Issuu on Google+

Prefeito de Ouro Branco fala da sua ascensão ao cargo e os aspectos sociais em Ouro Branco.

PÁGINA 11

www.avozdeitanhomi.com.br // (33)3231-1351 // jornal@avozdeitanhomi.com.br

Primavera a Estação das Flores ! "Primavera não é uma simples estação de flores, é muito mais, é um colorido da alma."

A

primavera está chegando, dia 23 de setembro teremos o inicio da estação mais bonita e colorida do ano; a “Primavera” este ano iniciará precisamente no domingo e terá duração de 89 dias, 20 horas e 16 minutos. Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Os dias são mais longos e a luminosidade é muito maior. Todas estas mudanças climáticas afetam também a vida de todos os seres na terra. È nesta época que a maioria das espécies procriam, especialmente as

FESTIVAL DA GALINHA CAIPIRA DE CAPITÃO ANDRADE/MG

N

a sua 15ª Edição, a festa promete agradar a público e visitantes presentes. Este ano, a festa contará com shows exclusivos sertanejos, com Alan e Alex, as músicas populares dos “Parada Dura”, Marcelinho Rodrigues, e a tradicional noite Gospel. A população capitandradense, bem como das cidades vizinhas aguardam ansiosos a chegada do evento. Programação: Dia 22

(Quinta-feira): Show Gospel; Dia 23 (Sexta-feira): Show sertanejo com “Os Parada Dura”; Dia 24 (Sábado): A festa promete com Marcelinho Rodrigues; Dia 25 (Domingo): Encerrando a festa em grande estilo, Alan e Alex. Cobertura completa deste grande evento em Capitão Andrade na próxima edição.

flores se fazem presentes neste período; desabrocham, crescem, enfeitam e perfumam tudo a nossa volta. A Primavera é uma estação especial porque dá a vida um clima de otimismo e renovação. Traz-nos a sensação de que as coisas boas acontecem e, principalmente, de que o amor está no ar. No canto dos pássaros, na beleza dos jardins, em cada pessoa e em cada sorriso. Aproveite o sol no rosto, o vento nos cabelos, o perfume e a beleza das flores. Curta o clima nas ruas e parques, pise na grama e sinta a natureza ao seu redor.

Alunas da Escola “Maria Assunção” recebem homenagem da Câmara de Vereadores

L

uana Delesportes e Leiliane Costa, alunas destaques da Escola “Maria Assunção” de Edgard de Mello recebem placa de honra ao mérito pela Câmara de Vereadores de Itanhomi, também homenageada da noite a diretora Gislene Dornellas representando roda a escola.

PARTIDOS VOLTAM A SE REUNIR PARA DISCUTIR SUCESSÃO MUNICIPAL EM 2012

N

o dia 22 de agosto, na residência do casal Willys e Luciane, aconteceu mais uma reunião da direção dos partidos PT, DEM, PTB, PSB, PPS, PSDC, PSD e PSDB, que pretendem unir -se para a disputa das eleições municipais de nosso município. Nesta reunião foi reafirmada a unidade das lideranças e também foi esclarecido aos dirigentes de partidos sobre os prazos do

calendário da justiça eleitoral, acentuando-se que o prazo de filiação para quem almeja ser candidato é até o dia 07

de outubro de 2011, tendo em vista que para ser candidato é preciso estar filiado há pelo menos um ano antes da elei-

ções. Ficou decidido que em breve acontecerão novos encontros, deixando a data a ser definida posteriormente.

Agosto á 7 de Setembro de 2011 - Edição 572

EDITORIAL Fraudes em Concursos Públicos

A

costumeira falta de profissionalismo e descumprimento total da lei vem se intensificando em relação às empresas que aplicam as provas que designam os servidores públicos. A Falta de consideração à aqueles que se esforçam todos os dias em busca de um futuro melhor através de um emprego de segurança e salário digno é inadmissível, a corrupção que toma conta dos sonhos de quem vê em um CONCURSO a chance de estabilidade. Aqui falamos em defesa de todos aqueles que dia e noite estudando, ou mesmo aqueles que trabalham durante o dia e utilizam a noite para repassar os conhecimentos, ou ainda os que freqüentam cursinhos em busca de uma boa classificação que os garantam a vaga e que após os resultados fraudolados são taxados como meros “idiotas” diante da massa de corruptos que nomeiam segundo a própria vontade ou ainda a demanda de favores que devem a alguém. Queremos pessoas CAPACITADAS a preencherem os cargos, só assim a cidade poderá crescer e evoluir. As fraudes em CONCURSOS só servem ao atraso no desenvolvimento da própria cidade já que com a corrupção não são os melhores e mais bem preparados a serem empossados e sim pessoas que tem conhecimento, conchavos e certa intimidade com os componentes dos órgãos administrativos da cidade. Vamos dizer NÃO ao desprezível CONCURSO de CARTAS MARCADAS, aplicados por DITADORES DEFRAUDADORES DA DEMOCRACIA, que se acham além das necessidades da população e obrigações que tem em servila com dignidade, transparência e honestidade.

PSDB não pode ser dirigido por afiliados de outros Partidos

C

laiber Calilli, fala das pretensões do ex governador do nosso Estado Aécio Neves para fortalecer o partido PSDB o que começa a fazer com que o partido seja dirigido por membros exclusivamente afiliados ao PSDB; em nossa cidade o partido era administrado pelo prefeito que o fundou só que o prefeito é afiliado ao PDT, sendo assim Raimundo Penaforte terá que obedecer ao Estatuto e a Ficha Limpa do PSDB que diz que qualquer decisão a ser tomada ou projetos a serem promulgados terão que passar ao conhecimento do partido para que também ocorra a aprovação ou não por parte do PSDB, caso haja a desobediência quanto ao Estatuto o seu mandato poderá a vir ser caçado. Isso porque o prefeito quando eleito participava de uma coligação da qual o PSDB fazia parte. Hoje fazem parte da cúpula do PSDB em Itanhomi Claiber Calilli, Julio Ramos de Souza, José Geraldo Gomes e o vereador Odilon Cassimiro que assumiram o PSDB a pedido de Paulo Abiackel- deputado federal e presidente do PSDB de Minas. Lembrando que o PSD e o PSDB estão coligados e trabalharam juntos em nossa cidade.


PÁGINA 2

AGOSTO Á 3 DE SETEMBRO DE 2011

OCORRÊNCIAS POLICIAIS Apreensão de Drogas **Apreendido com o Sr. Nicanor Luiz de Souza Junior 24 anos, uma bucha de uma substância verde que o mesmo confirmou ser Canabis Sativa (maconha) e afirmou ser para seu próprio consumo. O autor relatou que adquiriu o produto dos Srs. Arimatéia Augusto e Denis Os PMs foram ao encalço dos outros dois suspeitos, mas não lograram êxito. Por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, Nicanor foi liberado na presença de duas testemunhas após firmar compromisso de comparecer à Depol local para esclarecimentos dos fatos. **Através de uma denúncia anônima o Sr. Marlon Santos, 19 anos, foi apreendido em frente ao Bar do Big’s pela guarnição policial. No interior do seu carro foi encontrado uma bucha de maconha. No entanto, o suspeito negou que a droga ilícita lhe pertencesse. Por tratar-se de crime de menor potencial ofensivo o mesmo foi liberado na presença de Jhon David Fernandes Ramos, sob o compromisso de retornar à Depol no primeiro dia útil após o acontecido para prestar esclarecimentos.

assim sabendo o local de seu trabalho deslocaram até este onde o autor negou que havia em sua custódia algum tipo de arma de fogo, mas ao saber que os PMs já estavam com as espingardas este confessou que era dele e informou que não tinha material para municiar as armas. Como o autor não tem registro para porte de armas de fogo, ele foi preso e informado de seus direitos constitucionais.

Porte Ilegal de Arma Branca.

Lesão Corporal.

**Solicitados na Rua Bolívar de Freitas nº 454, a PM fez a seguinte ocorrência, onde o Sr. Jucenilton Barbosa Jorge 30 anos, após chegar em casa com sintomas de embriaguez se pôs a quebrar todos os móveis e pertences da residência, segundo Dona Ana Mídia Ferreira, avó do autor este se encontrava em companhia de “Netinho” Coelho. Ao adentrarem na residência pela primeira vez o autor já havia fugido ao saber do que sua avó havia acionado a Polícia local e retornou somente em alta madrugada, assim adentrando em seu quarto ainda com os ânimos exaltados novamente foi solicitada a presença dos PMs que lograram êxito dando voz de prisão à Jucenilton que se encontrava em liberdade condicional.

**Valdecir Galone Furtado, 33 anos, por motivo de ciúmes agrediu com uma faca, deferindo um golpe no braço da sua ex amasia Tatiana Maria da Silva, 19 anos, quando a polícia chegou na residência de Tatiana, o autor ainda se encontrava no interior da casa, em sua cabeça havia um corte causado por uma batida na parede durante a briga do casal, isto informado por Tatiana e confirmado por Valdecir. O autor e a vítima foram encaminhados ao Hospital local para serem devidamente atendidos e medicados. Logo após foram deslocados à Depol local onde o Sr. Valdecir continuava a proferir ameaças de morte à Tatiana. Na Depol ele foi informado de seus direitos e ali tomadas as medidas cabíveis.

Posse Ilegal de Arma de Fogo/ Acessório/ Munição de Uso Permitido.

**Durante o evento “Feira da Paz” a vítima Marcos Vinicius Izalino, 20 anos, solicitou a PM local devido ao fato de ter sido agredido por uma garrafada e vários chutes pelo corpo. O ocorrido se deu ao fato de visitantes da cidade de Governador Valadares terem “mexido” com sua namorada. A vítima foi levada ao hospital local e devidamente medicada, apresentando sintomas de embriaguez. Os autores não foram identificados. **Marcos Miranda de Oliveira, 34 anos, foi agredido por Adacir Ribeiro Sobrinho, 18 anos. Segundo o autor o golpe deferido no rosto de Marquinhos que se encontrava no “Bar do Edmilson” foi em função às agressões cometidas por Marcos à Sebastião Reis Filho. Por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, o autor foi liberado na presença de duas testemunhas, mediante ao compromisso firmado em comparecer à Depol.

**O Sr. Ângelo Domingos Figueiredo, 72 anos, residente na Mata dos Rosas havia em sua residência uma Espingarda que relatou ser herança de seu pai. O mesmo apresentou aos PMs a arma, então descarregada e uma certa quantidade de munição. Tudo fruto de uma denúncia anônima de que o Sr. Ângelo estava utilizando a arma para a caça de animais da Fauna brasileira; como o Sr. Ângelo não tem autorização para possuir armas de fogo, a espingarda foi apreendida e ele foi conduzido à Depol informado de seus direitos constitucionais. **Sob denúncia anônima de que o Sr. José Garcia da Silva 38 anos, estava em posse de armas de fogo e as utilizavam em prol de caça da fauna brasileira, os policiais militares deslocaram-se à residência do mesmo onde encontrava-se somente sua esposa, que permitiu a entrada dos mesmos em sua residência, onde no mato ao lado foram encontradas duas espingardas polvéira. Foi indagado à sua esposa onde se encontrava o Sr. José Garcia,

J

oão Lomeu da Silva (Conhecido como João Benedito) faleceu aos 71 anos acometido de Metástases pulmonares e com um tumor de pâncreas. O falecimento ocorreu no dia 14 de julho no Hospital São João de Deus em BH. Sr. João era casado com a saudosa Maria Ilidia da Silva e pai de Sônia Ilidia, Marlúcia Silva (Teca), Geraldo Silva e Elza Silva. Seu corpo foi velado na residência de sua irmã Geralda Maria (BH), e no dia seguinte às 17h00 houve missa de corpo presente no Cemitério Municipal em Santa Luzia (BH), onde reuniram parentes e amigos para presta-lhe sua última homenagem. Que ele descanse em paz e que possa interceder sempre a Deus por nós.

P

**O adolescente W.L.S 15 anos, foi apreendido no evento “Feira da Paz” com uma faca escondida em sua blusa de frio. Este nos relatou que a faca em questão seria para agredir um seu possível agressor (que ele não conhecia, mas se o avistasse o reconheceria), assim sendo a polícia local entrou em contato com a mãe do menor a senhora M. A., e por se tratar de crime de menor potencial ofensivo o autor foi liberado na presença de duas testemunhas e de sua genitora, sob o compromisso firmado de comparecimento à Depol para prestar esclarecimentos.

Dano.

**Após denúncias de que o Sr. Sebastião Alves Soares, 75 anos, estaria consertando armas de fogo no Distrito de Edgard Melo a PM deslocou-se até a sua residência. Sabe-se que o autor já havia sido preso por tal ação. No início da conversa ele negou que estivesse exercendo tal função, mas franqueou a entrada dos PMs em sua residência para que fosse feita uma vistoria local. Durante a busca foi encontrada em seu quarto uma Espingarda Pólveira de dois canos e coronha (desmontada), e em uma bolsa que havia sido arremessada no meio do mato uma Garrucha de dois canos calibre 22, certa quantidade de munições deflagradas e outras em perfeito estado. Foram encontrados ainda vários canos, coronhas sem acabamento e peças de armas que foram apreendidas. Após a apreensão foi questionado ao Sr. Sebastião se ele possuía autorização para reparos em armas de fogo, respondendo que não, o mesmo foi preso e informado de seus direitos constitucionais e assim conduzido à Depol local para medidas cabíveis.

FALECIMENTOS

aulo Neves de Faria faleceu aos 59 anos de Infecção Generalizada no dia 03 de agosto no Hospital de Itanhomi. Paulo era casado com Edilurdes da Silva Faria e pai de Cleider, Paulo Luiz, Luiz Carlos e Alex da Silva Faria. Seu corpo foi velado em sua residência e no dia seguinte às 16h00 houve uma celebração na Igreja Nossa Senhora Aparecida dirigida pelo Sr. Milton Lucas, onde se reuniram parentes, amigos e co-

nhecidos da família para dar-lhe seu último adeus.

F

aleceu aos 91 anos, Sebastiana Maria de Jesus (conhecida carinhosamente como Nenzinha Basílio) acometida de Pneumonia e Parada Cardíaca no dia 07 de agosto no Hospital de Itanhomi. Filha dos saudosos João Luiz dos Reis e Donata Maria dos Reis, era irmã de José Basílio, João Basílio, Altivo Basílio, Altiva Basílio, Maria Basílio, da falecida Joaquina Basílio, Nelzina Maria de Oliveira e Anadir Basílio. Seu corpo foi velado em sua residência e no dia seguinte às 09h00 houve uma celebração na Igreja Nossa Senhora Aparecida feita pela leiga Maria da Penha Ribeiro, onde se reuniram parentes, amigos e conhecidos da família para dar-lhe o seu último adeus. Dona Nenzinha ficava aos cuidados de sua sobrinha Luzia Basílio, durante os quatro anos de sua enfermidade. Que ela possa estar sempre intercedendo a Deus por nós e que Deus seja o consolo à família.

É

lcio da Silva de Oliveira faleceu aos 65 anos no dia 23 de agosto às 08h50min da manhã no Hospital de Itanhomi acometido de Infarto Fulminante. Era casado com Maria Francisca Martins de Oliveira e pai de Elcimar Adriana de Oliveira e Ana Paula Martins de Oliveira. Seu corpo foi velado em sua residência e no dia seguinte às 08h00 houve uma celebração feita

Vias de Fato/ Agressão. **Alexandre da Cruz de Oliveira, 20 anos, foi encontrado agredindo a vítima, Rozenilda Firmino de Paula, 31 anos em um dos dias da Feira da Paz. Segundo a vítima o autor chegou na sua barraca e não queria pagar a cerveja. Embriaguez ao Volante. **Adão de Oliveira Cunha 63 anos, dirigindo embriagado provocou um acidente na Rua Bolívar de Freitas, seu carro um Fiat Strada durante uma manobra de marcha-ré, veio a chocar-se em um Corcel/ Ford. Por se tratar de crime de menor potencialidade ofensivo, foi recolhida a sua habilitação e o autor na presença de duas testemunhas, firmou o compromisso de comparecer ao quartel no primeiro dia útil após o ocorrido.

Atuação contra a caça e porte ilegal de arma de fogo no primeiro semestre deste ano. Dados: Mais de 60 armas de fogo apreendidas no ano de 2011. Prisões: Mais de 25 autores de posse ilegal de arma de fogo foram presos pela PMMG de Itanhomi em 2011. Principais Ocorrências: Relativas a caça ilegal; Oriundas de ameaças com envolvidos armados; Disparos de arma de fogo em via pública; Tentativas de homicídios. Atuação Policial: O grande número de armas de fogo apreendida, o maior já registrado no pelotão para o mesmo período em anos anteriores, contribuiu para a redução de mais de 60% da ocorrência de crimes violentos na cidade, como roubo, homicídios, estupros, dentre outros, al��m da redução de outros crimes como ameaça, furtos e lesão corporal.

pelas leigas Edith Mariêta e Penha Ribeiro, onde se reuniram parentes, amigos e conhecidos para dar-lhe seu último adeus. A família aproveita para agradecer o apoio, a solidariedade e o carinho dos amigos.

J

osé Basílio Dias faleceu aos 61 anos no dia 23 de agosto às 12h10min de Infecção Generalizada em sua residência. Era casado com a saudosa Maria das Graças Dias e pai de Geovana Maria Dias. Seu corpo foi velado em sua residência e no dia seguinte houve uma celebração feita pelo Pe. Zezinho, onde se reuniram parentes e amigos para dar-lhe seu último adeus. Sr. José deixou 2 netinhos.

F

aleceu, ainda, o Sr. Geraldo Joaquim Gonçalves no Hospital São Vicente de Paulo em Itanhomi. Seu corpo foi velado na Capela “Raimundo Bernardino” e no dia seguinte houve Missa de corpo presente na Igreja da Matriz celebrada pelo Pe. Zezinho, onde se reuniram parentes e amigos para o último Adeus. Sr. Geraldo trabalhava como ajudante na Cerâmica e era casado com Lucélia da Silva de Jesus, deixou seus dois filhos Guilherme da Silva Gonçalves e Beatriz Cristina Gonçalves. À família, nossas condolências. No meio dessa confusão alguém partiu sem se despedir; foi triste. Se houvesse uma despedida talvez fosse mais triste ainda. Creio que será permitido guardar uma leve tristeza, e também uma lembrança boa, que não será proibido confessar que às vezes se tem saudades, que passaram, mas não se perderam, porque ficaram em nossas vidas e que a lembrança deles nos faz sentir maior a nossa solidão; o silêncio entretanto, torna tudo menos penoso; lembramos apenas das coisas boas e duradouras e digamos apenas a pequena palavra: ADEUS.


PÁGINA 3

AGOSTO Á 3 DE SETEMBRO DE 2011

CAPITÃO ANDRADE É NOTÍCIA HOJE !

7 de Setembro comemorado com belíssimo desfile em Capitão Andrade

N

o dia em que se comemora, gloriosamente, à Independência do Brasil, a cidade de Capitão Andrade comemorou em grande estilo esta data tão festiva nacionalmente. O tradicional desfile de 7 de setembro, já tradicional na cidade, conta com a colaboração da Administração Pública e das Escolas das Redes Municipal e Estadual de Ensino, bem como todas as secretarias do Município. Este ano o tema escolhido para o desfile foi “Cultura de Paz”, incentivo e apoio à Paz e à Cidadania nas Escolas e na Sociedade, num momento de grande violência no cenário regional e nacional, uma vez que a Educação é a grande chave para uma cultura da paz. Na sede do município o desfile aconteceu no período da manhã, e envolveu, além da banda, formada por adolescentes do município os alunos da rede municipal de ensino, dos 6 aos 12 anos de idade. O desfile também aconteceu no distrito de Bom Jesus da Vista Alegre (Perdida) no período da tarde, e contou com

a participação dos alunos da rede municipal do distrito bem como dos estudantes do 6º ao 9º ano do segundo endereço da Escola Estadual Levindo Dias. O evento contou com o apoio e a participação da comunidade, da PM que acompanhou o desfile nos dois momentos, tanto na sede quanto no distrito, abrindo-o em grande estilo com a viatura policial, com a sirene ligada, em sial de alerta, dos professores envolvidos, dos diretores participantes, e em especial da secretária de Educação, que não mediu esforços para a realização do desfile, que agradou e muito ao público presente. As alas que compuseram o desfile foram ornamentadas de forma a suscitar o gosto do público que compareceu para assistir ao evento. Dentre elas, algumas se destacaram como a ala Família Real, a de Esportes, a de Profissões, a das Religiões, respeitando a diversidade e a crença de toda a sociedade. A ornamentação estava linda, e foi alvo de elogios dos espectadores.

Na sede, o desfile contornou as principais ruas da cidade, como as Ruas São Geraldo, Governador Valadares e a Praça João de Laia. No distrito de Bom Jesus da Vista Alegre, o desfile percorreu as ruas do distrito, chamando a atenção de espectadores e transeuntes. No encerramento, houve o hino nacional e os agradecimentos feitos pela Secretária de Educação, Alessandra_____________________, em nome de toda a administração voltado para todos os que participaram e contribuíram para a realização do mesmo. O prefeito da cidade, Sr. Josias Morini Mendonça, salienta que o objetivo do desfile é conscientizar a população da importância de se buscar um mundo sem violência, com espaço e apoio à paz e, principalmente, com resgate de valores primordiais para nossa sociedade. Já tradicional em Capitão Andrade, o desfile de 7 de setembro mais uma vez resgatou o amor à pátria e a prática da cidadania dos seus munícipes.


PÁGINA 4

AGOSTO Á 3 DE SETEMBRO DE 2011

“PROJOVEM” e “BOM DE BOLA, BOM NA ESCOLA!” Atividade Integrada

Secretario da Saúde Francisco Melo fala sobre a ausência de Pediatra na cidade.

C

F

oi realizado no último dia 10 de setembro de 2011, mais uma atividade conjunta envolvendo projetos sociais desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social de Itanhomi e a Polícia Militar. A atividade contou com a participação dos jovens integrantes do projeto “Bom de Bola, Bom na Escola!”, desenvolvido pela PMMG em Itanhomi e Pelos Jovens integrantes do PROJOVEM de Itanhomi. Contou ainda com a participação de jovens oriundos do distrito de São Vicente de Tarumirim. O evento, que teve como objetivo trabalhar atributos como disciplina, espírito de corpo, cidadania e resistência a drogas, ocorreu no “Sítio do Quinzim”, localizado na saída para o distrito do Jataí. Contando com a colaboração do Senhor “Quinzim”, figura ilustre e importante para Itanhomi, o evento ocorreu durante todo o dia do sábado, com diversas atividades. Com início às 08:00, foi servido a todos os participantes do evento um café da manhã, que antecedeu uma palestra ministrada pelo Cabo César, policial militar do pelotão de Itanhomi, atuante em Capitão Andrade. Durante a palestra, os jovens foram tocados com palavras referentes às conseqüências do uso de drogas, indisciplina, evasão escolar, desavenças familiares, dentre outros temas, norteados pela necessidade de uma crença em DEUS. A Palestra, com duração de aproximadamente uma hora, foi digna de elogios por todos os participantes. Após a palestra, foram iniciados as atividades desportivas, com o futebol feminino, jogo, entre as integrantes do PROJOVEM de Itanhomi contra o time feminino do distrito de São Vicente, com vitória do time da casa por 1 x 0, gol da jogadora Keila. Após o futebol feminino ocorreu o jogo entre os integrantes do “Bom de Bola, Bom na Escola” contra o time formado pelos integrantes do “PROJOVEM”. O jogo terminou empatado em 3 x 3, com vitória do “Bom de Bola, Bom na Escola” nas cobranças de pênaltis. Após os jogos, foram feitas as premiações das equipes, com troféus para as equipes vencedores e premiações para os artilheiros e goleiros destaque. Foi contemplado ainda com uma medalha o Senhor Gilberto “Margarido”, que arbitrou os jogos como colaborador das atividades. Foi servido almoço a todos os participantes e, logo após, encerradas as atividades com disputas de “cabo de guerra” e “corrida de saco”, onde os vencedores foram premiados com brindes diversos. O evento alcançou o objetivo proposto e contínuo de sempre realizar atividades fortalecedoras do senso critico dos jovens, principalmente com relação a resistência às drogas e deve ser realizado novamente com mais jovens ainda no mês que vem.

hegou à nossa Redação a denuncia da falta de pediatra em nossa cidade e as pessoas que precisam de um atendimento rápido acaba-se por deslocar-se até Valadares ou ainda nas cidades vizinhas de Capitão Andrade e Tarumirim. Exemplo disso foi uma “Senhora” que o filho teve uma crise alérgica levou-o imediatamente a Capitão Andrade e o pediatra da cidade disse: “Outro de Itanhomi? Porque vocês de Itanhomi não fazem um abaixo assinado para que a

secretaria da saúde providencie um pediatra já que é atendimento necessário? - Aqui ressalvamos que a “senhora” informou-nos que foi muito bem atendida. Então “A Voz” procurou o secretario da saúde Francisco de Melo e ele em entrevista nos informou que estão tentando fechar um contrato com um pediatra o mais breve possível, justamente para que a população não precise ir à outra cidade em busca de atendimentos de média complexidade. Ainda disse “As pessoas

que vão a outras cidades para atendimento medico que infelizmente ainda não podemos suprir, queria dizer que estão agindo sem procurar a secretaria da saúde, pois, mesmo que não disponibilizamos de atendimento prontificado, temos o convenio com o CISDOCE onde poderemos estar conseguindo as consultas necessárias. Mas deixo sob aviso em nome da secretaria que estamos acertando contrato com um pediatra, resta esperar para que tudo fique pronto” conlui.

FALECIMENTOS

V

ilma Vidal da Costa faleceu no dia 23 de agosto em Governador Valadares. Eu vou para o Pai, jamais esquecerei aqueles que amei na terra. “Essa doença não é para a morte, mas para a glória de Deus, para que o filho de Deus seja glorificado por meio dela.” Jo 11:4 Hoje o Senhor removeu a pedra do seu sofrimento, lhe chamou pelo nome, mudou sua história, lhe fez um milagre e restaurou sua vida. Nossa amiga não morreu, adormeceu, mas o Senhor a acordou. (Jo 11:11) Obrigado por sua presença marcante e eterna em nossas vidas, e por todo testemunho de vida venerável. Nós te amamos! Sempre... Os ventos que as vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que nos trazem algo que aprendemos a amar. Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim aprender a amar o que nos foi dado, pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre.

“Galo Velho” encontra-se enlutado pela perca de Vilma.

J

osé Branco membro do “Galo Velho” fala em nome de toda a equipe sobre o falecimento de Vilma, proprietária do “Bar da Vilma” considerado por todos os membros do “Galo Velho” a “SEDE” do time, então nos disse que além de um choque muito grande pela rapidez

J

osé Lopes Pereira faleceu aos 77 anos no dia 12 de julho com Parada cardiorrespiratória, acidente vascularcerebral e hipertensão arterial sistêmica. Era casado com Maria Fidélis Lopes e pai de Geraldo Magela, Ana Maria, Maria de Fátima, José, Josemar e Maria Amélia. Seu corpo foi velado na Igreja Metodista Wesleyana e no dia seguinte às 11h00 houve um culto realizado pelo Pastor Macário, onde se reuniram parentes, amigos, conhecidos e ao final do culto os colegas

dos fatos foi como perder um familiar já que à mais de 20 anos, todas as quintas feiras todos os membros do “Galo Velho” estavam presentes ali para a confraternização semanal que não tinha hora para acabar, e segundo ele Vilma sempre com muito carinho atendendo-os. Os votos de

toda a família do “Galo Velho” é que Douglas, filho da já saudosa Vilma se recupere o quanto antes desta grande dor e afirma que todo o time encontra-se em luto e se colocam à disposição a ele que é uma pessoa de um caráter e educação ímpar!

Maçons para prestar-lhe sua última homenagem. Esposo, companheiro, pai, amigo, exemplar chefe de família, veio para Itanhomi quando tinha 12 anos de idade, era natural de Miradouro – MG. Aqui se casou e teve seus filhos; era alfaiate de renome; ingressou na Maçonaria, chegando a ser venerável por um período, atingiu o grau máximo, verdadeiramente a Maçonaria era uma de suas grandes paixões. Que ele descanse em paz.

H

erli Maria de Barros faleceu aos 60 anos no dia 23 de agosto às 14h30min no Hospital Regional de Governador Valadares acometida de Septicemia. Herli era casada com José Dias de Barros (conhecido como José Caboclo) e mãe de Ronivon Dias, casado com Elenilce com quem tem dois filhos: Ronieberte e Ellen (Manaus), Rosilândia Janete, casada com Railson com quem tem dois filhos Raissa e Rafael (BH), Ronaldo, casado com Janaína com quem tem

uma filha, Renata (Itanhomi), Rosângela, casada com Geraldo com quem tem um filho, Ronaldo Júnior (Mato Grosso) e Rodrigo, casado com Rosângela (EUA). Seu corpo foi trazido para Itanhomi e foi velado em sua residência. No dia seguinte houve missa de corpo presente na Igreja Matriz celebrado pelo Pe. Zezinho, onde reuniram parentes, amigos e conhecidos para prestar-lhe sua última homenagem.


PÁGINA 5

Por: João da Mata COLUNA FOLCLÓRICA

Dia dos Pais! 14 de Agosto comemorouse o Dia dos Pais. Sendo um deles gosto de observar os bons exemplos dos demais e viver de acordo respeitando tudo e todos. O pai que Deus confiou poder financeiro, o pai com menores condições financeiras. De qualquer forma, não olhando estas causas, qual o pai que não passa por dificuldades como doenças, com si mesmo, a esposa e os filhos, e não só doença, mas os pais que tem filhos e nem sabe onde estão, uns em outros países, outros ainda detidos em uma prisão, que é o pior de tudo, pois nessas condições os pais não os podem ajudar. Não precisa possuir fazendas, boiadas e mansões, o mais importante é a paz, saúde e amizade e nunca esquecer que devemos parar um pouco e meditar na nossa vida espiritual, pois muitas vezes achamos que somos donos do mundo, mas as coisas não são assim, a resposta de Deus é outra: “Aqui tudo passa, então filhos, não sejam a causa da tristeza de seus pais e o mesmo para os pais quanto aos filhos; se assim proceder um tem que prestar conta ao final e mesmo aqui podem vir a acontecer coisas ruins.” Acredito que, ainda com todos os esforços que um pai pode fazer, existem filhos ingratos e a estes devem ser avisados que deem valor à aquele que sempre fez o possível e o impossível para o bem estar de sua casa, de sua família e principalmente, dos seus filhos. Ainda em tempo devemos agradecer a Deus pelo simples fato de que os quatro dias da “Feira da Paz” tenham passado em alegria e harmonia. Abraço à todos!

Arraiá do Jucini !

R

ealizada no dia nove de julho o “ARRAIÁ DO JUCINI”, a renda destinada a comprar um som para o grupo. Sete casais dançaram a quadrilha que teve início com uma peça sobre casamento do Jeca. A festa ocorreu em frente a maçonaria, nas barraquinhas foram vendidos feijãozinho, canjicão, cachorro-quente, bolo, refrigerante e diversos tipos de bebidas. Devido a venda de bebida alcoólica, o nome do grupo de jovens nem foi citado, a festa ocorreu anonimamente.

AGOSTO Á 3 DE SETEMBRO DE 2011

Escola Estadual “Humberto de Campos” se inscreve no prêmio de redação da ALMG

A

E.E. Humberto de Campos se inscreveu no Concurso de Redação promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais- ALMG em parceria com a Secretaria de Educação de Minas GeraisSEE/MG, em comemoração aos 300 anos de três principais cidades integrantes do Ciclo do Ouro em Minas - Mariana, Ouro Preto e Sabará. O tema proposto foi “Eu, minha cidade e os 300 anos do ciclo do Ouro em Minas”. A primeira etapa foi realizada na escola com a participação de alunos do 6º ao 9º ano, onde foi selecionada a redação que participará da Etapa regional. Participaram deste concurso 19 alunos: Juliana, Etelmara, Marlen, Márcia, Daniela, Au-

rora, Edson, Kelly, Taynara, Ana Claudia, Gabriela, Luiz Felipe, Gustavo, Filipy, Lavínia, Inês, Lorena, Julia e Carlos Victor. Entre eles a redação escolhida pela comissão julgadora da escola foi a do aluno Filipy Augusto dos Santos Marciano do 6º ano A. Foram premiadas ainda mais três redações dos alunos: Lorena, Gustavo e Inês. A ALMG irá premiar os alunos vencedores do Estado de Minas com um notebook e um passeio turístico ao município de Ouro Preto em outubro de 2011 bem como os professores, orientadores e diretor. Ao aluno Filipy, boa sorte na etapa regional!

Pais do Grupo “Melhor Idade” recebem homenagem e um delicioso café da manhã. “Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentirse protegido por um pai”. (Sigmund Freud) Inspirada nesta frase a equipe da Assistência Social de Itanhomi prestou uma singela homenagem aos pais do grupo da Melhor Idade no dia 12 de agosto. Na ocasião foi oferecido a eles um delicioso café da manhã, dinâmicas e uma homenagem especial das mães do grupo aos pais presentes. “É comum dar parabéns por um ato realizado, parabéns por um serviço bem feito, no entanto, é uma grande alegria e até uma honra para nós da Assistência Social dar parabéns a um pai de família, um pai exemplar, aquele que através do exemplo educou e preparou seus filhos para o futuro. Aos pais da Melhor Idade, muita saúde, paz e reconhecimento de seus filhos por toda dedicação a eles.”

DICAS DA TIA GÊ HISTÓRIA: Acredita-se que o boldo tenha origem africana e que só foi trazido ao Brasil na época da colonização, a partir do século 16, pelos escravos, que o ultilizavam em cultos religiosos do Candomblé. A propósito, um de seus nomes populares, “tapete-de-oxalá”, diz respeito a um orixá da religião. O chá de boldo é eficaz no combate aos gases intestinais e à diarréia, além de equilibrar as taxas de colesterol. Chá de boldo com alcachofra: Ingredientes: ½ colher (chá) de boldo ½ colher (chá) de alcachofra 250 ml de água Preparo: Misture as folhas de boldo e a alcachofra em um copo e adicione a água fervente. Abafe por 10 minutos e adicione mel para adoçar. O chá é indicado para combater a má digestão.

Chá de boldo com goiaba

Ingredientes: 1 colher (chá) de boldo 1 colher (chá) de folhas de goiaba 500 ml de água Preparo: Misture a água fervente, as folhas de boldo e as folhas de goiaba. Abafe por 10 minutos e adoce com mel. A preparação é indicada para casos de diarréia.

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS

Por: Milton Mariano Turma do mensalão

ESTAMOS PEDINDO UM APOIO PARA OS PRODUTORES RURAIS DE ITANHOMI, PARA A REVITALIZAÇÃO DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS, OPERANTE NA CIDADE DESDE 2000. HOUVE A PRIMEIRA REUNIÃO DOS PRODUTORES NA CÂMARA DIA 26 DE AGOSTO DE 2011, FICANDO ASSIM DESIGNADO UMA JUNTA ADMINISTRATIVA QUE TERÁ 6 MESES PARA REVITALIZAÇÃO, FORMADA POR: JOCILEY, ANTÔNIO COBRA , ZÉ GOMES, ROBERTO CALILI, CARLOS E MANEL PORTUGUÊS.

Supremo, irmão camarada, Que é o espelho da nação Mas não julga por nada A turma do mensalão.

DESDE JÁ NOSSOS AGRADECIMENTOS

Procurador já pediu Deles a condenação. O supremo não ouviu; Ouça o clamor do povão.

“Projeto Folclore” anima a Escola Municipal Ana Silvéria de Jesus

Vinte e sete indiciados Que estão em todos os cantos, Sendo beneficiados Já causando desencantos.

Tantas leis já votadas, Que não tem nenhum sentido E que são contestadas Pelo povo já comovido. Casar sexo, sim opostos, Como foi votada a lei, Ficaremos expostos A um futuro, que não sei...

A

Escola Municipal Ana Silvéria de Jesus, desenvolveu durante o mês de agosto o “Projeto Folclore” com o objetivo de resgatar a cultura de nossos antepassados, incentivando a imaginação e a criatividade dos alunos e participantes do evento. A culminância aconteceu no dia 26 de agosto no pátio da escola com a visita dos pais das crianças, quando foram expostos os trabalhos realizados pelas crianças e pelos pais. No mesmo dia, as crianças e funcionários, homenagearam as Pedagogas Emília Márcia Medeiros e Dorotéia Lopes de Paiva Freitas. Também foi promovido, no dia 27 de agosto, “O dia da família”. As crianças e os pais se divertiram a vontade. Os pais participaram de competições, receberam prendas e medalhas. Foram 2 dias inesquecíveis para as crianças, pais e funcionários.

VESTIBULAR E EDUCAÇÃO

L

ucas de Souza Batista, filho de Maria Clarisberte de Souza Batista e João Batista, aluno de doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais -- Departamento de Engenharia Elétrica, recebeu durante a realização do 'IEEE Congress on Evolutionary Computation 2011' o prêmio de 'Best Paper Award' conferido a ele pelo trabalho intitulado 'A Comparison of Dominance Criteria in Many-Objective Optimization Problems'. Este evento, conhecido pela comunidade acadêmica como 'The Big EC', ocorreu em New Orleans, USA, entre 5 e 8 de junho de 2011." Lucas é mestre e Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A

provado em 7º lugar no Vestibular de Filosofia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Saulo Messias Ferreira, farmacêutico-bioquímico da Secretaria de Saúde de Capitão Andrade. O curso será ministrado em Governador Valadares pelo Projeto Universidade Aberta para todos do Governo Federal. Saulo é Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas, onde se formou em 2004. A notícia da aprovação foi comemorada em dose dupla, já que sua namorada, Edivânia Aparecida do Val também foi aprovada em 27º lugar no mesmo curso. Ansiosa, Edivânia, que é residente em Capitão Andrade, filha de Joaquim Gomes do Val e Maria do Rosário do Val – proprietários da boutique “Conexão Modas” no centro da cidade, aguarda o início das aulas.

Tantas coisas para votar De interesse nacional, E que são engavetadas De maneira anormal. Vote com mais dignidade E com mais independência Não cometa disparate Que cheira a incompetência. O Supremo representa Os ideais da Nação E com essa marcha lenta Mancha a Constituição. Integrantes do Supremo, São eleitos pelo governo, Com isto vão ao extremo De agirem com meio termo. Se eleitos por escrutino, Por gente já consagrada. Teriam sempre mais tino; Rifando cousa mandada!!!

“Chega a nossa Redação” P

astor Josias Faria transferiu-se de Governador Valadares para Itanhomi e iniciou a construção da Igreja “Adventista 7º Dia”. Ela já está aberta e funcionando temporariamente na Rua Saint’ Clair Luiz de Oliveira com reuniões sábados e domingos com Lema Novo Tempo.

D

evido à falta de comunicação, já que na noite do 23 a rede de celular não estava em funcionamento, recebemos a denuncia de um atentado de roubo de bicicleta, segundo a vitima, será movido um processo contra a empresa de telefonia.


PÁGINA 6

AGOSTO Á 3 DE SETEMBRO DE 2011

A

Aguinelina Luiza de Sá, querida Dona Tininha se reconta nesses 90 anos de vida! guinelina Luiza de Sá, carinhosamente chamada pela mãe de “Dona Tininha” desde menina, nasceu no dia 25 de julho de 1921 e casou-se aos 16 anos com o saudoso Genuíno Alves de Sá, é mãe de quatorze filhos sendo um falecido, sempre moradora da Zona Rural, diz ter tido a vida muito sofrida dividindo-se entre os afazeres domésticos e a responsabilidade de cuidar e educar os filhos, pois seu marido sempre muito ocupado com a labuta do dia a dia no trabalho rural quase nunca tinha tempo para a família, isso a tornou uma mulher FORTE e DECIDIDA. A família morava em uma fazenda de aproximadamente sessenta alqueires de terra e ali plantavam Café, de onde tiravam a renda para o sustento, também plantavam arroz, feijão e hortaliças para o consumo próprio, a única coisa que buscavam na “rua” era o macarrão, sal e a querosene. Segundo a aniversariante foi uma época difícil, mas que também tem as suas boas recordações, como as festas de aniversario e de casamento dos seus filhos, dos “pagodes” de finais de semana na fazenda, onde todos comiam as quitandas, broas de milho e arroz e os deliciosos biscoito de polvilho acompanhados de leite com café preparados pelas mãos dela, ali dançavam forro e festejavam a noite toda... Ao passar o tempo com seus filhos já crescidos, a caçula com sete anos, Dona Tininha e o saudoso marido resolveram vender a fazenda para irem morar no Mato Grosso, só que na véspera de partir por que o coração de dona Tininha não queria ir, acabaram por ficar desistindo assim da idéia de estabelecerem-se no Mato Grosso; só que já haviam vendido a fazenda e Itanhomi não oferecia grandes chances de melhoria, então ela com o marido decidiram ir para São Paulo onde ficaram por onze anos, ali os filhos estudaram e trabalharam ao mesmo tempo, assim hoje todos casados e formados com suas respectivas famílias e profissões. Hoje a maioria dos filhos moram fora de Itanhomi somente cinco estão aqui em nossa cidade pertinho da mãe são eles Pedro, Maria Madalena, Consuelita, Niuma e Juarez, em Brasília estão João, Paulo e Olimpio e os cinco filhos que quiseram continuar em São Paulo são Maria, Olga, Ilma, Genuína e Marlene. Como acima descrito todos são casados e totalizam cinqüenta netos, desses netos vieram os bisnetos que são sessenta e quatro e além de netos e bisnetos dona Tininha tem seis tataranetos; como se pode ver uma família bem grande, fora os genros e noras totalizam cento e trinta e quatro membros, uma família que partiu de duas pessoas Sr. Genuíno e Dona Tininha hoje tão extensa, que quando se juntam não cabem todos em sua residência- disse ela. É de dar alegria e orgulho ao ver como Dona Tininha fala e gesticula, não representando assim a idade que tem, uma ótima memória, em conversa lembra de tudo, dos minúsculos fatos ocorridos em sua vida, além do que até os dias de hoje é ela quem cuida da casa, cozinha e faz questão de tudo isso com muito zelo, e também pratica um de seus passatempos preferidos o “crochê” e então perguntamos a ela o segredo de tanta disposição e ela nos diz que não tem segredo que sempre viveu uma vida normal, que sua alimentação sempre foi arroz, feijão carne e verdura à moda antiga, tudo temperado com gordura de porco caipira. Ao prosseguirmos a conversa ela nos disse uma frase que muito nos encantou “Era uma vida difícil, de trabalho e dedicação, mas o amor do meu marido de uma forma diferente e dos meus filhos foi de grande importância para que a nossa família vencesse, e eu voltaria no tempo quantas vezes fossem necessárias para ter essa grande família linda e abençoada”. E ela ainda declara “Nunca fui beijada pelo meu marido.” Uma mulher de opinião, a ordem em sua casa sempre mantida por ela, nunca precisou de marido para corrigir os filhos, bastava olhar para eles e estes sabiam o que ela queria dizer, a autoridade em casa sempre foi ela, e sempre os filhos à atendia e hoje e sempre muito amada, um amor que perdura... E ainda assim com 90 anos não abre mão da ordem, corrigindo os netos e bisnetos como fazia com seus filhos nos tempos da mocidade; nos relatou um episodio passado com um dos seus bisnetos, segundo ela o garoto tinha tomado água e deixado o copo repousado na pia e ela mais que depressa falou “É menino, você tinha que passar ao menos uma semana comigo que eu te ensinaria a viver”, disse ainda que não sabe porque é assim mas justifica “Alguém tem que colocar ordem, hoje as leis já não ajudam, pois os pais não podem corrigir seus filhos, mas temos de colocar limites pois não criamos os filhos para a gente é para o mundo e assim eles devem aprender a viver...” Sobre a Festa em comemoração aos seus 90 anos ela diz que está imensamente feliz já que reuniram-se todos os seus filhos e familiares para essa comemoração, todos cobrindo-a de carinho e atenção, muito festeira ela ainda afirma, “Festa é sempre bom né! Ali podemos dançar, comer e beber a vontade”, essa dona Tininha é mesmo um exemplo de vivacidade onde a idade não representa velhice, pois a velhice está no espírito e ela parece estar completando 18 aninhos.

Festa dos 90 anos de Dona Tininha

N

o Itanhomi Tênis Clube dona Tininha recebeu seus quinhentos em uma noite cheia de homenagens, cada filho a ofereceu um botão de rosa vermelha e sua neta a ofereceu um buquê de flores representando todos os outros netos. Romeu e Diana decoraram o salão de festas todo em branco e lilás ornamentado com muitos lisiantos, lírios, rosas, folhagens de tango, palmei-

ras toda a decoração natural e ainda uma ilha toda de velas, mesas fartas compostas de doces e frutas que também ficou a cargo de Diana, um jantar com um cardápio variado e para finalizar um lindo bolo onde foi cantando os parabéns com fundo musical ao vivo. À todos os convidados foi oferecido como recordação dos 90 anos de dona Tininha uma rosa de prata com o botão em vidro.

E ela ainda declara: “Nunca fui beijada pelo meu marido.”

Familiares se reúnem para comemorar os 90 anos de Dona Tininha!

O

s 90 anos de Dona Tininha foi comemorado com uma linda Missa em Ação de Graças celebrada pelo Pe. Zezinho e comentada pelo psicólogo Douglas, a missa foi realizada na varanda de sua residência, acompanhada e rezada por grande numero de fieis, onde todos parentes e grande número de amigos ficaram no meio da rua. Filhos, netos e bisnetos a homenagearam por tão longa data vivida, na missa em sua homenagem foi lido um lindo poema retirado do livro dos Provérbios “Mulher Virtuosa” que bem parece o retrato da até então aniversariante.


PÁGINA 7

AGOSTO Á 3 DE SETEMBRO DE 2011

50 anos do Advogado José Vicente de Barros “Um domingo de muita festa no Sitio Barros marcou os 50 anos do Advogado José Vicente de Barros”

J

Zé Branco e sua esposa Sônia

Jurinha e Zé Branco cantando música “Filha” de Rick e Renner

Aniversariante junto de sua família

osé Vicente de Barros, conhecido como José Branco, natural de Itanhomi mais precisamente de Palmital do Carneiro, é casado à 18 anos com Sônia Maria Vieira Barros e pai de Darliane - cursando medicina, Magno e Jessica. Cursou todo o primário em Santa Luzia do Carneiro, vindo a dar continuidade nas dependências da Escola Estadual Carlota de Andrade, terminando o cientifico, formou-se em Técnico de Contabilidade no antigo “Machadão”, assim deu inicio a sua carreira de contador trabalhando como funcionário no escritório de Vanderlei Dias de Araujo, mais tarde dando continuidade aos estudos formou-se em Direito pela FADIVALE e assim sócio de Vanderlei no escritório para exercer as funções de Contador e Advogado. Ingressou-se na Maçonaria em agosto de 1989, fazendo correspondência aos cargos de 1º e 2º Vigilante, Tesoureiro, Orador e Venerável da Maçonaria da qual é membro até os dias atuais. Ele também lançou-se na política sendo filiado ao PT, exercendo o cargo de vereador e presidente da Câmara por dois mandatos, hoje não sendo afiliado a nenhum partido afirma que não tem nenhuma pretensão política mas que até os dias atuais são muitos os convites para retornar ao quadro político de nossa cidade. Hoje dedicando-se exclusivamente à sua profissão trabalha em todos os campos desta, sendo super atuante na área previdenciária, mas ainda assim sempre advogando graças a sua competência e realização de um trabalho com grande excelência, vale lembrar que ele foi Presidente da OAB de Itanhomi por dois anos, criando em sua gestão a “Sala dos Advogados” nomeada como “Célio Vieira de Andrade”. Um histórico de vida repleto de sucessos completou 50 anos neste 28 de julho em um domingo comemorado no “Sitio Barros”- a poucos quilômetros de Itanhomi, onde estiveram presentes muitos familiares, todos os quatro irmãos: Joceir, Maria Lindalva, Lorivaldo e Zélia, os amigos do Galo Velho, os irmãos Maçons e os tantos outros amigos conquistados durante todos esses anos. Sua esposa Sônia Maria auxiliando o aniversariante na recepção dos convidados à festa que começou às nove da manhã e estendeu-se à altas horas da noite, que durante toda a festa muita comida como churrasco, vaca atolada, doces e quantidade variada de bebidas, além de um delicioso show com “Jorcilei e seus teclados” que tocou muito forró durante a comemoração; alguns amigos presentes arriscaram a dar uma “palhinha” em homenagem ao aniversariante, dentre eles o tão amigo vulgo “Jurinha” que entoou uma das canções preferidas do aniversariante “15 anos faz agora” que muito o emocionou, já pela tarde foram cantados os parabéns cantado por toda a “galera” onde o aniversariante soprou as velhinhas de cinqüenta aninhos bem vividos. Assim marcado os 50 anos de José Vicente de Barros, rodeado pelos familiares e amigos mais próximos em um clima aconchegante no sitio da família.

Zé Branco soprando as velinhas

Zé Branco e amigos

Lelei, Fábio Jr, Ronaldo, Minininho Zé Branco e Rubens

Ronildo, Zé Branco e Euclides

Zé Branco e amigos

Zé Branco ao lado dos convidados, entre eles Lima e Beatriz

Vera, Pedro, Zequinha, Zé Branco e Juninho


PÁGINA 8

AGOSTO Á 3 DE SETEMBRO DE 2011


PÁGINA 9

AGOSTO Á 3 DE SETEMBRO DE 2011

Prefeito de Ouro Branco fala da sua ascensão ao cargo e os aspectos sociais em Ouro Branco.

R

Prefeito de Ouro Branco, Rogério de Oliveira Pereira

ogério de Oliveira Pereira (PT) prefeito ouro-branquense, natural de Empirinha de Minas, estudou em Mariana ordenando-se Padre em outubro de 1987 vindo a morar em Ouro Branco em 1988 sendo designado pároco da cidade. Relatou-nos que Ouro Branco era uma cidade muito diferente e além dos ouro-branqueses muitas pessoas vinham de fora para trabalhar em busca de uma vida melhor devido à instalação da usina local, hoje conhecida com AGERDAL que culminou que Ouro Branco viesse a crescer, e que como pároco nessa época uma de seus maiores desafios foi fazer com que a população local e as que vinham se instalando tivessem um bom convívio. Pe. Rogério diz que desde o início sempre trabalhou o lado espiritual da população como deve ser, mas que também sempre trabalhou o lado político das pessoas, despertando nelas o senso crítico e a vontade de exercer os seus direitos de cidadãos, mas que nunca teve a pretensão de se tornar um político só que sempre achou importante os cidadãos estarem cientes do que acontece e além do que aptas a opinar na situação política/social da cidade. A sua ascensão política

veio através de indicações da comunidade, no início foram trinta e três pessoas indicadas a concorrer às eleições para o legislativo, e na redução de nomes, a princípio, foram indicados somente cinco e lá estava Pe. Rogério entre eles que por sua vez priorizou a sua fé indo de encontro ao Bispo Dom Luciano informar-lhe que ainda que fosse eleito, gostaria muito de continuar como pároco local e que caso contrário iria recusar o desfio, com aceitação de Don Luciano o Padre de Ouro Branco concorre a eleições, ainda nos disse que a sua forma de fazer política foi diferente, expunha a todos os seus planos governamentais do legislativo, mas que nunca pediu votos a ninguém queria que as pessoas optassem por elegêlo sem nenhuma pressão, logo saindo o resultado das eleições ele foi um dos cinco vereadores mais votados da cidade, assim trabalhou os quatro anos no legislativo e na paróquia e como vivia da paróquia destinou assim todo o recurso público de vereador a um beneficio social criando o projeto “JOÃO DE BARRO” que até hoje existe no município e consiste na construção de moradias em apoio às famílias carentes principalmente da ZONA RURAL, desse projeto foram

construídas trinta e cinco casas. Devido aos muitos conhecidos, a transparência com que administrava a paróquia e o bem exercido com a sua entrada no legislativo, grande parte da população de Ouro Branco e políticos locais sugeriam a sua candidatura ao Executivo que no inicio muito recusada de sua parte, mas chegando o tempo das indicações partidárias a pressão foi aumentando e ele aceitou a candidatura a vice prefeito juntamente com Valeria que era a indicada a prefeita até então; só que durante a campanha eleitoral as pessoas pediam que fizesse a inversão da chapa, então faltando um mês para a eleição descobriram que era possível a inversão dos candidatos, assim feita e chegada a eleição Pe. Rogério foi eleito prefeito e Valeria sua vice, tal qual trabalha ao seu lado pelo segundo mandato consecutivo. O prefeito falou sobre a relação estabelecida entre fieis de outras religiões, já que sendo ele um padre que exerce a função de prefeito de uma cidade, e assim declara “ANTES DE ME TORNAR PREFEITO ERA E SOU PADRE, TERMINANDO O MANDATO VOLTAREI A SER PÁROCO E ADMINISTRAR UMA CIDADE É UM DESAFIO

MUITO DESGASTANTE FISICAMENTE E EMOCIONALMENTE JÁ QUE GOVERNAR É VIVER DE PRESSÃO POR TODOS OS LADOS, MAS A QUESTÃO DA RELIGIÃO É MUITO TRANQUILO E NÃO SÓ QUANTO A RELIGIÕES, MAS TAMBÉM A OUTRAS IDEOLOGIAS, E O QUE É PRIORIDADE NA POLÍTICA É O BEM SOCIAL COMUM INDEPENDENTE DE SEXO, COR, RAÇA E RELIGIÃO.” Segundo o prefeito Ouro Branco vem se destacando em todo o território Nacional porque a forma de governo escolhida por ele e por sua vice Valeria é uniformizada, os investimentos são igualitários em todas as áreas, saúde, educação, lazer, meio ambiente e empreendimentos tem os mesmo valores, e o mais importante é que todos os investimentos feitos na Zona Urbana são encaminhados e executados da mesma forma na Zona Rural, pois segundo o prefeito “OS INVESTIMENTOS NÃO DEVEM SER FEITOS SOMENTE DENTRO DAS CIDADES, DEVE-SE PRINCIPALMENTE TRABALHAR EM PROL DAQUELES QUE MAIS PRECISAM DA POLITICA E EM OURO BRANCO ENQUANTO EU ESTIVER NA ADMINISTRAÇÃO VAI SER ASSIM, RESPEITO E CARINHO A TODA A POPULAÇÃO.” E em Ouro Branco pode-se comprovar isso que para muitos é utopia devido às obras, em poucos lugares do Brasil vê-se em Zonas Rurais ginásios cobertos com vestiários e iluminação e escolas com infra-estrutura idênticas as da Zona Urbana. Sendo considerada a primeira cidade do Estado e a quadragésima no Brasil em “Qualidade de Vida” o prefeito diz que além de orgulho é uma grande responsabilidade em manter essas posições, e o segredo é a transparência e a

preocupação em fazer o melhor para a população, beneficiando todas as classes de forma igualitária, mas com uma preocupação avassaladora com as classes mais necessitadas; ainda criada por parte da administração uma prestação de contas bimestral que não é obrigação, praticamente traduzida em uma linguagem popular, a população é convocada a cada bimestre para quem quiser ouvir o que está acontecendo na cidade, além do que à aqueles que não podem comparecer as reuniões bimestrais é feito um outdoor de forma bem popular para que qualquer um que passar na ESTRADA REAL possa ver em que está sendo gastos os benefícios do município. Para os servidores do município foram criados dois programas, a prefeitura é subdividida em quarenta setores e a cada bimestre é eleito pelos próprios colegas o melhor servidor de todos os setores que é homenageado com diploma, medalha e brindes financeiro, depois ao final do ano os seis eleitos durante o ano concorrem como o melhor da área durante o ano inteiro ganhando o titulo de “VENCEDOR GERAL DA PREFEITURA” e para o lazer dos servidores é promovido o “JOSMOB” que é os “JOGOS OLIMPICOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE OURO BRANCO”, que consiste em uma semana de jogos entre todos os servidores municipais nas mais diversas modalidades como dama, xadrez, futebol, vôlei, basquete dentre outras das vinte modalidades competitivas que ao final das Olimpíadas a premiação com medalhas e troféus. Em Ouro Branco é investido mais de 25% dos contributos na área de saúde sendo que a taxa proposta é de 15%, a educação crescendo a cada dia, todas as escolas praticamente reconstruídas, foram trazidas para Ouro Branco duas escolas

federais uma de curso técnico e a outra uma faculdade com cinco cursos de engenharia e ainda creches de ótima qualidade; A região hoje vive um momento de grande expansão, Ouro Branco faz parte do conjunto de cidades em que o investimento em empresas privadas é um dos maiores do Brasil, são varias empresas que esta se implantando na cidade ou que estão se expandindo pela região que é o caso da GERDAL que está se expandindo para fora dos muros da cidade. O prefeito também falou sobre o “Orçamento Participativo” e disse que isso ajuda muito nas obras exercidas e nas que estão para ser iniciadas, pois a população que é a mais interessada na evolução de Ouro Branco vota e escolhe o que será feito, fazendo valer a opinião da maioria. Saindo do aspecto político ele nos falou dos Eventos culturais que acontecem em Ouro Branco como a “FESTA DA BATATA” que é a tradicional da cidade, também foram agregadas ao calendário o “FESTIVAL DE INVERNO” que já é tradição à cinco anos no município e acontece no mês de julho durante dez dias, além do que teatros internacionais, cinema, grupos musicais e ainda no Itatiaia um lugar bem pitoresco da cidade é realizado o “TIRA GOSTO CULTURAL DE ITATIAIA”, é realizado também a “FORRODRILHA” e eventos como o famoso “PRÉ CARNAVAL” realizado na avenida da cidade, mas são muitos outros eventos que vão se implantando e fortificando ao longo dos anos. Assim Ouro Branco segue, TRANSPARENCIA, ETICA e CIDADANIA e ainda IMPARCIALIDADE RELIGIOSA e CULTURAL, características que fazem com que a cidade se destaque entre tantas outras no quadro NACIONAL.


PÁGINA 10

AGOSTO Á 3 DE SETEMBRO DE 2011

Ouro Branco - Fatores que levaram a cidade a ocupar no Estado o 1º Lugar em “Qualidade de Vida” U

ma cidade onde o ponto crucial é fazer valer a CIDADANIA e a SUSTENTABILIDADE, Ouro Branco é assim e por isso é a cidade modelo de nosso Estado e ocupa o 40º lugar dentre as cidades brasileiras em qualidade de vida. A cidade é administrada pelo Padre Rogério de Oliveira Pereira (PT), que afirma a transparência como seu ideal de governo. As palavras cidadania e sustentabilidade descritas acima se traduzem em obras de segurança, saúde, educação, lazer e turismo, saneamento, meio ambiente e reciclagem e conscientização popular sobre os valores éticos do cidadão; são feitas palestras, conferencias e seminários além dos programas que são implantados para que tudo ocorra segundo o plano governamental da cidade.

Prefeitura desenvolve projetos em prol da população. Contra o BULLYING:

Empenho de Brigadistas ajudam na conservação do Meio Ambiente.

A

Prefeitura de Ouro Branco em parceria com o IEF- Instituto Estadual de Florestas e Projeto Germinar promoveu o curso de aperfeiçoamento da capacitação para combate a incêndios florestais. Foram três dias de aulas praticas e teóricas que ensinaram como combater incêndios com segurança. Firmando mais ainda esse compromisso de trabalho e dedicação em grupo, o Sargento Eduardo realizou uma dinâmica em grupo que exigia acima de tudo companheirismo e estratégia. Entre aulas praticas e teóricas foram ensinadas táticas e estratégias de combate como estudar detalhadamente a situação fazendo uma avaliação criteriosa do incêndio: tamanho, extensão, velocidade de propagação, intensidade, clima, vegetação, estradas e fontes de captação de água; depois dessa análise é feita a escolha do método de combate, as ferramentas que serão utilizadas e a distribuição das brigadas de incêndio. Durante a tarde os brigadistas fizeram aulas praticas, combatendo pequenos focos de incêndio.

Cultura, Lazer e Turismo são pontos marcantes em Ouro Branco. Lazer e Informação na “Prefeitura Itinerante”.

U

ma extensa programação feita cuidadosamente pela Prefeitura juntamente com toda a Administração para cuidar dos anseios e propostas dos moradores e com o objetivo de levar aos bairros cada vez mais informação e lazer, além de também mostrar o potencial de trabalho da Administração para com a população de Ouro Branco. Assim foi organizado um domingo dedicado à crianças e adultos com torneio de futsal, mesas de totó, cama elástica e pula-pula. *Itatiaia- “Aromas e Sabores de Minas”.

M

uita festa, animação e tira gosto no “Tira Gosto Itatiaia- Aromas e Sabores de Minas”, o evento é uma deliciosa receita que mistura ingredientes culturais como boa musica, teatro, cinema, manifestações artísticas populares, congado e “mineiridades” gastronômicas (nesse ano o ingrediente escolhido foi a mandioca). Durante a manhã varias ações foram realizadas pelo programa “Prefeitura Itinerante” como: corte de cabelo, aferição de pressão, atualização do cartão de vacina, cadastramento de trabalhadores do SINE, emissão de CPF e abertura de conta entre outros. Na oficina de tecelagem e tapeçaria as crianças puderam se divertir e fazer trabalhos que exigiam concentração e coordenação motora. À tarde a via ficou cheia e todos procuravam uma só direção: a diversão, o bem estar e as delicias mineiras. O cartão de visitas de Itatiaia se destaca pelo cardápio e cortesia a todos.

da Prefeitura de Ouro Branco e participação da Secretaria Municipal de Educação, as Escolas Municipais e Associação Comunitária realizaram um grande evento; nas barracas, comidas tipicamente mineiras, caldos, doces, salgados e bebidas. O publico dançou e cantou com o grupo de Serestas “Rios ao Luar” de Entre Rios de Minas. A “Cia Lunática de Minas Gerais” encantou s crianças e adultos com a apresentação da peça “Osquindô – O show”. O evento é importante para a comunidade porque antes era realizado na área urbana e este ano a iniciativa da Prefeitura está ajudando as pessoas que moram na área rural e que não tem condições de ir aos eventos no centro. Após as apresentações das escolas, Ana Rita da Secretaria Municipal de Educação, improvisou ma quadrilha. A adesão foi total, todos dançaram e se divertiram sob o comando de Ana Rita e o encerramento da festa foi coma dupla sertaneja Vitor e Guilherme. A Rota do Turismo Religioso.

A

Prefeitura de Ouro Branco, a Secretaria e o Conselho Municipal de Cultura e Turismo receberam representantes do Governo Estadual e consultores da Impactur Consultoria Turística. O objetivo da reunião foi a apresentação do projeto “Caminho Religioso da Estrada Real de Padroeira a Padroeira” que configura um roteiro de turismo religioso na região. Com percurso entre a Serra da Piedade (MG) à Aparecida do Norte (SP) e vice-versa pela Estrada Real, os caminhantes poderão conferir no percurso um clima de história, meditação, contemplação e oração. A apresentação do projeto da Estrada Real termina na cidade de Mariana em um seminário. O “Caminho Religioso da Estrada Real de Padroeira a Padroeira” será implantado pelo Governo estadual no primeiro semestre de 2012. Cães da PM se apresentam no PROERD.

A

Prefeitura d Ouro Branco e o 31º Batalhão da Policia Militar- MG convidaram toda a população para assistirem uma apresentação do Canil da PM de Lafaiete. Os cães fizeram uma demonstração para os alunos do PROERD e o espetáculo canino além dos alunos do projeto foi aberto para os pais e amigos.

“Forrodrilha”- Sucesso total na área rural de Ouro Branco. Este ano aconteceu a Primeira “Forrodrilha Rural” com promoção

Apresentação de cães da PM de Lafaiete

O

ministro da Educação de Portugal Alexandre de Oliveira Silva esteve a Ouro Branco para ministrar uma palestra sobre o tão discutido BULLYING, que pode acontecer no ambiente de trabalho, virtual e principalmente de ensino e consiste em ações intencionais, sistemáticas e repetidas dirigidas à alguém que tem dificuldade em se defender, provocando assim no violentado sofrimento físico e psicológico. A palestra foi dirigida aos educadores da rede de ensino de Ouro Branco, pois segundo a professora Marília Silva “Para educar melhor é preciso aprender a cada dia.” O BULLYING é uma forma de violência com precedentes, pessoas com um histórico de violência não tratado na infância são as que possivelmente quando adultos irão tratar com violência crianças, adultos, idosos e até mesmo deficientes, então foi defendido o trabalho em conjunto, a escola sob a responsabilidade de desenvolver um projeto pedagógico bem estruturado e em casa os pais precisam dar os limites necessários para os filhos a fim de ajudar na correta formação da personalidade de nossas crianças e jovens.

Transformando o Lixo em Luxo:

A

Prefeitura de Ouro Branco firmou uma parceria com a Universidade Federal de São João Del Rey para apoiar o trabalho exercido pela Universidade em relação ao lixo eletrônico, o projeto intitulado “Ferro Velho Eletrônico- Um lixo de luxo”. São doados pela Prefeitura todo o lixo eletrônico recolhido e os resíduos entregues pela população à Prefeitura itinerante do Bairro Pioneiros, Siderurgia e Minas Talco. O objetivo principal do projeto é minimizar os impactos ambientais em Ouro Branco e dar destinação adequada aos resíduos e componentes inaproveitáveis do lixo eletrônico que serão segregados e encaminhados para o descarte onde não agrida o meio ambiente. As escolas municipais saem ganhando com esse projeto já que alunos da UFSJ trabalham para reaproveitar ao máximo os equipamentos eletrônicos descartados fazendo com que computadores sejam recuperados e doados a estas escolas.


PÁGINA 11

AGOSTO Á 3 DE SETEMBRO DE 2011

“Conselho Tutelar de Ouro Bran- Perfil Social de Ouro Branco co ganha uma Sede nova e fixa” I Conferencia Regional do Trabalho Descente.

A

atual administração priorizou a instalação de uma sede própria para o Conselho Tutelar da cidade, uma batalha que partiu em 1993 com o esforço de paroquianos, Secretaria Municipal de Assistência Social e voluntários e hoje em 2011 em conjunto com o Deputado Federal Padre João tornou possível um local definido de grande estrutura, de propriedade segura e bem localizada para o atendimento de jovens necessitados de assistência especial e pessoas carentes. Ainda em tempo lembramos que Sirlene Santos a presidenta do Conselho Tutelar de Ouro Branco juntamente com a nutricionista a Dr. Marta Aparecida que foi uma das incentivadoras da criação e implantação do Conselho Tutelar na cidade foi uma das pessoas que mais se empenharam junto à Administração, lutando em conjunto para que a população pudesse comemorar mais essa conquista. Lembrando que antes de possuir sede própria o Conselho Tutelar passou por vários problemas até que chegasse ao momento atual, a historia das muitas mudanças e passagens por casas alugadas e salas de pequeno porte foi rememorada nos breves discursos das autoridades e trabalhadores responsáveis por mais essa conquista da liderança de Ouro Branco.

- Décima Conferencia Municipal de Assistência Social.

A

Prefeitura de Ouro Branco através da Secretaria e do Conselho Municipal de Assistência Social realizou no dia 27 de julho a “Décima Conferencia Municipal de Assistência Social” com a finalidade de discutir propostas e fazer um exercício do que precisa ser melhorado, consolidar o Sistema Único de Assistência Social, valorizar seus trabalhadores, qualificar a gestão dos serviços programados, projetos e benefícios; mais de 15 Conselhos ligados à área de Assistência Social do município com uma bela apresentação do Coral do Cras e do Grupo Acafro.

Prefeitura discute novos rumos da Saúde Pública.

A

Prefeitura de Ouro Branco realizou a II Plenária Municipal de Saúde reunindo-se com o Conselho de saúde, servidores da área e com membros da sociedade com o objetivo de traçar novos rumos da saúde publica. A conselheira Claudete Liz ministrou uma palestra sobre a valorização do SUS que hoje é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Durante a Plenária foram discutidos avanços e desafios para garantia do acesso e acolhimento com qualidades e equidade, sendo eles para a participação da comunidade e gestão do SUS. As propostas resultantes foram encaminhadas pela Secretaria e Conselho de Saúde para a Comissão da 7ª Conferencia Estadual de Saúde, que aconteceu em agosto. Dando seqüência foi feita escolha dos quatro Delegados para representar Ouro Branco na Conferencia Estadual, são eles Mariovane Pantoja– representante do governo; Onias Rodrigues Damasceno representante dos trabalhadores; Floriza Candido Carvalho Ferreira e Reni Nunes do Nascimento representantes dos usuários e o Suplente Balbino Viana. A atual administração tem como a sua principal meta a melhoria no atendimento à saúde da população, investido 25% do orçamento na área da saúde. Durante a atual gestão foram construídas e entregues cinco Unidades Básica de Saúde e foram reformadas mais três. Em 2010 a cidade conquistou o 1º lugar no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) como a melhor cidade para se viver em nosso Estado e segundo o Secretario de Saúde Hideraldo Belini afirma que o as conversas entre administração e população são fundamentais para um bom direcionamento do trabalho da secretaria, que vendo a satisfação da população se motiva a mostrar comprometimento da Administração com o bem estar das pessoas.

Ouro Branco Mais Saúde” lança o Projeto “Saúde do Trabalhador”.

O

Programa “Ouro Branco Mais Saúde” lançou dia 28 de julho o “Saúde do Trabalhador” com a função de atender os trabalhadores e servidores, o objetivo deste projeto é distinguir um horário de atendimento à população que está inserida no mercado de trabalho aos serviços de saúde com precisão e alta qualidade sem que as pessoas tenham que se ausentar no horário de trabalho assim poderão receber atendimento medico e de enfermagem sem ter que abandonar os seus postos de serviço. Antes desse projeto a Prefeitura de Ouro Branco havia lançado três outros programas o primeiro deles “Vida Mais Saudável” que é um grupo de pessoas que se exercitam junto aos trabalhadores duas vezes por semana; o “Educação para a Saúde” promove a melhoria na qualidade alimentar enquanto o “Farmácia Mais Vida” acompanha os atendimentos médicos fornecendo gratuitamente a medicação prescrita. De acordo com a demanda, oito mil pessoas são atendidas na cidade pelo Projeto.

R

epresentantes da Prefeitura que integram o Consorcio Publico para o Desenvolvimento do Alto do Paraopeba-CODAP dos setores publico, privado, trabalhadores e terceiro setor, participaram da I Conferencia Regional de Emprego e Trabalho Descente na cidade de Ouro Branco. Estiveram presentes no evento o prefeito Pe. Rogério e a vice Valeria Melo, o presidente do CODAP e prefeito de Congonhas Anderson Cabino, do secretariado executivo do CODAP Luiz Lanine, da secretaria de Meio Ambiente e desenvolvimento Econômico Sustentável Thá Beatriz e do gerente Rodrigo Vieira, da representante do legislativo da CODAP a vereadora de Entre rios Sandra de Assis Reis e Dr. Hélio Augusto Martins Rabelo, secretario adjunto da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego ele quem ministrou a palestra sobre o tema discutido. Durante a Conferencia foram abordados geração de empregos, erradicação do trabalho escravo e infantil e o fortalecimento do dialogo como instrumento de governabilidade democrática. As propostas formuladas na conferencia serão representadas na I Conferencia Estadual de Emprego e Trabalho Descente de Minas Gerais, que acontecerá no mês de outubro em Belo Horizonte. A I Conferencia de Trabalho e renda foi organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Sustentável como parte da programação da prefeitura Itinerante do bairro São Francisco.

Curso de Capacitação para os Trabalhadores da Educação.

P

romovido em Ouro Branco o “Encontro de Educação”, esse encontro objetiva melhorar a vida dos professores, mas também dos alunos que terão um ensino de melhor qualidade. O encontro com temas direcionados a professores de educação infantil, monitores de creches e serventes da educação da rede municipal de ensino. Paralela à capacitação para os professores e monitores a Secretaria Municipal de Educação realizou a capacitação para as serventes da educação. Importantes temas foram abordados como, por exemplo, a afetividade e atenção no ambiente de trabalho, a importância e os cuidados com a higiene e alimentação na escola, entre outras. O círculo de palestras foi encerrado com o tema: “Felicidade, como construí-la?”, ministrada pelo consultor do Instituto Conexa, Jamar Monteiro, ao final do treinamento, professores e serventes receberam certificado de participação.

Prefeitura Promove Capacitação Profissional para os Professores da Rede Publica.

S

andra Bozza, professora e educadora de Curitiba (PR), esteve em Ouro Branco para realizar palestras sobre as novas técnicas de ensino da língua escrita e falada, ela revelou experiências adquiridas durante seus trabalhos em sala de aula e a necessidade de envolver os alunos e conquistar a atenção deles, foram feitas também palestras sobre alfabetização e letramento. Os participantes em geral disseram que o curso de capacitação foi um privilegio e que o intercambio cultural entre as experiências escolares ajudam a qualificar o ensino e a educação em Ouro Branco. Prefeitura reforça a segurança no Município.

P

or meio da Secretaria de Planejamento e Gestão a Prefeitura de Ouro Branco está disponibilizando para a Policia Civil, uma Central Telefônica para que os serviços possam ser executados com mais eficiência. Mesmo sendo de responsabilidade do Estado a manutenção da Policia Civil e Militar, a Prefeitura não tem medido esforços para colaborar com os serviços de segurança, fornecendo mensalmente combustível, reparos mecânicos nas viaturas, funcionários, material de limpeza e escritório, equipamentos de informática e manutenção do prédio ocupado pela Policia Militar de Minas Gerais.

Prefeitura e Secretaria de Obras de Ouro Branco.

Prefeitura Incrementa as Obras da LO1.

N

ilma Silva, secretaria de Obras de Ouro Branco, acompanhou de perto a visita à LO1 com o auditor do BDMG- Ban-

co de Desenvolvimento de Minas Gerais. A visita foi realizada pelo auditor João Vitor do BDMG, ele conferiu os mapas e as plantas da construção da via, a terraplanagem, a compactação do terreno, a execução da galeria de passagem de água e dos bueiros entre outros, já que tudo aprovado a prefeitura recebeu o financiamento junto ao BDMG para a construção da via que irá beneficiar a população e desafogar o transito do centro da cidade. A fiscalização é de suma importância, pois priva a segurança técnica de qualidade para implementar as obras da LO1. O externo controle do BDMG vem somar e contribuir muito para que a obra esteja dentro dos padrões e normas de qualidade seguindo os preceitos da Carta de Teresópolis aprovada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Gerenciamento em Eventos Externos. *Desentupimento de Bueiros em Ouro Branco.

A

Prefeitura por intermédio da Secretaria de Obras em parceria com a Copasa realizou o trabalho de limpeza do entorno e substituição das manilhas entupidas. Agora a cidade não corre mais risco de enchentes devido à época intensa de chuva que enchia as ruas de água. Patrol vem para Acelerar Obras de Ouro Branco.

A

Prefeitura adquiriu uma maquina PATROL, de utilidade incontestável, a maquina foi comprada por quatrocentos e oitenta e sete mil e quinhentos reais (R$ 487.500,00) para ser usada na abertura de estradas, tanto na área urbana quanto na rural. O valor investido na compra dessa maquina partiu de um financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG, por meio do Programa de Intervenções Viárias- PROVIAS, com esse programa o Governo Federal objetiva financiar para as Prefeituras a aquisição de maquinas e equipamentos novos que estão sendo produzidos em todo o Brasil. *Prefeitura entrega vinte e duas casas à população. Vinte e duas famílias receberam o titulo de propriedade dos terrenos que ocupam. Durante a cerimônia aconteceu também o lançamento da 2ª etapa do programa que faz um estudo especifico das áreas de alojamento do bairro São Francisco. O “Morador Legal” é um programa municipal coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Promoção Humana que visa através da regularização fundiária, regularizar lotes e áreas em sete bairros da cidade, a promoção de melhorias nos bairros, erradicação das áreas de risco e promoção do resgate da cidadania. Isso porque o documento só é entregue aos moradores quando o lote em que a família vive tiver condições dignas de moradia, com saneamento e fora de área de risco. Prefeitura assina convênios com Associação comunitária e ASCOB. A Prefeitura realizou a assinatura de convênios com a Associação comunitária do Bairro do São Francisco e com a “Associação dos Catadores de Matérias Recicláveis e Reaproveitáveis de Ouro Branco”- ASCOB. As assinaturas aconteceram dentro da programação da Prefeitura Itinerante que por sua vez faz parte do programa “Participa Associações” que foi criado com o objetivo de aproximar ainda mais o Executivo e a população. A assinatura do convenio com a Prefeitura por um ano, traz benefícios para a Associação que está em fase de reunião de documento para se tornar uma cooperativa, de acordo com o Prefeito Pe. Rogério, a associação receberá da Prefeitura todo o apoio necessário e terá a oportunidade de crescimento. Prefeitura realiza recuperação de Sinalização Viária.

A

través da Secretaria de Obras/ Divisão de Transito está revitalizando toda a sinalização horizontal da cidade e zona rural. O objetivo é proporcionar segurança no transito beneficiando os pedestres e motoristas de toda cidade. De acordo com a secretária de Obras e Serviços Urbanos, Nilma Aparecida, alguns locais estavam com a sinalização comprometida, devido à ação do tempo e inicialmente os trabalhos aconteceram em pontos críticos da cidade, segundo a secretária “É necessário que a população se conscientize que a segurança é uma obrigação de todos.” A colocação de quebra-molas em alguns pontos da cidade é um pedido constante de moradores de vários locais e estão sendo colocados de acordo com o Código Brasileiro de Transito que regulamenta a construção deles. Todos os pedidos recebidos são analisados e estudados por profissionais que definirão pela colocação ou não de quebra-molas.

- Saúde em prol da população.

H

epatite Viral: Ouro Branco sai na frente pela campanha contra Febre Amarela e a Hepatite B, e a maneira mais eficaz de se prevenir contra as doenças em geral principalmente as viróticas ainda é a vacinação. A secretaria Municipal de Saúde já iniciou a campanha de vacinação contra a Hepatite B e a mobilização em toda a cidade contra a Febre Amarela.

Obras da LO1

Revitalização das faixas de pedestres


PÁGINA 12

AGOSTO Á 3 DE SETEMBRO DE 2011

7 de Setembro em Itanhomi

Falecimento do Sr. Antônio Machado

F

aleceu dia 19 de julho às 05h50m da manhã no Hospital São Lucas de Governador Valadares, o Sr. Antônio Machado. Seu corpo foi velado em sua residência em Itanhomi, e no dia seguinte houve missa de corpo presente celebrado pelo Bispo Dom Werner e concelebrada pelos padres José Leão (Matias Lobato), César Ribeiro (Altinópolis), José Ribeiro, José Neiva e pelo seu filho Pe. Paulo Machado (GV) e Pe. Zezinho. Sr. Antônio deixou a esposa Rita de Almeida da Silva e os filhos José Machado de Almeida (SP), Luiz Machado (In memoriam), Maria da Penha (Ita), Hélio Machado (Ita), Irmã Marly Machado (BH), Maria Aparecida da Silva Peres (Ita), Clélia Machado (BH), Clenir de Almeida (SP), Pe. Paulo Machado (GV), Antônio Batista (SP) e Rita de Fátima Machado (SP), além dos 16 netos e 5 bisnetos. Sr. Antônio exerceu o cargo de Tesoureiro no ano de 1994 a 1999 e de 1999 a 2005 como Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A missa de 7º Dia foi celebrada pelo Pe. Paulo Machado, seu filho, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. Sr. Antônio deixa muitas saudades a seus amigos e familiares. Que Deus o acolha e seja o conforto e fortaleza de seus familiares.

Maçônicos e Polícia Militar de Itanhomi/MG

Sr. Antônio Machado

Guarda-Mirim se fizeram presente na comemoração deste 7 de Setembro

L

oja Maçônica comemora 7 de setembro em Itanho-

Criança da guarda-mirim hastearam as bandeiras do Brasil e do Estado

Maçônico Railson Ferreira da Silva sauda a bandeira

mi Todos os anos, como costume, a Loja Maçônica de Itanhomi comemora o 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Em frente à Loja, foi hasteada a bandeira do Brasil saldada com o Hino da Bandeira. Este ato contou com a presença de alguns maçons, bem como integrantes da Polícia Militar, acompanhados do Tenente Rogério e alguns guardas mirins. A bandeira foi saldada respeitosamente pelo maçon Railson Ferreira Silva.

Pe. Paulo Machado


PÁGINA 13

AGOSTO Á 3 DE SETEMBRO DE 2011

Os novos Cidadãos Honorários de Itanhomi

A

Entrega dos Títulos de Cidadãos Honorários foi aprovada por unanimidade na câmara de vereadores por terem um passado histórico em nossa cidade. Este título é um reconhecimento por serviços prestados ao nosso município. Sendo assim, a vereadora autora do projeto de “Cidadão Honorário” conferiu os Méritos ao Srs. Tenente Adão dos Anjos e ao Deputado José Henrique. Após a entrega do certificado, o capitão Adão dos Anjos falou em nome dos homenageados. Entrega das Medalhas de Mérito Municipal. As medalhas de Mérito Municipal foram destinadas a alguns dos ilustres filhos de Itanhomi que residem em outras cidades e que ainda estão presentes em nosso meio. 1 - Dr. Adão dos Anjos: Diretor Geral da Unidade Prisional- Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho em Ipaba-MG, onde vem desempenhando junto aos reclusos e principalmente futuros cidadãos a capacitação adequada ao regresso à sociedade. Dr. Adão dos Anjos recebeu o título de cidadão Honorário, bem como a medalha de Mérito Municipal. 2 - Antonio Neves: Coordenador de Comunicação do Conselho Regional de Engenharia do Estado do Tocantins, e presta serviços para a Rede Jovem Palmas de Comunicação afiliada da Record. 3 - Carlos Antonio Lopes de Freitas Junior: Trabalha a sete anos na COM Braxis Capigemini, atualmente a sétima maior empresa mundial de serviços TI. 4 - Francis Manoel Dias Costa: Examinador de Trânsito e Investigador de Polícia. 5 - Inézio Carlos Fernandes: Poeta itanhomiense, funcionário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais na cidade de Tarumirim. Como poeta, teve o seu primeiro poema publicado no Jornal “O lutador” de Manhumirim, e centenas de poemas no Jornal “A voz de Itanhomi”. 6 - João Alves de Sá: É empresário no ramo da construção civil, sua empresa é especializada em montagem de quadros elétricos de distribuição e comando em Brasília. 7 - Dr. José Carlos Pires Gomes: Presta Assessoria Jurídica e Legislativa em várias Prefeituras e Câmaras municipais. 8 - Dr. José Sales de Freitas Sobrinho: Pediatria e Anestesiologia. Especialista em gastroenterologia pediátrica, medicina do tráfego e perícia médica. Trabalha a 19 anos no Hospital Márcio Cunha em Ipatinga como anestesiologista. 9 - Josias Morine de Mendonça: Iniciou sua trajetória como funcionário da Prefeitura de Itanhomi Com a emancipação de Capitão Andrade em 1992 iniciou uma brilhante vida pública. Eleito vereador por três mandatos, foi sempre o mais votado e presidente da Câmara por duas vezes. Em 2004 foi vice prefeito ao lado de José de Oliveira Filho. Até que em 2008 foi eleito prefeito em uma eleição que se tornou o marco na história do município. É o atual prefeito de Capitão Andrade.

10 - Jhoner Michael Rezende: Proprietário do Laboratório de Análises Resende, em São Sebastião do Maranhão- Minas Gerais. 11 - Kaily Péres Deslande Mafra: Coordenador dos processos de Construção e Manutenção de redes da Cemig em Governador Valadares. 12 - Dr. Luiz Flávio Ferreira: É juiz de Direito desde 1997, atualmente está na Comarca de Guanhães. 13 - Marilene Batista Coelho Curtinhas: É funcionária da Caixa Econômica Federal há mais de 21 anos, ocupa o cargo de gerente da regional de Governo do Leste de Minas. 14 - Paulo César de Andrade Dias: Funcionário Público Federal do Ministério da Saúde na Sucam. Atualmente ocupa uma vaga na Câmara Municipal de Tumirintinga como vereador, recebeu a medalha por Luiz Denis - prefeito de Tumiritinga. 15 - Drª Poliana Dias Pires Murta: Trabalha no Hospital de Olhos e é Diretora do Banco de Olhos de Governador Valadares. 16 - Raimer Ferreira Souza: Formado em Odontologia, exerce sua atividade ortodôntica nas cidades de Governador Valadares, Capitão Andrade e Itanhomi. 17 - Vivaldo Figuerêdo: Major da Polícia Militar, atualmente é o Sub Comandante do 6º batalhão de Polícia Militar de Governador Valadares. 18 - Wilson Pinto Ferreira: Graduado em Engenharia Metalúrgica, atualmente trabalha na empresa Eletrometalúrgica Produtora de Silicometálico no cargo de Engenharia de Produção Sênior em Montes Calaros. 19 - Dr. Ronilton Marinho Vieira: Itanhomiense, saiu de sua terra natal em 1983, indo morar em Ouro Preto, cidade do interior de Rondônia. Depois, foi para a Capital, Porto Velho, onde cursou a faculdade de Direito. Em Porto Velho se formou e trabalha advogando a 20 anos. Hoje, é um advogado conceituado na cidade, exercendo cargos altos na profissão, como o de Conselheiro Estadual e Federal da OAB e agora concorrendo a uma vaga como Desembargador pelo Tribunal de Justiça, sendo o mais votado pela “Lista Sêxtipla” - que consiste em indicações de seis advogados para que o Tribunal de Justiça possa escolher um para substituir um desembargador que está para aposentar. Como foi o mais votado dos seis indicados agora está aguardando a votação da “Lista Tríplice” pelo Tribunal.


PÁGINA 14

AGOSTO Á 3 DE SETEMBRO DE 2011

XXVII FEIRA DA PAZ DE ITANHOMI

E

m mais um ano nossa querida Itanhomi recebe munícipes, filhos distantes e visitantes para comemorar a tradicional festa da cidade. Este ano, a festa aconteceu dos dias 21 a 24 de julho. A festa, que já ultrapassou barreiras regionais, é conhecida em diversas regiões do país, graças aos visitantes que sempre nos prestigiam nesta época do ano, atraídos pela festa e pelo carisma de nossa gente. Em sua XXVII Edição, a festa continua um sucesso. O espaço sempre reinventado a cada edição. Barraquinhas com os mais diversos tipos de bebidas que fazem a alegria dos apreciadores, comidas, além das barracas montadas por moradores da cidade dentre as quais “Barraca da Maçonaria” e “Barraca do Rat’s Clube”, o parque de diversões que já é costume não poderia faltar, já que as crianças se divertem a beça nos brinquedos apropriados e os adultos nos jogos de azar.As atrações sempre são um ponto crucial quando chega meados de Julho, quais as bandas que virão e o tipo de sonorização utilizada na festa. Quinta-Feira: Como costume, a quinta feira foi dedicada aos talentos regionais, só que este ano as atrações regionais foram dividas apresentando-se cada qual em um dia de festa, e na quinta feira o Sr. José da Luz trouxe a sua banda para o evento com a presença de quatro cantores que se revezaram e dentre os quais uma cantora mirim de apenas oito anos de idade que encantou o público presente. Logo em seguida, entraram no palco Ryan e Ricardo, a dupla sertaneja do Jataí. No primeiro dia do evento, a festa durou até as quatro da manhã, onde foi encerrado o som em respeito aos moradores e aqueles que deveriam trabalhar na manhã seguinte. Sexta-feira: Na noite de sexta-feira houve a abertura oficial da festa, seguido de homenagens. No palco, a presença de homenageados, políticos regionais, o Deputado Estadu-

al José Henrique, e a abertura da festa com a Banda da PM e a bênção feita pelo leigo católico, Sr. Milton Lucas. Em nomes de todos os prefeitos, Welerson Valério Moreira, prefeito de São Geraldo do Baixio, fez um pronunciamento. Além das medalhas de honra foi entregue o título de cidadão honorário ao Deputado Estadual José Henrique e ao Capitão da PM, Adão dos Anjos. O Deputado Federal Mauro Lopes também foi convidado a receber o título, mas não esteve presente. Após a abertura oficial, a Banda “New Gen” um grupo de cantores mirins de nossa cidade se apresentou, seguida da atração principal da noite, o cantor Victor Hugo que animou a multidão até altas horas ao som de muito Forró, Sertanejo e Axé. Ainda na sexta-feira a banda “Tequila Baiana” continuou animando os presentes ao som de muito Axé e ainda gravaram o primeiro DVD da banda em nossa cidade aproveitando o público presente, que correspondeu aos estímulos dançando e cantando em coro todas as músicas propostas. Sábado: Na noite ápice do evento, a banda “Aerosom” contagiou a massa até que a esperada “Balakubako” tomasse conta do palco e preenchesse a noite com muito Axé; embalando o público madrugada adentro. Domingo: Como de praxe, no decorrer do dia houve show para a criançada. Este ano com a “Companhia de Dança de Raul Soares”. Logo após o show de calouros com os alunos do Jorciley, onde os vencedores primeiro e segundo lugar do adulto e infantil irão gravar um CD que será vendido em prol de beneficiar o “Hospital” local. Os vencedores do segundo lugar no infantil foram Ana Paula e Aline, o primeiro lugar infantil foi Guilherme, o primeiro e o segundo lugares adulto foram Cleidiane Martins e Julia Graziela, respecti-

vamente. Já no comecinho da noite a “Banda Mediss” composta pelos garotos da Cidade Nova, intérpretes de bandas famosas, cantaram e tocaram muito Rock’n Roll para os apreciadores. Para dar encerramento em grande estilo, a banda “Beijo Apimentado” arrebentou com muito forró durante o resto da noite.


PÁGINA 15

AGOSTO Á 3 DE SETEMBRO DE 2011

Atendendo pela comarca de Itanhomi, o Juiz Dr. Amauricio Silva

A

tendendo pela comarca de Itanhomi, o Juiz Dr. Amauricio Silva. Respondendo pela comarca de Itanhomi desde março deste ano, Excelentíssimo Dr. Amauricio Silva, juiz da Comarca de Governador Valadares da 6ª Vara Cível e Integrante da Turma Recursal do Juizado Especial, vêm até nossa cidade semanalmente, às sextas-feiras. Uma de suas maiores preocupações é resolver as pendências jurídicas da cidade até que o Tribunal de Justiça designe um juiz fixo para a Comarca, dizendo apenas, sem afirmar, que poderá ser feito ou não um concurso no final do ano ou no início do ano que vem. Dr. Amauricio diz que embora haja a necessidade de um magistrado permanente que responda pela comarca, o juiz anterior fez um bom trabalho levando em consideração o tempo que tinha para atender Itanhomi, fruto do trabalho exercido com um grupo seleto de servidores, um bom entrosamento com advogados e policiais. Para agilizar o trabalho em nossa cidade o novo juiz montou um esquema de nivelamento dos processos organizando-os de forma cronológica, aqueles mais antigos estão sendo priorizados, mas ainda assim o ideal seria um juiz diariamente responsável pela comarca. Durante o tempo que trabalhando semanalmente em nossa cidade foram feitas algumas audiências e três júris. Já estão marcados alguns julgamentos e Dr. Amauricio afirma que não tem nenhum processo atrasado a mais de um mês, e que as questões mais emergentes como leilões, sentenças, audiências e outras verificações pertinentes às atividades judiciais estão com um bom nível de resolução. Agora em setembro ele sairá de férias e até o seu retorno virá para Itanhomi o Dr. Danilo Couto para que o trabalho tenha continuidade e não venha a acumular.

C

ompletou dois aninhos no dia 31 de agosto a pequena Ana Clara de Oliveira Lopes, ela é filha de Lucas Costa Lopes e Nayara Christina de Oliveira que no ultimo 10 de julho também aniversariou seus 23 anos.

Gabriel e Gustavo Maia completam mais um ano de vida!!!

G

abriel Ribeiro Maia (10 aninhos) e seu irmão, Gustavo Ribeiro Maia (07 aninhos) completaram mais um aniversário no dia 21 de julho. O aniversário de ambos foi comemorado no ITC (Itanhomi Tênis Clube) às 19h00 com o tema “Cruzeiro”, agradando aos torcedores fanáticos do time mineiro. Ambos são filhos de Dr. Carlos Henrique Ribeiro Pinheiro (Ginecologista) e Delma Maia Ribeiro (Pedagoga), de Nova Venézia/ES e netinhos dos vovôs corujas Dalila Maia e

Cassiano Maia (maternos) e Romeu Sevidanes Pinheiro e Diana Ribeiro Pinheiro (paternos). Estiveram presentes na festa familiares e amigos dos aniversariantes.

Câmara presta homenagem a alunas da Escola Estadual Maria Assunção de Edgard Melo R ealizada no dia 11 de agosto na Câmara Municipal de Itanhomi a “Moção de Aplauso” às alunas Luana Maria Delesportes da Silva e Leiliane Costa da Silva estudantes da escola estadual “Professora Maria Assunção” do distrito de Edgard Mello e à diretora da escola, e representando à todos os professores e direção da escola Gislene Dornellas. Presentes no evento o presidente da Câmara e todos os vereadores componentes desta. Luana homenageada pela classificação a nível nacional em terceiro lugar nas “Olimpíadas de Matemática do Brasil” que é a maior competição de matemática do mundo, ela é filha de Denílson da Silva e Leila Cristina Delesportes, cursa o 8º ano e na disciplina matemática é aluna de Luciana Michella Granato; aluna destaque da escola, sempre elogiada por todos pelo comportamento, compromisso e a paixão que tem pelos estudos. Um orgulho para toda a região, uma das campeãs de cálculos do Brasil é do interior, de um distrito pequenino e acima de tudo, de uma escola que passa por grandes dificuldades, mas que trata os alunos com prioridade como deve ser. A outra aluna homenageada é Leiliane, a professora Michelle a define como uma aluna de grande fibra e muito perfeccionista, outra aluna de destaque da escola que também competiu na final, mas que infelizmente por pouca diferença também não foi classificada como uma das melhores em matemática do Brasil. Ela que desde já segue seus estudos com um sonho, se formar em Odontologia. Também homenageada da noite a diretora Gislene Dornelas que há muitos anos administra a escola que segundo ela, sempre passando por grandes dificuldades, mas que isso nunca impediu que os alunos tivessem o melhor do ensino que fosse possível, sendo Luana e Leiliane provas que vem a calhar esta afirmação. Gislene agradeceu a todos aqueles que contribuem com a com a escola, serviçais, professores, equipe do secretariado e direção, a toda a equipe pedagógica, aos pais e é claro, aos alunos, que segundo a diretora são os personagens principais da historia escrita pela Escola. Dentre os que deixaram seus depoimentos parabenizando as alunas, estiveram o vereador An-

tonio Timotéo que fez a oração de abertura da Moção de Homenagem deixando um pequeno discurso que parabenizava as garotas ensejando a elas um futuro repleto de sucessos e realizações, a professora Michelle, que parabenizou-as e as agradeceu caracterizando-as como “Motivos de orgulho para qualquer professor o que se deve à parceria feita pela escola com o pais, e a responsabilidade com os estudos que fazem parte do caráter de ambas as alunas se devem à boa educação recebida dentro de seus respectivos lares.”, também falou o motorista Agenor que com seu bom humor deixou a elas votos de sucesso para que num futuro próximo ele possa dizer “Aquelas duas já andaram na minha Kombi quando iam para a escola...” e para fechar a vereadora Hilda Rosane parabenizou à diretora e toda a equipe pedagógica, às alunas e dirigiu-se aos pais das meninas afirmando mérito a eles o caráter de suas filhas, já que são os seus maiores educadores, a vereadora disse “Pais que instrui os filhos moralmente ensinando a eles o caminho do bem, dando real valor à religião e a todos os seguimentos para uma boa conduta, dificilmente os veram em caminhos tortuosos e Luana e Leiliane são crianças frutos de uma boa educação.” Após as homenagens e as entregas das placas a mãe de Luana, a Srª. Leila Cristina Delesportes pediu licença à mesa diretória e agradeceu a todos os presentes a homenagem feita à sua filha e ressaltou a importância do Jornal “À Voz” correspondente pelo qual a região tomou conhecimento pelo feito de Luana e Leiliane, então a mãe da aluna chamou a diretora do Jornal e a agradeceu dizendo “Obrigada Rosário, se não fosse pela “Voz” a Câmara não teria tomado conhecimento e homenageado a minha filha e a Leiliane”, inclusive o vereador no Distrito Odilon Morais da Silveira autor do projeto reafirmou em seu discurso a importância do jornal, pois só por ele veio tomar conhecimento da classificação de Luana nas Olimpíadas. Logo após os agradecimentos da mãe o presidente da Câmara deu encerramento à noite de Homenagens, onde foi servido um coquetel aos presentes.


PÁGINA 16

AGOSTO Á 3 DE SETEMBRO DE 2011

Escola Municipal Ana Silvéria de Jesus

N

o sábado 05 de setembro, funcionários da Escola Municipal “Ana Silvéria de Jesus” comemoraram o dia da Diretora e da Vice, homenageadas da noite Zélia Nunes e Cleuza Brejão receberam flores e lembranças que marcaram a noite.

15 Anos de Larissa

O dia do Diretor comemorado na integra, já pela manhã um auditório com apresentaç��es cívicas e culturais pelos funcionários e alunos da escola. A noite os funcionários promoveram um jantar dançante no salão de festas do banco do Brasil com as Bandas New Geen e o cantor Tom Gomes de Governador Valadares. Estiveram presentes os funcionários da Escola, o prefeito municipal acompanhado da primeira dama, a vereadora Hilda Rosane com o esposo João Bosco, o secretario da fazenda Carlos Antonio Lopes Freitas e a esposa Dorotéia Lopes Paiva, a secretaria da educação Marlucilei, Edmundo gerente do Banco do Brasil acompanhado pela esposa e da Secretaria da Educação e familiares dos funcionários da escola.

Escola Municipal Elvira Loures E

liér Maria de Freitas diretora da Escola Municipal Elvira Loures foi homenageada juntamente com sua vice Shirlene Mazzoni Martins, em um dia que começou com um auditório feito por alunos e funcionariso, uma manifestação de carinho a elas. Durante a noite as homenageadas foram levadas a escola onde ocorria uma festa surpresa a caráter Anos 80, jantar e musica ao vivo com “Jorcilei e seus teclados”. Eleier carinhosamente conhecida como Leleia foi presenteada com uma jóia e um quadro com seu retrato feito a lápis. Estiveram presentes todos os funcionários da escola com seus respectivos familiares, amigos próximos, a imprensa “ A voz”, além do prefeito e da primeira dama.

N

o dia 30 de Julho de 2011, comemorou-se no Espaço Quintal Brasil, em Santa Luzia/MG, o aniversário de Larissa Rezende Macário Arêdes, onde foram registrados com grande glamour os seus 15 aninhos. Ela é filha dos itanhomienses Ronildo Ottoni de Aredes e de Rosilene Rezende Macário O. Aredes e neta do pastor José Macário e Marta Rezende Macário (maternos) e de Deusdete Ottoni de Aredes e Lourdes Ottoni Aredes (paternos). O evento foi marcado com muito requinte, onde estiveram presentes várias pessoas, entre eles familiares (em peso, tantos paternos quanto maternos) e grandes amigos de diversos lugares da região. Estiveram presentes também a equipe do Studio 15 BH Otiniel Souza, que com grande profissionalismo abrilhantaram a festa com fotos e filmagens excepcionais, que se encontram disponíveis no site da mesma. Durante a festa o pai da debutante, acompanhado de alguns empregados fizeram um louvor em ação de graças, enobrecendo ainda mais esta data tão festiva e comemorativa. O avô materno, Pastor José Macário também usou da palavra. Larissa é a filha do meio do casal, uma moça meiga, educada, muito estudiosa e com grandes sonhos para o futuro. É o que pedimos a Deus e desejamos a você; muitas felicidades e que seus sonhos possam ser realizados pelo SENHOR. PARABÉNS LARISSA....


PÁGINA 17

AGOSTO Á 3 DE SETEMBRO DE 2011

Emmanuel Botelho Calili, formou-se em Direito pela UFMG “

Mais uma etapa chega ao fim e mais um sonho realiza-se. Ao longo da jornada, muitos foram os obstáculos, os quais, sozinhos, jamais teria ultrapassado. Agradeço a Deus pela força, sem a qual não teria suportado as dificuldades. Aos meus pais, exemplos de caráter e profissionalismo que pretendo seguir, pela assistência, paciência, dedicação, carinho e por acreditarem em mim e me incentivarem sempre. A minha irmã Elisa pelo apoio e confiança. A Vó Zilda ao Vô Horácio pelo carinho e dedicação. Ao Vô Cacai e a Vó Deja pelo apoio. A Tia Célia e ao Tio Iderli, que me acolheram e muito me auxiliaram no inicio de minha jornada, e a todos os demais tios e tias, que muito me ampararam ao longo do percurso.Aos primos e primas, em especial ao Jamir, pelo apoio inicial. Aos amigos da AGU e da 26ª Vara Cível do TJ, que muito contribuíram para minha formação.A todos os amigos de Emmanuel e seus pais Itanhomi e de BH, que sempre me apoiaram e acreditalaiber Calilli fala do caráter do seu filho, que segundo ele ram nesta grande conquista. desde pequeno um garoto que selecionava suas amizades, locais que freqüenta e sempre colocou em primeiro plano o futuro, Enfim, a todos que direta e indiretamente, contribuíram ao concluir o terceiro ano sempre teve em mente o Direito que hoje para a conclusão de mais esta etapa, o meu Muito Obrié sua paixão, tanto que passou na OAB assim que formado. Sempre gado!” aluno destaque e agora em mente fazer alguns cursos para dar con-

C

E

mmanuel Botelho Calili, filho do dentista Dr. Claiber Calili e da educadora Selma da Silva Botelho Calili e irmão de Elisa Botelho Calili- estudante de Medicina, formou-se em Direito pela UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte. A Missa em Ação de Graças ocorreu no dia 28 de julho e no dia 29 a Colação de Grau. Prestigiando o mais novo advogado, os pais Claiber e Selma, a irmã Elisa, parte da família materna, a avó Zilda Marquito Botelho, os tios Iderli Martins dos Santos e Célia da Silva Botelho, Horaci da Silva Botelho e Rose e os primos Artur Rafael Botelho Martins e Alan Botelho Camerini; Marcando as presenças paternas a tia Cinthia Calili Rezende Lima e o esposo Fabricio Rezende Lima e os filhos Lucca e Amanda Calili Rezende; ainda Ronaldo Dias e Miria Calili Dias; de Governador Valadares as tias Selma Calili Naid e Sheila Calili; os primos Jamir Calili Ribeiro e Simone Amália Calili. Os caríssimos amigos Fabio Silva, Ravena e Renan de Belo Horizonte; Sonia Palmira Leal Lopes, Raimer Leal Lopes e Sergio de Governador Valadares e Marcos Antonio Ferreira e Marcos Mazzoni Ferreira de Itanhomi, também presentes na conclusão de uma etapa tão importante para Emmanuel.

tinuidade aos estudos para garantir uma brilhante carreira. Os pais o cobre de elogios, já que um garoto calmo e responsável. Dizem que Emmanuel é realmente uma dádiva de Deus, obediente, esforçado, dedicado, digno, um homem de caráter impar. Seus pais deixam votos de felicidade e sucesso ao filho e o agradece por ser motivo de orgulho para a sua família.

Selma, Elisa, Emmanuel, Claiber e Horaci

Emmanuel e tios: Iderli e Célia

Renan, Ravena, Sônia, Emmanuel, Marcos e Raimer

Elisa, Simone, Jamir, Emmanuel, Marco Antônio, Ananda, Lucca, Arthur, entre outros

Emmanuel e sua irmã Elisa

Emmanuel, sua avó Zilda e tios Horaci e Rose

Emmanuel e tias Selma, Cínthia e Mírian

Os pais Selma e Claiber, tios: Cínthia e Fabrícioeos primos Ananda e Lucca e Elisa


PÁGINA 18

AGOSTO Á 3 DE SETEMBRO DE 2011

V Recital de Poesia e II Feira Cultural da Escola Estadual “Vereador Antônio Duarte”.

A

Escola Estadual Vereador Duarte, situada no distrito de São Francisco do Jataí, realizou este ano a II Feira Cultural e o V Recital de Poesia, já tradicional na escola. Na Administração de Maria Margarida de Oliveira (Gaída), gestora da escola, o evento é mostra da colaboração e trabalho dinâmico dos profissionais que atuam neste ambiente escolar. O Recital, bem como a Feira Cultural envolve todos os setores da instituição e que de forma especial, contam com o apoio da então bibliotecária, Belovina Maria de Paiva Dutra, que já afastou para aposentadoria após muitos anos de trabalho dedicado ao apoio e incentivo à leitura entre os alunos, e da supervisora, Vera Lucia Souza. As crianças e adolescentes atendidos na escola recebem dentro do Projeto Pedagógico da Escola, atenção sob a missão: Serem educados para a cidadania. Para isso foi escolhido o tema campanha da Fraternidade 2011: “Fraternidade e Vida no Planeta” a fim de construir no educando uma visão crítica sobre as questões ambientais por meio de um processo pedagógico participativo. O objetivo principal do evento foi promover a formação de conhecimento, atitudes e habilidades necessárias à preservação e melhoria na qualidade ambiental, envolvendo toda a comunidade para debater as questões socioambientais buscando estratégias para diminuir as agressões ao meio em que vivemos. Para a realização deste projeto que se resumiu em Feira e Recital, foi necessário envolver todas as disciplinas e professores responsáveis pelas mesmas nas turmas dos ensinos fundamental e médio. Foram ornamentadas quatro salas para visita da comunidade; para júri do Recital foram convidados: Antonio Alves de Souza - líder da comunidade e assessor da Câmara Municipal de Itanhomi; Gerseli Nunes Batista Barbosa- especialista em educação básica nas séries iniciais, e diretora da Escola Municipal “Argentina Gomes Sampaio” em 2005; Shirlene Domingos Mazzoni - professora aposentada em Língua Portuguesa na Escola

Estadual Carlota de Andrade”; Jorcelina Alves Vasconcelos Ferreira- atual diretora da E. Municipal “Argentina Gomes Sampaio” e Maria Alves de Souza- aposentada como especialista e professora. Participaram do projeto alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, onde as classificações foram subdivididas em 1º, 2º e 3º lugar no Ensino fundamental e 1º e 2º lugar no Ensino Médio. Os alunos que participaram foram: Ensino Fundamental: Amanda Sena da Costa- Poesia “Planeta Terra”; Ariane dos Reis Oliveira- “Planeta em Perigo”; Maisa Mendes Garcia- “Alegrias e Tristezas”; Naiara Aparecida do Carmo de Oliveira- “O Planeta Terra”; Luana Leite da Costa Roberto- “Planeta Terra”; Wesley Junior Pires Rocha- “Destruição sem fim”; Sara Pimentel Nunes- “Mudanças”; Nathália dos Reis Souza- “Deus e a Vida no Planeta”; Joice de Castro Pereira- “Uma Pequena Ajuda”; Rayssa Stefane Pires Rocha – “Meio Ambiente”; Igor Cordeiro de Oliveira “O Planeta Pede Socorro”; Maxuel de Jesus Luciano- “As Drogas”; Guilherme Augusto Dutra de Oliveira “As Drogas no Planeta”; Rômulo Siqueira “A Criação Pede Socorro”; Laura Maria Pimentel Alves com a poesia “Opinião de um Oficial das Forças Armadas”. Ensino Médio: Ramon Siqueira (1º ano)- “Destruindo e Renovando” e Ramon Garcia (3º ano)- “Agradecimento a Deus”. Os alunos classificados foram: Laura Pimentel (1º Lugar), Ariane dos Reis (2º Lugar) e Sara Pimentel (3º Lugar) do Ensino Fundamental; Já do Ensino Médio foram Ramon Garcia (1º Lugar) e Ramon Siqueira (2º Lugar). Vale lembrar que todos os poemas recitados são de autoria dos alunos da escola, o que valoriza e incentiva ainda mais o gosto pela leitura e pela Literatura nos estudantes. Para finalizar o evento, foi realizado o sorteio de uma luminária, bandeja tira-gosto e porta-caneta, todos os objetos confeccionados com sucata pelos alunos e professoras do Projeto “Escola de Tempo Integral”.

O ex prefeito Jaeder Carlos Pereira acompanhado de sua esposa Natália estiveram a passeio em Itanhomi, visitou vários amigos e se inteirou da situação política do Município.

Encontrão da Pastoral da Saúde em Itanhomi/MG

N

o dia 07 de setembro tivemos em nossa paróquia a visita do Pe. Enivaldo João com uma equipe da Pastoral da Saúde das Paróquias Nossa Senhora das Graças e Santa Helena de Governador Valadares. A equipe chegou às 09h00 da manhã. De 10h00 às 12h00 foi realizada uma reunião com os membros da Pastoral da Saúde de nossa paróquia e os visitantes, após o nosso pároco, Pe. Zezinho, fez um momento de espiritualidade e reflexão mostrando a importância da Pastoral da Saúde e que os agentes desta pastoral tem a missão de estar sempre a serviço dos enfermos dedicando este trabalho com muito amor e carinho, pois eles precisam de nossa presença amorosa. A coordenadora Marilêide passou para os visitantes como é realizado os trabalhos da Pastoral da Saúde, atendimento semanal com os testes e orientações com o tratamento natural que é um trabalho de prevenção contra as doenças, visitas aos doentes, assistências aos enfermos com a Santa Eucaristia, e visitas ao hospital, falou ainda do desempenho de cada agente que trabalha com amor e dedicação e do quanto a equipe trabalha com boa vontade e amor. Após a reunião, todos almoçaram no salão paroquial e em seguida os visitantes foram ao local de atendimento da Pastoral da Saúde, onde ficaram admirados com a estrutura e com a organização do local e receberam da coordenadora, mais orientações de como preparar as plantas para o uso medicinal. Foi um encontro muito animado onde todos os visitantes ficaram agradecidos. Sem dúvida, o encontro enriqueceu muito a todos os presentes!

“Chega a nossa Redação”

Há 6 anos e 4 meses nos Estados Unidos Carlos Martins Oliveira, filho de Manuel Salvador e Abigail Maria, esposo do Nerseli Oliveira Martins

RAPIDINHAS ** No domingo, dia 11 de setembro, completou 10 anos dos ataques de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos. Homenagens às vítimas (quase três mil pessoas) foram realizadas no país do desastre e em suas embaixadas, espalhadas nos países mundo afora. ** Aconteceu no dia 07 de agosto, o Concurso Público para provimento de vagas em vários cargos na Prefeitura Municipal de Itanhomi. A organizadora escolhida para realizar o concurso foi a “Rumo Certo Serviços e Assessoria”. O resultado da prova objetiva foi divulgado no dia 22 de agosto e as provas práticas, necessárias a vários cargos foram feitas no dia 04 de setembro. O resultado final está previsto para o dia 26 de setembro. Candidatos classificados aguardam a divulgação da data da posse. ** A população do distrito de São Francisco do Jataí, bem como a população vizinha está ansiosa com a obra de reconstrução da ponte de acesso da estrada principal que liga a sede ao distrito. A ponte caiu devido às chuvas no ano passado.

Escola Estadual Carlota de Andrade certifica alunos das primeiras turmas de Magistério.

A

Escola Estadual Carlota de Andrade, diplomou, neste semestre letivo, as alunas dos cursos de Magistério Normal I e II Com habilitação em Educação Infantil. O evento aconteceu no Itanhomi Tênis Clube, e contou com a presença da então diretora da escola, Patrícia Quintella Nogueira Chagas Vidal; a secretária do estabelecimento de ensino, Elza Rosa de Oliveira, e as paraninfas, patronas e madrinhas das turmas: Dorotéia Lopes de Paiva, Edilamar Lopes de Souza; Martaérica Oliveira Melo Leão; Francismar Maria Ribeiro Diogo, Lucimeire de Oliveira Nicodemos e Selma Neves Alves. Também compôs a mesa Luzimar Antônio Ribeiro, membro do colegiado, que muito ajudou no decorrer do curso. Ao todo, 26 alunas receberam o certificado. Às formandas é importante que tenham a sólida confiança de que podem fazer a diferença, mesmo que esta não seja percebida a curto prazo. A recompensa será usufruir uma consciência tranqüila por ter feito o melhor possível, como profissionais e cidadãos. Aliás, a consciência precisa ser exercida a cada dia e se, como diz Manoel de Barros, para “ser pedra exige prática”, Quanta prática e vivência não serão necessárias para ser professor! O evento contou ainda com a presença dos familiares das formandas, que ao lado dos professores e convidados abrilhantaram ainda mais este momento de tamanha felicidade!!!

Aluna fazendo o juramento

Madrinha Dorotéia em seu pronunciamento

Madrinhas e Paraninfas

A então diretora Patrícia e o homenageado Luzimar

foi convidado também a compor a mesa Luzimar Antônio Ribeiro que foi homenageado, lisonjeado e agradecido pelo apoio à escola. Em todos os momentos esteve presente no colegiado, sempre com seu sorriso, presteza, dedicação, brincadeiras, dando o seu apoio nos momentos difíceis. A escola em forma de comissão organizadora ainda disse que “não tem como lhe retribuir em palavras e homenagens em tudo que fez pela escola.”


PÁGINA 19

AGOSTO Á 3 DE SETEMBRO DE 2011

Batizados

ZAIA LOPES

ANIVERSÁRIOS

J

osé Adilson Quirino (Adilson do PT) completou 41 anos no dia 1º de setembro. A data foi comemorada com uma confraternização com a sua família na residência de seus pais no Alto Queiroga. José Adilson é casado com Maria Luíza Alves e pai de Bruno Alves Quirino, Beatriz Alves Quirino e Aurora Bianca Alves Quirino.

MARIA DO ROSÁRIO LOPES Contatos pelo site www.avozdeitanhomi.com.br Webmail: contato@avozdeitanhomi.com.br jornal@avozdeitanhomi.com.br

S

ophia Marina Oliveira Martins, nascida no dia 23/07/2008 na cidade de Diadema-SP filha de Ray Martins Ramos e Camila dos Santos Oliveira foi batizada no dia 23 de julho durante a Missa de Dona Tininha, realizada na residência da aniversariante, às 17h00, feito pelo Pe.Zezinho. Foram padrinhos de: Batismo: Josy Martins Ramos e Paulo Sardo e de Consagração: Nélson e Maria Helena Alves.

Nome: Miguel Mensagem: Olá, Parabenizo a todos pelas belíssimas reportagens que vocês tem produzido. Com certeza a região do leste mineiro sente se prestigiada em ter um jornal como a Voz de Itanhomi que, relata de forma objetiva os acontecimentos em nossa região. Atenciosamente. Miguel Dias Maciel. Enviada: 17/8/2011 16:01:53 Nome: Bruno Belício Mensagem: Rosário, gostaria que você colocasse no jornal, fazendo um apelo ao Estado para que fizesse o asfalto que liga Itanhomi-Tarumirim, a estrada esta péssima e qualquer lubrina não tem como passar. Nós dependemos muito deste trecho asfaltado, e com certeza vai melhorar a cidade em todos os aspectos. Obrigado. Enviada: 6/9/2011 07:00:48 Nome: Edmar Rosa Sobrinho Mensagem: O deputado Durval Ângelo apresentou requerimento solicitando seja consignado nos anais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais voto de congratulações com o jornal A Voz Regional por ocasião dos seus 39 anos. Para melhor fundamentação do requerido, solicitamos o envio de um breve histórico do Jornal e nome e contato dos responsáveis pelo mesmo. Desde já agradecemos: Edmar Rosa. Assessor Parlamentar/ Comissão de Direitos Humanos Enviada: 1/8/2011 11:59:56

J

oão Alberto Vieira de Carvalho Filho nasceu no dia 09 de agosto às 09h50min no Hospital São Vicente de Paulo em Governador Valadares pelas mãos dos médicos Drª Josenira Leoni Cardoso, Dr. Marcos Moraes de Jesus e Dr. Murilo Reis. João Alberto nasceu com 3.610 Kg e medindo 51 cm. O lindo bebê é filho de João Alberto Vieira de Carvalho e Rosiane Araújo de Souza Carvalho e netinho dos vovôs corujas Antônio Geraldo de Souza e Maria de Lourdes Araújo Souza (maternos), João Batista de Carvalho e Marienice Virgínia Bragantti (paternos). “Agradecemos a Deus pela vida de João Alberto Filho. Um milagre de Deus na nossa vida, fruto do nosso amor! Veio para alegrar ainda mais o nosso lar”, afirmam os felicíssimos pais.

R

ubens Vieira, itanhomiense residente nos EUA, em férias em Itanhomi visitou parentes e a sua caríssima turma de amigos e aproveitando para a pratica de um ato de cidadania ajudando para que o Hospital

local ganhasse um novo visual, limpando o jardim fazendo a retirada de vários sacos de lixo e ainda a iniciativa de conseguir tinta para uma nova pintura do Hospital que ficou com um nova aparência.

José Adilson é proprietário da Lanchonete Pedra Escondida, no centro da cidade. Agradeço a Deus por mais um ano de vida e ter essa oportunidade de poder comemorar mais uma vez com minha família e amigos. OBRIGADO!

Nome: Paulo Cesar Vitor Mensagem: Olá senhores editores. Preciso que divulguem no jornal que meu nome está sendo usado por pessoas de má fé, estão fazendo cartões de crédito em meu nome e de minha irmã, para fazer compras. E umas dessas compras foram efetuadas na mercearia do LELECO. Sou nascido nessa cidade sou filho de Antonio Vitor e Maria da Penha Alves Vitor, ambos falecidos. Somos 6 irmãos.Paulo, Saulo, Ana Lucia, Elenice, Luciana ,e Luciene. Sendo que os citados acima não residem nesta cidade. Temos um imóvel nesta cidade situado na Rua Antonio Cardozo, numero 75, próximo da creche. Gostaria que divulgasse essas informações Obrigado.Enviada: 4/6/2011 22:15:29 Nome: Allan Dutra de Souza Mensagem: Venho expressar a minha indignação com a administração pública dessa cidade. Morei nela, gosto, mas tive que ir embora por falta de oportunidades de emprego, algo que faz com que moradores da cidade saiam de sua terra natal pela mesma lhe dar as costas. É inacreditável imaginar que pessoas andarão aproximadamente 50km para ver um Cristo, não coloco isso pela questão religiosa, mas pelo fato de Itanhomi não ser uma cidade com potencial turístico e todos, até o próprio prefeito sabe disso, os costumes da cidade são outros. Itanhomi não tem esportes radicais, não tem obras de arte e nem algo do gênero turístico, a não ser a Feira da Paz, a cidade não tem outra renda que possa vir com o turismo. A cidade está sofrendo cada ano mais com enchentes e quedas de barreiras, e a cidade não se prepara, ficou dias sem contato com cidades vizinhas pela falta de logística da prefeitura em se preparar por mais complicado que seja com relação as chuvas, pessoas ficaram desabrigadas, passam por dificuldades e sem o apoio total dessa administração. Primeiro precisa cuidar das pessoas, calçar e asfaltar ruas, darem mais qualidade no ensino, na saúde do estado que precisa de um hospital forte, saneamento, enfim... Se o prefeito faz questão de mostrar que as contas estão em dia, ele dá um tiro no pé, porque mostra que tem dinheiro e terá que mostrar que a prefeitura pode dar qualquer tipo de suporte em algum problema ou emergência. Apesar de aprovado, a população da cidade tem que mostrar interesse e protestar contra esse absurdo, pois terá um prejuízo de mais de R$ 180mil. Teremos um Cristo pra pedir a benção enquanto nos despedimos da cidade para buscar oportunidade de vida em outra. Enviada: 27/5/2011 15:58:56

A

ntonielle Costa Oliveira, desenvolvedor de sites e diagramador do Jornal “A Voz” completou 20 anos neste último 14 de agosto, comemorado com um churrasco em sua residência, um domingo em que também se comemorou o dia dos pais. Estiveram presentes o pai Antonio Brasilino de Oliveira vulgo Fritz, a mãe Ângela Maria, a irmã Angelina e o sobrinho do aniversariante Kaio Gabriel, dentre os tantos amigos que o prestigiou. Também aniversariava no mesmo dia o cunhado Lucas Alves (Tiluca) que também completou 20 anos. Felicidades aos dois.

Aniversário de Pedro Henrique

A

migos, familiares, adultos e crianças reuniram-se para comemorar no “Bar da Du” o aniversário de Pedro Henrique Julian de Oliveira que completou 10 aninhos neste último 10 de Julho, os pais Dú e Mirinho e seus irmãos Marcos Vinicius e Alvin Neto ofereceu aos convidados uma deliciosa feijoada seguida do tradicional bolo onde cantaram os parabéns. Presentes os avós maternos e paternos além de um grande número que convidados onde todos se divertiram a beça junto do aniversariante que se esbaldou em meio aos convidados.

Concurso Público da Prefeitura revolta candidatos O

Rita M. Maia, primeiro lugar no concurso do IBGE em 2009

Concurso Público da Prefeitura de Itanhomi, realizado entre os meses de agosto e setembro, vem causando polêmica entre alguns candidatos. O motivo é a série de controvérsias envolvendo questões de provas, erros no parecer de recursos apresentados e até o perfil da maioria dos classificados, sobretudo nos cargos de maior escolaridade. Segundo uma das candidatas, Rita M. Maia, primeiro lugar no concurso do IBGE em 2009, aluna do curso de Matemática da Universidade Federal de

Minas Gerais (UFMG) “Achei muito confuso! Considerando a importância que está em jogo, cargos efetivos no serviço público, as coisas deviam ter sido conduzidas com muito mais seriedade e competência técnica. Quem nunca participou de outros concursos mais organizados pode até pensar que é normal a quantidade absurda de erros que ocorreram. Tanto no Processo Seletivo, neste os gabaritos sequer vieram com identificação prévia, como no Concurso Público. Candidatos

que fizeram a prova e tiveram que recorrer por não apareceram na lista, erro na correção de gabaritos – uma candidata a servente escolar teve sua primeira nota divulgada pra menos. Muitos foram os que pediram a reavaliação das suas notas. Questões que foram canceladas sem justificativa plausível e outras que foram mantidas quando deviam ter sido canceladas. O número despropositado de empates, por exemplo, na prova para servente escolar 60 pessoas tiraram o total da nota. Indicio de imperícia na elabo-

ração das provas. Para os candidatos aos cargos com exigência de alfabetização e de quarta - serie as provas foram praticamente idênticas, apesar de o edital exigir dos últimos muito mais matérias. O resultado é que para uns foram cobradas matérias que não constavam no edital, e para outros nem a metade das matérias citadas caíram nas questões. Isso prejudicou os melhores preparados. Na divulgação do parecer dos recursos apresentados, a banca examinadora fez afirmações equivocadas sobre regras de

Língua Portuguesa. Entre outras, classificaram como afirmativa uma frase que contém negação. No Processo Seletivo a mesma banca divulgou que “crase é acento agudo”. Uma amiga, mestre em Lingüística, ficou chocada. Para completar a lista de excentricidades, o candidato aprovado para o cargo de Analista de Compras tendo errado uma única questão, recorreu pedindo revalidação de outras três que haviam sido canceladas. Coisas ininteligíveis no primeiro momento.”


PÁGINA 20

AGOSTO Á 3 DE SETEMBRO DE 2011

SOCIEDADE ACONTECE ! Noivado de Carlos Júnior e Juliana

Repórter da “Voz” Maria Aparecida completa mais um ano de vida rodeada de familiares e amigos.

E

u, Maria Aparecida Custódia Lopes Moreira, repórter do jornal “A Voz de Itanhomi”, tenho muito que agradecer a Deus pela oportunidade recebida por Ele. Dia 06 de agosto completei mais um ano de vida; às 19h00 em minha residência pude reunir os meus familiares, meus tios que vieram de B.H. e alguns amigos para comemorar comigo. Já pela segunda vez, me veio o pensamento de iniciar com a Celebração da Palavra de Deus feita por minha amiga

F

icaram noivos no dia 30 de julho, Carlos Antônio Lopes de Freitas Júnior e Juliana Vieira da Silva filhos de Carlos Antônio Lopes de Freitas e Dorotéia Lopes de Paiva Freitas (ele) e Terezinha Vieira da Silva e Paulo Roberto da Silva (ela). O noivado aconteceu na residência da noiva, em Governador Valadares. Entre os queridos familiares e amigos presentes estiveram: Tia Zaia, Tia Beth, Tia Maria do Rosário, Madrinha Maria Reis, Ramon, Tio Nélson e família da noiva. Antes da entrega das alianças, o convidado Ramon usou da palavra e em

seguida, o noivo dirigiu-se à noiva, aos pais e convidados, falando da importância da data, do compromisso, e pedindo a proteção divina. Ao final, todos rezaram o Pai-Nosso. Foi servido aos presentes um delicioso jantar e deliciosas sobremesas.

Formatura de Rafael

***Vitória Baliza, 9 anos estudante do 4° ano da Escola Municipal Juracy Nunes de Capitão Andrade veio recentemente de Mato Grosso. Ela é aluna da professora Maria Amélia Andrade. Na noite anterior do desfile de 7 de setembro, tradicional na cidade, disse que não dormiu, muito emocionada, e afirmou: “Amanhã é um grande dia...” *** Desejamos sinceros votos de melhoras à Ana Melo, que sofreu um acidente de bicicleta e teve um pequeno problema na 5ª Vértebra da coluna.

“A IDADE DE SER FELIZ”

afael Vieira Lopes formou-se em Engenharia de Produção pela UNIPAC no início do mês de Agosto, e já está trabalhando na empresa LançaMix em Recife - Pernambuco. A família residente em Ouro Branco prestigiou o formando que é neto dos saudosos Raimundo Bernadino e Adelita Lopes e filho do itanhomiense João Silvério Lopes e da ouro-branquense Maria da Conceição Vieria Lopes, de família tradicional em Ouro Branco, irmão de Raquel (Mestrada em Matemática na UNIPAC) e Renata (Artísta Plástica). Familiares de Itanhomi deixam um abraço e sucesso para a carreira que se inicia.

***O Griceu esteve fazendo tratamento no Hospital Samaritano de GV. Ele elogiou o tratamento que é de qualidade e completou... É uma bênção!

***Pedro Lima, administrador do Supermercado Via Salus disse que sua esposa Vera está um pouco anêmica. Segundo ele, não era por falta de ferro.

MENSAGEM DA ANIVERSARIANTE

R

***Queremos aproveitar para desejar o Sr. José Alves Garcia Boas vindas depois de um longo tratamento fora. Graças a Deus que ocorreu tudo certo.

***Segundo os turistas, à noite é lindo ver a Praça da Farmacinha Municipal em Capitão Andrade toda iluminada! Verifique...

Zélia de Paula. Fiquei muito contente com a presença de todos e o carinho deles dedicado a mim. Aniversário é uma data que nunca deveria ser esquecida, pois é uma dádiva de Deus; vivermos neste mundo tão confuso, devemos saber agradecer as coisas boas que acontecem na nossa vida. Temos tantos motivos para agradecê-lo até o ar que respiramos, a família, os amigos e tudo o mais. Minha mãe Manuela acolheu a todos os convidados com muito carinho, pela qual fiquei muito contente. Depois da celebração, foi servida uma deliciosa torta salgada aos convidados e no final o tradicional bolo e refrigerantes. E com o direito de um belo forró, onde a aniversariante dançou e encantou a todos.

Afinal, fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. Sorrir novos motivos

UMAS E OUTRAS

e chorar outros, porque amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.

T

rocaram alianças o casal Dr. Rodrigo Lopes Vieira Breijão (Fisioterapeuta) e Fabianni Silva Mendonça (Pedagoga) filhos do saudoso Jésus Luiz Breijão e Cleuza Lopes Vieira Breijão (dele) e Martinho Machado Mendonça e Maria Lídia Menezes Silva Mendonça (dela). Dr. Rodrigo está com clínica de fisioterapia ao lado da rodoviária. Aos recém-noivos, votos de felicidades!!!

*** Durante o fechamento desta edição estava acontecendo no distrito de São Francisco do Jataí, o Jubileu do Senhor Bom Jesus. Na próxima edição traremos uma matéria sobre a tradicional festa religiosa do distrito. *** Santa Capitão, que passou por um sério problema de saúde, e esteve internada em Ipatinga, teve uma melhora “milagrosa” no seu quadro clínico. Na missa do dia 03 de setembro na Comunidade N. Senhora Aparecida, agradeceu a Deus e aos amigos pela sua intercessão em momentos tão difíceis. À ela muita saúde e paz!!! *** Até o fechamento desta edição, continua, por tempo indeterminado, a greve dos professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais. A categoria reivindica a implantação do piso salarial nacional nas carreiras da Educação Básica. ***Banda New Gen está disponível a contratos para festas em geral. Tratar com Jorcilei -Tel: (033) 88443343 -Contatos também pelo site: NEW-GEN.WEBNODE.COM.BR ** No dia 16 de julho aconteceu o I Recital de Poesias da E.E. “José Vicente Barbosa” em São Geraldo do Tumiritinga. Quem assistiu ao evento afirma que estava espetacular!!! *** A Escola Municipal Ana Silvéria de Jesus realizou a 1ª Mostra Folclórica no dia 26 de agosto. O evento foi organizado por funcionários e alunos da escola! *** Para mais informações da cidade e da região, não esqueça de acessar nosso site: www.avozdeitanhomi.com.br. Contatos também pelo e-mail: jornal@avozdeitanhomi.com.br. *** Uma paciente do Hospital estando internada informou ao medico a sua intolerância à “Dipirona”, altas horas da noite quando não agüentava de se coçar e com o corpo todo empolado, perguntou à enfermeira o que estava sendo aplicado e a enfermeira diz “Dipirona”... *** Júlio o proprietário da boate diz que não tem data prevista para a inauguração devido às dificuldades propostas pela Prefeitura em liberar o Alvará de funcionamento. *** Domingo a noite estava Antonielle passando de moto quando uma senhora pulou na frente do veiculo e pediu que ele passasse em cima dela. Ele por sua vez fez retorno só que a Turma dos “Deixa Disso” o impediram. *** Agradecemos à Secretaria de Saúde de Capitão Andrade Imaculada Mendes Xavier L. Mendes e ao Prefeito Josias Morine pelo convite de inauguração da “Unidade de Rede de Farmácia de Minas no município de capitão Andrade”.


Jornal A Voz de Itanhomi - 572