Issuu on Google+

Atuação ECONOMIA AGROFLORESTAL PARTICIPATIVA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

EM 2007 SURGE A AXA. UMA REDE DE ORGANIZAÇÕES FORMADA POR CINCO ENTIDADES:

MOBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL CAMPANHA Y IKATU INCENTIVO DE CADEIAS XINGU DA SOCIOBIODIVERSIDADE Uma campanha de responsabilidade socioambiental compartilhada, lançada em 2004 para atuar na recuperação e proteção das nascentes e cabeceiras do Rio Xingu, em Mato Grosso.

GERMINAR

O curso é voltado para o desenvolvimento institucional nos processos sociais. Desde 2008 70 pessoas participaram do curso fortalecendo o tecido social regional.

As entidades da AXA trabalham por um modelo de desenvolvimento que respeite e fortaleça a sociobiodiversidade do Araguaia Xingu: índios, assentados, agricultores familiares e ribeirinhos que moram entre o Cerrado e a Amazônia.

REDE DE SEMENTES DO XINGU Nasce em 2007 para atender as demandas por sementes nativas dos projetos de restauração. Hoje está estruturada em 15 núcleos e 300 coletores. Foram comercializadas, aproximadamente, 71 toneladas de sementes, de 180 espécies, gerando R$ 639 mil de renda para seus participantes.

ARAGUAIA POLPA DE FRUTAS

Desde 2005 a fábrica incentiva o plantio e o extrativismo de frutas nativas, proporcionando a recuperação ambiental e a geração de renda para os agricultores familiares. Até a safra de 2011 mais de R$230 mil reais foram gerados para 300 fornecedores.

RESTAURAÇÃO FLORESTAL CAMPANHA CONTRA O USO IRRACIONAL FOGO As entidades da AXA realizam anualmente, desde 2008, a Campanha Irracional Contra o Fogo, o objetivo é diminuir os prezuízos que o fogo causa na região.

RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADA

Mais de 2,5 milhões de hectares estão em processo de recuperação no âmbito da Campanha Y Ikatu Xingu.

www.axa.org.br


ONDE ATUAMOS ECONOMIA AGROFLORESTAL PARTICIPATIVA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

MAPA

ILUSTRATIVO DA REGIÃO DE ATUAÇÃO DA AXA

Uma região que possui um histórico de conflitos de terras, desmatamento e degradação florestal que se alastra até hoje.

A sociobiodiversidade regional ocupa 28% do território e é composta por 20.914 Índios de 22 etnias, 22.348 Assentados e unidades de conservação.

ESTRUTURA FUNDIÁRIA NO ARAGUAIA XINGU. 02

01. 28%

01

02. 72%

Assentamentos reforma agrária Terras Indígenas Unidades de conservação Propriedades individuais Propriedades empresariais Demais áreas

EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO: 6 milhões

de cabeças de gado

1 milhão

de hectares de monoculturas, principalmente soja.

2000 2002 2004 2006 2008 2010

1. CONCENTRAÇÃO DE RENDA E POBREZA 35% da população abaixo da linha de pobreza.

2. CONCENTRAÇÃO E CONFLITOS DE TERRAS

22.328 assentados ocupam a mesma área que as 212 maiores fazendas. A TI Marãiwatsédé e a TI Urubu Branco têm parte dos seus territórios grilados.

3. IMPACTOS AMBIENTAIS

42% do território já foi desmatado. Degradação florestal pelo fogo. Os agrotóxicos ameaçam os recursos hídricos.

www.axa.org.br


A X A em banners