Issuu on Google+

Microsoft Office

Word 2007

Š Reservados Todos os Direitos


Ă?ndice

2


Descrição Geral do Word 2007 Este curso ensinar-lhe-á a trabalhar com o Word em minutos. Descubra como pode tirar o melhor partido desta nova versão, ainda mais simples. Veja como pode efectuar o seu trabalho diário no Word. Faça exercícios no novo Word e compreenda todas as vantagens que ele lhe traz. OBJECTIVOS Depois de concluir este curso, poderá:

Trabalhar com o Friso, a nova funcionalidade que torna o Word mais fácil do que nunca.

Encontrar os comandos comuns que utiliza todos os dias para trabalhar.

Utilizar as novas maneiras de trabalhar mais eficientemente. (ferramentas simplificadas)

Conhecer o Friso

O novo Friso abrange a parte superior do Word.

3


INFORMAÇÃO Quando abre pela primeira vez o Word 2007, poderá ficar surpreendido com o seu novo aspecto. As maiorias das alterações encontram-se no Friso, a área que abrange a parte superior do Word. O Friso coloca os comandos mais utilizados em primeiro plano, para que não tenha de procurar nas várias partes do programa comandos que execute com frequência. Por que foi efectuada esta alteração? Para tornar o seu trabalho mais fácil e rápido. O Friso foi pesquisado exaustivamente e concebido com base na experiência dos utilizadores, para que os comandos estejam na sua posição ideal.

4


O Friso em acção INFORMAÇÃO A facilidade de utilização e a comodidade do Friso podem ser melhor compreendidas quando o vê em acção. Clique em Reproduzir, por baixo da imagem, para ver uma animação do Friso. Primeiro, no separador Base, é cortado texto de uma posição e colado noutra. Em seguida, o formato do texto é alterado utilizando um Estilo. Por fim, a cor de fundo da página é alterada no separador Esquema de Página.

O que existe no Friso?

As três partes do Friso são os separadores, os grupos e os comandos. INFORMAÇÃO Existem três componentes básicos no Friso. É aconselhável saber o nome de cada um deles para compreender a sua utilização. Separadores. Existem sete separadores de base ao longo da parte superior. Cada um deles representa uma área de actividade. Grupos. Cada separador tem vários grupos que mostram um conjunto de itens relacionados. Comandos. Um comando é um botão, uma caixa para introduzir informações ou um menu. Tudo o que se encontra num separador foi cuidadosamente seleccionado de acordo com as actividades dos utilizadores. Por exemplo, o separador Base contém todos os elementos utilizados com mais frequência, como, por exemplo, os comandos no grupo Tipo de Letra para alterar o tipo de letra do texto: Tipo de Letra, Tamanho do Tipo de Letra, Negrito, Itálico, etc.

5


Iniciadores de caixas de diálogo em grupos

Clique no Iniciador de Caixas de Diálogo para visualizar mais opções para este grupo específico. INFORMAÇÃO À primeira vista, poderá não encontrar um determinado comando da versão anterior do Word. Não fique inquieto. Alguns grupos têm uma pequena seta diagonal no canto inferior direito . A seta tem o nome de Iniciador de Caixas de Diálogo. Se clicar nela, ser-lhe-ão apresentadas mais opções relacionadas com esse grupo. Essas opções aparecerão com frequência como uma caixa de diálogo que poderá reconhecer de uma versão anterior do Word. Poderão igualmente ser apresentadas num painel de tarefa de aspecto familiar. Quanto às versões anteriores, caso se esteja a interrogar se será possível definir os mesmos aspectos e funcionamento das versões anteriores, a resposta directa a essa pergunta é que não é possível. No entanto, depois de experimentar o Friso, acostumar-se-á à localização dos comandos e apreciará a forma como simplifica o seu trabalho.

6


Apresentação de separadores adicionais

Quando selecciona uma imagem, o separador adicional Ferramentas de Imagens é apresentado, mostrando grupos de comandos para trabalhar com imagens. INFORMAÇÃO Nesta versão do Word, alguns separadores só são apresentados quando necessita deles. Por exemplo, inseriu uma imagem, mas pretende trabalhá-la. Poderá querer alterar a forma como o texto é moldado à volta da imagem ou desejar recortá-la. Onde poderá encontrar estes comandos? Seleccione a imagem. O separador Ferramentas de Imagens é apresentado. Clique nesse separador. Aparecem grupos e comandos adicionais para trabalhar com imagens, como, por exemplo, o grupo Estilos de Imagens. Quando clica fora da imagem, o separador Ferramentas de Imagens desaparece e os outros grupos são novamente apresentados. Nota São apresentados separadores a pedido para outras áreas de actividade, como, por exemplo, tabelam, desenhos, diagramas e gráficos.

7


A Minibarra de ferramentas

Quando selecciona texto e aponta para o mesmo, a Minibarra de ferramentas aparece esbatida. INFORMAÇÃO Alguns comandos de formatação são tão úteis que é necessário tê-los sempre disponíveis. Por exemplo, pretende formatar rapidamente texto, mas está a trabalhar no separador Esquema de Página. Poderia clicar no separador Base para visualizar as opções de formatação, contudo, há uma forma mais rápida: Seleccione o texto arrastando o rato e aponte para a selecção. A Mini barra de ferramentas aparece esbatida. Se apontar para a Mini barra de ferramentas, esta tornar-se-á opaca e poderá clicar numa opção de formatação. A Mini barra de ferramentas é ideal para opções de formatação, mas e se pretender que outros tipos de comandos estejam sempre disponíveis? Utilize a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. A página seguinte explica do que se trata

A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

INFORMAÇÃO A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido é a pequena área na parte superior direita do Friso. Contém alguns comandos utilizados repetidamente todos os dias: Guardar, Anular e Repetir. Pode adicionar os seus comandos preferidos a esta barra de ferramentas para que estejam sempre disponíveis independentemente do separador em que se encontre.

8


Ocultar temporariamente o friso

Faça duplo clique no separador activo para ocultar os grupos e obter mais espaço. INFORMAÇÃO O Friso faz com que tudo no Word 2007 seja central e de fácil localização. No entanto, por vezes, não precisa de localizar nada. Pretende apenas trabalhar no documento e gostaria de ter mais espaço para o fazer. É tão fácil ocultar o Friso temporariamente como é utilizá-lo. Eis como: Faça duplo clique no separador activo. Os grupos desaparecem para que tenha mais espaço. Quando pretender visualizar novamente todos os comandos, faça duplo clique no separador activo por forma que os grupos voltem a ser apresentados.

9


Utilizar o teclado

Prima ALT para apresentar distintivos de sugestão de teclas para os separadores do Friso, para o Botão do Microsoft Office e para a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. INFORMAÇÃO Esta página destina-se aos grandes utilizadores do teclado. Os atalhos começados com CTRL (por exemplo, CTRL+C para copiar ou CTRL+ALT+1 para Título 1) são os mesmos que nas versões anteriores do Word. Mas a estrutura do Friso tem novos atalhos. Porquê? Porque esta alteração traz duas grandes vantagens relativamente às versões anteriores:

Atalhos para todos os botões do Friso.

Atalhos que, muitas vezes, requerem menos teclas.

Os novos atalhos também têm um novo nome: Descrições de Teclas. Prima ALT para que sejam apresentados os distintivos de Descrições de Teclas para todos os separadores do Friso, os comandos da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido e o Botão do Microsoft Office. Pode premir a Descrição da Tecla para o separador que pretende apresentar. Por exemplo, prima H para o separador Base. Isto faz com que todas as Descrições de Teclas dos comandos desse separador sejam apresentados. Em seguida, pode premir a Descrição da Tecla do comando pretendido. Nota Pode continuar a utilizar os antigos atalhos ALT+ que acediam aos menus e comandos nas versões anteriores do Word. No entanto, como os menus antigos não se encontram disponíveis, não terá lembretes no ecrã relativos às letras que devem ser premidas, pelo que terá de saber todo o atalho para os utilizar.

10


Localizar comandos utilizados no dia-a-dia Está na hora de executar. INFORMAÇÃO O Word 2007 é novo e isso é entusiasmante, contudo, tem de trabalhar. É agora altura de apontar as localizações exactas dos comandos utilizados mais frequentemente. Verá que a nova estrutura do programa coloca esses programas justamente onde precisa deles. Onde pode criar um documento? Onde estão as marcas ou os estilos e como posso efectuar a correcção ortográfica? E para imprimir?

Iniciar com o Botão do Microsoft Office

O que aconteceu ao menu Ficheiro? Prima o Botão do Microsoft Office para obter esta informação. INFORMAÇÃO Ponto por onde deve iniciar um documento do Word é o Botão do Microsoft Office. Depois de premir o botão, aparece um menu. Poderá notar que este menu, aqui apresentado, tem um aspecto semelhante aos menus Ficheiro das versões anteriores do Word. À esquerda do menu, visualizará todos os comandos para trabalhar com um ficheiro. É aqui que deve criar um documento ou abrir um documento existente. Também poderá encontrar aqui os comandos Guardar e Guardar como. O lado direito do menu lista os documentos abertos recentemente. Estes estão sempre convenientemente visíveis de modo que não tenha de procurar no computador um documento no qual trabalhe com frequência.

11


Marcas de lista, números, etc.

Preste atenção ao grupo Parágrafo no separador Base. INFORMAÇÃO Depois de abrir um documento e escrever texto, de certo que pretenderá formatá-lo. Muitos comandos de formatação familiares estão à vista no separador Base, no grupo Tipo de Letra: Negrito, Itálico, Tamanho do Tipo de Letra, entre outros. Existem muitos outros comandos úteis aqui. No grupo Parágrafo, encontram-se as sempre populares listas com marcas, listas numeradas e listas com múltiplos níveis. Também encontra aqui os comandos de avanço e de alinhamento. Lembre-se de clicar na pequena seta diagonal no canto inferior direito do grupo, o Iniciador de Caixas de Diálogo, se não forem apresentadas as opções que costuma ver no Word. Por exemplo, se clicar na seta no grupo Parágrafo, abrirá uma caixa de diálogo familiar, na qual pode trabalhar com o avanço, o controlo de linhas isoladas, entre outros.

12


E quanto aos estilos?

Escolher um estilo rápido já existente ou aplicar os estilos criados anteriormente.

INFORMAÇÃO Se estiver interessado numa abordagem mais completa e eficiente da formatação do que apenas os comandos de negrito e de itálico, poderá obter informações sobre os estilos no novo Word. Trabalhar com estilos no separador Base, no grupo Estilos: Estilos rápidos são estilos profissionais existentes, rápidos e fáceis de utilizar; nesta versão do Word têm um novo aspecto. Os Estilos Rápidos utilizados com maior frequência aparecerão directamente no Friso. Clique neste botão para ver mais alguns Estilos Rápidos existentes. Clique no Iniciador de Caixas de Diálogo para abrir o painel Estilos. Este painel contém estilos personalizados, criados pelo utilizador numa versão anterior do Word e destina-se à criação de novos estilos ou à correcção de estilos existentes. Os estilos rápidos são mais do que ferramentas convenientes para embelezamento do documento. A utilização destes estilos em todo o documento confere-lhe uma grande vantagem: transformações com um só clique. Isto poderá ser visualizado nos exercícios práticos apresentados mais à frente.

13


Adicionar rapidamente um estilo

INFORMAÇÃO "Comunicado de Imprensa" deve sobressair e anunciar o assunto do documento. Pode dar ênfase através da formatação em negrito ou itálico, alterar o tamanho do tipo de letra e, em seguida, alterar a cor do tipo de letra. Em alternativa a efectuar todos esses passos separadamente, pode aplicar Estilos Rápidos, conjuntos predefinidos de formatação que pode utilizar de modo a alterar o tipo, tamanho ou cor do tipo de letra apenas com um clique. Pode formatar facilmente títulos e cabeçalhos, por exemplo, através dos Estilos Rápidos. Para adicionar um estilo, seleccione o texto que pretende alterar. em seguida, no Friso, no separador Base, no grupo Estilos, coloque o ponteiro sobre um estilo. Pode verificar o aspecto que um estilo irá ter no documento ao apontar para este, sem ter de clicar.

14


Zoom

Repare no canto inferior direito se precisar de utilizar o zoom.

INFORMAÇÃO Depois de efectuar uma inserção, poderá pretender visualizar os seus detalhes. Para o fazer, tem de saber onde pode encontrar o zoom. Repare no canto inferior direito. Arraste o controlo de deslize para a direita para ampliar e para a esquerda para reduzir. Sugestões

Se clicar no número de percentagem à esquerda do controlo de deslize, abrirá a caixa de diálogo Zoom,

onde pode especificar uma percentagem de zoom.

Se o rato tiver uma roda, pode manter a tecla CTRL premida e rodar a roda para a frente para ampliar e

para trás para reduzir.

Pode igualmente encontrar comandos Zoom no separador Ver.

15


Aplicar um estilo elaborado

INFORMAÇÃO O comunicado de imprensa está bem estruturado. Tem títulos e subtítulos, formatação em negrito com uma cor diferente para fazer sobressair o resultado líquido e uma agradável lista formatada. Como último passo, veja os conjuntos de Estilos Rápidos. Estes são conjuntos de estilos que podem alterar completamente o aspecto do documento inteiro com um clique. Cada conjunto inclui estilos para diferentes níveis de títulos, corpo de texto, citações e subtítulos, todos concebidos para funcionarem em conjunto. Os conjuntos de Estilos Rápidos, apesar de alterarem o aspecto do documento, não alteram o tipo de formatação ou estilos já aplicados. Por exemplo, um estilo de subtítulo será substituído por um estilo de subtítulo; não será substituído por um estilo Título 1, por exemplo. Para visualizar como o documento ficaria com um conjunto de Estilos Rápidos, no separador Base, no grupo Estilos, clique em Alterar Estilos e, em seguida, clique em Conjunto de Estilos. Mova o ponteiro sobre os estilos da lista. À medida que o ponteiro pára em cada estilo da lista, pode visualizar as alterações no documento. Se visualizar um estilo de que gosta, clique no mesmo. Por exemplo, pode experimentar o conjunto Moderno para este comunicado de imprensa. Sugestão Se aplicar diferentes cores e tipos de letra a um conjunto de Estilo Rápidos, pode reutilizar as alterações várias vezes se as guardar como um novo conjunto de Estilos Rápidos. E, se desejar predefinir um conjunto de Estilos Rápidos para todos os novos documentos, também o pode fazer.

16


Pincel de Formatação

O

Pincel de Formatação está localizado no separador Base, grupo Área de Transferência.

INFORMAÇÃO Outro comando de formatação de alta velocidade é o Pincel de Formatação. Este está situado à esquerda do separador Base, no grupo Área de Transferência. No caso de não estar familiarizado com o Pincel de Formatação, este é uma forma rápida de duplicar a formatação de uma secção de texto para outra. Para utilizar o Pincel de Formatação, coloque o cursor no texto cujo formato pretende copiar e clique no botão Pincel de Formatação. Se pretender colocar a formatação em mais do que um ponto do documento, certifique-se de que faz duplo clique no Pincel de Formatação para que este continue activo. Em seguida, seleccione o texto ao qual pretende atribuir o novo formato. Para desactivar, clique novamente no botão ou prima ESC.

17


Inserir imagens, tabelas, cabeçalhos e rodapés

O separador Inserir proporciona ao documento uma mais-valia nas informações adicionadas. INFORMAÇÃO Para tornar o seu texto mais apelativo, poderá utilizar imagens, ClipArts, gráficos ou formas no documento. É possível adicioná-los através do separador Inserir. Mas esses não são os únicos comandos neste separador. Tem também os separadores Tabelas e Hiperligação. E ainda há mais. Sem imagens, mas prontos a utilizar, tem à sua disposição os números de página, caixas de texto e o WordArt.

18


Verificar a ortografia e outros separadores

INFORMAÇÃO Não faça erros — quando o trabalho no documento estiver perto do fim, verifique a ortografia e a gramática antes de o imprimir ou enviar por correio electrónico. O comando Ortografia e Gramática está situado no separador Rever devido a pertencer ao trabalho de revisão. Olhe para a extremidade esquerda, no grupo Verificação Linguística. Podemos ainda utilizar outros separadores para alterarmos a esquema de página, visualizar o documento de várias maneiras etc

Pronto para imprimir?

19


Antes de imprimir, verifique o esquema e a configuração da página aqui. INFORMAÇÃO Está pronto para imprimir — será de facto assim? Primeiro, verifique o esquema das páginas para a impressora. Todos os comandos estão no separador Esquema de Página. O grupo Configurar página contém o Tamanho (8,5 x 11, A4, entre outros), Orientação (horizontal e vertical) e Margens. É verdade: as definições das margens têm um acesso mais fácil, ao mesmo nível que outros comandos neste grupo. Recorde como nas versões anteriores tinha de entrar em vários menus, seleccionando o menu Ficheiro, Configurar Página e por aí adiante? Já não é assim.

20


Sim, pronto para imprimir

Escolha um dos vários comandos de impressão clicando no Botão do Microsoft Office. INFORMAÇÃO Quando estiver realmente preparado para imprimir, volte ao Botão do Microsoft Office. Mas lembre-se de que agora tem opções: Se clicar no comando Imprimir, abrirá a caixa de diálogo Imprimir. Se, em vez disso, clicar na seta à direita do comando Imprimir, ser-lhe-ão apresentados três comandos: Imprimir, que abrirá a antiga e familiar caixa de diálogo Imprimir. Impressão Rápida, que envia o documento directamente para a impressora. Pré-visualizar, que mostra o aspecto do documento impresso. Se utilizar com frequência este comando, poderá adicioná-lo à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.

21


Nos Bastidores

As OPÇÕES do programa já não encontram disponíveis no menu Ferramentas. Em vez disso, encontrá-las-á em Botão do Microsoft Office. INFORMAÇÃO Todas as funcionalidades que costuma utilizar diariamente no Word estão no "Friso", sendo mais fácil localizá-las do que anteriormente. Mas onde estão as definições de bastidores que não estão relacionadas com a produção de documentos, mas com o controlo do funcionamento do Word? Definições como a segurança e as informações do utilizador, dicionários do corrector ortográfico e a Correcção Automática? Em versões anteriores do Word, clicava em Opções no menu Ferramentas. Agora, todas estas definições pertencem às Opções do Word, que abre quando clica no botão Opções do Word no menu apresentado ao clicar no Botão do Microsoft Office.

22


Guardar sem esforço um documento do Word como PDF

Figura-1

INFORMAÇÃO

Há muitas situações em que é útil guardar ficheiros de um modo que preserve a formatação e permita a partilha dos mesmos. Documentos jurídicos, boletins informativos e currículos são bons exemplos. Com o Microsoft Office Word 2007, pode facilmente guardar um documento como documento PDF (Portable Document Format), sem necessidade de software de outros fabricantes.

23


Eis o que precisa para começar:

Figura-2 INFORMAÇÃO

Um documento PDF garante que o documento é visualizado online ou impresso exactamente com o formato que pretende e que os dados contidos no ficheiro não podem ser facilmente alterados. Frequentemente, as tipografias preferem receber documentos PDF. 1.Transfira e instale o suplemento gratuito Guardar como PDF ou XPS a partir da Microsoft (hiperligação dos EUA; transferência disponível a partir desta página em vários idiomas) 2.Abra o documento (Word, Excel, PowerPoint..) que pretende publicar como documento PDF. 3.Clique no botão Microsoft Office no canto superior esquerdo do ecrã, aponte para a seta ao lado de Guardar como e, em seguida, clique em PDF ou XPS (Figura 1). 4.Na lista Guardar com o tipo, clique em PDF. 5.Clique no botão Opções para configurar as propriedades de publicação e, em seguida, clique em OK (Figura 2). 6.Para concluir, clique em Publicar. Actualmente, a possibilidade de publicar ficheiros como documentos PDF está generalizada. Nas anteriores versões do Office não havia essa possibilidade sem o recurso a ferramentas dispendiosas de outros fabricantes. Agora, para além do Word 2007, esta nova capacidade aplica-se também ao Microsoft Office Excel 2007, Publisher 2007, PowerPoint 2007, Access 2007, OneNote 2007 e Visio 2007. Para além da possibilidade de guardar em PDF, estes mesmos programas permitem guardar ou publicar ficheiros no formato XML Paper Specification (XPS), que ajuda a garantir a capacidade de partilhar documentos de forma alargada.

24


01 manual Word 2007