Page 1

Grupo: Espectros Sonoros

Efeito Doppler consiste na variação da freqüência de uma onda quando há movimento da fonte e/ou do observador.


Foi-lhe atribuído esse nome em homenagem a Johann Christian Andreas Doppler, que o descreveu teoricamente pela primeira vez em 1842. 

Quando uma pessoa se aproxima de uma fonte sonora fixa, a freqüência do som do ouvido é maior do que aquela de quando a pessoa se afasta da fonte.

O mesmo resultado seria obtido se a fonte se aproximasse ou se afastasse de uma pessoa parada.

Você pode observar esse fenômeno ouvido o apito de uma locomotiva em movimento. O apito é mais grave (freqüência menor) quando está se afastando, após ter passado por você.

Efeito Doppler


Para um melhor entendimento Observe : imagem1

Podemos perceber que a 2 Observadores o A e o B. O Observador A esta perto do hospital da onde sairá a ambulância; Já o Observador B está longe do hospital;

Efeito Doppler


Ambulância em repouso imagem2

A ambulância está parada na frente do hospital então a sirene da ambulância (a fonte de som) , está em repouso em relação aos observadores A e B ou seja a freqüência para os observadores é a mesma

Efeito Doppler


Ambulância em Movimento Como a fonte de Som está em movimento em relação aos observadores A e B , podemos tirar a conclusão de que a freqüência percebida pelos observadores não será a mesma.

Imagem3

Para o Observador B a fonte está se aproximando e para o observador A , a fonte está se afastando . • Observe que a distância entre as frentes de onda que estão chegando ao observador A são maiores do que a distância das frentes de onda que estão chegando até o observador B. • Essa distancia entre as frentes da onda podemos defini lá como comprimento da onda.Logo que o som que está chegando para o observador A e maior do que para o observador B.

Efeito Doppler


Imagem4

Assim podemos concluir que a freqüência do som ouvida pelo observador A é menor (ouvi-se um som mais grave em relação quando se está de repouso) que a freqüência do som ouvida pelo observador B (ouve-se um som mais agudo do que quando em repouso).

Efeito Doppler


Iniciação Cientifica da PUC , grupo Espectros Sonoros , orientador - Professor Alessandro Washington.

Referencia Bibliográfica :

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/19330/src

Efeito Doppler

Efeito Doppler  

Slide sobre o Efeito Doppler

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you