Page 1

ANGÉLICA

SAMPAIO


Angélica Braga Sampaio (22) 98142-0402 angelicabsam@gmail.com Rua Passo da Pátria, 95, São Domingos Niterói, RJ

FORMAÇÃO

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO universidade federal fluminense - uff conclusão em julho de 2019

Estágio CCR Cité Construção e Recuperação Arquiteta Eliane Mazza Acompanhamento de reforma de cobertura em Copacabana, em fase de acabamento da obra.

ENSINO MÉDIO c.e. almirante barão de teffé s. antônio de pádua - concluído em 2010

HABILIDADES Autocad SketchUp Photoshop Revit V-Ray Illustrator InDesign rhinoceros plugins

(grasshopper/ ladybug/honeybee)

LINKS currículo lattes

http://lattes.cnpq.br/0096023704965885

Estágio URBANACON Trabalho em escritório na área de patrimônio e produção de desenhos técnicos. Bolsa de Iniciação Científica Laboratório de Conservação de Energia e Conforto Ambiental(LabCECA) Orientadora: Prof. Louise L. B. Lomardo Pesquisa, ESTUDOS PARA O ESTABELECIMENTO DE EDIFÍCIOS COM BALANÇO ZERO DE ENERGIA NO BRASIL. Estágio Cole Porter - Ele Nunca Disse Que Me Amava Cenógrafo Rogério Falcão Montagem do cenário da peça no teatro Rio Net.


sumário

01

03

05

07

projeto arquitetônico

projeto cenográfico

artigo publicado

projeto de interiores

02

04

06

08

projeto urbanístico

projeto cenográfico

projeto arquitetônico

projeto arquitetônico tcc


01

RESTAURANTE O projeto se resolve em um terreno estreito que distribui área social e área de serviço em três andares. A textura do concreto é assumida tanto nas colunas e vigas, como também nas paredes. Os assentos do salão e escada são de ferro que seguem o estilo mais rústico do concreto. Para trazer sofisticação e contraste, o piso de madeira. Assim, os fechamentos de vidro nas laterais e bambu na fachada permitem a entrada de luz natural, que gera uma certa leveza e transparência.

corte longitudinal

corte transversal

projeto arquitetônico uff ano: 2016 prof.: Miguel Prestes

programas usados: Autocad SketchUp V-Ray Photoshop

planta subsolo

planta baixa

planta 2º andar


02

PROJETO BAIRRO JACAREPAGUÁ O projeto se situa em uma área no bairro de jacarepaguá com um entorno misto, onde de um lado há uma avenida sem atrativos para pedestres, do outro há um bairro sem planejamento e ainda outro com condomínios fechados. O projeto visava criar uma malha ortogonal para conectar o entorno, manter os cursos d’água e ser caminhável e agradável para os pedestres. tipologias de quadras

projeto urbanístico uff ano: 2016 trabalho em grupo: Angélica sampaio, Beatriz Fraga, Francine pessoa, Isabelle Fontaine prof.: Vinícius M. Netto

programas usados: Autocad SketchUp Photoshop

microclima

conformação de ruas e quadras


farsa da boa preguiça ARIANO SUASSUNA

03

A peça segue em 3 atos baseadas em histórias populares do Nordeste, e é representado por personagens de três níveis, céu, terra e inferno. Assim, em três níveis, também segue o cenário com referências das características culturais e ambientais do Nordeste como a xilogravura, os tecidos, as festas e o teatro de bonecos.

O projeto foi pensado em duas etapas. A primeira proposta para o teatro Riachuelo (RJ) e a segunda para um caminhão de teatro itinerante.

projeto cenográfico uff ano: 2017 prof.: maurício Campbell

programas usados: Autocad SketchUp Kerkythea desenho à mão Illustrator Photoshop


exposição de evento 100 ANOS DO CORDÃO DA BOLA PRETA

04

“VEM PRO BOLA MEU BEM” O evento cultural para comemorar o aniversário de um dos maiores blocos de rua se realiza em duas etapas. A primeira etapa são instalações interativas na rua. E a segunda etapa, são shows com convidados na sede do bloco. Bola convida A intenção da cenografia proposta é a de conectar palco, música e a arquitetura do local. A materialização do som feito no palco e sua expansão pelo local e para a cidade. Para evidenciar a conexão proposta a cenografia se extende para o exterior do galpão como se o som estivesse saindo pelas janelas.

projeto cenográfico uff ano: 2017 prof.: maurício Campbell

programas usados: Autocad SketchUp Kerkythea V-RAY Photoshop

em cada canto um conto é um totem com o objetivo de contar a história da origem do carnaval de rua no Rio de Janeiro e seus contos através de animações projetadas na esfera. O totem tem saídas para fone e QR code para acesso as histórias e músicas.

no meu tempo era assim são arcos que sustentam uma tela em espiral e formam um túnel de passagem que conta a história do cordão da Bola Preta através de cortinas com fotos e frases. No percurso terão arcos onde é possível a interação com brincadeiras como cama de gato e tecido acrobático.


ARCHITECTURAL FEATURES AND SYSTEMS TO APPLY THE ZERO ENERGY BUILDING (NZEB) CONCEPT IN BRAZIL

05 ARTIGO PUBLICADO 41st IAHS WORLD CONGRESS Sustainability and Innovation for the Future 13-16 Setembro de 2016 Albufeira, Algarve, Portugal Por: Angélica Sampaio, Louise Lomardo, Diego Caetano, Ana Paula Esteves pesquisa de iniciação científica uff Laboratório de conservação de energia e conforto ambiental (LABCECA) orientadora: Louise Land B. Lomardo

programas usados: phpp

The NZEB (Net Zero Energy Building) became a prominent formulation to describe the synergy between the energy-efficient construction and renewable energy use. In this concept, a building needs maintaining a positive energy balance over an annual cycle, its means to produce 105% of the energy needs and return the exceeds to the energy utility of the city. Seeking guidance for NZEB architectural designs for buildings in Brazil, this article presents the partial results of a survey that you want to encourage the most appropriate architectural production energetically and environmentally. The process to obtain this ascertainment was an energy simulation for three cities of Brazil: Manaus, Brasilia and Sao Paulo using the german computer program Passive House Planning Package (PHPP) to obtain the energy results in an annual cycle. A building base model with four floors was established and the variation of the energy consumption for these cities was simulated separately for each variable of the building design. These chosen project parameters were: the proportion of area of window openings with respect to the facades (window wall ratio), wall and cover thermal transmittances, the external facades materials absorptances, the brises-soleils orientations and different types of windows. The simulation results show that it is possible to reach an annual positive energy balance in these cities that is, you can sell surplus energy generated in the building itself to the energy utility of the city and to contribute to a more appropriate architecture to the reduce the environmental impact.

ESTUDO DE PRÉDIOS COM BALANÇO ENERGÉTICO ZERO (NZEB) PARA O BRASIL

O NZEB (Net Zero Building) tornou-se uma formulação de destaque para descrever a sinergia entre a construção eficiente energicamente e a utilização de energias renováveis, para alcançar um balanço equilibrado ou superavitário de energia ao longo de um ciclo anual. Nesse conceito, um edifício precisa manter um equilíbrio energético positivo ao longo de um ciclo anual, seu meio de produzir 105% das necessidades energéticas e devolver o excedente à utilidade energética da cidade. Visando obter uma estrutura consistente de análise energética para edificações no Brasil, foram realizados testes a partir de algumas das variáveis mais relevantes para um edifício NZEB, assim estimando o consumo energético anual para três cidades do Brasil: Manaus, Brasília e São Paulo. Um modelo de edifício base simples com quatro pavimentos foi estabelecido e a variação do consumo de energia do mesmo para estas cidades foi simulada no programa computacional Passive House Planning Package (PHPP) separadamente para cada variável. Os parâmetros de projeto escolhidos foram: a proporção de área de aberturas de janelas em relação às fachadas, as transmitâncias de parede e cobertura, a absortância do revestimento externo, a orientação de brises e as tipologias diferentes das janelas. Os resultados das simulações demonstram que é possível chegar a um balanço positivo em prédios NZB para o Brasil, pois observa-se um balanço superavitário de energia nestas cidades, ou seja, é possível vender os excedentes para a concessionária de energia da cidade.


estudo PROJETO CAFÉ

06

projeto arquitetônico experimentos ano: 2018

programas usados: revit lumion photoshop

O terreno do projeto fica em uma esquina e tem inclinação, o que se fez a necessidade do acesso por rampas, ao mesmo tempo possibilitou equilibrar o contexto da rua que possui muitas árvores e a própria calçada do terreno, Os materiais escolhidos tem a intenção de trabalhar contrastes, natural e artificial, leveza e rusticidade, e até mesmo entre as cores.


estudo PROJETO CAFÉ A proposta do projeto era criar um espaço comercial utilizando apenas um material como matéria-prima. O material escolhido para esse projeto foi o carretel para fio, de plástico preto. O projeto de interiores era para uma loja de roupas íntimas femininas. Os carretéis são dispostos em formato de espiral, seguindo o conceito do desenrolar da linha no próprio carretel, o espiral cresce até o teto da loja e revela o interior da loja.

07 projeto de interiores uff ano: 2018

programas usados: SketchUp lumion photoshop autocad 1

0


DIMO Espaço Cultural DinÂmico e Modular

08

O objetivo desse trabalho é criar um espaço que abrigue e incentive as expressões culturais em lugares que não possuem esse espaço. Criar um sistema dinâmico que permita variadas conformações e se adapte ao local, as necessidades de diferentes programas e as evoluções. Assim, o projeto modular foi criado para que a implantação em locais de difícil acesso, terrenos íngremes ou pequenos, fosse possível. Com uma construção de fácil e rápida montagem, e resistente para ser um projeto fixo ou temporário.

O módulo possui uma base hexagonal, a estrutura metálica, fechamentos em telha termoacústica ou lona, aberturas de face inteira com brises, e cobertura independente com 6 águas.

trabalho de conclusão de curso uff ano: 2019

programas usados: SketchUp V-Ray Photoshop Illustrator

plantas baixa: sala de ensaio sala de aula banheiros biblioteca

vista de cima estudo de caso praça são lucas


Profile for angelicabsam

PORTFÓLIO ANGÉLICA SAMPAIO  

Nesse portfólio contém trabalhos acadêmicos e experiências durante minha graduação no curso de Arquitetura e Urbanismo.

PORTFÓLIO ANGÉLICA SAMPAIO  

Nesse portfólio contém trabalhos acadêmicos e experiências durante minha graduação no curso de Arquitetura e Urbanismo.

Advertisement