Anfamoto em Revista - Edição 133

Page 1




Editorial A hora é de se reinventar Na segunda edição de 2016 da ANFAMOTO em Revista, abordamos um assunto que é complexo e praticamente um pesadelo para os empresários no Brasil: o estranho, falho e incoerente sistema tributário brasileiro, que apresentamos um breve panorama, os caminhos para um sistema mais justo com o empresário, além disso, como ele afeta — negativamente — todo o mercado e sociedade. Desta vez, curiosamente, alguns empresários do setor que entramos em contato preferiram não opinar sobre o tema, o que compreendemos e respeitamos, mas que reforça o quão grave é o panorama atual. Esta editora que vos fala não conhece ninguém que defende que o modelo tributário que temos no Brasil deva ser mantido da maneira que está. Por mais que os empresários tenham agido, reduzido o número de funcionários e investindo em automatização de processos, o mercado segue em declínio, porque além do grande número de desempregados — mais de 11 milhões — o consumidor está com menor poder de comprar neste período de instabilidade econômica motivada pela crise política que demora a acabar, optando apenas pelo essencial. Por isso, é necessário reduzir ainda mais os gastos nos processos produtivos e se reinventar, buscar analisar como os produtos e serviços estão atingindo seus clientes. Neste momento difícil a competência dos empresários fará diferença entre prosperar ou fechar as portas. A hora é agora! Além disso, esta edição da ANFAMOTO em Revista traz os dados do setor de duas rodas, uma reportagem especial sobre os práticos bauletos e algumas novidades na forma como as informações estão dispostas — como o novo formato do Caderno Duas Rodas —, para ficar mais dinâmica e atrativa a leitura. Vamos seguir contribuindo com o setor e torcendo por dias melhores. Grande abraço.

Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças Presidente: 1º Vice Presidente: 2º Vice Presidente: Tesoureiros:

Orlando Cesar Leone Valdenir dos Santos Galvão Valério Valente Divino Jorge da Silva Amarildo Severino Fernandes

Conselho Deliberativo - Presidente :

Gianfranco Menna Zezze

Membros do Conselho Deliberativo:

Mônica Orlando de Oliveira Carlos Alberto Fiorotti Renan Chiabi Feghali

Suplentes do Conselho Deliberativo:

Nelson Pedro Scherer - In Memorian David Teixeira do Amaral Carlos Roberto Pontes

Membros do Conselho Fiscal:

Sandra Brandani Picinato José Jacob Fernandes José Mauricio Felipe

Suplentes do Conselho Fiscal:

Giancarlo Vancini Breno de Britto Teixeira Delvino Coser

Coordenadores de Setoriais: Fabricante: Freios: Escapamentos: Capacetes: Coordenação Editorial: Editor responsável: Serviços Gráficos: Editor de Arte: Secretaria:

Valério Valente Valério Valente Frank Lemos Anfamoto Fabia Helena Allegrini Pereira Nádia Schunck – MTB 0081083/SP Gráfica Nywgraf Luis Fernando L. Corrêa Patricia Sartori

Coordenação de Eventos:

Equipe Anfamoto

ANFAMOTO em Revista:

Equipe Anfamoto

Assessora da Presidência:

Fabia Helena Allegrini Pereira

PUBLICIDADE & COMERCIAL

Número de Registro: 823713350 EDIÇÃO 133 - MAR/ABR 2016 A responsabilidade sobre opiniões e fatos presentes nos artigos assinados na “ANFAMOTO em Revista” é exclusiva de seus autores, não exprimindo necessariamente o pensamento desta publicação nem a posição da ANFAMOTO.

Av. Nove de Julho, 3229 Cjtos 208/209/210 Jardim Paulista CEP 01407-000 - São Paulo-SP PABX: (11) 3052-2002 - Fax: (11) 3885-7637 E-mail: anfamoto@anfamoto.com.br - Site: www.anfamoto.org



Entrevista

Sumário Palavra do Presidente

Precisamos de um Brasil renovado

Mercado

Trimestre aponta resultados negativos para o segmento de motocicletas

Associado em Destaque

A Rios Industria oferece aos seus clientes ampla gama de produtos de fabricação própria

Atacadista

Raio Laser Baterias: Empresa foi fundada para suprir a demanda do mercado local

Espaço Anfamoto

IX Salão das Motopeças: Os preparativos continuam / Lançamento das Frentes Parlamentares estadual e federal.

Sua moto em detalhe

Sua moto em detalhe: Bauleto, um prático aliado do motociclista

Artigo

Diferenças dos Sistemas CBS e ABS de frenagem: qual é melhor ou pior?

Caderno Duas Rodas

Confiram as novidades do setor de duas rodas

Artigo

Exercícios funcionais ajudam a melhorar performance de pilotos de motocicletas

Movimento

Maio Amarelo

8 10

22 Brena Bäumle, Diretora da Bäumle Organização de Feiras, fala sobre a INTERMOT Feira de Colônia 2016

14

Capa 16

18 32 34

26 Sistema tributário brasileiro, um complexo quebra-cabeça

Associados

36 40 41

42 Reunião de Associados ANFAMOTO

Notícias 44 e 45 - Dicas & Lançamentos 46 e 48 - Lista de associados 49



Orlando Leone Presidente

Precisamos de um Brasil renovado Tenho a sensação que precisamos começar tudo de novo. É consenso que mudanças precisam acontecer. Vivemos um momento turbulento e decisivo. Com todo esse imbróglio político, sérias questões ficaram de lado e esquecidas. Medidas importantes deixaram de ser tomadas para dar lugar ao combate ao “golpe”. Domingo, 17 de abril de 2016, vivemos um momento histórico. Após quase dez horas de sessão a Câmara dos Deputados autorizou por 367 votos a favor e 137 votos contra, a continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A sociedade e o empresariado tem pressa, cobra essas medidas urgentes para sairmos da crise econômica que assola os brasileiros e criou a pior taxa de desemprego que atingiu cerca de 11 milhões de trabalhadores, índice medido até abril. É sem dúvida um cenário assustador, principalmente se levarmos em consideração que o país está mergulhado em uma crise política que está longe de se resolver e que é urgente e necessário se reestabelecer a governabilidade independente do desdobramento do impeachment. As palavras de ordem nesse momento deveriam ser recuperação da confiança e cre-

dibilidade, pois sem elas não vamos a lugar algum. Precisamos ainda reestabelecer uma dinâmica de crescimento econômico acabando com as motivações secundárias. É com esse espírito de crescimento e sempre olhando para o futuro que a ANFAMOTO pauta suas atividades. E pensando na representatividade do setor, teremos novidades, fomos até a FGV – Fundação Getúlio Vargas para darmos início a uma grande pesquisa sobre o mercado de Motopeças. Vamos mapear nosso segmento e saber o seu real tamanho para que possamos fazer os nossos pleitos, principalmente os governamentais, com base nos dados oficiais do mercado de Motopeças e com a chancela do IBRE – Instituto Brasileiro de Economia da FGV. Após uma longa conversa com todos os parlamentares envolvidos, viabilizei, o lançamento da Frente Parlamentar de Veículos de Duas Rodas, em âmbito nacional, e da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria e Comércio de Motopeças, em âmbito federal. Com pleitos de extrema urgência, vamos trabalhar em temas que atingem diretamente a rotina das empresas associadas, tais como a diminuição da carga tributária, fim da guerra fiscal, modernização das leis trabalhistas e outras medidas. Não estamos sozinhos nessa jornada, contamos com o apoio de nossos associados e vamos continuar cobrando do poder público que cumpra com suas obrigações para retomar o caminho do crescimento do nosso Brasil, que precisa sair da estagnação e criar caminhos para que o empresariado possa fazer com que os diversos setores da economia deslanchem e nos devolvam a estabilidade necessária para conduzirmos nossos negócios de maneira sustentável e competitiva. Desde já convido a todos a participar do IX Salão das Motopeças que acontece de 17 a 20 de agosto de 2016 no pavilhão amarelo, do Expo Center Norte, em São Paulo – SP, para conhecer de perto as novidades e lançamento dos mais de 100 expositores trarão para essa edição. Boa leitura!

Orlando Cesar Leone Presidente

Agenda Março 29/03 – Reunião administrativa Abril 13/04 – Reunião setorial de escapamentos 18/04 – Reunião FGV/RJ

|||| 08 | ANFAMOTO em Revista | Edição 133

26/04 – Reunião de diretoria Reunião de associados 27/04 – Reunião ABNT – CB-05 – Iluminação veicular



Mercado

Trimestre aponta resultados negativos para o segmento de motocicletas Abraciclo prevê retração de 9,7% e 10,1% em produção e vendas, respectivamente, em 2016 Segundo dados divulgados pela Abraciclo - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, no primeiro trimestre deste ano foram fabricadas 227.426 motos, contra 360.187 unidades no mesmo período de 2015, correspondendo a uma redução de 36,9%. O acumulado das vendas no atacado – das montadoras para suas concessionárias – apresentou queda de 37,4%, quando comparado aos primeiros três meses do ano anterior. Foram comercializadas 215.372 motocicletas frente a 343.817 unidades. Já as vendas no varejo com base nos licenciamentos registrados pelo Renavam, foram emplacadas 239.923 motocicletas de janeiro a março*, volume 26,6% inferior ao apresentado no mesmo período do ano anterior, com 326.960 unidades. No comparativo mensal, março registrou 86.981motos licenciadas, frente a 74.404 unidades em fevereiro, e 124.507 unidades em março de 2015. Apesar de registrar o mesmo número de dias úteis, a média diária de vendas ficou 30,1% abaixo da apresentada em março do ano passado, caindo de 5.659 unidades, em 2015, para 3.954

unidades, em 2016. (*) Foram desconsiderados os ciclomotores usados, cujo licenciamento junto aos Detrans passou a ser obrigatório a partir da Lei nº 13.154, de 30/07/2015, e da Resolução Contran nº 555/15, de 17/09/2015. Revisão das Projeções Considerando os resultados do primeiro trimestre deste ano, a Abraciclo reviu as projeções do setor para 2016, conforme mostra o quadro a seguir.

MOTOCICLETAS - REALIZADO 2015 E NOVA PROJEÇÃO 2016 Produção Atacado Varejo* Exportação

2015 1.262.708 1.189.933 1.224.597 69.123

2016 1.140.000 1.070.000 1.075.000 70.000

Qtde - 122.708 - 119.933 - 149.597 877

Var % -9,7% -10,1% -12,2% 1,3%

(*) Sem ciclomotores antigos Fontes: Renavam e Associados Fonte: Abraciclo |||| 10 | ANFAMOTO em Revista | Edição 133



Mercado

|||| 12 | ANFAMOTO em Revista | Edição 123



Associado em destaque

A Rios Indústria oferece aos seus clientes ampla gama de produtos de fabricação própria mecei aos poucos. Passamos por diversas crises no nosso país, como esta que passamos atualmente, porém, nunca me deixei abater e sempre procurei ver o lado positivo, com otimismo e inovação, como todo empreendedor de sucesso. “Tomamos algumas decisões erradas, que serviram pra amadurecimento e crescimento profissional.” Seu otimismo é evidenciado quando fala sobre os planos para o futuro. “Hoje tenho grandes projetos para o futuro, pois acreVendo o bom momento que seu pai, pioneiro no setor de motopeças, e o setor em si viviam na dito em um crescimento no nosso ramo acima da méépoca, Marcio Martins Rios Martinez e Zenaide dia dos outros mercados. O excesso de trânsito e a faMartins Rios Martinez, sua mãe, decidiram inves- cilidade de locomoção, fazem com que as motos não sejam voltadas somente pra motoqueiros extir no ramo. No dia 20 de Outubro de 1987, mãe press, mas para pessoas usarem no e filho fundam a Rios Indústria, que seu dia-a-dia. Atualmente minhas no começo atuava como atacadista e perspectivas são de que, apesar da contava com seis funcionários. No ano Há quase crise que estamos enfrentando, que de 2004 a empresa entrou na área de 30 anos no no meu ponto de vista trata-se de fabricação, tendo uma sede no muniuma crise política e não econômica, mercado cípio de São Paulo e outra em Iperó, em médio prazo o mercado retona região metropolitana de Sorocaba orgulha-se mará seu consumo com força total.” (SP). “Hoje temos quase 500 itens de em ser 100% Martinez destaca que seu pai é peça fabricação própria. Somando as áreas chave em sua trajetória. “Meu pai, úteis fabris de nossa matriz e de nossa brasileira que tinha outra empresa na época filial no interior paulista, temos hoje da fundação da Rios Indústria, foi um 3.000m2, contamos com 60 colaboradores diretos e indiretos.”, declara Martinez, que excelente professor e meu maior ídolo. Mesmo afasconta também que a empresa não trabalha com tado do mercado há alguns anos, ele foi, é e sempre produtos importados. “70% destes itens se con- será peça fundamental no que eu aprendi e aprencentram em nossa linha de estamparia, enquan- do pessoal e profissionalmente. “Agradeço a ele, to o restante está dividido entre injeção plástica meu mentor, pelo sucesso pessoal e profissional de e de borrachas de usinagem.” Espelhando-se em hoje e pelo futuro de sucesso que ainda almejo.” seu pai, que também é seu maior ídolo, Marcio e a empresa passaram por cima das dificuldades impostas pelos momentos econômicos difíceis que Rios Indústria: 11 2947-7648 o país enfrentou. “Quando entrei nesse ramo eu Site: www.riosindustria.com.br era muito jovem e tinha pouco capital, então co-

||||

14 |

ANFAMOTO em Revista | Edição 133



Atacadista

Raio Laser Baterias: Empresa foi fundada para suprir a demanda do mercado local

Por conta da necessidade que os comerciantes de Guarulhos, na grande São Paulo, passavam pela falta de distribuidores de baterias na região e pelo baixo interesse dos empresários da capital, o engenheiro e administrador José Carlos Mignella fundou a Raio Laser Baterias no dia 29 de Fevereiro de 1988. Atualmente a diretoria da empresa é composta também por Luiz Pereira dos Santos, Bruno Tancredi Mignella e Ricardo Andrade dos Santos. Andrade, que além de diretor comercial é também sócio da Raio Laser Baterias, conta que com trabalho e dedicação a empresa foi crescendo, conquistando espaço no mercado, sempre com o ideal de oferecer aos clientes não só um produto, mas toda a assistência técnica necessária. Trabalhando desde o começo com baterias automotivas, no primeiro mês a empresa comercializou menos de 50 unidades. “A empresa contava com apenas um funcionário e o sócio fundador, que executava as tarefas de compra, venda e instalação dos produtos em nossa loja, assim como a abertura de nossa carteira de clientes no atacado.”, conta o diretor. Atualmente a Raio Laser Baterias, que conta com aproximadamente 20 funcionários e frota própria para a entrega dos produtos, comercializa cerca de 60 diferentes modelos de baterias para carros, motos, caminhões, barcos, empilhadeiras, no breaks e sistemas de alarme, todos de fabricação nacional e com aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Ao longo de quase 30 anos no mercado de distribuição de baterias automotivas e motociclísticas para todos os segmentos, a empresa busca constantemente o melhor custo-benefício. “Nossa empresa iniciou as atividades comercializando exclusivamente baterias automotivas, mas com o crescimento do mercado de motopeças e devido a parcerias firmadas com grandes fabricantes de baterias para motos, esta linha hoje já representa 40% de nossa distribuição com boas perspectivas de crescimento para os próximos anos.” Andrade destaca que, no entanto, que o carro-chefe da companhia é a assistência técnica oferecida em todos os produtos comercializados. “Contamos com uma equipe formada por profissionais especializados no segmento de baterias e uma equipe de assistência técnica treinada pelas melhores fábricas, com objetivo de definir critérios justos e adequados para o atendimento das garantias dos nossos produtos. Oferecemos aos nossos clientes a assessoria e treinamento para a escolha e manutenção das baterias de sua frota. |||| 16 | ANFAMOTO em Revista | Edição 133

Nossos clientes sempre contam com a pontualidade de nossas entregas e a garantia de nossos serviços.” Quando perguntado sobre o futuro do mercado de Motopeças e os planos da empresa para os próximos anos, responde que com esse cenário de crise política que o país está enfrentando, a renda média dos brasileiros sofreu uma redução, devido a vários aumentos de preços, sendo o aumento no preço dos combustíveis um dos principais. Ele acredita que as pessoas irão optar cada vez mais pelas motocicletas para se locomoverem, visto que as montadoras estão apostando forte no mercado brasileiro das scooters em 2016. “As expectativas são positivas para 2016. No primeiro trimestre tivemos um aumento de 10% em nossas vendas. Um dos atores mais importantes para esse crescimento foi à desvalorização do Real frente ao Dólar, o que encareceu os produtos importados e tornou os nacionais mais atrativos para os consumidores.”, adiciona. Informação técnica: por que escolher uma bateria selada com tecnologia AGM/VRLA para sua moto? A finalidade da bateria é armazenar energia elétrica em forma de energia química e distribuí-la ao sistema elétrico da moto quando necessário. A tecnologia AGM consiste em mantas de microfibra de vidro que absorvem o eletrólito, o que contribui para que o processo químico de armazenamento de energia seja mais eficiente e duradouro do que na tecnologia seca carregada. Uma bateria com esta tecnologia oferece maior durabilidade, elevado nível de “Cold Cranking Amps” (CCA), que define a corrente para o arranque do motor, é livre de manutenção, é pronta para o uso e a prova de vazamentos, tornando-a muito mais segura para o meio ambiente. Raio Laser: 11-2405-0022 - www.raiobat.com.br



Espaço Anfamoto

IX SALÃO DAS MOTOPEÇAS Garanta a participação de sua empresa

O IX Salão das Motopeças é o principal evento do setor 100% voltado à negócios. Esse ano será realizado de 17 a 20 de agosto, no pavilhão amarelo do Expo Center Norte em São Paulo – SP. Certamente uma excelente oportunidade para prospectar novos clientes e de apresentar a um público altamente qualificado suas novidades e lançamentos. São quatro dias de mostra e são esperados cerca de 12 mil visitantes para ver o que mais de 100 expositores, representando mais de 250 marcas tem a oferecer. O publico alvo é formado por

fabricantes, atacadistas, lojistas, empresas de representação e de prestação de serviços de todo o Brasil. Temos também a cada ano que passa observado o aumento dos visitantes de outros países. Outro ponto interessante é que o Salão das Motopeças tem contribuído para o aumento das vendas em torno de 20% nos meses subsequentes a sua realização. Essa informação vem de um levantamento feito junto aos expositores que participaram das ultimas edições. As empresas expositoras estão entre as mais renomadas do setor.

“Estamos aguardando sua empresa no IX Salão das Motopeças. Se ainda não reservou sua área não perca tempo, faltam poucos espaços. Garanta a participação de sua empresa. Não fique de fora da maior vitrine de Motopeças para o mercado nacional e internacional.”, convida Orlando Leone – Presidente da ANFAMOTO.

Reserve seu espaço. ANFAMOTO – (11) 3052-2002 www.salaodasmotopecas.com.br

Aniversariantes Março/Abril Empresa

||||

18 |

Fundação

Idade

ENINCO ENGENHARIA IND.E COM.LTDA

31/03/53

63

CAR CENTRAL DE AUTOPEÇAS E ROLAMENTOS LTDA

01/04/69

47

IKS INDÚSTRIA DE CABOS LTDA

06/04/70

46

FAPINHA MINIVEÍCULOS MOTORES LTDA

01/03/73

43

GENERAL MOTOS

20/03/84

32

MONTANNA DISTRIB. DE MOTOPECAS LTDA

08/04/88

28

GRUPO MONTEIRO

15/03/88

28

POLIMET INDÚSTRIA METALÚRGICA LTDA

13/04/89

27

DEATIK COM. E REPRESENTAÇÕES LTDA

21/04/89

27

MOTO MOURA

19/03/90

26

JOTAS COM. E REPRESENTAÇÕES DE MOTOPEÇAS LTDA

01/03/92

24

MOTOSTREET LTDA

01/04/97

19

CICLO CAIRU LTDA

01/04/98

18

SPORTIVE IND. COM. DE PECAS P/ MOTOCICLETAS

29/03/99

17

DELTACAPAS IND. COM. DE CONF. IMP. LTDA

10/03/00

16

POLIVISOR IND. E COM. DE VISEIRAS LTDA - EPP

20/04/01

15

ENERBRAX ACUMULADORES LTDA

01/04/01

15

MUTUAL INTERNACIONAL REPRESENTAÇÕES LTDA

19/04/05

11

MOTO-TEC - PAULO EDUARDO DIAS ME

15/04/09

7

ANFAMOTO em Revista | Edição 133


Espaço Anfamoto Presidente da ANFAMOTO anuncia a criação da Frente Parlamentar Estadual de Veículos de Duas Rodas e da Frente Parlamentar Federal em Defesa da Indústria e Comércio de Motopeças As frentes terão objetivos comuns • Promover debates, simpósios, seminários e outros eventos pertinentes ao exame da política de desenvolvimento do segmento, divulgando seus resultados. • Promover o intercâmbio com instituições semelhantes dentro do âmbito estadual e federal, visando o aperfeiçoamento recíproco das respectivas políticas para o segmento.

No dia 26 de abril, foi realizado, na sede da ANFAMOTO, reunião com associados, para anunciar a criação de duas frentes parlamentares para o segmento. Anunciadas pelo presidente Orlando Leone, a reivindicação dos associados de diferentes estados do país era a mesma: que precisávamos ter um representante parlamentar. Desde nosso último salão e em alguns de nossos encontros o assunto vem ganhando forma. E o momento chegou; foram criadas as duas frentes, tanto no âmbito federal quanto estadual (SP). O pleito da ANFAMOTO objetiva proporcionar ao setor de motopeças um espaço no âmbito legislativo para o amplo debate sobre a realidade em que se encontra o setor, ao trabalho desenvolvido pela entidade, seus principais desafios e a necessidade de representantes na casa de leis, para que seja fortalecido e cumpra sua missão, bem como de estimular a ampliação de políticas publicas para o desenvolvimento do mercado de Motopeças. A Frente Parlamentar Federal em Defesa da Indústria e Comércio de Motopeças será coordenada pelo Deputado Federal Celso Russomanno (PRB/SP). E a Frente Parlamentar Estadual de Veículos Sobre Duas Rodas será coordenada pelo Deputado Estadual Jorge Wilson (PRB/SP). O lançamento das frentes deve ocorrer em breve. Todos os associados e demais empresas do setor serão informados e convidados a participar.

• Procurar, de modo contínuo, o aperfeiçoamento da legislação referente ao segmento de motopeças, influindo no processo legislativo a partir das comissões temáticas constituídas pela Frente Parlamentar. • Conhecer e auxiliar na divulgação de novos métodos e processos que fomentem o mercado de Motopeças. • Apoiar as instituições interessadas no desenvolvimento do segmento, junto ao poder publico. • Organizar a Agenda Legislativa estadual e federal do segmento de Motopeças. • Manter canal de informações atualizadas com as Entidades da Cadeia Produtiva do segmento e os Parlamentares sobre o andamento dos temas de interesse, discutidos nas Comissões e nos Plenários da Casa. “Essas frentes parlamentares serão fundamentais para alcançarmos representação no legislativo para o segmento. É uma reivindicação antiga de nossos associados que agora conseguimos atender. Serão tratados vários temas de interesse do segmento, o principal será sobre o nosso atual sistema tributário. Acompanhem nossas atividades para saber sobre o andamento das frentes. Conto com a presença de todos na cerimônia de instalação das frentes que deve ocorrer em junho próximo”. Relata Orlando Leone – Presidente da ANFAMOTO.




Entrevista

INTERMOT - Salão de Colônia 2016 Tradicional feira de motos acontecerá de 6 a 10 de outubro, em Colônia na Alemanha atrações e números do mercado alemão de duas rodas. Anfamoto em Revista - Quais são as perspectivas para a Intermot 2016?

Brena Bäumle – Diretora Bäumle Organização de Feiras

A ANFAMOTO – Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças firmou acordo de cooperação com a Koelmesse, empresa organizadora da Intermot – Feira Internacional para Motos, Scooter e Bicicletas Elétricas. O objetivo do acordo é promover as relações entre o mercado europeu e brasileiro de motociclismo, troca de estandes e visibilidade entre eventos promovidos por cada entidade. “Para a Anfamoto é muito bom saber que somos reconhecidos internacionalmente e que fomos indicados pelos próprios expositores para sermos parceiros de negócios. É uma ótima oportunidade para realização de networking e novas oportunidades para nossos associados.”, comenta Orlando Leone – Presidente da ANFAMOTO. Em entrevista à ANFAMOTO em Revista, Brena Bäumle, diretora Bäumle Organização de Feiras e representante da INTERMOT Colônia para o Brasil, nos fala sobre as perspectivas da feira, |||| 22 | ANFAMOTO em Revista | Edição 133

Brena Bäumle - A Intermot é o maior salão europeu de duas rodas e desde 2014, quando fez 50 anos, foi bastante modernizado. Em Colônia o evento já esta na 10ª edição, como uma feira bianual de negócios e evento de entretenimento. A nomenclatura tem se adaptado as exigências do mercado e agregado mais setores, como a E-bike e mais empresas do setor de customização, ocupando um espaço de pavilhões de quase 120.000 m² e uma área externa de mais 70.000 m² que é usada para as demonstrações, shows e para acomodar a ampla programação paralela. AR – Quem são os principais expositores? BB - BMW, Suzuki, Yamaha, Kawasaki, Piaggio, Honda, Ducati, KTM, Triumph, Harley-Davidson entre outros. AR - Quantos visitantes são esperados para essa edição? BB - São esperados mais de 201.000 visitantes de 105 países, durante os 5 dias do evento. Na última edição, em 2014, recebemos 144.700 visitantes de público geral e 56.300 visitantes profissionais. Os principais países que mais enviam visitantes para a feira foram a Holanda, Inglaterra, Bélgica, Taiwan e a França. Ainda há uma programação

especifica para os “VIP Buyers”, que atraiu na última edição 1.625 compradores internacionais especializados para a Intermot e para essa edição deve atrair cerca de 1.800. AR - Quais são as principais atrações da feira? BB – A Intermot Colônia é a feira voltada para todos os veículos motorizados de duas rodas. Os segmentos E-movement (para electromobility) e Customized (para personalização) estão alinhados como um show a parte dentro da Intermot. Uma ampla gama de peças, acessórios e vestuário para veículos motorizados de duas rodas será apresentado nos pavilhões 5 e 10. O setor de customização teve um papel importante na edição de 2014, com a participação das principais empresas do setor como: Custom Chrome, MAG Europa, Motorcycle Storehouse, Ace Cafe, LSL e Öhlins. A edição de 2016 contará também com um Pavilhão Coletivo de expositores dos Estados Unidos. Um dos eventos paralelos mais esperados de 2016 é o Intermot E-Motion onde 80 expositores de e-motorcycle, e-scooter e e-bike apresentarão soluções de mobilidade para um público preocupado com o meio ambiente. Além de excelentes oportunidades de negócios, a Intermot contará com uma extensa programação paralela: consultoria com experts em customização, palestras com especialistas, entrevistas e eventos culturais. Durante a feira, visitantes terão acesso a diversas atividades, como o maior test-drives multimarcas do


mundo. Nele, quem quiser - e for habilitado - poderá pilotar todo tipo de motocicleta, indo de superesportivas a scooters, passando por customs e modelos touring. Em 2014 foram mais de 25.000 test drives feitos nos 5 dias de evento. Incríveis shows de Motocross Freestyle, a nova corrida “Sprint 1/8 mile” e uma procissão de motociclistas com saída da Dom - a Catedral de Colônia - com destino ao pavilhão, também estão na programação do evento. AR – Existe alguma campanha específica promovida pela Intermot? BB - Sim, existe uma grande campanha para uma maior segurança, sendo promovida esse ano na Intermot, que é a “Are you sure?” encabeçada pela IVM - German Motorcycle Industry Association e.V.e pelos principais fabricantes, com amplo apoio do Ministério dos Transportes da Alemanha que será um dos temas destaques da Intermot 2016. Tudo começou com o ABS - o sistema de travagem autobloqueio sendo a base de todos os sistemas de assistência digitais em carros, motocicletas e motonetas. O ABS se tornou predominante em motocicletas e, desde 01 de janeiro de 2016, foi estabelecido por lei como obrigatório para todos os veículos novos. No entanto, com o nosso ambiente de vida digital o desenvolvimento é uma constante e, assim, os fabricantes precisam trabalhar continuamente em novas linhas altamente complexas de assistência ao condutor. Sistemas de suspensão ativa, ABS com proteção, controle eletrônico de estabilidade, tração e sistemas de controle, para mencionar apenas alguns itens que tem feito das motocicletas uma forma de transporte cada vez mais segura. A campanha, veiculada na Alemanha e em mais alguns países europeus, busca tornar os be-

nefícios destes sistemas conhecidos do público em geral e com isso reduzir o ceticismo e os preconceitos. Em 2015, o Ministério dos Transportes da Alemanha destinou EUR 13 milhões para um trabalho de educação e prevenção de acidentes com veículos motorizados de duas rodas nas rodovias e nos grandes centros urbanos. AR - Quais países participam da feira? BB - Cerca de 950 expositores de 37 países participam da Intermot. Desses, 69% são provenientes de fora da Alemanha.

Koelnmesse e da IVM veio ao Brasil, para convidar os empresários do setor para visitarem e se tornarem expositores da Intermot 2016. O Brasil é o maior mercado da América do Sul para motocicletas e um dos principais focos dos nossos expositores. Para os expositores e visitantes brasileiros é uma excelente oportunidade para a realização de contatos profissionais e negócios. A parceria prevê uma série de ações de promoção conjuntas como a troca de estandes entre a Intermot e o Salão Nacional e Internacional de Autopeças, além do envio de convites para compradores VIPs do Brasil.

AR - Fale um pouco sobre a parceria com a ANFAMOTO?

AR - Qual a importância da participação do mercado brasileiro na Intermot?

BB - Além de fecharem a parceira com a ANFAMOTO a delegação da

BB - Como a Intermot é a principal plataforma de lançamentos do


Entrevista

mundo para o setor, é muito importante para os empresários brasileiros estarem presentes na feira para avaliarem as novidades e se necessário rapidamente adaptarem suas linhas as novas demandas. Pela grande internacionalidade é também o local ideal para encontrar parceiros, importadores, exportadores e potenciais compradores, sem contar a possibilidade de networking, pois todos os dias as grandes marcas fazem coquetéis em seus estandes. Para os visitantes não profissionais, é o evento mais esperado, onde os amantes do motociclismo poderão testar todas as novidades e os principais lançamentos, ainda indisponíveis no mercado brasileiro.

|||| 24 | ANFAMOTO em Revista | Edição 133

O Mercado Alemão em números: Market shares 2015 Número do Mercado de Acordo com as Marcas: Com 24.293 novos registros e um market share de 16,14% a BMW Motorrad permanence liderando o Mercado Alemão. YAMAHA (19.953 novos registros / 13.25 % market share) e Honda (17.550/ 11.66 %) vem em seguida, a frente da KTM (12.978 / 8.62 %). A Kawasaki vem completar o Top 5 com 10.730 novos registros e um market share de 7.13 %. Harley-Davidson (9.857 / 6.55 %), Piaggio (9.520 / 6.32 %) e Suzuki (8,663 / 5.75 %) vem na sequencia. A Ducati complete o Top 10 com 5.751 novos registros / 3.82 % market share, seguido pela Triumph (5,009 /3.33 % ).

O Mercado Europeu em Números: Há também uma evolução positiva no que diz respeito motocicletas e scooters no mercado europeu. ACEM (Associação dos Fabricantes Europes de Motocicletas), a e EAVM - European Association of Vehicle Manufacturers, anunciaram que o crescimento inicado em 2014, continou no ano de 2015. Um total de 1,2 milhões de veículos foram matriculados (5,6% mais do que no ano anterior). Além de Alemanha, Espanha (+ 17,6%), Grã-Bretanha (+ 12,7%) e Itália (+ 6,3%) também registraram tendências positivas no mercado total.

Fonte: IVM - Industrie-Verband Motorrad Deutschland e.V. (IVM)



Sistema tributário, um complexo quebra-cabeça

Cada vez mais, uma eficiente gestão das empresas sobre o pagamento de impostos, taxas e contribuições criadas pelo governo constituem um fator importante para o seu sucesso, independente se é um fabricante, atacadista, lojista ou representante.

|||| 26 | ANFAMOTO em Revista | Edição 133

O Sistema Tributário Brasileiro é um dos mais caros e complexos do mundo. E essa realidade influi negativamente no dia a dia das empresas. Começando pelo fato de que ele tem vários responsáveis. É regulado pela Constituição Federal, pelo Código Fiscal Brasileiro, por leis complementares, pelas leis ordinárias, por resoluções do senado e pelas leis estaduais e municipais. Outro fato é que o ICMS, um imposto único, de onde vem a maior renda dos estados, tem 27 legislações diferentes, gerando uma verdadeira guerra fiscal. O presidente da ANFAMOTO destaca que o sistema tributário brasileiro além de muito complexo tem mais de seis dezenas de tributos em vigor e que elevar a carga tributária tem sido o caminho mais fácil e preferido dos nosso governantes. “O sistema tributário precisa ser urgentemente simplificado, não faz sentido que o ICMS tenha 27 legislações diferentes. O ICMS é responsável por 20% de toda arre-

cadação e é um tributo que onera a população mais pobre. Se o sistema tributário fosse simplificado, poderíamos gerar mais empregos e outros investimentos poderiam ser feitos. Além de sabermos que a arrecadação não é destinada para o que realmente é necessário. O cidadão brasileiro trabalha em média 153 dias por ano para dar conta da carga tributária que lhe é imposta. Um absurdo.” Comenta Leone. Para o empresário, é praticamente um pesadelo, pois é impossível estar a par de tantas normas e legislações tributárias, sem ter que contratar uma equipe qualificada e especializada em tributação, para contribuir com a gestão de seu negócio. De um modo geral, os principais tributos que as empresas têm que lidar são; •Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ); • Imposto sobre Produto Industrializado (IPI); • Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS); • Contribuição Social sobre o Faturamento das Empresas (COFINS); • Imposto aplicado sobre Mo-


vimentações Financeiras (CPMF); • Imposto sobre Importações (II) Estes são tributos federais, além deles, existe o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), um tributo estadual, o Imposto Sobre Serviços (de qualquer natureza) (ISS), um tributo municipal, além da contribuição previdenciária para o INSS (Instituto Nacional de Securidade Social). Obviamente, se menos dinheiro das empresas fosse dedicado a quitar o alto custo tributário de estar em atividade no Brasil, poderia ser revertido em mais empregos e investimentos, para que as mesmas empresas tivessem mais chances de crescer e prosperar. ‘’Os aspectos que mais influenciam nossos negócios são os impostos, que além de muitos, tem valores altíssimos’’, declarou Lucas Pena Mantovani, gerente comercial e de marketing da Polivisor, fabricante de viseiras e acessórios para capacetes. A realidade da Polivisor é a mes-

ma da grande maioria das empresas no Brasil. A saída para crescer neste cenário instável, afetado diretamente pela crise política em Brasília, além de reduzir os custos nos processos, é um novo sistema tributário, mais simples e justo que o atual com as marcas que estão empenhadas em gerar empregos e crescer no território brasileiro. O que seria um sistema tributário justo? Um sistema federal, unificado, sem a tributação em cascata, que afeta o preço final de produtos e serviços. Que não tributasse tanto quem produz e quem consome. O sistema tributário ideal seria um que arrecadasse o suficiente para o Estado ter condições de cumprir com suas obrigações - oferecer com qualidade educação, saúde e segurança a população - e que também consiga investir em melhorias de infra-estrutura. Uma melhor gestão dos recursos públicos ajudaria a mudar necessidade de uma carga tributária tão alta. Uma reforma tributária é necessária para dar fim a este atual sistema arcai-

co, burocrático, ineficiente e com suas alterações quase que diárias. A população, impotente diante de tantos tributos a pagar quando precisam de produtos e serviços, é a grande vitima do atual sistema, pois o custo para viver aumenta e seu poder de compra diminui, com isso a economia desacelera, pois as empresas faturam menos, o desemprego cresce, porque vendendo menos, as empresas tem que reduzir o número de funcionários e o circulo vicioso só aumenta. Falta interesse político para resolver este problema. Mas até quando? Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) falou a ANFAMOTO em Revista sobre o sistema tributário. “Sobre a carga tributária, as fábricas na Zona Franca de Manaus tem isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e a tributação do ICMS recai sobre os consumidores dos nossos produtos.


O desafio está em tornar nossos produtos mais competitivos no atual cenário e isto vai além da carga tributária. Estamos empenhados em encontrar melhorias na logística, na importação e exportação. Precisamos de um olhar mais amplo, além de esperar uma tributação zero sobre o que produzimos. O sistema é muito complexo e demanda das empresas a contratação de equipes especializadas. A sociedade espera uma revisão do atual sistema de forma a simplificar o controle dos impostos, algo que ajudaria tanto a operação da indústria quanto o órgão arrecadador, o governo. Neste sentido, poderíamos ser tão competitivos quanto outros países, que tem mecanismos mais simples

|||| 28 | ANFAMOTO em Revista | Edição 133

de arrecadação de impostos’’. Este problema tributário não ocorre apenas no Brasil, e por exemplo, empresas dos Estados Unidos e Canadá

também enfrentam essa complexidade. Até o fechamento dessa edição o impostômetro registrava mais de R$ 625 bi.





Sua moto em detalhe

Bauleto, um prático aliado do motociclista Usando pouco ou muito a sua moto, o bauleto é item indispensável para transportar ou armazenar com segurança seus pertences

Você pode até não gostar, por acreditar que sua moto fica mais bonita sem o bauleto, mas, é questão de tempo para mudar este conceito e perceber o quão útil é ter este prático acessório na sua moto e até mesmo em scooters, que já possuem bom espaço livre sob o assento, aumentando ainda mais a capacidade de armazenar seus pertences. O uso do bauleto torna seu deslocamento com moto mais confortável, pois você não irá precisar carregar uma mochila nas costas, além de proteger tudo que está dentro dele, em caso de chuva. No mercado, felizmente existem diversos fabricantes de bauletos entre eles a Camamori, Melc e Pro Tork, que são associadas a ANFAMOTO. Com diversos modelos e tamanhos de bauletos, de 26 a |||| 32 | ANFAMOTO em Revista | Edição133

52 litros de capacidade, que vão desde os pequenos, que mal cabem um capacete até os luxuosos, cheio de recursos extras para sua comodidade, como forro e elásticos que ajudam a não deixar seus pertences soltos, colaborando para a redução do ruído do bauleto com a moto em movimento. Alguns modelos mais simples podem gerar ruído ao transitar por irregularidades, devido a uma pequena folga entre a parte superior e inferior do bauleto. A Melc tradicional fabricante de peças plásticas para motocicletas sediada na cidade de Jundiaí, reconhecida pela qualidade de seus produtos como: paralamas, carenagens e carcaças de painel, resolveu em 2009, investir em uma nova linha de produtos. “Na oportunidade decidimos por focar nos-

sos esforços no desenvolvimento de uma nova geração de Bauletos. Lançamos em 2010 uma versão 33 litros, que foi um sucesso de vendas. Toda nossa linha de bauletos tem garantia de fabricação. Temos apostado fortemente nesta linha de acessórios e posso afirmar que hoje estamos entre os líderes na comercialização de bauletos no país.”, afirma W. Hélio – Gerente de Vendas da Melc.

Bauleto ou baú? Vale esclarecer que baú é aquele acessório utilizado por profissionais de moto frete, com capacidade em torno de 90 litros, podendo ser fabricando em fibra de vidro ou polipropileno, este último, o mesmo material utilizado nos bauletos, acessório


para motos de uso pessoal. O preço varia muito, de acordo com a capacidade e qualidade do bauleto, partindo de aproximadamente R$ 80,00. Na hora de escolher o item, antes de mais nada, é importante saber se na sua moto pode ser instalado um bagageiro para poder usar o bauleto. Entre tantas marcas e modelo, veja a rigidez dele e a qualidade da fechadura - modelos com chaves muito pequenas e finas indicam fragilidade.

Compre o tamanho certo para o seu uso Para saber o tamanho ideal e não errar comprando um muito pequeno ou muito grande, é simples. Vá até uma loja com os itens que pretende transportar ou armazenar nele quando estacionar a moto - mochila, capa de chuva, capacete do garupa, jaqueta, etc - e vá testando o armazenamento até encontrar um

na medida para a sua necessidade. Lembre-se que existe uma capacidade de carga dos bauletos - que varia de acordo com a marca e modelo que tem que ser respeitada, por isso, não pense que ao comprar um de 45 litros - considerado grande para uso pessoal - poderá colocar as pesadas compras que fez no mercado nele. Além de poder danificar o bagageiro que fixa o bauleto na moto, também poderá com o excesso de peso, comprometer a estabilidade a moto e até danificar a parte traseira do chassi da sua moto. Diferente de um carro, na moto, quanto menos peso carregar, melhor.

Fácil manutenção Em caso de algum dano, seja na fechadura, na chave, ou mecanismo de abertura dele, antes de pensar em adquirir outro, consulte se o fabricante do bauleto que você adquiriu comercializa reparos. Assim você tem seu ‘porta-malas’ funcionando novamente, gastando bem menos. Para manter a aparência dele sempre como novo, basta aplicar às vezes, com uma esponja limpa, silicone - produto muito usado em carros. Um acessório extra para o bauleto é o encosto com espuma, para garantir maior conforto a quem vai te acompanhar na garupa, tendo melhor ponto de apoio das costas. Se você roda bastante acompanhado, vale investir nisso, mas veja a compatibilidade do item com o seu bauleto antes da compra. Não recomendamos que leve produtos eletrônicos como notebook no bauleto, pois, apesar da proteção contra chuva, por exemplo, o acessório não garante proteção contra pancadas transmitidas após passar por irregularidades. Equipamentos delicados devem ser levados em uma mochila, e todo o resto, no bauleto.

Caramori – F. (11) 3601-4522 www.facebook.com/Acessórios-Caramori Melc – F. (11) 4815-9200 – www.melc.com.br Pro Tork – F. (43) 3571-2002 – www.protork.com


Artigo

Diferenças dos Sistemas CBS e ABS de frenagem: qual é melhor ou pior? sistema ABS, dado seu preço. Sim, infelizmente a segurança tem seu preço e nem sempre o fabricante olha pelo ponto de vista de salvar vidas, mas pela monetarização de sua produção. Não é de hoje que defendo o sistema ABS, vide matéria publicada há quase 4 anos, que disponibilizo em pdf: http://www.motociclismocomseguranca.com.br/2015/ wp-content/uploads/2015/05/223-Seguran%C3%A7a.pdf

O que é? André Garcia

Assim que a matéria sobre o lançamento da Yamaha NMax160 ABS foi publicada, fiquei surpreso com sua repercussão, em menos de 2 horas já tinha no Facebook dezenas de compartilhamentos e mais de 2.800 visualizações, centenas de comentários, e se tornou o mais lido no Cartão de Visita/R7. Além das qualidades da NMax160 ABS para bater de frente com a líder de mercado a Honda PCX, o que causou mais alvoroço foi a discussão ABS x CBS, a ponto deste que vos escreve, ser taxado de tendencioso por defender o sistema ABS. A questão está muito longe da simples compreensão do leitor e consumidor, todavia, existe toda uma guerra política e de bastidores em se adotar ou não o

ABS – expressão em alemão Antiblockier-Bremssystem ou em inglês, a mais utilizável, Anti-lock Breaking System é um sistema que evita que a roda bloqueie ou seja travada quando acionado o pedal e ou manete fortemente, gerando derrapagem, no caso da motocicleta, deixa o veículo de duas rodas sem controle, permitindo que obstáculos sejam desviados enquanto se freia e aproveitando-se mais o atrito estático, que é maior que o atrito cinético. Se quiser saber o que é atrito dinâmico e estático, acesse: http://www.sofisica.com.br/ conteudos/Mecanica/Dinamica/fa.php CBS – expressão em inglês, Combined Braking System, ele permite distribuir a frenagem, no caso da motocicleta, nas duas rodas por meio de um único comando, ou seja, quando se aciona o pedal do freio traseiro ou o manete da esquerda no caso do scooter, é acionado um pistão do sistema dianteiro. Há sistemas ainda que acionado o freio dianteiro, ele aciona o traseiro, mas hoje o mais usual é o que acionado o freio traseiro, aciona-se o dianteiro levemente.

Pilotando O sistema CBS em scooter, especialmente as de baixa cilindrada não é tão notado em |||| 34| ANFAMOTO em Revista | Edição 133

baixa velocidade e nas manobras no pesado trânsito, porque seu peso está centralizado na traseira, o mesmo não acontece com as motocicletas cuja distribuição de peso chega a 50% na dianteira e 50% na traseira. Com isso, quando você está “zig-zagueando” no trânsito e está controlando a moto em baixa velocidade usando o freio traseiro e a embreagem, o sistema CBS atrapalha, no caso das motocicletas, porque além de não haver necessidade de o freio dianteiro ser acionado, essa transferência causa peso na dianteira e perde-se agilidade. Outro ponto que merece destaque é que se você está realizando uma curva, notando que entrou muito rápido, a manobra correta, além do contra esterço, é acionar o freio traseiro para fechar a curva, se a moto tem o sistema CBS a tendência é a moto querer levantar e isso é péssimo naquele momento. Ainda o CBS pode trabalhar em conjunto com o ABS sendo eletronicamente acionado ou totalmente mecânico como acontece nas Honda PCX e CG. Foi divulgado esse sistema como bom, que reduziria os acidentes, testes de frenagem, etc..... Discordo! Todavia, pergunto: foi testado na terra? Qual é a realidade brasileira? Quem faz off road sabe que em curva ou dependendo da velocidade se você “pensar” em utilizar o freio dianteiro: é chão! Você perde a frente da moto. O sistema CBS tem como referência o usuário que tem medo de usar o freio dianteiro e ao iniciar a frenagem de seu veículo de duas rodas, aciona, tão somente, o freio traseiro. É óbvio que em linha reta, no asfalto você fazer o teste usando uma moto COM e SEM CBS, acionando, tão somente, o freio traseiro, o que detém o sistema CBS vai parar antes. O sistema ABS acabaria de uma vez por todas com a lenda de que usar o freio dianteiro: capota!


Com o sistema ABS independente, o usuário comum sabe que pode apertar ambos os manetes, no caso do scooter, ou manete e pedal de freio, na moto, com toda força que o sistema não vai deixar perder o controle do veículo. Ah!!! Mais o ABS não funciona adequadamente em pisos irregulares, cascalho, terra, aumentando o espaço de frenagem. Desculpa: papo para boi dormir!!! Tudo depende de como se vai regular o processamento do ABS e nisso a Honda já mostrou a possiblidade quando lançou a XRE ABS, veja no vídeo: https://www. youtube.com/watch?v=4rP-5EiG1ZU E faço aqui uma afirmação: sabe a história do ateu que quando começa a cair o avião chama por Deus? É meu amigo, na hora da fechada ou da parada repentina do trânsito o piloto que não usa o freio dianteiro, no desespero soca a mão e aí é acidente. Tenho visto isso diariamente nas palestras que faço nas empresas e mesmo com veículos que tem CBS.

A vantagem do ABS é brutal! Explico: o ABS permite a mudança de trajetória enquanto se aciona o freio dianteiro na moto ou scooter, se feito a mesma manobra com freio convencional sem ABS, gera o travamento, perde a frente e vai para o chão. Portanto enquanto o CBS só diminui o espaço de frenagem se o usuário aciona só o freio traseiro em comparação ao mesmo procedimento sem o CBS, o ABS não permite o travamento das rodas. Não é mais fácil garantir ao usuário que ele pode usar ambos os freios? E assim diminuir o espaço de frenagem de verdade!?!?!?

Se fizermos um teste com uma moto SEM ABS e com uma moto COM CBS, todavia, realizando a frenagem correta, ou seja, usando ambos os freios o sistema CBS se torna nulo. Se fizermos o mesmo teste com uma moto COM ABS, teremos praticamente o mesmo resultado, todavia, com a garantia de que em hipótese alguma haverá travamento das rodas. Dados interessantes: contra fatos não há argumentos O IIHS – Insurance Institute for Highway Security (Instituto das seguradoras norte-americanas para segurança viária), afirma que motos equipadas com sistema de freios ABS representam 28% menos acidentes fatais em cada 10 mil motos registradas nos Estados Unidos. Na Alemanha, o banco de dados GIDAS, mostra que 47% dos acidentes com moto são causados por frenagem com falha ou hesitante, problemas resolvidos pelo ABS. Na Suécia (Vägverket) sua Administração Rodoviária realizou estudo em 2009 que estimou em 38% dos acidentes com feridos e 48% dos acidentes fatais teriam sido evitados com o uso do sistema ABS.

existe, ainda podendo colaborar com o fim da lenda de que frear o dianteiro capota. Se você leu algo contrário, desculpa a sinceridade, mas quem defende o CBS ou não sabe o que está falando ou tem segundas intenções. Por razão, louvo veemente a postura da Yamaha em adotar freios a disco nas duas rodas com sistema ABS no scooter NMAX 160, além do 1º veículo abaixo de 250cm3 com o sistema no Brasil, é o veículo com ABS mais barato e está em total sintonia com a Europa que tornou obrigatório o sistema em veículos de duas rodas a partir de 125cm3 desde 01/01/2016. Por fim, se a Resolução 509 do CONTRAN empurrou com a barriga para 2019 e não obrigando todos os veículos a adotar o sistema ABS, o Projeto de Lei no Senado PLS 195/2012 está tramitando em passos lentos e pode sim receber seu apoio. Que tal um e-mail para o Autor do Projeto, Relator e todo Senado? Acesse: http://www25.senado.leg.br/web/ atividade/materias/-/materia/106016

No Brasil O fabricante só vai utilizar se for obrigado por lei. Existe uma “lenga-lenga” uma discussão sorrateira, é bem verdade, de que o sistema ABS não seria eficiente dado a irregularidade do piso. Imagine você: só 12% de toda malha viária é asfaltado. Todavia, afirmo: não é verdade! Repito: depende da regulagem ou calibragem que se der ao sistema ABS, depende da velocidade de processamento do sistema, e o vídeo da Honda fala por si só. Eu mesmo estive no lançamento da XRE ABS e fiz uma frenagem radical na terra descendo um barranco e não cai e a moto continuou em linha reta. Então, entre o sistema ABS e CBS não tenho dúvida que o ABS é o melhor que

André Garcia é motociclista, advogado especialista em Gestão e Direito de Trânsito, colunista na imprensa especializada de duas rodas, idealizador do Projeto Motociclismo com Segurança que busca aculturar a sociedade em segurança viária por meio de palestras e aulas de pilotagem, laureado com o Prêmio ABRACICLO de Jornalismo em 2008 – Destaque em Internet e 2013 – Vencedor na categoria Revista com matérias de segurança viária e homenageado na Câmara Municipal de São Paulo pelo Dia Internacional do Motociclista em agosto de 2013 com o Troféu “Marco da Paz” por sua atuação no trabalho de ação social e pela construção da cultura de paz no mundo. andregarcia@motosafe.com.br.


CADERNO DUAS RODAS Reforço importante no mercado Finalmente a Honda apresentou um scooter com mais desempenho, o atrativo SH 300i Apresentado no Salão Duas Rodas 2015, o SH 300i se diferencia pelo belo design e tecnologia. Na Europa, em 30 anos de história, a família SH já vendeu mais de um milhão de unidades. No Brasil, será produzido em Manaus (AM) e traz de série freios ABS (antitravamento), além do para-brisa, que é removível. A grande inovação está na tecnologia Smart Key, muito comum em automóveis. O scooter não tem um contato mecânico para inserir a chave de ignição tradicional. No SH, ela é eletrônica, e ao identificar a sua presença, libera a ativação da ignição, além do acesso ao prático porta-capacete e ao tanque de 9,1 litros, sob o assento. Seu motor monocilíndrico, de 279,1cm³, com arrefecimento a líquido mais eficiente e injeção eletrônica, funcionando apenas com gasolina. Rende 24,9 cv de potência, com torque de 2,59 kgf.m, garantindo mais segurança para o uso em pequenas viagens, mesmo com garupa. O SH 300i já está disponível, nas cores branca pérola e cinza metálica, com preço público sugerido de R$ 23.590, sem frete e sem seguro. A garantia é de três anos, com óleo gratuito em sete revisões.

O SH 300i inova com a chave eletrônica. Tecnologia ficando acessível.

Honda CG Quarenta anos de Honda CG 125 Lançada em 1976, a Honda CG 125 conquistou o Brasil pela sua funcionalidade, baixo custo e robustez. Em sua nona geração, com design bem atual, ganhou mais uma atualização. A nova CG 125i Fan, utilizada tanto profissionalmente quanto para lazer, tem motor monocilíndrico de 124,7 cm³, arrefecido a ar, que ganhou injeção eletrônica, em substituição ao carburador. Funcionando apenas com gasolina, rende 11,8 cv de potência, com torque máximo de 1,06 kgf.m. Bem simples, tem partida é a pedal e freio a tambor de 130 mm nas duas rodas. Além disso, tem novo tanque de combustível de 14,6 litros, com tampa fixa, além de novas pedaleiras. A CG 125i Fan está disponível nas cores preta ou vermelha, com preço público sugerido de R$ 6.790,00 sem frete e seguro. A garantia é de três anos. |||| 36 | ANFAMOTO em Revista | Edição 133


Nova família Triumph Bonneville no Brasil A Triumph Motorcycles começa a comercializar a nova família Bonneville, apresentada em outubro de 2015 na Inglaterra, com cinco modelos. A Street Twin chega no final de abril, com preço especial para as primeiras 200 unidades, de R$ 36.500,00. Os demais modelos serão lançados nesta ordem: Thruxton R em junho; Bonneville T120 em agosto e Bonneville T120 Black em setembro. Somente a Thruxton não será vendida no país. A Street Twin é a mais acessível da linha. Com motor bicilíndrico em linha de 900 cm³, rende 55 cv de potência, com torque máximo de 8,1 kgf.m. Simplista visualmente, mas com muita personalidade e tecnologia. Tem controle de tração, acelerador eletrônico, freios ABS e embreagem deslizante. Além disso, foram desenvolvidos mais de 150 novos acessórios, para customizar o modelo.

Uma MT para o dia a dia Derivada da YZF-R3, e com o design da família MT, a MT-03 é a grande novidade da Yamaha. Com motor bicilíndrico em linha, de 321 cm³, arrefecimento líquido e injeção eletrônica, funciona apenas com gasolina. A marca declara 42 cv de potência, com 3 kgf.m de torque, desempenho entregue de forma linear, suave, mas que aliado ao baixo peso - 166 kg ou 169 kg com freios ABS - e a equilibrada ciclística, garante uma pilotagem prazerosa, inclusive para iniciantes. A MT-03 chega no fim de maio, nas cores prata fosco com azul, vermelha com laranja ou preta, com preço sugerido de R$ 18.790 ou R$ 20.790 na versão com freios ABS, ambos sem frete.


CADERNO DUAS RODAS

BMW

100 anos de BMW Este ano, a Bayerische Motoren Werke, conhecida mundialmente pela sigla BMW, completou 100 anos desde sua fundação. A divisão de motos foi criada em 1923, com a R32, e desde então, a marca foi responsável por disponibilizar inovações nas motos, como o freio ABS, na K100, em 1988. O modelo mais vendido da BMW no mundo é a maxitrail R 1200 GS. No Brasil, a BMW começou a montar suas motos em 2009 e a última grande novidade foi a acessível G 310R, que está prevista para chegar ao mercado brasileiro em 2017, marcando uma nova fase da marca no mundo das motos.

Yamaha NMax

NMax, o scooter anti-Honda Outra novidade da Yamaha foi o scooter NMax. Alguns anos sem um modelo na categoria, liderada pela Honda, a marca volta com um modelo tecnológico, para tornar a pilotagem mais prazerosa e segura. Seu motor de 155 cm³ é monocilíndrico, com 4 válvulas, arrefecido a líquido e com injeção eletrônica, funcionando apenas com gasolina. Rende 15 cv de potência, com 1,46 kgf.m de torque. Na medida para o uso no perímetro urbano. Um diferencial é o comando de válvulas variável, que garante maior eficiência em qualquer faixa de rotação do motor. O resultado é um menor consumo de combustível. O painel é todo digital, com boa visibilidade. O conjunto pesa apenas 127 kg e um diferencial é o ABS de série. O preço sugerido é de RS 11.390,00. |||| 38 | ANFAMOTO em Revista | Edição 133


Lazareth LM 847

Imaginação sem limites Em março, no Salão de Genebra, o francês Ludovic Lazareth, conhecido por construir motos inimagináveis, surpreendeu novamente com um espetacular ‘quadriciclo’, o Lazareth LM 847. Pesando 400 kg, tem motor V8 de 32 válvulas e 4.691 cm³, de um superesportivo Maserati GranTurismo MC Stradale. Com transmissão automática hidráulica, tem potência máxima de ‘apenas’ 470 cv, com 62 kgf.m de torque! Parar esse ‘monstro’ exige igualmente potentes freios. Na frente, grandes discos de 420 mm com pinças Nissin de carro, com oito pistões cada. Na traseira, discos de 255 mm de pinça Brembo de quatro pistões. Na suspensão traseira, para garantir estabilidade, um monoamortecedor ajustável, fixo na transversal, com ação nos dois sentidos. A traseira é de uma Ducati 1199 Panigale e os pneus são Michelin Energia Cup Evo.

Conceito Harley-Davidson 750 Stealth Quebrando paradigmas?

Uma maxitrail Harley-Davidson. Esta é a proposta do conceito 750 Stealth, revelado no 37º Bangkok International Motor Show. A moto se destacou entre as novidades da concorrência, exatamente por ser algo inesperado, afinal a fabricante americana é mundialmente popular pelas motos custom. Não é um conceito criado pela fábrica e sim, por um concessionário da marca na Tailândia, que desenvolveu tanque, escapamento e carenagens exclusivos. Chassi e motor são da Street 750. Suspensões Ohlins, rodas e balança do conceito são de motocross. Será que a marca vai analisar a possibilidade?

Ducati Scrambler

Se acertar no preço, será sucesso no Brasil No Brasil, já temos quatro modelos da linha Scrambler, todos com o motor de 803 cm³ e 75 cv de potência, com o menor preço em RS 38 900 da versão Icon, ainda está longe de ser considerada acessível. Para quem sonha em ter a sua primeira Ducati pagando menos a saída é a Scrambler Sixty2, revelada no último Salão de Milão, inspirada na Scrambler de 1962, tecnicamente menos requintada que as Scrambler maiores, projetada para mercados como o brasileiro, onde motos de menor cilindrada fazem mais sucesso. Seu motor bicilíndrico em V a 90° de 399 cm³ é arrefecido a ar, traz o comando de válvulas desmodrômico e tem potência máxima de 41 cv e 3,5 kgf.m de torque. Sua ciclística acertada garante a moto sempre sob controle. O estilo simplista e cheio de personalidade deverá alavancar as vendas da marca no mundo. Ainda sem previsão no Brasil.


Artigo

Exercícios funcionais ajudam a melhorar performance de pilotos de motocicletas

Fabio Aquino

“O piloto de moto trava uma batalha diária contra o estresse, medo, cansaço e busca vitória ao final de sua jornada contra o corpo, que no decorrer do dia sofre desgastes com as agressões climáticas e musculares. Com a falta de preparo físico, os motociclistas estão sujeitos a problemas de coluna, dores e tensões musculares. A falta de força e cansaço podem ser os responsáveis por acidentes. O piloto se mantém sobre a moto utilizando a força isométrica exercida para manter uma posição, empregando músculos adutores para travá-la com as pernas, além de ombros e bíceps para se segurar no guidão. O treinamento funcional é uma nova opção para quem precisa fazer exercícios, está cansado do ambiente de academia e busca qualidade de vida. Enquanto os aparelhos da academia trabalham os músculos de forma isolada, o treinamento funcional, como o próprio nome sugere, foca a atenção na função articular, priorizando o movimen-

|||| 40 | ANFAMOTO em Revista | Edição 133

to natural do corpo. Entenda que cada articulação que a gente tem no corpo tem uma função; o tornozelo, por exemplo, mexe para todos os lados, é uma articulação de mobilidade, o joelho, por sua vez, mexe somente em um eixo, tendo como função a estabilidade. As lesões vêm justamente quando existe a perda dessa função articular. Um joelho que começa a mexer muito vai acabar com um ligamento rompido. Esse é o caso de muitos motociclistas e jogadores de futebol que imobilizam o tornozelo para evitar torções, transferindo a função de mobilidade para o joelho, que acaba lesionado. Essa técnica que permaneceu por muito tempo na exclusividade dos preparadores físicos de atletas, hoje começa a ser utilizada também no tratamento e na prevenção de lesões. O principal objetivo de quem busca o Treinamento Funcional é melhorar a qualidade de vida. Para isso, consciência corporal, dedicação e mente aberta são essenciais. Com o uso de inúmeros equipamentos como kettlebells (um peso que parece uma chaleira), cordas, borrachas, medicineballs, slide (uma superfície lisa que você literalmente escorrega como se estivesse esquiando) tédio é a última coisa que você irá sentir. Os resultados aparecem depois de 1 a 2 meses de treinos e são diversos: qualidade de movimento, aumento da coordenação e equilíbrio, postura, resistência física e aeróbica, aumento da capacidade física para outros esportes, entre

outros. Vale a pena separar uns minutos do seu dia e investir em você e em sua saúde. Exercite-se. Alguns benefícios do Treinamento Funcional: - Melhora da postura - Equilíbrio muscular - Diminuição da incidência de lesões - Melhora do desempenho atlético - Estabilidade articular - Aumento da eficiência dos movimentos - Melhora do equilíbrio estático e dinâmico - Melhora da força e coordenação motora - Melhora da resistência cardiovascular e muscular - Melhora da lateralidade corporal - Melhora da flexibilidade Fabio Aquino é profissional de ponta, graduado, especializado e altamente qualificado como Personal Trainer desde 2000. Possui em seu portfólio, especialidades como: articulações, nutrição, coluna vertebral, musculação para hipertensos, diabéticos e cardiopatas, entre outras atividades envolvidas com a saúde, bem estar e qualidade de vida. Seu foco é garantir aos alunos e clientes, bem estar e vida saudável. Oferecendo um trabalho personalizado, dispondo de conhecimento avançado, tendo como finalidade a valorização de uma vida melhor e saudável, através da prática de atividades físicas.


Apoio

Movimento maio amarelo

Entramos no mês de maio e logo já nos lembramos do Movimento Maio Amarelo. Esse movimento nasceu com a proposta de chamar atenção da sociedade e autoridades para o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito em todo mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente

discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas. A escolha do mês de maio não é por acaso. Justifica-se por ser um mês histórico para a segurança mundial no trânsito. Em maio é feito o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Em 11 de maio de 2011 a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo. Dados assustadores revelam que no Brasil, o número de mortes no trânsito é de aproximadamente 23 por 100 mil habitantes. A Politica Nacional de Trânsito é reduzir para a metade esse número. “Não devemos lembrar que o trânsito e os acidentes tem mata-

do muitos cidadãos somente em datas especificas, mas sim dentro de um planejamento que mobilize a sociedade e autoridades para uma reflexão e que tenha desdobramentos em ações permanentes. Entretanto o Movimento Maio Amarelo é importante para manter acesa a discussão diária, de forma incansável, que as mortes no trânsito são um problema endêmico e de saúde publica, algo precisa ser feito com urgência. A ANFAMOTO apoia o movimento”. Relata Orlando Leone, Presidente da ANFAMOTO. O Maio Amarelo esta nas redes sociais e pode ser acessado pelo Facebook no link www.facebook.com/maioamarelo e no twitter pelo endereço @maioamarelo. O site do movimento traz muitas informações acesse: http://maioamarelo.com/. Participe seja você também um agente da paz no trânsito.


Associados

Anfamoto realizou reunião de associados para discutir temas relevantes para o setor

O encontro teve como objetivo apresentar aos associados às atividades realizadas ao longo de 2015 e as que estão em andamento em 2016 A reunião anual de associados foi realizada na sede da ANFAMOTO, em abril e teve o intuito de apresentar aos associados às atividades realizadas ao longo de 2015 e as que estão em andamento em 2016, bem como promover a integração dos associados e o engajamento nas atividades da entidade. O Presidente da entidade, Orlando Cesar Leone, saudou a participação dos associados no encontro e destacou o trabalho da ANFAMOTO e sua diretoria na defesa dos interesses do setor de motopeças. Ressaltou também a importância do encontro para que todos os associados tenham ciência, participem e colaborem com os projetos da entidade. “Tenho a satisfação de compartilhar com todos as conquistas da ANFAMOTO e destaco esse ano a criação das frentes parlamentares estadu|||| 42 | ANFAMOTO em Revista | Edição133

al e federal. Vamos passar a ter voz na casa das leis.”, comentou Leone, que também agradeceu todo o empenho de sua diretoria que colabora com o andamento da entidade. O presidente ainda enfatizou que o associado precisa participar da vida da associação, pois a entidade é de todos. Agradeceu a presença dos associados. “Me alegra ver que mesmo com um pequeno número de presentes, embora tenhamos muitos associados, nosso chamado é atendido e sabemos que teremos colaboradores para avançar com o trabalho”, finalizou Leone. Entre tantos assuntos relevantes que foram trados, o encontro teve como objetivo apresentar as atividades realizadas ao longo de 2015 e as que estão em andamento em 2016. O ponto alto da reu-


nião foi o anúncio feito pelo presidente da ANFAMOTO sobre a criação da Frente Parlamentar de Veículos de Duas Rodas, no âmbito estadual (SP), que será coordenada pelo Deputado Estadual Jorge Wilson (PRB/SP) e da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria e Comércio de Motopeças, em âmbito federal que será coordenada pelo Deputado Federal Celso Russomanno (PRB/ SP). Em breve as frentes parlamentares serão instaladas e os trabalhos terão início.

Participe das atividades da ANFAMOTO. Entidade forte é entidade unida!


Notícias

Setor de duas rodas mantém 2º lugar em empregos no PIM

Entra em vigor portaria que exige exames toxicológicos para motoristas profissionais Entrou em vigor, em 02 de março, a Portaria MTPS 116/2015, regulamentadora da Lei n.º 13.103/2015, dispondo sobre a realização de exames toxicológicos em motoristas profissionais no transporte rodoviário de cargas e passageiros. A portaria determina a realização do exame na pré-admissão, a cada dois anos e meio, e na demissão de profissionais, contratados no regime CLT. Para a emissão e renovação das CNHs categorias C, D e E, todos os motoristas profissionais,

A economista Rebecca Garcia, titular da Su-

tanto contratados no regime CLT, quanto autô-

perintendência da Zona Franca de Manaus

nomos, deverão a partir de 30 de abril, segun-

(Suframa), está otimista com os contatos que

do a Resolução 517 criada pelo Conselho Na-

manteve com representantes da indústria de

cional de Trânsito (Contran), e pela Lei federal

duas rodas, em São Paulo, pelas perspecti-

13.103/2015, realizar o exame toxicológico jun-

vas abertas para o segmento que fechou

tamente com os demais exames obrigatórios.

2015 como o segundo em faturamento e em

O exame analisa a queratina coletada de amos-

postos de trabalho.

tras de cabelo, pelos ou unha do profissional e

Em 2011, ano em que se encerrou um ciclo

constata se, nos 90 dias anteriores à coleta, o

de crescimento sustentado, setor de duas ro-

motorista consumiu drogas psicoativas, como

das, segundo maior empregador do Polo In-

cocaína e crack, entre outras.

dustrial de Manaus (PIM), empregava diretamente 110.681 pessoas, gerando faturamento

Drogas e acidentes

de mais de 14 bilhões de Reais. Com faturamento de R$ 13,01 bilhões em

O principal objetivo dessa lei é reduzir o nú-

2015, o que também assegura a segunda co-

mero de mortes em acidentes de trânsito. Da-

locação em vendas entre as indústrias incenti-

dos do Instituto Nacional de Seguridade Social

vadas, o polo de duas rodas manteve sua po-

(INSS) indicam que, no ano de 2014, das 2.660

sição na oferta de empregos ao obter média

mortes registradas, 399 tiveram motoristas no

mensal superior a 16 mil empregos na indús-

exercício profissional de sua atividade.

tria da Zona Franca de Manaus.

||||

44

| ANFAMOTO em Revista | Edição 133


Governo prevê deficit de R$60bi no ano que vem O Governo entregou ao Congresso, no dia 15 de abril, uma proposta de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2017, prevendo deficit primário (despesas maiores que as receitas) nas contas públicas pelo quarto ano consecutivo. Nas discussões realizadas no mês de abril, foi definido que será indicado um rombo de R$ 60 bilhões para o próximo ano, inferior aos R$ 96,65 bilhões previstos para 2016 pela equipe econômica. Para fechar as contas no vermelho em 2017, o governo deve optar por fixar uma meta zero de economia e pedir autorização do Legislativo para promover abatimentos. Podem ser descontadas da meta frustrações com receitas e gastos com investimentos do governo federal. A meta original de 2016, por exemplo, era de uma poupança de R$ 24 bilhões para o pagamento de juros da dívida pública. A Fazenda decidiu então abater R$ 84,2 bilhões e fechar o ano com um rombo de R$ 60,2 bilhões.

Em março, pediu autorização para elevar o rombo para R$ 96,65 bilhões. A estimativa do governo para 2017 é mais otimista que as projeções do mercado. Economistas consultados pelo Ministério da Fazenda estimam que as contas do governo federal vão mostrar deficit de cerca de R$ 100 bilhões em 2016 e 2017. De acordo com a pesquisa Prisma Fiscal realizada no mês passado pelo ministério, e divulgada nesta quinta, a previsão para o resultado negativo em 2016 passou de R$ 79,5 bilhões, em fevereiro, para R$ 100,5 bilhões, no levantamento de março. Para 2017, a projeção de deficit subiu de R$ 71,3 bilhões para R$ 103,5 bilhões. A projeção para a dívida bruta passou de 74,15% para 74,35% do PIB em 2016 e de 78,75% para 80% do PIB no final do próximo ano. Fonte: Fenabrave

Posso andar de moto no corredor de ônibus em São Paulo? Pode ser que você não saiba, até porque não há muitas placas e sinalizações que trazem este tipo de informação, mas fique sabendo que motocicletas e carros têm autorização para a circulação nos corredores de ônibus da cidade de São Paulo, desde que sejam respeitas algumas regras específicas para a utilização deste espaço, que é destinado aos veículos coletivos que prestam serviço de transporte público. Motos e carros podem andar nos corredores de ônibus nos seguintes horários: • Nos dias úteis, das 23 às 4 horas; • Nos feriados, de 0 hora às 4 horas do dia seguinte;

• Inajar/Rio Branco/Centro • Campo Limpo/Rebouças/Centro • Santo Amaro/Nove de Julho/Centro • Cidade Jardim • Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro • Capelinha/Ibirapuera/Centro • Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro • Itapecerica/João Dias/Centro • Paes de Barros • Luiz Carlos Berrini É sempre importante ressaltar que as faixas exclusivas de ônibus têm restrições específicas de velocidade e que podem ser diferentes das outras faixas que fazem parte da via.

Corredores de ônibus de SP liberados para o tráfego: • Pirituba/Lapa/Centro

Confira a legislação da Portaria 76/14 SMT (Secretaria Municipal de Transportes)


DICAS & LANÇAMENTOS

#1 MONTANNA

#2 FISCHER

Os amortecedores Maxx são construídos com câmara dupla que possui duas válvulas que regulam a passagem do óleo para limitar e controlar o movimento da mola, unindo a implementação de ar ou nitrogênio no sistema da segunda câmara. Conseguimos garantir um retorno de posicionamento inicial mais preciso, o que proporciona ao piloto muito mais conforto e aderência sem falar da segurança na pilotagem.

A Fischer disponibiliza para o mercado o disco de freio traseiro da Scooter DAFRA modelo Cityclass 200i, código DF100. Fabricado em aço inoxidável de alta qualidade o produto é também fornecido como componente original desta montadora no Brasil. Consulte também discos de freio de outras montadoras.

MAIS INFORMAÇÕES: (11) 2475-7000

MAIS INFORMAÇÕES: (11) 4822-7171

MAIS INFORMAÇÕES: w.helio@melc.com.br

#4 HJC CAPACETES

#5 MUNDOPEÇAS

#6 VALFLEX

Leve e super resistente. É assim que definimos o RPHA-10 Mamba. Desenvolvido em 3 fibras multicompostas, carbono, aramida e vidro. Testado e aprovado em exclusivo túnel de vento.

AMORTECEDORES FAR RAFAELA: Desenvolvidos seguindo as características dos modelos originais, a FAR RAFAELA completou sua linha de amortecedores monoshocks pro-link para atender todos os modelos de motocicletas do mercado nacional. O grande diferencial é que todos são pneumáticos-hidráulicos garantindo o melhor funcionamento da categoria.

A VALFLEX amplia sua linha de produtos Dafra, disponibilizando Jogo de juntas e Elemento de Filtro de ar Riva 150. Não deixe de conhecer nossa linha completa acessando nosso site.

MAIS INFORMAÇÕES: www.hjcdobrasil.com.br

MAIS INFORMAÇÕES: mundopecas.wix.com/mundopecas

MAIS INFORMAÇÕES: (11) 2317-3388

|||| 46 | ANFAMOTO em Revista | Edição 133

#3 MELC A Melc lançou recentemente o Bauleto 36 litros com lente cristal. A matéria prima utilizada para confecção desta nova lente é de primeira linha, fato que assegura a qualidade exigida por nossos clientes.



DICAS & LANÇAMENTOS

#7 REPSOL

#8 CONTROLFLEX

#9 NASA CAPACETES

Lubrificante para motores a 4T de todas as cilindradas. A particular composição do Repsol Moto Rider torna-o adequado para realizar muitos quilômetros sem preocupação de perda de rendimento ou desgaste prematuro dos componentes do motor nas diversas situações. Ideal para, entre outros usos, longos trajetos sem ser necessário controlar o seu consumo devido à sua viscosidade especial .

A Controlflex Cabos lança novos cabos de acelerador de qualidade compatíveis com os modelos de moto da Honda como CB 500X, CBR 500R, CBR 650F e POP 110i. Produtos a um custo competitivo, os novos cabos trazem a garantia de segurança, desempenho e durabilidade do original!

Nasa 881 Monster, o capacete perfeito para você que não abre mão de conforto, segurança e estilo. Esse é mais um dos novos grafismos da linha 881. Nasa, todo mundo U.S.A!

MAIS INFORMAÇÕES: (11) 2475-7000

MAIS INFORMAÇÕES: www.controlflex.com.br

MAIS INFORMAÇÕES: (11) 2087-7755

#10 RK CHAIN

#11 UNIBEAR

#9 PLASMOTO

Testadas e aprovadas nos melhores laboratórios do mundo: As pistas do MotoGP. Produto Campeão mundial, com Marc Marques. Tecnologia japonesa, corrente original Honda, usada pelos melhores pilotos do mundo. Conheça as correntes RK Racing Chains, sucesso mundial em tecnologia e vendas.

Chegaram os kits transmissão Supreme Unibear. O que já era bom, agora está melhor. Se a confiança com o tradicional é inquestionável, imagina com o Supreme?

Complementando sua linha de lanternas e iluminação, a PLASMOTO, lança a Lente de Lanterna para Shineray Jet.

Experimente e comprove!

Mantendo a tradição de qualidade em seus produtos, a Lente de Lanterna, é feita em material de alta resistência, conferido um produto com excelente acabamento e durável.

MAIS INFORMAÇÕES: (11) 2475-7000

MAIS INFORMAÇÕES: (11) 2475-7000

MAIS INFORMAÇÕES: www.plasmoto.com.br

|||| 48 | ANFAMOTO em Revista | Edição 133


Lista de Associados

FABRICANTES

A.A.S. Moto Ind. e Com.(Pedro A. Souza) R. Centralina, 268-A 08410-100 - São Paulo - SP Tel.: (11) 2961-6902 - Fax.: (11) 2961-4665 E-mail: aasmoto@ig.com.br Fabricante de Guarnição para ponteiras de escapamentos e elementos para filtro de ar (espuma) A.F. Frigeri Coml. de Moto Peças Ltda R. Sergio Cardoso, 210 - Jd. do Trevo 13211-380 - Jundiaí - SP Tel (11) 4581-1282/ Fax (11) 4582-6595 E-mail: comprasvendasfrigeri@terra.com.br Site: www.frigeri.com.br Fabricante de Filtros de ar Alba Industrial Impermeáveis Ltda Rua Fernão Pompeu de Camargo, 835 Jd. Trevo - 13041-025 - Campinas -SP Tel.: (19) 3272-9821 / Fax: (19) 3272-9795 Site: www.albaindustrial.com.br Fabricante de conjuntos impermeáveis, capas p/ motos, sobre botas, luvas, casacos, blusões e mochilas Arbyn Favaro Tecnometal R. Eng. Guilherme Cristiano Frender, 1.114 Aricanduva 03477-000 São Paulo- SP Tel.: (11) 2727-3777 / Fax: (11) 2722-1444 E-mail: arbyn@arbyn.com.br www.arbyn.com.br AWA Motos Rua Lavineo de Arruda Falcão, 1272 14808-390 – Araraquara – SP (16) 3301-1890 E-mail: marina.murari@awamotos.com.br Site: www.awamotos.com.br Baterias Heliar Av. Antonio Carlos Cômitre, 540 6º andar Campolim 18047-620 Sorocaba-SP Tel.: (11) 3416-8125 Site: www.heliar.com.br Brandy Indústria e Comércio Ltda. Rua: Caconde 660 - Salgado Filho 14079-016 Ribeirão Preto - SP (Ref.: Marginal da Rod.Anhanguera Km 317) Tel (16) 3995-9955 / Fax (16) 3995-9953 e-mail: brandy@brandy.com.br Site: www.brandy.com.br Fabricante de: Coxim, pastilhas, guia, tensor, filtros, reparador, lubrificantes e linha de óleos. BRV Ind. De Artigos Plast. Metal. Ltda Rua Ituverava, 89 03151-020 – São Paulo – SP Tel.: (11) 2273-7329 Site: http://brvmoto.wix.com/brv-moto# Fabricante de Borrachas e plásticos.

Cachorro Locco Confecções Ltda Rua Belchio Carneiro, 239 05068-050 - São Paulo - SP Tel.: (11) 3864-6406 Fax.: (11) 3672-6565 Site: www.cachorrolocco.com.br Fabricante de capas, jaquetas e mochilas Caramori Ind. e Com. Ltda. Av. Dr. Alberto Jackson Byington, 1777 06276-000 - Osasco - SP Tel (11) 3601-4522/Fax (11) 3601-2608 E-mail: caramori@gmail.com Fabricante de acessórios e baús. Cerâmica e Velas de Ignição NGK do Brasil Ltda.

Estrada Mogi - Salesopolis, Km 9 - Cocuera

08701-970 – Mogi das Cruzes - SP Tel (11) 4793-8000 Site: www.ngkntk.com.br Fabricante de Velas de ignição, cabos de ignição, terminais supressivos e sensores de oxigênio

CIA. Magnetron Indústria e Comércio de Componentes Alameda Arpo , 750-e, Ouro Fino 83010-290 – São José dos Pinhais – PR Tel. 41 3381 8800 / fax 41 3381 8855 E-mail: magnetron@magnetron.com.br Site: www.magnetron.com.br Fabrica e distribui produtos de ignição e energia para motos como, Bobinas de ignição, luz, força e pulso, reles de partida, chaves de ignição, Bombas de combustível, fiação principal, buzinas, lâmpadas e velas de ignição. Cometa Ind. e Com. de Moto Peças Ltda. R. Sitha, 301 Jd. Inamar 09981-070 Diadema – SP Tel (11) 4091-1517/Fax (11) 4091-6006 Site: www.cometamoto.com.br Fabricante de manetes, manicotos e pedais. Controlflex - Ind. Cabos Comando Ltda. R. Carmelina Garcia, 790 – Altos da Fortaleza 18113.010 - Votorantim - SP PABX: 15 3353.9000 – SAC 0800 10 6969 Site: www.controlflex.com.br Corteco América do Sul- Freudenberg Av. Piraporinha, 411- Jd. Oriental 09950-902 - Diadema - SP Tel (11) 4072-8000 Site: www.corteco.com.br Fabricante de retentores e selos haste de válvulas, Juntas de motor, reparo da direção hidráulica, kit câmbio, filtros de ar-condicionado e kit de roda com e sem rolamento Corvintec Indústria e Comércio Ltda. (Motovisor) R. Sérgio Tomás, 550 01131-010 - São Paulo - SP Tel (11) 3223-4344/Fax (11) 3361-7591 Site: www.motovisor.com.br Fabricante de Acessórios e Viseiras. Costa e Brito Ind. e Com. Ltda-ME BRC Racing Av. Sampaio Corrêa, 546 Santa Luzia 24722-500 São Gonçalo – RJ Tel/Fax: (21) 3606-2074 Site: www.escapamentosbrc.com.br Fabricante de Escapamentos

Dagostin / Maximo Fabr. De Peças p/ Motocicletas - Máximo Rod. SC 443, Km 17,9 B. Graziela 88830-000 Morro da Fumaça – SC. Tel (48) 3434-4711 Site: www.exijamaximo.com.br Fabricante de retrovisores para motocicleta. Danidrea Ind. e Com. Ltda. R. Aristides Crivellaro, 474 Morro das Pedras 13279-813 Valinhos – SP Tel (019) 2136-0888 E-mail: danidrea@danidrea.com.br Site: www.danidrea.com.br Fabricante de Caixa de Direção, Reparos p/ Freios, Buchas p/ Suspensão,Travas p/ Coroa. Defender Tech Ind. e Com. de Equip. Eletrônicos Ltda R. Gaspar Martins, 92 90220-160 Porto Alegre – RS F. (51) 3023-2007 E-mail: vendas@defendertech.com.br Site: www.defendertech.com.br Deltacapas Comercial e Industrial Ltda Av.: Das Industrias, 750 – prédio: 02 – modulos: 04 e 05 Dstrito Industrial 94930-230 Cachoeirinha-RS tel.: (51) 3238-4000 - fax: (51) 3238-4004 Demtec Artefatos de Borracha Ltda. Rua: Maria Rosa de Jesus, 200 V. Sto. Antonio 08534-030 Ferraz de Vasconcelos – SP Tel.: (11) 2280-3661/4674.5435 Call free- 0800.707.3661 e-mail: vendas@demtec.com.br site: www.demtec.com.br Fabricante de Coletores de Admissão, Bucha da Coroa e Coxim. Dewan Distribuidora Automotiva Ltda Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 401 13571-410 São Carlos – SP Tel.: (16) 3411-6688 E-mail: Waldemar@dewan.com.br Site: www.dewan.com.br Ebram Metalurgica Imp. Exp. Ltda R. da Primavera, 194 09980-040 Diadema – SP F. (11) 4051-2066 Fax: (11) 4051-2066 E-mail: ebramvendas@yahoo.com Site: www.aronipmotos.com.br Fabricante de Aros e raios EBF VAZ - Ind. Com. Ltda. Av. Arquimedes, 615 - Cx.Postal 00436 13211-840 - Dist. Indl. Jundiaí - SP Tel (11) 4585-3900 /Fax (11) 4582-1613 E-mail: clientes@ebf.com.br Fabricante de Coroas, Pinhões e Engrenagens. EGK Motoparts Ind. e Com. Ltda R. Iolando Ribeiro Boaventura, 394 Jd.Maringá 03525-120 São Paulo – SP Tel/Fax: (11) 2021-2491 www.egkmotoparts.com.br E-mail:vendas@egkmotoparts.com.br Fabricante de correntes de comando, filtro de ar, filtro de óleo e caixas de direção


Lista de Associados

Eninco Eng. Ind. e Com. Ltda. Av. Brasil, 20384 - Coelho Neto 21515-000 - Rio de Janeiro - RJ Tel (21) 3907-5400 / Fax (21) 3907-5415 Site: www.eninco.com.br Fabricante de raios e aros em alumínio e aço para motos e bicicletas. Evolution Ind. Com. Pçs Acess. Ltda-ME Estrada do Guarapiranga, 4200 Pq. Europa 04911-005 São Paulo – SP Tel.: (11) 5514-5007 e-mail: vendas@evolutionind.com.br Site: www.evolutionind.com.br Fabricante de: Reparo de Carburador , Reparo de Freio, Coxim da Coroa, Cilindro de Bengala, Pedal de Cambio, Caixa De Direção, Engrenagem Do Velocimento Etc Fabreck - Emedepe Peças e Acess. Lt. R- Uirapuru, 450 Waldemar Hauer 86030-410 Londrina – PR Tel (43) 3347-3696 E-mail: fabreck@fabreck.com.br Fabricante de Pastilhas, patins, cubos, rodas esportivas, trava de segurança, Saca bucha e porta baú Fapinha Miniveículos Motores Ltda. R. Itamanduaba, 18 - Jd. Umarizal 05755-140 - São Paulo - SP Tel (11) 5842-5000 E-mail: fapinha@fapinha.com.br Fabricante de miniveículos Fischer Pastilhas e Freios Especiais Rua Eng. Frederico Fischer Jr., 75 09411-080 – Ribeirão Pires – SP Tel.: (11) 4822-7171 - Fax: (11) 4822-7193 Vendas: (DDR) (11) 4822-7181 E-mail: vendas@fischerfreios.com.br Site: www.fischerfreios.com.br Fabricante de pastilhas de freio, patins e discos de embreagem. FNA - Fábrica Nac. de Amortecedores Ltda. AV. Perimetral Bruno Segalla, 11.114 -Kayser 95098-752 - Caxias do Sul - RS Tel: (54) 3213.6500 - Fax: (54) 3213.6511 E-mail: vendas@fna.ind.br Site:www.fna.ind.br Fabricante de Amortecedores e cilindros Gallic Ind. e Com. Ltda R.São João, 340 Jd.N.Sra. Caminho 08540-200 Ferraz de Vasconcelos – SP Tel. (11) 4676-7756 Fax (11) 4676-9090 E-mail: gallic@uol.com.br Site: www.gallic.com.br Fabricante de aro e guidão de moto GEMOTO R. 28 de Junho, 386 V. Morangueirinha 87040-280 Maringá – PR Tel/fax (44) 3028-8559 Site: WWW.gemoto.com.br E-mail: gemoto@gemoto.com.br Fabricante de: escapamentos, guidões, pedais de partida,pedais de apoio (estribos), cavalete laterais, suporte aranha de farol |||| 50 | ANFAMOTO em Revista | Edição 133

Gow Helmets Indústria e Comércio Ltda Av. Riachuelo, 73 76970-000 Pimenta Bueno – RO F. (69) 3451-2550 E-mail: gow@gowcapacetes.com.br Fabricante de Capacetes Grua Ind. e Com. Ltda. R. Prof. João Machado, 325 - Freguesia do Ó 02927-000 - São Paulo - SP Tel (11) 3931-0891/Fax (11) 3931-5744 Site: www.grua.com.br Fabricante de cabos de comando, bucha da coroa e da balança, ferramentas especiais. GVS SPORT Ind. e Com. de Peças Ltda Estrada Municipal, 1840 - Jundiazinho 07600-000 Terra Preta Mairiporã - SP Tel: (11) 4486-2611 Fax: (11) 4343-5012 Site: www.gvssport.com.br Fabricante e retrovisores IKS Industria de Cabos Ltda – IKS Cablex Rodovia da Convenção, 1900 Conte 13324-240 Salto – SP Tel: (11) 4028-0522 Fax : (11) 4028-2480 Site: www.iks.com.br Fabricante de cabos de comando Ind. de Baterias Raiom Ltda R. Dois, 216 Distrito Indl. 35040-600 Govern. Valadares – MG Tel.: (33) 3279-9696 Site: www.bateriasraiom.com.br Ind. e Com. de Motopeças Chapam Av. Longarone, 1329 - Bairro De Villa 88840-000 - Urussanga - SC Tel/Fax (48) 3465-1453 / 3465-3290 e-mail: chapam@terra.com.br Site: www.chapam.com.br Fabricante de alças, antenas, bagageiros, cavaletes, guidões, pedai de freio, protetores, suportes diversos, etc. Ind. de Pistões Rocatti Ltda Av. Gil Martinez Perez, 25 14807-038 Araraquara – SP Tel. (16) 3311-4144 Fax (16) 3322-2311 E-mail: Joaquim.caratti@rocatti.com.br Site: www.rocatti.com.br Prestação de serviço de:Usinagem, fundição em ligas de alumínio, pintura epóxi , cromo duro e nicasil Industrial Levorin S/A Av. Monteiro Lobato, 2.495 - B. S. Roque 07190-002 - Guarulhos - SP Tel (11) 2464-6500/Fax (11) 2464-2325 E-mail: indlevorin@uol.com.br Fabricante de Artefatos de Borracha J.A Varella e Cia Ltda - Motovisão Rua: Vitório Marenda, 408 Afonso Pena 83045-680 São José dos Pinhais –PR Tel/Fax.: (41) 3382-9262 Site: www.motovisao.com.br Fabricante de viseiras e acessórios Jeskap Ind. Com. Imp. Exp. Ltda – Epp Rua Pedro Criste, 65 06900-000 – Embu Guaçu – sp (11) 4661-8020 E-mail: adm@jeskap.com.br Site: www.jeskap.com.br

Jojafer Com. de Peças e Acess. p/ Motos Ltda-EPP R. Dias da Silva, 287 09172-600 Santo André - SP Tel.: (11) 4978-3178 Fax: (11) 4474-2078 Site: www.jojafer.com.br E-mail: jojafer@uol.com.br Krieck Componentes Mecânicos LTDA ROD. BR 470 Nº 4521 89130-000 – Indal – SC 47-3333-1991 www.krieck.com.br administrativo@krieck.com.br KSPG Automotive Brasil Ltda. Rod. Arnaldo Julio Mauerberg, 4000 BL- 1 13460-000 - Nova Odessa - SP Tel (19) 3466-9360 Site:www.ms-motor-service.com.br Fabricante de Produtos automotivos Mahle Metal Leve S.A Rod. Eng. João Tosello, SP 147, Km 96 – Pinhal 13486-264 Limeira – SP Tel.:(19) 3404-7700 / Fax:(19) 3404-7711 Site: www.mahle.com.br Pistões com Pino: pistão + pino; - Pistões com Anel: pistão + pino + anel, Kits p/ Motores: pistão + pino + anel + camisa, - Anéis: anel, - Válvulas: válvula; Guias de Válvulas: guias de válvulas MBR Metalurgia Ind. E Com. Ltda EPP R. Milton Alves, 92 Jd. Alvorada 06612-120 Jandira – SP. Tel.: (11) 4707-8009 www.mbrmetalurgia.com.br e-mail: carla@mbrmetalurgia.com.br Fabricante de alça traseira, pedaleira, mini manete, manete longo Megaville Ind. e Com. de Peças para Motocicletas Ltda. Rua: Candeias, 225 89233-410 - Joinville - SC Tel/Fax (47) 3426-3302 E-mail: vendas@industriamegaville.com.br Site: www.industriamegaville.com.br Fabricante de bobinas, estatores linha completa, chicotes, baterias 2,5 amp á 7 amp., rele de partida e de pisca, cdi e retificadores, porta escovas e reparos, pedal de partida, camara de ar, guidão / suporte do báu, cachimbos de vela, coxim e bucha da coroa, protetor de mão, trava pneu, linha motoserra / modulo e pinhão, volante magnético. Melc Ind. e Com. Ltda. Av. Armando Giassetti, 501 Torres S. José 13214-525 Jundiaí – SP Tel.: (11) 4815-9200/9202 Site: www.melc.com.br Fabricante de Peças Plásticas em geral. Metalúrgica Fortuna Ltda. Rod. Marechal Rondon, KM 517 (600 mts) 16204-104 - Birigüi - SP Tel (18) 3642-3846 / Fax (18) 3641-1052 E-mail: vendas@fortunaescapamentos.com.br Fabricante de Escapamentos p/ motocicletas


Lista de Associados

Metalurgica Frontal Ltda-ME R. Manuel Vila Lobos, 40/42 Jd D. Sinha 03924-050 São Paulo- SP Tel.: (11) 2702-6022/2701-7180 Site: www.frontalmotos.com.br E-mail: vendasfrontalmotos@gmail.com MGL Mecânica Grizante Ltda. R. Maria Aparecida Dequeche, 1365 Distr. Indl. João Batista Caruzo 13848-662 - Mogi Guaçu - SP Tel (19) 3891-2904/ Fax (19) 3891-5789 E-mail: mgl@mglmotos.com.br Site: www.mglmotos.com.br Fabricante de Buchas, molas, porcas, parafusos, etc. MN3 Comercial Ltda R. Marechal Tasso Tinoco, 98 04468-050- São Paulo-SP Tel: (11) 5611-0016 Site: www.mn3.com.br Fabricante de baús para motos Monaco Ind. de Peças de Alumínio Ltda R. Dos Anturios, 377 Cid. Jardim 13466-610 Americana – SP Tel.: (19) 3461-9541 E-mail: contato@monaconet.com.br site: www.monaconet.com.br Moto Bor - I. Com. Artef. de Borracha Lt. R. Sanhasso, 108 - Portal das Laranjeiras 07700-000 - Caieiras - SP Tel (11) 4441-8352 Site: www.motobor.com.br Fabricante de Artefatos de Borracha - Anéis, Retentores, Buchas e Coxins. Motopeças TOPS Ltda Epp. R. Fernando de Souza e Silva, 410 89052-475 Blumenau - SC Tel.: (47) 3323-0149 E-mail: tops@terra.com.br Fabricante de peças de usinagem em geral. entores MTE Thomson Ind. E Com. Ltda Av. Moinho Fabrini, 1033 Jd. Brasilia 09862-900 São B. Campo – SP Tel.: (11) 4393-4343 / 0800-7047277 Email: alfredo@mte-thomson.com.br Site: www.mte-thomson.com.br Fabricante de peças para Injeção Eletrônica, como Sensor Lambda,de Temperatura e Sensor Triplex MT ACESSÓRIOS Rua Conego Agostinho, 1856 62900-000 – Russas – Ce Tel.: (88) 3411-2305 E-mail: mt.acessorios@hotmail.com Site: www.mtacessorios.com.br Nachi Brasil Ltda Av. João XXIII, 2330 08830-000 Mogi das Cruzes – SP Tel.: (11) 3284-9844 Fax (11) 3284-1751 Site: www.nachi.com.br Fabricante de: Rolamento de rodas, transmissão e virabrequim p/ motocicletas e p/ aplicações auto-elétrico e industrial

OGB Ind. e Com. de Motopeças Ltda-EPP R. Devanir Terence, 121 Dist. Industrial 16206-012 - Birigui - SP Tel/Fax (18) 3 641-5015/6550 E-mail:vendas@metalurgicabirigui.com.br Site: www.metalurgicabirigui.com.br Fabricante de: cubo e plator, embreagem, polia raiada e fundição sob pressão em alumínio Paramotos Ind. Com. e Importação Ltda. Av. Jovino Fernandes Sales, 677 37130-000 - Alfenas - MG Tel/Fax (35) 3291-3355/3392-2630 E-mail: paramotos@uol.com.br Fabricante de peças em plástico p/ motocicletas Plasmoto Ind. Com. e Repres. Ltda.-ME R. Sete de Setembro, 71B 11013-350 Santos – SP Tel/Fax (13) 3234-1211 E-mail: plasmoto@uol.com.br Fabricante de peças de plásticos em geral. Plastec Ind. e Com. de Peças Plásticas Ltda (Sportive) R. Gal. Bertolo Klinger, 29 - Paulicéia 09688-000 - São Bernado do Campo - SP Tel (11) 4361-2355 E-mail: sportive.plasticos@terra.com.br Fabricante de plásticos para motocicletas

Piracapas Capas e Bancos p/ Motoc. Ltda. R. Augusto de Lello, 1.000 13414-132 - Piracicaba - SP Tel (19) 3421-7800/Fax (19) 3421-6455 Site: www.piracapas.com.br E-mail: piracapa@terra.com.br Fabricante de Capas p/ Bancos. PPardal / Plasbor R. Dr. João Rodrigues de Abreu, 546 05208-090 São Paulo – SP Fabricante de Carcaças de Farol/ Painel, Coxins de Coroa, bor. De pedal e cintas de Aro. Polivisor - Ind. e Com. de Viseiras Ltda-EPP Av. Dr. Comendador Santoro Mirone, 970 13347-300 - Indaiatuba - SP Tel (19) 3935-7352 Fax (19) 3935-1327 Site: www.polivisor.com.br e-mail: polivisor@polivisor.com.br Fabricante de viseiras e acessórios para capacetes.

Polimet Ind. Met. Ltda Av Industrial, 797 - Campo de Boituva 18550-000 Boituva - SP Tel.: (15) 3363-8633 e-mail: polimet@polimet.com.br Fabricante de barras estabilizadoras, bagageiro, escapamento, guidão, protetor, estribo pedais de freio e alças

Protec Ind. e Com. de Peças Ltda. R. Itanhaem, 1747 14075-050 - Ribeirão Preto - SP Tel (16) 3626-6180 / Fax 3626-6180 Site: www.protecmotopecas.com.br Fabricante de Pedaleiras, buchas, manetes e manicotos

Protecform Equiptos. de Proteção Individual Ltda. R. Ernesto Wil, 393 Centro 96880-000 Vera Cruz –RS Tel/Fax.: (51) 3718-3044 Site: www.protecform.com.br E-mail: Ismael@protecform.com.br Fabricante de capas de chuva e acessórios Protector Franca Ind. e Com. de Acessórios p/ Motos Ltda AV. Domingos Sanna , 830 Jd.Ant.Petraglia 14406-330 Franca – SP Tel/FAx: (16) 3712-4374 Site: www.protectomotos.com.br Fabricante de acessórios Protercapas Ltda Av. Ângelo Altoé, 2040 – Loja 1 Bananeiras 29375-000 Venda Nova do Imigrantes - ES Tel (28) 3546-6276 SAC 0800-285-3050 Site: www.protercapas.com.br E-mail: protercapas@protercapas.com.br Fabricante de capas e acessórios Pro-Tork Ind. Com. Equip. P/ Motoc. R. Odilon Leite Rodrigues, 1479 Sala 1 Parque Industrial III 84940-000 - Siqueira de Campos - PR Tel.: (43) 3571-8500 E-mail: marketing@protork.com Site: www.protork.com Fabricante de escapamentos, bagageiros, guidãos, protetores, tanques de combustível, espelhos ProVision Com. de Plásticos e Acessórios Ltda. R. Das Dalias, 214 03202-060 São Paulo – SP Tel.: (11) 2341-4605 Site: www.provisionviseiras.com.br Renascença Ind. e Com. de Peças para Motocicletas Ltda R. Areião, 101/111 - Tatuapé 03410-020 - São Paulo - SP Tel (11) 2295-0688 / Fax (11) 2097-7326 Site: www.renascencaretrovisores.com.br E-mail: renascenca@superig.com.br Fabricante de espelhos retrovisores, acessórios p/ bike, moto e ciclomotor Rinaldi S/A Ind. de Pneumáticos R. Luiz Alegretti, 193 - Licorsul 95700-000 - Bento Gonçalves - RS Tel (54) 3455-7500 / Fax (54) 3455-7575 E-mail: rinaldi@rinaldi.com.br Site: www.rinaldi.com.br Fabricante de Pneus e câmaras de ar


Lista de Associados

Robert Bosch Ltda Via Anhanguera, km 98 13065-900 – Campinas – SP www.bosch.com.br Roncar Ind. e Com. Ltda R. Amparo, 1250 - Vila Mariana 14075-120 - Ribeirão Preto - SP Tel/Fax (16) 3628-1414 Site: www.roncar.com.br Fabricante de escapamentos, alças de selim, protetores e guidões. Route- Enerbrax Acumuladores Ltda. Av. Rodrigues Alves, 6018 Pq. Paulista 17034-285 Bauru – SP. Tel.: (14) 2107-4000 Fax.: (14) 2107 4001 E-mail: comercial@enerbrax.com.br Site: www.bateriasroute.com.br Fabricante de: Baterias Rovcan Ind. e Com. de Capacetes Ltda R. Dervile Gabriel Pereira, 115/173 C. Empresarial 18280-614 – Tatuí – SP. Tel/Fax: (15) 3205.9180 Site: www.rovcan.com.br Fabricante de capacetes RTO - Ind. e Com. de Artefatos de Borracha Ltda. Av. Itaberaba, 1286 02734-000 - São Paulo - SP Tel (11) 3975-4437 E-mail:rtoretentores@ig.com.br Fabricante de artefatos de borracha, retentores e diafragmas.

Slyck Ind e Com. de Retrovisores Ltda R. José Del Roio, 316 12908-844 - Bragança Paulista - SP Tel /Fax (11) 4603-1331 E-mail: slyckretrovisores@terra.com.br Fabricante retrovisores Still Glass - SG Com. Ind. de Prod. Fiber e Politileno Ltda Av.Industrial 2509, Campestre 09080-511 - Santo André Tel.: (11) 4991-6668 Site: www.stillglass.com.br e-mail: vendas@stillglass.com.br Fabricante de baús p/ motos em fibras e plásticos STLU Ind. e C. de Artef. Plásticos Ltda. Av. Inconfidência Mineira, 1514 c/ acesso R. Alto Belo,894/896 03476-010 São Paulo – SP Tel/Fax (11) 2785-0022/0455/0418 Site: www.stlu.com.br Fabricante de Carcaças do Farol e Painel, Stop de Freios, Lentes do Pisca e da Lanterna, Piscas e Lanternas, Tensor da Corrente CG, Protetor da Corrente, Painéis Completo Taygra Motor´s do Brasil Ltda. (IGNITEC) R. Marechal Arthur da Costa e Silva, 371 87550-000 Altonia - PR Tel.: (44) 3659-1845 / 1179 e-mail ignitec@uol.com.br Fabricante de buchas da coroa e da balança, bujão do óleo e tampa de válvula, cachimbo de vela, chicotes elétricos, Kit conversor Plat./ CDI, e outros

Sabó Ind. e Com. de Autopeças S/A R. Matteo Forte, 216 – Lapa 05038-160 São Paulo – SP Tel: (11) 2174-5994 Fax: (11) 2174-5777 E-mail: daniella@sabo.com.br Site: www.sabogroup.com.br

Technic do Brasil Ltda R. Vereador José Nanci, 335 09290-415 Santo André – SP F. (11) 4977-8838 Fax: (11) 4977-8877 E-mail: marketing@pneustechnic.com.br Site: www.pneustechnic.com.br Fabricante de Pneus para motocicleta

Servitec Ind. Eletrônica Ltda. R. Angelo Agostini, 215 95042-090- Caxias do Sul - RS Tel/Fax (54) 3224-2299 / 3025-1600 Site: www.servitecmoto.com.br Fabricante de: Módulo de Injeção, Cdis e Dinamômetros de Rolo Inercial

THL - Ind. e Com. Ltda. R. José Guilherme de Almeida, 334 12231-810- São José dos Campos - SP Tel (12) 3931-9689/5757 E-mail: thlbr@yahoo.com.br Fabricante de artefatos de borracha, tensor e guia, filtros de ar, carburador.

Silcapas - Ind. Capas e Bancos p/Motoc. R. Rui da Silveira Machado, 246 39527-000 - Mato Verde - MG Tel (38) 3813-1058 / 3222-8736 E-mail: silkapas@yahoo.com.br Fabricante de capas e bancos para motos Slin Graphics Ind. e com. Ltda R. Cel. Daniel Peluso, 820 Matadouro 12926-001 Bragança Paulista – SP Tel.: (11) 4035-3106 / Fax: (11) 4035-1705 Site: www.slin.ind.br E-mail: slin@slin.com.br

|||| 52 | ANFAMOTO em Revista | Edição 133

TMD Friction do Brasil S/A (Cobreq) R. Tupi, 293 - Vila Mariana 13330-000 - Indaiatuba - SP Tel (19) 3894-9783 / Fax (19) 3875-8432 Site: www.cobreq.com.br Fabricante de Pastilhas e Lonas de Freios. TOP Light Av. Armando Giassetti, 501 Torre S.José 13214-525 Jundiaí- SP Tel.: (11) 4815-9202 e-mail: comercial@toplight.ind.br site: www.toplight.ind.br Fabricante de lentes e lanternas traseiras completas.

Torbal |Ind. e Com. de Escapamentos LTDA RUA NITERÓI, 499 08573-270 – ITAQUAQUECETUBA – SP 11-4640-1853 www.torbal .com.br compras@torbal.com.br Valflex Juntas e Filtros Ind. Com. Ltda. R. Artur Pereira, 11/13 - JD Iguatemi 08381-580 - São Paulo - SP Tel/Fax (11) 2317-3388 FAX (11) 2917-2595 Site: www.valflex.com.br E-mail: valflex@valflex.com.br Fabricante de Juntas p/ Motos e peças em geral. Valplas Ind. e Com. Motopeças Ltda R. José Del Roio, 501 - JD. São Lourenço 12908-844 Bragança Paulista - SP Tel.: (11) 4603-1331 e-mail: valplas@valplas.com.br site: www.valplas.com.br Fabricante de: Piscas, lentes e lanternas Vedamotors Ind. e Com. de Juntas Ltda Estrada Blumenau, 2222 - Bairro Bremer 89161-120 Rio do Sul - SC (47) 3411-0500 Site: www.vedamotors.com.br E-mail: vedamotors@vedamotors.com.br Fabricante de: Juntas e Jogo de Juntas, Anéis de Escape, peças em borrachas, Coxim, Buchas, Filtros de Ar, Óleo e Combustível, Biela, Kit Cilindro, Kit Pistão, Válvula, Disco Embreagem, Vareta Válvula, Guarnições, Reparo Carburador e injeção, Cola Junta e Junta Líquida. Vedox Indústria de Motopeças Ltda Loteam. Norte Center, Qdra 02, lotes 7 e 14 Portão 42700-000 Lauro de Freitas – BA. Tel: (71) 3415-6655 Site:www.vedox.com.br E-mail: vedox@vedox.com.br Fabricante de Oring´s, retentores, buchas e guarnições Wabtec Dia-Frag Ind. e Com. de Peças e Equipamentos R. 19 de novembro, 305 - São Cristovão 15910-000 - Monte Alto - SP Tel (16) 3244-5000 / Fax (16) 3243-2046 E-mail: comercial@diafrag.com.br Fabricante de Coletores, patins, pastilhas de freio, mesas, cubos, flange e mesas. Wester Ind. e Com Ltda R. Gustavo Zimmermann, 8463 - Bloco A Itoupava Central 89063-002 Blumenau - SC Tel.: /FAX: (47) 3337-5054 Site: www.wester.com.br E-mail: wester@wester.com.br Fabricante de peças e acessórios para motos


Lista de Associados

WLS Coml. Imp. e Exp. de Pneumaticos Eirelli Rua Barão de Penedo, 407 07222-015 – Guarulhos – SP 11-2066-2000 www.vulcanbor.com.br

ATACADISTAS Abrascort Coml. Import. de Correntes Lt R. Francisco Szurek, 170 Cid Indl 81350-140 Curitiba – PR Tel.: (41) 2169-9999 Fax: (41) 2169-9900 e-mail: vendas@abrascort.com.br Site: www.abrascort.com.br Acepeças - C. Acess. e Peças p/ Biciclos Ltda. Av. Tocantins, 56 - Centro 76400-000 - Uruaçu - GO Tel/Fax (62) 3357-1102 Albino Antonio de Moura (Moto Moura) Av. Dep. Raimundo de Sá Ùrtiga, 244 64600-000 - Picos - PI Tel (89) 3422-1561/3422-3665 E-mail: motomoura@motomoura.com.br Site: www.motomoura.com.br Antonio Sizimar de Freitas (Cantinho Peças) R. Frei Miguelinho, s/n - salas1/3 Centro Comercial Potiguar 59603-350 - Mossoró - RN Tel (84) 3315-1370 E-mail: compras@cantinhopecas.com.br Atlanta Com. Repres. Imp. e Exp. Ltda. R. Conselheiro Nébias, 396 01203-000 - São Paulo - SP Tel/Fax (11) 3224-9377 Site: www.atlantamotos.com.br E-mail: atlanta@atlantamotos.com.br Canárias Motor Peças Ltda. R. Flack, 104 - Riachuelo 20960-150 - Rio de Janeiro - RJ Tel./Fax.: (21) 3575-8383 / 0800-7078388 E-mail: canariasmotos@canariasmotos.com.br Site: www.canariasmotos.com.br Car-Central de Autopeças e Rolamentos Ltda Rua Eugênio Bellotto, 200 – Galpão E 04185-160 – São Paulo –SP Tel. 11-2168-6000 Fax. 11-2168-6006 Site: www.carcentral.com.br

Com. de Motos Matsuo Ltda. R. Guaycurus, 532 05033-001 - São Paulo - SP Tel (11) 3864-2711 Site:www.motomatsuo.com.br

Lagoa Motoparts R. José Américo de Almeida, 14 30520-230 - Belo Horizonte - MG Tel/Fax (31) 2121-0005 Site: www.lmp.com.br

Comercial Automotiva Ltda - DPK R. Edmundo Navarro Andrade, 1700 Pq. Indl. 13031-695 Campinas – SP Tel.: (19) 3772-8649 Fax.: (19) 3772-8655 Site: www.dpk.com.br

Láquila Peças Ltda. R. Riciere Bernardi, 283 Campo Fundo 83430-000 Campina Grande do Sul – PR Tel (41) 3012-6200 Site: www.laquila.com.br

Comercial Motociclo S/A. R. Francisco Souza dos Santos, 731 1º andar - Jd Limoeiro 29164-153 - Serra - ES DISQUE-PEÇAS: 0800-979 1055 Site: www.motociclo.com.br Europeças Motoparts Ltda R. Lima e Silva, 617 Ipiranga 04215-020 São Paulo- SP Tel.: (11) 5034-0869 e-mail: europecasmoto@terra.com.br Evemotos Com. De Motopeças Ltda – ME Rua Conselheiro Nébias, 407 01203-000 – São Paulo – SP (11) 3221-8575 / 3222-0418 E-mail: contato@evemotopecas.com.br Site: www.evemotopecas.com.br Fênix Com. Motopeças Imp. E Exp. Ltda-EPP R. Marcos Arruda, 385 Belém 030200-000 São Paulo - SP Tel.: (11) 2369-9542 Fax: (11) 2369-9543 E-mail: vendas@rioestrela.com.br Site: www.rioestrela.com.br GV1 IMP. E EXP. LTDA Av. Nove de Julho, 3229, Sala 503 Jardim Paulista - São Paulo - SP 01407-000 Hiper Motos Ltda. Av. Ricardo Caran Guimaraes 170 Distrito Industrial 35164-554 - Ipatinga - MG Tel/Fax.: (31) 3801-4000 E-mail: hipermotos@ hipermotos.com.br INTERNACIONAL FORTUNE BUSINESS R. Urbano Santos, 547. 07182-320 – Guarulhos - SP 11- 2087-7755 www.ifbimport.com.br comercial@ifbimport.com.br

Ciclo Cairu Ltda R. Cairu, 601 Setor Industrial 76970-000 Pimenta Bueno – RO Tel.: (69) 3451-0500 Fax: (69) 3451-2367 e-mail: vendas@ciclocairu.com.br Site: www.ciclocairu.com.br

L.M. Moto Av. Brasil, 2420 35590-000 - Lagoa da Prata - MG Tel.:0800-702-4044 Site: www.lmmoto.com.br E-mail: contato@lmmoto.com.br

Cobra Rolamentos e Autopeças Ltda. Av. Tulio Teodoro de Campos, 155 04360-040 - São Paulo - SP Tel (11) 5033-6500/Fax 5031-5218 Site: www.cobrarolamentos.com.br

Labormotos Peças Ltda. R. Conselheiro Nébias, 412 01203-000 - São Paulo - SP Tel.: (11) 3334-6200 Site: www.labormotos.com.br

Leone Motoparts Solutions R. General Osório, 691 01213-003 - Santa Ifigênia - SP wleoneoriginalparts@gmail.com Lucca – Com. Imp. e Exp. LTDA RUA JOAQUIM VAZ, 1322 SL. 204/205 88102-650 – SÃO JOSÉ – SC 48-3357-0035 adm@mormaiimx.com Montanna Distribuidora de Motopeças Ltda. R. Ásea, 97 - Vl. Monteiro Lobato 07190-020 - Guarulhos - SP Pabx (11) 2475-7000 Site: www.montanna.com.br Makoto Com. e Importação de Peças Ltda R. Jonas Rodrigues Moura, 1750 14409-000 Franca – SP Tel.: (16) 3402-7155 E-mail: aurelio.makoto@gmail.com Site: www.makotomotoparts.com.br MarkC&A Com Dist E Import Ltda R. Cel. Carvalho, 2978 Barra do Ceará 60.341-630 Fortaleza - CE Tel.: (85) 3304-7000 Melo Distribuidora de Peças Ltda R. Tefé, 487 – praça 14 69020-090 Manaus – AM Tel.: (92) 2121-4000 Site: www.melopecas.com.br Motospirit R. Urbano Santos, 151. 07182-320 – Guarulhos - SP 11- 2087-7750 Motostreet Ltda. R. Rio Grande do Norte, 1460 - Funcionários 30130-131 - Belo Horizonte - MG Tel (031) 3281-1912 e-mail: motostreet@motostreet.com.br Site:www.motostreet.com.br Moto Nanuque Ltda. Av. Mucuri, 1.587 - Centro 39860-000 - Nanuque - MG Tel (33) 3621-4321/Fax (33) 3621-4070 MTO Componentes Motociclisticos Ltda R- Dorandia, 52 Jd.Brasil 02234-080 São Paulo – SP. Tel./Fax.: (11) 2242-8866 e-mail: nicoly@mtomotopecas.com.br Site: www.mtomotopecas.com.br


Lista de Associados

Mundopeças do Brasil Ltda. R. Edgar Linhares, 499 - Nova Esperança 88336-210 - Balneário Camboriú - SC Tel.: (47) 3366-1728 / (47) 3366-0449 e-mail: mundopecas@mundopecas.com.br Site: www.vmg-far.com.ar / www.amortiguadoresfar.com.ar

Sandro Motos R. Vitorio Gasparo, 160 Mini Indl. Adail Vetorazzo 15046-768 S. José do Rio Preto- SP Tel.: (17) 2139-9999 E-mail.: srbo2@terra.com.br

Orleon Motopeças R. Gal. Osório, 521 Santa Efigênia 01213-001– São Paulo – SP. Tel.: (11) 3225-2233 e-mail: orleonmotos@terra.com.br

SBS Com. de Veículos Ltda. R. Visconde do Rio Branco, 320 14015-000 Ribeirão Preto – SP Tel (16) 3977-2777 E-mail: sbs@convex.com.br

Pellegrino Distribuidora de Autopeças Ltda Av. Imperatriz Leopoldina, 86 1º andar Vl. Leopoldina 05305-000 São Paulo - SP Tel.:(11) 2171-7900 Fax:(11) 2171 7949 Site: www.pellegrino.com.br Quality & Winner Motors Imp. Exp. Ltda R. Bahia, 383 Alphaville 06465-110 Barueri - SP Tel.: (11) 2134-3400 Fax.: (11) 2134-3409 Site: www.winner-motors.com.br Raio Laser Com. de Baterias e Componentes Ltda Av. Brig. Faria Lima, 1013 Bom Clima 07130-000 Guarulhos – SP Tel.: (11) 2405-0022 Fax: (11) 2405-8688 Site: www.raiobat.com.br E-mail: jcmignella@terra.com.br RCC Coml. Import. Ltda Av. Camara Filho, 1723 QD. 125 LT 20 74375-150 Goiania – GO Tel/Fax:(62) 3519-1999 e-mail: Elton@rcccomercial.com.br Site: www.rcccomercial.com.br RCL Peças Ltda Rodov. RN 117, nº 450 Dr. Sebastião Maltez 59780-000 Caraubas – RN Tel.: (84) 3337-2547 Fax.:(84) 3337-2924 E-mail rclvendas@hotmail.com R. Damásio o (Ceará) Importação de Peças e Acessório Ltda R. Felix Pacheco, 866 Centro 64001-160 Teresina – PI Tel.: (86) 3131-8300 Fax: (86) 3131-8444 E-mail: rdamasio@rdamasio.com.br Rugata Distribuidora de Peças e Rolamentos Ltda R. Jamil Salomão Jorge Chamma, 121 07600-000 Mairiporã – SP. Tel.: (11) 4419-5963 Fax: (11) 4604-8530 E-mail: contato@rugatarolamentos.com.br Site: www.rugatarolamentos.com.br Sampa Moto Peças Ltda. R. General Osório, 680 01213-000 - São Paulo - SP Tel.: (11) 3335-4950/3335-4953 FAX: (11) 3337-6958 E-mail: sampamoto@sampamoto.com.br |||| 54 | ANFAMOTO em Revista | Edição 133

Shopping das Motopeças R. Dos Gusmões, 666 01212-000 São Paulo- SP Tel.: (11) 3354-0075 Sul Brasil Atacado de Moto Peças R- Alcino Guanabara, 307 Hauer 81.610-110 Curitiba – PR. Tel.: (41) 3018 2431 e-mail: sulbrasil@swi.com.br Técnica Mecânica Italssuis Ltda. Av. Santo Amaro, 1744/1764 04506-002 - São Paulo - SP Tel (11) 3841-9474 e-mail: italsuiss@italsuiss.com.br site: www.italsuiss.com.br Trilha Moto Peças Com. Importações Ltda. Av. Independência, 6.519 Funcionários 74543-020 Goiânia – GO. Tel.: (62) 3230-3100 Fax: (61) 3230-3120 Site: www.trilhamoto21.com.br Veslam Com. de Motos e Peças Ltda. R. José Tavares Carneiro, 800 44020-205 Feira de Santana – BA Tel: (75) 3025-6565 E-mail: veslam@veloxmail.com.br Victor Moto Peças Av. Jabaquara, 402 / 406 04046-000 - São Paulo - SP Tel (11) 2275-8478/Fax (11) 2275-9804 Site: www.victormotopecas.com.br e-mail: comercial@victormotopecas.com.br X Import & Export Ltda ROD BR 376, 1965 – Térreo 83010-500 – São José dos Pinhais – PR 41-3282-1166 e-mail: sac@xmotosdobrasil.com.br Site: www.xmotosdobrasil.com.br Wing Com. Moto Peças Ltda R. Gal. Osório, 495 01213-000 - São Paulo - SP Tel: 0800 772 22 02 - (11) 3223-1107 Fax: (11) 3223-6613 e-mail: vendaswing@wingmotos.com.br www.wingmotos.com.br

LOJISTAS General Motos R. General Osório, 529/537 01213-001 – São Paulo –SP Tel: 11-3222-9986 - (11) 3361-5033 E-mail: generalmotos@uol.com.br Grupo Monteiro Av. Lucas Nogueira Garces,240-centro 8563-100 Poá – SP Tel: 11-4636-1810 e-mail: grupomonteiromotos@uol.com.br Moto Boutique JK Comércio Ltda. Av. Juscelino Kubtschek, 835 Vl. Nova Conceição 04543-010 São Paulo – SP Tel.: (11) 2579-4076 Moto TEC R. Florianópolis, 1231 Guanabara 89207-000 Joinville – SC Tel.: (47) 3426-2901 Fax: (47) 3427-1335 Site: www.mototecracing.com.br e-mail: mototec_racing@hotmail.com Nova Suzuki Com. Import. Export. Ltda. Al. Jurupis, 1415 Moema 04088-004 São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 5531- 1455 e-mail: gado@nacar.com.br Site: www.novasuzuki.com.br Promotos Com. de Peças e Motos Ltda Av. XV de Novembro, 300 Centro 86300-000 Cornélio Procópio – PR Tel.: (43) 3524-2040 Fax: (43) 3523-2002 Site: www.promotos.com.br E-mail:falecom@promotos.com.br Super Trail Motos R. Gal Osorio, 511- Santa Efigênia 01213-001 – São Paulo –SP Tel.: (11) 3331-2974 E-mail: supertrail@supertrailmotos.com.br Trinca Trilha Motos Av. Geraldo de Lima Bastos, 517 27600-000 Valença – RJ Trinity Motos Ltda (C.P.V.A) Trinity Motos - endereço Av. Const. João Antonio de Santana 656 49480-000 Simão Dias - SE Tel.: (79) 3611-1002 e-mail: trinitymotos@hotmail.com Wal Custom R. General Osorio 604 - Shopping General Lojas 12, 13, 14 Santa Efigênia 01213-010 –São Paulo - SP Tel.: (11) 3337 0222 / Fax 3331 3882 E-mail: walcustom@walcustom.com.br Wheeling Motopeças Av. Água Fria, 1114 Água Fria 02332-000 São Paulo- SP Tel.: 11- 2262-3560 Fax.: 11-2953-2453 E-mail: wheelingmotopecas@ wheelingmotopecas.com.br Site: www.wheelingmotopecas.com.br


Lista de Associados

Xitão Motos Ltda Av. Presid. Ernesto Geisel, 3749 Centro 79005-470 Campo Grande – MS Tel/Fax. (67) 3321-4443 www.xitaomotos.com.br E-mail: xitaocg@terra.com.br

REPRESENTANTES AM & JM Representações Ltda-ME R. Benedito Correa, 20 S. Domingos 13471-150 Americana – SP Tel.: 19-7909-7361 e-mail: arimota@superig.com.br ACR Representações Ltda R. João Carlos, 397 Sagrada Família 31030-350 Belo Horizonte – MG Tel.: (31)3466-7891 Fax: (31) 3467-3035 e-mail: acrmg@acrmg.com.br ARS Representações Comerciais Ltda Av. Marechal Deodoro, 1670 79094-000 – Campo Grande – MS Tel: (67) 3386-6883 / (67)8417-3130 e-mail: arsrepre.comercial@gmail.com A.V.Lopes Representações Ltda R. Conde De Agrolongo, 470 loja B 21020-190 - Rio de Janeiro –RJ Tel.: (21) 2564-1787 - 2564-6148 e-mail: avlopesrep@gmail.com Bimotos Representações Ltda R. Rafael Rinaldi, 884 Martins 38400-384 Uberlândia – MG Tel.: (34) 3236-5705 Fax: (34) 3236-5705 Site: www.bimotos.com.br E-mail: Paulo@bimotos.com.br Binatti Representações R. Edgar Linhares, 515 B 88336-210 - Balneário Camboriú - SC Tel.: (47) 3366 7860 Fax: (47) 3366 7860 E-mail: binatti@binatti.com.br Site: www.binatti.com.br MSN: binatti@binatti.com.br SKYPE: binatti_repres

Cabral e Araujo Representações Ltda Av. Maria Lacerda Montenegro, 3490 Sl. 101/102 59152-600 Parnamiriam – RN Tel.: (84) 4009-9250 e-mail: comercial@cabralearaujo.com site: www.cabralearaujo.com Churinga Representações Av. Dep. Francisca Trindade, 1745 Morada do Sol 64601-533 Picos – PI Tel.:(89) 9972 8840 E-mail: fchuringa.representacoes@hotmail.com Curaçao do Brasil Ltda R. Felix de Sousa, 247 Vila Congonhas 04612-080 São Paulo- SP Tel (11) 2145-4700/Fax(11) 2145-4747 Site: www.curacaodobrasil.com.br E-mail: info@curacaodobrasil.com.br Deatik Com. e Representações Ltda R. Marcos Macedo, 1333 s/ 2212 Aldeota 60150-190 Fortaleza - CE Tel.: (85) 3264-6000 Fax: (85) 3261-3322 E-mail: deatik@deatik.com.br Site: www.deatik.com.br Fama Ltda Av. do Estado, 3208 – sl.02 – Centro 88338-065 – Balneário Camboriú – SC Tel: (47) 3311-0255 e-mail: famamoto@terra.com.br Estação de Negócios R. Esaú Matos, 35 Cidade Modelo 45053-520 Vitória da Conquista - BA (75) 3425-3288 / (75)9238-1933 e-mail:representacoesfenix@hotmail.com Evo Com. E Representações Ltda R. Lucia Viveiros, 1155 APT 802B Cond. Paul. Cezanne 59086-005 Natal – RN. Tel/Fax.: (84) 3206-8600 e-mail: evo.representacoes@yahoo.com.br Gefredo Comércio e Representações LTDA R. Tamuatá, 251 – Salas 09 e 10 - S. João Climaco 04255-140 - São Paulo – SP Tel.: (11) 2946-7639 v/ Fax: (11) 2948-0804 e-mail: luciana@gefredomotos.com.br e-mail: gefredomotos@terra.com.br Site: www.gefredomotos.com.br

J.C. Viana Representações R. Arlindo Pedrali,1311 sl 01 Jdm Santa Helena 87083-150 Maringá - PR Tel.: (44) 3261-7271 /Fax: (44) 3262-7777 e-mail: escritório@jcviana.com.br JG Representações Ltda Rua Aristides Lobo, 200 60.861-090 - Fortaleza-CE Tel. 85-3456-3056 Email: edimar@grupojg.com.br Jotas’s Comércio e Representações Ltda Al. Barão de Limeira,71 1º piso - Lj. 24 Sta. Efigênia 01202-001 São Paulo – SP Tel.: (11) 3361-9019 Fax: (11) 3224-0130 e-mail: jotas@terra.com.br J.Fonseca Representações R- Graciliano Ramos, 300 Jd. Eucaliptos 88130-660 Palhoça – SC Tel.: (48) 3242-9058 e-mail: jfonseca@jfonseca.com.br Site: www.jfonseca.com.br Julio Lopes Representações Ltda Av. protasio alves, 4638/206 - Porto alegre/RS Cep: 91310-000 Fone: (51) 3377-5595 juliolopes@juliolopesrepre.com.br www.juliolopesrepre.com.br Kikoka Com. de Confecções e Repres. Coml. Ltda-ME R. Comendador Roseira, 4 sobre loja Rebouças 80215-210 Curitiba – PR. Tel./Fax: (41) 3208-2300 Site: www.kikoka.com.br e-mail: kikoka@kikoka.com.br Líder Representações Ltda Av. Santos Dumont, 2828 S/704 Aldeota 60150-161- Fortaleza – CE. Tel.: (85) 3133-1014 Fax: (85) 3133-1020 Site: www.acdgroup.com.br e-mail: líder-ce@acdgroup.com.br Lugli Sper Com. e Representações Trav. Marques do Herval, 22 Sl. 21 12400-200 Pindamonhangaba - SP Tel/Fax: (12) 3642-1861 e-mail: luglisperep@uol.com.br site: www.lsrepresentacoes.com.br

Bonsucesso Motopeças Ltda R. Pirituba, 1156 Guanandi 79086-430 Campo Grande- MS Tel.: (67) 3386-0553 e-mail: ricardoabreu@live.com

Gestec Representações R. Engenheiro Frontin, 59 São Francisco 79.009-330 Campo Grande/Ms Tel.: (67) 3301-8898 / 9995-6528 E-Mail/Msn : gestec@terra.com.br

Bossoni Representações de Moto e Autopeças Ltda R. Prof. Gustavo Pires de Andrade, 85 Casa 2 03140-010 São Paulo – SP E-mail: bossonirepresentacoes@hotmail.com

Italmotos Representações Ltda R. Cons. Álvaro de Oliveira, 680 Parquelândia 60455-555 Fortaleza – CE Tel.: (85) 3281-5788 Fax (85) 3283-4395 e-mail: rep.italmotos@yahoo.com.br

Marco Representações R. Padre Julio Mário, 1136 Sl-02 66812-470 Belém – PA. Tel.: (91) 3227-6618 Tim: Marco (91) 81826856 Escr. (91) 8166-0539 Vivo: Marco (91) 9112-4861 Escr.(91) 9215-2517 E-mail: marcorep22@ig.com.br MSN: marcorep21@hotmail.com Skipe: marco041988

Brum Representações Comerciais Ltda R. São Domingos, 37 Araças 29103-180 Vila Velha – ES Tel.: (27) 3063-0006 E-mail: eliobrum@lfbrum.com.br

Jaime Zapellini Representações Ltda R. Lorival Zocatelli, 41 Vila Lenzi 89252-540 Jaraguá do Sul - SC Tel/Fax (47) 3275-1921 E-mail: zape@netuno.com.br

Maresca Representações. Al. Barão de Limeira 71, loja 11 Piso 2 , Sta Efigênia - 12000-000, São Paulo - SP. Tel.: (11) 2024 0177 e-mail: cristiano_maresca@yahoo.com.br


Lista de Associados

Martins Representações Ltda R. Açucenas, 20 Sala 2 Nova Suiça 30421-232 Belo Horizonte – MG Tel.: (31) 3377-9452 e-mail:martinsrep@martinsrep.com.br Mateus Moreno Representações Coms. – EPP Av. Santos Dumont, 371 – Sl. 23 Tel: (11) 4453-3530 E-mail: mateus@motoemarcas.com.br Site: www.motoemarcas.com.br MR Representações de Motopeças Ltda R. João Francisco de Paula, 191 Centro 35570-000 Formiga - MG Tel/Fax: (37) 3322-1115 e-mail: magno@mrrepresentacoes.com.br site: www.mrrepresentacoes.com.br Motoczar Assessoria e Repres. Negócios Empresariaia Ltda R. D. Joana Guião Qd. 32 Lt. 19 74935-630 Goiânia – GO. Tel.: (62) 3097-7282 / 9614-8214 Site: www.motoczar.com Email: mariano@motoczar.com.br Mutual Intern. Representações Ltda Av. Santos Dumont, 2828 sl-1704/1705 Aldeota - Cep 60150-161 Fortaleza - CE Tel.: (85) 3133-1002/1004 Fax: (85) 3133-1010 Site: www.acdgroup.com.br Noa Comércio e Representações Ltda Av. Conselheiro Carrão, 889 03403-000 São Paulo – SP Tel.: (11) 98368-9873 / 2653-2886 E-mail: noa@noarepresentante.com.br Site: www.noarepresentante.com.br Nuno Figueiredo Representações Ltda R. Ademar de Barros, 355 sl. 02 13330-130 Indaiatuba – SP Tel.: (19) 3825-1020 Fax: 0800-725-5580 E-mail: nfcomercial@terra.com.br / nfvendas@terra.com.br Oliveira Araújo Comércio Representações Ltda R. Cap. Leal Sobrinho , WE 39,2 –IANETAMA 68745-680 – Castanhal –PA Fone: (91) 3721-4109 E-mail: rr.representacoes@ig.com.br Pegrucci Representações Ltda Av. Padre Francisco S. Coulturato, 314 - Sala 1 14802-000 Araraquara – SP Tel/Fax: 16-3337-2507 E-mail: pegrucci.rep@terra.com.br Site: www.pegrucci.com.br Podium Representações R. Marcos Antonio de Carvalho, 653 Cx Postal: 87 84940-000 Siqueira Campos – PR F/Fax: (43) 3571-3610 Cel: (43) 9919-3680 E-mail: carlos.alves@ podiumrepresentacoes.com.br RC Representações Ltda R. Dr.Deodatho Wertheimer, 470 s/01 Braz Cubas 08740-270 Mogi das Cruzes – SP Tel.: (11) 4735-1890 Fax: 0800-774-2228 E-mail: rc_pedido@terra.com.br |||| 56 | ANFAMOTO em Revista | Edição 133

Reapla Repres. Comercio Ltda Av. Pres. Kennedy, 698 Campinas 88101-900 São José – SC Tel.: (48) 3241-2535 Fax: 0800 6452535 Vendas2@reapla.com.br Reney Soares Representações Ltda R. Prof.clemente Pinto, 41- Medianeira 90870-220 – Porto Alegre –RS Tel.: (51) 3233- 0511 /FAX: (51) 3231-6014 E-mail: reneys@terra.com.br Representações Nordeste e Sudeste R. Maria Emília de Oliveira, 120 Ouro Verde 45995-000 Teixeira de Freitas – BA Tel: (73) 3263.0223 Fax (73)3011.7418 E-mail kmliberdade@uol.com.br Rofer Representações Ltda R- Santíssima Trindade, 278 31030-250 Belo Horizonte – MG Tel/Fax: (31) 3481-5074 E-mail: rofermg@rofermg.com.br Sandro Representações Ltda R. Monsenhor Veras, 480/1103 91340-020 Porto Alegre – RS Tel.: (51) 3219-2119 E-mail: sandrorepresentacoes@terra.com.br Site: www.sandrorepresentacoes.com.br S A Representações de Motoc. Peças e Acess. Ltda R. 06 nº 149 s/01 Qd. 159/E Cj. Rio Maracana 69028-306 Manaus – AM Tel.: (92) 3646-6883-9356-0014 E-mail: sergio@sarepresentacao.com.br Site: www.sarepresentacao.com.br

Unipar Representações - Motox R. Castelo de Lisboa, 301 31330-340 Belo Horizonte – MG Tel. (31) 3498-1525/34981934 E-mail: uniparmotos@uniparmotos.com.br Site: www.uniparmotos.com.br Valim Representacões Ltda R.joao Beltrao Araujo,75 - Jd. Patricia 38414-210- Uberlândia- MG Tel.: 34-3238-8139 E-mail: valimrep@valimrep.com.br Walmir Representações Ltda Av. dos Engenheiros, 563 Alípio de Melo 30840-300 - Belo Horizonte – MG Tel.: (31) 3474-6544Fax: (31) 3474-7010 E-mail: walmir.representacoes@gmail.com Vasques Representações Comerciais Ltda R Antonio Bicudo, 541 São Lourenço 79041-320 Campo Grande - MS (67) 3341-3426 Fax: (67) 3341-6777 E-mail: vasques@vasquesrep.com.br

NOVO ASSOCIADO Fabricante Rios Ind. E Com. Ltda Rua Jean de La Huerta, 697 04163-010 – São Paulo – SP Tel: (11) 2947-7648 Site: www.riosindustria.com.br e-mail: vendas@riosindustria.com.br

Scudler Representações R. Severino Marques, 205 São Francisco 79009-730 Campo Grande – MS Tel/Fax.: 67-3365-3528 E-mail: scudlerr@terra.com.br S&M Representações Ltda R. Espinosa, 376 Carlos Prates 30710-320 Belo Horizonte - MG Tel.: (31) 3412-8722 Fax: (31) 3411-2117 Site: www.smrep.com.br E-mail: smrep@smrep.com.br Sudamérica Marketing Repres. S/S Ltda-Me Av. Dr. Luiz Arrobas Martins, 548 Veleiros 04781-001 - São Paulo - SP Tel.: (11) 5548-4226 / Fax. (11) 5521-6923 E-mail: sudamerica@terra.com.br Site: www.kmchain.com.br Taurus Representações Ltda Av. Santos Dumont, 2828 S/1001 60150-161 – Fortaleza – CE Tel.: (85) 3133-1013 Fax: (85) 3133-1021 Site: www.acdgroup.com.br E-mail: taurusce@acdgroup.com.br

ENTIDADE DE CLASSE Motorcycle Industry Council, Inc. (Mic) 2 Jenner Street, Suite 150 Irvine, CA 92618-3812 - USA Fone (1) (714) 727-4211 - extension 3028 Fax (1) (714) 727.4217 ASSOMOTOS- Associação das empresas Revendedoras e Prestadoras de Serviço de Moto Peças Av. Visconde do Rio Branco, 1605, sala 05, Centro 60055-170 Fortaleza-CE Tel.: (85) 3254-7661 E-mail: assomotos.ceara@hotmail.com



Serviços

www.montanna.com.br vendas 11 2475-7000

PARA MÃO-DE-OBRA NO ESTADO DE SÃO PAULO - 2012 (VALORES EM REAIS R$)

(11)

2317-3388

valflex@valflex.com.br |||| 58 | ANFAMOTO em Revista | Edição 133