#Eadsunday: Educação a Distância em discussão aos domingos

Page 82

desses eventos, que discutiu o designer instrucional66, proporcionou no ambiente um rico debate sobre essa questão entre aqueles que defendem a metodologia em si (@erionline e @rtracten67), e aqueles (@joaomattar, @thbeth e @daisygrisolia) que questionam um verdadeiro engessamento, devido à forma que determinados cursos são elaborados. Acompanhei os debates continuaram até o dia 30, pois precisa fechar os dados para análise dessa investigação, os diálogos estão disponibilizados no anexo: “Diário de Bordo: Observação Imersiva”. Foi justamente nessa discussão que adentrou a hashtag #educomunicação68 devido à classificação que Andrea Filatro faz em seu livro sobre design instrucional, denominando-os de “fixo, aberto e DIC – design instrucional contextualizado”, pois dessa forma poderia-se enxergar esse novo campo de intervenção social na vertente ―DIC‖. Como o tema era novo, foi pedido que se divulgassem links sobre o assunto.

5.2.3. Observando as conversas paralelas Como toda boa escola tem conversas paralelas, no Twitter – uma escola de aprendizado – não é diferente. Nesse tempo em que estive observando, vi diversas conversas paralelas entre duas ou mais pessoas em meio à divulgação de links, por exemplo. Algumas tiveram continuidade ou ficaram estagnadas à procura de um interlocutor que não apareceu. Na primeira semana uma pergunta ficou sem resposta: “alta de formação continuada de qualidade também é culpada pelo „caos‟ da educação ou não? Serão apenas os prof. Preguiçosos? #eadsunday”. “Alguém conhece algum software livre para o gerenciamento de recursos educacionais/objetos de aprendizagem? #eadsunday”; “@jcribeiro pessoal do #eadsunday como a ead pode contribuir para melhorar a qualidade da educação no Brasil, eterno problema?” Para esta última pergunta não aconteceu interação, talvez porque a pessoa a quem o interlocutor se dirigiu pode ter respondido sem citar a hashtag.

66

Um curso a distância, virtual ou não, precisa ser uma metodologia para ser elaborado. Na EAD chama-se de design instrucional e o profissional que o elabora de designer instrucional. 67 Régis é professor do curso livre “Teoria e Prática do Design Instrucional – TPDI”. 68 Textos sobre #educomunicação no Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP) que vem trabalhando o conceito há cerca de 10 anos - http://www.usp.br/nce/aeducomunicacao/saibamais/sites; mais textos #educomunicação #eadsunday -http://www.usp.br/nce/aeducomunicacao/saibamais/textos/; EAD como prática educomunicativa de Soareshttp://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/3.pdf – este faz faz parte do livro organizado por Marcos Silva Educação Online (Loyola).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.