Page 1


Este trabalho está ligado ao projeto integrado do curso de Design Gráfico da UNIVALI (BC), o intuito do mesmo é contatar um cervejeiro artesanal para que assim se desenvolvesse uma marca e identidade visual ,o projeto relaciona as matérias de Branding, Marketing e Identidade Visual Corporativa. O Brand book está organizado da forma com que as informações foram coletadas, A partir de estudos e coleta de informações com o cliente, foi definido um nome para o produto sendo ele Cervejaria Ilhota.

2


Objetivo Geral • Criar uma marca e uma identidade visual de uma cerveja, com base em pesquisas e conteúdos dados por um cliente real.

Objetivo Específico • Aprimorar conhecimentos sob o mercado de trabalho. • Melhorar o conhecimento sobre o assunto. • Aplicar o que foi aprendido em sala. • Ter a satisfação do cliente com a logo criada.

Justificativa A execução desse trabalho se da pela inevitabilidade de ter uma experiência em efetuar um trabalho profissional com dados fornecidos por um cliente real. Mostrando assim o quão importante é a função designada a um design gráfico na criação de uma marca.

03


O Briefing Com base em diálogos com o cliente foram definidos alguns pontos cruciais para elaboração da marca, assim como pontos chaves para a elaboração, em conversas foi dito que a marca iria se chamar cervejaria Ilhota, por conta da cidade de Ilhota onde a mesma será vendida e produzida. O cliente forneceu também a equipe livre criação, mas que não de destoasse do assumo tratado.

04


SWOT Pontos fortes

Por ser um Hobbysta, o mesmo inibe a existência de concorrência. Seus consumidores acabam se fidelizando mais com seu produto. Cria lacos de amizades com os mesmos, assim atraindo mais clientes a se juntarem nas degustações de seu produto. Por ter clientes próximos o aperfeiçoamento e a criação de novos sabores agem mais rápidos.

Ameaças

Pouca produção no mês, o que pode não suprir a possível clientela. A não distribuição de seu produto em locais comerciais, assim reduzindo o conhecimento de novos amantes cervejeiros

Pontos fracos

Por ser apenas um hobby não tem distribuição e comercialização. Pouca duvulgação.

Oportunidades Possível patrocinador.

A logo por ser de fácil reconhecimento pode levar o mesmo a ser referencia na cidade.

05


Painel DNA

Amizade

Diversidade

A amizade e a união são sentimentos que provoca o consumidor da cerveja Ilhota, por estar em companhia de seus amigos, e criar novos vínculos.

O conceito diversidade se aplica na variação do consumidor em experimentar algo novo saindo de sua rotina.

Descobertas Tudo isso gera novas descobertas, e a satisfação de experimentar algo novo nos traz sentimentos inusitados, juntando os dois elementos anteriores temos uma abrangência de sentimentos, onde é isso que procuramos levar em nossos produtos. 06


Publico Alvo Foi definido que o publico alvo é de 70% masculino entre eles jovens de 18 aà 30 anos de idade, sendo eles um publico acadêmico e trabalhadores, que queiram experimentar algo novo depois de um trabalho ou da faculdade e curtir com os amigos.

07


Diretrizes As diretrizes visuais foram utilizadas, a própria bandeira de Ilhota, assim aquele que vê a logo se remete ao local que ela pertence, também foi utilizado o desenho do morro do baú, um dos pontos mais marcantes da cidade, além da cachoeira e o muro medieval.

08


Árquetipo Seu arquetipo é de explorador, sempre buscando o novo emitindo a curiosidade de experimentar novas sensações, assim chamando a atenção de clientes que queiram provar um sabor diferenciado.

9


Cores R:0 G:129 B:0 C:97 M:27 Y:100 K:1

R:255 G:241 B:0 C:7 M:3 Y:96 K:0

R:52 G:49 B:50 C:80 M:80 Y:69 K:46

R:0 G:177 B:134 C:94 M:0 Y:68 K:0

R:255 G:46 B:52 C:0 M:93 Y:71 K:0

R:255 G:255 B:255 C:0 M:0 Y:0 K:0

R:222 G:176 B:104 C:10 M:38 Y:69 K:0

R:0 G:0 B:0 C:84 M:83 Y:73 K:80

10


Photobrief O guia fotográfico da marca Ilhota estará acompanhada de uma certa rusticidade, artesanal, e cenários de harmonia. Podendo ser utilizados cenários abertos e fechados para a produção do material.

11


O produto não poderá ser fotografado só em fundo branco, o mesmo devera ter composições.

Não necessita ser o primeiro plano da propaganda, desde que não seja coberto ou escondido

12


Tom de Voz Nossa voz é a voz do povo, trabalhamos com a simplicidade e a informalidade a fim de fazer nossos clientes se sentirem confortáveis e em casa, como se estivesse abrindo a própria geladeira para tomar uma cerveja geladinha.

Que tal experimentar algo surpreendente

Bebe ai que essa é boa!

13


Diagramação A paleta de cor escolhida teve como base a bandeira de ilhota remetendo assim o local de origem, e onde o produto será comercializado, são os seguintes tons: verde, cinza, amarelo, vermelho, azul, bege, branco e preto.

A forma utilizada de inspiração foi a do brasão da bandeira, assim remetendo mais fácil a cidade de ilhota com a cerveja ilhota. a tipografia medieval se adere junto com o brasão lembrando os tempos de castelo tabernas e escrituras de alto poder inquisitivo.

A tipografia utilizada foi a Regothic que retrata bem essa época.

14


Familia tipográfica Regothic

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUV W X Y Z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 ! @ # $ % ¨& * ( ) abcdefghijklmnoprtuvwxyz12 34567890 15


BOM E BARATO É ILHOTA A SERVEJA QUE PROVOCA O SENTIMENTO DE SER TRADICIONAL.

16


A aplicação da marca deve-se permanecer as cores dela

Para preservar a legibilidade e a qualidade a redução máxima da logo deve ter 3,5 cm

17


A mesma nĂŁo deve se distorcida ou redimensionada.

18


19


20


21


OBRIGADO!

Brand Book Ilhota  
Brand Book Ilhota  
Advertisement