Issuu on Google+


O que é design? Uma incógnita? É de comer, é de outro planeta? Não. O que é design afinal? Vejamos o que alguma pessoas responderam à Revista Qdesign ao serem interrogadas sobre o assunto.

3


DESIGN ESTRATÉGICO Design estratégico é a sua condução pelos projetos e posicionamentos de uma instituição. Sua finalidade é a obtenção de lucros a partir da potencialização dos esforços no campo de design. O Design estratégico visa o futuro de uma empresa com a aplicação dos princípios de design, com o intuito de aumentar as qualidades inovadoras e competitivas de uma organização. Suas bases estão na análise das tendências internas e externas e dados, que permitem decisões de projeto a ser feita com base em fatos e não a estética ou a intuição. Como tal, é considerada como uma forma eficaz de ponte de inovação, investigação, gestão e design.

Sua aplicação possui uma gama de variedades como: desenvolvimento de produtos, identidade visual corporativa, identidade corporativa, branding de produtos e prestação de serviços.

Imagens: www.ocsso.com.br talknowdesign.com

4

“Design é qualquer técnica e criatividade relacionado à configuração, concepção e elaboração.” Gisele Santana


DESIGN INSTRUCIONAL O termo Design instrucional ou projeto instrucional é muito usado em português para se referir à engenharia pedagógica. A engenharia pedagógica trabalha com uma metodologia junto as técnicas e recursos utilizados em processos de ensino-aprendizagem. Sua área de atuação envolve praticamente todo o tipo de aprendizagem deste os ensinos clássicos até os dias atuais, envolvendo também treinamento individual,

aplicado a empresas ou ainda militar. O design instrucional também se aplica a criação e o desenvolvimento de materiais didáticos, aulas individuais, livros, revistas, folder, animações, vídeos, vinhetas, aplicativos e software, ou seja, qualquer coisa que envolva a área de aprendizagem. Todo e qualquer material ou técnica utilizado com destino a aprendizagem é montada a partir de um planejamento, método, técnica e desenvolvimento.

Imagens: Submarino pnld.moderna.com.br www.projetoinstrucional.com.br/site3

5


DESIGN DE SINALIZAÇÃO

Imagens: planovisual.com.br www.amenidadesdodesign.com.br

6

O design de sinalização tem como finalidade a criação de signos de advertência, pictogramas, setas e tipografias específicas junto com a combinação de cores, cores que deverão ser o mais reduzido possível para que o observador não canse a vista facilmente, não ocorra confusão e nem distração, e a mensagem ali representada seja facilmente interpretada. O principal objetivo da sinalização é a indicação rápida e eficiente dos caminhos, das direções, da localização de elementos espaciais que estão dispersos em um ambiente amplo. A sinalização corretamente construída informa e alerta para a segurança do espaço e ainda confere uma identidade ao lugar, a depender dos grafismos e dos suportes instalados. É, portanto, um dispositivo de interface da instituição, dona do espaço, com o usuário, que o usufrui. Os investimentos para a construção e instalação dos sistemas de sinalização são altos, sua durabilidade tende de ser de um grande período.


DESIGN DE INTERIORES O Design de Interiores é a elaboração projetos de ambientes em geral, como escritórios, salão de festas, cômodos de casas, e entre outros. Sua técnica consiste no planejamento, trabalho de combinação do espaço e os recursos disponíveis conforme a relação do que se pretende produzir. O designer harmoniza os objetos, tecidos, acessórios e cores, junto a seu planejamento com matérias, acabamentos e iluminação que vai de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades do cliente.

“Design é a atividade de criar bens, móveis úteis e agradáveis ao conforto e à atividade humana. Criar um móvel bom, um ambiente bonito...” Tibério Monteiro Imagens: odia.ig.com.br

7


DESIGN DE PRODUTO O Design de produto trabalha com criações e produções de objetos e produtos tridimensionais com foco para usufruto humano, desde cadeiras até barcos e aviões. O profissional está relacionado com o desenvolvimento e a produção para bens de consumo ligados à vida quotidiana (como mobiliário doméstico e urbano,eletrodomésticos, automóveis, etc) assim com a produção de bens de capital, como máquinas, motores e peças em geral. O Design de produto é encarregado da estética do produto, adequando o ao seu público alvo, assim como sua ergonomia e antropometria, para que o usuário possa executar suas funções com facilidade e sem risco.

Imagens: Banqueta Triade - Eddy Souza Cocoon Concept - Studio Total Sylvio Freire - Centro-caracol

8

“Design significa o desenho ou ‘arquitetura’ aplicada a um produto. Mas não somente o desenho do poto de vista da beleza, mas além disso também precisa permitir que aquele produto desempenhe sua funcionalidade e/ou facilidade de consumo.” Ricardo Vieira


DESIGN SUSTENTÁVEL O Design sustentável tem como foco principal a preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento de produtos, sistemas e serviços que reduzam o uso de recursos não-renováveis e/ ou minimizem o seu impacto ambiental proporcionando qualidade de vida para as geração presente e preservando para as futuras . O Design Sustentável é o trabalho com processos e matérias pensando desde o início até o fim do ciclo de vida do produto. Sua produção inicial substitui a matéria-prima, materiais, tecnologia, processos, manufatura por outros menos nocivos ao meio ambiente. Também permite a exploração de novos conceitos de produtos, pois a tendência é a miniaturização da tecnologia e a exploração de novos recursos naturais.

Imagens: Tetrabox Lamp Designer malaio Ed Chew; Criativa papel arte - Flickr; Caixa de som sustentável oficinadeenergia.blogspot.com.br

9


DESIGN GRÁFICO O Design gráfico é um veículo de comunicação visual em que informa um conceito, uma ideia, através de técnicas visuais representativas. O Designer gráfico desenvolve a identidade visual de uma empresa ou serviço prestado por alguma instituição um símbolo, um ícone, tipografia ou imagem figurada ou abstrata. O profissional estende sua área de atuação a diferentes meios impressos e di-

gitais de comunicação como: identidade corporativa, design de embalagem, design editorial, design digital, web design, design de interação, design de games, sinalização e tipografia. Possui conhecimentos nas mais diversas ferramentas e técnicas, não é apenas ser um executor de tarefas, ele possui embasamento técnico e conceitual, além de um vasto repertório visual e intelectual.

Imagens: Ilustração de Dave Murray. www.megaworks.com.br www.grupodatacenter.com.br

10

“Toda e qualquer iniciativa que melhore visualmente o processo de comunicação.” Ellen Freitas


Sumariamente, design está integrado a diversas áreas e a solução de problemas de cada uma delas. O designer é responsável pelo processo como um todo e se fundamenta em pesquisas, análises , conceituação e desenvolvimento para encontrar uma solução consistente.

11



Revista Qdesign