Page 1

4

JULHO AGOSTO

Diversos eventos movimentam o segundo semestre Consciência gera transformação

Mais perto dos clientes

As atividades da 13ª Semana da Qualidade, Ambiental e da Segurança dos Alimentos e 33ª SIPAT mostraram que boas práticas geram melhorias contínuas em todos os aspectos.

Encontro com Industriais de Sorvete de Santa Catarina, Encontro de Tecnologia em Biscoito e patrocínio do maior evento de ingredientes da América Latina são exemplos disso.

Leia mais nas páginas 6 e 7.

Leia mais na página 8.


2

EDIT O RIAL

GENTE

Qualidade não se manda fazer, qualidade se faz Não há sucesso sem o envolvimento e comprometimento de cada um com a qualidade, isso é fato. O termo qualidade pode ser definido de várias maneiras: conformidades com as especificações dos clientes, adequação às necessidades de uso, valor percebido, satisfação, entre outros. A partir disso, a palavra qualidade nos remete a compreendê-la como um atuante processo de gestão, como uma ferramenta estratégica na busca pelo aumento de resultados e do desempenho. Desempenho este que é fator decisivo para a continuidade do sucesso da Duas Rodas, por conta do crescente avanço do processo de globalização e da concentração de seus fornecedores e clientes. Desafios estes que devem considerar a melhora do entendimento de seus mercados, do melhor relacionamento com os acionistas, governo, trabalhadores, da sociedade, da inovação tecnológica, da redução de desperdícios, da conformidade legal, quer seja de produtos ou serviços.

Neste sentido, por meio das pessoas comprometidas com o processo qualidade, a Duas Rodas vem se destacando nacional e internacionalmente como fornecedora de ingredientes para a indústria de alimentos, colocando no mercado produtos e serviços reconhecidos e de referência.

Exemplo de evolução profissional

Ermes Nissen Diretor-industrial

O resultado deste envolvimento cada vez maior com a qualidade será o aumento de competitividade e produtividade relacionado aos ganhos com a redução de custos, redução de desperdícios, aumento da satisfação dos clientes e consequente conquista de novos mercados. Para os envolvidos, percebemos o crescente desenvolvimento profissional, que se observa até mesmo numa maior qualidade de vida. Enfim, todos devemos trabalhar em busca do desenvolvimento da Duas Rodas, focados na qualidade e sempre orientados pelo “Compromisso de Valor e de Conduta”.

Lançamento de sorvetes Para garantir o sucesso nas vendas, é preciso inovar sempre. É por isso que, constantemente, a Duas Rodas desenvolve produtos novos e diferenciados para atender aos mais diversos públicos. Dessa vez, a empresa está lançando no mercado três novos saborizantes para a linha de sorvetes: Algemix Macadâmia, Algemix Chocolate Belga, Selecta Plus Baunilha, além do Selecta Top Banana Caramelizada e da Cobertura para Taças Vinho. As novidades já estão disponíveis no mercado. Confira as principais características:

Algemix Macadâmia

Selecta Plus Baunilha

Algemix, o pó saborizante mais reconhecido do mercado, apresenta o novo sabor Macadâmia, que mantém as características do fruto proporcionando à receita muito mais sabor e referência ao produto natural. As nozes de macadâmia são muito comercializadas na Austrália, África do Sul e América Central. Na culinária, é muito apreciada em receitas, como: doces e sorvetes.

É uma novidade que combina o aroma natural e o extrato mais puro da baunilha. O resultado é um produto mais gostoso e acentuado que seduz até os mais exigentes paladares.

Algemix Chocolate Belga Com milhares de fábricas e toneladas de chocolates vendidos para todo o mundo, o chocolate belga é sinônimo de qualidade. O lançamento Algemix sabor Chocolate Belga é uma referência ao mais nobre dos chocolates.

11

Selecta Top Banana Caramelizada É um preparado de frutas para coberturas e recheios, pronto para o uso. Pode ser aplicado em diversas receitas de sorvetes e confeitaria.

Cobertura para Taças – Vinho Além da linha de 20 sabores já conhecida, a Duas Rodas está lançando um novo sabor de Cobertura para Taças: vinho. O sabor foi o escolhido para a edição comemorativa aos 85 anos da Empresa.

Mix Duas Rodas é uma publicação da Duas Rodas Industrial. Conselho editorial: Adriane Alves de Souza (Duas Rodas Campinas), Airton Mendes (Duas Rodas Manaus), Ana Lúcia Dallazen Possari, Antonio Clodoaldo de Azevedo, Camila Gallo, Edson dos Santos, Fernando de Jesus, Jaques Bonet, Jean Carlo Rossi (Duas Rodas Nordeste), Joseane Leone, Júlio César Van Vossen, Marco Aurelio Oliveira (Duas Rodas México), Thomas Mühlhäusser (Duas Rodas Chile), Marco Antônio Forte, Paulo Marinelli, Sirley Rank, Sônia Forte e Javier García (Duas Rodas Argentina). Produção: Sine Qua Non. Contato: (47) 3028-6777. Jornalista responsável e editora: Andressa Larsen (3445/SC). Textos: Andressa Larsen e Marcela Passos. Programação visual: Luiz Vitório Júnior. Fotos: Marcela Passos, Roby Johnes e banco de imagens. Impressão: Impressul. Tiragem: 1.400 exemplares.

Estar sempre pronto para tudo, não aceitar um não como fim de um negócio, gostar de conversar, gostar de gente, encarar desafios e correr riscos. Estas são as características que devem acompanhar um bom representante comercial, segundo Ivo Trevisani. Ele começou a trabalhar na Duas Rodas – na época, Indústrias Reunidas Jaraguá – em 1976, como motorista de caminhão, transportando lenha e frutas produzidas nas fazendas Santo Antônio e Itapocu. No final do mesmo ano, foi convidado para morar em Jaraguá do Sul. Por conta da mudança, passou a percorrer distâncias maiores. Em 1978, trocou o caminhão pequeno por um grande e, daí por diante, percorreu quase todo o país, levando os produtos produzidos pela Duas Rodas para os clientes. Seis anos depois foi convidado a deixar as estradas e se tornar líder de produção no setor de bananas, onde ficou por um ano e meio.

Ivo Trevisani, Representante Comercial

Vida de representante

Lenha encarvoada

A trajetória de Ivo Trevisani como representante começou em 1986, ainda em Santa Catarina. “Durante 11 anos morei em Jaraguá atendendo no Paraná e, por isso, chegava a ficar até três semanas longe de casa”, conta. Para não realizar viagens tão longas e nem ficar tanto tempo fora do lar, em 1995 a direção da Duas Rodas sugeriu que Ivo morasse em sua região de atuação. “Escolhi morar em Londrina, onde resido até hoje”, completa. Atualmente, ele atende ao norte do Paraná e ao sul de São Paulo e tem quase 170 clientes ativos. Ele conta que seu dia a dia profissional é sempre bem organizado. Ivo acorda cedo, lê os e-mails, verifica entrada e saída de pedidos, pendências, passa no escritório e, em seguida, sai para visitar os clientes. Segundo o representante, as principais dificuldades são a competitividade cada vez maior. “Temos que ser ágeis com novos projetos e com as entregas porque os clientes trabalham com um estoque baixo e qualquer atraso pode causar desconforto”. Durante estes 34 anos de trabalho na Duas Rodas, Ivo acompanhou a evolução de empresa e percebeu grandes mudanças. “Hoje, temos uma indústria com tecnologia avançada e alta produção. Além disso, o ambiente de trabalho é muito bom e todos formam, de fato, uma grande família”. Ivo salienta também as oportunidades que a Duas Rodas coloca à disposição de quem quer crescer, afinal, ele é um exemplo disso. Entre seus principais projetos para o futuro, estão se manter sempre atualizado para acompanhar as mudanças do mercado e contratar mais pessoas para integrar a sua equipe de vendas.

No início da carreira, Ivo morava em Santo Antônio do Itaperiú (SC), onde a Duas Rodas possui fazendas. Já nos primeiros dias de trabalho teve que levar uma carga de lenha para Jaraguá. Era de família humilde e só andava descalço, porém para fazer essa entrega não podia ir sem calçado. Foi aí que ele contou com a ajuda do Sr. Valdi. Ivo calçava 40 e Valdi 44, mesmo assim, ele emprestou suas botas sete légua, e Ivo foi para Jaraguá. “A lenha que coloquei no caminhão estava encarvoada. Vocês podem imaginar como eu cheguei? Mal desci do caminhão, dei de cara com o Sr. Dietrich, que não deve ter entendido nada. Ainda bem que para ele, a aparência não foi problema para que depois eu pudesse continuar crescendo dentro da Duas Rodas”, conclui.

Mudou para melhor

O novo laboratório de microbiologia da Duas Rodas foi projetado e desenvolvido para que houvesse um fluxo sequencial de trabalho, desde o recebimento de amostras até a eliminação dos resíduos gerados. Ele possui salas separadas para preparo de soluções e meios de cultura, manipulação de amostras, análises de microorganismos patogênicos e não patogênicos, leitura, esterilização e descarte de materiais e resíduos. “O maior espaço físico facilita as atividades e possibilita melhor organização do trabalho”, afirma a microbiologista Beatriz Imamura Seratiuk. O local foi construído de acordo com rigorosas diretrizes dos órgãos fiscalizadores e diferencia-se dos demais ambientes no tipo de piso, nas paredes - com cantos arredondados -, na pressão positiva e nos filtros microbiológicos nas entradas de ar. Atualmente, três pessoas trabalham no laboratório. “O novo layout permite uma melhor performance e um aumento da eficácia”, garante Vanderlei Wessler, supervisor do laboratório.

Sobre as análises A Duas Rodas realiza análises microbiológicas há mais de 30 anos. O laboratório de microbiologia pertence ao departamento SuporteTécnico Interno (STE). São feitas análises microbiológicas de matérias-primas, produtos finais, produtos em desenvolvimento, validações de higienização de processos e monitoramentos ambientais de microorganismos patogênicos.


10

SA IBA MAI S

CURTAS

Entrevista com

Planejar os gastos com consciência

a i d u á l C Raia

A Duas Rodas realizou, em parceria com o SESI, um Curso de Orçamento Doméstico com o objetivo de ensinar os participantes a fazer um planejamento financeiro pessoal e também familiar. O curso aconteceu em junho, nas dependências do SESI, e contou com a participação de mais de 40 colaboradores, que foram divididos em duas turmas. “Mostraram onde e de que forma podemos economizar e nos passaram um modelo de planilha de custos bem fácil de utilizar. Já coloquei várias dicas em prática e, desta forma, o salário dura mais”, conta Marcelo Bachmann, do DAC.

Quando Cláudia Raia entrou na sala da coletiva de imprensa falando alto, rindo e gesticulando, logo foi possível perceber porque ela é tão admirada. Dona de um carisma e senso de humor inigualáveis, a atriz e bailarina provoca um verdadeiro tumulto por onde passa. Cláudia esteve em Joinville, Santa Catarina, nos dias 20 e 21 de julho, para participar do Festival de Dança com o espetáculo “Pernas pro Ar”. Considerada o maior nome do teatro musical do Brasil atualmente, esta foi a primeira vez que ela participou do evento, e já bateu recorde. O espetáculo foi o mais concorrido da história do Festival. Em apenas três horas, todos os ingressos colocados à venda haviam sido vendidos. “Quando Fernanda Chamma me ligou contando sobre a venda de ingressos eu levei um susto e pensei: gente, eu estou bombando no Sul. Vou me mudar pra Joinville”, contou às gargalhadas, provocando risos também entre os jornalistas. Apesar do jeito descontraído, quando o assunto é trabalho a artista fala sério. Confira, abaixo, alguns trechos da entrevista:

Preparando pessoas

Qual a sua relação com a dança?

O que a prática do balé te ensinou, além da dança?

Tenho a dança como o ar que eu respiro. Minha mãe tinha uma academia e eu danço desde os três anos. Dancei profissionalmente nos Estados Unidos e na Argentina e estudei balé em Nova York.

Disciplina. Eu sempre precisei treinar muito para não errar nos palcos. Essa coisa de repetir exaustivamente até ficar segura eu tenho até hoje, tanto na dança quanto na interpretação. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a minha essência não é esse glamour. É dor, machucado, suor.

Como você cuida da alimentação? Nunca fui de comer besteira, não tomo refrigerante, nem bebida alcoólica e não fumo. A família da minha mãe é de obesos, todos com problemas de diabetes. Por isso, sempre me preocupei em fazer exercícios e ficar de olho no que coloco no prato.

3

Qual o segredo, independente da profissão, para ser um profissional de sucesso? Persistência. Eu sou uma mulher muito persistente. Chego a ser chata. Acredito que, quando se trabalha duro, é possível realizar tudo. E tem dado certo.

Você gosta de arte e cultura? Confira as datas de dois importantes eventos de Jaraguá do Sul: 16º Jaraguá em Dança – Mostra de Dança, acontece de 22 a 26 de setembro no Grande Teatro do Centro Cultural de Jaraguá do Sul (SCAR). Este ano, mais de 1.200 bailarinos participam do evento, que tem como objetivo principal divulgar e incentivar a dança como forma de expressão no meio escolar. A programação completa está disponível no site cultura.jaraguadosul.com.br. XXII Schützenfest – De 7 a 12 de outubro no Parque Municipal de Eventos. Mais informações e a programação completa deste e de outros eventos você encontra no site www.scar.art.br ou através do telefone (47) 3275-2477.

Como você faz para conciliar a vida pessoal com uma agenda profissional tão apertada?

Encerrou em julho o desenvolvimento para capacitação de colaboradores da Duas Rodas. Desde março, trinta pessoas se reuniam na Associação Recreativa da empresa para falar de comunicação, relacionamento interpessoal, feedback e liderança. Os temas foram abordados através de dinâmicas, filmes e discussões em grupo. Três colaboradores da equipe de GTI foram indicados para a capacitação – Rafael M. Voss, Rafael Sales e Richard Mahnke. De acordo com Júlio César Van Vossen, de TI, “as indicações ocorreram pela experiência, percepção do desenvolvimento profissional e pelas virtudes de gestão que os três colaboradores apresentam no momento”. Ele garante que já é possível perceber mudanças positivas após o treinamento, como a disposição para buscar o entendimento sobre situações que não são estritamente técnicas e a forma de condução das atividades. “Oportunidades como estas oferecem aos colaboradores condições de evoluir em práticas de liderança, permitindo aos gestores e à empresa uma transição mais tranquila”, completa.

Tem horas que tenho vontade de chamar um táxi e ir pra lua. A única maneira de conciliar a vida pessoal com a carreira é ter fé de que vai dar certo.

Você trabalha muito para divulgar a arte no Brasil. Como você vê o cenário da arte no país? A paixão pela arte no Brasil precisa ser estimulada. Um artista completo deve investir em canto, dança e artes cênicas. Em nossas viagens, encontramos vários jovens talentos completos, prontos para “entrar em cena”. Mas é preciso incentivo, é preciso acreditar que a arte pode ser sim, um meio de ganhar dinheiro e movimentar a economia do país. Pena que o Brasil ainda não descobriu isso.

Grande festa A Festa Junina da Duas Rodas superou todas as expectativas dos colaboradores, familiares e também da comunidade que esteve presente no evento, no dia 19 de junho, no ginásio de esportes da Associação Recreativa. Além das tradicionais brincadeiras e comidas típicas de uma festa caipira, o diferencial deste ano foi a apresentação de dança de uma quadrilha composta por funcionários e familiares. Josiane Gonzaga dos Santos, assistente social da Duas Rodas, aprovou a iniciativa: “fizemos três ensaios e eu adorei participar. Os integrantes estavam entusiasmados e o resultado foi o melhor possível. No próximo ano, queremos realizar outra apresentação, pois estes momentos proporcionam integração e fazem bem para o corpo e a mente”, comemora.

Demonstração de fé Por conta do grande número de solicitações dos associados, a Associação Recreativa da Duas Rodas organizou uma viagem para Aparecida do Norte, SP. A excursão aconteceu de 25 a 27 de junho e 25 pessoas participaram. Elas saíram no sábado pela manhã, seguiram até o Santuário de Aparecida e permaneceram lá até domingo à tarde, quando retornaram para Jaraguá do Sul. A cidade é considerada a capital da fé e foi nas águas de Aparecida que surgiu a padroeira do Brasil: Nossa Senhora da Conceição Aparecida. O Santuário, também conhecido como Basílica de Nossa Senhora Aparecida, é o terceiro maior templo católico do mundo e é visitado anualmente por aproximadamente oito milhões de romeiros de todas as partes do Brasil.


4

P EL AS UNI DADES

Duas Rodas Campinas

Planejar faz a diferença

Duas Rodas Chile

Melhor comunicação entre as áreas

Comunicação Assertiva Aplicada às Relações no Trabalho. Este foi o tema da atividade realizada, no dia 12 de junho, na Duas Rodas Chile, na Hacienda Tobalaba, região metropolitana de Santiago. O encontro, organizado pela área de Recursos Humanos da unidade, foi uma forma de resposta à última Pesquisa de Clima Organizacional, realizada no final de 2009, que detectou que muitos colaboradores têm dificuldade de se relacionar e se comunicar com superiores e/ou colegas de outros departamentos. O objetivo principal desta atividade foi conhecer e aplicar o modelo de assertividade nas relações laborais, para evidenciar competências interpessoais através da compreensão e prática vivencial. A metodologia dinâmica facilitou a conquista de uma melhor comunicação por meio de expressões corporais e verbais. Segundo Thomas Mühlhäusser, gerente geral da unidade, os 35 participantes saíram do encontro satisfeitos. “E com a certeza de que a Duas Rodas Chile é uma grande família e de que a comunicação entre as áreas deve estar presente em todos os momentos, gerando empatia e bons resultados”. José Castro, do Almoxarifado, concorda: “Era justamente de que precisávamos. A capacitação ensinou a comunicar de maneira mais eficaz. Já estamos com vontade de participar de outra ação como essa porque ajudou a unir mais a equipe”.

Para garantir a sustentabilidade dos negócios e acompanhar as transformações do atual cenário organizacional, é preciso adotar uma nova visão estratégica e gerencial. “Na Duas Rodas não é diferente, por isso, tudo é estudado e analisado para a elaboração do planejamento que resultará no crescimento da Empresa num mercado muito competitivo”, explica o supervisor de vendas da região sudeste, Luiz Carlos Pulini. Com essa filosofia, todos os colaboradores das áreas técnica e comercial (incluindo os representantes comerciais) da Duas Rodas Campinas têm atingido os resultados. O destaque é o cumprimento da meta de aprovar 100 novos itens dentro do plano de ação para 2010. Até julho, já foram aprovados 183 novos itens, gerando um faturamento 44% acima do previsto. “Este resultado foi atingido porque a equipe teve participação na elaboração do planejamento e todos têm seus objetivos bem definidos e transparentes, o que traz tranquilidade e segurança para trabalharem focados no cumprimento de suas metas”, comemora Luiz.

o ã ç o m e e m e g a n e m Ho Quem entrava no refeitório da Duas Rodas no dia 6 de agosto percebia que tinha algo diferente: o local estava todo decorado em homenagem ao Dia dos Pais. Foi nesse dia que cinco colaboradores tiveram a oportunidade de homenagear seus pais. Eles participaram de uma promoção do GM Deliciosas Melhorias, do Refeitório, e foram sorteados. Para se inscrever, era necessário levar uma foto com o pai, escrever uma mensagem e depositar na urna. O prêmio? Um almoço no refeitório. “Eles receberam também como presente uma caneca personalizada com a foto e a mensagem que o filho trouxe”, conta Inês Rosane Junkes Odorizzi, assistente administrativa do Refeitório

Mais degustadores formados A busca da Duas Rodas Manaus por novos desafios é constante. Por isso, na semana de 10 a 17 de junho, a unidade realizou o treinamento de Análise Sensorial, sentirDR. Esse tipo de análise é um dos principais itens de controle de qualidade da empresa e, por conta da carência de formação profissional nesta área na região norte do país, o treinamento era esperado com grande expectativa por toda a equipe de Manaus. Mais de 90% dos colaboradores se propuseram a aprender sobre o processo de degustação, índice que demonstra o sucesso do sentirDR em Manaus. “Todos estavam comprometidos em buscar a habilitação de analista sensorial e assimilar o maior conhecimento possível. Por isso, o resultado não poderia ser diferente: mais de 80% dos colaboradores que participaram foram aprovados e hoje fazem parte do grupo voluntário de degustadores da Duas Rodas”, conta Giselle Silva, de Análises. Alzenira Nascimento, que participou do curso e atualmente faz parte do time de degustadores ressalta a importância do curso: “Aprendi que, em pequenos detalhes, podemos avaliar a qualidade dos produtos, tais como: cor, odor, aparência, etc. Além do conhecimento que adquiri, estou contribuindo para a satisfação do cliente”.

9

e integrante do GM. Osvaldo Pinheiro é operador de caldeira e viu na promoção uma chance de homenagear o pai, José Pinheiro. “Quando me inscrevi nem imaginava que poderia ser sorteado. Fiquei muito feliz.”, comemora. Para José, o convite do filho foi recebido com emoção: “Jamais esperava uma homenagem como essa”. “Foi a primeira vez que participei e já ganhei. Essas promoções são muito legais”, destaca Joceli de Jesus, que trabalha na cozinha da Duas Rodas. O pai da colaboradora, Fernando de Jesus, ainda não acreditava na oportunidade: “foi uma surpresa grande, fiquei muito feliz de ter sido convidado”.

Deliciosas Melhorias Joceli e Fernando De jesus

José e Osvaldo Pinheiro

luiz carlos pulini, supervisor de vendas

Duas Rodas Manaus

G E R AL

jaqueline e alceu alves medeiros

onésio e fernando luis garcia

Essa é apenas uma das ações do GM “Deliciosas Melhorias”. O grupo, formado por sete integrantes, se reúne quinzenalmente para discutir melhorias para o setor com o objetivo de beneficiar, principalmente, os colaboradores. Um dos projetos realizados foi em relação à pesquisa de satisfação, que fica na entrada do Refeitório. Os índices de participação na pesquisa estavam muito baixos, então, elas decidiram fazer um dia de motivação: explicavam para cada colaborador a importância de participar e votar diariamente, pois só assim poderiam melhorar a qualidade das refeições. Como incentivo, lançaram um desafio: os turnos que atingissem a meta de 76% de adesão ganhariam uma sobremesa especial. Deu certo! Todos os turnos foram beneficiados com um bufê de sorvetes. “Foi ótimo porque entenderam a importância de votar e agora sempre participam”, comemora Inês. Outra conquista do grupo foi a inserção de produtos naturais no cardápio. Agora, sementes como linhaça, gergelim e flocos de aveia estão entre as opções de alimentos. Nos primeiros dias, elas fizeram folhetos explicativos e distribuíram para os colaboradores falando da importância de utilizar os produtos na alimentação. “As pessoas gostaram e, agora, quando não têm todo mundo pergunta: onde estão as ‘sementinhas’? Além disso, várias pessoas já vieram nos contar que perceberam os benefícios na saúde depois que começaram a ingerir os alimentos, principalmente em problemas relacionados ao intestino”, argumenta Inês.


8

P E LAS UNIDADE S

CA P A

Contato direto com os clientes

Duas Rodas Nordeste

Treinar é crescer

Três dias de intensa atividade, muita informação e descontração. Essas foram algumas características que marcaram o 4º Encontro de Industriais de Sorvete de Santa Catarina, realizado nos dias 26, 27 e 28 de agosto, em Balneário Camboriú. Cerca de 90 participantes se reuniram no Resort Recanto das Águas e, dentre as atividades, estavam previstas gincanas de integração, palestras e premiações. A palestra de abertura e tema deste ano, Como ser Diferente no Mundo dos Iguais, foi feita pelo jornalista Luiz Carlos Prates, que levou aos convidados informações de análise da sociedade atual e discutiu a postura daqueles que buscam se destacar. Na sequência, Adriane Gneipel, Analista de Produtos para Sorvete, apresentou aos participantes informações sobre Marketing e Comportamento do Consumidor, sendo seguida por Marlis Vera Hoff, Analista de Assuntos Regulatórios, que apresentou os Novos Aspectos Legais na Indústria de Gelados Comestíveis. Para finalizar o seminário, foi a vez de José Forte, Supervisor de Vendas Sorvete, apresentar as tendências para Produtos Diferenciados e os Lançamentos da Duas Rodas. Em seguida, todos tiveram a oportunidade de degustar todos os sabores apresentados, tirar dúvidas a respeito de formulações e trocar informações técnicas de aplicação. Para os organizadores, este foi mais um evento de sucesso promovido pela Duas Rodas este ano, pois é no contato direto com o cliente que a empresa tem a oportunidade de saber quais as necessidades de cada um deles para desenvolver projetos exclusivos.

Troca de experiências

Depois do sucesso do 1º Encontro de Tecnologia em Biscoitos Nordeste, foi a vez das regiões Sul e Sudeste receberem o evento. O principal objetivo era promover conhecimento e troca de experiências entre empresas do segmento de biscoitos e a Duas Rodas. O Encontro da Região Sul aconteceu na Matriz, em Jaraguá do Sul, no dia 23 de junho, e reuniu cerca de 60 pessoas. A programação incluiu palestras, visita ao Centro Tecnológico e Administrativo e parque fabril. Seguindo o mesmo modelo da edição do Nordeste, os eventos de Jaraguá do Sul e Campinas ofereceram aos participantes informações sobre o mercado de biscoitos, matérias-primas e tendências de produtos e embalagens. Em todas as edições, a Duas Rodas apresentou aplicações inovadoras para o segmento, através de uma Exposabor de produtos. Em Campinas, o evento reuniu cerca de 50 clientes no Hotel Comfort Suites. Os participantes puderam conferir palestras, a Exposabor e visitar o Centro de Desenvolvimento e Atendimento ao Cliente da unidade. Foi a primeira experiência da Duas Rodas em promover um evento em três edições e, segundo os organizadores, o resultado foi gratificante, pois receberam o retorno positivo dos clientes.

5

Fazendo a diferença Antes mesmo do primeiro convidado para o 4º Encontro de Industriais de Sorvete de Santa Catarina chegar, a Duas Rodas promoveu a apresentação do Frozen Yogurt para os clientes de sorvete de Balneário Camboriú. No dia 25 de agosto, no mesmo Resort que receberia os convidados do Encontro, cerca de 40 empresários puderam experimentar o Frozen Yogurt da Duas Rodas e fazer um voo panorâmico de helicóptero sobre Balneário Camboriú. A concretização desta ação é um reflexo do sucesso da primeira experiência, realizada em Jaraguá do Sul, no mês de julho, com os clientes da região. Na ocasião, eles realizaram voos panorâmicos por Jaraguá do Sul e puderam degustar os lançamentos de 2010.

Patrocinadora da maior feira do segmento alimentício

A Duas Rodas Nordeste promoveu, de 22 a 24 de julho, o Treinar DRN. O evento aconteceu em Aracaju (SE) com o objetivo de reunir a equipe comercial da DRN para abordar assuntos da região, fazer um balanço do primeiro semestre e planejar as ações até o final do ano. “E, acima de tudo, para preparar a equipe com técnicas que possam melhorar o desempenho no mercado”, completa o gerente comercial da unidade, Antônio Boniatti. Para isso, alguns temas foram conduzidos pela equipe interna da DRN e outros por palestrantes externos. A abertura foi feita pelo diretorsuperintendente da Duas Rodas, Leonardo Zipf. Já Antônio Boniatti apresentou os números do primeiro semestre e falou dos produtos do mercado do Norte e Nordeste. Marco Antônio de Lima e Márcio Silveira, da Bilden Inteligência em Negócios, explanaram sobre “Impacto Tributário nos Negócios” e “Formação e Política de Preços”. Os participantes também fizeram um “Treinamento em gestão do Tempo”, com Everton Soares, da Dimensão Consultoria Organizacional.

“O sentimento de amizade contagia todos da DRN. E, através desse entusiasmo, quero expressar minha satisfação em fazer parte deste grande time vencedor.” Jeferson Tomazelli, vendedor técnico da região sul da Bahia. “A oportunidade de estar com as equipes externa e interna é sempre maravilhosa, principalmente pela troca de informações. Parabéns a todas as pessoas da DRN envolvidas no treinamento pelo excelente planejamento.” Everaldo Souza, representante no estado do Ceará.

Duas Rodas Argentina

Promovendo o sorvete Para começar bem a pré-temporada de sorvetes 2010/2011, a equipe comercial da Duas Rodas Argentina organizou, em parceria com a Distribuidora Manno, um evento para divulgação dos produtos deste segmento. O objetivo era chamar a atenção dos principais sorveteiros de Buenos Aires e do interior do país. O encontro aconteceu no dia 22 de julho num elegante salão de Puerto Madero – uma das regiões mais charmosas da capital Argentina – e reuniu aproximadamente

A Duas Rodas é a principal patrocinadora do maior e mais completo evento de ingredientes alimentícios da América Latina, a Food Ingredients South America (FiSA), que acontecerá, de 21 a 23 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Composta por feira e congresso internacional, a 15ª edição da FiSA terá uma área de 14 mil m², com o que há de mais inovador em tecnologia de produtos e processos para a produção de alimentos. Mais de 250 expositores nacionais e internacionais estarão reunidos e a expectativa é de que mais de 12 mil profissionais, entre presidentes, executivos de compras, vendas, marketing compareçam à feira.

Dicas do Professor Marinelli

Olá, pessoal. Aqui estou eu, mais uma vez, com dicas e curiosidades para vocês.

XÔ, CONFUSÃO Censo e senso jogam no time dos homófonos. Têm a mesma pronúncia, mas grafia e sentido diferentes. É o caso de sela (arreio de cavalo) e cela (quartinho), seção (divisão), sessão (reunião) e cessão (nome derivado de ceder), acento (icto da voz) e assento

Projeto do stand da duas rodas na fisa

80 sorveteiros. Javier García, gerente comercial da unidade, e Carmelo Palermo, responsável técnico, falaram sobre a empresa e os produtos. Os participantes puderam saborear aplicações com oito novos sabores de Algemix e Selecta e também com cinco novos sabores de Selecta Top. “Realizamos tudo isso graças a parceria com a Manno e por conta da colaboração de Nicolás Ramalho, executivo de contas da unidade, que deu a correta atenção para os convidados”, evidencia Javier Garcia. No final, foi servido um coquetel para que todos pudessem interagir.

(banco), cheque (ordem de pagamento) e xeque (lance de xadrez), conserto (remendo) e concerto (harmonia), coser (costurar) e cozer (cozinhar), caçar (perseguir) e cassar (privar de direitos), cesta (caixa de vime) e sexta (número ordinal), vez (ocasião) e vês (verbo ver). Senso quer dizer juízo, entendimento, faculdade de apreciar. A latina formou baita família. Entre os membros mais ilustres, sobressaem contrassenso, sensatez, sensibilidade, sensação, sensacional, sensato, etc.

CENSOR X SENSOR Não vale confundir. Censor é a pessoa que trabalha no censo. Ou promove censura. Na época da ditadura, compositores se empenhavam para enganar os censores. Era o jeito de dar recados considerados subversivos. Chico Buarque teria recorrido à homofonia para enganar os bobos na casca do ovo. “Afasta de mim este cálice”, escreveu ele. “Afasta de mim este cale-se”, pensavam os ouvintes.


6

CA P A

Mais conscientização A 13ª Semana da Qualidade, Ambiental e da Segurança dos Alimentos e 33ª SIPAT, que aconteceu de 9 a 13 de agosto, conscientizou os colaboradores da Duas Rodas a respeito de diversos aspectos importantes relacionados à prevenção de acidentes de forma geral, preservação do meio ambiente, qualidade e segurança dos alimentos e incentivou hábitos de vida saudáveis.

Qualidade é sinônimo de melhoria contínua Para que as entregas dos produtos aos clientes sejam cada vez melhores, uma das ações da Semana foi a exibição de um vídeo sobre Meio Ambiente e Boas Práticas de Fabricação para os funcionários das transportadoras que prestam serviço para a Duas Rodas. O Desafio SGQ e SGSA também esteve na programação. Foram selecionadas 25 questões sobre qualidade e segurança dos alimentos e durante a semana, todos os dias, havia cinco perguntas que podiam ser respondidas via portal, pelos colaboradores. Pela maior participação e maior percentual de acerto, seis colaboradores receberam brindes. Cerca de 70 colaboradores das áreas administrativa e técnica foram convidados a participar de um treinamento E-learning sobre o Sistema de Gestão Ambiental da empresa, onde receberam informações e conceitos básicos a respeito do tema e, em seguida, responderam

e-learning sobre meio ambiente

pancadinha divertiu

e testou conhecimento

Segurança é benefício para todos O principal objetivo da SIPAT deste ano foi mostrar que os colaboradores ainda perdem dias de trabalho por conta de acidentes na empresa e no trajeto casa/trabalho e vice-versa. Apesar da redução de 13% no índice de acidentes em 2010, em comparação com o mesmo período do ano passado, ainda foram 143 dias perdidos. Para reverter este quadro, a CIPA e a área de Segurança do Trabalho realizaram a Blitz da Segurança, uma campanha com a finalidade de orientar motoristas e motociclistas quanto à documentação (do carro, moto e condutor) e conservação do veículo (estado dos pneus, faróis, validade do extintor de incêndio). Os Cipeiros abordaram 81 motociclistas e 100 motoristas. Outra ação, voltada para a importância do uso de EPIs e prevenção à AIDS, ocorreu no refeitório por meio de fotos impactantes. Seguindo a mesma proposta, a Campanha de Prevenção ao Fumo também foi baseada em imagens expostas no refeitório, em informações via portal e divulgação por e-mail. “Todo ano fazemos algo relacionado ao fumo, pois a sociedade não aprova mais essa postura e é preciso continuar alertando as pessoas sobre os malefícios”, afirma Cláudio de Lucca, supervisor de logística e presidente da CIPA.

Teatro de fantoches o uso das palestra direcionada aos gestores incentivou melhorias de grupos dos gestao de ferramentas

uma avaliação sobre o assunto. A tradicional Pancadinha não poderia faltar. O jogo de perguntas e respostas tratou de todos os assuntos relacionados à semana, trouxe interação e animação e, ao mesmo tempo, mostrou se os colaboradores estão por dentro dos assuntos. No auditório, aconteceu a palestra Alcance de Resultado Através do Modelo Participativo, proferida por Osvaldo dos Santos, direcionada aos gestores, incentivando-os a utilizar melhor esta ferramenta de gestão, que são os Grupos de Melhorias Duas Rodas. Houve apresentação do case CCQ da Embraco, de Joinville. “Todas essas ações são muito importantes porque é preciso que estas informações estejam no dia a dia das pessoas e se reflitam na postura dos colaboradores. Em outubro, passaremos pela auditoria de recertificação da ISO 9001 e 14001, que será conquistada pela aplicação de ações conscientes de cada um”, explica Robson Monteiro, Analista da Qualidade. Segundo Edinaldo da Silva, de Condimentos, as ações trouxeram bastante conhecimento novo para quem está há pouco tempo na empresa e reforçaram as informações para os mais antigos. “A gente tem que ter interesse pelo que faz para ajudar a empresa a ir para frente, não basta apenas cumprir os horários, tem que participar e acompanhar estas e outras atividades para entender como a empresa funciona”. Uma das ações chamou mais a atenção do Edivaldo: “Gostei muito do teatro de fantoches porque foi bem interessante e me fez sair da rotina.”

apresentação do grupo de teatro de fantoches sobre os valores duas rodas

CIPEIRO. VILSONIR DALMAN

CIPEIRO. MARCELO GORGES

Para apresentar os valores de forma simples, com exemplos que podem ser aplicados no dia a dia, o Grupo de Fantoches da Duas Rodas também esteve presente na Semana da Qualidade. As apresentações ocorreram em todos os turnos. Criado no workshop de disseminação de valores, o grupo reúne treze colaboradores que realizaram ensaios durante dois meses, sempre às quintas-feiras. Juliana Elis Müller, do RH, comemora o resultado: “os atores são voluntários que em meio a sua rotina de trabalho se colocaram à disposição para este desafio. Tanto o desenvolvimento do projeto quanto o resultado foram extremamente positivos. O próprio grupo trabalhou entre si os valores comprometimento, inovação e família.” Participam do grupo os colaboradores: Juliana Rios Martins, Wanderlei Oliveira, Andrea Elisa do V. Mostowski, Gisele Paula Rocha, Gisela A. dos Santos, Josiane Gonzaga dos Santos, Michele Catiane Dias, Cleunice Gascho, Leandro Gonçalves, Liliane Grein, Marlene Catafesta, Nelson França de Souza e Élio de Souza Oliveira.

Exemplo de conduta Ângela Costa, da Biblioteca, foi uma das pessoas que recebeu o certificado de Trabalhador Preventivo. “Respondi as perguntas de forma rápida e correta. Na entrevista, dei sugestões e algumas foram colocadas em prática. Além disso, tenho o hábito de me imaginar no lugar das outras pessoas, pois já fui ciclista e pedestre e, por isso, sempre dou a vez para ambos”, conta. Neste ano, 60 colaboradores receberam este certificado.

ângela costa recebendo certificado de trabalhador preventivo


6

CA P A

Mais conscientização A 13ª Semana da Qualidade, Ambiental e da Segurança dos Alimentos e 33ª SIPAT, que aconteceu de 9 a 13 de agosto, conscientizou os colaboradores da Duas Rodas a respeito de diversos aspectos importantes relacionados à prevenção de acidentes de forma geral, preservação do meio ambiente, qualidade e segurança dos alimentos e incentivou hábitos de vida saudáveis.

Qualidade é sinônimo de melhoria contínua Para que as entregas dos produtos aos clientes sejam cada vez melhores, uma das ações da Semana foi a exibição de um vídeo sobre Meio Ambiente e Boas Práticas de Fabricação para os funcionários das transportadoras que prestam serviço para a Duas Rodas. O Desafio SGQ e SGSA também esteve na programação. Foram selecionadas 25 questões sobre qualidade e segurança dos alimentos e durante a semana, todos os dias, havia cinco perguntas que podiam ser respondidas via portal, pelos colaboradores. Pela maior participação e maior percentual de acerto, seis colaboradores receberam brindes. Cerca de 70 colaboradores das áreas administrativa e técnica foram convidados a participar de um treinamento E-learning sobre o Sistema de Gestão Ambiental da empresa, onde receberam informações e conceitos básicos a respeito do tema e, em seguida, responderam

e-learning sobre meio ambiente

pancadinha divertiu

e testou conhecimento

Segurança é benefício para todos O principal objetivo da SIPAT deste ano foi mostrar que os colaboradores ainda perdem dias de trabalho por conta de acidentes na empresa e no trajeto casa/trabalho e vice-versa. Apesar da redução de 13% no índice de acidentes em 2010, em comparação com o mesmo período do ano passado, ainda foram 143 dias perdidos. Para reverter este quadro, a CIPA e a área de Segurança do Trabalho realizaram a Blitz da Segurança, uma campanha com a finalidade de orientar motoristas e motociclistas quanto à documentação (do carro, moto e condutor) e conservação do veículo (estado dos pneus, faróis, validade do extintor de incêndio). Os Cipeiros abordaram 81 motociclistas e 100 motoristas. Outra ação, voltada para a importância do uso de EPIs e prevenção à AIDS, ocorreu no refeitório por meio de fotos impactantes. Seguindo a mesma proposta, a Campanha de Prevenção ao Fumo também foi baseada em imagens expostas no refeitório, em informações via portal e divulgação por e-mail. “Todo ano fazemos algo relacionado ao fumo, pois a sociedade não aprova mais essa postura e é preciso continuar alertando as pessoas sobre os malefícios”, afirma Cláudio de Lucca, supervisor de logística e presidente da CIPA.

Teatro de fantoches o uso das palestra direcionada aos gestores incentivou melhorias de grupos dos gestao de ferramentas

uma avaliação sobre o assunto. A tradicional Pancadinha não poderia faltar. O jogo de perguntas e respostas tratou de todos os assuntos relacionados à semana, trouxe interação e animação e, ao mesmo tempo, mostrou se os colaboradores estão por dentro dos assuntos. No auditório, aconteceu a palestra Alcance de Resultado Através do Modelo Participativo, proferida por Osvaldo dos Santos, direcionada aos gestores, incentivando-os a utilizar melhor esta ferramenta de gestão, que são os Grupos de Melhorias Duas Rodas. Houve apresentação do case CCQ da Embraco, de Joinville. “Todas essas ações são muito importantes porque é preciso que estas informações estejam no dia a dia das pessoas e se reflitam na postura dos colaboradores. Em outubro, passaremos pela auditoria de recertificação da ISO 9001 e 14001, que será conquistada pela aplicação de ações conscientes de cada um”, explica Robson Monteiro, Analista da Qualidade. Segundo Edinaldo da Silva, de Condimentos, as ações trouxeram bastante conhecimento novo para quem está há pouco tempo na empresa e reforçaram as informações para os mais antigos. “A gente tem que ter interesse pelo que faz para ajudar a empresa a ir para frente, não basta apenas cumprir os horários, tem que participar e acompanhar estas e outras atividades para entender como a empresa funciona”. Uma das ações chamou mais a atenção do Edivaldo: “Gostei muito do teatro de fantoches porque foi bem interessante e me fez sair da rotina.”

apresentação do grupo de teatro de fantoches sobre os valores duas rodas

CIPEIRO. VILSONIR DALMAN

CIPEIRO. MARCELO GORGES

Para apresentar os valores de forma simples, com exemplos que podem ser aplicados no dia a dia, o Grupo de Fantoches da Duas Rodas também esteve presente na Semana da Qualidade. As apresentações ocorreram em todos os turnos. Criado no workshop de disseminação de valores, o grupo reúne treze colaboradores que realizaram ensaios durante dois meses, sempre às quintas-feiras. Juliana Elis Müller, do RH, comemora o resultado: “os atores são voluntários que em meio a sua rotina de trabalho se colocaram à disposição para este desafio. Tanto o desenvolvimento do projeto quanto o resultado foram extremamente positivos. O próprio grupo trabalhou entre si os valores comprometimento, inovação e família.” Participam do grupo os colaboradores: Juliana Rios Martins, Wanderlei Oliveira, Andrea Elisa do V. Mostowski, Gisele Paula Rocha, Gisela A. dos Santos, Josiane Gonzaga dos Santos, Michele Catiane Dias, Cleunice Gascho, Leandro Gonçalves, Liliane Grein, Marlene Catafesta, Nelson França de Souza e Élio de Souza Oliveira.

Exemplo de conduta Ângela Costa, da Biblioteca, foi uma das pessoas que recebeu o certificado de Trabalhador Preventivo. “Respondi as perguntas de forma rápida e correta. Na entrevista, dei sugestões e algumas foram colocadas em prática. Além disso, tenho o hábito de me imaginar no lugar das outras pessoas, pois já fui ciclista e pedestre e, por isso, sempre dou a vez para ambos”, conta. Neste ano, 60 colaboradores receberam este certificado.

ângela costa recebendo certificado de trabalhador preventivo


8

P E LAS UNIDADE S

CA P A

Contato direto com os clientes

Duas Rodas Nordeste

Treinar é crescer

Três dias de intensa atividade, muita informação e descontração. Essas foram algumas características que marcaram o 4º Encontro de Industriais de Sorvete de Santa Catarina, realizado nos dias 26, 27 e 28 de agosto, em Balneário Camboriú. Cerca de 90 participantes se reuniram no Resort Recanto das Águas e, dentre as atividades, estavam previstas gincanas de integração, palestras e premiações. A palestra de abertura e tema deste ano, Como ser Diferente no Mundo dos Iguais, foi feita pelo jornalista Luiz Carlos Prates, que levou aos convidados informações de análise da sociedade atual e discutiu a postura daqueles que buscam se destacar. Na sequência, Adriane Gneipel, Analista de Produtos para Sorvete, apresentou aos participantes informações sobre Marketing e Comportamento do Consumidor, sendo seguida por Marlis Vera Hoff, Analista de Assuntos Regulatórios, que apresentou os Novos Aspectos Legais na Indústria de Gelados Comestíveis. Para finalizar o seminário, foi a vez de José Forte, Supervisor de Vendas Sorvete, apresentar as tendências para Produtos Diferenciados e os Lançamentos da Duas Rodas. Em seguida, todos tiveram a oportunidade de degustar todos os sabores apresentados, tirar dúvidas a respeito de formulações e trocar informações técnicas de aplicação. Para os organizadores, este foi mais um evento de sucesso promovido pela Duas Rodas este ano, pois é no contato direto com o cliente que a empresa tem a oportunidade de saber quais as necessidades de cada um deles para desenvolver projetos exclusivos.

Troca de experiências

Depois do sucesso do 1º Encontro de Tecnologia em Biscoitos Nordeste, foi a vez das regiões Sul e Sudeste receberem o evento. O principal objetivo era promover conhecimento e troca de experiências entre empresas do segmento de biscoitos e a Duas Rodas. O Encontro da Região Sul aconteceu na Matriz, em Jaraguá do Sul, no dia 23 de junho, e reuniu cerca de 60 pessoas. A programação incluiu palestras, visita ao Centro Tecnológico e Administrativo e parque fabril. Seguindo o mesmo modelo da edição do Nordeste, os eventos de Jaraguá do Sul e Campinas ofereceram aos participantes informações sobre o mercado de biscoitos, matérias-primas e tendências de produtos e embalagens. Em todas as edições, a Duas Rodas apresentou aplicações inovadoras para o segmento, através de uma Exposabor de produtos. Em Campinas, o evento reuniu cerca de 50 clientes no Hotel Comfort Suites. Os participantes puderam conferir palestras, a Exposabor e visitar o Centro de Desenvolvimento e Atendimento ao Cliente da unidade. Foi a primeira experiência da Duas Rodas em promover um evento em três edições e, segundo os organizadores, o resultado foi gratificante, pois receberam o retorno positivo dos clientes.

5

Fazendo a diferença Antes mesmo do primeiro convidado para o 4º Encontro de Industriais de Sorvete de Santa Catarina chegar, a Duas Rodas promoveu a apresentação do Frozen Yogurt para os clientes de sorvete de Balneário Camboriú. No dia 25 de agosto, no mesmo Resort que receberia os convidados do Encontro, cerca de 40 empresários puderam experimentar o Frozen Yogurt da Duas Rodas e fazer um voo panorâmico de helicóptero sobre Balneário Camboriú. A concretização desta ação é um reflexo do sucesso da primeira experiência, realizada em Jaraguá do Sul, no mês de julho, com os clientes da região. Na ocasião, eles realizaram voos panorâmicos por Jaraguá do Sul e puderam degustar os lançamentos de 2010.

Patrocinadora da maior feira do segmento alimentício

A Duas Rodas Nordeste promoveu, de 22 a 24 de julho, o Treinar DRN. O evento aconteceu em Aracaju (SE) com o objetivo de reunir a equipe comercial da DRN para abordar assuntos da região, fazer um balanço do primeiro semestre e planejar as ações até o final do ano. “E, acima de tudo, para preparar a equipe com técnicas que possam melhorar o desempenho no mercado”, completa o gerente comercial da unidade, Antônio Boniatti. Para isso, alguns temas foram conduzidos pela equipe interna da DRN e outros por palestrantes externos. A abertura foi feita pelo diretorsuperintendente da Duas Rodas, Leonardo Zipf. Já Antônio Boniatti apresentou os números do primeiro semestre e falou dos produtos do mercado do Norte e Nordeste. Marco Antônio de Lima e Márcio Silveira, da Bilden Inteligência em Negócios, explanaram sobre “Impacto Tributário nos Negócios” e “Formação e Política de Preços”. Os participantes também fizeram um “Treinamento em gestão do Tempo”, com Everton Soares, da Dimensão Consultoria Organizacional.

“O sentimento de amizade contagia todos da DRN. E, através desse entusiasmo, quero expressar minha satisfação em fazer parte deste grande time vencedor.” Jeferson Tomazelli, vendedor técnico da região sul da Bahia. “A oportunidade de estar com as equipes externa e interna é sempre maravilhosa, principalmente pela troca de informações. Parabéns a todas as pessoas da DRN envolvidas no treinamento pelo excelente planejamento.” Everaldo Souza, representante no estado do Ceará.

Duas Rodas Argentina

Promovendo o sorvete Para começar bem a pré-temporada de sorvetes 2010/2011, a equipe comercial da Duas Rodas Argentina organizou, em parceria com a Distribuidora Manno, um evento para divulgação dos produtos deste segmento. O objetivo era chamar a atenção dos principais sorveteiros de Buenos Aires e do interior do país. O encontro aconteceu no dia 22 de julho num elegante salão de Puerto Madero – uma das regiões mais charmosas da capital Argentina – e reuniu aproximadamente

A Duas Rodas é a principal patrocinadora do maior e mais completo evento de ingredientes alimentícios da América Latina, a Food Ingredients South America (FiSA), que acontecerá, de 21 a 23 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Composta por feira e congresso internacional, a 15ª edição da FiSA terá uma área de 14 mil m², com o que há de mais inovador em tecnologia de produtos e processos para a produção de alimentos. Mais de 250 expositores nacionais e internacionais estarão reunidos e a expectativa é de que mais de 12 mil profissionais, entre presidentes, executivos de compras, vendas, marketing compareçam à feira.

Dicas do Professor Marinelli

Olá, pessoal. Aqui estou eu, mais uma vez, com dicas e curiosidades para vocês.

XÔ, CONFUSÃO Censo e senso jogam no time dos homófonos. Têm a mesma pronúncia, mas grafia e sentido diferentes. É o caso de sela (arreio de cavalo) e cela (quartinho), seção (divisão), sessão (reunião) e cessão (nome derivado de ceder), acento (icto da voz) e assento

Projeto do stand da duas rodas na fisa

80 sorveteiros. Javier García, gerente comercial da unidade, e Carmelo Palermo, responsável técnico, falaram sobre a empresa e os produtos. Os participantes puderam saborear aplicações com oito novos sabores de Algemix e Selecta e também com cinco novos sabores de Selecta Top. “Realizamos tudo isso graças a parceria com a Manno e por conta da colaboração de Nicolás Ramalho, executivo de contas da unidade, que deu a correta atenção para os convidados”, evidencia Javier Garcia. No final, foi servido um coquetel para que todos pudessem interagir.

(banco), cheque (ordem de pagamento) e xeque (lance de xadrez), conserto (remendo) e concerto (harmonia), coser (costurar) e cozer (cozinhar), caçar (perseguir) e cassar (privar de direitos), cesta (caixa de vime) e sexta (número ordinal), vez (ocasião) e vês (verbo ver). Senso quer dizer juízo, entendimento, faculdade de apreciar. A latina formou baita família. Entre os membros mais ilustres, sobressaem contrassenso, sensatez, sensibilidade, sensação, sensacional, sensato, etc.

CENSOR X SENSOR Não vale confundir. Censor é a pessoa que trabalha no censo. Ou promove censura. Na época da ditadura, compositores se empenhavam para enganar os censores. Era o jeito de dar recados considerados subversivos. Chico Buarque teria recorrido à homofonia para enganar os bobos na casca do ovo. “Afasta de mim este cálice”, escreveu ele. “Afasta de mim este cale-se”, pensavam os ouvintes.


4

P EL AS UNI DADES

Duas Rodas Campinas

Planejar faz a diferença

Duas Rodas Chile

Melhor comunicação entre as áreas

Comunicação Assertiva Aplicada às Relações no Trabalho. Este foi o tema da atividade realizada, no dia 12 de junho, na Duas Rodas Chile, na Hacienda Tobalaba, região metropolitana de Santiago. O encontro, organizado pela área de Recursos Humanos da unidade, foi uma forma de resposta à última Pesquisa de Clima Organizacional, realizada no final de 2009, que detectou que muitos colaboradores têm dificuldade de se relacionar e se comunicar com superiores e/ou colegas de outros departamentos. O objetivo principal desta atividade foi conhecer e aplicar o modelo de assertividade nas relações laborais, para evidenciar competências interpessoais através da compreensão e prática vivencial. A metodologia dinâmica facilitou a conquista de uma melhor comunicação por meio de expressões corporais e verbais. Segundo Thomas Mühlhäusser, gerente geral da unidade, os 35 participantes saíram do encontro satisfeitos. “E com a certeza de que a Duas Rodas Chile é uma grande família e de que a comunicação entre as áreas deve estar presente em todos os momentos, gerando empatia e bons resultados”. José Castro, do Almoxarifado, concorda: “Era justamente de que precisávamos. A capacitação ensinou a comunicar de maneira mais eficaz. Já estamos com vontade de participar de outra ação como essa porque ajudou a unir mais a equipe”.

Para garantir a sustentabilidade dos negócios e acompanhar as transformações do atual cenário organizacional, é preciso adotar uma nova visão estratégica e gerencial. “Na Duas Rodas não é diferente, por isso, tudo é estudado e analisado para a elaboração do planejamento que resultará no crescimento da Empresa num mercado muito competitivo”, explica o supervisor de vendas da região sudeste, Luiz Carlos Pulini. Com essa filosofia, todos os colaboradores das áreas técnica e comercial (incluindo os representantes comerciais) da Duas Rodas Campinas têm atingido os resultados. O destaque é o cumprimento da meta de aprovar 100 novos itens dentro do plano de ação para 2010. Até julho, já foram aprovados 183 novos itens, gerando um faturamento 44% acima do previsto. “Este resultado foi atingido porque a equipe teve participação na elaboração do planejamento e todos têm seus objetivos bem definidos e transparentes, o que traz tranquilidade e segurança para trabalharem focados no cumprimento de suas metas”, comemora Luiz.

o ã ç o m e e m e g a n e m Ho Quem entrava no refeitório da Duas Rodas no dia 6 de agosto percebia que tinha algo diferente: o local estava todo decorado em homenagem ao Dia dos Pais. Foi nesse dia que cinco colaboradores tiveram a oportunidade de homenagear seus pais. Eles participaram de uma promoção do GM Deliciosas Melhorias, do Refeitório, e foram sorteados. Para se inscrever, era necessário levar uma foto com o pai, escrever uma mensagem e depositar na urna. O prêmio? Um almoço no refeitório. “Eles receberam também como presente uma caneca personalizada com a foto e a mensagem que o filho trouxe”, conta Inês Rosane Junkes Odorizzi, assistente administrativa do Refeitório

Mais degustadores formados A busca da Duas Rodas Manaus por novos desafios é constante. Por isso, na semana de 10 a 17 de junho, a unidade realizou o treinamento de Análise Sensorial, sentirDR. Esse tipo de análise é um dos principais itens de controle de qualidade da empresa e, por conta da carência de formação profissional nesta área na região norte do país, o treinamento era esperado com grande expectativa por toda a equipe de Manaus. Mais de 90% dos colaboradores se propuseram a aprender sobre o processo de degustação, índice que demonstra o sucesso do sentirDR em Manaus. “Todos estavam comprometidos em buscar a habilitação de analista sensorial e assimilar o maior conhecimento possível. Por isso, o resultado não poderia ser diferente: mais de 80% dos colaboradores que participaram foram aprovados e hoje fazem parte do grupo voluntário de degustadores da Duas Rodas”, conta Giselle Silva, de Análises. Alzenira Nascimento, que participou do curso e atualmente faz parte do time de degustadores ressalta a importância do curso: “Aprendi que, em pequenos detalhes, podemos avaliar a qualidade dos produtos, tais como: cor, odor, aparência, etc. Além do conhecimento que adquiri, estou contribuindo para a satisfação do cliente”.

9

e integrante do GM. Osvaldo Pinheiro é operador de caldeira e viu na promoção uma chance de homenagear o pai, José Pinheiro. “Quando me inscrevi nem imaginava que poderia ser sorteado. Fiquei muito feliz.”, comemora. Para José, o convite do filho foi recebido com emoção: “Jamais esperava uma homenagem como essa”. “Foi a primeira vez que participei e já ganhei. Essas promoções são muito legais”, destaca Joceli de Jesus, que trabalha na cozinha da Duas Rodas. O pai da colaboradora, Fernando de Jesus, ainda não acreditava na oportunidade: “foi uma surpresa grande, fiquei muito feliz de ter sido convidado”.

Deliciosas Melhorias Joceli e Fernando De jesus

José e Osvaldo Pinheiro

luiz carlos pulini, supervisor de vendas

Duas Rodas Manaus

G E R AL

jaqueline e alceu alves medeiros

onésio e fernando luis garcia

Essa é apenas uma das ações do GM “Deliciosas Melhorias”. O grupo, formado por sete integrantes, se reúne quinzenalmente para discutir melhorias para o setor com o objetivo de beneficiar, principalmente, os colaboradores. Um dos projetos realizados foi em relação à pesquisa de satisfação, que fica na entrada do Refeitório. Os índices de participação na pesquisa estavam muito baixos, então, elas decidiram fazer um dia de motivação: explicavam para cada colaborador a importância de participar e votar diariamente, pois só assim poderiam melhorar a qualidade das refeições. Como incentivo, lançaram um desafio: os turnos que atingissem a meta de 76% de adesão ganhariam uma sobremesa especial. Deu certo! Todos os turnos foram beneficiados com um bufê de sorvetes. “Foi ótimo porque entenderam a importância de votar e agora sempre participam”, comemora Inês. Outra conquista do grupo foi a inserção de produtos naturais no cardápio. Agora, sementes como linhaça, gergelim e flocos de aveia estão entre as opções de alimentos. Nos primeiros dias, elas fizeram folhetos explicativos e distribuíram para os colaboradores falando da importância de utilizar os produtos na alimentação. “As pessoas gostaram e, agora, quando não têm todo mundo pergunta: onde estão as ‘sementinhas’? Além disso, várias pessoas já vieram nos contar que perceberam os benefícios na saúde depois que começaram a ingerir os alimentos, principalmente em problemas relacionados ao intestino”, argumenta Inês.


10

SA IBA MAI S

CURTAS

Entrevista com

Planejar os gastos com consciência

a i d u á l C Raia

A Duas Rodas realizou, em parceria com o SESI, um Curso de Orçamento Doméstico com o objetivo de ensinar os participantes a fazer um planejamento financeiro pessoal e também familiar. O curso aconteceu em junho, nas dependências do SESI, e contou com a participação de mais de 40 colaboradores, que foram divididos em duas turmas. “Mostraram onde e de que forma podemos economizar e nos passaram um modelo de planilha de custos bem fácil de utilizar. Já coloquei várias dicas em prática e, desta forma, o salário dura mais”, conta Marcelo Bachmann, do DAC.

Quando Cláudia Raia entrou na sala da coletiva de imprensa falando alto, rindo e gesticulando, logo foi possível perceber porque ela é tão admirada. Dona de um carisma e senso de humor inigualáveis, a atriz e bailarina provoca um verdadeiro tumulto por onde passa. Cláudia esteve em Joinville, Santa Catarina, nos dias 20 e 21 de julho, para participar do Festival de Dança com o espetáculo “Pernas pro Ar”. Considerada o maior nome do teatro musical do Brasil atualmente, esta foi a primeira vez que ela participou do evento, e já bateu recorde. O espetáculo foi o mais concorrido da história do Festival. Em apenas três horas, todos os ingressos colocados à venda haviam sido vendidos. “Quando Fernanda Chamma me ligou contando sobre a venda de ingressos eu levei um susto e pensei: gente, eu estou bombando no Sul. Vou me mudar pra Joinville”, contou às gargalhadas, provocando risos também entre os jornalistas. Apesar do jeito descontraído, quando o assunto é trabalho a artista fala sério. Confira, abaixo, alguns trechos da entrevista:

Preparando pessoas

Qual a sua relação com a dança?

O que a prática do balé te ensinou, além da dança?

Tenho a dança como o ar que eu respiro. Minha mãe tinha uma academia e eu danço desde os três anos. Dancei profissionalmente nos Estados Unidos e na Argentina e estudei balé em Nova York.

Disciplina. Eu sempre precisei treinar muito para não errar nos palcos. Essa coisa de repetir exaustivamente até ficar segura eu tenho até hoje, tanto na dança quanto na interpretação. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a minha essência não é esse glamour. É dor, machucado, suor.

Como você cuida da alimentação? Nunca fui de comer besteira, não tomo refrigerante, nem bebida alcoólica e não fumo. A família da minha mãe é de obesos, todos com problemas de diabetes. Por isso, sempre me preocupei em fazer exercícios e ficar de olho no que coloco no prato.

3

Qual o segredo, independente da profissão, para ser um profissional de sucesso? Persistência. Eu sou uma mulher muito persistente. Chego a ser chata. Acredito que, quando se trabalha duro, é possível realizar tudo. E tem dado certo.

Você gosta de arte e cultura? Confira as datas de dois importantes eventos de Jaraguá do Sul: 16º Jaraguá em Dança – Mostra de Dança, acontece de 22 a 26 de setembro no Grande Teatro do Centro Cultural de Jaraguá do Sul (SCAR). Este ano, mais de 1.200 bailarinos participam do evento, que tem como objetivo principal divulgar e incentivar a dança como forma de expressão no meio escolar. A programação completa está disponível no site cultura.jaraguadosul.com.br. XXII Schützenfest – De 7 a 12 de outubro no Parque Municipal de Eventos. Mais informações e a programação completa deste e de outros eventos você encontra no site www.scar.art.br ou através do telefone (47) 3275-2477.

Como você faz para conciliar a vida pessoal com uma agenda profissional tão apertada?

Encerrou em julho o desenvolvimento para capacitação de colaboradores da Duas Rodas. Desde março, trinta pessoas se reuniam na Associação Recreativa da empresa para falar de comunicação, relacionamento interpessoal, feedback e liderança. Os temas foram abordados através de dinâmicas, filmes e discussões em grupo. Três colaboradores da equipe de GTI foram indicados para a capacitação – Rafael M. Voss, Rafael Sales e Richard Mahnke. De acordo com Júlio César Van Vossen, de TI, “as indicações ocorreram pela experiência, percepção do desenvolvimento profissional e pelas virtudes de gestão que os três colaboradores apresentam no momento”. Ele garante que já é possível perceber mudanças positivas após o treinamento, como a disposição para buscar o entendimento sobre situações que não são estritamente técnicas e a forma de condução das atividades. “Oportunidades como estas oferecem aos colaboradores condições de evoluir em práticas de liderança, permitindo aos gestores e à empresa uma transição mais tranquila”, completa.

Tem horas que tenho vontade de chamar um táxi e ir pra lua. A única maneira de conciliar a vida pessoal com a carreira é ter fé de que vai dar certo.

Você trabalha muito para divulgar a arte no Brasil. Como você vê o cenário da arte no país? A paixão pela arte no Brasil precisa ser estimulada. Um artista completo deve investir em canto, dança e artes cênicas. Em nossas viagens, encontramos vários jovens talentos completos, prontos para “entrar em cena”. Mas é preciso incentivo, é preciso acreditar que a arte pode ser sim, um meio de ganhar dinheiro e movimentar a economia do país. Pena que o Brasil ainda não descobriu isso.

Grande festa A Festa Junina da Duas Rodas superou todas as expectativas dos colaboradores, familiares e também da comunidade que esteve presente no evento, no dia 19 de junho, no ginásio de esportes da Associação Recreativa. Além das tradicionais brincadeiras e comidas típicas de uma festa caipira, o diferencial deste ano foi a apresentação de dança de uma quadrilha composta por funcionários e familiares. Josiane Gonzaga dos Santos, assistente social da Duas Rodas, aprovou a iniciativa: “fizemos três ensaios e eu adorei participar. Os integrantes estavam entusiasmados e o resultado foi o melhor possível. No próximo ano, queremos realizar outra apresentação, pois estes momentos proporcionam integração e fazem bem para o corpo e a mente”, comemora.

Demonstração de fé Por conta do grande número de solicitações dos associados, a Associação Recreativa da Duas Rodas organizou uma viagem para Aparecida do Norte, SP. A excursão aconteceu de 25 a 27 de junho e 25 pessoas participaram. Elas saíram no sábado pela manhã, seguiram até o Santuário de Aparecida e permaneceram lá até domingo à tarde, quando retornaram para Jaraguá do Sul. A cidade é considerada a capital da fé e foi nas águas de Aparecida que surgiu a padroeira do Brasil: Nossa Senhora da Conceição Aparecida. O Santuário, também conhecido como Basílica de Nossa Senhora Aparecida, é o terceiro maior templo católico do mundo e é visitado anualmente por aproximadamente oito milhões de romeiros de todas as partes do Brasil.


2

EDIT O RIAL

GENTE

Qualidade não se manda fazer, qualidade se faz Não há sucesso sem o envolvimento e comprometimento de cada um com a qualidade, isso é fato. O termo qualidade pode ser definido de várias maneiras: conformidades com as especificações dos clientes, adequação às necessidades de uso, valor percebido, satisfação, entre outros. A partir disso, a palavra qualidade nos remete a compreendê-la como um atuante processo de gestão, como uma ferramenta estratégica na busca pelo aumento de resultados e do desempenho. Desempenho este que é fator decisivo para a continuidade do sucesso da Duas Rodas, por conta do crescente avanço do processo de globalização e da concentração de seus fornecedores e clientes. Desafios estes que devem considerar a melhora do entendimento de seus mercados, do melhor relacionamento com os acionistas, governo, trabalhadores, da sociedade, da inovação tecnológica, da redução de desperdícios, da conformidade legal, quer seja de produtos ou serviços.

Neste sentido, por meio das pessoas comprometidas com o processo qualidade, a Duas Rodas vem se destacando nacional e internacionalmente como fornecedora de ingredientes para a indústria de alimentos, colocando no mercado produtos e serviços reconhecidos e de referência.

Exemplo de evolução profissional

Ermes Nissen Diretor-industrial

O resultado deste envolvimento cada vez maior com a qualidade será o aumento de competitividade e produtividade relacionado aos ganhos com a redução de custos, redução de desperdícios, aumento da satisfação dos clientes e consequente conquista de novos mercados. Para os envolvidos, percebemos o crescente desenvolvimento profissional, que se observa até mesmo numa maior qualidade de vida. Enfim, todos devemos trabalhar em busca do desenvolvimento da Duas Rodas, focados na qualidade e sempre orientados pelo “Compromisso de Valor e de Conduta”.

Lançamento de sorvetes Para garantir o sucesso nas vendas, é preciso inovar sempre. É por isso que, constantemente, a Duas Rodas desenvolve produtos novos e diferenciados para atender aos mais diversos públicos. Dessa vez, a empresa está lançando no mercado três novos saborizantes para a linha de sorvetes: Algemix Macadâmia, Algemix Chocolate Belga, Selecta Plus Baunilha, além do Selecta Top Banana Caramelizada e da Cobertura para Taças Vinho. As novidades já estão disponíveis no mercado. Confira as principais características:

Algemix Macadâmia

Selecta Plus Baunilha

Algemix, o pó saborizante mais reconhecido do mercado, apresenta o novo sabor Macadâmia, que mantém as características do fruto proporcionando à receita muito mais sabor e referência ao produto natural. As nozes de macadâmia são muito comercializadas na Austrália, África do Sul e América Central. Na culinária, é muito apreciada em receitas, como: doces e sorvetes.

É uma novidade que combina o aroma natural e o extrato mais puro da baunilha. O resultado é um produto mais gostoso e acentuado que seduz até os mais exigentes paladares.

Algemix Chocolate Belga Com milhares de fábricas e toneladas de chocolates vendidos para todo o mundo, o chocolate belga é sinônimo de qualidade. O lançamento Algemix sabor Chocolate Belga é uma referência ao mais nobre dos chocolates.

11

Selecta Top Banana Caramelizada É um preparado de frutas para coberturas e recheios, pronto para o uso. Pode ser aplicado em diversas receitas de sorvetes e confeitaria.

Cobertura para Taças – Vinho Além da linha de 20 sabores já conhecida, a Duas Rodas está lançando um novo sabor de Cobertura para Taças: vinho. O sabor foi o escolhido para a edição comemorativa aos 85 anos da Empresa.

Mix Duas Rodas é uma publicação da Duas Rodas Industrial. Conselho editorial: Adriane Alves de Souza (Duas Rodas Campinas), Airton Mendes (Duas Rodas Manaus), Ana Lúcia Dallazen Possari, Antonio Clodoaldo de Azevedo, Camila Gallo, Edson dos Santos, Fernando de Jesus, Jaques Bonet, Jean Carlo Rossi (Duas Rodas Nordeste), Joseane Leone, Júlio César Van Vossen, Marco Aurelio Oliveira (Duas Rodas México), Thomas Mühlhäusser (Duas Rodas Chile), Marco Antônio Forte, Paulo Marinelli, Sirley Rank, Sônia Forte e Javier García (Duas Rodas Argentina). Produção: Sine Qua Non. Contato: (47) 3028-6777. Jornalista responsável e editora: Andressa Larsen (3445/SC). Textos: Andressa Larsen e Marcela Passos. Programação visual: Luiz Vitório Júnior. Fotos: Marcela Passos, Roby Johnes e banco de imagens. Impressão: Impressul. Tiragem: 1.400 exemplares.

Estar sempre pronto para tudo, não aceitar um não como fim de um negócio, gostar de conversar, gostar de gente, encarar desafios e correr riscos. Estas são as características que devem acompanhar um bom representante comercial, segundo Ivo Trevisani. Ele começou a trabalhar na Duas Rodas – na época, Indústrias Reunidas Jaraguá – em 1976, como motorista de caminhão, transportando lenha e frutas produzidas nas fazendas Santo Antônio e Itapocu. No final do mesmo ano, foi convidado para morar em Jaraguá do Sul. Por conta da mudança, passou a percorrer distâncias maiores. Em 1978, trocou o caminhão pequeno por um grande e, daí por diante, percorreu quase todo o país, levando os produtos produzidos pela Duas Rodas para os clientes. Seis anos depois foi convidado a deixar as estradas e se tornar líder de produção no setor de bananas, onde ficou por um ano e meio.

Ivo Trevisani, Representante Comercial

Vida de representante

Lenha encarvoada

A trajetória de Ivo Trevisani como representante começou em 1986, ainda em Santa Catarina. “Durante 11 anos morei em Jaraguá atendendo no Paraná e, por isso, chegava a ficar até três semanas longe de casa”, conta. Para não realizar viagens tão longas e nem ficar tanto tempo fora do lar, em 1995 a direção da Duas Rodas sugeriu que Ivo morasse em sua região de atuação. “Escolhi morar em Londrina, onde resido até hoje”, completa. Atualmente, ele atende ao norte do Paraná e ao sul de São Paulo e tem quase 170 clientes ativos. Ele conta que seu dia a dia profissional é sempre bem organizado. Ivo acorda cedo, lê os e-mails, verifica entrada e saída de pedidos, pendências, passa no escritório e, em seguida, sai para visitar os clientes. Segundo o representante, as principais dificuldades são a competitividade cada vez maior. “Temos que ser ágeis com novos projetos e com as entregas porque os clientes trabalham com um estoque baixo e qualquer atraso pode causar desconforto”. Durante estes 34 anos de trabalho na Duas Rodas, Ivo acompanhou a evolução de empresa e percebeu grandes mudanças. “Hoje, temos uma indústria com tecnologia avançada e alta produção. Além disso, o ambiente de trabalho é muito bom e todos formam, de fato, uma grande família”. Ivo salienta também as oportunidades que a Duas Rodas coloca à disposição de quem quer crescer, afinal, ele é um exemplo disso. Entre seus principais projetos para o futuro, estão se manter sempre atualizado para acompanhar as mudanças do mercado e contratar mais pessoas para integrar a sua equipe de vendas.

No início da carreira, Ivo morava em Santo Antônio do Itaperiú (SC), onde a Duas Rodas possui fazendas. Já nos primeiros dias de trabalho teve que levar uma carga de lenha para Jaraguá. Era de família humilde e só andava descalço, porém para fazer essa entrega não podia ir sem calçado. Foi aí que ele contou com a ajuda do Sr. Valdi. Ivo calçava 40 e Valdi 44, mesmo assim, ele emprestou suas botas sete légua, e Ivo foi para Jaraguá. “A lenha que coloquei no caminhão estava encarvoada. Vocês podem imaginar como eu cheguei? Mal desci do caminhão, dei de cara com o Sr. Dietrich, que não deve ter entendido nada. Ainda bem que para ele, a aparência não foi problema para que depois eu pudesse continuar crescendo dentro da Duas Rodas”, conclui.

Mudou para melhor

O novo laboratório de microbiologia da Duas Rodas foi projetado e desenvolvido para que houvesse um fluxo sequencial de trabalho, desde o recebimento de amostras até a eliminação dos resíduos gerados. Ele possui salas separadas para preparo de soluções e meios de cultura, manipulação de amostras, análises de microorganismos patogênicos e não patogênicos, leitura, esterilização e descarte de materiais e resíduos. “O maior espaço físico facilita as atividades e possibilita melhor organização do trabalho”, afirma a microbiologista Beatriz Imamura Seratiuk. O local foi construído de acordo com rigorosas diretrizes dos órgãos fiscalizadores e diferencia-se dos demais ambientes no tipo de piso, nas paredes - com cantos arredondados -, na pressão positiva e nos filtros microbiológicos nas entradas de ar. Atualmente, três pessoas trabalham no laboratório. “O novo layout permite uma melhor performance e um aumento da eficácia”, garante Vanderlei Wessler, supervisor do laboratório.

Sobre as análises A Duas Rodas realiza análises microbiológicas há mais de 30 anos. O laboratório de microbiologia pertence ao departamento SuporteTécnico Interno (STE). São feitas análises microbiológicas de matérias-primas, produtos finais, produtos em desenvolvimento, validações de higienização de processos e monitoramentos ambientais de microorganismos patogênicos.


Diversão garantida Brincadeiras e muita diversão foram os principais ingredientes da Colônia de Férias de 2010, que reuniu cerca de 75 crianças, filhos dos colaboradores da Duas Rodas e da Artefatos de Borrachas Wolf na Associação Recreativa. Durante sete dias do mês de julho, os pequenos – com idade entre 4 e 10 anos – participaram de várias atividades, como: dança, capoeira, futebol, voleibol, basquete, jogos interativos e educativos. O ponto alto da colônia foi o passeio no Parque Malwee, com atividades de aventura como tirolesa, travessias de cordas, passeio de bote e arborismo. A tradicional “Noite do Soninho” encerrou o evento e, este ano, trouxe novidades: foi montado um acampamento em barracas para a garotada, com direito a baile do pijama, passeio noturno e caça ao tesouro. Juliana Pradi Foscolos é Analista Financeira da Duas Rodas e, pela primeira vez, inscreveu o filho Caio, de 6 anos, na Colônia de Férias. “Foi ótimo! Em nenhum momento fiquei preocupada com ele. Quando eu chegava para buscálo no final do dia, via a felicidade em seu rosto e a expectativa para o dia seguinte. Isso me deixou muito tranquila e confiante no trabalho de todos os profissionais envolvidos nesse evento”. Para ela, essa preocupação que a Duas Rodas tem de oferecer um evento voltado para crianças durante as férias de inverno é maravilhoso. “É um benefício muito interessante, pois faz com que as crianças tenham atividades diferentes e divertidas, saindo da rotina de televisão e jogos eletrônicos e ainda incentivando a boa alimentação e descobrindo novas amizades. O Caio agora está em contagem regressiva para a próxima colônia de férias”, completa.

C

a h n a amp

Estes são os anúncios da nova Campanha de Condimentos e Aditivos da Duas Rodas. Quatro produtos foram escolhidos como foco durante um ano: hambúrguer, linguiça, mortadela e salsicha. A Campanha está sendo veiculada nas maiores revistas brasileiras do setor e deve valer até o ano que vem.

P O R L A S P L A NT A S

9

Revista MIX 40  

Revista destinada aos colaboradores da Duas Rodas.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you