Issuu on Google+

Dr. Dr. Jason Jason explica explica porque porque deixou deixou a a diretoria diretoria do do HospiHospital... tal...

Página 15

Praça da Matriz ganha reforma com verba do Governo do Estado de Minas Gerais

13 de Março á 10 de Maio de 2012 - Edição 576 www.avozdeitanhomi.com.br // (33)3231-1351 // jornal@avozdeitanhomi.com.br Diretora: Maria do Rosário (33)8836-2047

EDITORIAL CÁRMEN LÚCIA: PRIMEIRA MULHER A COMANDAR O TSE

H

P

raça da Matriz ganha reforma com verba do Estado, a obra foi cercada com telhas que seriam destinadas aos sem tetos da ultima enchente, a empresa vencedora da licitação foi a CONSTRUTORA AMERICAN STAR, no valor R$ 132.479,92. Solicitamos por e-mail da acessoria de imprensa da Prefeitu-

D

esde janeiro, está em construção a ponte da Rua Francisco de Abreu Mafra, danificada pela última enchente, no centro da cidade. Os moradores estão reclamado a demora da obra, pois estão sendo prejudicados, e ainda com a queda do comércio. Chega à nossa Redação denúncias que, debaixo da ponte, beira o rio, em anexo, também está sendo construída uma obra particular com funcionário público.

ra, as empresas que concorreram à licitação da obra de reforma da Praça da Matriz. Retornaram-nos por e-mail que o pedido era de responsabilidade do setor de licitação. O Jornal retornou ao setor, por telefone, por sua vez, disseram-nos que deveria ser por ofício para ser protocolado no setor e encaminhado ao Prefeito, para analisar e dar o parecer.

A

jovem modelo itanhomiense Juliany Caroliny, 17 anos, ingressa no ramo de modelo internacional.

Veja em página interna.

á oitenta anos as mulheres adquiriram o sagrado direito de votar. Vivíamos, então, a Ditadura Vargas, dos tempos da década de quarenta... Vivemos, hoje, tão grande ventura! Quem vos fala, é uma mulher, que vem homenagear outra mulher: CÁRMEN LÚCIA! Saibam todos que essa mulher, Cármen Lúcia Antunes Rocha, mineira, de Montes Claros, região Norte do Estado... Pois bem, Cármen Lúcia, assumiu a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), haja vista ter feito carreira na Procuradoria das Gerais... Em dois mil e seis, tornou-se a segunda mulher a ocupar uma cadeira de Ministro do Supremo Tribunal Federal; Professora de Direito Constitucional; redigiu e publicou sete livros jurídicos. É a primeira mulher, dentre oitenta anos de nossa história, do tribunal a ocupar tal cargo. Arca com a tarefa de reger as eleições dos quase cinco mil e seiscentos municípios brasileiros. “Aceito o cargo de Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, para o qual fui eleita, e prometo, fielmente, cumprir os desejos respectivos, em harmonia com a Constituição e as leis da República”. Reduziu seu discurso em registros básicos: O “descontentamento” generalizado para com a morosidade do Judiciário”; há de haver “uma Justiça artesanal numa sociedade de massa”; na “imprensa livre, com parceira do Judiciário, sobretudo, na área eleitoral”. Segundo ela não há eleições seguras e livres sem a participação da imprensa, que “ajuda este tribunal a cumprir sua função, atenta a tudo que pode causar dano ao processo eleitoral”; “... O cidadão deve estar certo de que é livre partícipe da Construção Nacional. A este discurso, ouviu-o e aplaudiu a presidente Dilma Rousseff ao defini-lo como “que coisa maravilhosa”. A recém empossada, apresentou, em um vídeo de apenas um minuto, retratando o Rio São Francisco – “Rio da Integração Nacional”, o “Velho Chico”, ao som do nosso Hino Nacional... Dizendo: “Em seu voto, você escreve o presente e o futuro! Acredite no Brasil! Vote em você! Vote limpo!” A essa posse, compareceram todos os Ministros do STF, o Vice-Presidente da República, o Sr. Marcos Maia e muitas outras autoridades. Dentre estas, a Presidente do Senado, Marta Suplicy, e o Governador de Minas Gerais. Então, Exma. Srª Presidente? Há um ano vivemos em clima político, nessa terra perdida entre montanhas – ITA= Pedra; NHOMI= Escondida; Aqui não há: Plebiscito; Conhecimentos das Licitações; Honestidade e Transparência na Administração.


PÁGINA 2

ABRIL á 10 de MAIO de 2012

OCORRÊNCIAS POLICIAIS CAPITÃO ANDRADE/MG ***A Polícia foi solicitada pela Srª “K.E.” alegando que sua cunhada, “S.L.” a agrediu fisicamente e com palavras de baixo calão. Segundo a vítima, as agressões começaram pelo fato de ter ela, ido a casa do sogro, com os filhos, sendo surpreendida pela cunhada com xingamentos. Não gostando da atitude, começou a xingá-la também, e daí surgiram as agressões, como arranhões e tapa no rosto. Seu cunhado separou a briga, que acontecia em frente aos filhos (de três e quatro anos) da vítima. *** Srª “R.A.” chamou pela Polícia pelo fato de estar se sentindo ameaçada, já que queimaram um sofá na porta de sua casa e tentaram invadi-la pelo telhado. Ela acredita que tenha ligação com “C.F.”, que matou seu marido por ter negado o pedido de namoro à filha do casal. ***Sr. “J.M.” foi encaminhado ao DEPOL por não ter debitado pensão alimentar.

ITANHOMI/MG ***Dois menores foram acusados de ter arranhado alguns carros parados, na Av. Bolivar de Freitas. O menor, nascido em São Paulo, está envolvido em constantes ocorrências, pois segundo informações, está insatisfeito em residir aqui na cidade e quer voltar à cidade natal. ***Durante o patrulhamento, a Polícia se deparou com o motoqueiro “C.V.”, que pilotava em alta velocidade, com os faróis apagados, oferecendo riscos às pessoas. A Polícia o acompanhou, com o giroflex ligado, até um certo ponto em que não há iluminação pública. A moto não possuía farol, então o condutor perdeu o controle e caiu. Não quis atendimentos médicos, não possuía habilitação nem documentos da moto. O veículo foi removido para o pátio do Socorro Leste, em Gov. Valadares e foi feita a prisão do condutor. ***Através do Centro de Comunicações, a Polícia compareceu ao endereço informado onde “R.P.” estava portando ilegalmente uma arma, e, também um canivete na cintura. O autor foi orientado a ir embora e a comparecer na DEPOL no dia sete de maio, para prestar esclarecimentos junto a autoridade competente.

F

FALECIMENTOS

aleceu na madrugada do dia 11 de março Fabiane Soares Chaves aos 22 anos, vítima de um acidente na Curva da Lagoa de Capitão Andrade, na estrada LMG 766, causando uma Hemorragia Interna Aguda e Ação Contundente. Era solteira, tinha um filho Eduardo Antony de quatro aninhos. Filha de Antônio Rodrigues Chaves e Zilda Soares da Mota, residente em Itanhomi deixou ainda seus irmãos Fabíola, Caio e Antônio (BH). Após o acidente a vítima foi socorrida e levada para o hospital de Governador Valadares, que veio a falecer. Já a noite, seu corpo foi trazido para Itanhomi, o velório aconteceu na Igreja Assembléia de Deus no Bairro Cidade Nova, onde es-

A

naci Alves faleceu aos 62 anos no dia 23 de março na Associação dos Amigos do Hospital de Itanhomi de Câncer no fígado. Era filho dos saudosos Dionísio Romualdo e Valmira Luíza de Castro e irmão de Selma e César. Seu corpo ficou velado na capela de velório “Raimundo Bernardino” pela manhã do dia seguinte houve uma celebração na Igreja Matriz feita pela D. Lourdes e Marilêde, onde reuniram parentes e amigos e prestaram-lhe sua última homenagem. “Que Deus o acolha em seu reino celeste e que ele possa interceder a Deus por nós”!

G

eralda dos Reis Cabral faleceu na Associação dos Amigos do Hospital de Itanhomi aos 99 anos no dia 05 de fevereiro de Insuficiência Respiratória. Foi casada com o saudoso Afonso Gendiroba Siqueira o casal tiveram os filhos Maria da Penha, Pedro Carlos, João Carlos, Cândida Cabral, Antônio Carlos, Lucira, Maria Aparecida e José Geraldo, Elza (ES), Sebastião Carlos (SP) e dos falecidos José, Maria Alzira e Edith. Seu corpo ficou velado na capela de velório e no dia seguinte

I

Problemas constantes acontecem no “Forró da Taninha”

C

hegou à nossa redação um leitor e nos relatou que o “Forró da Taninha” é o local problemático de Itanhomi, mesmo com a Polícia Militar constante no local, é um lugar que corre a droga, prostituição, freqüentam menores, ocorrem brigas entre outros fatos. Dia deste houve uma grande confusão no que ficou horrorizado, disse que um rapaz conhecido como “Katraca” deu um empurrão em outro indivíduo, que caiu e cortou a cabeça. Amigos do então ferido começaram a bater em “Katraca” a polícia chegou ao local, onde continha cerca de cinqüenta pessoas envolvidas, tanto menores quanto maiores de idade, moças e rapazes. “Katraca” correu e a turma toda envolvida correu até em frente a Igreja Nossa Senhora Aparecida, onde deram outra surra. O motivo teria sido por duas mulheres, uma delas esposa de “Katraca”. Ainda segundo o informante o local deveria ser um local de lazer, afinal em que mal há se dançar um forró.

cou acamada por dois anos, sob os cuidados da nora Júlia Imaculada Monteiro de Oliveira. Não faltava às Missas da primeira sexta-feira, era zeladora do Apostolado da Oração e não faltava às reuniões da Conferência Vicentina. Sempre ajudou os pobres e os menos favorecidos.

D

aniel Carlos faleceu no Hospital Bom Samaritano de Governador Valadares aos 70 anos no dia 25 de dezembro de Infecção Generalizada. Era casado com Laura Lage Carlos e pai de Elizabeth casada com Paulo Souza, Edmilson casado com Síssia Barreto, Elaine casada com Aleon Souza, Laura Danielle casada com Sebastião Ponciano e Lua Vitória e deixou

L

maculada Conceição Leite faleceu aos quarenta e quatro anos no dia vinte e oito de março no Hospital Regional, vítima de AVC Hemorrágico. Era filha do saudoso José Maria e Ernestina Maria e irmã de Conceição, José Adão e Maria. Seu corpo foi velado na própria residência e no dia seguinte na Igreja Matriz, houve uma celebração feita pela Marileide, onde se reuniram parentes e amigos prestando-lhe a última homenagem. Deixou cinco filhos.

W

tavam presentes seus amigos e parentes e a mãe, muito sofrida lamentou-se muito da forma que a filha falecera. O sepultamento foi no dia seguinte o Evangelista Juarez, fez um culto e o corpo foi levado para o cemitério local.

houve uma celebração na Igreja Matriz feita pela leiga Marileide, onde se reuniram parentes e amigos para prestar-lhe sua última homenagem.

uíz Gonzaga Mazzone faleceu aos 83 anos no dia 07 de março de Insuficiência Respiratória no Hospital Márcio Cunha em Ipatinga. Deixou a esposa Alzira de Almeida Mazzone e os filhos Maria da Paz, Sebastião (SP), Rogério, Eliane e Nelito, cinco netos e quatro bisnetos. Seu corpo foi trazido para Itanhomi e velado em sua residência no Córrego do Miraval e no dia seguinte levado para a Igreja Matriz, onde houve uma celebração feita pelo João Bosco, onde reuniram parentes, amigos e prestaram sua última homenagem.

anda Aline de Oliveira Silva faleceu aos quatorze anos dia vinte e seis de abril em sua residência vítima de infarto. Era filha de Claudinei de Oliveira e Maria Aparecida Silva, irmã de Wesley Fernandes da Silva e Karla Maria de Souza Silva. Seu corpo foi velado na capela velório “Raimundo Bernardino” e no dia seguinte houve uma celebração na Igreja Matriz feita por Josseir, comparecendo parentes e amigos, a este ato de solidariedade cristã.

A

na Cabral de Oliveira faleceu aos noventa e dois anos dia vinte e sete de fevereiro em sua residência, vítima de Senilidade. Foi casada com o saudoso Antônio Luíz de Oliveira, mãe de Tereza (SP), Juvenil (Pará), Braz, Maria Helena e Neuza. Seu corpo foi velado na própria residência e no dia seguinte às dezessete horas houve uma celebração na Igreja Nossa Senhora Aparecida feito pelo leigo Alvim Baia, à qual compareceram parentes e amigos dandolhe o último adeus. D. Ana Cabral era uma mulher muito devota a Nossa Senhora Aparecida e temente a Deus. Enquanto teve saúde, sempre ia à Aparecida do Norte, mas infelizmente adoeceu e fi-

10 netos. Seu corpo ficou velado em sua residência e o sepultamento no dia seguinte onde compareceram todos os genros, netos e muitos outros familiares e amigos. Daniel era itanhomiense e sempre morou em sua terra natal, grande comerciante, deixou inúmeros amigos e parentes que deixou aqui registrado a saudade.

M

aria Zeferina de Souza conhecida como Dona Fia faleceu aos 88 anos no dia 1º de fevereiro em sua residência de Parada Cardio Respiratória, Hipertensão Arterial. Era casada com o saudoso Geraldo Amário de Souza e mãe de Palmira, Geralda e Nildo (Residentes em Itanhomi), Dejanira (SP) e Hilda (Baixo Guandú). Seu corpo ficou velado na capela de velório “Raimundo Bernardino” e no dia seguinte às

14H00 houve uma celebração feita pelo Antônio da Vila na Igreja, onde reuniram parentes, amigos e conhecidos para darlhe seu último adeus.

M

aria Aparecida de Paula nasceu no dia 07 de março de 1970, com 42 anos teve a sua vida ceifada por um motoqueiro não habilitado no dia 07 de janeiro do decorrente ano; deixando sua família inconsoláveis com a sua partida. Ela era sobrinha de Zélia de Paula.


PÁGINA 3

ABRIL á 10 de MAIO de 2012

CAPITÃO ANDRADE É NOTÍCIA HOJE ! Cento e trinta personagens representaram a “Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo”

A

Paróquia de São Sebastião de Capitão Andrade na noite de sexta-feira santa realizou a encenação da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus na Praça João de Laia no centro da cidade, com quatro palcos onde foi retratado a ultima ceia de Nosso Senhor. O Jardim das Oliveiras, casa de Caifas e o Palácio de Pilatos, em seguida a caminhada para o calvário, saindo da Praça João de Laia a Rua Das Palmeiras, onde foi o Calvário. Participaram da peça teatral “Paixão e Morte do Nosso Senhor Jesus Cristo” de cento e trinta atores, sendo vinte e duas ajudaram na preparação e organização da peça teatral. Tendo na direção de José de Lana e Sebastião Afonso de Lana. E contou com patrocínio da Paróquia São Sebastião e Prefeitura Municipal de Capitão Andrade. Secretaria da Educação e de Cultura. Os Personagens vividos: Jesus: Geraldo Odilon de Oliveira; Pedro: Adão Braz da Silva; André: Milton Josefino Neto; Tiago, filho de Zebedeu: Jose Pereira dos Santos; João, filho de Zebedeu: Jhonatas Lenos; Filipe: Isau Ferreira de Sousa Pereira Bartolomeu: Messias Fernandes de Paulo; Tomé: Alberone Aselmo de Oliveira; Mateus: João de Jesus Moraes; Tiago, filho de Alfeu: Nelson Rodrigues; Tadeu: Pedro Cândido da Silva; Simão, o cananeu: Sebastião de Souza Marcelo; Judas Iscariotes: Gustavo Becker Ferreira; Maria, mãe de Jesus: Valdirene de Oliveira; Maria Madalena: Leiliane Magda Braz; Maria de Cleofas: Maria Luiza Evangelista Arcanjo. Sumo Sacerdote Caifas:

Francisco de Assis Vaz; 1º Sacerdote: Herminio Junior Arcanjo; 2ª Sacerdote: Washington Arcanjo da Silva Santana; 3º Sacerdote: Josimar Rodrigues Valadares; Pilatos: Leandro Honorato de Jesus Oliveira; Mulher de Pilatos: Ana Cláudia Carvalho Arruda; 1ª Concubina: Narelle Tarciana Santos Costa; 2ª Concubina: Paola Priscila de Oliveira; Cirineu: Erasmo Enivon Martins; Bom Ladrão: Jugleik Machado Oliveira; Mal Ladrão: Sergio Fernandes de Andrade; Escravo: Tarciso Jose dos Santos Neto; Barrabas: Messias Joaquim; Verônica: Maria de Lourdes Rosa Justino; Acompanhantes de Verônica: Ângela Maria de Oliveira e Edite da Penha Scarabelli de Oliveira; Mulheres de Jerusalém: Neuza Maria de Lana, Maria Solange Machado, Luciene Maria Lemes de Oliveira, Lucia Ferreira da Conceição, Maria da Conceição Amaral, Rosa Maria de Lima, Maria Neuza Justino Fernandes, Luzia Fernandes Condê, Maria da Conceição Marcelo, Maria das Graças de Jesus. Crianças: Emilly Nicolau Lana, Vitor Gabriel Santos de Lana, Eduarda Gonçalves Nicolau, Andreska Monfardini Gusmão. Capitão da Guarda: Jeremias Fernandes de Paulo; Soldados Romanos: Gleidson Filipe de Souza Amaral, Duanen Eliziario de Souza, Geovane Rodrigues Almeida, Flaviano Evangelista dos Santos, Felix Bruno Pereira da Silva, Marcos Aurélio Nogueira, Edivanio Alves Pereira, Wilson Paulo Arcanjo, Ricardo Crisli Dias, Micael Raica Gomes Arcanjo, Celio Fausto Floriano, Washington Cristiano Eller Fernandes, Joel Vieira e Leonardo Sales

Gomes. Carrasco: João Paulo Ferreira dos Santos; Povo: Thais Fátima dos Santos, Miquéias Cabral Braz, Rinara Andreza Gomes, Carina Pereira da Silva, Eliane Cristina dos Reis Rosa, Cleidiane Maria, Jose Mateus Luiz Braz, Juglecia Aparecida Machado de Oliveira, Fagder Aloisio Silva Souza, Paulo Alexander Alves de Oliveira, Rainy Machado Oliveira, Gabriela Virginia de Carvalho Arruda, Kevem Radrey Arcanjo Pereira, Adrielly Katrini Venceslau de Paula, Beatriz Venceslau de Oliveira, Maria Aparecida dos Reis, Ediene Maria Pereira, Andre Penteado da Silva, Rosineia Marins Barreto, Francelly Aparecida Barreto,Jennifer Penteado da Silva, Bruna Gonçalves de Oliveira, Daiane Ferreira Calisto, Iara Barbosa Severina, Elivania Porfiria de Oliveira, Camila da Silva Fernandes, Fernanda Cristina Gonçalves Borges, Elida Cristina Gonçalves Borges, Brenda Lorrayne de Oliveira Nobre, Fernanda Fernandes Oliveira, Paola Fernandes Oliveira, Natalia Gonçalves Gomes, Samara Francisca da Silva Borges, Jaira Phofia Gonçalves dos Santos, Valeria Vivian de Araújo, Vanessa Fernandes de Araujo, Edivania Porfiria de Abreu, Maria Paticia Borges, Jackelina Aparecida Fernandes, Érica Porfiria de Oliveira, Josimara Marielly Luiz Braz, Mariana Nobre Fernandes, Marlene Ângela Fernandes, Isabela da Silva Freitas, Simone de Oliveira Teixeira Nobre, Danilo Rodrigo da Silva Rosa, Geovana da Silva Freitas, Regiane Domingos Fernandes, Marineuza Bruna da Silva e Beatriz Fernandes Conde.

Narração: Jose de Lana; Adaptação de Texto: Sebastião Afonso de Lana; Direção: José de Lana e Sabastião Afonso de Lana; Sonorização: Marco’s Sonorização; Fotografia: Jairinho Grossi; Filmagem: Inedita Filmes; Colaboradores e Assistência em geral: Alexandra Alves de Assis, Luciene de Fátima dos Santos Lana, Abraão do Carmo Braz, Miquéias Cabral Braz, Antônio Procópio, Antonio Cunha, Tiago Weider Alves, Rita Claudino de Souza Marinho, Rita de Cassia

Ponciano, Eliane Cristina dos Reis Rosa, Nicodemos Fernandes, Glaiton Morine Mendonça, Tiago Braz, Geraldo Vital, Celio Freire de Andrade, Sebastião Freire Andrade, Francisco Sergio de Andrade, Celio Carlos, Aparecida Torres Fernandes, Adenilson Jose Rizzon e Vanderlei Fernandes. Apoio Cultura: Radio RCM 105,9 FM e Jornal A VOZ de Itanhomi; Os organizadores agradeceram principalmente a Jesus Cristo o Cordeiro Imolado e ao Espírito Santo que nos

iluminou e protegeu no momento de nossa apresentação, pelas bênçãos e graças recebidas, pela proteção e pelo dom da vida. A todo o povo que vieram nos prestigiar, ao Padre Marcos Alves Batista, ao Prefeito Josias Morine Mendonça, a todos os que direta e indiretamente colaboraram na apresentação da “Paixão e Morte do Nosso Senhor Jesus Cristo”. A Secretaria de Educação e Cultura, Rádio RCM 105,9 FM de Capitão Andrade e A VOZ de Itanhomi.


PÁGINA 4

ABRIL á 10 de MAIO de 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPITÃO ANDRADE Estado de Minas Gerais - www.capitaoandrade.mg.gov.br CNPJ: 66229.105/0001-25

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº. 001/ 2012

O

Prefeito do Município de Capitão AndradeMG, no uso de suas atribuições legais, que lhe são conferidas pela Lei Orgânica Municipal, TORNA PÚBLICO que estarão abertas, no período de 17/04/2012 a 18/05/2012, as inscrições para o CONCURSO PÚBLICO de provas objetivas para provimento efetivo de vagas existentes no Quadro de Pessoal instituído de acordo com os requisitos da Lei Complementar Nº. 023/2008 - Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos servidores Municipais de Capitão Andrade, alterada pela Lei Complementar 026/2009, Lei Complementar 030/2009 e Lei Complementar 041/2011. As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, via internet, por meio de acesso ao site: www.trconcursos.com.br, no período de 17/04/2012 a 18/05/2012, sendo que a Prefeitura Municipal disponibilizará servidor treinado e equipamento de informática necessário para a efetivação das inscrições em seu Telecentro comunitário, localizado à Rua Fernando Rosa de Faria, 434, no horário de 8:00 às 17:00 horas, devendo ser observado o horário de expediente bancário. O candidato deverá preencher as seguintes condições para a sua inscrição no Concurso: I - Ser brasileiro nato, naturalizado ou cidadão português nas condições previstas pelo Decreto 70.391/72; II - Ter 18(dezoito) anos de idade completos na data da posse; III – Preencher o Requerimento de Inscrição de forma legível; IV - Ter na data da posse, a escolaridade completa e habilitação exigida para provimento do cargo pretendido, adquirida em instituição de ensino oficial ou legalmente reconhecida pelo MEC; V - A Taxa de Inscrição deverá ser recolhida em moeda corrente (em espécie) através de boleto bancário emitido no site www. trconcursos.com.br, quando das inscrições. O candidato deverá tomar conhecimento de todos os requisitos exigidos no Edital que rege este concurso, antes de realizar sua inscrição, evitando ônus desnecessários. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscreverem no presente Concurso Público, cuja atribuição seja compatível com a deficiência de que são portadoras, para as quais serão reservadas, no mínimo, 5% (cinco por cento) das vagas de cada cargo oferecidos nesse concurso, arredondandose para o número inteiro subseqüente, sendo que o Município não editou norma a respeito de tal questão, prevalecendo o contido no Decreto Federal 3298/99. No ato da inscrição, o candidato portador de necessidades especiais deverá declarar, no Requerimento de Inscrição, essa condição e a deficiência da qual é portador, entregando Laudo Médico original, mediante recibo emitido em duas vias, expedido no prazo de até 90 (noventa) dias antes do término das inscrições, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença CID, bem como a provável causa da deficiência. Este Laudo será retido e ficará anexado ao Requerimento de Inscrição.


PÁGINA 5

ABRIL á 10 de MAIO de 2012

Escola Estadual Carlota de Andrade promoveu um desfile e os jurados escolheram o uniforme

N

o dia vinte e um de março a Escola Estadual “Carlota de Andrade” se encontrou em clima de festa. Fazendo o uso da democracia, e encher os olhos com a beleza dos alunos e escolher o modelo do uniforme escolar. Primeiro houve o desfile das Bandeiras de Itanhomi, Minas Gerais e Brasil. A festividade foi abrilhantada com várias apresentações feita pelos alunos, mas, o momento mais esperado era o “desfile dos uniformes”. Iniciado esse, houve a honra de informar que os modelos foram desenhados pelos alunos e pelas costureiras Aparecida Lage e Nilce Ferreira, também responsáveis pela confecção de todas as peças. Os modelos apresentados na primeira parte do desfile foram confeccionados por Aparecida Laje. Os alunos Erick e Raiane apresentaram um uniforme em azul e branco, uma proposta para o dia a dia. (Desenhado pelo aluno Erick). As alunas, Joelma e Amanda, apresentaram uma versão bem feminina do uniforme, azul e branco, estilizado por Erick Belício. Flávio vestiu um modelo para aula de Educação Física e Iasmim um modelo para a sala de aula em azul e laranja, desenhados por Brenda Chaves. Aline e Dhuly vestiram o modelo de Educação Física e sala de aula, em azul, laranja e branco. Vitória e Paulo Vítor apresentaram um uniforme de Educação Física em azul e branco, desenhado por Erick Belício. Aryana e Lorena apresentaram um modelo de uniforme para Educação Física e dia a dia. Higor e Marcus apresentaram uma proposta de uniforme para o inverno, preta e amarela. Ainda, para abrilhantar a noite foram apresentadas peraltices de palhaços, coreografia de ginástica rítmica com o uso do bambolê. Deu-se continuidade ao desfile apresentando os uniformes confeccionados por Nilce Ferreira Silva. Chailaine apresentou um modelo branca, vermelha e azul. Amanda Julião e Bhabila apresentaram um modelo de sala de aula e Educação Física nas cores azul celeste e azul royal.

João e Eduardo vestiram modelos para o dia-a-dia. Guilherme Neves vestiu um modelo de manga comprida, uma opção leve e invernal nas cores branca e azul. Giseli vestiu um modelo de Educação Física e Gilmar, um modelo dia a dia nas cores branca, vermelha e azul. O desfile teve a participação dos jurados: Diretor João Nunes; do colegiado Maria Angélica Nogueira de Andrade Martins, mães Diva Medeiros e Dorotéia Lopes de Paiva Freitas, funcionária da E.E. “Carlota de Andrade, Léia, representando os alunos: Lorraynne e Kellen Barelo, Mestre de Cerimônia: Rosemary Pinto e Silva. A alegria da platéia, lotada de alunos e professores da Escola Estadual “Carlota de Andrade” e visitantes vibrou com a escolha do uniforme, afinal são eles, os alunos, a usá-los. Os uniformes escolhidos foram apresentados pelos alunos Guilherme Neves que vestiu um modelo em manga comprida, uma opção para o nosso leve inverno nas cores branca e azul. Chailaine apresentou um modelo feminino em cores branca, vermelha e azul, Higor apresentou uma proposta de uniforme para o inverno, nas cores preta e amarela. Vitória e Paulo Vítor apresentaram um uniforme de Educação Física nas cores azul e branco, e Gilmar um modelo masculino, nas cores branca, vermelha e azul. O diretor da Escola João Nunes, anunciou que os alunos, a partir da Semana Santa, deveriam se uniformizar.


PÁGINA 6

ABRIL á 10 de MAIO de 2012

COMO VIVE E COMO VIVEU NOSSA GENTE! Sr. João Braga hoje o nosso entrevistado, com mais de 104 anos se mostra ainda um homem lúcido e alegre...

J

oão Correia Braga nasceu em 1907, completou, portanto 104 anos no ano de 2011. Pessoa simples vive com o filho e o neto em uma casinha e, apesar da idade, guarda na mente muitas histórias. Nascido em Ubaporanga veio para Itanhomi por volta dos 12 anos de idade acompanhado dos pais e de mais nove irmãos, os quais todos já faleceram. João Braga trabalhou durante toda sua vida como lavrador e atualmente o que nos parece ser ele o cidadão mais velho do município de Itanhomi. Sem saber ler e escrever aprendeu a assinar o nome para votar. Não conhece muitas cidades, nem teve muitas oportunidades de viajar, disse-nos ele. Casou-se apenas uma vez e teve dez filhos, dos quais um reside também em Itanhomi. Passou pelas religiões católica, evangélica e espírita, a última delas, como julgou não ser o correto pra si mesmo, o fez retornar à evangélica onde também não permaneceu. Homem calmo e sempre de bem com a vida, João Braga lembra-se da época em que havia muitos peixes no córrego de Itanhomi e pescar era tarefa fácil, segundo ele, as famílias não comiam sem carne. Havia também muitos bichos que viviam soltos, tais como paca, veado, tatu, onça, cutia e etc, os quais eles matavam e comiam. João Braga também relembra os prefeitos que já passaram pela cidade, em sua opinião o que melhor administrou foi o saudoso Capitão Andrade por seus feitos na cidade e sabedoria ao governar, mas ressaltou os outros como Laudelino Braz, Lázaro Do Val, Nelson Andrade, Messias Nogueira, Levindo Dias Filho, Geraldo Ferreira Chaves e Jaeder Carlos Pereira, estes foram lembrados com carinho por terem tido marcantes e diferentes formas de governar. “Convivi com todos eles”. Bem no passado lembrou-se do Sr. Fortunato Anastácio, primeiro agente dos correios de Itanhomi, querido por todos, possuindo grandes laços de amizade, muito sério e correto. E ainda exercia nas horas vagas a profissão de carpinteiro. Lembrou do Padre Manuel de Magalhães Lapeira um dos grandes Párocos de Itanhomi, de origem portuguesa, era bravo e de grande fé. “Tenho saudades das missas aos domingos celebrado por ele”. Ainda lembrou-se do Padre Manuel Nascimento, impedido de celebrar missas e suspenso da Igreja Católica, exercendo assim a profissão de professor na qual era tido como “linha dura”, qualquer criança que respondesse aos pais no outro cumpriria castigo.

Padre Paulo, um antigo padre de Itanhomi também foi citado, segundo João Braga era um do servidores ao exército alemão. Durante a Segunda Guerra Mundial foi convocado, voltou para a Alemanha e não mais retornando. Relembrou de algumas histórias como a tomada da cidade, conta que Dr. Jaeder Albergaria fez uma lista e pediu para que as pessoas assinassem, mas não colocou o motivo: “eu não assinei o tal documento”, as assinaturas foam colhidas e ninguém sabia o porquê. A razão era “levar” a cidade de Itanhomi para Tarumirim. Portanto nós passaríamos a pertencer à Tarumirim. Houve uma tamanha revolta do povo itanhomiense para tarumiriense, “e acho que até hoje Itanhomi não gosta de Tarumirim por esse motivo”. Mas nós, do Jornal “A VOZ de Itanhomi” sabemos que Tarumirim é uma cidade acolhedora e nossa amiga, ao contrário do que o entrevistado

disse. Felizmente, não demorou muito Itanhomi conseguiu de volta a ter sua emancipação política administrativa. Lembrou-se da história da matança da família Mendes, “na época, eu ainda não morava aqui na cidade, era muito novo e residia na zona rural, contudo uma de minhas irmãs Valdomira, a mais velha contou-me... ...Disse que Pedro Firmino teve um desentendimento com Orácio. Pedro Firmino era empregado dos Mendes. Bastião Cunha reuniu uma turma e foram a um conselheiro, deixando seu cunhado em casa com a irmã. Enquanto sua irmã, que era mulher de Bastião Cunha estava na janela ele pegou um revolver e retirou cinco balas, esquecendo-se de uma. O revolver disparou acertando um tiro na nuca da sua irmã. Quando Bastião Cunha voltou e viu toda aquela situação, perguntou ao seu cunhado o que tinha acontecido, ele não contou a verdade. Como Bastião tinha um extremo poder, pediu a um polícial de Caratinga que matasse a família dos Mendes. Escaparam apenas Nicolau Mendes, Acibídio e Gionda Mendes.” Histórias ditas por ele. Dr Jatir Gonçalves, o médico, também foi lembrado. Conforme João Braga era um médico muito bondoso e caridoso que ajudava as pessoas, “inclusive ajudou muito a minha família” e quando precisei de seu auxílio, em razão de uma complicação em um dos partos de minha esposa, Dr. Jatir a socorreu prontamente nada cobrando. Lembrou de muitos amigos de sua época de infância e adolescência: Raimundo Bernardino, “Saíamos juntos e com outros amigos, (Homero Martins, Algenerio Martins, Banga...”) Eles jogavam bola em um “campinho” que era mais ou menos perto do hospital quase todas as tardes. “Eu morava no povoado do Medina, trabalhava na roça, era pobre não tínhamos dinheiro, mas tínhamos fartura plantávamos de tudo e carne, comíamos peixe que pescávamos, caçava muitos bichos como paca, tatu, capivara, frango-do-mato, assim esta não nos faltava. Havia grande mata, cercava todo o município e éramos muito felizes. Não tinha televisão, nem estrada, mas éramos felizes.” João Braga que com seus 104 anos se mostra, ainda, um homem lúcido e alegre, tranquilo e continua de bem com a vida, concluindo nosso bate-papo disse: “O tempo da pobreza era o tempo da alegria, o tempo da fartura hoje é o tempo da tristeza.”

9ª Cavalgada dos amigos de Itanhomi N

o dia sete de abril de dois mil e onze, os cavaleiros partiram do Campo do Medina até o Campo do Adão Neves, no jataí dos Neves. Ali lhes foi servido comidas e bebidas. Houve participação de grande número de pessoas e cavaleiros. Foi duplamente comemorado, o décimo aniversário do São João Agropecuária. O evento contou com a animação de Duda Brasil e show, com Cezar Augusto&Cristiano. Os proprietários do São João Agropecuária há nove anos fazem a cavalgada dos “Amigos de Itanhomi”. Dr. João Vieira de Carvalho

e os filhos, Frederico Vieira de Carvalho e João Vieira de Carvalho Filho, contou com a organização da Associação Comunitária Alto Jataí e Vazante do Jataí sob patrocínio e o apoio de: AG Minas; BIG MAIS Supermercado; Sicoob Credicope; Ração do Vale; Casa da Ração; Casa do Cerqueiro; Casa do Milho (GV); Açougue Itanhomi; A Voz de Itanhomi; Laura Materiais de Construção; Selaria e Sapataria do TETÉ; Supermercearia Totó; Auto Posto AMERICAN STAR; Moto Capa; Saúde Oral; Drª Poliana Pires; Dr. José Levindo; Rimar Modas; Mecânica Pereira e Prefeitura Municipal de Itanhomi.


PÁGINA 7

ABRIL á 10 de MAIO de 2012

JULIANY – De Itanhomi para o mundo!

Deputado Luiz Carlos Miranda, homenageia Divaldo Pereira Franco Médium baiano recebe título de Cidadão Honorário de Minas Gerais

O

J

uliany Caroliny Souza Oliveira, 17 anos, filha de Sergio Ramos de Oliveira e Ângela Maria Souza Santana, irmã de Sergio Ramos Oliveira Junior. Juliany disse que tudo começou quando estava para completar treze anos e muitas pessoas diziam que deveria investir na carreira de modelo, por fazer este perfil (magra e alta). Interessada pelo assunto, estava olhando sites de agências em Belo HorizonteMG e decidiu tentar inscrever-se, um sonho de criança. Com seus pais e tios, foi a BH e se inscreveu em um curso na agencia FORD MODELS. Todos os sábados, durante um mês, seus pais a acompanhavam até Belo Horizonte para fazer o refrido. Terminou-o e fez um BOOK, sem resultados, pois queriam, ainda, que usasse aparelho para concertar os dentes e tendo que ficar com acompanhante, por ser muito nova. Depois de certo tempo, já mais velha, com os dentes devidamente cuidados, o corpo ainda mais desenvolvido, conheceu os donos de uma agência de Governador Valadares, e estes viram suas fotos em um site de relacionamentos (Orkut) e se interessaram. Depois de terem conversado com seus pais, passou a desfilar pela agencia FHOX AGENCY em Governador Valadares. Os cabeleireiros e maquiadores aconselhavam-na a ir a São Paulo, por possuir grande talento. Sempre mandava emails para agências de BH, mas, infelizmente, não tinha recursos suficientes para fazer viagens e, assim foi desanimando cada vez mais. Já sem ânimo de realizar seu sonho de modelo, recebeu a ligação de uma residente em Ipatinga, dizendo que o homem que descobrira GISELE BUNDCHEN estaria lá

para fazer algumas seleções. Reanimou-se, então e, a partir daí, preparou-se muito, pois era uma oportunidade única. Foi para Ipatinga, onde participou da seleção, sendo escolhida. Preparou-se durante três meses para o evento que aconteceria em Belo Horizonte, no dia trinta e um de outubro de dois mil e dez. Foi acompanhada de sua mãe, e neste evento, estiveram as treze melhores agências do país. Das cento e cinquenta participantes, que foram fotografadas e entrevistadas, saiu o resultado após vinte dias... Para surpresa sua fora escolhida: “houve uma explosão de sentimentos e turbilhões de sensações”! Vendo-se entre as finalistas, disse não ter acreditado, por estar em segundo lugar. Das treze agências selecionaram-se oito e mais duas Internacionais, as únicas a participarem. Sempre em contato através de e-mail, marcou encontro com as três que mais lhe aprouveram, Juliany acertou com agências de São Paulo, e fechou contrato com duas do Brasil e uma Internacional. Antes de ir para São Paulo preparou-se por seis meses, perdeu medidas, melhorou a pele, fazendo o que lhe exigiram. Em vinte e sete de julho, foi para São Paulo e lá prosseguiu no Ensino Médio e conciliou “Trabalho x Estudos”. Fez alguns trabalhos, conheceu gente nova (estilistas, desfiles, editorial de moda), enquanto a empresa que a representava fora do país agendava-lhe viagens para ela. Surgiu, então, uma para a Europa, de mais ou menos três meses, ficando por três semanas em Estocolmo-Suécia e dois meses em Milão-Itália. Na Suécia fez dois grandes trabalhos para STYLIEN, marca famosa, um LookBook

médium, humanista, orador e educador espírita, Divaldo Pereira Franco, oitenta e quatro anos, recebeu na segunda-feira 16 de abril, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o título de “Cidadão Honorário de Minas Gerais”. O autor do requerimento foi o deputado Luiz Carlos Miranda (PDT), natural de nossa cidade vizinha, Engenheiro Caldas, tendo o decreto sido publicado em setembro de 2011 pelo Governador Antonio Anatasia. Por ser o primeiro título de Cidadão Honorário requerido pelo deputado pedetista, o parlamentar sentiuse orgulhoso pela realização. Segundo ele, “o médium é merecedor da homenagem, levando em conta sua trajetória pela doutrina espírita”. O evento que premiou o médium baiano aconteceu no Plenário JK, na noite do dia 16 de abril e foi transmitido ao vivo pela TV Assembleia. Considerado um dos maiores pregadores da doutrina espírita no mundo, Divaldo já publicou duzentos e cinquenta livros, com quase nove milhões de exemplares, onde se apresentam mais de duzentos autores espirituais. O médium possui mais de seiscentos filhos adotivos,

Deputado Estadual Luiz Carlos de Miranda dá título de Cidadão Honorario a Divaldo Franco além de atender, diariamente a três mil crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, em regime semi-interno e externo, na “Mansão do Caminho”, periferia de Salvador, na Bahia. Orador com mais de treze mil conferências, em duas mil cidades do Brasil e em sessenta e quatro países dos cinco continentes, o médium baiano recebeu ao longo de sua vida mais de setecentos homenagens, de instituições culturais, sociais, religiosas, políticas e governamentais. Nomeado Embaixador Internacional da Paz, em 2005, pela Ambassade Universelle

pour La Paix, na Suíça, Embaixada sediada em Genebra – capital da Organização Mundial da Paz –, Divaldo Pereira Franco levou a mensagem da não-violência por todos os cantos do planeta. Divaldo Franco é Cidadão Honorário dos municípios mineiros de Juiz de Fora, Uberaba, Araguari, Ituiutaba, Nanuque, Teófilo Otoni, Ubá, Belo Horizonte e Contagem. É, também, Cidadão Honorário dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Ceará.

Deputado Estadual José Henrique assume temporariamente a Presidência da ALMG

para Elese e, também, o famoso FASHION WEEK. Ela está feliz por estar realizando seu sonho e agradece muito a Deus, e à sua família por terem apoiado-a, sendo sempre presentes e a seu lado.

Juliany - MINHAS ESPECTATIVAS: “SEMPRE PENSEI DA SEGUINTE MANEIRA: NADA EM NOSSAS VIDAS ACONTECE POR ACASO, SE ESTOU AQUI HOJE É PORQUE DEUS TEM ALGUM PROPÓSITO NA MINHA VIDA. POR ALGUM MOTIVO ELE QUER QUE EU VIVA ESSE MOMENTO. SEMPRE SONHEI EM SER MODELO, DESDE NOVINHA. MAS NADA ACONTECE DE UMA HORA PARA OUTRA, TAL SONHO CARREGO-O DESDE OS TREZE ANOS, E VENHO TENTANDO, SÓ AGORA FOI DAR CERTO.”

C

om o afastamento temporário do Presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Dinis Pinheiro, quem assume a presidência da ALMG é o deputado José Henrique, que presidirá a Assembleia de Minas durante dez dias, a partir de três de maio. Nesse período, o governador Antonio Anastasia (PSDB), e o vice, Alberto Pinto Coelho (PMDB), estarão fora do país e o presidente da Casa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB) assumirá os trabalhos do Palácio Tiradentes. Entre outros compromissos assumidos até o dia treze de maio, José Henrique representará o parlamento mineiro em atos e eventos públicos.


PÁGINA 8

s e ã M

ABRIL á 10 de MAIO de 2012

“Feliz Dia Das Mães!

ÂNGELA – esposo Lauro e os filhos Antonino, Paulo, Carlos, Heloisa e Laura Gabriela: “Queremos dizer que você é tudo de mais raro que temos, é o melhor da vida. Neste dia especial o nosso carinho, um grande abraço, você é A Melhor Mãe que Deus Nos Deu! Te Amamos!”

NILCE – esposo Railson e os filhos Arthur de Carlos, Hugo Henrique e Marcos Antônio: “Tu é valente e guerreira. Nos educa para o caminho do bem e da verdade. Desejamos que Deus ilumine sempre sua vida te guardando e te protegendo. Feliz dia das Mães!”

sar Sales com seus queridos filhos Lucas, Priscila e Letícia: “Não só hoje, mas te amamos sempre e neste dia especial homenageamos com o coração cheio de emoção e alegria. Queremos te agradecer por tudo que você faz por nós, pela sua luta, pela sua fibra e por estar sempre nos dando o seu amor com todo teu coração. “

Dr. MICHELLY –

esposo Dr. Sávio e os filhos Ester e Lucas: “Mãe, a você que nos trouxe a vida, entregamos nosso coração. Você é a luz de nossas vidas, que Deus te abençoe e te guarde. Te amamos! Feliz dia das Mães!”

MARIANA – espo-

ESTER – esposo José Gregório Amarante (Nêgo) e dos filhos Ronaldo, Rosane, Júnior, Rosália, Marlon, Ricardo e Marcelo: “Mamãe, você é bem aventurada, merece de nós todo o amor maior, sem você nós não estaríamos aqui desfrutando de tantas coisas maravilhosas que vivemos ao seu lado. Só nos deu alegria e a certeza de que nunca estamos sós. Feliz dia das Mães!” MARGARIDA – os filhos Maria José, Maria da Conceição, Maria do Rosário, Expedito Francisco, Maria de Fátima, Maria Margarida, Geraldo Magela, Francisco Solano, Maria Helena e Penha; genros: Zico, José Neves, Sônia, Sérgio, Geraldo, Érica e Ziza Brande, netos: Danielli, Anderson, Ravenna, Raimer, Deborah, Raisler, Raissa, Helena, Henrique e os bisnetos Lucas e Rian: “Mãe, queríamos que todas as mães fossem como você, cheia de amor pela vida, pelos filhos a quem dedica todos os seus dias, um exemplo a ser seguido. Somos muito felizes, que Deus a abençoe, e perpetue o seu amor. Amamos muito você!”

ROSANINHA – esposo Junior Cé-

so José Lopes Vieira e os filhos Dr. Michelly e Michell. “Mamãe, nós te amamos e te entendemos. Temos a certeza que nos ama, você é a melhor mãe! Feliz dia das Mães!”

VERA LÚCIA –

esposo Pedro Lima e os filhos Samuel e Sávio: “A você mãe, que é digna de ser chamada assim, damos os parabéns, pois seu dia no calendário pode estar chegando. Porém, uma mãe de verdade é mãe todos os dias, não simplesmente por um dia. E você é esta mãe, merecidamente ser chamada de mãe. Feliz dia das Mães!”


PÁGINA 9

ABRIL á 10 de MAIO de 2012

ROSANE – esposo

ROSE – esposo Moisés

e seus filhos Gabriela e Moisés Filho, desejam que todas as bênçãos de Deus recaiam sobre você. “Felizes são os filhos que podem homenagear nesta data, se pudesse fazer que você realizasse pelo menos algum de seus sonhos, mas o principal deles você tem, que é o nosso amor. Te amamos!”

ANINHA – esposo Tião

Ponteiro e os filhos Sabrina, Bruno e Ludimila, e os netinhos Ana Júlia e Miguel Salame: “Você é um exemplo de amor, de fé e de esperança. Te amamos imensamente, temos certeza de que estamos sempre em teu coração. Feliz dia das Mães!”

João Bosco e os filhos Iara e João Arthur. “E num caloroso abraço nossos corações lhe dizem, em oração: “Que Deus a abençoes e a proteja.” Feliz dia das Mães!” BEATRIZ – esposo Geraldo Lima e seus filhos Emerson, Maísa e Alysson: “Aproveitamos este dia para dizer o quanto te amamos e como somos agradecidos por tudo que fez e faz por nós. Te devemos tudo; que Deus conceda sempre a Paz, a serenidade e alegria de estarmos juntos. Feliz dia das Mães!”

CONCEIÇÃO – es-

poso Dr. José Carlos Pires Gomes e seus filhos José Levindo, Alessandra, Poliana e José Carlinhos, deixa registrado, nesta edição, um abraço a esposa e mãe que com muito zelo, dedicação e carinho cuida de nós sempre. Nesse dia tão especial a nossa homenagem. “Mãe, o nosso carinho e agradecimento, porque você merece todo nosso amor. FELIZ DIA DAS MÃES!”

MÁRCIA - nós Juliana, Brígida e Jerusa, suas filhas: “Que no decorrer de sua vida possamos compartilhar, não somente hoje, mas de todas as suas alegrias e agradecer por todos os momentos lindos que vivemos. Feliz dia das Mães!”

MARIA NATIVIDADE

– esposo Dr. Antônio Hermelindo Ribeiro e as filhas Natiane, Dadiane Pétria e Savana Dábina: “Desejamos que esteja conosco sempre, e que nesta data especial e em todos os momentos de sua vida Deus a proteja, te ilumine, te de forças para continuar sua batalha. E que nós possamos sempre sentir e ter esse amor maior em todos os momentos de nossas vidas. Amamos-te, Feliz dia das Mães!”

SÔNIA – esposo Dr. José Vicente de Barros e os seus filhos Mágno, Jéssica e Darlyane: “Tu és a mais bela e rara de todas as flores! Tão delicada, doce, meiga, pedra preciosa, és nosso refúgio! Nesse dia tão especial, deixamos esta mensagem. FELIZ DIA DAS MÃES!”


PÁGINA 10

ABRIL á 10 de MAIO de 2012

FORMOU-SE EM ENGENHARIA MECÂNICA...

P

ela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Luíz Fernando Alves Ferreira, filho de Manoel Vidal Ferreira e Jucelma Vasconcelos Ferreira. A Colação de Grau aconteceu na noite do dia 15 de março no Centro de Convenções de Vila Velha. O Culto Ecumênico na noite do dia 16 de março na Igreja Sagrada Família no Jardim Camburi e o Baile de Formatura na noite do dia seguinte no Centro de Convenções Steffen na Rodovia ES 010, 276 Jardim Limoeiro. Luíz Fernando é neto do Vereador Sr. Adão Oliveira Vasconcelos e Marlene Alves Vasconcelos, Mário Ângelo Ferreira e Izabel Ferreira. O jovem Luíz Fernando agradeceu a Deus por esta grande conquista em sua vida. A seus pais pelo amor, pelos ensinamentos de caráter e perseverança, pelos conselhos, por terem sido sua fonte de coragem nos momentos difíceis acreditando e incentivando os seus sonhos. Agradeceu ainda a sua irmã, seus avós, tios, primos e amigos que partilharem a sua história e por todo apoio e carinho que lhes deram, pois sem eles esta grande conquista não seria possível. “MUITO OBRIGADO!”

Maria Clara, a alegria dos papais Káristen e Marcelle

Os pais Dr. Káristen Lopes Lamas e Drª Marcelle Aparecida Almeida

Formou-se em Pedagogia pela ULBRA Elizabeth Lopes de Souza

F

ilha de Etevaldo Augusto de Souza e da saudosa Maria Lourdes Lopes de Souza, Elizabeth colou grau no dia treze de abril, na Câmara Municipal de Itanhomi. Agradece a Deus, ao pai e bom amigo, a “boa drasta” Irma, aos irmãos, Mamá e Nani, aos sobrinhos Diego e Davi, aos cunhados Menininho e Elizete, seus amigos

e confidentes, suas parceiras de faculdade. E à sua mãe, que traz sempre viva na memória, dedica mais esta vitoria. Formaram-se também: Ana Maria Fernandes Assis, Jucélia da Silva Virgilino Langamer, Maria Aparecida de Oliveira Torrente, Maria da Penha Rosa, Norma da Silva Barreto de Figueiredo e Valquíria Lúcia Barbosa.

A pequena Maria Clara

N

o dia vinte e oito de março nasceu Maria Clara, em São Paulo no Hospital Maternidade Santa Catarina, filha dos jovens Dr. Káristen Lopes Lamas Clinico Geral, e Drª Marcelle Aparecida Almeida Lamas, Psiquiatra. É a primeira filha, a chegada da pequena Maria Clara completou a felicidade do casal, que são casados há quatro anos. A pequena Maria Clara também é a primeira neta de Euclides Gonçalves Lamas e Wanilda Lopes Vieira Lamas, e são avós maternos Jorge de Souza Almeida, Professor Empresário Empresa Brasil Eliminação, e Célia Pires de Souza Almeida, de Teófilo Otoni. A Maria Clara e os papais Káristen e Marcelle muitas felicidades em seu lar!

Aniversário da Dorotéia

D

Dorotéia sopra a vela de mais uma primavera

ia oito de abril, no Sítio de sua residência, foi comemorado o aniversário da Pedagoga Dorotéia Lopes de Paiva Freitas, junto com o marido, Secretário da Fazenda Carlos Antônio Lopes Freitas e seu filho Carlos Júnior com a noiva Juliana e suas irmãs Maristela esposo Vicente Lopes Meira (SP), diretora do jornal, Maria do Rosário,o empresário Paulo José Lopes e esposa Edilamar e os filhos Luana, Dallas (Ipatinga), cunhadas Beth e, esposo Dico e filha Gabriela, Rosário e esposo Nélson Ferrarez e filha Ana Carolina. Participaram também, Abigail, Rosângela, Daiane, Hernane, José Malaquias e filha Joanita, Adriano filho (neto da aniversariante), Lydia, Manuela a filha Aparecida, o Reitor do Seminário Nossa Senhora Auxiliadora, Pe. Anderson e os seminaristas: Bruno, Júnior, Lucas, Ricardo, Wesley, Pe. Marcos Romão, e muito mais...Foi um dia festivo, todos convidados presentes receberam muito carinho e serviram-se de delicioso almoço, churrasco, bebidas... Cantando os “parabéns”, Dorotéia soprou velas e, então seguiram-se bolos e doces. Prosseguindo a festa no outro dia, com: Professores, Diretoras e a Secretaria da Educação, Marlucilei Alves. Muitas pessoas tiveram um dia de festividade, ainda no Sítio. Recebeu, também, os cumprimentos, por telefone, de seus irmãos e dos filhos Priscilla e esposo Adriano e netinhas (EUA), e o Caio (estudante de Medicina do Rio de Janeiro).

Maria Clara com os avós paternos Euclides e Wanilda

Maria Clara com os avós maternos Jorge e Célia e a mãe Drª Marcelle


PÁGINA 11

ABRIL á 10 de MAIO de 2012

16 ANOS DA PASTORAL DA CRIANÇA

25 anos de casado de Solange e Gonçalo

C

A

Pastoral da Criança, do Ramo Sagrado Coração de Jesus de Itanhomi-MG, celebrou o seu décimo sexto aniversario com Missa em ação de graças neste último 25 de março celebrada pelo Pároco Pe. Marcos, na Igreja Matriz. Na celebração, o Padre falou sobre a importância do trabalho dos líderes, do amor e da dedicação que eles têm ao referido trabalho. A coordenadora do Ramo Jussara Dutra disse, em mensagem para a equipe dos voluntários da Pastoral. “Portanto a semente que foi lançada em terra boa e uma vez cultivada, regada, e adubada com muito zelo, cresce e torna-se

LEILÃO DE BEZERROS DA CAMPANHA DE SÃO SEBASTIÃO A “Campanha de bezerros de São Sebastião”, deste ano teve renda destinada à construção da Igreja do Bairro da Coab: São Judas Tadeu. O leilão realizou-se no Sítio do Dr. Jason, sob organização de Ronildo Cici, Wilde Aredes, Válter Pires, Gilmar, Luciana, Marília, José Novais, Ceir, Antônio Cici, Manoel Português, Alvim Baia, Geraldo Lima e José Durso. As equipes conseguiram oitenta bezerros, sendo setenta leiloados. Ainda estiveram presentes os trabalhadores de gados, também doadores e os interessados em arrematar os bezerros. Foi servido um almoço e bebidas aos participantes e familiares, e a renda, destinada ao Hospital. Registramos a presença de Paulo Lopes de Oliveira, Administrador do Hospital e sua família. Os ingredientes do almoço foram obtidos por voluntários, que prepararam a refeição. A renda do leilão de “São Sebastião” este ano rendeu R$31.427,00 (trinta e um mil quatrocentos e vinte e sete reais). Segundo os organizadores haverá o segundo leilão, uma vez que falta recolher alguns bezerros doados. Todo o dinheiro arrecadado tem objetivo ajudar na construção da Igreja São Judas Tadeu.

uma árvore, que vem dando fruto, salvando vidas de gestantes e crianças, de zero a seis anos de vida. Na verdade a árvore não cresce sem dificuldades, mas com a determinação das lideranças que, ao longo desses anos, vem fazendo-a florescer, atendendo as necessidades das crianças, tenham certeza: a pastoral da criança é um grande milagre que acontece todos os dias e nos faz acreditar na força da vida.” E agradeceu por cada gesto de fé e vida na construção por um mundo melhor e pediu a Deus que abençoe a todos que fazem parte desta missão cujo objetivo é a saúde infantil.” A Pastoral da Criança conta com a diretoria, sendo: Coordenadora do Ramo: Jussara Dutra Vice – Coordenadora: Maria Margarida Pires Vieira; Coordenadora de Comunidade: Maria das Graças Silva (Gracinha), Maria Margarida Pires Vieira e Maria da Consolação Oliveira. Tesoureira: Eliângela Arêdes.

O NASCIMENTO DE DAVI LUCCA

ompletaram no dia vinte e oito de fevereiro vinte e cinco anos de casados, comemorados em sua residência no dia quatro de março. O casal Solange e Gonçalo e os filhos Kellem e Kemper receberam os convidados: pais e os padrinhos de casamento, os familiares Jarley Ramos Martins e Daniela e a filhinha Alice de três anos, o Pastor José Macário e a esposa Marta e irmão da Solange Ronaldo Barela e esposa Vânia e as vizinhas Dona Irani e Rosa. Ofereceram um delicioso almoço preparado pelas cunhadas Hirta e Colê. Serviram frango caipira com macarrão como prato principal, feijãozinho coado, e muito mais (doces, bolo e bebidas). Sopraram as velas dos vinte e cinco anos de união e pousaram para fotografias com os filhos e os pais. Num bate papo gostoso e marcante, lê-se a notícia do casamento publicada no jornal “A VOZ”: O Casamento de Gonçalo e Solange “Em ambiente requintadamente preparado na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, realizou-se no dia 28 de fevereiro de 1987 o enlace matrimonial dos jovens Gonçalo e Solange. A noiva Solange, normalista e contabilista, formada pela E. E. Carlota de Andrade é filha do Sr. Daniel Sanchez Barela e Augusta Franco Barela. O noivo, Gonçalo, é Supervisor da CONAPA, filho do Sr. Jerônimo José Corrêa e Zilda Maria Rosa. A Cerimônia Religiosa foi celebrada pelo Pe. Zezinho. A Igreja estava cheia. A noiva, com um belíssimo vestido em estilo bem romântico, deu entrada na igreja, sendo conduzido até o altar pelo seu pai Daniel. Foram padrinhos da noiva: No Civil – Sr. José Franco Sobrinho e Maria dos Céus Franco; Sr. Homero Franco e Tereza Franco. No Religioso – Sr. Pedro Garcia de Souza e Maria Rosa Garcia, Oreste Garcia e Vera Garcia. Foram padrinhos do noivo no civil – Paulo José Corrêa e Maria do Rosário Lopes (Diretora de A VOZ DE ITANHOMI), Sr. Sebastião da Silva Assis (DIRETOR DA CONAPA) e Ana Fernandes Assis. No religioso - Sr. José Nunes de Moraes (Sócio Gerente da CONAPA) e Hirta Maria Rosa Corrêa Nunes, Sr. Wilde José Corrêa e Maria de Olinda Menezes Corrêa. Após a cerimônia religiosa os convidados foram recepcionados com um delicioso bolo na residência dos pais da noiva. O jovem casal reside na Rua Francisco Ottoni Arêdes n° 45. A VOZ de Itanhomi deseja-lhes felicidades.”

N

asceu neste último dia 02 de Maio no hospital Márcio Cunha em Ipatinga/MG Davi Lucca Oliveira Alves, filho de Angelina da Costa Brasilina de Oliveira Alves e Lucas Alves da Silva. O pequeno veio ao mundo pesando 3,120kg e com muita saúde.

Casal com os padrinhos

Casal com seus pais


PÁGINA 12

DICAS DA TIA GÊ

ABRIL á 10 de MAIO de 2012

A VOZ DE ITANHOMI REGISTROU...

C

Em atenção ao Dr. Lauro Pires, dia deste ele ganhou alguns Pequis e pediu a Patrícia “do Vilmar”, para que preparasse o prato, pois ele não sabia como prepará-lo. Segue uma receita de Pequi com Frango...

Pequi com Frango Caipira

to

Ingredientes: 1 frango caipira de 2kg 1,5 kg de pequi 1 cebola Tempero completo a gos-

4 dentes de alho amassados Modo de Preparo: Tempere o frango com o tempero completo. Frite em uma com 1/2 litro de óleo e a cebola, pingando água para amolecer o frango e desmanchar a cebola até dourar o frango. Retire o óleo deixando somente um pouco. Coloque o pequi e o alho amassado e refogue ate começar a ficar bem amarelinho. Cubra com água fervendo deixe cozinhar ate a água baixar menos da metade. Sirva com arroz branco e angu. **O fruto do pequizeiro é rico em Vit. A e C. Sua polpa contém uma boa quantidade de óleo comestível, sendo muito rica em vitamina A e proteínas.

Por: João da Mata COLUNA FOLCLÓRICA

S

audades... “Maria do Carmo (21/11/195402/07/2011) filha do casal Jose Firmino Bittencourt e Maria Aparecida Teixeira Bittencourt. Depois de passar por diversos colégios Universitários de Minas Gerais veio a falecer, deixando dois filhos. Morava na cidade de Amparo da SerraMG. Seus pais moram no Sant’ana na zona rural, que também é minha terra natal. A partida desta jovem trouxe um grande abalo aquela pequena cidadezinha, próximo a Ponte Nova. Seus pais que já são idosos, assim como eu, fomos criados juntos, estudamos juntos na escola da saudosa “Tia Laura Gonçalves”. Estamos vivendo a semana de dores, em memória daquela que foi e é a luz do mundo.” João da Mata dos Santos

A ASSOCIAÇÃO TEM TRABALHADO PARA O SEU CRESCIMENTO

Laressa e Jocival com os demais funcionários atendem no Açougue Itanhomi, procurando sempre fazer um ótimo atendimento a seus clientes!

E D I TAL

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL PESSOA FÍSICA EXERCÍCIO DE 2012 A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em conjunto com as Federações Estaduais de Agricultura e os Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais com base no Decreto-lei nº 1.166, de 15 de abril de 1.971, que dispõe sobre a Contribuição Sindical Rural - CSR, em atendimento ao princípio da publicidade e ao espírito do que contém o art. 605 da CLT, vêm NOTIFICAR e CONVOCAR os produtores rurais, pessoas físicas, que possuem imóvel rural ou empreendem, a qualquer título, atividade econômica rural, enquadrados como “Empresários” ou “Empregadores Rurais”, nos termos do artigo 1º, inciso II, alíneas a, b e c do citado Decreto-lei, para realizarem o pagamento das Guias de Recolhimento da Contribuição Sindical Rural do exercício de 2012, devida por força do que estabelecem o Decreto-lei 1.166/71 e os artigos 578 e seguintes da CLT, aplicáveis à espécie. O seu recolhimento deverá ser efetuado impreterivelmente até o dia 22 de maio de 2012, em qualquer estabelecimento integrante do sistema nacional de compensação bancária. A falta de recolhimento da Contribuição Sindical Rural até a data de vencimento acima indicada, constituirá o produtor rural em mora e o sujeitará ao pagamento de juros, multa e atualização monetária previstos no artigo 600 da CLT. As guias foram emitidas com base nas informações prestadas pelos contribuintes nas Declarações do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural, repassadas à CNA pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, com amparo no que estabelece o artigo 17 da Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1.996, e estão sendo remetidas por via postal para os endereços indicados nas respectivas declarações. Em caso de perda, de extravio ou de não recebimento das Guias de Recolhimento pela via postal, os contribuintes deverão solicitar a emissão da segunda via diretamente à Federação da Agricultura do Estado onde têm domicílio, até 5 (cinco) dias úteis antes da data do vencimento. Eventuais impugnações administrativas contra o lançamento e cobrança da contribuição deverão ser feitas, no prazo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento da guia, por escrito, perante a CNA, situada no SGAN Quadra 601, Módulo K, Edifício CNA, Brasília - Distrito Federal, Cep: 70.830-903. O protocolo das impugnações poderá ser realizado pelo contribuinte na sede da CNA ou da Federação da Agricultura do Estado, podendo ainda, a impugnação ser enviada diretamente à CNA, por correio, no endereço acima mencionado. O sistema sindical rural é composto pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil–CNA, pelas Federações Estaduais de Agricultura e/ou Pecuária e pelos Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais. Brasília, 10 de Maio de 2012. Kátia Regina de Abreu Presidente

arlos Diogo Fontes, presidente da Associação Comunitária do Alto do Jataí e Vazante do Jataí, fundada em dez de janeiro de um mil novecentos e noventa e seis, fala sobre a ação cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores das comunidades da zona rural Alto do Jataí e Vazante do Jataí. No último dia vinte e sete de novembro, houve eleição da diretoria, que assim foi composta: Carlos Diogo Fontes, reeleito Presidente, Vice-presidente Edmar da Cruz Costa; 1° Tesoureiro: José Pereira da Silva; 2° Tesoureiro: Terezinha Calisto Nogueira; 1° Secretário: Celeste Aparecida Lima Trindade; 2° Secretario: Élcio Luiz Martins; Conselho Fiscal Titular: Márcio Júlio de Morais, Adão Pereira Neves e Dário Peres da Silva. Os membros da Associação têm organizado bingos e futebol. E barracas para arrecadar recursos mantenedores da Associação. Na 9ª Cavalgada dos Amigos de Itanhomi, ajudaram na organização, sob o patrocínio da SÃO JOÃO AGROPECUÁRIA, que lhe

cedeu o espaço da festa afim de que pudessem explorálas, vendendo comidas e bebidas. Todos usaram camisa propagando a cavalgada e se deliciaram com churrascos servidos gratuitamente. A Associação tem trabalhado em prol de seu crescimento. Através de Emenda Parlamentar, os Deputados Estaduais Sr. Hélio Gomes conseguiu um tanque de resfriamento de leite com capacidade de dois mil e quinhentos litros; Sr. Wander Borges obteve recursos para a compra de uma carreta hidráulica com enciladera, encarregada da silagem, garantindo alimentação do gado

no período de estiagem, tal enciladera com capacidade de quatro mil quilos, foi adquirida por Convênio com a SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social). Obtiveram ainda, através do SENAR (Serviço de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Tarumirim. Os cursos de vaqueiro, inseminação artificial de bovinos, alimentação de bovino, de doma de cavalo, de rédea equina, de pinturas em tecidos, criação de galinhas caipiras, entre outros, também tiveram o mesmo patrocinador e foram gratuitos.


PÁGINA 13

D

ABRIL á 10 de MAIO de 2012

FALECIMENTO

ivino Luíz Alberterão faleceu aos 74 anos no dia 06 de fevereiro em sua residência de Causa Indeterminada. Era filho dos saudosos Francisco Sebastião Gomes e Marcília Rosa de Jesus e irmãos dos saudosos Antônio, Agostinho, José e Custódio. Seu corpo ficou velado em sua residência e no mesmo dia às 19h00 foi levado para a Igreja Nossa Senhora Aparecida onde houve uma celebração feita pelo leigo Roque Baia, onde se reuniram parentes, amigos e conhecidos para

prestar-lhe sua última homenagem. “Seus familiares vão sentir muitas saudades, que ele possa descansar em paz”.

D

. Ozita nasceu no dia vinte e oito de dezembro de mil novecentos e vinte e cinco e faleceu em sua residência em trinta de abril aos oitenta e seis anos (curiosamente mesmo dia que saiu publicada, na primeira pag. de “A Voz de Itanhomi”, em mil novecentos e noventa e seis, uma homenagem a ela pelo Dia das Mães.). Dona Ozita Martins dos Santos, natural de Coroaci-Mg foi professora primária e diretora por mais de quarenta anos na E.E. Humberto de Campos, religiosa foi também catequista. Casou-se com Algenério Martins, teve dez filhos: Ismail (Maceió), Ismael, falecido Idelcir, Idernir (Ipatinga), Irlení, Irlene, falecida Ignês, Inésio (EUA), Algenério Junior, Ozitinha (Tocantins). Deixou, ainda, vinte e quatro netos e dois bisnetos. O velório foi em sua residência estiveram presentes sobrinhos de Coroaci, Gov. Valadares e Cap. Andrade, entre eles a família da professora Maria José do Nascimento e Sil Otône Arêdes (de Gov. Valadares) esposo de Dulce, sua sobrinha. O sepultamento foi no dia seguinte. Dizem os filhos: Mãe, a senhora é forte, é vida, mesmo quando parte para a eternidade. A senhora nunca deixa de estar presente, pois é e será eternamente mãe. Obrigada por sua presença marcante e eterna em nossas vidas...

M

oradores da Rua José Lage da Silva pedem à Administração ou setor competente que resolva o problema de um buraco enorme que ali se encontra. Há riscos de desabamento da casa de Mauro José Gonçalves. O proprietário já teve outros prejuízos e reclamou na Prefeitura, mas ainda não foi atendido.

ARDOCE realiza a primeira Palestra Eleitoral

N

N

o dia 29 de abril, quinta-feira, às catorze horas em sua sede deu-se o primeiro encontro de estudos sobre as eleições 2012. A palestra teve a parceria do Escritório de Advocacia “Mourão & Azevedo” de Belo Horizonte, ali os doutores Sergio Mourão e Karina Kristian abordaram os tópicos: Calendário Eleitoral, Registro da Candidatura, Propaganda Eleitoral, Condutas Vedadas, Prestação de Contas e Legislação Eleitoral. O evento teve variadas participações dos Municípios Associados à ARDOCE. Estiveram presentes de Itanhomi os Advogados: Leonardo da Gama Lima, George José Geraldo de Araújo e o pré-candidato a prefeito, Dr. José Carlos Pires Gomes.

Faleceu o Presbítero da Igreja Presbiteriana de Itanhomi

F

aleceu, aos sessenta e oito anos o Sr. Afonso Carneiro Leão, no dia vinte de abril, no Hospital Municipal de Governador Valadares, com AVC. Deixou sua amada esposa, Lúcia Mazzoni Leão, seis filhos: Laucir Afonso (Betim/MG), Lauricene Maria, Rayanne Stéphane (BH), José Carneiro (EUA), Claudiney, Claudete Júlia e oito netos. O Sr. Afonso trouxe-nos muita alegria, sempre amável e carinhoso, preocupava-se com o bem-estar de sua família. Tinha os netos como jóia preciosa, à esposa, sempre dedicado. Como servo do Senhor, era ass��duo aos trabalhos da Igreja, onde atuava-se como Presbítero, Presidente da União de Homens Presbiterianos e conselheiro da Sociedade Auxiliadora Feminina. Como servo e bom homem, gostava de estar sempre ajudando aos outros. Sr. Afonso preparou uma festa pelos quarenta e seis anos de casado, convidou amigos e irmãos de fé. Em homenagem à esposa presenteou-a com uma bela Orquídea e um cartão, onde dizia: “Com amor eterno eu

G

Posse do Novo Pastor

o dia 24 de março de 2012, a Igreja Batista Cidade Nova esteve em festa por ocasião da posse de seu novo obreiro, o Pastor Adriano Veiga, que veio orientar o trabalho Batista na cidade. Na oportunidade estiveram presentes autoridades locais e pastores. A programação foi conduzida pela Igreja Batista de Vila Isa de Governador Valadares, mantenedora, e pelo seu pastor, Fernando Carvalho de Araújo. O Ministério de Louvor da referida igreja conduziu a Adoração a Deus e o Pr. Elias de Albuquerque Dias, da Igreja Batista Memorial em Ibirité, trouxe o recado de Deus para os presentes. O Pastor Adriano é formado pela Faculdade Batista de Minas Gerais, de Belo Horizonte e há 13 anos faz parte da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, em Minas Gerais. Trabalha como Capelão no Colégio Batista em Belo Horizonte há 12 anos. Sua esposa é Helaine Dias Veiga, pedagoga formada pela UFMG, e sua filha é Hannah Dias Veiga de 1 ano. Orientados por Deus eles vieram da capital para contribuírem com a evangelização da cidade de Itanhomi e também para somar forças com todos os moradores para que a cidade se desenvolva em todas as áreas, atendendo ao caráter da denominação Batista, da linha histórica, que está no Brasil há pouco mais de 130 anos e tem como marcas principais o estudo profundo da Bíblia Sagrada e o desprendimento social com que atua junto às comunidades, buscando servir em amor. Contribuir para uma Itanhomi melhor, comprometida com os valores éticos apregoados na Palavra de Deus é a intenção de família pastoral e igreja. Para isso o empenho é certo. Unidos, “fortalecidos no Senhor Deus e na força do Seu poder”, igreja e pastor caminharão para fazer discípulos de Cristo Jesus.

MÃES... te amei, por isso com benignidade te atraí. (Jeremias 31:3) Formosa como uma Rosa, resistente como uma Orquídea.” Mas, infelizmente, poucas horas depois, foi para o Hospital, onde veio a falecer. O velório ocorreu em sua residência, com a presença de muitos amigos, irmãos de fé e a família. O culto fúnebre foi realizado pelos pastores Elias Batista Garcia, Ivan Alves Leão, José Carlos Ribeiro, Edvar Eller Gonzaga, João Batista Gonçalves, Ozéias da Cunha, Neivaldo Laranjo, Valdomiro e Vander. Sr. Afonso foi-se deixando em todos uma grande saudade! “Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos” (Salmos 116:15)

rupo de Segurança “Esquadrão”, comandado por Alberto Mágno desde três de fevereiro de dois mil e cinco. Já prestou vários serviços à comunidade, apoiado pela Polícia Militar. Hoje tem se nova equipe (quinze homens) que treinada quatro vezes ao mês para estar sempre preparada. Atuam em grandes eventos dentro e fora da cidade. O esquadrão agradece à Polícia Militar, que os orienta e protege. “Nossa profissão é sua segurança.” Direção: Alberto Magno. Telefone: 88373955

IMACULADA – esposo Ermindo Magalhães de Oliveira e os filhos Vanessa e Victor: “Agradecemos por ser esta pessoa tão especial em nossas vidas. Sem seu apoio, amor, fidelidade e perseverança, não seríamos nada. Obrigada por ser essa Mulher batalhadora, que está sempre nos guiando para os melhores caminhos. A você, nossa MAMÃE um super e carinhoso abraço. Te Amamos FELIZ DIA DAS MÃES!”

N

este primeiro de maio, veio para Itanhomi auxiliar o padre Marcos. Ele já esteve aqui, auxiliando PE. Zezinho deixou muitos amigos. Assumiu, por um tempo, a Paróquia da cidade de Fernandes Tourinho-Mg. A ele, nossos votos de boas vindas! Parabéns, Padre Geraldo! A humildade venceu o orgulho!


PÁGINA 14

ABRIL á 10 de MAIO de 2012

Muita fé e orações os católicos participaram da Semana Santa, cujo tema “Fraternidade e Saúde Pública”

S

emana Santa levou muitos fiéis em toda a semana de fé com lindas celebrações vividas pelo Padre Marcos Romão da Silva que convidou o Padre Anderson José de Paula que veio acompanhado de seminaristas da Diocese de Governador Valadares da qual ele é Reitor. No pátio da Igreja Matriz montado um palco com altar, ornamentada por uma equipe de muito bom gosto ao lado da Igreja, onde foi celebrada a Semana Santa que durante toda semana ficou lotada de fiéis. Com lindas e longas celebrações, as homilias dentro do contexto de cada dia desde o Domingo de Ramos até Domingo de Páscoa. Os fiéis tiveram uma semana de muita fé, oração e penitencia com celebrações, Missa, adoração ao Santíssimo, procissões, confissões e batismo. Na segunda-feira celebrou a “A experiência humana da dor e do sofrimento.” Adoração do Santíssimo e a Missa. Com a animação do RCC Sagrada Família. Na terça-feira o tema “O amor, fonte mais rica do sentido do sofrimento.” Com Missa e procissão. Na comunidade São Geraldo com a liturgia e animação. Na Quarta-feira “A Palavra da Cruz.” Sermão saiu das Comunidades São Geraldo e da Nossa Senhora Aparecida com o encontro no pátio da Igreja Matriz. Com Liturgia e Animação do RCC – Sagrada Família

Quinta-feira “A participação humana nos sofrimentos de Cristo.” Com Missa e lavapés na Igreja Matriz. Liturgia Ministros da Eucaristia e Animação: RCC Louvor e Glória Padre Anderson lavou os pés dos discípulos que ficou na responsabilidade de Zélia de Paula coordenadora dos ministros da eucaristia, lavou os pés de representantes de nossa sociedade, na área de saúde, que foi o tema da Campanha da Fraternidade com o

tema “Fraternidade e Saúde Pública”, o Lema: Que a Saúde se difunda sobre a terra. Lavado os pés de Marilêde que é a coordenadora da Pastoral da Saúde, como discípula representou todos os agentes da Medicina Alternativa; Jussara a coordenadora da Pastoral da Criança como discípula representou de todos os líderes que acompanham as gestantes e crianças de 0 a 06 anos; Francisco Melo, Secretário Municipal da Saúde, como discípulo, atende a todos dando a assistência necessária; o Médico Dr. Jason Sales Júnior, como discípulo representou os médicos e se colocou a serviço de todos; Fernanda Medeiros de Melo a enfermeira dedicada ao seu trabalho como discípula representante de todos os enfermeiros; O Ronaldo Amarante, Presidente do Conselho Municipal da Saúde, com muita responsabilidade procura sempre se atualizar, como discípulo; O Danilo Erick Fisioterapeuta, como discípulo tem muito carinho pelos seus pacientes em busca de reabilitação; A Carla de Alencar Mota, Farmacêutica desempenha seu trabalho para o bem estar de todos como discípula; A Sônia Antunes Lomeu do PSF com

muito carinho e amor ao seu trabalho domicílio representou todos que fazem o mesmo trabalho como discípula; A Arminda Maria, Ministra Extraordinária da Eucaristia como discípula representou a todos os Ministros que levam comunhão ao enfermo; A Maria Aparecida Ferreira (Pida) como discípula ela representou os Vicentinos da Sociedade São Vicente de Paula que trabalham em prol dos menos favorecidos e dão assistências aos doentes; A Patrícia Ribeiro Alves, como discípula representou como Assistente Social que colabora com o trabalho da Terceira Idade e dos Jovens. A cerimônia do Lava-pés fundamenta-se no Evangelho de São João. O significado do lava-pés, atualmente, é muito simples. Não existe mais a obrigatoriedade, que havia antigamente, de que somente homens representem a comunidade ou os apóstolos. Também mulheres e crianças, hoje, tomam parte desse rito. Este rito não é uma encenação dentro da missa, mas um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus. O bispo ou padre que lava os pés de algumas pessoas da comunidade está imitando Jesus no gesto, mas não como teatro; ao contrário, como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus. Sexta-feira “Os enfermos no seio da Igreja.” A tarde foi vivida a Paixão de Cristo coordenada pelo Apostolado da Oração e animada pelo Coral Vozes que Cantam e a noite a apresentação da peça teatral “A paixão de Cristo” promovida pela renovação carismática. Sábado “A unção dos enfermos, sacramento da cura.” E Missa na Igreja Matriz. Liturgia: Cursilho e Animação: Coral São Judas Tadeu Domingo da Ressurreição de Jesus (Páscoa) encerrando a semana santa neste domingo com uma linda Missa e despedida e agradecimento por todos que contribuíram para vivermos uma linda semana Santa e cheia de Fé. Foi animada pela Liturgia de Catequistas e pelo Coral Amigos de Jesus. E Liturgia da Pastoral da Saúde e Jucini.

Carla de Alencar Mota

Dr. Jason Sales Júnior

Fernanda Medeiros

Patrícia Ribeiro Alves

Arminda Maria

Danilo Erick

Jussara

Francisco Melo

Ronaldo Amarante Sônia Antunes Lomeu

Marilêde

O

Maria Aparecida (Pida)

s seminaristas que vieram com seu Reitor Padre Anderson, Bruno Andrade (Paróquia São Sebastião em Periquito), Júlio Barcelos (Paróquia Santa Rosa de Lima em Governador Valadares), Lucas Arêdes (Paróquia Santa Rita de Cássia em Santa Rita do Ituêto), Ricardo Borges (Paróquia São Francisco de Assis em Barra de São Francisco – ES) e Wesley Alves Paróquia Sant’Ana em Resplendor) que contribuíram com o trabalho durante a Semana Santa.


PÁGINA 15

ABRIL á 10 de MAIO de 2012

Dr. Jason explica porque deixou a diretoria do Hospital...

D

r. Jason Sales Junior, médico cirurgião e clínico geral, fala sobre o porquê do afastamento dele na diretoria do Hospital “Associação dos Amigos de Itanhomi”. Ficou quase dois anos na diretoria, e nesse período fez campanhas de bezerros, bingos, e outros donativos junto à sua diretoria, alegando ter conseguido cerca de cem mil reais e com o dinheiro arrecadado ter projetado uma reforma geral do hospital. O Projeto é de uma grande obra entregue à Secretaria Municipal de Saúde, para ser aprovado. Conseguiu alguns convênios com os Deputados Federais, Sr. Reginaldo Lopes (Cem mil reais), Sr. Mauro Lopes (duzentos e cinquenta mil reais e cinquenta mil para a compra de aparelhos). Com o dinheiro arrecadado pode-se comprar um desfibrilador automático, uma mesa cirúrgica, um foco cirúrgico, um carrinho de bebê aquecido, três oxímetros de pulso, três aparelhos de ar condicionado digital e um computador provedor, compra essa feita na feira hospitalar de São Paulo, aparelhagem de ótima qualidade, realçando-se a ajuda do médico do Hospital Marcio Cunha itanhomiense Dr. “Zé Sales”. E disse ainda que, assumindo a diretoria, esteve varias vezes com o Sr. Prefeito Municipal tentando uma parceria amigável. Em uma das reuniões de plenário na Câmara de Vereadores do Município o prefeito admitiu que o repasse de trinta e três mil reais não seria suficiente para manter o hospital e prometeu, em

reunião com grande número de segmentos da sociedade itanhomiense e de Capitão Andrade, que até o final do ano 2011 ele passaria o repasse para cinqüenta mil reais. Chegado o final do ano, “procurei por várias vezes o prefeito Raimundo Penaforte e não conseguia falar com ele, já findado o ano, finalmente ele me recebeu em seu gabinete e simplesmente disse que não iria mais aumentar o valor prometido”. - Por esse motivo, também, o presidente Jason e sua diretoria deixaram o hospital. - Disse ainda que “É obrigação da prefeitura manter o hospital, ela não está fazendo nenhum favor. É o único hospital da cidade, o prefeito deveria entender isso”. Houve uma reunião na Câmara de Capitão Andrade, na qual dispuseram a fazer o repasse de três mil reais. “Os médicos que estão atendendo são médicos recém-formados e não dão conta de prontos-socorros”, disse Dr. Jason. Às vezes o chamam para ajudá-los, conta ainda que chegou ao hospital e se deparou com uma gestante passando mal, tendo que fazer-lhe a cesariana., “eu não trabalho mais para o hospital, contudo não deixei de ser médico”. “Dr. Francisco Cunha e eu somos os médicos mais solicitados, com isso sofremos grande sobrecarga”. Tentaram fazer um sobreaviso cirúrgico e obstetrista, para suprir o plantão, mas não deu certo. O valor real do plantão deveria ser no mínimo, de um mil e quinhentos reais, durante a semana, e dois mil reais os finais de semana. Estavam pagando setecentos reais por plantão de vinte e quatro horas, e nos finais de semana mil reais. Com isso não conseguem trazer um médico experiente, que resolva o problema. Dr. Jason e sua diretoria retiraram-se em janeiro, mas comprometeram-se em ficar à disposição do hospital, até dia vinte e nove de fevereiro, para qualquer eventualidade, dando um tempo para que se conseguisse formar uma nova diretoria. Disse ainda que “não queria deixar o hospital daquela forma, mas foi à única saída encontrada porque não adianta ser responsável por uma coisa, sabendo que o hospital está só afundando... o prefeito tem que comover e saber qual é seu dever”. Paulo Lopes administrador do Hospital informou-nos que a nova diretoria assumiu dia vinte e seis de março para um mandato previsto de dois anos. Assim se compõe a diretoria: presidente: Adair Bonifácio, Vice-presidente: Ismael Montoan, 1º Tesoureiro: Antônio Marcos Lemos Anselmo; 2º Tesoureiro: Nêmis Resende Macário; 1ª Secretária: Elizabeth Maria de Souza; 2º Secretário: Dr. Leonardo da Gama Lima. Conselho Fiscal e Suplentes: José Vicente de Barros; Luiz Antônio do Amaral (Cap. Andrade); Maria das Graças Silva. Conselho Fiscal Suplentes: 1° Suplente: Lorivaldo Vicente de Barros; 2° Suplente: Alcino Ferreira Brand; 3° Suplente: Juarez de Sousa Martins.

Plantão Justiça Eleitoral - Cartório da 138ª Zona Eleitora de Itanhomi

E D I TAL

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL PESSOA FÍSICA EXERCÍCIO DE 2012 A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em conjunto com as Federações Estaduais de Agricultura e os Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais com base no Decreto-lei nº 1.166, de 15 de abril de 1.971, que dispõe sobre a Contribuição Sindical Rural - CSR, em atendimento ao princípio da publicidade e ao espírito do que contém o art. 605 da CLT, vêm NOTIFICAR e CONVOCAR os produtores rurais, pessoas físicas, que possuem imóvel rural ou empreendem, a qualquer título, atividade econômica rural, enquadrados como “Empresários” ou “Empregadores Rurais”, nos termos do artigo 1º, inciso II, alíneas a, b e c do citado Decreto-lei, para realizarem o pagamento das Guias de Recolhimento da Contribuição Sindical Rural do exercício de 2012, devida por força do que estabelecem o Decreto-lei 1.166/71 e os artigos 578 e seguintes da CLT, aplicáveis à espécie. O seu recolhimento deverá ser efetuado impreterivelmente até o dia 22 de maio de 2012, em qualquer estabelecimento integrante do sistema nacional de compensação bancária. A falta de recolhimento da Contribuição Sindical Rural até a data de vencimento acima indicada, constituirá o produtor rural em mora e o sujeitará ao pagamento de juros, multa e atualização monetária previstos no artigo 600 da CLT. As guias foram emitidas com base nas informações prestadas pelos contribuintes nas Declarações do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural, repassadas à CNA pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, com amparo no que estabelece o artigo 17 da Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1.996, e estão sendo remetidas por via postal para os endereços indicados nas respectivas declarações. Em caso de perda, de extravio ou de não recebimento das Guias de Recolhimento pela via postal, os contribuintes deverão solicitar a emissão da segunda via diretamente à Federação da Agricultura do Estado onde têm domicílio, até 5 (cinco) dias úteis antes da data do vencimento. Eventuais impugnações administrativas contra o lançamento e cobrança da contribuição deverão ser feitas, no prazo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento da guia, por escrito, perante a CNA, situada no SGAN Quadra 601, Módulo K, Edifício CNA, Brasília - Distrito Federal, Cep: 70.830-903. O protocolo das impugnações poderá ser realizado pelo contribuinte na sede da CNA ou da Federação da Agricultura do Estado, podendo ainda, a impugnação ser enviada diretamente à CNA, por correio, no endereço acima mencionado. O sistema sindical rural é composto pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil–CNA, pelas Federações Estaduais de Agricultura e/ou Pecuária e pelos Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais. Brasília, 08 de Abril de 2012. Kátia Regina de Abreu Presidente

N

o final do prazo para alistamento e transferência eleitoral, que terminou no dia nove de maio (quarta-feira), os trezentos e cinqüenta e um cartórios eleitorais de Minas Gerais funcionaram em regime de plantão - no final de semana em cinco e seis de maio. Os eleitores que precisarem tirar a segunda via do título tem até o dia vinte e sete de setembro para fazê-lo, desde que não ocorra alteração no documento. Ciro Bastos dos Anjos, chefe do Cartório da 138ª Zona Eleitoral de Itanhomi, começou o plantão no Cartório Eleitoral dia vinte e nove de abril, em primeiro, cinco e seis de maio, no horário de doze às dezoito horas. No dia nove o fechamento do cadastro de dez às dezessete horas. Atenderam mais de quinhentos eleitores itanhomienses fazendo transferência, alistamento, 2ª via e revisão de dados do Título Eleitoral... Quem tiver algum problema na justiça poderá apenas obter a segunda via e fazer o pagamento de multas. Nos dias quatorze e quinze de abril houve trabalho itinerante: foram até Capitão Andrade para um trabalho de atendimento aos eleitores, atendendo oitenta e quatro eleitores.

O

Grupo Nossa Senhora da Guia, da Rua Serafim Mota, tem por coordenadora Maria Botelho de Miranda, completou dez anos neste dois de abril. A comemoração aconteceu na residência da referida coordenadora estando presente o grupo de reflexão.

TEMPER

Muito mais que inox

Artefato em inox, corrimão, guarda corpo, luminoso, letreiro, foto gravação, cobertura Policarbonato. Direção de Reginaldo Selles Cunha Cel.: (033) 9107-7619 - Vivo Cel.: (033) 8826-2290 - Claro Cel.: (033) 8854-8167 - Oi Rua Bahia, 371 – B. Lourdes – CEP: 35030-030 – Gov. Valadares – MG Tele fax: (33) 3221-4611

e-mail: ginaldoselles@hotmail.com


PÁGINA 16

ABRIL á 10 de MAIO de 2012

Encenação da “Paixão e Morte de Cristo” Organizadores e atores Equipe organizadora grupo de oração sagrada família e grupo de jovens, Êxodo. Diretor Geral e Sonoplasta: Grenfell Vannuci Miranda de Medeiros. Auxiliar de Direção e Figurinos: Rosilda do Carmo Chaves

Personagens:

N

a Semana Santa de 2012, pela primeira vez, a Renovação Carismática fez a encenação da “Paixão, morte e ressurreição de Jesus” na Sexta-feira da Paixão, no pátio da Igreja da Matriz, onde contou com grande público. Os organizadores trabalharam mais de sessenta dias para a adaptação do texto, figurino e ensaios repetidos. O teatro contou com mais de trinta atores além da equipe externa. Direção do teatro: Grenfell, direção de figurinos: Romilda Chaves e a direção de equipe externa: Marilda. Tiveram o apoio do Padre Marcos. Os atores estavam vestidos de época representando cada um da morte e ressurreição de Jesus. A equipe organizadora e os atores agradecem ao Pe. Marcos pelo apoio e ainda aqueles que direta ou indiretamente os ajudaram. O teatro “A Paixão de Cristo” teve início com um momento de Oração de Poder, presidido pelo pregador e diretor Grenfell Medeiros, levando os participantes a uma reflexão sobre a Crucificação de Cristo, e cantando uma belíssima canção chamada “Via Dolorosa”. Iniciou-se logo após a abertura do teatro com a entrada de Jesus com os doze apóstolos, seguindo-se da cena da Santa Ceia, onde Jesus reúne com seus discípulos, para instituir a eucaristia, repartindo entre

eles seu corpo e sangue. Momento em que anuncia que viria a ser traído por um de seus amigos, onde Judas se retira para entregar Jesus às autoridades. Após a ceia, Jesus convida seus discípulos para orar no Monte das Oliveiras, recomendando que vigiassem e orassem. Enquanto Jesus entra em profunda agonia pelo medo da morte, Satanás aproxima para tentar Jesus. Quando Jesus volta para junto de seus discípulos, os encontra dormindo e assim os exorta a vigiar. Após esta cena, Judas adentra o local acompanhado dos soldados que lutam com os discípulos e prendem Jesus, levando-o para ser julgado perante as autoridades. Jesus é levado diante dos sacerdotes da época, bem como diante de Pilatos e Herodes, sendo que eles não encontraram nenhum motivo para a condenação de Jesus, mas o povo inconformado deseja sua morte e crucificação, chegando ao ponto de preferirem libertar um assassino chamado Barrabás, do que soltar Jesus. Pilatos lava suas mãos diante do povo e entrega Jesus à crucificação. Jesus foi açoitado, cena que impressionou o público, mostrando Jesus apanhando, com chicotadas diante de todos, a atuação dos personagens foi perfeita, seguindo-se da entrada principal de Jesus carregando uma pesada cruz, de rosto

Jesus: Márcio José da Silva (Fuca); Maria: Marielle Souza Carneiro; Pilatos: Elivaldo de Souza Silva; Herodes: Marcos Vinícius Vieira Lemos; Maria Madalena: Daniela Gomes Monteiro; Caifas: Cleverson Pires; Dançarinas de Herodes: Marciléia Xavier, Paloma Roberta de Souza Garcia, Gabriela de Souza; Verônica: Márcia Lopes; Cirineu: Mateus Oliveira; Ladrões: Edson Junior e Wesley; Satanás: João Fylho; Doze Apóstolos: Renan Mendes Vieira de Andrade, Claves Ambrósio Pereira, Joaquim Rocha Batista, José Silva de Paula, Talisson Pires Meira, Varlucio Antonio Souza Peres, Sergio Junior, Weberton Evangelista Pires, Alex Veiga Oliveira, Bruno Alexandro de Sousa e Iago Pires Rosário; Soldados: Wilde Neto Dias, Luis Carlos Pungirum, Carlos Divino de Lima, Gleiser Tiago Justino de Oliveira, Marcelo Oliveira Andrade e Adayl Junior; Barrabás: Anderson Silva Cunha; Anjo: Marcelo Lopes; Povo da Época: Juliani Ramos Belício, Eduarda Regina Moura Silva, Amanda de Souza Alves, Daiane Keiros, Luana Jeremias, Leila; Equipe Externa: Marilda dos Santos, Danilo Mariano, Igor Barbosa, Wanderson Luiz, Luisa Andrade, Cléo Souza, Elcimar Adriana e Tiago Chaves.

ensangüentado, mostrando o pano a toda a multidão com a face de Jesus. Em seguida, Jesus cai por terra não agüentando mais o peso da cruz, os soldados chamam um homem chamado Cirineu, que o ajuda a completar seu serviço. Os soldados após pregarem Jesus na cruz, levantam a mesma com Jesus, impressionando a todos que assistiam deslumbradas. Maria, mãe de Jesus se aproxima da cruz junto com João, o discípulo amado, quando Jesus entrega sua mãe para João cuidar, para que a mesma não ficasse desamparada. Após o grito de morte de Jesus, houve a simulação de um grande terremoto, com efeitos especiais sonoros e de iluminação, que causou grande espanto a quem assistia. O teatro foi finalizado com a cena da ressurreição de Cristo, diante de todos os seus discípulos, Maria sua mãe e Maria Madalena. Seguindo-se de uma belíssima saída de todos os atores que foram aplaudidos de pé pela comunidade

que se surpreenderam com o teatro. Os organizadores e os personagens foram parabenizados pelos padres Anderson e Marcos, bem como pelos fiéis católicos que assistiram à peça. O teatro contou com a trilha sonora do filme de Mel Gibson “A Paixão de Cristo”, também do filme “Tróia” e “300, Trezentos”, com o adio preparado em estúdio, efeitos especiais sonoros como de trovão, batimentos cardíacos, respiração humana, ventanias, bem como efeitos de iluminação como fumaça, flash e lâmpadas especiais. Os figurinos impecáveis dos atores trazendo um toque de realidade ao teatro. A comunidade já espera ansiosa pela próxima oportunidade de assistirem novamente ao espetáculo e que na próxima semana santa, possa se repetir o teatro para reviverem e se emocionarem com uma das histórias mais importantes da humanidade. Os diretores contam com o apoio da paróquia para a repetição do teatro ano que vem.


PÁGINA 17

ABRIL á 10 de MAIO de 2012 ZAIA ONLINE - contato@avozdeitanhomi.com.br

DIA 08 DE ABRIL PADRE MARCOS ROMÃO DA SILVA FEZ O SACRAMENTO DO BATISMO DE...

Alice, filha de Jarlez Ramos Martins farmacêutico e Daniela Franco Barela Martins Secretária do Consultório Médico Dr. Jason, completou três aninhos neste último 10 de março, comemorado na casa do vovô Daniel. Servido um almoço e bolo para os amigos convidados e familiares, estiveram presentes os avós o Pastor Juarez e Elizabeth, Daniel e Maria Augusta, os tios Elienai, Solange, Vânia, os primos Kellen, Agatha e os gêmeos recém- chegados na família Daniel Neto e Giovânia.

***Brian Felipe nascido no dia 15 de abril de 2008, filho de Matheus Gomes de Freitas e Tatiane Patrícia da Silva. Foram padrinhos de Batismo: Carlos Divino de Lima e Nadir Márcia Lopes, Consagração: Alexandre Donizete do Nascimento e Maria Aparecida Lopes. Representação: Célia Cristina Gomes de Freitas.

BATIZADOS Padre Zezinho fez o batizado no dia 03 de março na Comunidade São Sebastião – Mata dos Rosas – de Helena Ferreira Souza nascida aos 22 de fevereiro de 2011 na cidade de Itanhomi – MG filha de Ilton das Graças de Souza e Andréia Ferreira Souza. Foram padrinhos de Batismo: Gercélio Costa Nunes e Adriana Ramos de Freitas. Consagração: Irineu da Silva Trindade e Celeste Aparecida Lima Trindade. Representação: Jorcilena de Souza Alcebíades Oliveira e Francisco Eduardo de Oliveira.

Padre Marcos Romão fez o batizado no dia 04 de março na Igreja Matriz

N

CASARAM-SE NO DIA 28 DE ABRIL

R

ónisson Alves dos Santos e Valquíria de Aquino Cruz, união celebrada pelo Padre Marcos. São pais dos noivos: Euclídes Alves dos Santos e Júlia Flora Alves dos Santos, Pedro Paulo da Cruz e Marilêde Tomás de Aquino Cruz. Foram padrinhos: José Alves e Maria Aparecida, José Oliveira e Marli Barbosa, Adair José e Maria Madalena, José de Arimatéia e Edilamar Antônia, Xenofante Gonçalves e Maria José, José Marques e Marlene Berlinata.

A

ntônio da Silva Pinheiro e Izabel Tamires Rodrigues Rocha, sob as bênçãos de Deus e do Padre Zezinho. São filhos de: Antônio Pinheiro Sobrinho e Eni da Silva Pinheiro, Célio Campos da Rocha e Roseli Rodrigues Rocha. Foram padrinhos: Hélio Campos e Maria da Penha, José Maria Miranda e Sandra Maria, Claiber Geraldo e Rafaela Maria, Ronaldo Bastos e Joselina Rodrigues, Diná Dias e Neuza Domingos, Fernandes Lopes, Iderci José e Marina Aparecida, Célio Márcio e Ana Paula, Lúcio Flávio e Luciléia Fialho.

Nome: Paulo Cesar Vitor Mensagem: Olá bom dia gostaria de saber qual a data da feira da paz. Obrigado. A VOZ: “Paulo Cesar, A Feira da Paz de Itanhomi será dia 26, 27, 28 e 29 de julho/2012”.

OFICIALIZANDO SUA UNIÃO...

***Mariana Gabriele nascida no dia 28 de janeiro de 2011, filha de José Ângelo da Silva e Márcia Aparecida de Assis Silva. Foram padrinhos de Batismo: José Gregório e Arlete Barbosa, Consagração: Josmário José e Dicilene Rosa da Silva. Representação: Paulo César de Assis e Olívia Camila Alves Senes. ***Guilherme nascido no dia 14 de dezembro de 2010, filho de Elias Júnior Correia e Lúcia Aparecida da Cunha. Foram padrinhos de Batismo: Carlos Rodrigues Vidal e Silverina Julião Rodrigues, Consagração: Cláudio Francelino Teixeira e Andréia Jorcely da Cunha, Representação: Gilsimar Campos da Silva e Luciléia Ambrósio Lucas.

o dia 18 de fevereiro casaram-se na zona rural Córrego do Valão Seco o Empresário Renato Rodrigues da Silva e Bruna Maria Correia Nunes, a cerimônia do casamento feita pelo PE. “Zezinho”. Renato e Bruna são filhos de Geraldo Rodrigues da Silva e Maria da Paz da Silva, e Sérgio Luíz Nunes e Maria de Fátima Correia Nunes. Foram padrinhos Lucas Henrique Carneiro e Bianca Nunes, Adão Alves e Maria das Graças Correia, Joquita José e Aline Graziele, Robson Carlos, Willys Arêdes Pimentel e Maria Luciane, Carlos Júnior Lopes e Rosiane Peres, José Adilson e Marli Lúcia, Mauro Lúcio José e Brenda Susie.

Nome: Gisele Faustino. Mensagem: Recentemente estive realizando uma busca pelo meu tio Celso Martins Cunha, e encontrei seu nome e data de seu aniversário mencionado no jornal de vocês: Jornal A Voz de Itanhomi - Edição n º 556. Gostaria de saber se ainda possuem contato com ele...A minha avó - Mãe dele (Maria de A. M. Cunha) - faleceu há algum tempo e me deixou a missão de se um dia encontrá-lo dar a ele um recado que ela me deixou. Por gentileza, se tiverem alguma informação, entrem em contato. Desde já agradeço,

***Laysla Franciele Juliani Ramos nascida aos 06 de dezembro de 2009 filha de Francélio Guilherme Ramos e Bruna Juliani de Oliveira. Foram padrinhos de Batismo: Oscar Rubens da Silva e Fernanda Soraya Granato da Silva. Consagração: Eduardo Pereira Neves e Leidiane Fialho Morine Neves. Representação: Divino de Oliveira Souza e Gleisélia Aparecida dos Santos. ***Emylly Eduarda Juliani Ramos nascida no dia 02 de agosto de 2008 filha de Francélio Guilherme Ramos e Bruna Juliani de Oliveira. Foram padrinhos de Batismo: Talisson Pires Meira e Mariana Fialho Morine. Consagração: Deivid Lúcio Juliano de Oliveira e Amanda Evangelista. Representação: Jackeline Cristina de Souza e Elton Antônio Campos.

N

o dia 11 de março na Igreja Matriz. Rayane Cezário Martins nascida no dia 05 de março de 2009 filha de Ronei Martins da Silva e Wanderléia Cezária Neta. Foram padrinhos de Batismo: José Alves de Souza e Rosângela Maria Ferreira. Consagração: José Martins da Silva e Rosenilda Martins da Silva Nogueira. Representação: Nilza Martins da Silva.

A

manda Martins Ribeiro Alves, filha de Angelina Martins Alves e Geraldo Julimar Ribeiro Alves completou mais um aniversário no dia quatorze de fevereiro e e a comemoração ocorreu com um delicioso almoço preparado pela avó Penha em sua residência. Estiveram presentes sua família e amigas, em especial seu irmão Luíz Felipe que também aniversariou neste dia dezesseis de fevereiro e no domingo foi celebrada uma missa em Ação de Graças pela sua vida.

H

ermínio, lavrador e Maria Aparecida (Cida), funcionária da Secretaria da E.E. Carlota de Andrade, no dia vinte de abril oficializaram a união no Cartório de Registro Civil de Itanhomi. Testemunharam a cerimônia Samuel Gomes de Lima, farmacêutico, e Fanny Desjardins Romani, fisioterapeuta, e os Advogados Dr. Paulo de Carvalho e a esposa Mônica Pinto de Carvalho. Além dos padrinhos estiveram presentes as cinco irmãs de Maria Aparecida. Aos convidados foi oferecido um jantar em sua residência. A festa durou até a madrugada, com muita animação e bate-papo. Hermínio e Aparecida já são casados na Igreja Católica desde 25 de novembro de 2006, e tiveram como padrinhos: Dr. Francisco Cunha e Marly; Flaviano Antônio Ribeiro (Flavinho Totó) e Miriam Cunha; Francisco Inácio Ribeiro e Maria Aparecida; Luis Carlos de Lima e Flávia; Daniel e Juliana Pinto; José Silvestre Pinto Filho e Renata; Fernando Pinto de Tássios; Cristina Pinto e Carlos Eduardo. Moram em um sítio simples, aconchegante, a pouco mais de Um km do centro da cidade, onde cultivam pimenta, maracujá e criações.

ANIVERSÁRIO DE “KAROL”

A

na Caroline Souza Ponciano, filha de Luzia Malaquias Souza Ponciano e João Evangelista Ponciano completou 17 anos no dia dezessete de março, com uma comemoração especial em sua residência contou com a presença dos familiares e amigos. Parabéns Ana Caroline, são os votos de toda a equipe do Jornal A Voz de Itanhomi.

1 ª CRIANÇA NASCIDA EM 2012 Heloá Cristiny Ribeiro Ferreira nasceu no dia três de janeiro na “Associação dos Amigos do Hospital de Itanhomi”. – É filha de João de Oliveira Ferreira e Cristiane Ribeiro Ramos.


PÁGINA 18

ABRIL á 10 de MAIO de 2012

SOCIEDADE ACONTECE ! Brígida Amarante “De repente 30”

T

rinta de março a Odontologa Dr.ª Brígida Fernandes Amarante, filha de Márcia Maria Fernandes de Amarante proprietária da Drogaria Cassemiro e do saudoso Fernando Vasconcelos Amarante. Brígida comemorou em alto estilo na AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil) seus trinta anos. Uma linda festa, com requinte, com o tema do filme "De repente 30". Cerca de cento e vinte convidados que prestigiou, entre eles registramos a presença de sua família de Itanhomi, e os que moram em Governador Valadares, Ipatinga, Timóteo e os amigos mais próximos. Presenças marcantes foram de sua mãe Márcia, suas irmãs: Juliana, Farmacêutica casada com Fernando e o filho o pequeno João Gabriel que residem em Juiz de fora, e da farmacêutica, que responde pela Drogaria Cassemiro, Jerusa sua irmã caçula. Além da avó Ana, tios, sobrinhos e primos. Os convidados se divertiram a noite toda não só se deliciando com os comes e bebes, mas com o aconchego do requinte ambiente, se divertiram a noite toda na pista de dança da boate. Brígida feliz e na marcante data vivida, os seus 30 anos! A decoração ficou a cargo da “Decorart Festas” sobre a direção de Sue-Ellen e Mangela, de Capitão Andrade.

D

r. Sávio José de Lima, médico, empresário, proprietário do Hipermercado ViaSalus, completou trinta e nove anos dia seis de maio. Para alegria dos pais Pedro Lima e Vera Lúcia, passou a data aqui em sua terrinha natal. Dr. Sávio mora em São Paulo, onde trabalha no Hospital Olímpio Correa Neto e outras áreas da Saúde. Dr. Sávio é casado com a querida médica, também itanhomiense Drª Michelly Vieira Lima, tem dois filhos: Ester, de nove anos, e Lucas, de cinco. A ele e sua querida família, FELICIDADES!

N

asceu Nícolas, em Governador Valadares, na Maternidade Santa Terezinha, dia dezessete de abril, filho de Agripa Anacleto de Sá e Brigitte Paluzzy Brandão de Sá. Neto de Maria da Penha Brandão e Maria Calais de Sá e dos Saudosos Aldo Brandão e Sr. Agripa, e bisneto do Sr. José da Luz ferreira e D. Maria. Em seu nascimento, recebeu visita, além das avós, as tias Áurea, Raquel, Secretaria da Educação de Tumiritinga, as Delegadas Luzinete e Daguimar, Tio Vinícius, Tia Pida, Laressa, Tia Sue-Ellen, Magela e Layslla. O casal está feliz pela chegada do pequeno Nícolas, e a titia Sue-Ellen que vai ser madrinha, diz ela “Nicolas é a cara da tia-madrinha!”

UMAS E OUTRAS ***Nosso Cartório de registros e imóveis está em novo endereço: Rua Belo Horizonte, 230 Itanhomi. ***Antonielle Costa Oliveira, diagramador do Jornal “A Voz de Itanhomi” foi procurado pelo Partido Verde para filiar-se. Ele perguntou quantos já estavam filiados no Partido. Responderam: “Três”. Retrucou: “Deixa aumentar o numero de filiados, depois vocês me procuram”. ***Lauro Pires disse que comprou um banco, deu-se entender que era banco de “dinheiro”, mas na verdade era um banco de se sentar, reformado pelo Hermínio Cardoso, que trabalha no ramo. ***Dario não quis tomar a vacina de prevenção de gripe, alegando que não está gripado! Mas depois de muita luta, acabou tomando a vacina. ***Na gráfica EDITORA o funcionário foi fazer um recibo para “A Voz”, a Rosário disse: “Puxa, que letra linda! Parece de médico.” E o Pedro Buzza, da arte finalista confirmou. *** Desde 1º de maio, todo atendimento do SUS no Hospital, e unidades de saúde o paciente deverá levar o cartão SUS. Se você ainda não tem, faça seu cartão SUS, de segunda a sexta de 7h as 16h na Secretaria Municipal de Saúde e de 13h às 17h no Hospital. *** Maria do Rosário de Oliveira Neves (Zarita) e José Neves moraram fora de Itanhomi, mas recentemente retornaram para sua terra natal. ***Segundo informações, Itanhomi tem aproximadamente 1.800 idosos. Até o fechamento desta edição, nos postos de saúde tinham vacinado mais ou menos 400 idosos. A vacinação vai de 5 a 25 de maio. Provavelmente a falta de divulgação da Secretaria de Saúde seja o motivo desse pequeno numero de idosos vacinados. ***Alunos das escolas de medicina de Ipatinga estão estagiando aqui. Chegou a nossa redação que a prefeitura paga o aluguel do apartamento e funcionário da Secretaria da Saúde fazem faxina no apartamento no horário do expediente. ***As garotas interessadas a concorrer no Concurso Miss Divinópolis 2012 inscreva-se dia até o dia 15/05. A vencedora disputará os títulos a Miss Terra Minas Gerais e Miss Minas Gerais. Informações pelo telefone: 3691-2237. ***No dia 21 de julho vão se unir pelo laço matrimonial em São Domingos do Prata na Igreja Matriz São Domingos Gusmão, Cássia e Welison filho dos itanhomienses Luíz Antônio e Maria Eterna, a noiva é filha de Marlete A. Costa Linhares e José Eustáquio Linhares.


Jornal A Voz de Itanhomi - Edição 576