram uma das políticas inclusivas de Geraldo Cruz. Incubadora de Cooperativas: é a primeira do estado de São Paulo e segunda do Brasil. Gera emprego e renda, formando e capacitando centenas de empreendedores, e estimulando a formalização dos micros e pequenos negócios.

Escola-modelo 2: A região do Parque Pirajuçara foi transformada com o Complexo Educacional Valdelice Prass, com capacidade para 1.200 alunos, centro cultural e ginásio poliesportivo.

Banco Municipal de Alimentos: modelo de gestão no combate à fome e ao desperdício, o banco criado em 2002 distribui sacolas com alimentos para mais de 2.000 famílias carentes semanalmente.

Educação melhor: Outros exemplos de atenção, respeito à população e trabalho em prol da educação de qualidade estão na alimentação natural, que substituiu a industrializada, e no transporte escolar. Essas e outras ações promoveram transformações históricas para o município na área educacional.

Políticas sociais: No âmbito das políticas estratégicas de gênero e raça e assistência social, pessoas de diferentes etnias, idosos, mulheres, crianças e adolescentes da cidade constataram em oito anos, em diferentes iniciativas, o que um governo com vontade política e seriedade pode fazer.

Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 2010

5


Esse faz a diferença!

Planejamento, Desenvolvimento e Segurança Com ações planejadas, o governo Geraldo Cruz promoveu o crescimento, investiu em segurança (como no caso da Guarda Civil Municipal), melhorando a cidade.

Meio Ambiente: Coleta seletiva, ampliação da vida útil do aterro sanitário e criação da Cooperativa de Reciclagem Coopermape são exemplos de valorização das pessoas e do meio ambiente.

Desenvolvimento planejado: Embu cresce de forma organizada desde 2003, quando entrou em vigor o Plano Diretor. Debatido em audiências públicas, o plano foi o primeiro da região.

Tô Legal em Embu: para combater a informalidade, micros e pequenos comerciantes da cidade receberam o incentivo do programa que regularizou 94% desses empreendedores cadastrados.

Trajetória Política

Segurança pública: a taxa de homicídios em Embu das Artes baixou 76% de 2001 a 2008. Dentre as principais ações, o governo Geraldo Cruz criou a Guarda Civil Municipal, visando a preservação do patrimônio público e a segurança comunitária; implantou a Lei Seca, limitando o funcionamento dos bares até as 23 horas; instalou bases comunitárias em regiões estratégicas e câmeras de monitoramento no Centro Histórico; uniu as forças policiais em operações preventivas como estratégia de segurança pública.

6

1980: colabora na fundação

do Partido dos Trabalhadores.

1981: junto a um grupo de

moradores de Embu das Artes, funda o PT no município.

1982: é eleito o único

1988: é reeleito para o

segundo mandato. Destaca-se na elaboração da Lei Orgânica do Município.

1992: candidata-se a prefeito

pela primeira vez.

vereador do PT local, formando 1997: é eleito vereador para o primeiro grupo do Brasil. o terceiro mandato.

Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 2010


Esse faz a diferença!

Gestão Democrática Aberto à participação, o governo Geraldo Cruz criou o Orçamento Participativo, implantou e fortaleceu conselhos municipais, promoveu fóruns e conferências, além de fazer parcerias com organizações não-governamentais. Orçamento Participativo: a Caravana do OP leva representantes às obras priorizadas pelos moradores em suas comunidades, num verdadeiro exercício de cidadania.

Turismo e Cultura A cidade celebra a valorização da cultura tradicional e popular, da Banda Municipal e a abertura dos dois primeiros centros culturais. Turismo: a recuperação do acervo do Mestre Sakai de Embu e a reconstrução do Memorial Sakai são símbolos da valorização da arte, da cultura e do turismo na administração Geraldo Cruz. Moradores e turistas celebraram ainda o resgate do carnaval de rua e do Festival de Flores e Plantas, e muito mais.

Cultura: a antiga sede da prefeitura deu lugar ao Centro Cultural Mestre Assis do Embu. Ainda na área da Cultura, a cidade viu ressurgir a Festa de Adoração à Santa Cruz, entre outras atrações.

Modernização Administrativa O governo Geraldo Cruz investiu na modernização administrativa como estratégia de gestão e controle de custos. A prefeitura que até 2001 gastava mais de R$100 mil em alugueis, devia a fornecedores, comprava de forma superfaturada, precisava de medidas urgentes. Em 2002, a administração municipal mudou para a sede própria, foram criadas as Praças de Atendimento ao Cidadão, os serviços foram informatizados e em 2005 foi implantado o Pregão Eletrônico.

1999: denuncia ao MP

a “farra dos congressos” e assume a presidência da Câmara.

2000: é eleito prefeito de

Embu com votação histórica.

2001: como prefeito, começa

o trabalho de transformação.

Sede própria: instalada no Centro Histórico de Embu das Artes, a prefeitura ocupa uma área de 9 mil m². O prédio quitado em 2005 e avaliado em R$ 15 milhões custou R$ 1,8 milhão.

2004: aprovado pela

população, reelege-se prefeito.

2006: conquista o 1º lugar

do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

2008:

aprovado por 75% da população, elege Chico Brito seu sucessor.

Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 2010

7


Esse faz a diferença!

Veja quem apoia Geraldo Cruz “O companheiro Geraldinho é uma estrela do Partido dos Trabalhadores, que transformou a cidade de Embu das Artes e pode fazer muito mais pelo estado. Exemplo de honestidade, competência, é um líder que não perdeu suas origens e que certamente continuará fazendo história. Vai ser um excelente deputado estadual, va Assembleia Legislativa. Acompanho a sua história de luta, de coragem, e é dessa forma que ele seguirá em frente, com todo o meu apoio e da companheira Dilma.” Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

Depoimento prestado na entrega de moradias do PAC, em Osasco (Maio/2010)

“Nós, do Partido dos Trabalhadores, temos um compromisso com os municípios, estados e com o Brasil. Tenho certeza de que o Geraldinho será um deputado estadual de referência, a exemplo do que ele foi para Embu das Artes e região. Juntos faremos com que São Paulo avance no ritmo do Brasil, sem boicotes ao seu desenvolvimento, como fez o atual governo.”

“Suceder o Geraldo é uma honra e um desafio. Ele encerrou o mandato com um alto índice de aprovação depois de uma ampla transformação da cidade. Tenho certeza de que na Assembleia o Geraldo vai conseguir ajudar muito a nossa região e o nosso estado, implantando políticas públicas de inclusão. Foi essa marca que mudou o Embu e vai ajudar a mudar São Paulo.”

Aloizio Mercadante

Chico Brito

Pré-candidato ao governo de SP

Prefeito de Embu das Artes

“Nasci no Embu, no Jardim Silvia, depois mudei para Carapicuiba. Para mim é um orgulho apoiar e estar ao lado do ex-prefeito Geraldinho, que tem uma trajetória de vida de um verdadeiro guerreiro. Sei das ameaças e dos riscos que ele correu, e da coragem com que ele sempre enfrentou tudo.”

“Geraldo Cruz é uma grande liderança da região de Embu e fez a diferença. Fez a diferença não de se ouvir falar, de se viver. E o seu trabalho, iniciado na militância, construído na fundação do PT, tenho certeza, a partir de 2011, será feito a partir da Assembleia Legislativa, para o bem de todo o estado.”

Netinho de Paula, pré-candidato a senador (SP)

Marta Suplicy, pré-candidata a senadora (SP)

8

Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 2010

Jornal Geraldo Cruz  

Jornal para a convenção da Campanha a Deputado Estadual do Gerlado Cruz

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you