Issuu on Google+


A aprendizagem pode-se definir como uma modificação relativamente estável do comportamento ou do conhecimento, que resulta do exercício, experiência, treino ou estudo. Este envolve processos cognitivos, motivacionais e emocionais que se manifestam no comportamento. Podemos afirmar que no ser humano, a aprendizagem é a base do conjunto de comportamentos que o distingue dos outros animais.


Processos De Aprendizagem 

Neste tema envolvem-se diferentes tipos de aprendizagem e alguns dos comportamentos descritos são mais elementares do que outros. Ou seja há dois tipos de aprendizagem: - Não simbólica (não associativa e associativa) ; - Simbólica.


Aprendizagem Não Simbólica (não associativa)

Dentro desta aprendizagem temos duas aprendizagens: - Aprendizagem por habituação; - Aprendizagem por sensitização.


Aprendizagem Não Simbólica (associativa)

 

A aprendizagem associativa é mais complexa do que a de habitação e sensitização. Vamos abordar dois tipos de aprendizagem associativa: - O condicionamento clássico; - O condicionamento operante.

Ivan Pavlov Rufus Skinner


Aprendizagem Simbólica 

Esta aprendizagem envolve processos como cumprimentar as pessoas, escrever o sumário e ler um manual. Esta envolve a maneira como interpretamos a realidade e como regulamos o nosso comportamento.


Diferenças entre os condicionamentos Condicionamento Clássico

Condicionamento Operante

Estímulos

Associação entre estímulos neutros e incondicionados.

O comportamento é acompanhado de consequências positivas.

Natureza do Comportamento

Reflexos, respostas automáticas.

Comportamentos aprendidos, adquiridos.

Tipo de Resposta

Involuntária.

Voluntária.

Papel do Sujeito

Passivo, o comportamento Activo, o sujeito opera do sujeito é mecânico. para obter satisfação e evitar a dor.

Tipo de Aprendizagem

A aprendizagem faz-se por associação de estímulos.

A aprendizagem faz-se por reforço.


Aprendizagem Por Observação e Imitação  

Grande parte dos nossos comportamentos é aprendida no processo de interacção social. O investigador Bandura desenvolveu experiências que o levaram a descrever o modo de como se processa a aprendizagem social: - Por Observação; - Por Imitação.


Aprendizagem Com Recurso a Símbolos e Representações  

A Aprendizagem simbólica recorre a símbolos e a representações. Esta pode ser uma aprendizagem de conhecimento ou uma aquisição de procedimentos e competências. Muito do que se aprende, aprende-se com a observação e com a imitação dos outros e pode-se designar por aprendizagem social ou aprendizagem modelação.


Como Aprende, Quando Aprende 

A aprendizagem provém da interacção do meio, de acordo com a experiência de vida. Daí cada indivíduo gerir de forma diferente assim como o resultado. É um processo pessoal, que envolve, os seus pensamentos, emoções, aspectos e história de vida.


A motivação 

A motivação é um elemento que ajuda a eficácia na aprendizagem. Contudo a motivação e a aprendizagem são dinâmicas, ou seja a motivação pode aparecer no início ou em qualquer altura de aprendizagem.


Os Conhecimentos Anteriores 

Os conhecimentos prévios podem condicionar a aprendizagem, ou seja, há determinados conhecimentos mais complexos, caso as bases não foram aprendidas, gerará dificuldade na aprendizagem.


Quantidade De Informação 

A possibilidade de aprender é limitada, ou seja, há um limite onde a quantidade de informação é bloqueada. Dado isto é necessário a recolha de informação mais relevante, de modo a poder geri-la.


Diversificação Das Actividades 

Quanto maior a diversificação na abordagem dos assuntos, melhor será o empenho e motivação.


Planificação e a Organização 

A forma de aprendizagem determina o que aprendes. A definição clara de objectos e selecção de estratégias, é essencial para uma aprendizagem bem sucedida.


A Cooperação 

Já que cada indivíduo aprende de forma diferente, então existem diferentes pontos de vista perante determinados problemas. Daí a resolução de problemas é mais efectiva quando trabalhada em grupo.


Conclusão 

Podemos concluir que todos os processos de aprendizagem estão envolvidos na nossa vida, no nosso comportamento e na realidade de cada um. Por isso aprender é o trabalho mais complexo que existe.


aprendizagem