Cadernodoaluno lingua portuguesa 2º vol 01

Page 92

Língua Portuguesa e Literatura – 2a série – Volume 1

3. A respeito do poema Boa noite, podemos dizer: a) a mulher é descrita como objeto de amor inalcançável. b) o amor é descrito como uma experiência sensual, prazerosa e feliz. c) o poeta revela a realidade da vida noturna na figura de Maria. d) o poema apresenta fuga da realidade e amor platônico. 4. Releia o poema e considere este verso: “– São as asas do arcanjo dos amores” (última estrofe). O poeta faz uso do travessão nesse caso a fim de: a) identificar o diálogo entre o poeta e Maria. b) destacar quanto ama Maria. c) explicar o que as cortinas são para ele. d) saudar a noite que chegou. 5. Agora você será poeta. Para construir seu poema, escolha o caminho apontado por Álvares de Azevedo ou por Castro Alves: t

TF FTDPMIFS P DPODFJUP EF QPFUB EF «MWBSFT EF "[FWFEP GBÎB VN poema intimista;

t

TF FTDPMIFS P DPODFJUP EF QPFUB EF $BTUSP "MWFT GBÎB VN poema de cunho social, transformando em arte algum sério problema de nossa sociedade.

Escreva o poema no caderno e depois copie-o em uma folha de papel sulfite. Seu poema e o de seus colegas comporão um varal de poesias para que sejam lidos por todos os alunos. O professor orientará na decisão sobre o espaço em que vocês montarão o varal: na própria classe, num dos corredores da escola ou no pátio.

APRENDENDO A APRENDER Um poema intimista visita o espaço do desejo e do sonho que habita todos nós, apresentando uma visão idealizada do mundo. Já o de cunho social transforma em arte um protesto ou uma denúncia sobre algum sério problema da sociedade.

91


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.