Page 1

Edição 4ª edição

Duração 180 Horas

Calendário Março Outubro 2014

ECTS 30

PÓSGRADUAÇÃO

GESTÃO 2014

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING 2012 | 1


PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 Coordenação José Manuel Carvalho Vieira Duração/Extensão 180 horas / 7 meses Calendário Início: março 2014 Fim: outubro 2014 Horário A carga semanal dos módulos é de 8 horas, realizadas em horário Pós-Laboral: Terças e Quintas-feiras das 19h00 às 23h00. ECTS 30


ANJE | ISMAI

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 2

ENQUADRAMENTO A premente variação de conceitos, processos, exigências e necessidades é provavelmente a única constante na actual envolvente das organizações. Neste contexto de incertezas, mas simultaneamente de oportunidades, caraterizado por processos acelerados, promotores de transformações ao nível económico, social, legal, político e tecnológico, com um impacto determinante na vida organizacional, exige-se que as organizações sejam capazes de acompanhar as constantes alterações do seu meio envolvente, identificando as ameaças sem deixar nunca de procurar e investir nas novas e emergentes oportunidades de crescimento. Cada vez mais, a vantagem competitiva empresarial passa por uma gestão organizacional centrada na inovação, na flexibilidade de ação e capacidade de criação de valor, que assegure a manutenção e até mesmo o crescimento dos seus diferenciais competitivos no mercado onde atua.


ANJE | ISMAI

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 3

DESTINATÁRIOS Empresários, administradores, gerentes; Quadros médios e superiores com reconhecida experiência profissional; Licenciados ou bacharéis. Este programa destina-se, primordialmente, a empresários, gestores e quadros das empresas. Profissionais que se encontram envolvidos diariamente em atividades de gestão de negócios e de empresas, em áreas cada vez mais diversificadas, e que pretendem adquirir ou reforçar as suas competências na área da gestão, numa lógica sustentada e integradora, com vista a dar resposta aos desafios que os mercados colocam diariamente.


ANJE | ISMAI

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 4

OBJETIVOS GERAIS Perspetivar as Organizações/Empresas como um todo integrado; Proporcionar uma aprendizagem dinâmica baseada no trabalho em equipa; Assegurar a ligação Escola-Mercado através do ajustamento dos conteúdos programáticos às necessidades do mundo empresarial; Proporcionar networking entre os quadros empresariais; Adquirir conhecimentos e desenvolver competências na área da gestão; Analisar as tendências atuais e perspetivar as tendências futuras das práticas de gestão nas organizações; Reconhecer competências que certifiquem a preparação dos quadros empresariais, tendo em consideração os desafios da envolvente e a aprendizagem de cariz eminentemente prático.


ANJE | ISMAI

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 5

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Reforçar as competências para pensar estrategicamente uma organização ou um negócio, atendendo ao contexto e sempre numa perspectiva integrada de concepção e implementação; Explicar os conceitos financeiros e contabilísticos elementares; Analisar as principais decisões financeiras das organizações; Analisar e discutir os conceitos de marketing nas vertentes de marcas, clientes e vendas; Compreender as principais tendências ao nível da gestão comercial e vendas, considerando a conjuntura atual; Compreender a gestão de pessoas como eixo fortemente alinhado com a estratégia organizacional; Desenvolver competências relacionadas com a capacidade de comunicar, influenciar, persuadir, criar e desenvolver relações; Analisar a função logística nas organizações e compreender o papel da gestão das operações; Reflectir sobre a necessidade de mecanismos de controlo de gestão e perspetivar a informação como base dos processos de tomada de decisão.


ANJE | ISMAI

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 6

ESTRUTURA DO PROGRAMA A Pós-Graduação de Gestão terá uma duração de 180h (156h em sala e 24h de formação residencial), distribuídas ao longo de 7 meses. O Plano de Estudos é constituído por sete módulos de formação e três seminários práticos.


ANJE | ISMAI

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 7

PLANO CURRICULAR Módulo.01 Estratégia Empresarial, Inovação e Competitividade (24h) Módulo.02 Gestão Financeira e Fiscalidade (36h) Módulo.03 Marketing, Direção Comercial e Vendas (28h) Módulo.04 Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional (44h) Módulo.05 Gestão das Operações e Logística (16h) Módulo.06 Sistemas de Informação e Gestão (20h) Módulo Projeto Projeto (12h)


ANJE | ISMAI

MÓDULO Estratégia Empresarial, Inovação e Competitividade (24h) Formador José Manuel Carvalho Vieira

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 8

01 1.1 Estratégia Empresarial Globalização Concorrência Estratégia Empresarial e Análise Estratégica Opções Estratégicas Desenvolvimento de produtos/serviços Internacionalização Mercados Alianças, parcerias e “joint-ventures” Fusões e Aquisições Desenvolvimento empresarial Reengenharia 1.2 Inovação e Competitividade Gestão do Conhecimento e Inovação Organizacional Inovação Estratégica e de Marketing Competitive Intelligence 12 horas em contexto de fim de semana residencial


ANJE | ISMAI

MÓDULO Gestão Financeira e Fiscalidade (36h) Formadores António Oliveira António Pimenta

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 9

02 2.1. Conceitos Fundamentais Gestão Financeira e Informação Contabilística Interpretação da Informação Contabilística – Problemas de Contabilidade Criativa Casos de estudo de Contabilidade Criativ 2.2. Gestão Financeira Triângulo Fundamental Análise dos Ciclos e Processos de Financiamento; Do Balanço Patrimonial ao Novo Modelo de Balanço; Do Fundo de Maneio às Necessidades de Fundo de Maneio; Exercícios de Aplicação e Casos de Estudo baseados em empresas reais. 2.3. Análise Financeira Técnica Introdução ao Método dos Rácios; Vantagens e Desvantagens do Método dos Rácios; Construção e Interpretação dos Principais Rácios; Exercícios de Aplicação e Casos de Estudo baseados em empresas reais. 2.4 Breve introdução ao sistema fiscal português 2.5 Os Impostos sobre o Rendimento O Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS); O Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC). 2.6 Os Impostos sobre o Consumo e outros Impostos Indiretos O Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA); Outros Impostos Indiretos (Imposto sobre os Veículos, Imposto Único de Circulação; Impostos Especiais sobre o Consumo). 2.7 Impostos sobre o património Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI); Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT); Imposto do Selo.


ANJE | ISMAI

MÓDULO Marketing, Direção Comercial e Vendas (28h) Formadores Pedro Aguiar Elisabeth Serra

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 10

03 3.1 Marketing Conceitos Centrais de Marketing; Marketing Estratégico: SWOT Segmentação - Posicionamento; Marketing Operacional: Marketing Mix; Futuro reservado às nossas empresas segundo uma ótica de Marketing; Plano de Marketing vs Pensamento de Marketing. 3.2 Direção Comercial e Vendas Conceito e Função da Força de Vendas; Marketing Relacional e Gestão de Clientes; Técnica de Vendas e Negociação; Métricas de Avaliação do Desempenho da Força de Vendas.


ANJE | ISMAI

MÓDULO Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional (44h) Formadores Ana Sampaio Carlos Rouco Nuno Pacheco Magalhães

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 11

04 4.1 Clima e Cultura Organizacional Conceito; Formas de Abordagem e Análise (modelos tipológicos); Aplicações ao dia-a-dia organizacional. 4.2 Definição de Funções, Recrutamento, Seleção, Acolhimento e Socialização Definição de cada um dos conceitos e interligação dos mesmos; Importância da Definição de Funções; Técnicas de Recrutamento e Seleção; Técnicas de Socialização e o Manual de Acolhimento. 4.3 A Tomada de Decisão nas Organizações O Processo de Tomada de Decisão; Tomada de Decisão Individual Vs. a Tomada de Decisão em Grupo; Abordagens à Tomada de Decisão. 4.4 A Comunicaçãos O Processo de Comunicação nas Organizações; Fontes, Meios e Recetores; Ruído e Barreiras à Comunicação; Comunicação Verbal Vs. Comunicação Não Verbal. 4.5 A Gestão de Conflitos Noções e Categorias de Conflitos; Metodologias para a Gestão de Conflitos. 4.6 Motivação e Liderança Aspetos conceptuais e metodológicos do estudo da Motivação e Liderança; Modelos Teóricos Motivacionais; Aplicação dos modelos à prática profissional. 4.7 Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e Ética nas Organizações Enquadramento e definição da RSC; RSC Vs. Ética Organizacional; Ações de RSC; Certificação em RSC; 4.8 Legislação Laboral O Código do Trabalho – Revisão 2012 e Ajustamento em 2013. O Código do Trabalho e a crise: as alterações introduzidas em razão do plano “Troika”: os horários flexíveis (bancos de horas, intervalos de descanso,); trabalho suplementar (alterações na retribuição); as férias, feriados e faltas; Redução ou suspensão da laboração (em caso de dificuldades económicas); cessação do contrato (alteração do regime e dos montantes a pagar); 16 horas em contexto de fim de semana residencial


ANJE | ISMAI

MÓDULO Gestão das Operações e Logística (16h) Formador José Miguel Magalhães

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 12

05 5.1 Gestão das Operações Princípios Gerais; Implantações; Planeamento da Produção (Políticas e estratégias); Gestão de Stocks; Filas de Espera. 5.2 Logística Empresarial Função Logística nas organizações; Custeio Logístico (custo total e trade-off); Serviço vs Custo; Gestão Estratégica da Cadeia de Abastecimento; Paradigmas Tradicionais vs Estratégias de Colaboração. 5.3 Desenho da Cadeia Logística Configuração; Externalização de Operações Logísticas; Decisões Estratégicas (Push vs Pull, Centralização, Postponement). 5.4 Gestão de Operações Logísticas Armazéns (objetivo, Estrutura de Custos e KPI); Transportes (função, seleção do modo, Estrutura de Custos e KPI).


ANJE | ISMAI

MÓDULO Sistemas de Informação de Gestão (20h) Formador António Soares Pinto

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 13

06 6.1 Sistemas de Informação de Gestão A Informação como base da Tomada de Decisão; Sistemas Transacionais; Sistemas de Reporting; Sistemas de Suporte à decisão; Sistemas de Gestão de Conhecimento; Tecnologia e Gestão; Automatização de Operações; Recolha de informação na Produção, na Logística e no exterior da empresa; O papel dos ERPs; CRM e área comercial: sistemas de coordenação comercial; Telecomunicações; Internet / Intranet e Extranet.


ANJE | ISMAI

MÓDULO Projeto (12h) Formador António Soares Pinto

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 14

PROJETO


ANJE | ISMAI

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 15

CORPO DOCENTE O Corpo Docente da Pós-Graduação em Gestão da ANJE foi criteriosamente selecionado, tendo em mente três fatores imprescindíveis para o sucesso: Grande vivência prática e reconhecido sucesso profissional; Alta notoriedade no mundo académico; Qualidades pedagógicas de excelência e prestígio. O corpo docente tem em comum a elevada reputação, rigor técnico, profissionalismo e capacidade de aplicação prática, vetores essenciais e decisivos na aproximação do ensino às necessidades empresariais. José Manuel Carvalho Vieira Coordenador Científico da Pós-Graduação em Gestão Coordenador da Licenciatura e Mestrado em Gestão de Marketing do Instituto Superior da Maia (ISMAI) e do Projeto Europeu EMIC – European Marketing & Innovation. PostDoutorado em Economics & Business (Universidade Pompeu Fabra, Barcelona) e Doutorado em Management Sciences – especialização Gestão da Inovação - (Universidade Santiago Compostela). Pós-graduado em Estudos Europeus – vertente Economia (Universidade Católica Portuguesa). Sénior Executive Program – Driving Strategic Innovation - IMD & M.I.T. (Sloan School of Management). Publica e investiga nas áreas de Marketing de Serviços, Gestão da Inovação e Marketing Research. É coautor do livro “Direção e Gestão da Força de Vendas” - Edições Vida Económica (2012). Ana Machado Sampaio Licenciatura e MBA em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa. PósGraduada em Gestão na Universidade da Califórnia – EUA e em Direito do Trabalho pela Universidade de Coimbra. Possui Doutoramento em Economia pela Universidade de Santiago de Compostela. Docente Universitária e Formadora desde 2002. Efetua Consultoria em Gestão (ênfase em Gestão Estratégica de Recursos Humanos) desde 2004. António Oliveira Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e em Gestão pela Universidade Portucalense. Efetuou Pós-Graduação em Finanças e em Métodos e Técnicas de Investigação na Xestion de Organizacions (componente Letiva do Doutoramento) - Universidade da Corunha. Docente da Universidade Portucalense, onde também exerce funções de Coordenador Departamental do Programa Erasmus, lecionando cadeiras como Contabilidade Analítica e de Gestão, Controlo de Gestão e Empreendedorismo. Consultor, especialista nas áreas de Gestão Financeira e Empreendedorismo desde 1998. António Pimenta Licenciado em Direito pela Universidade Católica. MBA em Gestão na Universidade Católica. Formador/professor em diversos cursos, pós-graduações, mestrados na área da fiscalidade, convidado por diversas instituições nacionais e estrangeiras (Universidade do Minho, Universidade Católica, Escola de Gestão do Porto, Club Financiero de Vigo, Colegio de Economistas de Galícia, entre outras). Tax Partner, Oporto Lead Partner da Baker Tilly.


ANJE | ISMAI

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 16

CORPO DOCENTE António Soares Pinto Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, Opção de Sistemas Digitais e Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Possui MBA em Gestão e Marketing e em Administração de Empresas. Docente Universitário. Docente em Cursos de PósGraduação e MBA. Presta consultoria na área de serviços profissionais. No seu currículo destaca-se a consultoria da IBM (gestão de projetos complexos, coordenação de equipas, projetos técnicos) e na Deloitte & Touche, com especial ênfase na implementação de Sistemas de Informação de Gestão (tableau de bord, indicadores de gestão, balanced scorecard). Experiência em contexto multiempresarial, tanto a nível nacional, como internacional. Experiência internacional em multinacionais, tanto a nível de reporting como de integração em equipas multidisciplinares e multinacionais. Experiência (8 anos) no ramo automóvel, conhecendo as problemáticas de distribuição e retalho: informatização de concessionários, controlo comercial da rede. Experiência (4 anos) na distribuição moderna (grandes superfícies, logística). Carlos Rouco Licenciado em Ciências Militares. Mestre em Gestão da Formação Desportiva, Doutorado Coordenador do Curso de Liderança ANJE/Academia Militar. Diretor do Mestrado de Liderança da Academia Militar e docente convidado na área de Liderança Organizacional na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Membro do Centro de Investigação da Academia Militar, assume ainda a direção de formação noutras áreas da formação da mesma instituição e é professor convidado do Instituto Superior Técnico. Elisabeth de Magalhães Serra CEO da Gap Consulting. Post-doutorada em Economics & Business (Universidade Pompeu Fabra, Barcelona). Possui Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais especialização em Marketing (Universidade Santiago Compostela) e Mestrado em Economia e Ciências da Administração Pública e Privada (Espanha). Frequentou o Sénior Executive Program em Business Marketing no IMD Business School (Suíça). Investiga e publica em revistas científicas sobre “Consumer Behavior”, “Brand Management” e “Business Marketing”, áreas onde desenvolve trabalhos de consultoria nacional e internacional para diversos setores de atividade. Coordenadora e autora do livro “Direção e Gestão da Força de Vendas” - Edições Vida Económica (2012). José Miguel Magalhães Licenciado em Engenharia Eletrotécnica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Mestre em Métodos Quantitativos em Gestão pela EGP. Pós-graduado em Gestão de Pessoas pela EGP-UPBS. Foi docente na Universidade de Coimbra e na Universidade de Aveiro, onde lecionou disciplinas relacionadas com Logística e Gestão Industrial. Consultor Sénior na área da gestão de operações e distribuição, colaborando em alguns projetos de consultoria no centro de estudos da EGP. É assessor da gerência e responsável de operações da COLORSTAR, Lda, PME dedicada à distribuição de especialidades químicas.


ANJE | ISMAI

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 17

CORPO DOCENTE Nuno Pacheco Magalhães Licenciou-se em Direito, na opção ciências jurídico-comerciais, na Universidade Lusíada do Porto. Advogado desde Outubro de 1994, nas áreas de Direito do Trabalho, Direito Comercial e Societário, Direito Civil e Direito Penal, diretamente relacionados com serviços prestados a vários clientes particulares e, sobretudo, empresas, de que é consultor em regime de avença. Experiência em Negociações Coletivas de Trabalho e em Processos Especiais de Recuperação de Empresa e Falência. Foi docente do módulo “Direito e Fiscalidade Laboral” dos MBA e PG s do IESF. Formador nas áreas do Direito do Trabalho, Direito das Sociedades e Direito Comercial no IESF, na ANJE, na Associação Comercial do Minho, na Universus, na Pamesa Consultores, na Câmara Municipal do Marco de Canavezes e, diretamente, junto de várias empresas. Pedro Aguiar Licenciatura em Biologia na Universidade do Minho. MBA em Marketing - Escola de Gestão do Porto. Marketing Management - Instituto Português de Marketing. Doutorando em Ciências Empresariais pela Universidade Rey Juan Carlos. Formação em Portugal, Alemanha, Estados Unidos e Espanha nas áreas de Vendas, Liderança, Marketing, Estratégia, Negociação. Docente Universitário em Cursos de Licenciatura, Pós-graduação, Mestrado e MBA, nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas. Formador em várias empresas e instituições nas áreas de Vendas, Marketing e Gestão. Presidente do Conselho de Administração da CMN, SA e CEO e Administrador da AH Business, SGPS.


ANJE | ISMAI

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 18

METODOLOGIA FORMATIVA A Pós-Graduação em Gestão adota uma metodologia ativa, partindo da exploração de situações reais, exercícios práticos e simulações, a par da realização de seminários temáticos pertinentes para o desenvolvimento das competências visadas e com significado para os participantes. A Pós-Graduação em Gestão da ANJE aposta, assim, numa abordagem eminentemente prática da gestão, com forte ligação às problemáticas diárias das empresas. A metodologia de trabalho assenta em três grandes vetores: Análise de Caso A análise de caso dá o traquejo, a ligação da teoria à prática forma as skills necessárias para enfrentar as situações que os quadros empresariais vão encontrar no terreno. Trabalho em Grupo O trabalho em grupo simula a realidade dos quadros empresariais, a virtualidade e a riqueza dos múltiplos pontos de vista e a capacidade de ponderar vantagens e inconvenientes de cada perspetiva. Conferências e Seminários Aprender com a experiencia e saber profissional prático dos diferentes intervenientes.


ANJE | ISMAI

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 19

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO A avaliação é individual e efetuada módulo a módulo. O método de avaliação é, para cada módulo, definido pelo respetivo docente e assenta em quatro vetores: Participação e debate nas sessões (avaliação contínua); Trabalhos em grupo; Trabalho individual (capacidade de dissertação, após estudo e investigação de caso); Teste de Aferição de Conhecimentos em cada módulo A avaliação baseia-se em três parâmetros, com diferentes ponderações, consoante os módulos: Saber Saber (conhecimento), Saber Fazer (capacidade de operacionalizar), Saber Ser (comportamental). De uma forma geral, e para avaliar estes parâmetros, serão feitas avaliações individuais e de grupo por módulo, com especial enfoque na aplicação prática de conhecimentos adquiridos em casos concretos, fictícios ou reais. Adicionalmente, haverá um Projecto Executivo de consolidação dos conhecimentos adquiridos em todos os módulos, individual ou de grupo, que dará lugar a um Assessment de 360º (auto-avaliação, avaliação pelos pares, pelo professor e por eventuais externos). Atribuição de Diploma Aos alunos que obtenham aprovação em todos os módulos, sem excepção, será atribuído o Diploma de Pós-Graduação em Gestão. A aprovação em cada módulo implica avaliação positiva em todos os vetores e a assistência a, pelo menos, ¾ das aulas, por módulo. Aos alunos que não assistam a ¾ de um módulo mas que obtenham avaliação positiva no mesmo será atribuído um certificado de frequência. Enquadrada no Processo de Bolonha, a obtenção do diploma da Pós-Graduação em Gestão confere 30 ECTS (European Credit Transfer System) e a possibilidade de usufruir de plano de equivalências da parte escolar dos Mestrados em Gestão de Empresas e de Marketing no ISMAI (um semestre letivo).


ANJE | ISMAI

PROPINAS Inscrição 3.000,00 euros (Público em geral) 2.400,00 euros (Associado ANJE) Modalidades de Pagamento Pagamento integral da propina: 10% desconto Três prestações (três meses): 5% desconto Seis prestações mensais: sem desconto (descontos não cumulativos) Local de realização Centro de Formação Empresarial Contactos Centro de Formação Empresarial da ANJE Associação Nacional de Jovens Empresários Rua do Passeio Alegre, n.º 20 – 4150-570 Porto Nuno Ricardo I Cláudia Almeida e. focoanje@anje.pt t. 220 108 000 /11/61

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 20


ANJE | ISMAI

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 | 21

CANDIDATURAS E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO A formalização da inscrição é efetuada através do preenchimento e envio da ficha de candidatura disponibilizada em www.anje.pt, acompanhada de CV e cópia de certificado de habilitações para o endereço focoanje@anje.pt A candidatura será considerada após pagamento de 10% do custo total da Pós-Graduação (300,00€) e envio do respetivo comprovativo de transferência para focoanje@anje.pt. NIB para transferência: 0007 0410 00960520018 18 São aceites desistências até 10 dias antes do início da Pós-Graduação, procedendo-se nestas situações à devolução da totalidade do valor pago na inscrição. As desistências posteriores aos 10 dias que antecedem o arranque da Pós-Graduação darão origem à perda total do valor pago na inscrição. No caso de anulação/adiamento da Pós-Graduação, a ANJE, compromete-se a devolver o valor da inscrição na totalidade ou a transferir esse valor para outra inscrição, caso o candidato assim o entenda O pagamento (integral ou 1.ª prestação) deve ser efetuado por cheque ou transferência bancária, até três dias úteis antes da data de início da Pós-Graduação A ANJE reserva-se o direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 12 formandos.


Contactos Centro de Formação Empresarial da ANJE Associação Nacional de Jovens Empresários Rua do Passeio Alegre, n.º 20 – 4150-570 Porto

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING 2012 | 22

Pós Graduação em gestão 2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you