Page 1

Programa


Introdução

A astronomia tem vindo a ganhar cada vez mais terreno no campo das ciências da educação e no da divulgação cultural. Trata-se de uma temática que tem estado bastante presente nos meios de comunicação social e é um tema de conversa cada vez mais habitual em qualquer círculo social ou etário. A Anime – Projecto de Animação e Formação – pretende associar-se à celebração desta ciência, mobilizando os seus recursos e a sua experiência no campo da astronomia amadora e da animação. O carácter transcultural da astronomia permite despertar o interesse pelas diversas áreas do saber (física, química, biologia, história, matemática, filosofia, religião, etc.) de uma forma que remete para a ancestralidade do Homem, salientando o papel familiar, comunitário, global e universal de cada um de nós. Acreditamos poder atingir vários objectivos didácticos, pedagógicos e culturais através das actividades por nós sugeridas. Tal como no passado, a influência das ciências astronómicas no futuro próximo da nossa civilização parece-nos evidente e fundamental. É por isso importante que o ensino da ciência surja contextualizado numa base social e afectiva, constituindo assim um contributo para o desenvolvimento de atitudes, valores e comportamentos sociais fundamentais para a educação cívica dos nossos dias. A introdução da Astronomia na educação deve, idealmente, ser iniciada na infância, quando a criança pode receber uma formação cultural e científica mais ampla. Na educação básica a criança já tem capacidade para aprender noções sobre estrelas, galáxias, astros e planetas. Na vertente prática, conseguirá perceber as razões da ocorrência das estações do ano, a determinação dos pontos cardeais, o movimento do Sol, as fases da Lua, as marés e a orientação pelas estrelas. É com este intuito que a apresentamos o nosso programa de acções lúdicas e educativas, esperando que o mesmo possa ir ao encontro das escolas, das associações, das famílias e do público em geral.

Actividades temáticas Aprende e faz Observa e explora Ouve e descobre Brinca e aprende

Legenda:

duração curta

duração média

duração longa

+4 acessibilidades

família

indoor

outdoor

limite de idade


Observa e explora A observação é a actividade clássica da astronomia. Olhar maravilhado para o firmamento deverá ter sidoum dos primeiros passatempos do homem, e as primeirasgrandes questões que se lhe colocaram poderão ter sidosuscitadas pela contemplação do céu. Nos nossos dias, uma sessão de observação é um acontecimento invulgar,inesperado e apaixonante.

Observação do Sol Observação do Sol através de um telescópio equipado comfiltros apropriados que permitem a visualização das suas características mais importantes. Temáticas: manchas, protuberâncias e coroa solar. Sessões mediante marcação prévia. Actividade dependente das condições meteorológicas.

+4

Observação Nocturna Observação do céu nocturno com os equipamentos adequados. Algumas noções sobre a Lua, planetas, nebulosas, galáxias e constelações. Observação à vista desarmada para aprendizagem de algumas noções sobre orientação no céu. Temáticas: a Lua, planetas, nebulosas, galáxias e constelações. Sessões mediante marcação prévia. Actividade dependente das condições meteorológicas.

+6


Ouve e descobre Sessões curtas e dinâmicas, nas quais se pretende discutire divulgar alguns conceitos fundamentais da astronomia. A grande interactividade destas sessões tenderá a facilitar a aprendizagem e a estimular a curiosidade.

A luz e a sombra

Viagem pelo Sistema Solar

Através da utilização de objectos e ferramentas simples, perceber o movimento aparente do Sol, a duração do dia, as medidas do tempo e as estações do ano.

“Viagem e visita” aos planetas com a utilização de um software concebido e desenvolvido especificamente para este tipo de actividade.

Temáticas: o Sol, a Terra, o dia, o tempo cronológico, latitude, longitude e pontos cardeais.

Temáticas: o Sol, a Terra, a Lua e os restantes planetas do Sistema Solar.

Sessões mediante marcação prévia. Actividade dependente das condições meteorológicas.

Sessões mediante marcação prévia.

+6

+4

Fases da Lua

As diversas fases da Lua, explicadas e apresentadas com um simples jogo de luz e esferas. Temáticas: a Lua, o Sol, a Terra, o dia e o mês.

O Astrónomo vai à escola Sessões de astronomia nas quais se pretende divulgar algumas noções de astronomia e história da ciência de forma fácil, interessante e pedagógica. Temáticas: História da Astronomia, Sistema Solar, Estrelase o Universo.

Sessões mediante marcação prévia.

+6

À procura das constelações As constelações, a mitologia e a orientação no céu. Utilização de um projector especial que simula o céu nocturno. Temáticas: Estrelas, constelações e mitologia. Sessões mediante marcação prévia.

+10

Sessões mediante marcação prévia. Indicado para turmas do ensino a partir do 1.º ciclo.


Aprende e faz Aprendizagem e aquisição de alguns conhecimentos sobreastronomia e viagens ao espaço através de actividades manuais e muito interactivas.

Relógio de Sol Fazer um relógio de Sol utilizando materiais muito simples. Temáticas: o Sol, a Terra, o dia, o tempo cronológico, as estações do ano, Latitude e longitude, Pólos e o Equador. Sessões mediante marcação prévia. Actividade dependente das condições meteorológicas.

+6

Foguetão a água

Construir e lançar um foguetão movido a água. Temáticas: Foguetões, Terra, gravidade e propulsão. Sessões mediante marcação prévia.

+6

Sistema Solar Fazer uma miniatura dos planetas do Sistema Solar utilizando materiais recicláveis. Temáticas: os 8 planetas do Sistema Solar, a Lua e o Sol. Sessões mediante marcação prévia.

+6


Brinca e aprende Utilizando instrumentos lúdicos e pedagógicos, pretende-se passar uns momentos muito divertidos e participativos com a utilização de jogos sobre temas da astronomia, criados e produzidos pela equipa Anime.

Astroanime® - Uma viagem, um desafio Jogo estratégico de conquista de planetas, com perguntas sobre temas da astronomia e da história da ciência. Temáticas: Sistema Solar, Observação astronómica, Astronáutica, Mecânica celeste e História da ciência. Sessões mediante marcação prévia.

+12

Astroanime® memória

O clássico jogo dos “pares” feito com cartas relativas a temas da astronomia. Temáticas: a Lua, Planetas, nebulosas e galáxias e constelações. Sessões mediante marcação prévia.

+6

Astroanime® - Quem sou eu? O jogo do “Quem sou eu?” no qual todos os participantes terão de descobrir que planeta lhes foi atribuído e perceber qual é o outro jogador com o mesmo planeta. Utilizando cartas com as características mais notáveis de todos os planetas, os jogadores terão de fazer as perguntas adequadas para descobrir as respostas. Temáticas: a Lua, planetas, nebulosas, galáxias e constelações. Sessões mediante marcação prévia.

+6


Onde nos pode contactar: www.animepaf.org e-mail: anime.paf@netvisao.pt telef.: 210809666 fax: 210874655 Loja PIPA - Mercado Municipal da Quinta do Conde de 3.ª feira a sábado, das 10h00 às 13h00. Loja Ond@Jovem da Quinta do Conde - Parque da Vila de 3.ª feira a sábado, das 14h00 às 20h00.

©Animepaf 2010

O Céu é para todos  

Programa de Astronomia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you