Page 1

PORTFÓLIO DE PRODUTOS ETAPAS DO PROGRAMA •

ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE EMPRESARIAL: O primeiro passo do plano de internacionalização é a análise do ambiente interno e externo da empresa, identificando suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A partir disso deve-se buscar potencializar as forças e aproveitar as oportunidades, ao mesmo tempo em que se procura minimizar as fraquezas e reduzir as ameaças (análise SWOT).

PESQUISA E PROSPECÇÃO DE NOVOS MERCADOS EM ÂMBITO GLOBAL: Levantamentos estatísticos dos mercados-alvo, incluindo análise do setor, potencial clientela, concorrência e fornecedores, por meio de bases de dados fornecidas pela parceria com a ESPM.

ELABORAÇÃO DO PLANO DE MARKETING Inicialmente, a partir do diálogo entre empresa e consultoria, definem-se os objetivos a serem alcançados através da internacionalização. Tais objetivos serão divididos em curto ou longo prazo, e em seguida metas e estratégias para alcançálos serão traçadas. Este processo consiste na elaboração de estratégias de penetração de mercado, definição do diferencial do produto, assim como a elaboração de uma estratégia de branding e possível adequação do produto para o mercado internacional.

[Marketing Mix]

IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS PARCEIROS, PROPONDO MODELOS DE PARCERIA: Definição de parcerias estratégicas, com suporte na identificação de representantes comerciais, importadores, fornecedores e/ou parceiros. Apoio na participação em feiras nacionais e internacionais.

globaljr.sp@espm.br Telefone: (11) 5085.6728 Rua Capitão Cavalcanti, 322 Vila Mariana – São Paulo


PROPOSTA DE UM PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO EM SUA TOTALIDADE E SUPORTE À EXECUÇÃO DO MESMO: Busca de conhecimento das normas específicas para cada projeto, relacionadas à exportação e legislação aduaneira do país importador ou exportador. Assessoria logística, jurídica, política e econômica internacional durante o processo de compra ou venda de produtos, além de estudos e análises setoriais para o mesmo.

SUPORTE EM ASPECTOS TRIBUTÁRIOS: Incentivos fiscais no Brasil e no país alvo, acordos internacionais, blocos econômicos, barreiras tarifárias, impostos de importação ou sobre valor agregado, além de outros impostos específicos do país alvo.

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO Consiste, basicamente, em três características principais: •

Estabelecimento de canais de exportação ou importação;

Dependendo do perfil da empresa, são analisados dentre os quatros sitemas/canais de distribuição, isso é, distribuição direta, exclusiva ou intensiva (nível: 0,1,2 e 3). •

Estabelecimento de contatos com representantes de vendas em outros países;

Após definida a melhor estratégia de distribuição, serão avaliados os principais players atuantes no setor do mercado-alvo, buscando assim o melhor resultado para os objetivos estabelecidos por tal empresa. •

Estabelecimento de plantas/processos de produção no país estrangeiro.

Dependendo dos incentivos proporcionados pelo país de inserção, a instalação de plantas produtivas pode ser vantajosa, sendo avaliadas as vantagens e desvantagens da instalação de tal, para então ser recomendada ou não.

globaljr.sp@espm.br Telefone: (11) 5085.6728 Rua Capitão Cavalcanti, 322 Vila Mariana – São Paulo

Portfólio aprofundado em desenvolvimento  
Portfólio aprofundado em desenvolvimento  

ssdg

Advertisement