Page 1


2

G E NTE 1 1

EDIT O RIAL

Um ano de grandes conquistas 2010 está sendo um ano de crescimento importante para a economia brasileira, com uma forte participação do setor industrial. Dentro deste segmento, as indústrias de alimentos e bebidas devem ter o melhor resultado dos últimos anos. Levantamentos que mostram esta tendência foram feitos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA). Pela pesquisa, as empresas do setor esperam crescer acima de 10% em relação a 2009. O papel desempenhado pela Duas Rodas neste cenário é de importante fornecedor de matérias-primas e soluções para o sucesso das indústrias de alimentos. Nosso olhar para fora deve ser global, observando as alterações provocadas pelo aumento da população, urbanização, maior informação e educação das pessoas, idade, renda e cuidados com saúde. A atenção a estes fatores somada com o especial serviço prestado pela Duas Rodas a seus clientes nos projetos atendidos, com certeza, nos levarão ao êxito do nosso objetivo de crescimento de 11% em relação a 2009. Já o nosso olhar para dentro, deve ser no persistente respeito aos Valores, na melhoria do clima organizacional, nos desafios justos e nas responsabilidades claras. Estes fatores são fundamentais para termos pessoas felizes e a preferência de clientes bem atendidos. A dedicação das pessoas e a utilização forte e correta das ferramentas de gestão que temos à disposição, como: Sistemas da Qualidade (ISO), Análises (AD), Desenvolvimento e Aplicação de Produtos (AD, DP) Gestão da Produção (GIP), Informação (SGC, BI), Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), Mapa Estratégico, Pesquisas de Mercado (SIM) e Grupos de Melhorias, nos apoiam para a realização de grandes resultados em 2010. Nossa caminhada rumo a grandes conquistas neste ano já está na metade, e temos a convicção de que a Família Duas Rodas tem a vontade, a fibra e as condições para alcançar seus objetivos.

Nova proposta

Mais sabor nas refeições Na busca por mais sabor às refeições, sem perder a praticidade, a Duas Rodas desenvolveu uma linha especial que adiciona porções extras de sabor às variedades de carnes. Os Realçadores de Sabor são a opção ideal para os mais variados produtos do mercado. A nova linha reúne ingredientes que oferecem bastante harmonia na combinação dos sabores e podem ser aplicados em cortes de carnes temperadas, industrializados de carne suína, bovina, peixes e aves; produtos frescos, cozidos, salgados, curados, defumados, enlatados, fermentados, caldos de galinha, molhos, recheios salgados e ainda para biscoitos salgados e snacks. Apresentados em forma de pó, os Realçadores são de fácil aplicação e ótima fixação do sabor, e a dosagem quem determina é o cliente. Solúveis em água e óleo e podendo até mesmo ser aplicados diretamente em pó ao produto ou peça de carne, possuem resistência a altas temperaturas. Os Realçadores de Sabor são produzidos pela Divisão de Condimentos & Aditivos da Duas Rodas, que produz mais de 600 itens para a indústria da carne, desde as tradicionais até as mais exóticas, utilizados na fabricação de presuntos, salsichas, marinados, molhos, mortadelas e muitos outros produtos. Em todo o Brasil, mais de 600 clientes são atendidos por essa divisão.

Jairo Becker DIRETOR-ADMINISTRATIVO

Mix Duas Rodas é uma publicação da Duas Rodas Industrial. Conselho editorial: Airton Mendes (Duas Rodas Manaus), Ana Lúcia Dallazen Possari, Antonio Clodoaldo de Azevedo, Camila Gallo, Edson dos Santos, Fernando de Jesus, Jaques Bonet, Jean Carlo Rossi (Duas Rodas Nordeste), Joseane Leone, Júlio César Van Vossen, Marco Aurelio Oliveira (Duas Rodas México), Thomas Mühlhäusser (Duas Rodas Chile), Marco Antônio Forte, Paulo Marinelli, Sirley Rank, Sônia Forte e Javier García (Duas Rodas Argentina). Produção: Sine Qua Non Site: www.sqn.com.br. Jornalista responsável e editora: Andressa Larsen (3445/SC). Textos: Andressa Larsen e Marcela Passos. Programação visual: Luiz Vitório Júnior. Fotos: Roby Johnes e banco de imagens. Impressão: Impressul. Tiragem: 1.400 exemplares.

A Duas Rodas lança, a partir do dia 21 de junho, novas embalagens, novos rótulos e um novo sabor de Coberturas para Taças. Para desenvolver uma nova proposta, a Empresa realizou uma importante pesquisa de mercado com os industriais de sorvetes e empresários do ramo de sorveteria. O resultado foi uma embalagem inovadora, mais prática e econômica, que atende a todas as exigências dos empresários e seus clientes. Confira as novidades:

Embalagem Com linhas mais uniformes, a nova embalagem é muito mais prática e evita desperdícios na hora do manuseio, fazendo com que a cobertura tenha um melhor aproveitamento para empresários e, é claro, para os clientes.

Bico dosador Funciona direcionando melhor a cobertura na hora de servir, sendo eficaz também na decoração e preparo de diversas receitas. É ideal para sorveterias, onde o cliente pode escolher sua cobertura favorita, para deixar o sorvete ainda mais bonito e gostoso. Além disso, o bico dosador indica o sabor do produto pela sua cor.

Rótulos O novo visual das embalagens é moderno e favorece o reconhecimento do sabor na hora da escolha, pela associação direta da cobertura com o produto de sua matéria-prima (frutas, chocolates, essências, etc.).

Novo Sabor Além da linha de 20 sabores já conhecida, a Duas Rodas está lançando um novo sabor de Cobertura para Taças: vinho. O sabor foi o escolhido para a edição comemorativa aos 85 anos da Empresa.

Líderes em treinamento De 22 a 24 de fevereiro, aconteceu a primeira fase do Curso de TWI, ministrado pelo SENAI, na Duas Rodas. O objetivo é capacitar os líderes das seções produtivas para serem instrutores de TLT – Treinamento no Local de Trabalho e repassar informações do Mapa de Funções. O curso, com duração de 12 horas, teve a participação de 21 colaboradores entre Líderes de Seção e Supervisores de Produção.

Relembrando os Valores No mês de maio, a Duas Rodas encerrou a primeira grande ação de disseminação dos Valores deste ano. Cerca de 270 colaboradores participaram dos workshops que aconteceram na Associação Recreativa e o resultado foi considerado positivo. “Todos puderam repensar seus valores para colocá-los cada vez mais em prática, as atividades mudaram até mesmo alguns comportamentos”, avalia Juliana Elis Müller, de Recursos Humanos. Um dos participantes foi Silvestre Kitaiski, do Almoxarifado. “Relembrei a importância da equipe, do companheirismo. Através das dinâmicas, percebemos que não conseguimos fazer nada se estivermos sozinhos, precisamos do outro”, afirma. Outra ação de disseminação dos Valores foi a confecção de mascotes para apresentação de peça teatral que ocorrerá na Semana da Qualidade.


10

CURTAS 3

SAIBA M AI S

Prevenir é essencial

Segurança para as crianças

Preocupada com a saúde do colaborador, a Duas Rodas realizou uma Campanha Antigripal. O primeiro passo foi a entrega de um livreto com informações sobre a gripe comum e a gripe A (H1N1). Depois, nos dias 6 e 7 de maio, aconteceram pancadinhas no refeitório com perguntas referentes à cartilha. Quem participasse da brincadeira concorria a doses de vacinas grátis. As vacinas foram aplicadas no Centro de Convivência, por uma enfermeira, e cerca de 300 pessoas já estão imunizadas.

Não há como negar, quem tem filhos tem também a preocupação constante com a segurança dos pequenos, principalmente quando o assunto é transportar as crianças dentro do carro. Pensando em resolver este problema, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, há dois anos, uma nova resolução que passa a valer no dia 1º de setembro de 2010. A partir desta data, será obrigatório o uso da cadeirinha para crianças de até sete anos e meio de idade, independente do tamanho de cada uma. Quem for flagrado transportando crianças em desacordo com a norma estará cometendo uma infração gravíssima, terá que pagar uma multa de R$ 191,54 e levará sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de ter o veículo retido até que a irregularidade seja sanada.

Colônia de férias

Garanta a segurança dos seus filhos e aja dentro da lei. Fique atento aos tipos de cadeirinhas indicadas para cada idade:

Entre os dias 18 e 24 de julho, vai acontecer a tradicional Colônia de Férias para os filhos dos colaboradores da Duas Rodas e da Artefatos de Borrachas Wolf. Crianças de 4 a 10 anos podem participar. O objetivo é promover o lazer, a prática da atividade física de maneira lúdica e saudável e a integração entre os participantes. Além disso, você trabalha tranquilo enquanto seu filho se diverte. A taxa de inscrição é de R$ 3,00 por família e deverá ser feita por formulário que será divulgado em breve.

• Crianças até um ano devem ficar no bebê conforto voltadas para o vidro traseiro, com leve inclinação, conforme instruções do fabricante, de costas para o movimento, sempre no banco de trás; • De um até quatro anos, deverão usar a cadeira de segurança; • De quatro até sete anos e meio deverão sentar em um assento de elevação preso no banco traseiro com cinto de três pontos; • Acima de sete anos e meio devem andar com cinto de segurança; • Somente crianças acima de 10 anos podem andar no banco da frente dos automóveis.

Prepare o seu traje caipira que o arraiá vai começar! A Festa Junina Duas Rodas acontece, no dia 19 de junho, das 19h às 24h, no ginásio de esportes da Associação Recreativa. Vai ter quadrilha dos colaboradores, fogueira, pescaria, guloseimas e muito mais. Leve a sua família e participe!

* O ministério não especifica as normas técnicas para as cadeirinhas e cobra apenas que tenham selo do Inmetro.

Dicas

do Professor Marinelli Olá, pessoal! Nesta edição, trouxe curiosidades bem interessantes. Boa leitura!

De onde vem o nome das estações do ano? No passado, o ano era dividido em veris (bom tempo, estação da floração), e hiems (mau tempo, estação do frio). O Diccionário Etimológico de la Lengua Castellana, de Juan Corominas, diz que o sistema de quatro estações foi adotado a partir do século XVII. Derivados do latim, os nomes das estações significam: Primavera – de primo vere, quer dizer princípio da boa estação; Verão – de veranum tempus, significa tempo da frutificação; Outono – de tempus autumnus, é o mesmo que tempo de ocaso; Inverno – de tempus hibernus, quer dizer tempo de hibernar.

Campeões do Matemática – Números e ângulos Há mais de mil anos, um gênio marroquino concebeu as figuras de 0 a 9 que hoje nós conhecemos como numerais arábicos. Ele moldou as figuras de tal forma que cada uma continha um apropriado número de ângulos. O número 1 contém um ângulo; o 2, dois ângulos, 3, três ângulos, etc. O zero, significando nada, não tem nenhum ângulo. Veja com eram escritos então:

Arraiá da Duas Rodas

“Eu visto esta camisa” Já temos o resultado do Concurso “Eu visto esta camisa”. Queremos agradecer aos participantes, pois o número de inscrições foi grande, o que demonstrou o comprometimento de todos com a Duas Rodas. Saiba agora quem foram os três primeiros colocados:

1º lugar: Márcio Bier, da Segurança, com 28 camisetas

2º lugar: Sido Hornburg, do Spray, com 20 camisetas

3º lugar: Inês Rosane J. Odorizzi, do Refeitório, com 17 camisetas

Obrigado a todos que vestem a camisa da Duas Rodas!

Agenda única Para melhorar a qualidade do atendimento aos clientes, a equipe de GTI desenvolveu a Agenda Corporativa. O projeto é uma iniciativa de Francisco José Malta de Oliveira, que em conjunto com TI idealizou o recurso. A Agenda pretende organizar os registros de eventos na Empresa, principalmente para evitar que eventos internos coincidam com visitas de clientes. Com a criação desta ferramenta, é possível também minimizar conflitos de recursos, como: salas de reuniões, auditório, projetores e os próprios colaboradores. Vai permitir, por exemplo, que todas as pessoas da área comercial da Duas Rodas possam saber que um cliente estará na empresa em determinado dia e horário, facilitando os contatos. Outra vantagem é que os colaboradores considerados envolvidos na visita vão receber e-mails com informações de data e horário assim que o agendamento for confirmado no Portal. A Agenda está disponível para todos que acessam o Portal Corporativo Duas Rodas e soma-se a outros serviços já disponíveis.


4

G E R AL

P EL AS UNI DADES

Experiência enriquecedora

1

Juan Carlos Pineda, Engenheiro de Alimentos

2 Consuelo Yañez Pizani, Engenheira de Alimentos 3

2

Crescer profissionalmente, conhecer diferentes hábitos culturais e aumentar a rede de relacionamentos estão entre as principais vantagens de um intercâmbio. Três colaboradores da Duas Rodas, que atuam nas filiais do Chile e Colômbia, desfrutaram esta experiência. Eles tiveram a oportunidade de passar um período na Matriz, em Jaraguá do Sul, aprimorando conhecimentos, conhecendo rotinas, procedimentos e fazendo integração com outros colaboradores. Confira, ao lado, o que o três acharam:

Duas Rodas Nordeste

Em junho, acontece o 1º Encontro de Tecnologia em Biscoitos Sul e, em julho, é a vez da região Sudeste receber a primeira edição do evento.

Atua há sete anos na área de Desenvolvimento de Aromas da Duas Rodas Colômbia. Período de permanência: 2 meses.

“Estar com aromistas experientes é muito enriquecedor. Ver como trabalham, qual metodologia utilizam, pegar algumas dicas. É importante para que eu possa implementar o plano estratégico na Colômbia, principalmente nos Aromas para confeitaria, que é um segmento forte lá.”

1

Trabalha há nove anos em Indústrias de Alimentos no Chile e, há 3 anos, atua como chefe da Área Técnica da unidade Duas Rodas Chile. Período de Permanência: 2 semanas. Para ela, o mais importante de fazer o intercâmbio, é “conhecer o trabalho da Matriz, as diversas áreas e observar de que forma é possível aplicar a metodologia e tecnologia no Chile.”

3

9

John Sigala, Analista de Sistemas

Trabalha na Duas Rodas Chile há seis anos como Coordenador de Tecnologia da Informação (TI) e na Área de Custos. Período de permanência: 2 semanas. Esta é a primeira vez que ele visita a Matriz. Para John, a experiência foi gratificante. “É enriquecedora, tanto pessoal quando profissionalmente. Este contato com a Matriz me permite dimensionar a qualidade do departamento de TI daqui e adequar o conhecimento que adquiri às necessidades do meu dia a dia no Chile.”

Transferindo conhecimento Atendendo às necessidades de seus clientes, a Duas Rodas Nordeste promoveu um treinamento em Análise Sensorial voltado para os industriais da divisão de Aromas da região. A busca constante pelo estreitamento das relações comerciais, motivaram a gerência comercial da unidade e a área técnica da Matriz a realizar o evento sentirDR, que aconteceu nos dias 14 e 15 de abril. Este treinamento visa à transferência de know how da Duas Rodas para os clientes, fortalece parcerias e capacita técnicos para multiplicar o conhecimento absorvido. “Este curso já havia sido aplicado aos representantes e, desde então, aguardávamos a oportunidade de oferecê-lo aos clientes das indústrias alimentícias do nordeste”, conta Robson Conceição Alberto, inspetor de vendas da unidade. Quem ministrou o treinamento foi Juliane Puntel, Analista Físico-sensorial, que já pôde contar com a nova sala de treinamentos, totalmente equipada. E, contando também com este novo espaço, que possui uma produtora descontínua de sorvetes e uma picoleteira para duas formas, a unidade realizou, nos dias 13 e 14 de maio, o primeiro treinamento para prepostos e representantes do Norte e Nordeste. O intuito era estreitar o relacionamento e treiná-los sobre as matérias-primas e suas funções, desenvolvimento de receitas, aplicação de produtos, boas práticas de fabricação, abordagem e relacionamento interpessoal. Alexandre Lima e Sérgio Pitanga (Assistentes Técnicos) e Fábio Guenze (Inspetor de Vendas) foram os responsáveis por esta ação. treinamento. clientes das indústrias alimentícias da região

Duas Rodas México

Aprimorar para expandir A Duas Rodas México alcançou mais uma grande conquista no mês de maio: concretizou o planejamento e a construção de um laboratório de aplicações próprio. A ação faz parte do plano da Empresa para redução de gastos com envio de materiais. Por isso, a unidade buscou fornecedores locais de vidrarias de laboratório, frascos de amostras e matérias-primas com a mesma qualidade das utilizadas pela Matriz. “Contamos com o apoio da Matriz e seguimos o padrão de lá para dar o mesmo serviço e atendimento aos clientes na unidade México”, explica Marco Aurélio Oliveira, gerente geral. A engenheira Flávia Caroline Kuster Oliveira também foi fundamental para o planejamento e execução do laboratório e na procura dos materiais utilizados. O laboratório está preparado para atender à empresas de Bebidas, Doces, Indústrias de Panificação, Snacks e Lácteos. Outra recente aquisição da unidade foi uma máquina para fazer sorvetes artesanais. Com o equipamento, será possível ministrar cursos de capacitação em sorvetes e picolés aplicando produtos Duas Rodas. Segundo Marco Aurélio, o mercado de pequenos sorveteiros no México é grande e tem potencial para inserção de novos produtos. “Usaremos a mesma filosofia da Matriz, de fidelizar o cliente. Traremos o cliente para dentro da Empresa, ensinaremos a fazer sorvete ou a melhorar o que ele já produz.”

Tecnologia e conhecimento Preocupada em promover conhecimento e troca de experiências entre empresas do mesmo segmento, a Duas Rodas realizou, no dia 26 de maio, o 1º Encontro de Tecnologia em Biscoitos Nordeste, no Internacional Palace Hotel, em Boa Viagem, Recife. O evento, voltado para técnicos da área, teve a participação de 60 clientes da Duas Rodas, das maiores empresas das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Na programação: palestras técnicas e mercadológicas, almoço de negócios, Exposabor e Happy Hour de encerramento. Como forma de agradecimento, foi entregue aos participantes um brinde ao final do evento.

Encontro de Talentos O Encontro de Talentos da Indústria Brasileira de Sorvetes, promovido pela Duas Rodas, nos dias 27 e 28 de maio, em Florianópolis, reuniu os 49 maiores industriais de sorvete do Brasil. Durante dois dias de atividades, no Costão do Santinho Resort, clientes, representantes comerciais da Divisão de Sorvetes, a equipe de Vendas Sorvetes, Assistência Técnica e Marketing da Duas Rodas realizaram atividades de integração, assistiram palestras e degustaram os lançamentos para o mercado de sorvetes. Cerca de 140 pessoas participaram das atividades e conheceram, em primeira mão, as novas embalagens de cobertura da Duas Rodas e cinco novos sabores de sorvete. Os clientes também puderam trocar experiências, além de aproveitar os prazeres do hotel eleito, pela quinta vez consecutiva, como o melhor resort de praia do Brasil. Para encerrar a programação do evento, aconteceu um jantar de premiação onde foi entregue o troféu Talento da Indústria Brasileira de Sorvetes às indústrias participantes, como forma de reconhecimento pelo trabalho de incremento do mercado de sorvete em todo o país.

Com a palavra: os participantes “Eventos deste nível, além de nos engrandecerem tecnicamente, nos propiciam uma troca de experiências e vivências. Que este 1º Encontro de Tecnologia em Biscoitos do Nordeste seja precursor de uma série.” Ambrózio Moura, Gerente de Qualidade & Desenvolvimentos da CIPAN – Vitamassa “Este encontro foi de grande importância por abranger vários assuntos relacionados à minha área e permitir o aprofundamento nas áreas com as quais trabalhamos paralelamente.” Rayllacier Viana Ferreira, Analista de Desenvolvimento de Novos Produtos da M. Dias Branco (Fábrica Fortaleza) “Aceitei com muita satisfação o convite da Duas Rodas para participar do 1º Encontro Tecnológico de Biscoitos. Foi muito gratificante, tanto pelo excelente nível dos palestrantes e dos temas abordados, como pela seriedade e compromisso que a mesma apresenta aos clientes. Podemos considerar a Duas Rodas uma verdadeira parceira.” Neemias Trajano Veloso, Gerente Geral de Produção da FABISE - Ind. Alimentícia Mendonça Ltda.

s to u d o r p s o a ç e h n o C apresentados: Lançamentos DR: - Banana Caramelizada - Chocolate Belga - Macadâmia - Baunilha com Extrato - Baunilha ao Vinho

Tecnologia DR: - Supreme Café - Substitutivo de Açúcar - Pitanga 100% natural - Acerola com Laranja 100% natural - Jabuticaba


8

GERA L

P E LAS UNIDADE S

Lazer como atividade física

Duas Rodas Chile

Abastecer e controlar estoques para gerar resultados eficientes

Em ano de Copa do Mundo, a Semana da Qualidade de Vida Duas Rodas entrou no clima e inovou. Entre os dias 26 e 29 de maio, além do aulão de ginástica laboral, blitz risco cardiovascular, exames de optometria, “Diga não ao fumo” e jogos interativos; os colaboradores puderam participar da divertida brincadeira de Chute ao Gol. O objetivo este ano foi trabalhar a Atividade Física através do lazer. “Demos um espaço maior à recreação, buscando o bem-estar do físico e da mente. Novamente, o nosso objetivo final é uma melhor qualidade de vida para todos”, explicou a coordenadora da Semana, Ivonete Stringari. O ponto alto foi o Passeio Ciclístico, aberto a familiares e amigos de colaboradores, que aconteceu no dia 29 de maio. No final do passeio, os participantes receberam água, suco, frutas e sorvete. A Assistente de Documentação Técnica, Viviam Cristine Tillmann, participou dos jogos interativos, do aulão de ginástica e recebeu dicas sobre alimentação durante o horário de almoço. Para ela: “foi uma semana de conscientização, para que as pessoas não esqueçam a importância de cuidar da saúde”. Já Solenir Wosniack Severino, de Essências, vê a iniciativa como uma oportunidade de aprendizado. “Eu participei do aulão de ginástica e recebi dicas importantes de alimentação durante o almoço no refeitório. Vale a pena participar das atividades porque a gente sempre aprende alguma coisa nova”.

dupla. dangela troncoso

e catherine urzua

A equipe de logística tem uma tarefa muito importante na Duas Rodas Chile: são responsáveis por abastecer a planta, pois buscam fornecedores seguros, de qualidade garantida e cumpridores de prazos. Esta missão pode parecer fácil, mas não é tão simples assim. Hoje, a velocidade de resposta é a garantia de negócios duradouros. E, por isso, esta equipe deve estar atenta aos movimentos do mercado internacional e nacional, aos movimentos da equipe de vendas e às tendências de preços. Além disso, devem conhecer muito bem a capacidade de cada fornecedor, armando uma estratégia que possibilite ter sempre com antecipação os produtos necessários para movimentar a fábrica, buscando reduzir custos e abastecendo com a quantia segura e necessária. Catherine Urzua trabalha há mais de sete anos na unidade e é a coordenadora do departamento. Ela começou suas atividades em logística e conhece bem todos os fluxos. É responsável pelo desenvolvimento de fornecedores locais e internacionais e está sempre atenta para gerar negócios confiáveis. “É um trabalho que exige atenção, mas é gratificante pelos muitos contatos e por descobrir a cada dia novas possibilidades de gerar resultados para a Empresa”, conta. Dangela Troncoso é sua assistente e, em breve, completará dois anos no cargo. É responsável pela exportação e por todo o processo que gera este tipo de venda, como documentação, negociações de fretes marítimos, aéreos e terrestres. Ela também auxilia Catherine no desenvolvimento de novos fornecedores locais.

Duas Rodas Campinas

Duas Rodas Manaus

Foco nas vendas

Diversão e prêmios

dor, na Bingão do Trabalha is uma edição do ma io, ciparam ma rti de pa s 1º re e seus familia Aconteceu, no dia adores da Matriz or ação, lab co im An Os r. s. do da Ro o Dia do Trabalha r Recreativa Duas ra mo me co ra ram sorteadas o, realizada pa parte da festa. Fo da confraternizaçã am er fiz s te itu qu 5 KS, duas ios, brindes e neta Honda Biz 12 brincadeiras, prêm 125 KS, uma moto N FA a book, um nd te Ho no as isor LCD 42”, um duas motociclet Fischer, um telev as ch la Plana, ar Te M ” 21 18 r er ra), um televiso bicicletas Runn so es pr im e ira de ros. (com mesa, ca icro-ondas 30 Lit microcomputador ros e um Forno M Lit 44 co tri elé o um forn

5

Ganhadores: 1º Prêmio - Douglas Peter Gielow (Fracionamento) 01 Motoneta Honda Biz 125 KS 2º Prêmio - Adenil da Silva Ferreira (Veículos) 01 Motocicleta Honda FAN 125 KS 3º Prêmio - Leomar Mello (Flocos) - 01 Televisor LCD 42” 4º Prêmio - Adelina G. H. Schun (Sorvertina) - 01 Notebook 5º Prêmio - Tania Mara Watzko (Essências) 01 Motocicleta Honda FAN 125 KS 6º Prêmio - José Luis M. Peixoto (Suprimentos)

01 Microcomputador + Mesa + Impressora + Cadeira.

1º Sorteio Extra - Juventino Kohns (Destilaria) 01 Forno Elétrico Fischer 44 Litros 2º Sorteio Extra - Tiago Júnior Roswot (Essências) 01 Bicicleta Runner 18 Marchas Fischer 3º Sorteio Extra - Alexsandro L. Andrade (Spray) 01 Forno Micro-ondas 30 Litros 4º Sorteio Extra - Júlio C. V. Vossen (Informática) 01 Bicicleta Runner 18 Marchas Fischer 5º Sorteio Extra - Cleber Carpejane de Goes (Cobertura) 01 Televisor 21” Tela Plana

A cada trimestre os vendedores de Vendas Aromas Sudeste (VAS), diretoria comercial, gerência, supervisão regional e corpo técnico se reúnem, na Duas Rodas Campinas, com o objetivo de discutir pontos importantes para o bom desempenho das vendas. Durante estes encontros, acontece uma apresentação dos números da regional, acompanhamento do planejamento estratégico, discussão das ações da concorrência e apresentação de novos produtos desenvolvidos internamente. Há também o momento onde um convidado da Matriz tem a oportunidade de expor o seu trabalho, estreitando o relacionamento com os vendedores. Na última reunião, realizada, no dia 20 de maio, Mozart Soccas, gerente de Inovação e Tecnologia, mostrou como a Área Técnica está estruturada e alguns trabalhos de pesquisa interna. Neste dia, também foi dado um passo importante para o fortalecimento das equipes internas e vendedores da regional. Juliana Müller, do RH da Matriz, desenvolveu uma dinâmica abordando o trabalho em equipe. Para reforçar este sentimento de união, foi divulgada a missão da regional VAS: “VAS, uma família harmônica, de sucesso, que age com transparência e honestidade, buscando a confiança dos nossos parceiros”. A gerente regional, Adriane Souza, acredita que uma equipe de sucesso deve nortear as suas ações baseada em uma missão forte que demonstre a identidade do grupo. “Vale lembrar que a missão maior é a da Duas Rodas: ‘Produzir matéria-prima para Indústria de alimentos promovendo o sucesso empresarial e do ser humano’”, conclui.

Prêmios e integração Para homenagear seus colaboradores pela passagem do Dia do Trabalhador, a Duas Rodas Manaus organizou uma confraternização em um restaurante local, na qual houve sorteio de brindes e, no final, cada participante recebeu uma lembrança.

Todos se divertiram muito e ficaram bastante empolgados na hora dos sorteios dos prêmios. Os sortudos foram Reginaldo Miranda (sanduicheira), Aline Barroso (conjunto de panela) e Giselle Silva (batedeira). Na opinião dos colaboradores, o almoço estava muito gostoso e o evento integrou ainda mais toda a equipe da unidade.


6

CAP A

Superar adversidades com ações

inovadoras

“Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: isto é óbvio. Por que não pensei nisso antes?” Esta frase de Peter Drucker, que é considerado o pai da administração moderna, traduz o tema e os trabalhos apresentados na 13ª Mostra dos Grupos de Melhorias da Duas Rodas. Com o mote dos Valores Inovação e Crescimento Contínuo, o evento reuniu representantes do Conselho Administrativo, Superintendência, Diretoria, Gerentes, Supervisores, colaboradores e familiares, além de empresas integrantes do Núcleo Catarinense de CCQ (Círculos de Controle da Qualidade) no dia 22 de maio, na Sede Social da Associação Recreativa. Na abertura, alunas do projeto Dentro da Dança fizeram uma bela apresentação de uma dança africana. Na sequência, a diretora-superintendente, Monika Hufenüssler Conrads, fez um breve histórico dos GMs e falou sobre

a importância da inovação nos negócios. “Temos que acreditar no que fazemos e ter paciência, pois a inovação está nos detalhes do trabalho diário”. Ela também cumprimentou os presentes e anunciou o início das atividades da Mostra, que contou com 15 GM´s da Duas Rodas e seis grupos do Núcleo Catarinense. Para Arlindo Schmücker, gerente de produção, o evento é o ápice dos trabalhos feitos na fábrica. Ele ressaltou também que o objetivo principal é o crescimento das pessoas. “Participar de um GM enobrece a função de qualquer um. Quem se dispõe a vir até aqui, fora do horário de trabalho, para falar do seu projeto não quer apenas progredir como profissional, quer progredir como pessoa”. Segundo ele, é necessário buscar o novo em todas as áreas. “Precisamos conhecer pessoas diferentes, ir a novos locais, inovar no relacionamento com a família, com os amigos e também na empresa”, completa.

Economia e produção Confira, ao lado, dois exemplos de projetos que estavam expostos e demonstram espírito de inovação, redução de custos e crescimento contínuo:

sível efetuar Cobertura, não era pos Antigamente, na seção itens linhas paralelas, para os a etapa de envase em A produção ocolate ou Brigadeiro. Cobertura para Taças Ch balagens, ase entre os tipos de em tinha que alternar o env moagem a smo equipamento para porque utilizavam o me significativas método gerava perdas moinho de pedras. Este ização da utilizada para a higien de água tratada, que era antes do moinho. Então, os integr linha e refrigeração do udar um novo , tiveram a ideia de est GM Visando Qualidade ns, através da a a produção destes ite método e processo par de emulsão. de moagem pela etapa substituição da etapa izar cerca de presa passou a econom Com a mudança, a em R$ 117 mil por ano. Wieczynski, derlei Ponath, Claudia Integrantes: Edson Van ra e r, Rodrigo Silva de Olivei Michael da Silva Geisle Sidnei Claudino.

s a l e l a r a p s e d a d i v Ati Durante o evento, houve sorteio de brindes para os visitantes e colaboradores. Além disso, jurados do Núcleo Catarinense de CCQ elegeram o estante mais criativo. Quem levou o título foi o GM Deliciosas Melhorias, da seção Refeitório, que criou um restaurante dentro de seu estande, para melhor ilustrar o projeto desenvolvido. O SENAI participou trazendo informações de projetos de inovação, das integrantes do Clube de Mães, orientando a confecção de trabalhos manuais e também participaram a CIPA e a Brigada de Incêndio da Duas Rodas. No ginásio da Recreativa, era possível fazer maquiagem, depilação, design de sobrancelhas e massagem. Ações voltadas para a área da saúde também movimentaram o espaço, como verificação da pressão, exame de glicose e orientações sobre alimentação saudável. Para os pequenos, diversos brinquedos foram montados. Também estavam sendo distribuídos cachorro-quente, sorvete e refrigerante.

“Estar aqui é poder conhecer novas ideias e projetos e depois utilizá-los em nossa empresa. Quando estamos dentro das ani org zações, os apenas algo Grupos de Melhoria são a percebemos interno, mas na Mostr maior.” que a dimensão é muito da Erika Geovana Costa, os stic Plá lin Ad

“Venho todos os anos, ajudo na montagem do estande. Gosto de participar porque a gente aprende muito. Tem melhorias, por exemplo, que podem até mesmo ser adaptadas em casa. Inovação para mim é tentar melhorar sempre e buscar a modernização e foi isso que observei nos estandes”. Angelina Hornburg, esposa de Sido Hornburg, do GM Qualidade e Segurança da Seção Spray

Muitas melhoria

s

Agilidade no pr ocesso, redução de gargalos, dim de risco de acid inuição entes e satisfaçã o dos operador Estas foram as es . principais mud anças que uma implantada pelo m el ho ria GM Sucesso, de Flocos, gerou. De que o produto po is estava moído, er a preciso passáno detector de lo metais. Porém, o equipamento alto demais e tin era ham que utiliza r uma plataform solicitar uma em ae pilhadeira para auxiliar no proc Decidiram dimin es so. uir o tamanho do detector o su para acoplar um fic ie nte a rosca inclinada , gerando uma contínua que in lin ha icia no classifica dor e termina na detecção. Proble ma resolvido! Integrantes: Al mir José Dal Sa nto, Carlos Henr Haeringer, Fabi ique ano Alcalde, M aurício Schmitz Nelci Rogério Ty Ca rdoso, ski.

CAPCAP A A 77


6

CAP A

Superar adversidades com ações

inovadoras

“Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: isto é óbvio. Por que não pensei nisso antes?” Esta frase de Peter Drucker, que é considerado o pai da administração moderna, traduz o tema e os trabalhos apresentados na 13ª Mostra dos Grupos de Melhorias da Duas Rodas. Com o mote dos Valores Inovação e Crescimento Contínuo, o evento reuniu representantes do Conselho Administrativo, Superintendência, Diretoria, Gerentes, Supervisores, colaboradores e familiares, além de empresas integrantes do Núcleo Catarinense de CCQ (Círculos de Controle da Qualidade) no dia 22 de maio, na Sede Social da Associação Recreativa. Na abertura, alunas do projeto Dentro da Dança fizeram uma bela apresentação de uma dança africana. Na sequência, a diretora-superintendente, Monika Hufenüssler Conrads, fez um breve histórico dos GMs e falou sobre

a importância da inovação nos negócios. “Temos que acreditar no que fazemos e ter paciência, pois a inovação está nos detalhes do trabalho diário”. Ela também cumprimentou os presentes e anunciou o início das atividades da Mostra, que contou com 15 GM´s da Duas Rodas e seis grupos do Núcleo Catarinense. Para Arlindo Schmücker, gerente de produção, o evento é o ápice dos trabalhos feitos na fábrica. Ele ressaltou também que o objetivo principal é o crescimento das pessoas. “Participar de um GM enobrece a função de qualquer um. Quem se dispõe a vir até aqui, fora do horário de trabalho, para falar do seu projeto não quer apenas progredir como profissional, quer progredir como pessoa”. Segundo ele, é necessário buscar o novo em todas as áreas. “Precisamos conhecer pessoas diferentes, ir a novos locais, inovar no relacionamento com a família, com os amigos e também na empresa”, completa.

Economia e produção Confira, ao lado, dois exemplos de projetos que estavam expostos e demonstram espírito de inovação, redução de custos e crescimento contínuo:

sível efetuar Cobertura, não era pos Antigamente, na seção itens linhas paralelas, para os a etapa de envase em A produção ocolate ou Brigadeiro. Cobertura para Taças Ch balagens, ase entre os tipos de em tinha que alternar o env moagem a smo equipamento para porque utilizavam o me significativas método gerava perdas moinho de pedras. Este ização da utilizada para a higien de água tratada, que era antes do moinho. Então, os integr linha e refrigeração do udar um novo , tiveram a ideia de est GM Visando Qualidade ns, através da a a produção destes ite método e processo par de emulsão. de moagem pela etapa substituição da etapa izar cerca de presa passou a econom Com a mudança, a em R$ 117 mil por ano. Wieczynski, derlei Ponath, Claudia Integrantes: Edson Van ra e r, Rodrigo Silva de Olivei Michael da Silva Geisle Sidnei Claudino.

s a l e l a r a p s e d a d i v Ati Durante o evento, houve sorteio de brindes para os visitantes e colaboradores. Além disso, jurados do Núcleo Catarinense de CCQ elegeram o estante mais criativo. Quem levou o título foi o GM Deliciosas Melhorias, da seção Refeitório, que criou um restaurante dentro de seu estande, para melhor ilustrar o projeto desenvolvido. O SENAI participou trazendo informações de projetos de inovação, das integrantes do Clube de Mães, orientando a confecção de trabalhos manuais e também participaram a CIPA e a Brigada de Incêndio da Duas Rodas. No ginásio da Recreativa, era possível fazer maquiagem, depilação, design de sobrancelhas e massagem. Ações voltadas para a área da saúde também movimentaram o espaço, como verificação da pressão, exame de glicose e orientações sobre alimentação saudável. Para os pequenos, diversos brinquedos foram montados. Também estavam sendo distribuídos cachorro-quente, sorvete e refrigerante.

“Estar aqui é poder conhecer novas ideias e projetos e depois utilizá-los em nossa empresa. Quando estamos dentro das ani org zações, os apenas algo Grupos de Melhoria são a percebemos interno, mas na Mostr maior.” que a dimensão é muito da Erika Geovana Costa, os stic Plá lin Ad

“Venho todos os anos, ajudo na montagem do estande. Gosto de participar porque a gente aprende muito. Tem melhorias, por exemplo, que podem até mesmo ser adaptadas em casa. Inovação para mim é tentar melhorar sempre e buscar a modernização e foi isso que observei nos estandes”. Angelina Hornburg, esposa de Sido Hornburg, do GM Qualidade e Segurança da Seção Spray

Muitas melhoria

s

Agilidade no pr ocesso, redução de gargalos, dim de risco de acid inuição entes e satisfaçã o dos operador Estas foram as es . principais mud anças que uma implantada pelo m el ho ria GM Sucesso, de Flocos, gerou. De que o produto po is estava moído, er a preciso passáno detector de lo metais. Porém, o equipamento alto demais e tin era ham que utiliza r uma plataform solicitar uma em ae pilhadeira para auxiliar no proc Decidiram dimin es so. uir o tamanho do detector o su para acoplar um fic ie nte a rosca inclinada , gerando uma contínua que in lin ha icia no classifica dor e termina na detecção. Proble ma resolvido! Integrantes: Al mir José Dal Sa nto, Carlos Henr Haeringer, Fabi ique ano Alcalde, M aurício Schmitz Nelci Rogério Ty Ca rdoso, ski.

CAPCAP A A 77


8

GERA L

P E LAS UNIDADE S

Lazer como atividade física

Duas Rodas Chile

Abastecer e controlar estoques para gerar resultados eficientes

Em ano de Copa do Mundo, a Semana da Qualidade de Vida Duas Rodas entrou no clima e inovou. Entre os dias 26 e 29 de maio, além do aulão de ginástica laboral, blitz risco cardiovascular, exames de optometria, “Diga não ao fumo” e jogos interativos; os colaboradores puderam participar da divertida brincadeira de Chute ao Gol. O objetivo este ano foi trabalhar a Atividade Física através do lazer. “Demos um espaço maior à recreação, buscando o bem-estar do físico e da mente. Novamente, o nosso objetivo final é uma melhor qualidade de vida para todos”, explicou a coordenadora da Semana, Ivonete Stringari. O ponto alto foi o Passeio Ciclístico, aberto a familiares e amigos de colaboradores, que aconteceu no dia 29 de maio. No final do passeio, os participantes receberam água, suco, frutas e sorvete. A Assistente de Documentação Técnica, Viviam Cristine Tillmann, participou dos jogos interativos, do aulão de ginástica e recebeu dicas sobre alimentação durante o horário de almoço. Para ela: “foi uma semana de conscientização, para que as pessoas não esqueçam a importância de cuidar da saúde”. Já Solenir Wosniack Severino, de Essências, vê a iniciativa como uma oportunidade de aprendizado. “Eu participei do aulão de ginástica e recebi dicas importantes de alimentação durante o almoço no refeitório. Vale a pena participar das atividades porque a gente sempre aprende alguma coisa nova”.

dupla. dangela troncoso

e catherine urzua

A equipe de logística tem uma tarefa muito importante na Duas Rodas Chile: são responsáveis por abastecer a planta, pois buscam fornecedores seguros, de qualidade garantida e cumpridores de prazos. Esta missão pode parecer fácil, mas não é tão simples assim. Hoje, a velocidade de resposta é a garantia de negócios duradouros. E, por isso, esta equipe deve estar atenta aos movimentos do mercado internacional e nacional, aos movimentos da equipe de vendas e às tendências de preços. Além disso, devem conhecer muito bem a capacidade de cada fornecedor, armando uma estratégia que possibilite ter sempre com antecipação os produtos necessários para movimentar a fábrica, buscando reduzir custos e abastecendo com a quantia segura e necessária. Catherine Urzua trabalha há mais de sete anos na unidade e é a coordenadora do departamento. Ela começou suas atividades em logística e conhece bem todos os fluxos. É responsável pelo desenvolvimento de fornecedores locais e internacionais e está sempre atenta para gerar negócios confiáveis. “É um trabalho que exige atenção, mas é gratificante pelos muitos contatos e por descobrir a cada dia novas possibilidades de gerar resultados para a Empresa”, conta. Dangela Troncoso é sua assistente e, em breve, completará dois anos no cargo. É responsável pela exportação e por todo o processo que gera este tipo de venda, como documentação, negociações de fretes marítimos, aéreos e terrestres. Ela também auxilia Catherine no desenvolvimento de novos fornecedores locais.

Duas Rodas Campinas

Duas Rodas Manaus

Foco nas vendas

Diversão e prêmios

dor, na Bingão do Trabalha is uma edição do ma io, ciparam ma rti de pa s 1º re e seus familia Aconteceu, no dia adores da Matriz or ação, lab co im An Os r. s. do da Ro o Dia do Trabalha r Recreativa Duas ra mo me co ra ram sorteadas o, realizada pa parte da festa. Fo da confraternizaçã am er fiz s te itu qu 5 KS, duas ios, brindes e neta Honda Biz 12 brincadeiras, prêm 125 KS, uma moto N FA a book, um nd te Ho no as isor LCD 42”, um duas motociclet Fischer, um telev as ch la Plana, ar Te M ” 21 18 r er ra), um televiso bicicletas Runn so es pr im e ira de ros. (com mesa, ca icro-ondas 30 Lit microcomputador ros e um Forno M Lit 44 co tri elé o um forn

5

Ganhadores: 1º Prêmio - Douglas Peter Gielow (Fracionamento) 01 Motoneta Honda Biz 125 KS 2º Prêmio - Adenil da Silva Ferreira (Veículos) 01 Motocicleta Honda FAN 125 KS 3º Prêmio - Leomar Mello (Flocos) - 01 Televisor LCD 42” 4º Prêmio - Adelina G. H. Schun (Sorvertina) - 01 Notebook 5º Prêmio - Tania Mara Watzko (Essências) 01 Motocicleta Honda FAN 125 KS 6º Prêmio - José Luis M. Peixoto (Suprimentos)

01 Microcomputador + Mesa + Impressora + Cadeira.

1º Sorteio Extra - Juventino Kohns (Destilaria) 01 Forno Elétrico Fischer 44 Litros 2º Sorteio Extra - Tiago Júnior Roswot (Essências) 01 Bicicleta Runner 18 Marchas Fischer 3º Sorteio Extra - Alexsandro L. Andrade (Spray) 01 Forno Micro-ondas 30 Litros 4º Sorteio Extra - Júlio C. V. Vossen (Informática) 01 Bicicleta Runner 18 Marchas Fischer 5º Sorteio Extra - Cleber Carpejane de Goes (Cobertura) 01 Televisor 21” Tela Plana

A cada trimestre os vendedores de Vendas Aromas Sudeste (VAS), diretoria comercial, gerência, supervisão regional e corpo técnico se reúnem, na Duas Rodas Campinas, com o objetivo de discutir pontos importantes para o bom desempenho das vendas. Durante estes encontros, acontece uma apresentação dos números da regional, acompanhamento do planejamento estratégico, discussão das ações da concorrência e apresentação de novos produtos desenvolvidos internamente. Há também o momento onde um convidado da Matriz tem a oportunidade de expor o seu trabalho, estreitando o relacionamento com os vendedores. Na última reunião, realizada, no dia 20 de maio, Mozart Soccas, gerente de Inovação e Tecnologia, mostrou como a Área Técnica está estruturada e alguns trabalhos de pesquisa interna. Neste dia, também foi dado um passo importante para o fortalecimento das equipes internas e vendedores da regional. Juliana Müller, do RH da Matriz, desenvolveu uma dinâmica abordando o trabalho em equipe. Para reforçar este sentimento de união, foi divulgada a missão da regional VAS: “VAS, uma família harmônica, de sucesso, que age com transparência e honestidade, buscando a confiança dos nossos parceiros”. A gerente regional, Adriane Souza, acredita que uma equipe de sucesso deve nortear as suas ações baseada em uma missão forte que demonstre a identidade do grupo. “Vale lembrar que a missão maior é a da Duas Rodas: ‘Produzir matéria-prima para Indústria de alimentos promovendo o sucesso empresarial e do ser humano’”, conclui.

Prêmios e integração Para homenagear seus colaboradores pela passagem do Dia do Trabalhador, a Duas Rodas Manaus organizou uma confraternização em um restaurante local, na qual houve sorteio de brindes e, no final, cada participante recebeu uma lembrança.

Todos se divertiram muito e ficaram bastante empolgados na hora dos sorteios dos prêmios. Os sortudos foram Reginaldo Miranda (sanduicheira), Aline Barroso (conjunto de panela) e Giselle Silva (batedeira). Na opinião dos colaboradores, o almoço estava muito gostoso e o evento integrou ainda mais toda a equipe da unidade.


4

G E R AL

P EL AS UNI DADES

Experiência enriquecedora

1

Juan Carlos Pineda, Engenheiro de Alimentos

2 Consuelo Yañez Pizani, Engenheira de Alimentos 3

2

Crescer profissionalmente, conhecer diferentes hábitos culturais e aumentar a rede de relacionamentos estão entre as principais vantagens de um intercâmbio. Três colaboradores da Duas Rodas, que atuam nas filiais do Chile e Colômbia, desfrutaram esta experiência. Eles tiveram a oportunidade de passar um período na Matriz, em Jaraguá do Sul, aprimorando conhecimentos, conhecendo rotinas, procedimentos e fazendo integração com outros colaboradores. Confira, ao lado, o que o três acharam:

Duas Rodas Nordeste

Em junho, acontece o 1º Encontro de Tecnologia em Biscoitos Sul e, em julho, é a vez da região Sudeste receber a primeira edição do evento.

Atua há sete anos na área de Desenvolvimento de Aromas da Duas Rodas Colômbia. Período de permanência: 2 meses.

“Estar com aromistas experientes é muito enriquecedor. Ver como trabalham, qual metodologia utilizam, pegar algumas dicas. É importante para que eu possa implementar o plano estratégico na Colômbia, principalmente nos Aromas para confeitaria, que é um segmento forte lá.”

1

Trabalha há nove anos em Indústrias de Alimentos no Chile e, há 3 anos, atua como chefe da Área Técnica da unidade Duas Rodas Chile. Período de Permanência: 2 semanas. Para ela, o mais importante de fazer o intercâmbio, é “conhecer o trabalho da Matriz, as diversas áreas e observar de que forma é possível aplicar a metodologia e tecnologia no Chile.”

3

9

John Sigala, Analista de Sistemas

Trabalha na Duas Rodas Chile há seis anos como Coordenador de Tecnologia da Informação (TI) e na Área de Custos. Período de permanência: 2 semanas. Esta é a primeira vez que ele visita a Matriz. Para John, a experiência foi gratificante. “É enriquecedora, tanto pessoal quando profissionalmente. Este contato com a Matriz me permite dimensionar a qualidade do departamento de TI daqui e adequar o conhecimento que adquiri às necessidades do meu dia a dia no Chile.”

Transferindo conhecimento Atendendo às necessidades de seus clientes, a Duas Rodas Nordeste promoveu um treinamento em Análise Sensorial voltado para os industriais da divisão de Aromas da região. A busca constante pelo estreitamento das relações comerciais, motivaram a gerência comercial da unidade e a área técnica da Matriz a realizar o evento sentirDR, que aconteceu nos dias 14 e 15 de abril. Este treinamento visa à transferência de know how da Duas Rodas para os clientes, fortalece parcerias e capacita técnicos para multiplicar o conhecimento absorvido. “Este curso já havia sido aplicado aos representantes e, desde então, aguardávamos a oportunidade de oferecê-lo aos clientes das indústrias alimentícias do nordeste”, conta Robson Conceição Alberto, inspetor de vendas da unidade. Quem ministrou o treinamento foi Juliane Puntel, Analista Físico-sensorial, que já pôde contar com a nova sala de treinamentos, totalmente equipada. E, contando também com este novo espaço, que possui uma produtora descontínua de sorvetes e uma picoleteira para duas formas, a unidade realizou, nos dias 13 e 14 de maio, o primeiro treinamento para prepostos e representantes do Norte e Nordeste. O intuito era estreitar o relacionamento e treiná-los sobre as matérias-primas e suas funções, desenvolvimento de receitas, aplicação de produtos, boas práticas de fabricação, abordagem e relacionamento interpessoal. Alexandre Lima e Sérgio Pitanga (Assistentes Técnicos) e Fábio Guenze (Inspetor de Vendas) foram os responsáveis por esta ação. treinamento. clientes das indústrias alimentícias da região

Duas Rodas México

Aprimorar para expandir A Duas Rodas México alcançou mais uma grande conquista no mês de maio: concretizou o planejamento e a construção de um laboratório de aplicações próprio. A ação faz parte do plano da Empresa para redução de gastos com envio de materiais. Por isso, a unidade buscou fornecedores locais de vidrarias de laboratório, frascos de amostras e matérias-primas com a mesma qualidade das utilizadas pela Matriz. “Contamos com o apoio da Matriz e seguimos o padrão de lá para dar o mesmo serviço e atendimento aos clientes na unidade México”, explica Marco Aurélio Oliveira, gerente geral. A engenheira Flávia Caroline Kuster Oliveira também foi fundamental para o planejamento e execução do laboratório e na procura dos materiais utilizados. O laboratório está preparado para atender à empresas de Bebidas, Doces, Indústrias de Panificação, Snacks e Lácteos. Outra recente aquisição da unidade foi uma máquina para fazer sorvetes artesanais. Com o equipamento, será possível ministrar cursos de capacitação em sorvetes e picolés aplicando produtos Duas Rodas. Segundo Marco Aurélio, o mercado de pequenos sorveteiros no México é grande e tem potencial para inserção de novos produtos. “Usaremos a mesma filosofia da Matriz, de fidelizar o cliente. Traremos o cliente para dentro da Empresa, ensinaremos a fazer sorvete ou a melhorar o que ele já produz.”

Tecnologia e conhecimento Preocupada em promover conhecimento e troca de experiências entre empresas do mesmo segmento, a Duas Rodas realizou, no dia 26 de maio, o 1º Encontro de Tecnologia em Biscoitos Nordeste, no Internacional Palace Hotel, em Boa Viagem, Recife. O evento, voltado para técnicos da área, teve a participação de 60 clientes da Duas Rodas, das maiores empresas das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Na programação: palestras técnicas e mercadológicas, almoço de negócios, Exposabor e Happy Hour de encerramento. Como forma de agradecimento, foi entregue aos participantes um brinde ao final do evento.

Encontro de Talentos O Encontro de Talentos da Indústria Brasileira de Sorvetes, promovido pela Duas Rodas, nos dias 27 e 28 de maio, em Florianópolis, reuniu os 49 maiores industriais de sorvete do Brasil. Durante dois dias de atividades, no Costão do Santinho Resort, clientes, representantes comerciais da Divisão de Sorvetes, a equipe de Vendas Sorvetes, Assistência Técnica e Marketing da Duas Rodas realizaram atividades de integração, assistiram palestras e degustaram os lançamentos para o mercado de sorvetes. Cerca de 140 pessoas participaram das atividades e conheceram, em primeira mão, as novas embalagens de cobertura da Duas Rodas e cinco novos sabores de sorvete. Os clientes também puderam trocar experiências, além de aproveitar os prazeres do hotel eleito, pela quinta vez consecutiva, como o melhor resort de praia do Brasil. Para encerrar a programação do evento, aconteceu um jantar de premiação onde foi entregue o troféu Talento da Indústria Brasileira de Sorvetes às indústrias participantes, como forma de reconhecimento pelo trabalho de incremento do mercado de sorvete em todo o país.

Com a palavra: os participantes “Eventos deste nível, além de nos engrandecerem tecnicamente, nos propiciam uma troca de experiências e vivências. Que este 1º Encontro de Tecnologia em Biscoitos do Nordeste seja precursor de uma série.” Ambrózio Moura, Gerente de Qualidade & Desenvolvimentos da CIPAN – Vitamassa “Este encontro foi de grande importância por abranger vários assuntos relacionados à minha área e permitir o aprofundamento nas áreas com as quais trabalhamos paralelamente.” Rayllacier Viana Ferreira, Analista de Desenvolvimento de Novos Produtos da M. Dias Branco (Fábrica Fortaleza) “Aceitei com muita satisfação o convite da Duas Rodas para participar do 1º Encontro Tecnológico de Biscoitos. Foi muito gratificante, tanto pelo excelente nível dos palestrantes e dos temas abordados, como pela seriedade e compromisso que a mesma apresenta aos clientes. Podemos considerar a Duas Rodas uma verdadeira parceira.” Neemias Trajano Veloso, Gerente Geral de Produção da FABISE - Ind. Alimentícia Mendonça Ltda.

s to u d o r p s o a ç e h n o C apresentados: Lançamentos DR: - Banana Caramelizada - Chocolate Belga - Macadâmia - Baunilha com Extrato - Baunilha ao Vinho

Tecnologia DR: - Supreme Café - Substitutivo de Açúcar - Pitanga 100% natural - Acerola com Laranja 100% natural - Jabuticaba


10

CURTAS 3

SAIBA M AI S

Prevenir é essencial

Segurança para as crianças

Preocupada com a saúde do colaborador, a Duas Rodas realizou uma Campanha Antigripal. O primeiro passo foi a entrega de um livreto com informações sobre a gripe comum e a gripe A (H1N1). Depois, nos dias 6 e 7 de maio, aconteceram pancadinhas no refeitório com perguntas referentes à cartilha. Quem participasse da brincadeira concorria a doses de vacinas grátis. As vacinas foram aplicadas no Centro de Convivência, por uma enfermeira, e cerca de 300 pessoas já estão imunizadas.

Não há como negar, quem tem filhos tem também a preocupação constante com a segurança dos pequenos, principalmente quando o assunto é transportar as crianças dentro do carro. Pensando em resolver este problema, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, há dois anos, uma nova resolução que passa a valer no dia 1º de setembro de 2010. A partir desta data, será obrigatório o uso da cadeirinha para crianças de até sete anos e meio de idade, independente do tamanho de cada uma. Quem for flagrado transportando crianças em desacordo com a norma estará cometendo uma infração gravíssima, terá que pagar uma multa de R$ 191,54 e levará sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de ter o veículo retido até que a irregularidade seja sanada.

Colônia de férias

Garanta a segurança dos seus filhos e aja dentro da lei. Fique atento aos tipos de cadeirinhas indicadas para cada idade:

Entre os dias 18 e 24 de julho, vai acontecer a tradicional Colônia de Férias para os filhos dos colaboradores da Duas Rodas e da Artefatos de Borrachas Wolf. Crianças de 4 a 10 anos podem participar. O objetivo é promover o lazer, a prática da atividade física de maneira lúdica e saudável e a integração entre os participantes. Além disso, você trabalha tranquilo enquanto seu filho se diverte. A taxa de inscrição é de R$ 3,00 por família e deverá ser feita por formulário que será divulgado em breve.

• Crianças até um ano devem ficar no bebê conforto voltadas para o vidro traseiro, com leve inclinação, conforme instruções do fabricante, de costas para o movimento, sempre no banco de trás; • De um até quatro anos, deverão usar a cadeira de segurança; • De quatro até sete anos e meio deverão sentar em um assento de elevação preso no banco traseiro com cinto de três pontos; • Acima de sete anos e meio devem andar com cinto de segurança; • Somente crianças acima de 10 anos podem andar no banco da frente dos automóveis.

Prepare o seu traje caipira que o arraiá vai começar! A Festa Junina Duas Rodas acontece, no dia 19 de junho, das 19h às 24h, no ginásio de esportes da Associação Recreativa. Vai ter quadrilha dos colaboradores, fogueira, pescaria, guloseimas e muito mais. Leve a sua família e participe!

* O ministério não especifica as normas técnicas para as cadeirinhas e cobra apenas que tenham selo do Inmetro.

Dicas

do Professor Marinelli Olá, pessoal! Nesta edição, trouxe curiosidades bem interessantes. Boa leitura!

De onde vem o nome das estações do ano? No passado, o ano era dividido em veris (bom tempo, estação da floração), e hiems (mau tempo, estação do frio). O Diccionário Etimológico de la Lengua Castellana, de Juan Corominas, diz que o sistema de quatro estações foi adotado a partir do século XVII. Derivados do latim, os nomes das estações significam: Primavera – de primo vere, quer dizer princípio da boa estação; Verão – de veranum tempus, significa tempo da frutificação; Outono – de tempus autumnus, é o mesmo que tempo de ocaso; Inverno – de tempus hibernus, quer dizer tempo de hibernar.

Campeões do Matemática – Números e ângulos Há mais de mil anos, um gênio marroquino concebeu as figuras de 0 a 9 que hoje nós conhecemos como numerais arábicos. Ele moldou as figuras de tal forma que cada uma continha um apropriado número de ângulos. O número 1 contém um ângulo; o 2, dois ângulos, 3, três ângulos, etc. O zero, significando nada, não tem nenhum ângulo. Veja com eram escritos então:

Arraiá da Duas Rodas

“Eu visto esta camisa” Já temos o resultado do Concurso “Eu visto esta camisa”. Queremos agradecer aos participantes, pois o número de inscrições foi grande, o que demonstrou o comprometimento de todos com a Duas Rodas. Saiba agora quem foram os três primeiros colocados:

1º lugar: Márcio Bier, da Segurança, com 28 camisetas

2º lugar: Sido Hornburg, do Spray, com 20 camisetas

3º lugar: Inês Rosane J. Odorizzi, do Refeitório, com 17 camisetas

Obrigado a todos que vestem a camisa da Duas Rodas!

Agenda única Para melhorar a qualidade do atendimento aos clientes, a equipe de GTI desenvolveu a Agenda Corporativa. O projeto é uma iniciativa de Francisco José Malta de Oliveira, que em conjunto com TI idealizou o recurso. A Agenda pretende organizar os registros de eventos na Empresa, principalmente para evitar que eventos internos coincidam com visitas de clientes. Com a criação desta ferramenta, é possível também minimizar conflitos de recursos, como: salas de reuniões, auditório, projetores e os próprios colaboradores. Vai permitir, por exemplo, que todas as pessoas da área comercial da Duas Rodas possam saber que um cliente estará na empresa em determinado dia e horário, facilitando os contatos. Outra vantagem é que os colaboradores considerados envolvidos na visita vão receber e-mails com informações de data e horário assim que o agendamento for confirmado no Portal. A Agenda está disponível para todos que acessam o Portal Corporativo Duas Rodas e soma-se a outros serviços já disponíveis.


2

G E NTE 1 1

EDIT O RIAL

Um ano de grandes conquistas 2010 está sendo um ano de crescimento importante para a economia brasileira, com uma forte participação do setor industrial. Dentro deste segmento, as indústrias de alimentos e bebidas devem ter o melhor resultado dos últimos anos. Levantamentos que mostram esta tendência foram feitos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA). Pela pesquisa, as empresas do setor esperam crescer acima de 10% em relação a 2009. O papel desempenhado pela Duas Rodas neste cenário é de importante fornecedor de matérias-primas e soluções para o sucesso das indústrias de alimentos. Nosso olhar para fora deve ser global, observando as alterações provocadas pelo aumento da população, urbanização, maior informação e educação das pessoas, idade, renda e cuidados com saúde. A atenção a estes fatores somada com o especial serviço prestado pela Duas Rodas a seus clientes nos projetos atendidos, com certeza, nos levarão ao êxito do nosso objetivo de crescimento de 11% em relação a 2009. Já o nosso olhar para dentro, deve ser no persistente respeito aos Valores, na melhoria do clima organizacional, nos desafios justos e nas responsabilidades claras. Estes fatores são fundamentais para termos pessoas felizes e a preferência de clientes bem atendidos. A dedicação das pessoas e a utilização forte e correta das ferramentas de gestão que temos à disposição, como: Sistemas da Qualidade (ISO), Análises (AD), Desenvolvimento e Aplicação de Produtos (AD, DP) Gestão da Produção (GIP), Informação (SGC, BI), Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), Mapa Estratégico, Pesquisas de Mercado (SIM) e Grupos de Melhorias, nos apoiam para a realização de grandes resultados em 2010. Nossa caminhada rumo a grandes conquistas neste ano já está na metade, e temos a convicção de que a Família Duas Rodas tem a vontade, a fibra e as condições para alcançar seus objetivos.

Nova proposta

Mais sabor nas refeições Na busca por mais sabor às refeições, sem perder a praticidade, a Duas Rodas desenvolveu uma linha especial que adiciona porções extras de sabor às variedades de carnes. Os Realçadores de Sabor são a opção ideal para os mais variados produtos do mercado. A nova linha reúne ingredientes que oferecem bastante harmonia na combinação dos sabores e podem ser aplicados em cortes de carnes temperadas, industrializados de carne suína, bovina, peixes e aves; produtos frescos, cozidos, salgados, curados, defumados, enlatados, fermentados, caldos de galinha, molhos, recheios salgados e ainda para biscoitos salgados e snacks. Apresentados em forma de pó, os Realçadores são de fácil aplicação e ótima fixação do sabor, e a dosagem quem determina é o cliente. Solúveis em água e óleo e podendo até mesmo ser aplicados diretamente em pó ao produto ou peça de carne, possuem resistência a altas temperaturas. Os Realçadores de Sabor são produzidos pela Divisão de Condimentos & Aditivos da Duas Rodas, que produz mais de 600 itens para a indústria da carne, desde as tradicionais até as mais exóticas, utilizados na fabricação de presuntos, salsichas, marinados, molhos, mortadelas e muitos outros produtos. Em todo o Brasil, mais de 600 clientes são atendidos por essa divisão.

Jairo Becker DIRETOR-ADMINISTRATIVO

Mix Duas Rodas é uma publicação da Duas Rodas Industrial. Conselho editorial: Airton Mendes (Duas Rodas Manaus), Ana Lúcia Dallazen Possari, Antonio Clodoaldo de Azevedo, Camila Gallo, Edson dos Santos, Fernando de Jesus, Jaques Bonet, Jean Carlo Rossi (Duas Rodas Nordeste), Joseane Leone, Júlio César Van Vossen, Marco Aurelio Oliveira (Duas Rodas México), Thomas Mühlhäusser (Duas Rodas Chile), Marco Antônio Forte, Paulo Marinelli, Sirley Rank, Sônia Forte e Javier García (Duas Rodas Argentina). Produção: Sine Qua Non Site: www.sqn.com.br. Jornalista responsável e editora: Andressa Larsen (3445/SC). Textos: Andressa Larsen e Marcela Passos. Programação visual: Luiz Vitório Júnior. Fotos: Roby Johnes e banco de imagens. Impressão: Impressul. Tiragem: 1.400 exemplares.

A Duas Rodas lança, a partir do dia 21 de junho, novas embalagens, novos rótulos e um novo sabor de Coberturas para Taças. Para desenvolver uma nova proposta, a Empresa realizou uma importante pesquisa de mercado com os industriais de sorvetes e empresários do ramo de sorveteria. O resultado foi uma embalagem inovadora, mais prática e econômica, que atende a todas as exigências dos empresários e seus clientes. Confira as novidades:

Embalagem Com linhas mais uniformes, a nova embalagem é muito mais prática e evita desperdícios na hora do manuseio, fazendo com que a cobertura tenha um melhor aproveitamento para empresários e, é claro, para os clientes.

Bico dosador Funciona direcionando melhor a cobertura na hora de servir, sendo eficaz também na decoração e preparo de diversas receitas. É ideal para sorveterias, onde o cliente pode escolher sua cobertura favorita, para deixar o sorvete ainda mais bonito e gostoso. Além disso, o bico dosador indica o sabor do produto pela sua cor.

Rótulos O novo visual das embalagens é moderno e favorece o reconhecimento do sabor na hora da escolha, pela associação direta da cobertura com o produto de sua matéria-prima (frutas, chocolates, essências, etc.).

Novo Sabor Além da linha de 20 sabores já conhecida, a Duas Rodas está lançando um novo sabor de Cobertura para Taças: vinho. O sabor foi o escolhido para a edição comemorativa aos 85 anos da Empresa.

Líderes em treinamento De 22 a 24 de fevereiro, aconteceu a primeira fase do Curso de TWI, ministrado pelo SENAI, na Duas Rodas. O objetivo é capacitar os líderes das seções produtivas para serem instrutores de TLT – Treinamento no Local de Trabalho e repassar informações do Mapa de Funções. O curso, com duração de 12 horas, teve a participação de 21 colaboradores entre Líderes de Seção e Supervisores de Produção.

Relembrando os Valores No mês de maio, a Duas Rodas encerrou a primeira grande ação de disseminação dos Valores deste ano. Cerca de 270 colaboradores participaram dos workshops que aconteceram na Associação Recreativa e o resultado foi considerado positivo. “Todos puderam repensar seus valores para colocá-los cada vez mais em prática, as atividades mudaram até mesmo alguns comportamentos”, avalia Juliana Elis Müller, de Recursos Humanos. Um dos participantes foi Silvestre Kitaiski, do Almoxarifado. “Relembrei a importância da equipe, do companheirismo. Através das dinâmicas, percebemos que não conseguimos fazer nada se estivermos sozinhos, precisamos do outro”, afirma. Outra ação de disseminação dos Valores foi a confecção de mascotes para apresentação de peça teatral que ocorrerá na Semana da Qualidade.


da silva representante. hélio klink

Ser produtivo é uma meta

Hélio Klink da Silva começou na Duas Rodas como estagiário, em abril de 1983, quando a Empresa ainda se chamava Indústrias Reunidas Jaraguá. Ele foi indicado por um representante que estava se aposentando e, por isso, assim que fez o estágio, Hélio foi efetivado para o cargo. Hoje, é proprietário da Klink’s Representações Ltda. e atende a todo o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba, no estado de Minas Gerais, nas divisões de Sorvetes e Aromas. Segundo ele, cada dia como representante é diferente: “Precisamos nos diversificar nos atendimentos por conta das características dos nossos produtos.” Além disso, Hélio costuma se aperfeiçoar sempre e sabe da importância da atualização diária para atuar com excelência. “Penso que sou muito bom hoje, mas amanhã terei que ser muito melhor, pois o mercado, o cliente e a Empresa que represento demandam esta qualificação constante”, garante. Para Hélio, a exigência e as constantes mudanças no mercado são as maiores dificuldades porque trazem incertezas e, por isso, é necessário estar pronto o tempo todo. Ele avalia a evolução da Duas Rodas como impressionante e afirma que foi o que o impulsionou durante a carreira. “O respeito a todos os públicos nos faz crescer junto com a filosofia que a Família Hufenüssler transmite”. Ser um bom representante, de acordo com Hélio, é conhecer profundamente o mercado, os produtos que representa, ser proativo e cercar-se de pessoas competentes que lhe deem o suporte necessário para o bom desempenho de suas funções. Ele não pretende se aposentar e garante que um de seus planos para o futuro é se manter ativo, pois ser produtivo é sua meta de vida.

Momentos marcantes

do ele teve um AVC (Acidente tória de Hélio aconteceu em 2004, quan Um dos episódios que mudaram a traje agens, inclusive de pessoas , carinho e atenção. Foram inúmeras mens Vascular Coronariano). “Recebi tanto apoio que me lembre da situação com m tanto comigo. Esta mobilização faz com que jamais imaginava que se importava dir visitas e telefonemas. “Foi um u que os médicos tiveram até que impe alegria e me sinta abençoado”. Ele conto foi um privilégio”, completa. muitos é desagradável, mas que para mim renascimento, uma experiência que para Sucesso em 1998. ira foi ter sido eleito Representante de Outro fato marcante em sua vida e carre

A Duas Rodas realizou, nos dias 6, 7, 13 e 14 de maio, um treinamento para melhorar as práticas de desenvolvimento e gerenciamento de projetos. O objetivo é alinhar a metodologia Duas Rodas à metodologia do PMI (órgão responsável pela regulamentação de projetos). Durante o treinamento, foram definidos formulários, fluxos, processos, responsabilidades e ainda foi apresentado o Comitê de Projetos, criado para apoiar as iniciativas de projetos na Empresa. Esta equipe recebe e avalia as propostas de projetos e elenca os coordenadores para conduzi-los. Para centralizar as informações e divulgar padrões e orientações, foi criado um site, que disponibiliza, também, documentos como atas de reuniões. Valmir Pereira, supervisor de informática, foi um dos 35 participantes do treinamento e já está aplicando os conhecimentos. “Na área de TI, nós já utilizamos boa parte desta metodologia de gerenciamento de projetos, o que facilita a nossa adequação ao padrão apresentado”. Para ele, o treinamento foi muito importante por reunir um grupo de pessoas que estavam representando todas as áreas da Empresa. “Isto facilitará a relação entre coordenadores de projetos com as diversas áreas, pois todos perceberam que, só com cooperação é possível alcançar o objetivo final de um projeto.” Valmir acredita, ainda, que, a partir de agora, haverá uma maior compreensão na avaliação, pois todos estarão seguindo um procedimento base de elaboração e documentação.

Adequação dos projetos

Os temas da 13ª M ostra dos Melhorias Grupos d foram a in e crescime o v a ç ã o n t eo o cont proposta , colabora ínuo. Seguindo es ta dore empresa s convida s da Duas Rodas iniciativa das prova e de , pesquis ram que a com e um colocar e m prática a boa ideia é poss ível diversas melhoria Leia mais s. nas pá ginas 6 e

aprimoramento. treinamento para melhorar o gerenciamento de projetos

7

ida alidade de V u Q a d a n a a Sem estimularam e u q s e d a Ativid ade física. id iv t a a d a prátic Pág. 8

Cobe r para turas Taç Nova emb as a rótul lagem, novo o e sa Pág. bor. 11

Revista MIX 39  

Publicação bimestral da Duas Rodas Industrial. São 12 páginas destinadas aos funcionários e seus familiares. Jornalista Responsável e editor...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you