__MAIN_TEXT__

Page 1

Momentos com Histórias

Com

Patrícia Reis Contadora de Histórias


1. A SEREIA DE VARSÓVIA 4. ÁRVORE GENEROSA 5. O MUNDO DAS BORBOLETAS

13. CHAPÉUS HÁ MUITOS...

2. O MONSTRO DAS CORES 3. ACHO QUE POSSO AJUDAR

7. O MENINO QUE QUERIA SER GATO

12. CONTOS ECOLÓGICOS 11. CONTOS ASSUSTADORES

6. O DRAGÃO DA CRACÓVIA

8. LAMBAREIROS Curta duração

17. OLÍVIA E O CIRCO

10. OS PAIS TANTO, TANTO!

Acessibilidades Todas as idades

19. QUERO SER 18. GRANDE O NATAL DAS FADAS

O QUE 20. CONTA O PIANO? 23. OS LOBOS

MÃES DE TODOS OS TIPOS

Longa duração

16. VAMOS SER ARTISTAS

14. TRUZ, TRUZ!

Menú 9.

15. LAGARTAS, CARACÓIS E RÃS...

Indoor

Outdoor

21. MOZART O MENINO

22. O MUNDO DAS CORES


Apresentação Um projeto que visa fomentar o gosto pela leitura, em especial pelos contos. Neste projeto dirigido à infância e ao público em geral, uma Contadora de Histórias e Cantigas faz sair de uma mala de viagens muitas histórias que despertam os sentidos e a imaginação de todos quantos participam. Ao ritmo das canções e com as palavras contadas, crianças, jovens ou adultos são transportados numa viagem imaginária. É um projeto itinerante, que se insere no universo da mediação entre o livro, a leitura e a educação pelas diferentes expressões artísticas e artes performativas. Cada mala contém um tema ou história. Subordinado ao tema surgem livros, objetos e atividades próprias e adequadas à população Infantil ou juvenil, explorando as potencialidades do livro e da leitura, de forma dinâmica e interativa.


1 A SEREIA DE VARSÓVIA

SINOPSE Um jovem pescador que se sentia só! Descobriu numa aventura a possibilidade de ser feliz! Mesmo depois de muita agitação no rio da Vístula, como todo o bom pescador sabe quando o rio acalma é hora de ir pescar! Será que eles queriam pescar um peixinho pequeno?

Conto animado através de 2 Malas Mágicas (Manipulação de objetos) + 3 Contadores de Histórias


2 URGENTE SINOPSE As histórias infantis não foram criadas somente para entreterem as crianças. Na verdade, elas possuem uma forte componente didática que deve ser aproveitado ao máximo para ajudar as crianças no seu processo de aprendizagem de vida. ”As emoções explicadas às crianças através das cores.” será uma boa opção lúdica-pedagógica e utilizando “O Monstro das Cores” que é um livro magnífico de Anna Llenas que nos permite explorar as emoções, preparando as famílias para o que é ter um coração bondoso. O Monstro das Cores não sabe o que está errado. Ele fez uma confusão com as emoções e agora ele tem que desfazer a trapalhada!

O MONSTRO DAS CORES

Conto animado através de 1 Mala Mágica + 1 Contador de Histórias


3

SINOPSE “Quando a manhã chegou, o vendaval levantava cabelos, folhas de jornais… ”Pois é, com uma história de David Machado e ilustrado por Mafalda Milhões que iniciamos a nossa aventura com uma narrativa sábia e humilde, contada com humor, que irá fazer voar como o vento até às estrelas, qualquer mente criativa. Acho que posso ajudar! É um livro de esperança por um mundo melhor! Vamos assim dar o nosso final à história e ilustra-lo, pois esse será o desafio para quem estiver connosco neste dia especial. Após a história vamos propor aos participantes que terminem a história de forma criativa e cada um será convidado a terminar a história à sua maneira.

ACHO QUE POSSO AJUDAR!

Conto animado através de 1 Mala Mágica + 1 Contador de Histórias


4 ÁRVORE GENEROSA

Conto animado através de 1 Mala Mágica + 1 Contador de Histórias

SINOPSE Todos os dias um menino vai até uma árvore para se pendurar nos seus galhos, come as suas maçãs e descansa sobre a sua sombra. O Menino ama a árvore; e ela, feliz, também o ama. Porém, à medida que o tempo passa, o menino cresce e começa a desejar mais do que a simples companhia de sua amiga para brincar e repousar. Ele passa a querer ganhar dinheiro, ter uma casa, uma esposa... E A árvore, sem muitos recursos para ajudá-lo, mas disposta a qualquer coisa para vê-lo feliz, vai se desfazendo aos poucos, mostrando que, pelo amor do menino, pode abrir mão de sua própria vida. Num conto profundo iremos até ao profundo da metáfora desta história e cada um irá levar a sua semente plantada, para que com amor levem esta doce historia para lá das portas do espaço onde dinamizamos a nossa história. Com a técnica de flanelógrafo. Terminando com a sementeira de algumas árvores.


5 SINOPSE Inspirado na história do Caçador de Borboletas, o nosso amigo vai à aventura e lá descobre a verdadeira importância de contemplar e valorizar aquilo que a vida nos dá, nesta magia de borboletas entramos no mundo “As Orelhas de Borboletas”, onde a Mara que é chamada de Orelhuda na escola, aprende como é importante aceitar-se tal como é. Mara é especial e nada, nem ninguém conseguirá desvalorizar as suas qualidades, porque a mãe deu-lhe a chave para sair engraçada de qualquer crítica: autoestima, imaginação e espontaneidade. Com muitas descobertas e aventuras, terminaremos a construir borboletas com todos os participantes.

O MUNDO DAS BORBOLETAS

Conto animado através de 1 Mala Mágica + 1 Contador de Histórias


6 O DRAGÃO DA CRACÓVIA Conto animado através de 2 Mesas + 2 Malas com Marioneta à vista. + 3 Contadores de Histórias

SINOPSE A Polónia era governada pelo Rei Krak, cujo nome deu origem ao nome da cidade. Depois de um período de prosperidade, o país começou a sofrer com alguns desaparecimentos. Entre princesas, cavaleiros e dragões, será um sapateiro o nosso herói. Inspirado numa história que uma jovem da Polónia nos trouxe este conto está repleto de magia e muita música.


7 O MENINO QUE QUERIA SER UM GATO

SINOPSE Um dia um menino passa a acreditar que é um gato, numa brincadeira de palavras, está história fala da importância de cada cultura e de cada cor, como somos especiais por sermos diferentes e únicos. Esta história contada entre os fantoches e uma avó será um momento de muita diversão.

Fantoches e Teatro + montagem do Fantocheiro (Área: 3x2) + 3 Contadores de Histórias.


8 LAMBAREIROS? SINOPSE Desde o Lobo Feroz, que só comia papas de arroz com noz, teve mais olhos que barriga, mas onde será que ele chegará… Provavelmente se tivesse seguido o exemplo dos Chibos Sabichões, teria sido mais bem-sucedido… Virar uma página e outra página de um livro, vamos viver muitas aventuras, com chapéus e manipulações à vista iremos viajar por diferentes histórias.

Conto animado através de 1 Mala Mágica + 1 Contador de Histórias


9 SINOPSE Conto animado através de 1 Mala Mágica + 1 Contador de Histórias

MÃES DE TODOS OS TIPOS!

Ferozes Animais Selvagens, O favorito da mamã, A minha Mãe, Quando a mãe grita…o amor de mãe, são alguns dos livros que podemos para falar das mães e como elas podem ser tão diferentes, mas tão especiais. Todos temos mães até as mães têm mães e por isso este será um momento só para falar de todos os tipos de mães.


10 OS PAIS TANTO, TANTO! SINOPSE O meu pai tanto, tanto! Fala-nos dos vários tipos de pais e como eles são tão importantes para aquecerem os corações, usam gravatas podemos conhecer os diferentes tipos de gravatas, quais são as gravatas do meu pai? Mas na verdade á pais que não usam gravatas, mas são pais muito especiais assim nos conta o senhor cavalo marinho, por isso mesmo podemos dizer tanto, tanto, dos pais!

Conto animado através de 1 Mala Mágicas + 1 Contador de Histórias


11 SINOPSE Com uma atmosfera assustadora o tio lobo, é um conto popular com tradição em alguns países europeus, como França ou Itália. Trata-se de um texto politicamente incorreto que introduz os primeiros leitores no mundo dos contos de terror. Em suma, uma história para ser contada em voz alta (e com companhia). Não podia faltar neste horripilante Momentos com Histórias, Contos Assustadores a Bruxa Arreganhadentes de Tina Meroto. Três irmãos, fazendo orelhas “mocas” às advertências da mãe, embrenham-se no bosque escuro e misterioso, onde tudo pode acontecer. O mais pequeno, temeroso e consciente do perigo, procura avisar os dois mais velhos, mas tem de tomar uma decisão e acaba por acompanhá-los. Como não sabiam o caminho de volta, decidiram entrar na casa da bruxa, onde cheirava a comida...

CONTOS ASSUSTADORES

Conto animado através de 1 Mala Mágica + 1 Contador de Histórias


12 CONTOS ECOLÓGICOS

SINOPSE Levamos as histórias: A Árvore da Escola, o Jaime e o Jardim Curioso. O que achas de viver num mundo onde todos respeitam a Natureza? Contos ecológicos surgem com a necessidade de alertar para o impacto do homem na vida do planeta, assim ensinar às crianças sobre a importância de amar a natureza e fazer a diferença em pequenas ações. A Terra agradece! Por isso, para além das histórias faremos um atelier de sementeira.

Conto animado através de 1 Mala Mágica + 1 Contador de Histórias


13 SINOPSE Pegando na história de Mafalda Milhões, “Afinal o Caracol”, viajamos pelo mundo de Fernando Pessoa, descobrir de onde vem o caracol, mas não temos só este chapéu, outros chapéus aparecem escritos por JonKlassen Quero o meu chapéu e este chapéu não é meu, mas afinal em que é que ficamos? Penso que o Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque pode ajudar! Com ajuda dos participantes vamos descobrir os chapéus que temos nestas histórias.

CHAPÉUS HÁ MUITOS...

Conto animado através de 1 Mala Mágica + 1 Contador de Histórias


14

SINOPSE Neste Momento com Histórias juntamos várias histórias, que podemos levar ao público mais novo, contando com a repetição sonora de cada história. Com o Truz, Truz uma criança procura o seu ursinho de peluche, vai subindo as escadas do seu prédio. Onde será que isso vai dar? Caixa após caixa a mala vai ficando grande e tomando formas. Podemos encontrar nesta mala, o jogo das sombras que brincam com as lanternas mágicas, como será que cada um vê o que vê? Todos eles viram um gato… Vamos descobrir como!

TRUZ, TRUZ!

Conto animado através de 1 Mala Mágica + 1 Contador de Histórias


15 SINOPSE ente Será… uma rã?, Observa provavelm acol? é uma tartaruga? Ou… Será um car ser e pod Ou um rato… bem acho que acha uma lagarta, mas uma lagarta que a só é al que rugia como um leão, afin parar lagarta comilona que não consegue a? ilon com de comer! Acham que ela é

LAGARTAS, CARACÓIS E RÃS...

Conto animado através de 1 Mala Mágica + 1 Contador de Histórias


16 VAMOS SER ARTISTAS

SINOPSE Não podíamos deixar de apresentar o leque de contos que provocam a vontade de criar, de descobrir, de montar, de explorar. Desde a grande viagem do pequeno Mi, até o ponto, onde todos podemos ser artistas, tão, tão grandes que viajamos pelo mundo da Catarina Sobral, ou mesmo O pequeno inventor, podemos mudar de forma e tamanhos, será uma balburdia total. Mas no final seremos mesmo Artistas! Estes contos são um desafio à criatividade! Desenrolam-se num atelier divertido e cheio de explorações.

Conto animado através de 1 Mala Mágica + 1 Contador de Histórias


17

SINOPSE A personagem dos livros de banda desenhada serve de inspiração ao Momento com História “A Olívia e o Circo”. Com uma marioneta, palhaçada e artes circenses, a história vai acontecendo, levando as crianças a viajarem no circo. Num dia especial, quando, com o irmão e a mãe, Olívia foi ao Circo. Nesse dia todos os artistas estavam com otites. Felizmente e por sorte, Olívia sabia fazer tudo. Desde domadora, equilibrista, palhaço, malabarista, fez tudo e salvou o circo. Entre sonhos e realidade a Olívia vai deixar uma prenda no coração de cada menino.

OLÍVIA EO CIRCO

Conto animado através de 1 Mala Mágica + 1 Contador de Histórias


18 O NATAL DAS FADAS

Conto animado através de 1 Mala Mágica + 1 Contador de Histórias

SINOPSE Na floresta o dia amanhece tranquilamente. Nas folhas das árvores brilham gotinhas de água, pelo que começa a derreter com o sol da manhã e há muito trabalho a fazer pois é véspera de Natal e na floresta vai haver um grande festim. De repente, eis que entra a Dona Fada num alvoroço, percorre a clareira a passos largos, desaustinada, com as mãos na cabeça, completamente em desacordo. O Natal está perdido… não pode ser só caixas, laços e fitas… não pode vir só das lojas! Uma missão urgente de fada!


19 SINOPSE Com uma construção de dois textos que desconstrói a pressa de crescer, a urgência em aparecer maior. Adaptação do texto de Ágata Roca por Patrícia Reis. Na inocência de criança apresentamos a exploração de como uma criança na sua ideia de crer crescer, crescer e deixar de ser pequenina. Um exercício realizado em espelho, onde as duas personagens são uma só, poucos minutos o crescimento com o que tem de bom e de menos bom. Revelando como crescer pode ser realmente assustador. Após a apresentação deixamos a questão como é que eles veem a fase da adolescência?… Terminamos com o texto de José Fanha “As gajas são lixadas”… Será ?…

QUERO SER GRANDE

Conto animado através de 1 Mala Mágica + 1 Contador de Histórias


20 QUE CONTA O PIANO? SINOPSE

Conto animado através de 2 Mesas + 2 Malas com Marioneta à vista. + 3 Contadores de Histórias

O piano nesta mala traz consigo a história do pai Jack e de como a sua família gosta de música, numa aventura divertida as suas filhas Claire e Charlote vão descobrindo a magia do piano. Não podíamos deixar de falar de batata frita, assada ou cozida. Nós gostamos mesmo “da batata Rita”. Venham descobrir esta nova personagem, com muitas musicas acompanhar. Terminamos esta aventura, entre melódicas e instrumentos de sopro, sempre bem acompanhados ao piano, com a história da Velha a Fiar.


21 MOZART O MENINO

SINOPSE Quem era Mozart? Que menino especial era este? A sua irmã Marianne vai fazendo uma viagem pela sua fascinante vida acompanhada pelo piano. podemos ouvir obras como Dom Giovanni e na Flauta Mágica ver surgirem de dentro da mala as personagens que deram vida a esta história tão bonita, onde Tamino tenta salvar Pamina e o Papageno faz das suas.

Fantoches e Teatro + montagem do Fantocheiro (Área: 3x2) + 3 Contadores de Histórias.


22 O MUNDO DAS CORES

Conto animado através de 1 Mala Mágica + 1 Contador de Histórias

SINOPSE Com o livro “Contos Tradicionais dos Países Lusófonos“, do Instituto Piaget iremos explorar contos de Moçambique “O dia de Festa…” ou de São Tomé e Príncipe “A Lenda de Canta Galo” com músicas e danças entramos dentro des ta lenda, no livro da OIKOS da UNICEF O Mundo da criança, apresentamos a hist ória “O Leão e o Javali” onde a união faz a força e terminamos a nossa aventura com Luísa Ducla Soares “Os meninos de todas as cores”, porque de todas as cores podemos pintar os nossos sonhos, num mini workshop de pintar em pedras as personagens das histórias com que sonhamos.


23 OS LOBOS

SINOPSE

Conto animado através de 1 Mala Mágica + 1 Contador de Histórias

Quem se recorda de ouvir as famosas histórias do “Lobo mau”? Será que o lobo é mesmo um animal mau como dizem algumas histórias? Vamos descobrir como o lobo pode ser um animal simpático e divertido, de comum espírito livre que nos ajuda arrumar medos e solidão. Com histórias com “Este é o lobo”, ou mesmo a tradicional história do Capuchinho Vermelho, ou uma versão mais moderna do livro em Espanhol de Caperucita Roja, ou compreender como o lobo confundiu o Pai Natal com o Capuchinho Vermelho… que trapalhada.


Metodologia

Destinatários

Com diferentes técnicas, as sessões são compostas por expressão dramática levando assim às escolas o flanelografo, as marionetas, o livro único, fantoches e o teatro, proporcionando uma vivência participativa das crianças através de jogos dramáticos, exercícios de expressão corporal, numa atmosfera lúdica e criativa.

Escolas do ensino público; Instituições privadas de ensino; IPSS, Centros de dia e outras organizações com interesse no projeto; Sem limite de idade.

Como adquirir

Criações À LA CARTE - realizamos a história à sua medida.

Para adquirir e agendar uma ou mais ações do projeto, deve contatar por email ou Tm a equipa de projeto.

Contactos GUESTHOUSE | ESCRITÓRIO | OFICINA Rua Rio Ardila, Lt 388 Boa Água 1 2975-135 Quinta do Conde - Sesimbra Telef.: 210 809 666 TM.: 928 024 068 Tm.: 967 135 749 e-mail: anime.paf@gmail.com

MERCADO JOVEM Mercado Municipal da Quinta do Conde Telef.: 211 818 093 TM.: 938 345 637 Horário: de sexta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e-mail: pipassociacao@gmail.com

CAAV - Centro Agrícola e Ambiental da Várzea Parque Ecológico da Várzea da Quinta do Conde Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h00 às 13h00


Metodologia à la carte

Textos e Ilustração: Patrícia Reis Fotografia: Paulo Pires Grafismo e paginação: Fernando Pinto Animepaf 2018 © Reservados todos os direitos de publicação em Português e da tradução para todas as línguas. Proibida a reprodução ou transcrição de qualquer parte do texto e imagem por qualquer meio, mecânico ou eletrónico, incluindo fotocópia, sem o consentimento do editor.

Profile for Anime Projecto de Animação e Formação

Momentos Com Histórias-2019  

Portefólio de Animações com recurso a mala mágica e fantoches.

Momentos Com Histórias-2019  

Portefólio de Animações com recurso a mala mágica e fantoches.

Advertisement