Page 1

“São de várias formas, de tipos e finalidades… surgem por acaso ou por necessidade… TUDO em função da vontade do Homem.”


Escola Básica 2º e 3º ciclo com Secundário Padre António Morais da Fonseca

PLÁSTICO versus VIDRO Independentemente do modo ou da data que surgiu, os plásticos e os vidros são atualmente indispensáveis ao ser humano. A sua variada cadeia polimérica resulta na sua utilização a vários campos. Por meio da evolução da indústria dos materiais, hoje, é possível obter um plástico mais resistente, capaz de substituir o vidro.

VANT AGENS do plástico face ao vidro:

 o menor consumo energético;  o custo reduzido;  a menor densidade;  o menor custo de transporte;  são inquebráveis (a maioria das vezes);  maior durabilidade; 

de fácil reciclagem.

No entanto, é de destacar que, apesar de ser mais vantajoso a utilização de plásticos, onde a principal matéria prima é o petróleo e o gás natural, o fabrico de vidro é mais “limpo”, onde a principal matéria prima são as areias.

1


Escola Básica 2º e 3º ciclo com Secundário Padre António Morais da Fonseca

1.Plásticos  Evolução dos plásticos Em toda a história da humanidade percebese que a “necessidade” é a mola que impulsiona o homem a criar soluções e fazer novas descobertas, com o plástico também foi assim.

A utilização do plástico tem aumentado a cada ano. Principalmente na expansão de algumas tecnologias. Desta forma, o plástico encontra-se ligado o ser humano de muitas formas.

 Indústria dos plásticos em Portugal

1943- Primeira fábrica de moldes na Marinha Grande. Expande-se para Oliveira de Azeméis. Hoje, Portugal é dos maiores exportadores de moldes de plástico.

As qualidades Portuguesas baseiam-se na perícia e experiência dos fabricantes de moldes, bem como ao nível das normas de qualidade, da assistência técnica, prazos de entrega, preços praticados e capacidade tecnológica.

2


Escola Básica 2º e 3º ciclo com Secundário Padre António Morais da Fonseca Destinos dos moldes portugueses automóveis electrodomésticos embalagem electrónica outros

Como vemos no gráfico, grande parte dos moldes portugueses são dirigidos para a indústria automóvel, que, como vemos se tem vindo a desenvolver em todos os níveis.

 Composição química Os plásticos são polímeros. Podem-se classificar em relação as suas unidades repetitivas como:  Homopolímero: quando um só tipo de unidade repetitiva está presente na estrutura do polímero.  Copolímero: quando dois ou mais tipos de unidades repetitivas estão presentes na macromolécula (polímero).

 Modo de obtenção Os processos pelo qual os monómeros se unem, originando os polímeros, são reações de polimerização.

Polimerização

Adição: a cadeia cresce por adição de monómero a monómero. A polimerização por adição tem três etapas: iniciação; propagação e terminação.

Condensação: ao contrário do que se pensa nos polímeros de condensação, a cadeia desenvolve-se não por adições unitárias, mas por blocos.

3


Escola Básica 2º e 3º ciclo com Secundário Padre António Morais da Fonseca

 Propriedades dos plásticos Os polímeros podem ser classificados:  Segundo a origem;  Segundo a deformabilidade;  Segundo o comportamento quando sujeitos ao aquecimento;

Sigla

Nome

PET

Código

Classificação

Características

Politereftalato de etileno

Termoplástico; sintético; polímero de condensação

Não flutua água, transparente brilhante.

HDPE

Polietileno de alta densidade

Termoplástico; sintético; polímero de adição

PVC

Policloreto de vinilo

Termoplástico; sintético; polímero de adição

LDPE

Polietileno de baixa densidade

Termoplástico; sintético; polímero de adição

PP

Polipropileno

Termoplástico; sintético; polímero de adição

PS, EPS

Poliestireno e PS expandido

Termoplástico; sintético; polímero de adição

Aplicações

Estrutura

em Frascos de é refrigerantes, e produtos farmacêuticos e fibras têxteis; Flutua em água, Isolamentos tem um toque eléctricos, rugoso. recipientes de uso doméstico e garrafas. Não flutua em Tubos e água, é rígido e conexões, fácil de corar. calçados, isolamento de cabos eléctricos e equipamento médicocirúrgico. Flutua em água, Saco de tem um toque plástico, sedoso, é fácil de películas para riscar e é flexível. embalagem e revestimentos isolantes. Flutua em água, Peças de possui uma mobiliário, elevada peças de resistência ao automóveis e calor e aos utensílios de produtos uso doméstico. químicos. Não flutua em Isolante térmico, água, é rígido e brinquedos e fácil de cortar. utensílios de uso doméstico.

4


Escola Básica 2º e 3º ciclo com Secundário Padre António Morais da Fonseca

 A importância dos plásticos .

Os plásticos têm aplicações variadas em quase todos os setores, tais como: construção civil, agricultura, calçado, automóvel, alimentar, têxtil, lazer, telecomunicação, electrónica, médico-hospitalar e distribuição de energia.

De entre muitas utilidades importantes para a vida, surgem estes exemplos:  Protecções de plástico;  Embalagens de plástico;  Bolsas de sangue e de soro;  Máquinas e embalagens para resíduos hospitalares;  Impedir a contaminação dos solos;

 Reciclagem de plásticos O processo de reciclagem necessita sempre de colheita selectiva e separação dos diversos tipos de plástico.  Reciclagem mecânica: é mais barata e mantém uma boa qualidade do produto: Para facilitar a separação dos materiais plásticos para a reciclagem, foram estabelecidos códigos para diferenciar cada tipo.  Reciclagem química: é "desmontado" por aquecimento e a matéria-prima pode então ser utilizada novamente na indústria petroquímica.  Reciclagem energética: é queimada libertando

um

calor

muito

forte

(superior ao do carvão e próximo ao produzido pelo óleo combustível) que é aproveitado na forma de energia.

5


Escola Básica 2º e 3º ciclo com Secundário Padre António Morais da Fonseca

2.Vidro  Como se faz o vidro?

 1. O processo de produção do vidro lembra um pouco a preparação de um bolo. O primeiro passo é juntar os ingredientes.  2. Os ingredientes são misturados e seguem para um forno industrial, que atinge temperaturas de até 1 500 ºC.  3. Ao sair do forno, a mistura que dá origem ao vidro é uma gosma viscosa e dourada, que lembra muito o mel.  4.

O

primeiro

molde

serve

apenas para dar o contorno inicial do objeto.

 Composição química de alguns vidros

6


Escola Básica 2º e 3º ciclo com Secundário Padre António Morais da Fonseca

 Um pouco da história do vidro…

Contando com a desconhecida data do início do fabrico do vidro, estima-se que tal aconteceu por acaso.

Os restos mais antigos de massa vítrea remontam ao 4º milénio antes de Cristo. No entanto, já em 7000 antes de Cristo eram descobertas algumas peças em vidro, na Mesopotâmia. Alguns historiadores admitem que já em 3000 a.C. no Egipto, os artistas do faraó produziam contas e adereços com uma pasta de vidro moldável produzida a partir de pequenos cristais de quartzo.

 Indústria vidreira Tal como referimos anteriormente, Marinha Grande foi sem dúvida alguma, a zona anfitriã da indústria vidreira. Portanto, a primeira fábrica de vidro a instalar-se zona nessa data de 1719. A partir daí, foi sempre a evoluir, tal que no início do século XX

já se contavam 10

fábricas em funcionamento. Hoje

em

dia,

os

tipos

de

vidro

fabicados em Portugal são, essencialmente, o vidro de embalagem, o vidro plano, o vidro doméstico. Estando as fábricas portuguesas dispostas segundo as matérias-primas que utilizam.

7


Escola Básica 2º e 3º ciclo com Secundário Padre António Morais da Fonseca

 Reciclagem do vidro

Reciclar vidro é mais económico do que produzi-lo.

Nos tempos atuais, a reciclagem do vidro ocorre principalmente por meio da fusão do vidro antigo para a produção de um novo. Produzir um novo vidro exige o uso de uma maior quantidade de areia, calcário, carbonato de sódio.Há dois processos básicos de reciclagem: derretimento e moagem.  Derretimento: processo mais comum e mais conhecido, requer menor energia para a fundição. Nesse processo o vidro é rederretido e é muito utilizado em escala industrial.  Moagem: o vidro moído pode ser adcionado ao cimento como reforço ao material de construção, eliminando a necessidade de adição de componentes agregados na construção civil.

8


Escola Básica 2º e 3º ciclo com Secundário Padre António Morais da Fonseca

 Curiosidades NIKE TRANSFORMA GARRAFAS DE PLÁSTICO EM EQUIPAMENTOS DE DESPORTO E se, de repente, 13 garrafas de plástico se transformarem num equipamento de futebol? Não é magia, mas sim um feito que junta tecnologia e ecologia no mesmo tecido. A Nike está a produzir vestuário de desporto para alta competição a partir de plástico. Por cada equipamento das selecções de futebol, a marca utiliza em média 13 garrafas recicladas e os calções são feitos a partir de poliéster 100% reciclado. Ao todo, com o fabrico dos equipamentos das Selecções nacionais, foram utilizadas aproximadamente 16 milhões de garrafas de plástico recicladas, o suficiente para cobrir 28 campos de futebol, revela a marca. A novidade deste ano são os calções de basquetebol Nike Hyper Elite, que também vão passar a ser produzidos a partir de poliéster 100% reciclado. A Nike garante que a utilização de poliéster reciclado permite um desempenho superior e explica o processo: as garrafas plásticas são derretidas para produzir fios que são posteriormente convertidos em tecido. "Este processo permite poupar matéria-prima, ao mesmo tempo que reduz o consumo de energia em cerca de 30% comparativamente com o fabrico de poliéster virgem". Esta e outras inovações foram apresentadas num evento em Nova Iorque, com a presença de Mark Parker, presidente e CEO da Nike e de vários atletas, como o velocista Carl Lewis, o basquetebolista Deron Williams e a actual campeã do mundo de atletismo Carmelita Jeter.

9


Escola Básica 2º e 3º ciclo com Secundário Padre António Morais da Fonseca

Resumo Os materiais evoluem em consequência da evolução da sociedade Deste trabalho retiramos conhecimentos suficientes para tirar pequenas conclusões como:  A

composição

determina

independentemente

das

as

propriedades

quantidades

de

do

material,

elementos

ou

químicos

seja, serem

semelhantes, pode provocar diversas características;  A produção, uso e eliminação destes materiais implica a existência impacto ambiental;  A reciclagem é de extrema importância uma vez que proporciona o mesmo resultado (ou seja, dá origem a um material igual ao feito com matéria “virgem”) por meio de processos menos poluentes;

A reciclagem permite uma diminuição do consumo de energia de cerca de 30%, uma diminuição do consumo de matérias primas e uma diminuição do volume de resíduos, o que anteriormente provocava um a maior poluição ambiental. Verificamos, que de facto, o ser humano necessita diariamente destes materiais para que possa desfrutar de conforto e de melhores condições.

Numa perspectiva futurista, será viável num futuro próximo encontrar coisas inimagináveis feitas nestes materiais, pois, as suas características em conjunto com a evolução da indústria e também com a descoberta de combinações favoráveis trará vantagens para o ser humano.

10


Escola Bรกsica 2ยบ e 3ยบ ciclo com Secundรกrio Padre Antรณnio Morais da Fonseca

11


Escola Básica 2º e 3º ciclo com Secundário Padre António Morais da Fonseca

Ficha técnica

Manuais:

 Guida Bastos, José Alberto Costa, Clara Magalhães e Jorge Magalhães. Elementos, Química A, 12º ano. Santillana Constância.  Ana Maria Soares dos Reis, Alzira Fiteiro. Preparar os testes, Química A, 12ºano. Areal Editores.  Teresa Sobrinho Simões, Maria Otilde Simões, Maria Alexandra Queirós. Química em contexto, química A, 12ºano. Porto Editora.

Internet:

 http://www.escolainterativa.com.br/canais/18_vestibular/estude/quimi/tem/qui_t em022.asp  http://www.mennopar.com.br/plaReciclagem.php  http://www.google.pt/search?hl=ptPT&cp=5&gs_id=i&xhr=t&q=reciclagem&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&bi w=1280&bih=678&wrapid=tljp133770375407808&um=1&ie=UTF8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=Tb27T4TQBKrX0QXnyvHgBw  http://reciclagem-unisc.blogspot.pt/2007/03/introduo.html

Realizado por: Andreia Henriques nº1 Ângela Valente nº2 Gwenaelle Durand nº6 Turma: 12ºA

12

Plástico e Vidro  

Trabalho de Química

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you