Issuu on Google+

balanรงo social 2010


Balanรงo Social 2010

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE


SUMÁRIO 05

Valores Institucionais

06

graduação

10

pós-graduação

10

assistência social

11

estrutura

22

extensão, cultura e relações comunitárias

34

indicadores monetários

46

expediente

50

BALANÇO SOCIAL . 2010

Apresentação

4

. BALANÇO SOCIAL 2010


APRESENTAÇÃO A Universidade Alto Vale do Rio do PeixeUNIARP, é mantida pela Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe- FUNIARP, ente público de direito privado, fundação filantrópica e sem fins lucrativos, dotada de autonomia administrativa, patrimonial, econômico-financeira e didáticodisciplinar. A Universidade foi constituída pelo Decreto nº 2.931, de 21 de dezembro de 2009. A UNIARP é sucessora da Universidade do Contestado, campus de Caçador e resultou de deliberação em assembléia geral, ocorrida em dezembro de 2009. A Assembléia Geral promoveu a alteração estatutária da Fundação Universidade do Contestado - Campus Universitário de Caçador, que, por sua vez, já havia sido resultado da alteração estatutária da Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe- FEARPE esta, constituída e organizada pela sociedade civil em assembléia geral, de 31 de Julho de 1971. A Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe -FUNIARP, tem sede à Rua Victor Baptista

Adami n° 800, na cidade de Caçador, Estado de Santa Catarina. A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe é uma instituição voltada para atender a demandas de educação superior. A Instituição, juntamente com o Colégio de Aplicação, atua na educação básica, no ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. Outro diferencial importante está na infraestrutura disponibilizada aos seus estudantes e acadêmicos, através de laboratórios técnicocientíficos para realização de aulas práticas, também um fator imprescindível para o fomento de empresas de base tecnológica. Caçador tem uma Universidade completa, com corpo docente de alto nível, estrutura, laboratórios, equipamentos e uma política de Assistência Social que presta auxílio em forma de bolsas de estudos e através de projetos sociais. Sua atuação comunitária, hoje, atinge mais de cinco mil pessoas através dos diversos projetos sociais em andamento.

BALANÇO SOCIAL . 2010

5

. BALANÇO SOCIAL 2010


BALANÇO SOCIAL . 2010

VALORES INSTITUCIONAIS

Missão

6

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe tem como missão proporcionar condições para o desenvolvimento da sociedade nos campos técnico-científico, buscando formas alternativas para planejar o futuro e o desenvolvimento sócio-econômico e político-cultural regional de sua abrangência.

Visão A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe deseja ser reconhecida como uma Universidade de referência no Estado de Santa Catarina, pela excelência e qualidade docente e discente, voltada para a ação comunitária.

Valores Entre os valores da Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe estão: . promover o ensino, a pesquisa e a extensão, nas diversas áreas e modalidades do conhecimento humano para a criação, preservação, sistematização e aplicação do saber, com vistas a formar profissionais demandados pelo processo de desenvolvimento do país, para enriquecimento da cultura e promoção do bem-comum; . promover ações concretas e coordenadas que visem à melhoria da qualidade do ensino e à integração da Universidade na comunidade local e regional; . estimular a criatividade nos diversos campos do conhecimento humano; . desenvolver a iniciação científica como princípio norteador do processo de difusão das ciências e do conhecimento; . incentivar e fomentar a pesquisa e o constante aperfeiçoamento dos docentes.

. BALANÇO SOCIAL 2010


REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR 7

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, com unidades em Caçador e Fraiburgo, é referência em educação superior. Oferece anualmente vagas para 23 cursos de graduação e incentiva o aperfeiçoamento profissional com oferta de cursos de pós-graduação em diversas áreas. Para atender plenamente às necessidades de acadêmicos e professores, a UNIARP realiza investimentos constantes em estrutura, equipamentos e capacitações. Além disso, mantém convênios com diversas instituições como Sistema FIESC, EPAGRI, FAPESC e outras. A Biblioteca Universitária Comendador Primo Tedesco é outra referência para a comunidade acadêmica e população em geral. A Instituição preocupa-se também em oferecer um programa de bolsas de estudo, atendendo à legislação específica das Instituições de Ensino Superior. No segundo semestre de 2010, um total de 1.038 acadêmicos foram beneficiados com bolsas de estudo de 100%, 50% e 25% do valor da mensalidade. A UNIARP faz Educação Superior com qualidade e seriedade há 40 anos, com todos os seus cursos aprovados pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) e reconhecidos pelo MEC. A UNIARP é uma Universidade que cresce a cada ano, através de parcerias e recursos próprios, trazendo aos seus alunos e comunidade de toda região, educação e atendimento social em suas diferentes áreas de estudo.

Representatividade A Universidade possui cadeira em diversas instituições e órgãos do Município e também no âmbito regional e estadual. Algumas são: . Associação Empresarial de Caçador - ACIC . Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL . Conselho Municipal de Desenvolvimento de Caçador, . Conselho de Cultura do município de Caçador, . Conselho de Turismo do município de Caçador, . Conselho Municipal de Esporte, . Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, . Conselho Municipal de Educação, . Associação Catarinense de Fundações EducacionaisACAFE . Conselho de Desenvolvimento Regional -10ª SDR . Defesa Civil de Caçador

. BALANÇO SOCIAL 2010


GESTÃO DE PESSOAL DOCENTE Corpo Docente da UNIARP Especialistas

138

Mestres

84

Doutores

16

PHD

02

Total de docentes

240

Corpo Docente do Colégio de Aplicação Formação 6

Especialistas

24

Mestres

5

Total de Docentes

35

BALANÇO SOCIAL . 2010

Graduação

8

. BALANÇO SOCIAL 2010


9

. BALANÇO SOCIAL 2010

BALANÇO SOCIAL . 2010

EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

O Colégio de Aplicação está sempre pronto para receber seus alunos e isso começa desde os três meses de vida, com o Berçário e segue até o Terceirão, com início de seu crescimento profissional. Entre Educação Infantil, Ensino Fundamental (1ª a 8ª série) e Ensino Médio (1ª a 3ª série) foram matriculados 514 alunos, em 2010. O quadro docente do Colégio em 2010, era composto por 35 professores.

BALANÇO SOCIAL 2010 .

9


BALANÇO SOCIAL . 2010

GRADUAÇÃO / PÓS-GRADUAÇÃO 10

Graduação

Pós-Graduação

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe encerrou o segundo semestre de 2010 com 2.799 acadêmicos, em 20 cursos de Graduação, em Caçador e nos quatro cursos de Graduação do Núcleo Universitário de Fraiburgo.

A pós-graduação Lato Sensu é um programa de especialização cujo objetivo é melhorar o desempenho do profissional, permitindo-lhe aprofundar seus estudos, bem como colocar novos conceitos em prática. A UNIARP, ciente de seu papel social de difusora de conhecimentos, oferece cursos de especialização há mais de 30 anos, por entender a importância que estestes têm para o aprofundamento e aperfeiçoamento dos profissionais que se inserem no mercado do trabalho. Em 2010 a Pós-Graduação da UNIARP atendeu 476 alunos através dos seguintes cursos:

Caçador

Administração Agronomia Artes Visuais Ciências Biológicas Ciências Contábeis Direito Educação Física Enfermagem Engenharia Ambiental Engenharia de Controle e Automação Farmácia Fisioterapia Geografia História Letras - Trilingüe Matemática Pedagogia Psicologia Serviço Social Sistemas de Informação

Fraiburgo

Administração Licenciatura em Pedagogia Psicologia Ciências Contábeis

. BALANÇO SOCIAL 2010

. Neuropsicologia da Aprendizagem Escolar . Comunicação, Produção e Revisão Textual . Futsal . MBA em Gestão Financeira, Controladoria, Auditoria e Perícia . Direito Trabalhista e Previdenciário . Multidisciplinar em Medicina Legal e Ciências Forenses . Psicologia Organizacional e do Trabalho . Piscicultura . Séries Iniciais, Educação Infantil e Gestão Escolar . Neuropsicologia para Professores . Direito Processual Civil . MBA em Gestão Estratégica de Negócios . Serviço Social e Políticas Sociais . Engenharia em Segurança do Trabalho . Fisioterapia Traumato-Ortopédica


PROJETOS PERMANENTES DE EXTENSÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Investimento social é a marca da UNIARP

. BALANÇO SOCIAL 2010

Histórico do nº de bolsas 2009-1 503 bolsas 2009-2 740 bolsas 2010-1 1.093 bolsas 2010-2 1.038 bolsas 2011-1 1.061 bolsas 2011-1 - Art. 170 441 bolsas, sendo 421 de estudo e 20 de pesquisa

BALANÇO SOCIAL . 2010

11

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP está inserida na região que detém um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. Ciente disso, sua política de Assistência Social e Responsabilidade Social vem se fortalecendo ano a ano. O engajamento comunitário da UNIARP está presente dentro e fora da sala de aula. Em 2010, 1.038 alunos foram beneficiados com bolsas de estudo de 100%, 50% e 25% do valor da mensalidade. Também foram desenvolvidos 18 projetos sociais, além dos eventos de extensão, ofertados a um custo diferenciado ao de mercado, visando à qualificação da sociedade em diversas áreas.


Projeto Insight: Percepção A problemática de crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem é o foco central do Projeto Permanente de Extensão e Assistência Social da UNIARP Insight “Percepção”. O Projeto Insight, trabalha o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e maturacional da criança e do adolescente, com o objetivo de diminuir o sofrimento causado pelas dificuldades que apresentam na vida escolar. De acordo com a Coordenadora do Projeto, psicóloga Elisangela Girardi, através da orientação à família e auxílio ao aluno foram revertidos vários casos relacionados com dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem, tendo como base o trabalho dentro da ciência psicológica, além de muita compreensão e afeto. Semanalmente são atendidas cerca de 60 crianças e adolescentes, com atividades desenvolvidas nas quartasfeiras. Para a inserção dos alunos neste projeto é realizada uma triagem prévia com os pais para verificar quais os tipos de dificuldades apresentadas.

Clínica Escola de Fisioterapia UNIARP para a Comunidade

BALANÇO SOCIAL . 2010

O Projeto Permanente de Extensão e Assistência Social- Clínica Escola de Fisioterapia da UNIARP para a Comunidade realizou no segundo semestre de 2010, 425 atendimentos. O Projeto foi criado para atender a lista de espera dos estágios curriculares e garantir mais um serviço de qualidade para a comunidade caçadorense. Os acadêmicos de Fisioterapia, com a supervisão de professores, realizam atendimentos nas áreas de ortopedia, traumatologia, desportiva e neurologia.

12

. BALANÇO SOCIAL 2010


Fisioterapia UNIARP na Comunidade O Projeto Social Fisioterapia UNIARP na Comunidade visa promover o bem estar geral para os idosos da Casa Lar São José, de Caçador e também outras pessoas da comunidade. Através de atividades fisioterápicas, o projeto oferece melhor qualidade de vida às 35 pessoas atendidas.

Direito para comunidade O Projeto Permanente de Extensão e Assistência Social “Direito para a Comunidade”, vinculado ao Curso de Direito da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, tem como objetivo promover serviços de consultoria, assessoria e assistência jurídica aos cidadãos com hipossuficiência de recursos financeiros, assegurando-lhes a defesa dos direitos humanos fundamentais. Os principais problemas verificados nos atendimentos estão relacionados ao direito de família, como separação, divórcio, guarda de filhos, alimentos e execução de alimentos. Em 2010 foram atendidos 87 novos clientes. Vale registrar que a partir do primeiro atendimento, os clientes retornam algumas vezes para o acompanhamento do processo (trazendo documentos, buscando assessoria, cumprindo algumas exigências processuais e outros). Assim, são vários os atendimentos e as providências que surgem a partir de um novo cliente ou de um novo atendimento.

13

. BALANÇO SOCIAL 2010


PAD O Programa de Atendimento aos Alunos com Deficiências visa assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais, promovendo política de boa convivência universitária, para favorecer a integração e a formação de cidadãos plenos. Os alunos deficientes físicos, dificientes auditivos, deficientes visuais plenos ou com baixa visão, cadastrados no programa podem solicitar previamente: adaptação de provas, tempo adicional para realização de provas, adaptação de recursos institucionais, material pedagógico e equipamentos, adaptação de recursos físicos, eliminação de barreiras e adequação de ambiente de comunicação, apoio especializado necessário, intérprete de língua de sinais e ledor, conforme necessidades apresentadas.

Programa de Inclusão Digital (PID)

BALANÇO SOCIAL . 2010

Em atividade desde 2003, o Programa de Inclusão Digital (PID), com objetivo de qualificação profissional e maior domínio das tecnologias em informática, contribui nas atividades pessoais e profissionais, envolvendo acadêmicos, profissionais e comunidade em geral. Este programa atende, ainda, de modo especial ações voltadas a grupos de terceira idade de Caçador e junto a Associação Caçadorense de Educação Infantil e Assistência Social (ACEIAS).

14

. BALANÇO SOCIAL 2010


PROJETOS PERMANENTES DE EXTENSÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL 15

UNIARP: Xadrez com Responsabilidade Social O projeto envolve um número cada vez maior de crianças e adolescentes na prática do xadrez, esporte que permite benefícios importantes como melhor concentração e desenvolvimento do raciocínio lógico. O projeto que iniciou em 2007 com o objetivo de atender 75 alunos por mês, hoje conta com mais de 800 enxadristas em diversas escolas de Caçador e municípios vizinhos. Em 2010, o projeto realizou um total de 6.975 atendimentos, envolvendo crianças e adolescentes.

. BALANÇO SOCIAL 2010


Atividade Física e Qualidade de Vida O projeto oportuniza condições para cidadãos em geral realizarem atividades físicas, conquistando, melhorando e resgatando cidadania e qualidade de vida na perspectiva da prevenção. O projeto é desenvolvido de segunda a sexta-feira nos centros comunitários de bairros do Município, abrangendo 250 pessoas.

Educação Ambiental nas Escolas

BALANÇO SOCIAL . 2010

Com a intenção de formar cidadãos com consciência ambiental, a UNIARP desenvolve um projeto que leva a Educação Ambiental para as escolas através de palestras para alunos de 1ª a 4ª série. Em 2010, cerca de 2 mil alunos de escolas públicas foram atendidos com o projeto. Estes alunos serão multiplicadores da conscientização ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da família e da comunidade em geral. A partir de 2009 houve também a efetivação de parceria com o SESC- Caçador.

16

. BALANÇO SOCIAL 2010


Futsal e Cidadania O projeto é desenvolvido em parceria com a equipe profissional de futsal feminino Kindermann/UNIARP, envolvendo crianças e adolescentes. O trabalho não se restringe apenas à parte prática, em quadra, também há espaço para palestras, envolvendo os pais, buscando o fortalecimento dos vínculos familiares e a responsabilidade da família com o adolescente.

Idoso bem cuidado O Projeto Idoso Bem Cuidado é destinado a idosos, familiares de idosos em situação de dependência por doenças crônicas ou degenerativas e pessoas que desejam capacitação para serem cuidadores de idosos. O Projeto conta com um grupo de 30 pessoas e vem se firmando cada vez mais, pois há muita demanda por cuidadores.

17

. BALANÇO SOCIAL 2010


Serigrafia: Arte de Comunicar com Imagens Oportuniza aos jovens de 12 a 16 anos o aprendizado de uma nova forma de expressão, agregando capacitação para o mercado de trabalho.

“Participo do projeto de serigrafia há um ano e aprendi a mexer com as tintas, com as telas e cada dia vou aprendendo mais”. Evandro José Karling Júnior, 13 anos, morador do bairro Nossa Senhora Salete.

Orientação Cidadã

BALANÇO SOCIAL . 2010

Orientar estudantes no desenvolvimento pleno dos valores humanos na convivência social e no exercício consciente da cidadania é o objetivo principal do projeto Orientação Cidadã. Ele atua no campo da orientação educacional, vocacional e social dos estudantes secundaristas das escolas públicas da Região do Contestado. Cerca de 1.500 estudantes foram alvo do projeto em 2010, envolvendo escolas públicas de Caçador, Rio das Antas, Calmon, Matos Costa, Lebon Régis, Timbó Grande e Macieira.

18

. BALANÇO SOCIAL 2010


PROJETOS PERMANENTES DE EXTENSÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Saber mediante o Fazer

19

O projeto oferece conhecimento para facilitar o ingresso de pessoas no mercado de trabalho ou a gestão de negócio próprio. Voluntários ensinam trabalhos manuais (artesanato) para quem tiver interesse. A UNIARP oferece todo o material necessário e orientação técnica. Além disso, palestras são realizadas por acadêmicos e profissionais das diversas áreas de graduação, entre outras atividades. O Projeto destina-se às mães de famílias, mulheres em geral, público da terceira idade, adolescentes e portadores de deficiências. Em 2010, foram beneficiadas 32 pessoas.

Amigos do Handebol O Projeto foi criado para proporcionar aos alunos matriculados em escolas de Ensino Fundamental dos estabelecimentos municipais e particulares de Caçador, alternativas de entretenimento, lazer e esporte. O projeto atende cerca de 100 alunos por mês, entre meninas e meninos de 10 a 14 anos, com dois professores e aulas no ginásio da UNIARP e outros locais da cidade, em diversos horários.

. BALANÇO SOCIAL 2010


UNIARP levando Cidadania ao bairro Martello

BALANÇO SOCIAL . 2010

O projeto UNIARP: Levando Cidadania ao Bairro Martello, tem por objetivo ampliar o acesso à cidadania das famílias residentes neste território de abrangência. O projeto começou com uma pesquisa que traçou o perfil socioeconômico dos moradores. Um total de 360 famílias foram entrevistas e os resultados da pesquisa foram apresentados para lideranças comunitárias do bairro e Poder Público municipal e estadual. Uma das ações desenvolvidas teve o propósito de ampliar a oferta de informação/qualificação e instrumentalizar pessoas para serem cuidadores domiciliares de idosos em situação de dependência ou de doenças crônicas, degenerativas e outras. O público alvo do projeto são famílias, especialmente idosos de toda a região do Bairro Martello, sendo desencadeado um processo de informação, reflexão de direitos sociais, acesso às políticas públicas e cidadania. O projeto é desenvolvido com apoio do Centro de Referência em Assistência Social -CRAS do bairro Martello e Prefeitura.

“Gosto muito de participar das reuniões. É

“Estou muito feliz participando dos encontros.

importante saber mais sobre as coisas. Eu

Temos acesso a informações importantes,

participo sempre e incentivo outras pessoas

como nossos direitos, informações sobre

a participar também”, Rosalina Arruda, 54

saúde e ainda encontramos os amigos”,

anos, 16 anos moradora do bairro

Rosalina Alves Dreier, 64 anos, moradora do Martello há mais de 20 anos

20

. BALANÇO SOCIAL 2010


Capacitação para Conselheiros Municipais Em Caçador existem 23 Conselhos Municipais que representam as diversas Políticas Sociais Públicas. No entanto, desde sua formação, no final da década de 1980, ainda alguns conselhos não efetivam suas reais funções e missões, desconhecendo leis e estatutos que norteiam as Políticas Públicas, faltando articulação entre as várias políticas sociais existentes. Diante disso, a UNIARP atua na formação de recursos humanos, na instrumentalização teórica, técnica e política dos conselheiros, possibilitando maior participação da sociedade civil no delineamento das políticas sociais públicas em Caçador, entre outras ações.

AdoleScER Saudável O Projeto Permanente de Extensão e Assistência Social Adolescer Saudável tem como objetivo levar informações sobre DSTs, AIDS, gravidez indesejada, uso de drogas, capacitando os jovens para o auto-cuidado. Em 2010, foram atendidos alunos das 4ª, 5ª, 6ª e 8ª séries das escolas do município.

BALANÇO SOCIAL . 2010

21

. BALANÇO SOCIAL 2010


Estrutura para ensinar e atender a Comunidade

BALANÇO SOCIAL . 2010

Acadêmicos, professores e população estão cada vez mais próximos através das clínicas e núcleos de atendimentos da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Em 2010 foram realizados mais de 70 mil atendimentos entre as clínicas de Psicologia e Fisioterapia e o Núcleo de Práticas Jurídicas. Além de um local de aprendizado, os diversos locais de estágios dos cursos da UNIARP garantem atendimento de qualidade à comunidade e a custo zero. É uma troca vantajosa para todos. Ganha a comunidade acadêmica e ganha a sociedade com atendimentos e na sequência, com profissionais preparados para desenvolver seu trabalho.

22

. BALANÇO SOCIAL 2010


BALANÇO SOCIAL . 2010

23

. BALANÇO SOCIAL 2010


Núcleo de Práticas Jurídicas O Núcleo de Práticas Jurídicas da UNIARP é um ambiente de aprendizado prático, um escritório de advocacia modelo onde os acadêmicos/estagiários do curso de Direito mantém contato direto com a população, mediante supervisão e orientação de professores advogados. Hoje, os profissionais que atuam no Núcleo monitoram cerca de 800 processos judiciais. O NPJ tem grande importância, seja para a formação do profissional de Direito, seja para toda a comunidade caçadorense. Hoje os acadêmicos/estagiários desenvolvem suas atividades no Núcleo e recebem conhecimentos para desenvolver formas judiciais e extrajudiciais de prevenção e solução de conflitos individuais e coletivos. A metodologia de trabalho utilizada para o desenvolvimento das atividades manteve-se em conformidade com a proposta já estruturada pelos professores em anos anteriores. Os períodos (dias) de estágios foram divididos em duas partes, sendo a primeira (as duas primeiras horas) com as aulas de prática teórica nas áreas cível, penal, trabalhista e previdenciária. Atendimentos realizados . Consulta Jurídica . Ação de Retificação de Registro Civil/Óbito . Execução de Alimentos . Ação de Separação Judicial . Ação de Guarda/Modificação/Regulamentação . Ação de Guarda Cumulada Ação Alimentos . Ação de Investigação de Paternidade cumulada com Alimentos . Ação de Exoneração de Alimentos . Ação de Dissolução de Sociedade Conjugal de Fato Cumulada com Alimentos . Inventário . Ação de Alimentos . Divórcio Direito Litigioso . Ação de Adoção . Ação de Interdição . Alvará Judicial . Ação Negatória de Paternidade . Ação Revisional de Alimentos . Ação de Conversão de Separação em Divórcio . Contrato de União Estável . Embargos a Execução . Mandado de Segurança c/ Pedido Liminar . Oferta de Alimentos . Acordo Extra Judicial . Consignação em Pagamento . Ação de Obrigação de Fazer c/ Tutela Antecipada . Ação de Regulamentação de Visitas . Ação Anulatória de Registro Civil c/c Negatória de Paternidade . Ação de Prestação de Contas . Requerimentos ou Petições a Autoridades Administrativas . Agravo Retido . Apelações . Cautelares - Busca e Apreensão . Separação de Corpos . Contestações . Orientações Sociais . Atendimentos Sociais . Petições Diversas . Audiências

24

. BALANÇO SOCIAL 2010


Clínica-Escola de Fisioterapia

ESTRUTURA

A Clínica- Escola do Curso de Fisioterapia é destinada ao atendimento fisioterapêutico de pessoas da comunidade, também para a prática profissional e realização de estágios curriculares obrigatórios para a formação dos acadêmicos do curso de Fisioterapia da UNIARP. Na Clínica são realizadas aulas práticas e atendimentos para a comunidade através do Projeto Social e dos estágios obrigatórios. Em 2010 foram realizados cerca de 7 mil atendimentos em estágios curriculares. Os estágios são divididos em três áreas: Comunitária, Clínica e Hospitalar, além de estágios na área de Dermatofuncional. . Estágios Curriculares na Clínica- Escola: 500 pacientes atendidos por mês; . APAE: média de 15 pacientes atendidos por semana; . Hospital Maicé: média de 20 pacientes atendidos por semana.

25

. BALANÇO SOCIAL 2010


Laboratórios Técnico-Científicos Com o objetivo de atender plenamente às necessidades de acadêmicos e professores, a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe investe constantemente em equipamentos e materiais para os laboratórios técnicocientíficos. Os laboratórios da UNIARP são referência regional em termos de estrutura e qualidade dos equipamentos e materiais. A estrutura proporciona aos acadêmicos e também aos alunos do Colégio de Aplicação, conhecimento mais aprofundado das disciplinas. A seguir, listagem dos laboratórios:

BALANÇO SOCIAL . 2010

. Laboratório de Anatomia . Laboratório de Análise Experimental do Comportamento . Laboratório de Biomecânica . Laboratório de Cinesioterapia . Laboratório de Farmacotécnica e Cosmetologia . Laboratório de Dermatofuncional . Laboratório de Eletroterapia . Laboratório Centro de Ciências Biológicas e Saúde . Laboratório de Toxicologia e Controle de Qualidade . Laboratório de Fisiologia do Exercício . Laboratório de Histologia e Biologia . Laboratório de Massoterapia . Laboratório de Mecanoterapia . Laboratório de Microbiologia, Parasitologia e Imunologia . Laboratório de Química Industrial de Alimentos . Laboratório de Bioquímica . Laboratório de Química . Laboratório de Análise de Solos . Laboratório de Robótica . Laboratório de Física . Laboratório de Elétrica . Laboratório de Materiais e Ensaios . Laboratório de Hidráulica e Pneumática . Laboratório de Redes . Laboratório de Ciências Contábeis . Laboratórios de Informática . Laboratórios de Artes . Farmácia-Escola . Ambulatório de Enfermagem . Clínica-Escola de Fisioterapia

26

. BALANÇO SOCIAL 2010


Núcleo de Psicologia O Núcleo de Psicologia, órgão vinculado ao Curso de Psicologia da UNIARP, tem como meta planejar, desenvolver e acompanhar todas as atividades de estágio realizadas nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, ligadas ao curso. Em 2010, participaram das atividades do Núcleo 44 estagiários e oito professores supervisores de estágios, no total. Foram realizados 1.170 atendimentos de estágio prático supervisionado I e II de Psicologia clínica. No Estágio Prático Supervisionado I e II de Psicologia Escolar foram realizados 73.062 atendimentos e no Estágio Prático Supervisionado I e II de Psicologia Organizacional foram realizados 3.459 atendimentos. No total geral, foram realizados 77.691 atendimentos entre as três áreas de estágios.

BALANÇO SOCIAL . 2010

27

. BALANÇO SOCIAL 2010


Farmácia- Escola de Manipulação

BALANÇO SOCIAL . 2010

UNIARP e o Sistema FIESC realizaram dia 10 de setembro de 2010, a inauguração do mais novo espaço de prática acadêmica da Universidade- a Farmácia- Escola de Manipulação.

28

. BALANÇO SOCIAL 2010


Biblioteca Comendador Primo Tedesco

ESTRUTURA

A Biblioteca Universitária Comendador Primo Tedesco foi fundada em 1972, funcionando, inicialmente, em uma das salas do Colégio Nossa Senhora Aparecida. Em 1975, a Biblioteca foi transferida para o prédio atual. A Biblioteca funciona em regime de Biblioteca Central, tendo também aos seus cuidados o processamento técnico, bem como os serviços de seleção e aquisição de materiais bibliográficos, junto à biblioteca do Núcleo Universitário de Fraiburgo. Com o objetivo de assegurar o acesso a informações genéricas, especificas e tecnológicas servindo de apoio aos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, extensão e do Colégio de Aplicação, atendendo também toda a comunidade acadêmica (docente e discente e o técnico-administrativo) assim como a comunidade em geral. O acervo é formado por livros, periódicos e materiais especiais. Todo o ambiente da Biblioteca é climatizado. Possui em seu acervo 79.102 volumes. A Biblioteca funciona nos três períodos: matutino, vespertino e noturno e ainda aos sábados.

A Biblioteca em Números 83.880

Empréstimos:

83.582

Consultas aos periódicos 38.142 (revistas): Fluxo de Usuários que 262.092 frequentaram a Biblioteca: Em 2010 foram adquiridos mais de 500 novos títulos de livros

29

. BALANÇO SOCIAL 2010

BALANÇO SOCIAL . 2010

Consultas:


BALANÇO SOCIAL . 2010 30

. BALANÇO SOCIAL 2010


Colégio de Aplicação O Colégio de Aplicação foi autorizado a funcionar pelo Decreto nº 4.202 de 26 de dezembro de 1977. Como parte integrante da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, segue suas diretrizes e filosofia de ensino e cumpre seus fins e compromissos sociais oferecendo os seguintes cursos: Educação Infantil (0 a 5 anos); Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª série ao Terceirão – Pré-Vestibular). Além da qualidade na formação de crianças e jovens, o Colégio de Aplicação é destaque também pelo seu comprometimento social e cultural.

O Colégio de Aplicação através de seus alunos, mais uma vez foi parceiro na Campanha do Agasalho. Tradicionalmente, a arrecadação feita pelos alunos do Colégio conta muito no balanço geral da Campanha.

Alunos do Colégio de Aplicação da UNIARP atuaram juntos para tornar mais alegre a Páscoa dos alunos da escola Hilda Granemann de Souza (CAIC). Ovos e coelhos de chocolates foram adquiridos com recursos doados pelos alunos.

31

. BALANÇO SOCIAL 2010


Núcleo de Tecnologia da Informação O Núcleo de Tecnologia da Informação -NTI atua na gestão da infraestrutura de software e hardware da UNIARP, com o planejamento e execução da política de informática. O Núcleo executa projetos em Tecnologia da Informação, oferecendo um ambiente de desenvolvimento e pesquisas de novas tecnologias e serviços de informática para toda a comunidade acadêmica. Em 2010, foram adquiridos dois novos laboratórios, um voltado ao curso de Engenharia de Controle e Automação com 25 máquinas e outro para o curso de Ciências Contábeis com 31 máquinas. Também foi adquirido mais um Módulo de CRM- Call Center.

Núcleo de Imprensa e Publicidade

BALANÇO SOCIAL . 2010

O Núcleo de Imprensa e Publicidade da UNIARP atua como elo entre a Universidade e os meios de comunicação de toda a região. Além de releases diários e cobertura fotográfica, ainda são produzidos pelo NIP todo o material de divulgação de eventos e campanhas da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

32

. BALANÇO SOCIAL 2010


Núcleo Universitário de Fraiburgo A UNIARP está mais perto da população regional com o Núcleo Universitário de Fraiburgo, que, em 2010, ofertou vagas em quatro cursos de graduação: Pedagogia, Ciências Contábeis, Psicologia e Administração. Em 2010 também foi aberta uma turma da Universidade Aberta da Maior Idade (UAMI) no Núcleo de Fraiburgo.

Curso de Libras realizado em Fraiburgo

Curso de informática oferecido aos professores da Rede Municipal de Ensino pela UNIARP

Palestra do professor Egidio aos professores da Rede Municipal de Ensino

Inicio do curso de Psicologia em Fraiburgo

33

. BALANÇO SOCIAL 2010

Palestra da Rede Feminina de Combate ao Cãncer


COORDENADORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

BALANÇO SOCIAL . 2010 34

A Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias da UNIARP é responsável pela elaboração e gerenciamento das ações de extensão e cultura, englobando programas e bolsas de extensão, programação e administração do espaço cultural do parque universitário, cursos que contribuem para a formação dos estudantes e da comunidade, entre outras. A UNIARP, através desta Coordenadoria amplia suas relações comunitárias, implementando ações sociais comprometidas com as reais necessidades da sociedade.

. BALANÇO SOCIAL 2010

Participantes do curso de Extensão: Auxiliares do Lar

Projeto PAEC: Do esclarecimento dos direitos políticos à criação de consciência política no ensino médio nas escolas estaduais do município de Caçador - SC, do acadêmico Mauro de Melo do curso de Direito


Acadêmicos e professores do curso de Administração no SEAD 2010

35

. BALANÇO SOCIAL 2010

BALANÇO SOCIAL . 2010

Universidade recebeu em 2010 o Selo Social concedido pela Câmara de Vereadores de Caçador. Na foto, presidente da UNIARP Gilberto Seleme recebendo a certificação das mãos da vereadora Sirlei Ceccatto


Promoção de eventos

BALANÇO SOCIAL . 2010

Palestrante Waldez Ludwig durante o Seminário de Administração

Acadêmicos do curso de Direito com a advogada Terezinha Moliterno Nunes Garcia

36

. BALANÇO SOCIAL 2010


Apresentação do Maestro João Carlos Martins, na Arena da UNIARP, em setembro, durante o Seminário regional de Administração

37

. BALANÇO SOCIAL 2010

BALANÇO SOCIAL . 2010

Jornada da Saúde realizada em 2010


Programa de Apoio à Extensão e Cultura O Programa de Apoio a Extensão e Cultura- PAEC tem como prioridades: difusão do conhecimento produzido no ensino e na pesquisa; apoio aos projetos de pesquisa; produção e difusão cultural, esportiva, educativa e artística; planejamento, execução e avaliação de eventos com os cursos de graduação; prestação de serviços para Organizações Governamentais e Não Governamentais; desenvolvimento de programas de educação, meio ambiente, saúde, movimentos sociais, geração de emprego e renda e cultura; projetos em parceria com órgãos de fomento governamentais e não governamentais para melhoria da qualidade de vida, da cidadania ativa e participativa dos sujeitos e qualificação dos serviços de atendimento das necessidades tecnológicas da região em suas diferentes modalidades. Este programa foi criado em 2001 e já realizou mais de 240 projetos na comunidade.

Programa Universidade na Comunidade Consiste em uma ação social que divulga à comunidade externa as possibilidades que a Universidade oferece, pois se caracteriza como instrumento de divulgação de cada curso, atraindo novos e possíveis acadêmicos. Além disso, a população regional redimensiona o papel da Universidade como instituição comprometida com o desenvolvimento local. Caracteriza-se pela ação específica de cada curso de graduação junto à comunidade.

38

. BALANÇO SOCIAL 2010


COORDENADORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

Programa Universidade Aberta da Maior Idade – UAMI O Programa Universidade Aberta da Maior Idade teve seu início na Universidade no ano de 2003. As primeiras turmas contaram com mais de 200 alunos, a partir de 40 anos de idade. O curso é desenvolvido todas as terças-feiras à tarde, onde são oferecidos cursos na área de autoconhecimento, saúde, comunicação, filosofia, comportamento, etiqueta, com o objetivo de desenvolver a intelectualidade, a sensibilidade e a espiritualidade dos participantes. Em 2010, a UAMI contou com 121 participantes.

Participantes da Universidade Aberta da Maior Idade da UNIARP de Fraiburgo

Em 2010, a UAMI contou com 121 participantes

39

. BALANÇO SOCIAL 2010


Projeto De Óleo no Futuro

BALANÇO SOCIAL . 2010

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, é uma das parceiras do Governo do Estado no projeto De Óleo no Futuro. A UNIARP participa na transformação do óleo de cozinha recolhido em sub-produtos, como biodiesel, sabonetes, sabão e outros, além da realização de palestras em escolas. Para isso, está utilizando sua estrutura de laboratórios, quadro docente e acadêmicos numa ação de conscientização ambiental e aprendizagem. O projeto de Óleo no Futuro faz parte do Programa Estadual de Coleta, Reciclagem e Beneficiamento do Óleo de Cozinha, lançado pela Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente (DSMA), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Ele foi instituído pela lei estadual nº 14.330, de 18 de janeiro de 2008. O objetivo do projeto é conscientizar alunos e sociedade em favor do meio ambiente, favorecendo a reciclagem dos óleos e gorduras, desde a coleta, transporte e revenda, até os processos industriais de transformação. O trabalho começou com a produção de sabão em barra e também biodiesel.

40

. BALANÇO SOCIAL 2010


Projeto Rondon Acadêmicos e professores da UNIARP participaram da Operação Rei do Baião do Projeto Rondon 2010. Diversas ações foram realizadas nos 20 dias em a equipe atuou na cidade de Mirandiba, no sertão de Pernambuco. Foi a 9ª participação da Universidade de Caçador no Projeto Rondon.

Equipe do Projeto Rondon 2010 Professor Coordenador

Clayton Luis Zanella

Professor

Luis Augusto Grando Padilha

Acadêmica de Farmácia

Ana Cláudia Göttert

Acadêmica de Psicologia

Claudiane Leoratto

Acadêmico de Enfermagem

Edevar Tomiozzo Júnior

Acadêmica de Direito

Evelyn Scapin

Acadêmica de Fisioterapia

Joice Débora Ribeiro

Acadêmica de Psicologia

Karin Elise Mücke de Souza Santos

Acadêmica de Pedagogia

Marluci Dalpiás

Acadêmica de Pedagogia

Simone Eger

O projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.

BALANÇO SOCIAL . 2010

41

. BALANÇO SOCIAL 2010


SERVIÇO DE APOIO AO ESTUDANTE - SAE A Universidade está sempre em busca de alternativas para viabilizar, não só o acesso, mas principalmente, a permanência do aluno que vem até ela, oferecendo serviços de apoio, com atendimento adequado ao perfil e a necessidade dos seus usuários. Entre estas ações destaca-se o Serviço de Apoio ao Estudante -SAE, que tem por objetivo dar atendimento ao acadêmico, oferecendo serviços de informação e orientação, possibilitando-lhe continuar seus estudos. O SAE orienta acadêmicos em solicitações de bolsas de estudo, encaminha para estágios remunerados, auxilia a encontrar moradia e proporciona informações para preenchimento de requerimentos e elaboração de projetos.

Números do SAE em 2010

BALANÇO SOCIAL . 2010

Encaminhamentos para estágio remunerado: 12 Encaminhamentos para trabalho: 15 Auxílio na busca de moradia: 20 Inscrições de acadêmicos para Bolsa Novos Valores: 10 Encaminhamento para entrevista Bolsa Novos Valores: 3

42

. BALANÇO SOCIAL 2010


Programa de Bolsas do Artigo 170 O Artigo 170 é um recurso financeiro concedido, em forma de Bolsa de Estudo, pelo Governo do Estado de Santa Catarina, para alunos economicamente carentes e portadores de deficiência ou invalidez permanente, em conformidade com as Leis Complementares nº 281/2005, nº 296/2005 e nº 420/2008. O governo repassa os recursos para as Universidades não públicas, ficando sob responsabilidade destas a organização e divulgação do processo seletivo para o artigo 170. Acadêmicos beneficiados em 2010: Bolsa de Estudo Art. 170 - 1º Semestre: 352 Bolsa de Estudo Art. 170 - 2º Semestre: 311

Acadêmicos de Enfermagem na visita ao Hospital

43

. BALANÇO SOCIAL 2010

BALANÇO SOCIAL . 2010

Acadêmicos da área da Saúde participaram da Força Tarefa realizada na escola Wanda Krieger Gomes


Bolsa de Assistência Social

Roberta Dich Siqueira, acadêmica da 3ª fase do curso de Farmácia e bolsista de Assistência Social

Em 2010, foram ofertadas 395 novas bolsas de estudo integrais e parciais. Ao todo, foram beneficiados 1.038 acadêmicos. O número de bolsas reafirma o compromisso da UNIARP junto à comunidade, pois possibilita a realização do sonho da graduação de pessoas com hiposuficiência de recursos. A UNIARP acredita que este investimento resultará em futuros profissionais capacitados para o desenvolvimento social e econômico da região. A concessão de bolsas de estudos representa para muitos a grande chance de crescimento profissional.

Bolsa do FAP O Fundo de Apoio a Pesquisa – FAP, em 2010, aprovou e encaminhou para serem desenvolvidos

25 projetos de pesquisas pelos acadêmicos e professores orientadores oriundos das áreas da Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Jurídicas Sociais e Aplicadas e Ciências Humanas. Os relatórios finais estão disponíveis na Biblioteca para consultas.

Bolsas de Estudo do PAEC

BALANÇO SOCIAL . 2010

O Programa de Apoio à Extensão e Cultura- PAEC possibilita bolsa de estudos mediante a apresentação por parte do acadêmico e de um professor orientador de projeto de Extensão a ser examinado e aprovado pelo Colegiado de Curso e pela Comissão Local. O projeto deve estar de acordo com as diretrizes da Universidade, com caráter educativo, científico, tecnológico e cultural, buscando a solução de questões emergentes da sociedade.

Projeto Sensibilização sobre o aquecimento global para jovens e adultos do município de Fraiburgo – SC da acadêmica Thais Pereira de Matos do curso de Engenharia Ambiental

44

. BALANÇO SOCIAL 2010

No 1º semestre, foram 19 projetos contemplados. No 2º semestre foram 30 projetos contemplados.


INVESTINDO EM TALENTOS A inserção do universitário no mercado de trabalho se dá, na maioria das vezes, pelo estágio, que é a forma do aluno colocar em prática a teoria vista em aula, aumentando as oportunidades de aproximação com profissão escolhida. A UNIARP incentiva esta ação, inclusive internamente. O gerente de Tecnologia da Informação, Mário Cesar Seibel, 28 anos descobriu sua vocação ao atuar como estagiário em um dos projetos sociais da Universidade em 2007. Acadêmico do curso de Sistemas de Informação, ele ficou um ano como instrutor do Programa de Inclusão Digital - PID. Vendo no jovem um grande talento, a Universidade o contratou para trabalhar no Núcleo de Tecnologia da Informação, inicialmente como auxiliar de manutenção. Depois de oito meses, Mário foi promovido a analista de sistemas. Hoje, ele é o responsável por toda a parte de tecnologia da Universidade, desde manutenção de computadores, até redes e servidores, serviço de ERP, Portal Acadêmico e outros. “Só tenho a agradecer a oportunidade. Mesmo sem experiência a Universidade, acreditou e me incentivou. Eu respondi com muita dedicação, trabalho e força de vontade”, comenta Mário César, que pretende concluir a graduação e se especializar na área de gerência de gestão de TI.

. BALANÇO SOCIAL 2010

BALANÇO SOCIAL . 2010

45

“Só tenho a agradecer a oportunidade. Mesmo sem experiência a Universidade, acreditou e me incentivou” , Mário César, coordenador de TI da UNIARP


Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – FUNIARP CNPJ: 82.798.828/0001-00 82.798.828/0001 Rua Victor Baptista Adami, 800 - Centro - Cx. Postal 232 CEP 89500 89500-000 - Caçador - SC Fone/Fax: (49)3561 (49)3561-6200/3561-6202

1 – INDICADORES MONETÁRIOS 1.1 - Base de Cálculo Receita Líquida (RL) Resultado Operacional (ROL) Folha Pagamento Bruta (FPB) 1.2 - Indicadores Sociais Internos Encargos Sociais Compulsórios Capacitação e Desenvolvimento Profissional 1.3 - Indicadores Sociais Externos Educação Cultura Saúde e Saneamento Esporte Combate à Fome e Segurança Alimentar Outros 1.4 – Indicadores Ambientais Investimentos em Programas e/ou Projetos externos

BALANÇO SOCIAL . 2010

1.5 – Indicadores do Corpo Funcional No. Funcionários (as) ao final do Período No. De Admissões No. De Demissões No. Empregados (as) terceirizados (as) No. Estagiários (as) No. Empregados (as): Menor de 18 anos 18 a 35 anos 36 a 60 anos Acima de 60 anos No. De Homens que trabalham na empresa No. De Mulheres que trabalham na empresa No. De Pessoas com Deficiência ou Necessidades Especiais Escolaridade Funcionais: Analfabetos Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnicos Superior Pós-Graduados Mestres Doutores Relação entre maior e menor remuneração da empresa

46

. BALANÇO SOCIAL 2010

  

3.762.043,00

    

-304.724,40 304.724,40



 



 

16.299,73

21.849,84

9.524.182,99 240.256,22 196.094,43 64.493,76 0,00 5.663,85

8.150.917,83 33.722,34 104.585,55 47.516,06 0,00 0,00

41.396,91

9.154,65

336 52 84 15

394 52 35 0 30

1 125 193 16 152 184 1

1 135 239 19 188 206 1

6 38 66 123 82 21 15,28

0 6 34 59 180 92 23 15,28


 

  

            

           

           

  

    





 



           

           

           

           

    

           



 

47

. BALANÇO SOCIAL 2010

 

BALANÇO SOCIAL . 2010

 


UMA UNIVERSIDADE QUE PENSA GRANDE ASSIM COMO VOCÊ! Reitoria Reitor Adelcio Machado dos Santos

Conselho Curador em 2010 Conselho Curador- Mandato 4 anos Gilberto Seleme - Presidente Rui Caramori – Vice-Presidente Auri Marcel Baú - Secretário Eduardo Seleme Jovelci Domingos Gomes João Elias Simonetto Leonir Antonio Tesser Luiz Eugênio Rossa Beltrami Mauricio Carlos Grando Sandoval Caramori

BALANÇO SOCIAL . 2010

Conselho Curador- Mandato 2 anos Ângelo Barrichelo Ardelino Grando Carlos Julio Luiz Lurhs Celso Zeferino Marini Elias Seleme Neto Moizes Comazzetto Oneide Olsen Onélio Francisco Menta Osmar Telck Terezinha Moliterno Nunes Garcia Suplente Conselho Curador Ernesto Faoro Luiz Henrique Grando Padilha Reni Antonio Caramori Scheila Maria Soares Marins

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Rua Victor Baptista Adami, 800- centro CEP: 89500-000 Telefone: (49) 3561-6200 Email: uniarp@uniarp.edu.br -

48

. BALANÇO SOCIAL 2010

Caixa Postal: 232 www.uniarp.edu.br


Diretoria Executiva Gilberto Seleme . Presidente Rui Caramori . Vice-Presidente Adelcio Machado dos Santos . Reitor Moacir José Salamoni . Diretor Geral Financeiro Nilton João Preveda . Diretor Geral do Colégio de Aplicação

Conselho Fiscal

Conselho Fiscal- Mandato 2 anos Augusto Antonio Francio Ilton Paschoal Rotta Renato Timm Marins Suplente Conselho Fiscal Fernando Cesar Granemann Driessen João Luiz Driessen

49

. BALANÇO SOCIAL 2010

BALANÇO SOCIAL . 2010

Conselho Fiscal- Mandato 4 anos José Carlos Tombini - Presidente Telmo Francisco da Silva - Vice-Presidente Neoberto Geraldo Balestrin – Secretário


Expediente NÚCLEO DE IMPRENSA E PUBLICIDADE Angela Cardoso dos Santos Daniel Roberto Seidel Denise Barpp TEXTOS Angela Cardoso dos Santos Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias FOTOS Angela Cardoso dos Santos Daniel Roberto Seidel Denise Barpp Arquivo UNIARP

BALANÇO SOCIAL . 2010

REVISÃO LINGUÍSTICA Nilton João Preveda COMISSÃO DO BALANÇO SOCIAL: Adelcio Machado dos Santos - Reitor Adelita Adiers Almir Granemann dos Reis Claudinei Bertotto Giuliano Menger Ilze Salete Chiarello Luciane Suchara Marisol Ap. Zamboni Paulo Cezar de Campos Suzana Alves de Morais Franco

Edição on-line disponível no site www.uniarp.edu.br


SEDE CAÇADOR CNPJ. 82.798.828/0001-00 Rua Victor Baptista Adami. 800 CEP. 89500-000 Telefone. (49) 3561.6200 Site. www.uniarp.edu.br E-mail. uniarp@uniarp.edu.br Caçador-SC

NÚCLEO FRAIBURGO Rua Carlos Maester. S/N CEP. 89580-000 Telefone. (49) 3246.3334 Site. www.uniarp.edu.br E-mail. uniarp@uniarp.edu.br Fraiburgo-SC


Balanço Social UNIARP 2010