Issuu on Google+

CONEXÃO

18

Informativo Interno da Funarbe

Setembro

Curtas Programa Jovens Talentos Atenção estagiários, termina hoje, às 16h, o prazo de envio do currículo para selecaointerna@funarbe.org.br para os estagiários que têm interesse em continuar contribuindo para o crescimento da Fundação como funcionário.

Quando tenho direito a troca de um produto? O Código de Defesa do Consumidor só obriga a empresa a fazer a troca de mercadorias que apresentem vícios ou defeitos. Na tentativa de fidelizar o cliente, os estabelecimentos permitem que os clientes façam trocas de mercadorias por um período estipulado, mas isto é uma cortesia e varia de empresa para empresa. De acordo com a lei, a troca é obrigatória em casos em que o produto apresente defeito. Entretanto, a empresa tem 30 dias, após a venda, para encaminhar o produto a uma assistência técnica que faça os reparos necessários antes de trocar. Apenas após esse prazo é que o consumidor poderá exigir a troca imediata, devolução do dinheiro ou abatimento proporcional do valor pago. Este último ocorrerá quando o defeito não impedir o funcionamento perfeito do produto, então o cliente escolhe ficar com ele, porém ganha um desconto no preço. No caso de produtos essenciais como geladeira, fogão, carro, entre outros, que apresentarem vício ou defeito, estes não precisam cumprir o prazo de 30 dias que a empresa tem para tentar sanar o problema. Neste caso o consumidor fazer as exigências cabíveis de imediato. As compras que são realizadas via internet, catálogos ou telefone podem ser canceladas sem justificativa, assim como toda compra realizada fora do estabelecimento comercial, podendo o cliente exigir devolução do valor pago, caso o tenha efetuado, devidamente corrigido. Este fato se enquadra no direito de arrependimento para compras efetuadas fora do estabelecimento comercial, com isso o cliente terá 7 dias para se arrepender de sua compra após o recebimento do produto, depois disso só será aceito troca por defeito assim como é válido para os demais tipos de compra. Em parceria com o Departamento de Economia da UFV.


Divisão de Saúde/UFV suspende atendimento a usuários não vinculados à Universidade Desde o dia 16 de setembro a Divisão de Saúde da Universidade Federal de Viçosa- UFV suspendeu, por tempo indeterminado, qualquer tipo de atendimento que não seja à pessoas que possuam vínculo direto com a Universidade e seus dependentes. As consultas e/ou procedimentos que já se encontram agendados, contudo, serão realizados normalmente. Isso implica na suspensão dos atendimentos aos colaboradores da Funarbe. Dessa forma, o desconto referente a taxa de saúde realizado em folha de pagamento será cancelado a partir de setembro. 5 anos de Funarbe Thiago Batista Gouvêa – Supermercado Elder de Lima Perpétua – Supermercado Julianno Rodrigues Alves – Laticínio Herculano Maurílio de Oliveira – Laticínio 15 anos Nadília Marota Gomide – Administração Obrigado pela contribuição de vocês!!

Educação Econômica Antes de comprar, pare e conte até 10 Um bom exercício para você fazer antes de comprar é contar até 10 (ou até 20 se for preciso) e durante esses poucos segundos, pergunte a si mesmo: “Isso é uma prioridade para mim? Eu preciso desse produto? Será que estou comprando isso só pra satisfazer a minha vaidade e deixar alguém com inveja ou por que preciso? Eu tenho dinheiro? Tem que ser agora?” Se você entender que não precisa realmente daquele produto então se trata de um produto supérfluo. Os gastos supérfluos são aqueles que impedem as chances de se ter uma poupança e, dependendo do caso, nos colocam em situação constrangedora, como a de ter um cheque devolvido por falta de fundos ou ainda, constar no banco de dados de proteção ao crédito. Por isso, antes de comprar analise a relação custo-benefício que aquele produto vai proporcionar. Vale a pena comprar um produto que custa mais do que um modelo similar só porque tem um detalhe novo? Justifica-se pagar o triplo por um aparelho de som, quando existe outro mais barato, só porque ele tem uma série de funções que provavelmente você nunca vai usar? Conte até 10!


Gestores da Funarbe se reúnem para as atividades mensais do PAEX Nos dias 15 e 16 de setembro a equipe de professores da Dom Cabral esteve na Funarbe para mais uma etapa de atividades do PAEX – Parceiros para Excelência. A manhã da terça-feira (15) foi dedicada à primeira reunião de otimização dos processos de trabalho, uma atividade que irá analisar o funcionamento de cada uma das áreas e capacitar os gestores para melhorar a integração entre elas e alcançar melhores resultados. No dia 16 os gestores se dedicaram à continuação da elaboração do planejamento estratégico da Fundação, com discussões relacionadas à análise do setor em que atuamos e das competências estratégicas necessárias para atingir nossos objetivos de crescimento e desenvolvimento.

Núcleo de Negócios e Parcerias se reúne com a Unicamp Nos dias 14 e 15 de setembro a colaboradora Caroline Benini, do Núcleo de Negócios e Parcerias, se reuniu com a Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp para apresentar o Sistema Financiar. Na ocasião a profa. Gláucia Maria Pastore, Pró-Reitora de Pesquisa da instituição, informou já ter participado de um projeto muito grande que foi gerenciado pela Funarbe em 2002. A Pró-Reitora disse ter ficado muito satisfeita com o atendimento que recebeu na época. ’’O trabalho de cada colaborador é fundamental para que possamos continuar oferecendo um serviço de qualidade e conquistando novos clientes cada dia mais’’, destaca Carolina.


Sustentabilidade no trabalho Ÿ Na hora do almoço, se for sair do ambiente

de trabalho, apague todas as luzes e desligue o monitor do computador. Ÿ Não imprima todo o material que recebe. Sempre leia com atenção os e-mails e pondere se é realmente necessário utilizar a impressora. Caso realmente precise, imprima os dois lados do papel, se possível. Ÿ Utilize papeis antigos para rascunho, isso reduzirá a quantidade de papel

produzido. Ÿ Adote uma caneca! Além da geração de resíduos e emissão de C02 e outros gases poluentes durante fabricação, os copos demoram mais de 100 anos para se decompor na natureza. A nova produção de canecas da Funarbe será no próximo ano. Se você é novo colaborador e não teve oportunidade de recebê-la, que tal contribuir trazendo uma de casa ou utilizando apenas 1 copo por dia? Reduza. Reaproveite. Recicle. Reeduque. Repense!

Parabéns!

19 Esgar Elert Neto (Administração) 20 Ezeni Faria da Silveira (Administração) 21 Tahiane Sales de Araújo (Administração) 21 Sara Leocádio Pereira (Administração) 22 Rafael Alves de Assis (Supermercado) 25 Sebastião Ferreira de Souza (Laticínio) 25 Elem Cristina Rodrigues (Administração) 26 José Laureano da Silva Neto (Supermercado) 28 Aristídes Fialho Dias (Laticínio) 28 Evaldo Paulo Firmino (Laticínio) 29 José Silvestre Resende (Administração) 29 Ivanir Loiola Carneiro (Administração) 30 Brício dos Santos Reis (Diretoria)


Conexão 102