Issuu on Google+

PROJETANDO O INTANGÍVEL: AS FERRAMENTAS DA LINGUAGEM VISUAL NO DESIGN DE MODA Universidade Federal de Santa Catarina Disciplina: Ergonomia Física e Cognitiva Professor: Francisco Antonio P. Fialho Graduanda: Andressa Prates Freitas


Apresentando Considerações 

A linguagem utilizada no design de moda é constituída por cores, formas, tecidos, texturas, acessórios, imagens (até mesmo as tipográficas) e o corpo, que como suporte, atua no processo de comunicação. Trata-se de uma linguagem não verbalizada, uma forma de comunicação visual. O design de moda se constitui em uma linguagem onde as imagens tem um papel fundamental. Neste contexto, o desenvolvimento do alfabetismo visual é igualmente fundamental para o designer de moda.


Apresentando Considerações

Expressão visual

Criação de uma coleção com influência nessa estética.


Vestindo Mensagens 

A roupa é vista antes como signo portador de mensagens que “informam” tanto do indivíduo que a veste quanto da sociedade que a produz. Os seres humanos se comunicam pela linguagem das roupas. Antes de um encontro que exija a fala, as pessoas já são capazes de fazer leituras umas das outras. Nesta observação, não são colocadas palavras, mas informações que se registram no inconsciente.


Vestindo Mensagens 

Toda mensagem visual tem dois componentes, informação e suporte visual.

Informação: Conteúdo a ser comunicado

Os vestuário acaba sendo um portador de informações, transmitidas pela integração concreta de formas, cores e texturas, torna-se imprescindível a formulação de ferramentas que facilitem a interpretação e composição dessa carga comunicativa.

Suporte Visual: É a forma. Conjunto de elementos compositivos e suas relações que tornam a informação visível.


Projetando a linguagem visual Identificar demandas, pesquisar indicadores de novos comportamentos

Acompanhar e avaliar implementação do projeto considerando o ciclo de vida dos produtos

Elabora suportes visuais para lançamento e divulgação.

Concepção/Expressão/ Experimentação

Experimentar/elaborar/ melhorar as propostas Analise/ Seleção


Aplicando as ferramentas 

Ferramenta 1– Reconhecer e decompor

A base deste modelo é aplicável em pesquisas imegéticas para a percepção de indicadores de linguagem na interpretação de contextos ou decomposição de imagens geradas pelas próximas ferramentas descritas.


Aplicando as ferramentas  

Ferramenta 2-Relacionar e Decompor Por meio da construção de uma imagem através de estímulos não visuais, promovendo o desapego dos signos convencionais e experimentação imagética apoiada em referências ainda não decodificadas em linguagem visual.


Aplicando as ferramentas  

Ferramenta 3- Reconhecer,decompor, relacionar e decompor. O conceito gerador é sintetizado em palavras-chave que resumem as principais qualidades que os produtos devem atender, contudo, ele ainda se situa em um nível bastante abstrato, por isso a inserção de uma referência é positiva, já que ela trará estímulos que provocam associações de ideias.

Selecionar elementos de referência. Ex: idogramas, sakura, comida japonesa. Definir direcionamento compositivo. Ex: Cores suaves, formas arredondadas, pontos delicados


Finalizando por obra 

Em todos os lugares, uma primeira leitura da roupa leva o observador a imaginar quem é, de onde veio, o que pensa, quais ideais compartilha ou não, com aquele que porta o vestuário observado. Quando nos vestimos, diariamente e para qualquer situação cotidiana, fazemos uma opção, conscientemente ou não, a qual expressa um conteúdo por meio do vestuário. Cabe ao profissional de moda utilizar as ferramentas disponíveis que auxiliam no projeto de produtos para compreender como a linguagem não verbalizada ou, ainda, a união de imagens e palavras, podem ser utilizados no design de moda para expressar conteúdo e expressá-lo de forma contundente.


Projetando o Intangivel