Page 1


GOSTO DO RIO - Arquitetos 1ª edição ALUNA Anna Letícia Janot PROFESSORES Barbara Necyk Elizabeth Grandmasson Emílio Rangel Guto Lins Julieta Sobral projeto gráfico Anna Letícia Janot fotografias Dedo de Moça - Consultoria em gastronomia: Carol Milano produção editorial Anna Letícia Janot Luiz Fernando Janot IMPRESSÃO Alphagraphics


gosto do rio arquitetos

Anna Janot


Mulher, você vai gostar To levando uns amigos para conversar Eles vão com uma fome que nem me contem Eles vão com uma sede de anteontem Salta cerveja estupidamente gelada para um batalhão E vamos botar água no feijão.

Mulher, não vá se afobar Não tem que pôr a mesa e nem dar lugar Ponha os pratos no chão e o chão ta posto E prepare as lingüIças pro tira-gosto Uca, açucar, combuca de gelo limão E vamos botar água no feijão Feijoada Completa - Chico Buarque


sumário

LUIZ FERNANDO JANOT

Apresentação .............

08

10

pedro da luz

Sanduíche de pernil com abacaxi

12

Bife à milanesa com salada de batata

16

Rosbife com salada de batata

20

Filet Oswaldo Aranha com batatas port.

24

Agnoloti verde com molho funghi

28 Bolinhos de Feijoada

32

34

Salada de ovo com suco de maçã

38

Feijoada

42

Salgadinhos diversos

46

Antepastos diversos

50

CAIO CALAFATE

54

Steakburger de picanha com salada crocante

56

Filet mignon ao molho funghi

60

Pizza Margguerita

64

Filer de peixe com aspargos

68

Picanha fatiada com batatas portuguesas

72


luiz carlos toledo

Sanduíche Parisiense com fritas crocante

78

Lula com arroz de brócolis

82

Carne de sol com macaxeira

86

Cheeseburger com suco de goiaba

90

Pizza de funghi

94

JOÃO CALAFATE

76

flavio ferreira

120 Panquecas de batata com creme azedo

122

Escondidinho de carne seca

126

Kassler com batata prussiana

130

Filet à Luiz Antônio com fritas crocantes

134

Filet Oswaldo Aranha com batatas port.

138

índice de restaurantes e agradecimentos.....................

142

98 Sanduíches variados

100

Bife à milanesa com salada de batata

104

Empadas diversas

108

Picadinho de filet com aipim frito

112

Camarão à milanesa com arroz à grega

118


carioca ĂŠ um estilo de vida 8


A cozinha do Rio de Janeiro é cultura, entretenimento e descontração. Ingredientes fundamentais que fizeram do lugar a terra da bossa e que provam que os cariocas não vivem só de praia. Este livro é assim: descontraído como a cidade, seu povo e sua culinária. Cozinhe, visite lugares e vivencie a experiência de saborear e apreciar pratos típicos da Cidade Maravilhosa. Os símbolos da gastronomia carioca são marcados pela mistura de influências. Quais comidas reúnem tais características? Quais experiências genuínas da nossa culinária você pode vivenciar para se sentir como um local? Os protagonistas deste livro te ajudam nessa tarefa, apresentando as mais variadas e deliciosas receitas e razões para a realização de pratos e de visitas à restaurantes. Podemos comer angu com caviar; beber chope, pinga ou champanhe; comer descalço ou de terno e gravata; sem camisa ou de cachecol. O certo é que vamos sair satisfeitos e viver experiências únicas. O Gosto do Rio oferece as informações necessárias para tornar suas refeições um grande momento. Esperamos que aqui você encontre inspirações para seus almoços de finais de semana ou lanches e jantares fora da rotina. O importante é descobrir ou redescobrir a alegria de viver no Rio.

9


Luiz Fernando Janot 10


Arquiteto há: 47 anos Um ano: 1942 Um bairro: Urca Algo no Rio: Mureta da Urca Uma viagem: Europa em 1966 Um livro: O nome da Rosa - Humberto Eco Um filme: Oito e meio - Frederico Fellini Uma música: Ária da 4ª Corda em Sol Maior - Bach Um passeio: De Angra à Parati, de lancha 11


12


SanduĂ­che de pernil com abacaxi

do restaurante Cervantes

13


_o PERNIL 40 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na mAssA!

1/2 kg de bifes (patinho, alcatra, mignon)

Tempere os bifes, bata os ovos em um prato fundo. Em outro prato coloque a farinha de rosca. Em outro prato o trigo.

3 ovos batidos farinha de rosca farinha de trigo 3 dentes de alho amassados (opcional) sal e pimenta do reino à gosto

Em seguida, passe-os em farinha de trigo, em ovos batidos e, por último, em farinha de rosca Frite os bifes mergulhando em óleo numa frigideira até que fiquem dourados. Ao retirar da frigideira coloque os bifes em papel absorvente para que a gordura em excesso seja absorvida. Ao retirar da frigideira coloque os bifes em papel absorvente para que a gordura em excesso seja absorvida.

complete esta receita com um tempero especial... » O RECHEIO: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas.

14


_montando o sanduíche 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de... 8 batatas grandes óleo de milho ou de girassol para fritar

coloque a mão na massA! Descasque e corte as batatas em fatias redondas de 1 cm de espessura. Corte cada fatia em rodelas bem finas. Espalhe num pano de prato limpo e seque o máximo que puder. Forre 2 assadeiras com papel-toalha.

“Frequento o Cervantes há mais de 40 anos. Além de servir o melhore sanduiche do Rio – lombinho ou pernil com abacaxi - até altas horas da madrugada, lá eu encontro alguns pratos raros – rim com molho madeira e miolo a milanesa – com mesma qualidade daqueles que minha avó italiana preparava. O Cervantes é um retrato perfeito da alma boêmia e da diversidade social e cultural de Copacabana.” 15


bife Ă milanesa

com salada de batatas do Bar Luiz

17


“Mais antigo e mais carioca não há. O Bar Luiz sobrevive há mais de um século a todas as transformações do Rio. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp eswcuro é algo indescritível. Não se trata apenas de um restaurante mas um exemplar significativo do patrimônio histórico da cidade.”

_o bife 40 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na mAssA!

1/2 kg de bifes ( patinho, alcatra, mignon)

Tempere os bifes, bata os ovos em um prato fundo. Em outro prato coloque a farinha de rosca. Em outro prato o trigo.

3 ovos batidos farinha de rosca farinha de trigo 3 dentes de alho amassados (opcional) sal e pimenta do reino à gosto

Em seguida, passe-os em farinha de trigo, em ovos batidos e, por último, em farinha de rosca. Frite os bifes mergulhando em óleo numa frigideira até que fiquem dourados. Ao retirar da frigideira coloque os bifes em papel absorvente para que a gordura em excesso seja absorvida.

18


_a batata 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de... 8 batatas grandes óleo de milho ou de girassol para fritar

coloque a mão na massA! Descasque e corte as batatas em fatias redondas de 1 cm de espessura . Corte cada fatia em rodelas bem finas. Espalhe num pano de prato limpo e seque o máximo que puder. Forre 2 assadeiras com papel-toalha. Encha 1/3 de uma panela grande com óleo. Aqueça em fogo médio. Coloque com cuidado uma porção de rodelas de batata. Frite por 6-7 minutos, mexendo para que não grudem umas nas outras, até ficarem douradas e crocantes. Retire com uma escumadeira e espalhe sobre o papel-toalha numa assadeira. Repita o processo até fritar tudo.

complete esta receita com um tempero especial... » O prato: Na hora de arrumar a comida no prato, cubra cada pedacinho dele (até a borda!) com as fatias do rosbife e por cima, no centro, coloque uma grande colherada de salada de batatas. » UM ACOMPANHAMENTO: Para substituir o famoso chopp tirado na hora, é possível substituí-lo por uma cerveja, mas que ela esteja demasiadamente gelada.

» A MESA: Não se preocupe em arrumar demais uma super mesa. Uma mesa apertadinha com uma toalha de pano branca já é suficiente.

19


rosbife

com salada de batatas do Bar Lagoa

21


_o rosbife 40 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

1/4 xícara(s) de chá de azeite ou óleo

Em uma frigideira bem quente coloque o azeite. Tempere a carne diretamente na panela para que o sal não a desidrate.

Pimenta-do-reino a gosto Sal a gosto 250 grama(s) de file mignon em formato de bastonete

Doure o filé mignon por três minutos de um lado vire mais três minutos do outro. Retire do fogo e deixe descansar por pelo menos cinco minutos antes de cortar. Fatie o rosbife reservado em finíssimas fatias e sirva junto com a salada de batatas.

_a salada de batata 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

1 colher(es) de sopa de cebolinha picada

Para a salada junte em uma vasilha a batata picada, o ovo cozido picado, a cebola roxa picada, o salsão picado, a maçã e a mandioquinha previamente aquecida.

1 colher(es) de sopa de salsinha picada 5 gotas de suco de limão 1 colher(es) de sopa de maionese 1 mandioquinha cozida amassada aquecida 1/2 talo de salsão cortados em cubinhos 1 batata cozida em cubinhos aquecida 1 ovo cozido picado 1 cebola roxa cortada em cubinhos 22

Junte a maionese, tempere com a salsa e a cebolinha picadas e acerte o sal. Mexa bem para incorporar todos os ingredientes e finalize com as gotas de limão.


“Imerso em uma das paisagens mais bonitas do Rio, o Bar Lagoa sobressai de outros restaurantes por sua bela arquitetura art dèco e pelo ambiente descontraído criado por uma diversificada clientela. Além do chopp bem tirado come-se, com fartura, um rosbife com salada de batatas inigualável. É um restaurante para qualquer hora.”

complete esta receita com um tempero especial... » O prato: Na hora de arrumar a comida no prato, cubra cada pedacinho dele (até a borda!) com as fatias do rosbife e por cima, no centro, coloque uma grande colherada de salada de batatas. » UM ACOMPANHAMENTO: Para substituir o famoso chopp tirado na hora, é possível substituí-lo por uma cerveja, mas que ela esteja demasiadamente gelada. » A MESA: Não se preocupe em arrumar demais uma super mesa. Uma mesa apertadinha com uma toalha de pano branca já é suficiente.

23


filet oswaldo aranha com batatas portuguesas do restaurante Filet de Ouro 24


25


_o filet 40 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na mAssA!

1400 g de filé mignon (2 filés)

Em uma panela coloque uma colher de manteiga, a cebola e o alho e deixe dourar, em seguida adicione a farinha de mandioca e deixe dourar, desligue o fogo e acrescente a cenoura.

3 colheres de sopa de manteiga 2 colheres de chá de alcaparras 1 dente de alho esmagado 1 cebola cortada 200 g de farinha de mandioca crua 1/2 cenoura ralada 300 g de arroz pronto e soltinho Sal e pimenta-do-reino

Tempere os filés com sal e pimenta-do-reino a gosto, em seguida coloque um pouco de manteiga em uma frigideira e frite-os, quando estiverem dourados acrescente o resto da manteiga e as alcaparras. Retire os filés colocando cada um em seu prato com algumas alcaparras e um pouco de manteiga por cima Coloque o arroz e a farofa (juntos) na frigideira qua acabou de fritar os filés e que ainda contém manteiga e alcaparras, misture bem.

26

“Frequento o Cervantes há mais de 40 anos. Além de servir o melhore sanduiche do Rio – lombinho ou pernil com abacaxi - até altas horas da madrugada, lá eu encontro alguns pratos raros como rim com molho madeira e miolo a milanesa.”


_as batatas 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de... 4 batatas grandes 2 litros de água 4 colheres (sopa) de sal grosso 4 colheres (sopa) de azeite de oliva Alecrim a gosto Papel alumínio

coloque a mão na massA! Sem descascar as batatas, lave-as bem Em uma panela grande, coloque as batatas com 2 litros de água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 45 minutos. Transfira as batatas escorridas para um pano de prato limpo e espere esfriar e dê um muro em cada batata. Elas devem ficar ligeiramente achatadas e abertas.

complete esta receita com um tempero especial... » O prato: Na hora de arrumar a comida no prato, cubra cada pedacinho dele (até a borda!) com as fatias do rosbife e por cima, no centro, coloque uma grande colherada de salada de batatas.

» UM ACOMPANHAMENTO: Para substituir o famoso chopp tirado na hora, é possível substituí-lo por uma cerveja, mas que ela esteja demasiadamente gelada.

» A MESA: Não se preocupe em arrumar demais uma super mesa. Uma mesa apertadinha com uma toalha de pano branca já é suficiente.

Pré-aqueça o forno à 180ºC. No fundo de uma assadeira, espalhe metade do sal grosso e coloque as batatas. Coloque o restante do sal grosso sibre as batatas, regue com o azeite e polvilhe com o alecrim. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido para assar por 15 minutos.

27


AGNOLOTI VERDE com molho de funghi do restaurante La Trattoria

29


_a massa 40 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na mAssA!

1 kg de farinha de trigo

Abra a massa em folhas finas numa máquina de macarrão. Disponha em uma superfície lisa polvilhada com farinha de trigo.

8 unidade(s) de ovo 1 colher(es) (chá) de Óleo de soja 1 colher(es) (sopa) de amido de milho

Coloque montinhos de 1 colher (sopa) de recheio sobre metade da folha, deixando um intervalo de 6 cm entre cada um. Cubra com outra folha de massa. Feche bem as bordas, apertando os espaços entre os montinhos. Corte rapidamente com um cortador de massa na forma de quadrados de 6 x 6 cm. Dobre-os formando triângulos. Em seguida, enrole com o dedo e feche bem as duas pontas. Se a massa ressecar um pouco, pincele as bordas com ovo batido. Cozinhe aos poucos, em água fervente com sal, por uns 4 minutos. Escorra e sirva em pratos individuais.

complete esta receita com um tempero especial... » O RECHEIO: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas. 30


“Frequento o Cervantes há mais de 40 anos. Além de servir o melhore sanduiche do Rio – lombinho ou pernil com abacaxi - até altas horas da amadrugada, lá eu encontro alguns pratos raros como rim com molho madeira e miolo a milanesa.”

_o molho 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

50 g de funghi secchi

Lave bem o funghi. Se os pedaços estiverem muito grandes, corte-os em pedaços menores

2 tabletes de caldo de carne 1 cebola bem picadinha 1/2 litro de àgua 1 cálice vinho branco 2 colheres de sopa de margarina 1 colher de sopa de farinha de trigo Molho de pimenta tabasco, a gosto

Ponha de molho na água e vinho misturados e deixe hidratar por 2 horas Coe então a àgua do funghi, desmanche nela os tabletes de carne e leve ao fogo baixo por 5 minutos. Retire do fogo e reserve. Em uma frigideira alta, frite a cebola na margarina, junte a farinha de trigo e mexa Reduza ao máximo a chama do fogão e vá juntando o caldo reservado, mexendo com fouet para não formar grumos Junte então o fungui secchi, hidratado e cozinhe por mais 8 minutos, mexendo sempre.

31


Pedro da Luz Arquiteto há: 52 anos Um ano: 1943 Um bairro: Ipanema Algo no Rio: Jantar ao ar livre Uma viagem: Grécia em 1998 Um livro: Grande Sertões Veredas - Guimarães Rosa Um filme: Um Conto Chinês Uma música: 5ª Sinfonia de Beethoven Um passeio: Lápis no papel

33


34


bolinhos de feijoada do restaurante Aconchego Carioca 35


_o bolinho 40 min // rende 6 porções

você vai precisar de... 2 litros de água

3 colheres de sopa de azeite

1/2 kg de feijão preto

3 dentes de alho

100 g de carne seca dessalgada

200 g de farinha de mandioca fina

100 g de lombo defumado

1 colher de sopa de polvilho azedo

100 g de costelinha defumada

2 maços de couve bem fininha

1 linguiça calabresa em cubos

250 g bacon em cubinhos

1 paio cortado em cubos

2 dentes de alho

3 folhas de louro

Farinha de rosca para empanar Óleo para fritar

complete esta receita com um tempero especial... » O RECHEIO: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas.

» A MESA: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas. 36


coloque a mão na mAssA! Em uma panela de pressão, colocar 2l de água, o feijão, as carnes e as folhas de louro. Cozinhar por aproximadamente uma hora (marcar o tempo após o início da pressão).

mandioca sem parar de mexer até engrossar e soltar da panela. Retirar do fogo e deixar esfriar. Adicionar o polvilho e misturar até ficar uma massa homogênea. Reserve.

Em um liquidificador, bater o feijão cozido com o caldo das carnes.

Em uma frigideira dourar o bacon com o alho, juntar a couve e refogar por 2 minutos

Em uma panela grande, aquecer o azeite, dourar o alho e refogar o feijão batido. Verificar o sal. Acrescentar aos poucos a farinha de

Abrir pequenas porções de massa na mão, colocar um colher de chá de couve refogada, fazer bolinhos e achatar. Passar na farinha de rosca e fritar em óleo quente.

“Mais antigo e mais carioca não há. O Bar Luiz sobrevive há mais de um século a todas as transformações do Rio. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp escuro é algo indescritível. Não se trata apenas de um restaurante mas um exemplar significativo do patrimônio histórico da cidade.”

37


salada de ovo com suco de maçã da lanchonete Baladas Sumos 38


39


_O SUCO DE MAÇÃ

_A SALADA DE OVO

20 min // rende 6 porções

40 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

você vai precisar de...

4 maçãs

6 ovos cozidos

2 l de água gelada

4 tomates

Açúcar a gosto

1 pepino

Cubos de gelo

2 colheres de sopa de azeite 2 colheres de sopa de vinagre diluí-

coloque a mão na massA!

do em um pouco d’água

Descasque e tire as sementes das maçãs.

1 colher de chá de mostarda

Bata no liquidificador as maçãs, sem sementes e descascadas, e a água.

1 colher de sopa de cebolinha

Coe com uma peneira o suco. Depois bata o açúcar com metade do suco no liquidificador. Coloque em uma jarra o suco e jogue os cubos de gelo.

Sal à gosto

coloque a mão na massA! Corte os ovos, os tomates e o pepino em fatias, tomando cuidado para que os ovos não se desfaçam. Arrume as fatias de ovos numa saladeira funda, depois as fatias de tomate e por fim as fatias de pepino. Faça um molho com o azeite, o vinagre, a mostarda, a cebolinha e o sal, mexendo até ficar uma mistura uniforme. Despeje sobre a salada e deixe tomar gosto.

40


complete esta receita com um tempero especial... » O RECHEIO: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas. » A MESA: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas.

» A MÚSICA: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas.

“Mais antigo e mais carioca não há. O Bar Luiz sobrevive há mais de um século a todas as transformações do Rio. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp escuro é algo indescritível. Não se trata apenas de um restaurante mas um exemplar significativo do patrimônio histórico da cidade.” 41


FEIJOADA do restaurante Nova Capela 43


_a feijoada 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de... 1 Kg de feijão preto 100 g de carne seca 70 g de orelha de porco 70 g de rabo de porco 70 g de pé de porco 100 g de costelinha de porco 50 g de lombo de porco 100 g de paio 150 g de lingüiça portuguesa 2 cebolas grandes picadinhas 1 maço de cebolinha verde picadinha 3 folhas de louro 6 dentes de alho Pimenta do reino a gosto

44

coloque a mão na massA! Coloque as carnes de molho por 36 horas ou mais, vá trocando a água várias vezes, se for ambiente quente ou verão, coloque gelo por cima ou em camadas Coloque para cozinhar passo a passo as carnes duras, em seguida as carnes moles.

1 ou 2 laranjas

Quando estiver mole coloque o feijão, e retire as carnes.

40 ml de de pinga

Finalmente tempere o feijão


complete esta receita com um tempero especial... » O RECHEIO: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas. » A MESA: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas.

“Mais antigo e mais carioca não há. O Bar Luiz sobrevive há mais de um século a todas as transformações do Rio. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp escuro é algo indescritível. Não se trata apenas de um restaurante mas um exemplar significativo do patrimônio histórico da cidade. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp escuro é algo indescritível. Não se trata apenas de um restaurante mas um exemplar significativo do patrimônio histórico da cidade.”

45


46


SALGADINHOS DIVERSOS do restaurante Chico e Alaíde 47


_coxinha de frango 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

1 litro de água

Coloque a água, o caldo de galinha, sal e óleo no fogo até ferver

500 g farinha trigo 2 envelopes de caldo de galinha 1/2 xícara de óleo soja 1/2 colher sopa de sal 1 peito de frango desfiado 1 cebola cortada Cheiro verde 1 tomate picado

Acrescente a farinha de trigo e mexa até virar uma mistura homogênea Deixe cozinhar por 5 minutos e continue mexendo Refogue o peito de frango com a cebola, tomate e cheiro verde Faça bolinhas, recheie com o frango e faça o formato de coxinha, passe no leite e depois na farinha de rosca Frite em óleo quente

complete esta receita com um tempero especial... » O RECHEIO: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas. 48


“Mais antigo e mais carioca não há. O Bar Luiz sobrevive há mais de um século a todas as transformações do Rio. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp escuro é algo indescritível. Não se trata apenas de um restaurante mas um exemplar significativo do patrimônio histórico da cidade.”

_bolinho de bacalhau 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

1,5 kg de bacalhau

Dessalgar o bacalhau, cozinhá-lo e desfiar, reserve o para esfriar. Cozinhe as batatas e amasse-as, faça um purê, espere esfriar.

1,5 kg de batata 1 gema Bastante salsa e cebolinha (picados) 1 dente de alho amassado 2 colheres de sopa de farinha de mesa 5 colheres de sopa de azeite Sal a gosto

Em seguida misture o purê com o bacalhau desfiado, acrescente os outros ingredientes, (salsa e cebolinha, alho, azeite e a farinha de rosca), sempre misturando bem Prove o sal, se for necessário coloque um pouco para temperar. Faça bolinhas e frite-as em óleo bem quente

49


50


antepastos diversos do quiosque Palaphitas 51


_berinjela assada 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

4 berinjelas grandes

Lave e corte as berinjelas em tiras finas (2 a 3 cm de largura). Coloque-as em uma forma de modo que elas se espalhem e não se sobreponham umas às outras.

1 cebola média 1 pimentão amarelo 1 pimentão vermelho 1 1/2 de azeite de oliva 1 azeitonas pretas grandes 1 limão 3 dentes de alho Cheiro verde picado Sal a gosto

Leve ao forno até que elas desidratem por completo (cerca de 25 minutos em temperatura média/alta). Não unte a forma. Enquanto elas assam, corte o alho em pedaços mínimos, as azeitonas em rodelas e em cubos (aproximadamente 3 cm), a cebola e os pimentões Depois que retirar as berinjelas do forno, coloque a cebola e os pimentões para assar por 2 minutos. Não deixe muito mais que isso, pois os ingredientes perdem propriedades e sabor Corte as berinjela assadas em cubinho, depois tempere-as espremendo o suco de um limão sobre as mesmas e adicionando o alho e o sal a gosto. Junte o restante dos ingredientes, inclusive o azeite de oliva e misture bem e está pronto.


_pasta de ricota 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de... 500 g de ricota 1 xícara de café de azeite 1/2 xícara de chá de cheiro verde picadinho Sal e pimenta do reino a gosto

coloque a mão na massA! Esfarele a ricota, coloque no liquidificador com a manteiga e o leite fervendo como fosse fazer o requeijão de ricota.

complete esta receita com um tempero especial... » O RECHEIO: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas.

» A MESA: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas.

Quando estiver pronto, amasse a sardinha e misture com o requeijão e os tempreros verdes e orégano e sal a gosto Sirva com torradas

“Mais antigo e mais carioca não há. O Bar Luiz sobrevive há mais de um século a todas as transformações do Rio. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp escuro é algo indescritível. Não se trata apenas de um restaurante mas um exemplar significativo do patrimônio histórico da cidade.” 53


Caio Calafate Arquiteto há: 5 anos Um ano: 2009 Um bairro: Ipanema Algo no Rio: Arpoador Uma viagem: Nova York em 2013 Um livro: O mundo de Sofia - Jostein Gaarder Um filme: Ela Uma música: Mistério do Planeta - Novos Baianos Um passeio: Bicicleta na orla

54


55


56


do restaurante Via Sete

steakburger de picanha com salada crocante

57


_O steakburger 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

1 picanha (1 a 1.2 kg max)

Numa vasilha, acrescente todos os ingredientes e, com as mãos, misture muito bem.

2 colheres (sopa) de farinha de rosca Pimenta do reino a gosto

Forme os hamburguers, e está pronto.

1 ovo

Monte seu sanduíche preferido, sirva só com purê de batata e salada, do jeito que você quiser, mas nunca vai querer comer outro tipo de hamburuger.

Sal a gosto páprica doce 1 colher (sopa) de molho inglês 1 colher (sopa) de azeite 1 cebola ralada

Segundo os especialistas, o peso ideal para cada hamburguer é 130g, mas faça de acordo com a sua vontade. Eu utilizei para fazer os hamburguers, dois sacos plásticos abertos, o rolo de macarrão e um pote plástico. Esticando a carne entre os sacos plásticos, até a altura que eu achava adequada, tirava o plástico de cima e com a boca do pote pástico, cortava as rodelas. Mas você pode apenas, fazer as bolinhas e achatar. Se não for consumir tudo na hora, congele em saquinhos individuais. ou separados por papel manteiga, ou da forma que achar melhor, o importante é estarem separados enquanto congelam, depois pode juntá-los.

58


_A SALADA crocante 40 min // rende 6 porções

você vai precisar de... 1 maço de rabanete ralados 1 maça verde cortada em cubos 1 colher de sopa de maionese light 2 cenouras raladas

complete esta receita com um tempero especial... » a música: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas.

2 beterrabas raladas 3 colheres de sopa de azeite 3 colheres de sopa de vinagre

coloque a mão na massA! Ralar todos os ingredientes e temperá-los com azeite, vinagre e sal. Junte a maionese e misture bem

“Mais antigo e mais carioca não há. O Bar Luiz sobrevive há mais de um século a todas as transformações do Rio. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp escuro é algo indescritível. Não se trata apenas de um restaurante mas um exemplar significativo do patrimônio histórico da cidade.” 59


60


FILET MIGNON ao molho funghi da Brasserie Rosรกrio

61


“Mais antigo e mais carioca não há. O Bar Luiz sobrevive há mais de um século a todas as transformações do Rio. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp escuro é algo indescritível. Não se trata apenas de um restaurante mas um exemplar significativo do patrimônio histórico da cidade. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp escuro é algo indescritível. Não se trata apenas de um restaurante mas um exemplar significativo do patrimônio histórico da cidade.”

complete esta receita com um tempero especial... » a música: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas.

62


_o filet

_o molho

20 min // rende 6 porções

20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

você vai precisar de...

4 escalopes de filé mignon

25 g de funghi seco

1 colher de sopa de molho inglês

2 colheres de sopa de manteiga

1 e 1/2 colheres de sobremesa de

1 cebola pequena bem picada

mostarda dijon

1 caixinha de creme de leite

Páprica picante

coloque a mão na massA!

coloque a mão na massA!

Tempere os filés com páprika picante, uma colher de chá de mostarda dijon e 1 colher de sopa de molho inglês.

Amacie o funghi em um pouco de água fervente por 30 minutos

Reserve.

Pique o funghi, coe a água em um pano ou peneira fina e reserve. Doure os filés na manteiga e reserve. Na mesma panela, acrescente mais manteiga e as cebolas, raspando o fundo da panela com uma espátula, para pegar o gosto da carne. Acrescente o funghi picado, uma concha da água do funghi, a mostarda e o creme de leite aos poucos.

63


PIZZA MARGUERITA da Pizzaria Guanabara

64


65


complete esta receita com um tempero especial... » UM ACOMPANHAMENTO: Para substituir o famoso chopp tirado na hora, é possível substituí-lo por uma cerveja, mas que ela esteja demasiadamente gelada.

» A MESA: Não se preocupe em arrumar demais uma super mesa. Uma mesa apertadinha com uma toalha de pano branca já é suficiente.

_a massa 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de... 5 xícaras de chá de farinha de trigo 30 g de fermento biológico fresco 1 colher de sopa de açúcar 1 colher de sopa de sal 3 colheres de sopa de óleo 1 1/4 xícara de chá de água morna

coloque a mão na massA! Misturar o fermento com o açúcar e 1/4 xícara de água. Em outro recipiente, dissolver o sal em 1/4 xícara de água. Colocar a farinha de trigo em uma vasilha grande e cavar um buraco no meio. Acrescentar neste buraco a mistura do fermento, o azeite e a água salgada. Acrescentar o restante da água aos poucos. Sovar bem a massa e fazer uma bola. Cobrir a massa com um pano de prato e deixar descansando por 2 horas.

66


_o recheio 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

Molho de tomate a gosto

Forrar com azeite (cerca de 2 colheres de sopa) uma assadeira redonda para pizza, pegar a metade da massa e abrir com as mãos sobre a assadeira

350 g aproximadamente de mussarela ralada Orégano a gosto

1 tomate cortado em rodelas finas

Colocar o molho de tomate sobre a massa, depois orégano, a mussarela, tomates e por fim jogue manjericão

Azeite a gosto

Regar com azeite

Manjericão a gosto

Assar em forno pré-aquecido em temperatura alta por cerca de 15 minutos

“Imerso em uma das paisagens mais bonitas do Rio, o Bar Lagoa sobressai de outros restaurantes por sua bela arquitetura art dèco e pelo ambiente descontraído criado por uma diversificada clientela. Além do chopp bem tirado come-se, com fartura, um rosbife com salada de batatas inigualável. É um restaurante para qualquer hora.” 67


68


filet de peixe com aspargos do restaurante Guimas

69


_o filet

_o molho

20 min // rende 6 porções

20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

você vai precisar de...

4 escalopes de filé mignon

25 g de funghi seco

1 colher de sopa de molho inglês

2 colheres de sopa de manteiga

1 e 1/2 colheres de sobremesa de

1 cebola pequena bem picada

mostarda dijon

1 caixinha de creme de leite

Páprica picante

coloque a mão na massA!

coloque a mão na massA!

Tempere os filés com páprika picante, uma colher de chá de mostarda dijon e 1 colher de sopa de molho inglês.

Amacie o funghi em um pouco de água fervente por 30 minutos

Reserve.

Pique o funghi, coe a água em um pano ou peneira fina e reserve. Doure os filés na manteiga e reserve. Na mesma panela, acrescente mais manteiga e as cebolas, raspando o fundo da panela com uma espátula, para pegar o gosto da carne. Acrescente o funghi picado, uma concha da água do funghi, a mostarda e o creme de leite aos poucos.

70


“Mais antigo e mais carioca não há. O Bar Luiz sobrevive há mais de um século a todas as transformações do Rio. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp escuro é algo indescritível. Não se trata apenas de um restaurante mas um exemplar significativo do patrimônio histórico da cidade. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp escuro é algo indescritível. Não se trata apenas de um restaurante mas um exemplar significativo do patrimônio histórico da cidade.”

complete esta receita com um tempero especial... » a música: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas.

71


picanha fatiada com batatas portuguesas do restaurante Hip贸dromo 72


73


_a picanha 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

1 picanha

Em uma vasilha misture 3 pimentas vermelhas, sem semente, picadas, 1 colher de sobremesa de pimenta jamaica, 1 colher de sopa de molho inglês e 100 ml de azeite.

3 pimentas dedo de moça 1 colher (sobremesa) de pimenta 1 colher (sopa) de molho inglês 100 ml de azeite Sal grosso

Passe a mistura na picanha e reserve fora da geladeira por 40 minutos. Polvilhe sal grosso e leve à brasa forte ou ao forno quente na assadeira. Asse com a gordura virada para cima e lembre-se que por sua forma ela ficará bem passada na ponta e mal passada na na outra extremidade.

“Mais antigo e mais carioca não há. O Bar Luiz sobrevive há mais de um século a todas as transformações do Rio. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp escuro é algo indescritível. 74


_as batatas 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de... 4 batatas grandes 2 litros de água 4 colheres (sopa) de sal grosso 4 colheres (sopa) de azeite de oliva Alecrim a gosto Papel alumínio

coloque a mão na massA! Sem descascar as batatas, lave-as bem Em uma panela grande, coloque as batatas com 2 litros de água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 45 minutos. Transfira as batatas escorridas para um pano de prato limpo e espere esfriar e dê um muro em cada batata. Elas devem ficar ligeiramente achatadas e abertas.

complete esta receita com um tempero especial... » O prato: Na hora de arrumar a comida no prato, cubra cada pedacinho dele (até a borda!) com as fatias do rosbife e por cima, no centro, coloque uma grande colherada de salada de batatas. » UM ACOMPANHAMENTO: Para substituir o famoso chopp tirado na hora, é possível substituí-lo por uma cerveja, mas que ela esteja demasiadamente gelada. » A MESA: Não se preocupe em arrumar demais uma super mesa. Uma mesa apertadinha com uma toalha de pano branca já é suficiente.

Pré-aqueça o forno à 180ºC. No fundo de uma assadeira, espalhe metade do sal grosso e coloque as batatas. Coloque o restante do sal grosso sibre as batatas, regue com o azeite e polvilhe com o alecrim. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré -aquecido para assar por 15 minutos.

75


Luiz Carlos Toledo Arquiteto há: 44 anos Um ano: 1970 Um bairro: Humaitá Algo no Rio: Lagoa Rodrigo de Freitas Uma viagem: Europa Um livro: Meu Nome não é Johnny Um filme: Show de Truman Uma música: Smile - Charles Chaplin Um passeio: Barra de Guaratiba

76


77


78


do restaurante Guy

sanduĂ­che parisiense com fritas crocantes 79


_o sanduíche 40 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

1/4 xícara(s) de chá de azeite ou óleo

Em uma frigideira bem quente coloque o azeite. Tempere a carne diretamente na panela para que o sal não a desidrate.

Pimenta-do-reino a gosto Sal a gosto 250 grama(s) de file mignon em formato de bastonete

Doure o filé mignon por três minutos de um lado vire mais três minutos do outro. Retire do fogo e deixe descansar por pelo menos cinco minutos antes de cortar. Fatie o rosbife reservado em finíssimas fatias e sirva junto com a salada de batatas.

_as fritas 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

Batatas (quantidade a gosto) cortadas

Corte as batas em palito e seque-as com papel toalha

em palitos fininhos 1 frigideira com óleo o suficiente para cobrir as batatas 1/2 colher (sopa) de amido de milho

Coloque o óleo para esquentar, quando estiver bem quente, retire 1/2 xícara e misture a 1/2 colher de amido de milho Após misturado, volte esse óleo para frigideira, frite as batatas em fogo médio até dourarem É uma dica que vale muito a pena, pois as batas ficam bem sequinhas

80


“Imerso em uma das paisagens mais bonitas do Rio, o Bar Lagoa sobressai de outros restaurantes por sua bela arquitetura art dèco e pelo ambiente descontraído criado por uma diversificada clientela. Além do chopp bem tirado come-se, com fartura, um rosbife com salada de batatas inigualável. É um restaurante para qualquer hora.”

complete esta receita com um tempero especial... » UM ACOMPANHAMENTO: Para substituir o famoso chopp tirado na hora, é possível substituí-lo por uma cerveja, mas que ela esteja demasiadamente gelada. » A MESA: Não se preocupe em arrumar demais uma super mesa. Uma mesa apertadinha com uma toalha de pano branca já é suficiente.

81


lula com arroz de br贸colis do Bar Urca

82


83


_a lula 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

400 g de Lulas frescas e limpas

Tempere as lulas, cortadas em anéis não nuito finos, com sal e pimenta-do-reino e reserve.

6 dentes de alho amassados Salsa e cebolinha a gosto Coentro fresco a gosto 2 pimentas dedo-de-moça 4 tomates sem pele maduros 2 cebolas picadinhas Pimenta-do-reino e sal a gosto 4 colheres de sopa de azeite

Em uma panela coloque o azeite extra virgem, a cebola e o alho e deixe dourar um pouco. Acrescente os tomates picadinhos sem pele e a pimenta dedo-de-moça picadinha também. Acrescente o sal e a pimenta-do-reino picados e as lulas que estavam reservadas.

_o arroz 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

1 litro de água fervente

Numa panela coloque a água com o aipo, cenoura, cebola, tomilho, alecrim,alho, sal e deixe ferver bem, reserve.

1 aipo 1 ramo de tomilho e alecrim 1 cenoura 1 cebola e 1 dente de alho 400 g de arroz 2 molhos de brócolis

84

Quando o arroz estiver quase pronto coloque os brócolis, (cozidos já). Não deixe que o arroz fique seco não, ele precisa estar com um caldo Marque apenas 2 minutinhos e está pronto


complete esta receita com um tempero especial... » O RECHEIO: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas. » A MESA: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas.

“Mais antigo e mais carioca não há. O Bar Luiz sobrevive há mais de um século a todas as transformações do Rio. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp escuro é algo indescritível. Não se trata apenas de um restaurante mas um exemplar significativo do patrimônio histórico da cidade. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp escuro é algo indescritível. Não se trata apenas de um restaurante mas um exemplar significativo do patrimônio histórico da cidade.” 85


86


carne de sol com macaxeira do Bar do Arnaldo 87


complete esta receita com um tempero especial... » O RECHEIO: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas.

_a carne 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

1 litro de água

Coloque a água, o caldo de galinha, sal e óleo no fogo até ferver

500 g farinha trigo 2 envelopes de caldo de galinha 1/2 xícara de óleo soja 1/2 colher sopa de sal 1 peito de frango desfiado 1 cebola cortada Cheiro verde 1 tomate picado

Acrescente a farinha de trigo e mexa até virar uma mistura homogênea Deixe cozinhar por 5 minutos e continue mexendo Refogue o peito de frango com a cebola, tomate e cheiro verde Faça bolinhas, recheie com o frango e faça o formato de coxinha, passe no leite e depois na farinha de rosca Frite em óleo quente

88


_a macaxeira 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

1,5 kg de bacalhau

Dessalgar o bacalhau, cozinhá-lo e desfiar, reserve o para esfriar. Cozinhe as batatas e amasse-as, faça um purê, espere esfriar.

1,5 kg de batata 1 gema Bastante salsa e cebolinha (picados) 1 dente de alho amassado 2 colheres de sopa de farinha de mesa 5 colheres de sopa de azeite Sal a gosto

Em seguida misture o purê com o bacalhau desfiado, acrescente os outros ingredientes, (salsa e cebolinha, alho, azeite e a farinha de rosca), sempre misturando bem Prove o sal, se for necessário coloque um pouco para temperar. Faça bolinhas e frite-as em óleo bem quente

“Mais antigo e mais carioca não há. O Bar Luiz sobrevive há mais de um século a todas as transformações do Rio. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp escuro é algo indescritível. Não se trata apenas de um restaurante mas um exemplar significativo do patrimônio histórico da cidade.” 89


90


cheeseburguer com suco de goiaba da lanchonete Polis Sucos 91


_O cheeseburger 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

1 picanha (1 a 1.2 kg max)

Numa vasilha, acrescente todos os ingredientes e, com as mãos, misture muito bem.

2 colheres (sopa) de farinha de rosca Pimenta do reino a gosto

Forme os hamburguers, e está pronto.

1 ovo

Monte seu sanduíche preferido, sirva só com purê de batata e salada, do jeito que você quiser, mas nunca vai querer comer outro tipo de hamburuger.

Sal a gosto páprica doce 1 colher (sopa) de molho inglês 1 colher (sopa) de azeite 1 cebola ralada

Segundo os especialistas, o peso ideal para cada hamburguer é 130g, mas faça de acordo com a sua vontade. Eu utilizei para fazer os hamburguers, dois sacos plásticos abertos, o rolo de macarrão e um pote plástico. Esticando a carne entre os sacos plásticos, até a altura que eu achava adequada, tirava o plástico de cima e com a boca do pote pástico, cortava as rodelas. Mas você pode apenas, fazer as bolinhas e achatar. Se não for consumir tudo na hora, congele em saquinhos individuais. ou separados por papel manteiga, ou da forma que achar melhor, o importante é estarem separados enquanto congelam, depois pode juntá-los.

92


_O SUCO DE goiaba 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de... 4 goiabas 2 l de água gelada Açúcar a gosto Cubos de gelo

coloque a mão na massA! Descasque e tire as sementes das goiabas Bata no liquidificador as maçãs, sem sementes e descascadas, e a água. Coe com uma peneira o suco.

complete esta receita com um tempero especial... » O RECHEIO: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas.

» A MESA: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas.

Depois bata o açúcar com metade do suco no liquidificador. Coloque em uma jarra o suco e jogue os cubos de gelo.

“Mais antigo e mais carioca não há. O Bar Luiz sobrevive há mais de um século a todas as transformações do Rio. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp escuro é algo indescritível. Não se trata apenas de um restaurante mas um exemplar significativo do patrimônio histórico da cidade.” 93


pizza de funghi da pizzaria La Fiorentina 94


95


complete esta receita com um tempero especial... » UM ACOMPANHAMENTO: Para substituir o famoso chopp tirado na hora, é possível substituí-lo por uma cerveja, mas que ela esteja demasiadamente gelada.

» A MESA: Não se preocupe em arrumar demais uma super mesa. Uma mesa apertadinha com uma toalha de pano branca já é suficiente.

_a massa 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de... 5 xícaras de chá de farinha de trigo 30 g de fermento biológico fresco 1 colher de sopa de açúcar 1 colher de sopa de sal 3 colheres de sopa de óleo 1 1/4 xícara de chá de água morna

coloque a mão na massA! Misturar o fermento com o açúcar e 1/4 xícara de água. Em outro recipiente, dissolver o sal em 1/4 xícara de água. Colocar a farinha de trigo em uma vasilha grande e cavar um buraco no meio. Acrescentar neste buraco a mistura do fermento, o azeite e a água salgada. Acrescentar o restante da água aos poucos. Sovar bem a massa e fazer uma bola. Cobrir a massa com um pano de prato e deixar descansando por 2 horas.

96


_o recheio 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

Molho de tomate a gosto

Forrar com azeite (cerca de 2 colheres de sopa) uma assadeira redonda para pizza, pegar a metade da massa e abrir com as mãos sobre a assadeira

350 g aproximadamente de mussarela ralada Orégano a gosto

1 tomate cortado em rodelas finas

Colocar o molho de tomate sobre a massa, depois orégano, a mussarela, tomates e por fim jogue manjericão

Azeite a gosto

Regar com azeite

Manjericão a gosto

Assar em forno pré-aquecido em temperatura alta por cerca de 15 minutos

“Imerso em uma das paisagens mais bonitas do Rio, o Bar Lagoa sobressai de outros restaurantes por sua bela arquitetura art dèco e pelo ambiente descontraído criado por uma diversificada clientela. Além do chopp bem tirado come-se, com fartura, um rosbife com salada de batatas inigualável. É um restaurante para qualquer hora.” 97


Jõão Calafate Arquiteto há: 38 anos Um ano: 1957 Um bairro: Lagoa Algo no Rio: Caminhar na Lagoa Uma viagem: Paris em 1987 Um livro: Memórias Póstumas de Braz Cubas Um filme: 2001, Uma Odisséia no Espaço Uma música: Novos Baianos Um passeio: Itaipava nos finais de semana 98


99


100


sanduĂ­ches variados do Bar da Praia 101


complete esta receita com um tempero especial... » UM ACOMPANHAMENTO: Para substituir o famoso chopp tirado na hora, é possível substituí-lo por uma cerveja, mas que ela esteja demasiadamente gelada. » A MESA: Não se preocupe em arrumar demais uma super mesa. Uma mesa apertadinha com uma toalha de pano branca já é suficiente.

“Imerso em uma das paisagens mais bonitas do Rio, o Bar Lagoa sobressai de outros restaurantes por sua bela arquitetura art dèco e pelo ambiente descontraído criado por uma diversificada clientela. Além do chopp bem tirado come-se, com fartura, um rosbife com salada de batatas inigualável. É um restaurante para qualquer hora.” 102


_SANDUÍCHE DE FRANGO 40 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

4 pães franceses

Misture todos os ingredientes

1 1/2 xícaras de frango cozido e desfiado

Recheie o pão

1 1/2 xícaras de salsão picado 1 xícara de maionese 2 colheres de sopa de azeitona picada 2 colheres de sopa de queijo ralado

_SANDUÍCHE DE CHEDDAR 40 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

Pão de sanduíche branco

Coloque duas fatias de queijo cheddar no pão desanduíche branco.

queijo cheddar fatiado

103


104


bife à milanesa com fritas crocantes do restaurante Borogodó

105


“Mais antigo e mais carioca não há. O Bar Luiz sobrevive há mais de um século a todas as transformações do Rio. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp eswcuro é algo indescritível. Não se trata apenas de um restaurante mas um exemplar significativo do patrimônio histórico da cidade.”

_o bife 40 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na mAssA!

1/2 kg de bifes ( patinho, alcatra, mignon)

Tempere os bifes, bata os ovos em um prato fundo. Em outro prato coloque a farinha de rosca. Em outro prato o trigo.

3 ovos batidos farinha de rosca farinha de trigo 3 dentes de alho amassados (opcional) sal e pimenta do reino à gosto

Em seguida, passe-os em farinha de trigo, em ovos batidos e, por último, em farinha de rosca. Frite os bifes mergulhando em óleo numa frigideira até que fiquem dourados. Ao retirar da frigideira coloque os bifes em papel absorvente para que a gordura em excesso seja absorvida.

106


_as fritas 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de... Batatas (quantidade a gosto) cortadas em palitos fininhos 1 frigideira com óleo o suficiente para cobrir as batatas 1/2 colher (sopa) de amido de milho

coloque a mão na massA! Corte as batas em palito e seque-as com papel toalha

complete esta receita com um tempero especial... » UM ACOMPANHAMENTO: Para substituir o famoso chopp tirado na hora, é possível substituí-lo por uma cerveja, mas que ela esteja demasiadamente gelada. » A MESA: Não se preocupe em arrumar demais uma super mesa. Uma mesa apertadinha com uma toalha de pano branca já é suficiente.

Coloque o óleo para esquentar, quando estiver bem quente, retire 1/2 xícara e misture a 1/2 colher de amido de milho Após misturado, volte esse óleo para frigideira, frite as batatas em fogo médio até dourarem É uma dica que vale muito a pena, pois as batas ficam bem sequinhas

107


empadas diversas do restaurante Bracarense

109


_a massa 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

3 xícaras de farinha de trigo

Misture tudo e acrescente o leite para dar o ponto na massa para sovar e ficar lisa

1 colher (sopa) de manteiga 1/2 xicara de óleo 1 colherzinha de sal 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 xícara de leite frio

Pegue um pedaço da massa e forre a forminha de empada (tamanho médio) e coloque o recheio desejado Puxe a massa dos lados e feche a empada pincele com gema Leve ao forno quente até dourar

_de queijo 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

50g de queijo ralado

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque um pouco do recheio nas forminhas já forradas e leve ao forno baixo por 35 a 40 minutos para assar

1 pedaço de 200 g de queijo minas frescal 3 ovos 2 copos de leite

110

O recheio é líquido.


_de frango 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de... 2 tomates, 1 cebola, 2 dentes de alho 4 peitos de frango 5 colheres de sopa de vinho branco 2 colheres de sopa de azeite 1/2 xícara de chá de leite 2 colheres de sopa de farinha de trigo 1 ovo

coloque a mão na massA! Pique o tomate, a cebola e os alhos. Coloque o frango cortado em pedaços grandes e junte o extrato de tomate, o vinho e o azeite. Leve ao microondas num refratário tampado por 12 à 14 minutos na potência média. Espere 10 min e desfie o frango Bata o molho que cozinhou o frango e adicione o leite e a farinha. Misture e leve ao microondas por 5 a 6 minutos, até engrossar, mexendo a cada 2 minutos Unte com manteiga pequenas forminhas plásticas ou refratárias. Forre-as delicadamente com a massa e reserve uma parte da massa para tampa-las.

complete esta receita com um tempero especial... » O RECHEIO: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas. » A MESA: Na hora de preparar o sanduíche, não se preocupe com o tamanho. Quanto mais pernil, melhor! Já as fatias de abacaxi, podem ser cortadas bem espessas.

“Mais antigo e mais carioca não há. O Bar Luiz sobrevive há mais de um século a todas as transformações do Rio. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp escuro é algo indescritível.”

111


picadinho de filet com aipim frito 112

do EspĂ­rito do Chopp


113


_a carne 40 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

1/4 xícara (chá) de óleo

Coloque o óleo, a cebola, 3 colheres (sopa) de shoyu, e o alho em uma panela e leve ao fogo. Refogue até que a cebola fiquei dourada.

1 cebola grande picada finamente 1 dente de alho picado 1/2 pimentão picado 600 ou 700g de filé mignon picado 1 xícara (chá) de tomates picados sem pele 1/2 colheres (chá) de sal 1 xícara (chá) de shoyu Cogumelos picados Pimenta-do-reino e orégano (a gosto)

Tempere a carne com o sal, o orégano, a pimenta do reino, o pimentão, e os tomates. Depois junte na panela com a cebola, misture e tampe a panela, deixe cozinhar em fogo brando Se necessário, acrescente um pouco de água. Se o caldo ficar muito fino, coloque 1 ou 2 colheres (sopa) de maizena.

complete esta receita com um tempero especial... » UM ACOMPANHAMENTO: Para substituir o famoso chopp tirado na hora, é possível substituí-lo por uma cerveja, mas que ela esteja demasiadamente gelada. » A MESA: Não se preocupe em arrumar demais uma super mesa. Uma mesa apertadinha com uma toalha de pano branca já é suficiente.

114


“Imerso em uma das paisagens mais bonitas do Rio, o Bar Lagoa sobressai de outros restaurantes por sua bela arquitetura art dèco e pelo ambiente descontraído criado por uma diversificada clientela. Além do chopp bem tirado come-se, com fartura, um rosbife com salada de batatas inigualável. É um restaurante para qualquer hora.”

_o aipim 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

1 kg de aipim

Descasque o aipim e lave bem. Corte em pedaços grandes e volte a lavar.

2 tabletes de caldo de galinha 1 colher (café) de manteiga 1 colher (chá) de açúcar Óleo para a fritura

Ferva 2 litros de água com 2 tabletes de caldo, a manteiga e o açúcar. Cozinhe o aipim até que esteja macio, porém firme. Escorra. Torne a limpar, de modo a retirar a raiz central e qualquer excesso de fibras. Corte em bastões não muito grandes, nem muito finos. Frite em óleo fervente e seque em papel absorvente

115


camarão à milanesa com arroz à grega do Bar Urca

116


117


_o camarão 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

1 kg de camarão médio ou grande

Descasque os camarões deixando as caldas

1 cebola picada

Tempere com sal, pimenta e a cebola e deixe apurar por 30 minutos

2 ovos Farinha de rosca (pão ralado) Farinha de trigo

Espete um palito em cada um passa na farinha de trigo, depois no ovo e depois na farinha de rosca Frite em gordura bem quente e depois escorra em papel toalha

complete esta receita com um tempero especial... » O prato: Na hora de arrumar a comida no prato, cubra cada pedacinho dele (até a borda!) com as fatias do rosbife e por cima, no centro, coloque uma grande colherada de salada de batatas.

» UM ACOMPANHAMENTO: Para substituir o famoso chopp tirado na hora, é possível substituí-lo por uma cerveja, mas que ela esteja demasiadamente gelada. 118


_o arroz 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

3 xícaras de arroz

Leve uma panela ao fogo com água, sal e um pouco de óleo. Quando a água ferver, coloque o arroz lavado e escorrido. Mexa o suficiente, diminua o fogo e deixe a água secar

6 xícaras de água 1 caixa de passas Queijo parmesão ralado 5 colheres de ervilha

Aí, então, retire o arroz do fogo, tampe bem e deixe por mais algum tempo até ficar completamente pronto

Manteiga Óleo Pimentão, cebola, salsa, cebolinha verde e cenoura

À parte, leve uma caçarola ao fogo com a manteiga e aí frite as passas e as ervilhas. Jogue, em seguida, em uma travessa grande Junte a cebolinha verde, a cenoura, o pimentão, a cebola - cortados em pequenos pedaços - a salsa e o parmesão Junte, por fim, o arroz cozido, misturando tudo cuidadosamente

“Mais antigo e mais carioca não há. O Bar Luiz sobrevive há mais de um século a todas as transformações do Rio. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp escuro é algo indescritível. 119


120


Flavio Ferreira Arquiteto h谩: 32 anos Um ano: 1980 Um bairro: Gl贸ria Algo no Rio: Aterro do Flamengo Uma viagem: Peru Um livro: O c贸digo Da Vinci Um filme: Gladiador Uma m煤sica: Proibido Proibir - Caetano Veloso Um passeio: Passear com meus filhos 121


122


panquecas de batata com creme azedo do restaurante A Polonesa

123


_AS PANQUECAS 40 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

2 ovos

No liquidificador, bata os ovo, a cebola, o sal, o leite, a batata picada, o sal, a pimenta e a farinha por 5 minutos

1 rodela de cebola 1 colher de chá de sal 2 xícaras de chá de leite 2 xícaras de batatas cozidas Sal e pimenta-do-reino a gosto 1/4 de xícara de chá de farinha de trigo

Dê uma parada a cada 2 minutos Frite porções da massa, aos poucos, em frigideira untada, até dourar por igual Sirva em seguida com o recheio de sua preferência

Margarina para untar

_O CREME 40 min // rende 6 porções

você vai precisar de... 200 gr de creme de leite 1 colher de sobremesa de suco de limão

coloque a mão na massA! Misture o creme de leite com o suco do limão e deixe descansar por algumas horas em um local quente, como o forno desligado ou um canto do fogão

124


“Imerso em uma das paisagens mais bonitas do Rio, o Bar Lagoa sobressai de outros restaurantes por sua bela arquitetura art dèco e pelo ambiente descontraído criado por uma diversificada clientela. Além do chopp bem tirado come-se, com fartura, um rosbife com salada de batatas inigualável. É um restaurante para qualquer hora.”

complete esta receita com um tempero especial... » UM ACOMPANHAMENTO: Para substituir o famoso chopp tirado na hora, é possível substituí-lo por uma cerveja, mas que ela esteja demasiadamente gelada.

» A MESA: Não se preocupe em arrumar demais uma super mesa. Uma mesa apertadinha com uma toalha de pano branca já é suficiente.

125


126


escondidinho de carne seca da Academia da Cachaรงa

127


“Mais antigo e mais carioca não há. O Bar Luiz sobrevive há mais de um século a todas as transformações do Rio. Comer o bife à milanesa acompanhado de salada de batatas e de um chopp eswcuro é algo indescritível. Não se trata apenas de um restaurante mas um exemplar significativo do patrimônio histórico da cidade. Não se trata apenas de um restaurante mas um exemplar significativo do patrimônio histórico.”

complete esta receita com um tempero especial... » UM ACOMPANHAMENTO: Para substituir o famoso chopp tirado na hora, é possível substituí-lo por uma cerveja, mas que ela esteja demasiadamente gelada.

» A MESA: Não se preocupe em arrumar demais uma super mesa. Uma mesa apertadinha com uma toalha de pano branca já é suficiente.

128


_a carne seca 40 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na massA!

1 kg de mandioca cozida

Refogue a cebola e o alho em um pouco de azeite, acrescente a carne seca desfiada e deixe fritar um pouco, acrescente os tomates só pra dar uma murchada.

1 lata de creme de leite com o soro 2 colheres de margarina 1/2 kg de carne seca dessalgada e cozida 1 cebola média picadinha

Acerte o sal se achar necessário

4 dentes de alho esmagados 2 tomates sem casca picados Sal e pimenta a gosto

_escondendo o recheio coloque a mão na massA! Esprema a mandioca ainda quente e leve em uma panela com a margarina e sal Depois que estiverem bem misturados, acrescente o creme de leite, reserve. Em um refratário untado com azeite coloque uma camada do purê de mandioca, a carne seca e termine com o restante do purê. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno pra gratinar.

129


kassler com batata prussiana do restaurante Adega do Pimenta

130


131


“Imerso em uma das paisagens mais bonitas do Rio, o Bar Lagoa sobressai de outros restaurantes por sua bela arquitetura art dèco e pelo ambiente descontraído criado por uma diversificada clientela. Além do chopp bem tirado come-se, com fartura, um rosbife com salada de batatas inigualável. É um restaurante para qualquer hora.”

_o kassler 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de... 1 kg de bisteca de porco defumada 2 tabletes de caldo de carne 1 litro de água

coloque a mão na massA! Esquente um pouco de água em uma panela e escalde as bistecas rapidamente. Coloque-as na panela de pressão, junte os tabletes de caldo de carne e cubra com 1 litro de água. Tampe a panela e espere iniciar a fervura. Cozinhe por cerca de 20 minutos. Deixe o vapor sair, abra a panela com cuidado e retire as costelas sem jogar o caldo fora. Coloque as costelas em um prato e reserve-as.

132


complete esta receita com um tempero especial... » UM ACOMPANHAMENTO: Para

_as batatas 20 min // rende 6 porções

substituir o famoso chopp tirado na hora, é possível substituí-lo por uma cerveja, mas que ela esteja demasiadamente gelada.

você vai precisar de... Batata rosa

coloque a mão na massA! Descasque as batatas com um descascador ou com uma faca. Passe as batatas no mandolim (fatiador) da seguinte maneira: Corte uma vez na horizontal e depois uma vez na vertical e assim por diante alternando sempre para as batatas ficarem com esse aspecto xadrez. Coloque as batatas na água gelada com uma colher de sopa de álcool. Deixe descansar por uns 30 minutos. Escorra bem a batata e seque bem com um papel toalha ou um pano de prato limpo. Em uma panela esquente óleo suficiente pra fritar e frite até as batatas ficarem douradinhas. Escorra em uma paneira e depois coloque em uma recipiente com papel toalha.

133


134


filet à luiz antônio com fritas crocantes do restaurante Botequim

135


_o filet

_as fritas

20 min // rende 6 porções

20 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

você vai precisar de...

4 escalopes de filé mignon

Batatas (quantidade a gosto) cortadas

1 colher de sopa de molho inglês

em palitos fininhos

1 e 1/2 colheres de sobremesa de

1 frigideira com óleo o suficiente para co-

mostarda dijon

brir as batatas

Páprica picante

1/2 colher (sopa) de amido de milho

coloque a mão na massA!

coloque a mão na massA!

Tempere os filés com páprika picante, uma colher de chá de mostarda dijon e 1 colher de sopa de molho inglês.

Corte as batas em palito e seque-as com papel toalha

Reserve.

Coloque o óleo para esquentar, quando estiver bem quente, retire 1/2 xícara e misture a 1/2 colher de amido de milho Após misturado, volte esse óleo para frigideira, frite as batatas em fogo médio até dourarem É uma dica que vale muito a pena, pois as batas ficam bem sequinhas

136


“Imerso em uma das paisagens mais bonitas do Rio, o Bar Lagoa sobressai de outros restaurantes por sua bela arquitetura art dèco e pelo ambiente descontraído criado por uma diversificada clientela. Além do chopp bem tirado come-se, com fartura, um rosbife com salada de batatas inigualável. É um restaurante para qualquer hora.”

complete esta receita com um tempero especial... » UM ACOMPANHAMENTO: Para substituir o famoso chopp tirado na hora, é possível substituí-lo por uma cerveja, mas que ela esteja demasiadamente gelada. » A MESA: Não se preocupe em arrumar demais uma super mesa. Uma mesa apertadinha com uma toalha de pano branca já é suficiente.

137


filet oswaldo aranha com batatas portuguesas 138

do restaurante Cosmopolita


_o filet 40 min // rende 6 porções

você vai precisar de...

coloque a mão na mAssA!

1400 g de filé mignon (2 filés)

Em uma panela coloque uma colher de manteiga, a cebola e o alho e deixe dourar, em seguida adicione a farinha de mandioca e deixe dourar, desligue o fogo e acrescente a cenoura.

3 colheres de sopa de manteiga 2 colheres de chá de alcaparras 1 dente de alho esmagado 1 cebola cortada 200 g de farinha de mandioca crua 1/2 cenoura ralada 300 g de arroz pronto e soltinho Sal e pimenta-do-reino

Tempere os filés com sal e pimenta-do-reino a gosto, em seguida coloque um pouco de manteiga em uma frigideira e frite-os, quando estiverem dourados acrescente o resto da manteiga e as alcaparras. Retire os filés colocando cada um em seu prato com algumas alcaparras e um pouco de manteiga por cima Coloque o arroz e a farofa (juntos) na frigideira qua acabou de fritar os filés e que ainda contém manteiga e alcaparras, misture bem.

“Frequento o Cervantes há mais de 40 anos. Além de servir o melhore sanduiche do Rio – lombinho ou pernil com abacaxi - até altas horas da madrugada, lá eu encontro alguns pratos raros como rim com molho madeira e miolo a milanesa.” 140


_as batatas 20 min // rende 6 porções

você vai precisar de... 4 batatas grandes 2 litros de água 4 colheres (sopa) de sal grosso 4 colheres (sopa) de azeite de oliva Alecrim a gosto Papel alumínio

coloque a mão na massA! Sem descascar as batatas, lave-as bem. Em uma panela grande, coloque as batatas com 2 litros de água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 45 minutos. Transfira as batatas escorridas para um pano de prato limpo e espere esfriar e dê um muro em cada batata. Elas devem ficar ligeiramente achatadas e abertas.

complete esta receita com um tempero especial... » O prato: Na hora de arrumar a comida no prato, cubra cada pedacinho dele (até a borda!) com as fatias do rosbife e por cima, no centro, coloque uma grande colherada de salada de batatas.

» UM ACOMPANHAMENTO: Para substituir o famoso chopp tirado na hora, é possível substituí-lo por uma cerveja, mas que ela esteja demasiadamente gelada.

» A MESA: Não se preocupe em arrumar demais uma super mesa. Uma mesa apertadinha com uma toalha de pano branca já é suficiente.

Pré-aqueça o forno à 180ºC. No fundo de uma assadeira, espalhe metade do sal grosso e coloque as batatas. Coloque o restante do sal grosso sibre as batatas, regue com o azeite e polvilhe com o alecrim. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido para assar por 15 minutos.

141


índice de restaurantes A POLONESA Rua Hilário de Gouveia, 116, Copacabana • Tel.: 2547-7378 • 3ª a 6ª (18h à 0h), Sáb e Dom (12h à 0h) ACADEMIA DA CACHAÇA Rua Conde Bernadotte, 26, Leblon • Tel.: 2529-2680 / 2239-1542 • Dom a 5ª (12h à 1h), 6ª e Sáb (12h às 2h) ACONCHEGO CARIOCA Rua Barão de Iguatemi, 379, Pça da Bandeira • Tel.: 2273-1035 • 3ª a Sáb (12h às 23h), Dom (12h às 17h) ADEGA DO PIMENTA Rua Almirante Alexandrino, 296, Sta Teresa • Tel.: 2224-7554 • 2ª a 6ª (12h às 22h), Sáb (12h às 20h), Dom (12h às 18h) BALADAS SUMOS Avenida Ataulfo de Paiva, 620, Leblon • Tel.: 2239-2699 / 7853-0091 • Dom a 5ª (8h à 1h), 6ª e Sáb (8h às 2h) BAR DA PRAIA Praia do Flamengo, 122, Flamengo Tel.: 2225-3500 • Diariamente (11h à 1h) BAR LAGOA Av. Epitacio Pessoa, 1674, Lagoa Tel.: 2523-1135 / 2287-1112 • 2ª a 6ª (18h às 2h), Sab, Dom e feriados (12hàs 2h) BAR URCA Rua Cândido Gaffrée, 205, Urca Tel.: 2295-8744 • 2ª a Sab. (11h às 23h), Dom (11h às 19h) BAR DO ARNAUDO Rua Almirante Alexandrino, 316, Sta Teresa • Tel.: 2210-0817 • 2ª a 6ª (12h às 23h), Sab e dom (12h às 20h)

142

BAR LUIZ Rua da Carioca, 39, Centro • Tel.: 22626900 / 2262-6900 • 2ª a Sáb (11h às 23h30) BOROGODÓ Rua Pacheco Leão, 836, Jardim Botânico • Tel.: 3495-0836 • 2ª a 6ª (12h às 16h), Sáb (12h às 18h30) BOTEQUIM Rua Visconde de Caravelas, 184, Humaitá • Tel.: 2286-3391 / 2537-7650 • Dom a 5ª (12h à 1h), 6ª e Sáb, (12h às 2h) BRACARENSE Rua José Linhares, 85, Leblon Tel.: 2294-3549 / 2511-1496 • 2ª a 6ª (8h à 0h), Sáb (9:30h à 0h), Dom (10h às 22h) brasserie rosário Rua do Rosário, 34, Centro Tel.: 2518-3033 / 2518-3533 • 2ª a 6ª (11h às 21h), Sab (11h às 18h) CERVANTES Av. Prado Júnior, 335, Copacabana Tel.: 2275-6147 / 2542-9287 • 3ª,4ª,5ª e Dom (12h às 4h) 6ª e Sáb (12h às 6h) CHICO E ALAÍDE Rua Dias Ferreira, 679, Leblon Tel.: 2512-0028 / 2512-0028 • 2ª a 5ª (11:30h-0h), 6ª e Sab (11h30-1h), Dom (11h30-22h) COSMOPOLITA Travessa do Mosqueira, 4, Lapa Tel.: 2224-7820 • 2ª a 5ª (11h30 à 0h), 6ª e Sáb,(11h às 5h) ESPÍRITO DO CHOPP Rua Voluntários da Pátria, 446, Humaitá • Tel.: 2266-5599 • Diariamente (11h ao último cliente)


FILET DE OURO Rua Jardim Botânico, 731, Jardim Botânico • Tel.: 2259-239 • 3ª a Sáb (12h às 23h), Dom (12h às 19h)

LA TRATTORIA Rua Fernando Mendes, 7, Copacabana • Tel.: 2255-3319 / 2255-0781 • Diariamente (11h30 à 0h)

GUIMAS Rua José Roberto Macedo Soares, 5, Gávea • Tel.: 2259-7996 / 2529-2281 • Diariamente (12h à 1h)

NOVA CAPELA Av. Mem de Sá, 96, Lapa • Tel.: 2252-6228 / 2508-8493 • Diariamente (11h às 5h)

GUY Rua Fonte da Saudade, 187 , Lagoa Tel.: 3549-8307 • 3ª a 5ª (11h30 às 23h), 6ª (11h30 à 0h), Sáb (9h à 0h), Dom (9h às 21h) HIPÓDROMO Praça Santos Dumont, 108, Gávea Tel.: 2274-9720 / 2294-0343 • Dom a 5ª (9h à 1h), 6ª e sáb (9h às 3h) LA FIORENTINA Av. Atlântica, 458, Leme Tel.: 2543-8395 • Dom a 4ª (12h às 2h), 5ª a Sáb (12h até o último cliente)

PALAPHITAS Av. Epitácio Pessoa, Quiosque 20, Parque do Cantagalo, Lagoa • Tel.: 2227-0837 • Diariamente (18h até o último cliente) PIZZARIA GUANABARA Av. Mem de Sá, 17, Lapa • Tel.: 2224-9358 • Diariamente (16h às 6h) POLIS SUCOS Rua Maria Quitéria, 70, Ipanema Tel.: 2247-2518 • 2ª a 4ª (7h à 0h), 5ª a Sáb (7h às 2h) VIA SETE Rua Garcia D’Ávila, 125, Ipanema Tel.: 2512-8100 • Domingo a 4ª, (12h à 0h), 5ª a Sáb (12h à 1h)

AGRADECIMENTOS Agradeço aos meus orientadores de projeto Barbara Necyk, Elizabeth Grandmasson, Emilio Rangel, Guto Lins e Julieta Sobral pela orientação com o projeto gráfico. Também foi de grande importância a ajuda do meu pai, Luiz Fermando Janot pela seleção das receitas; meu irmão, Bruno Janot, pela orientação do texto de abertura; minha mãe Cristina Janot pelas dicas de fundamentação do projeto e pelo apoio emocional. Agradeço também meus colegas de turma e amigos por me levarem um pouco ao mundo da lua para relaxar da tensão do semestre.

143


Este livro foi composto das tipografias Klavika e Frutiger LT Std, e impresso pela grรกfica Alphagraphics, em papel Alta Alvura 150g/m2 e capa em Duo Design 250g/m2, para a disciplina de projeto avanรงado da PUC-Rio, em Junho de 2014.


Conheça também... Gosto do Rio - Designers Gosto do Rio - Jornalistas Gosto do Rio - Músicos Gosto do Rio - Médicos

Gosto do Rio  

Projeto acadêmico de um livro de culinária e gastronomia carioca. Oferece receitas típicas escolhidas por profissionais de diferentes áreas....

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you