Page 1

PORTFOLIO André Rocha 2016


SKETCH #1 AKER BALCONY PLANTER Colaboração com comuidade AKER


Sistema ESYS O sistema ESYS é um sistema construtivo modular, direccionado fundamentalmente para construção de mobiliário expositivo para diversas áreas: retalho, museologia, feiras promocionais, espaços de trabalho, entre outras. Sendo apenas uma estrutura, a sua versatilidade é imensa. Intervenção no desenvolvimento do produto do design, prototipagem rápida, acompanhamento de produção industrial, acompanhamento de primeiras implementações e design de produtos derivados.

Sistema EXT O sistema EXT pretende ser a extensão do ESYS a propósitos onde maior robustez é exigida. O EXT está direccionado para interior e exterior, para espaços efémeros de exposição, quiosques e aplicações afins. Intervenção no desenvolvimento do produto do design, prototipagem rápida, acompanhamento de produção industrial, acompanhamento de primeiras implementações e design de produtos derivados.


Sistema Showcase I O sistema Showcase I é um derivado do ESYS. É uma aplicação do mesmo ao contexto de mobiliário de museu. Aproveita as características modulares do mesmo e transfere-as para um produto de necessidade premente em museus que recorrem a vitrines em exposições temporárias. Este produto é modular, permite fácil montagem e desmontagem e apresenta características de robustez semelhantes às das vitrines comuns de museu. O Showcase I é um sistema desmontável, leve e facilita a logística inerente ao carácter efémero das exposições temporárias. Intervenção no desenvolvimento do produto do design, prototipagem rápida, acompanhamento de produção industrial e acompanhamento de primeiras implementações.


Sistema SIGNA O Sistema SIGNA surge de uma experiência de aplicação dos princípios estruturais dos demais sistemas ao contexto do mobiliário urbano. Embora as pretensões por trás desta aplicação sejam mais amplas, entendeu-se que este seria o melhor ponto de partida em termos de mercado. É neste momento, na sua versão SIGNA I, o único sistema 100% fechado, contando já com uma aplicação bastante significativa. Intervenção no desenvolvimento do produto do design, prototipagem rápida, acompanhamento de produção industrial e acompanhamento de primeiras implementações.


GROUU Uma primeira aplicação experimental do Sistema EXT com vista à formulação de Kits de estufas domésticas. Pretende-se que estas sejam completamente modulares, mesmo ao nível da componente de automação recebem. Para estas destaca-se o design estrutural do equipamento, o planeamento das automações com base em tecnologia Open Source, e o design de interacção e respectiva implementação em fase de protótipo.


Velhas Técnicas | Novos Conceitos (2004/2005) www.evol.pt/vtnc (arquivo web) Um projecto, na área do craft design, que contou com reconhecimento nacional e internacional. O VTNC teve por objectivo aferir a pertinência da parceria designer artesão a nível metodológico e comercial. O projecto foi desenhado e coordenado a nível de design de comunicação e produto, acompanhamento de prototipagem junto dos artesãos, montagens, feiras, missões internacionais e algumas candidaturas externas por André Rocha. Para além disso, o designer teve intervenção directa no design de todos os produtos ensaiados, quer através da Direcção Criativa geral da EVOL, como também enquanto designer de alguns dos produtos do catálogo.


Moinho da Cova (Marvão - Alentejo) Exposição permanente interactiva num antigo moinho de água (2010) Coordenou este projecto durante 5 anos, período que mediou a decisão de projecto e a sua implementação propriamente dita. Deste processo fizeram parte o Design Geral, Equipamento e Interacção, bem como coordenação da restante equipa inserida no projecto: Investigação, Conteúdos, Recolha, Montagem e Design de Comunicação.


PT - Portugal Telecom Primeiras Lojas Multimarca PT projecto e produção (2008) Com um objectivo claro de optimização de recursos, o design das primeiras Lojas Multimarca da Portugal Telecom previa a re-utilização da generalidade dos equipamentos presentes nas lojas existentes, de construção e/ou design datado de finais dos anos 80 inicio dos anos 90. O cliente impunha também que a loja fosse desenhada de forma a que a sua reconversão fosse possível num período curto de horas (uma noite no caso dos Centros Comerciais, entre o fecho e a abertura) e que a imagem e percepção fosse a de um espaço novo e não apenas renovado. Design, coordenação de toda a equipa envolvida, produção e montagem.


Equipamentos MEO para feiras e eventos PT Portugal Telecom (20072010) O lançamento do MEO coincidiu com a implementação de uma nova estratégia de comunicação da PT e com mais intensa presença em feiras e eventos por parte desta nova marca que entrava agora no mercado. A EVOL fez parte deste lançamento através do desenho e produção de muitos destes espaços e da sua envolvente conceptual, que passava muitas vezes pelo design de fardas para promotores, aplicações de iluminação, entre outros. Design, coordenação de toda a equipa envolvida, produção e montagem.


1º Innovation Day for PT Prime Showcase Tecnológico PT Prime para Executivos (2008) A PT Negócios, desenvolveu em parceria com a empresa de soluções tecnológicas Mobbit um conjunto de soluções empresariais. Estas previam a aplicação da sua utilização de modo personalizado a diferentes segmentos empresariais. O projecto encomendado à EVOL passou pela reconversão total e efémera de um espaço de eventos de um hotel lisboeta, composto por várias salas, num show-room que simulava diferentes ambientes, associados a diferentes áreas de trabalho em exposição. O projecto previa também que, de dia para dia, pequenas alterações operadas no espaço permitissem a reconversão aparente do espaço do dia anterior noutro que transmitisse a ideia de espaço natural da área de negócio ao qual o evento se direccionava naquele dia. O evento estendeu-se ao longo de uma semana, tendo todos os dias areas temáticas diferentes: Da gestão Municipal ao grande retalho, passando pelos serviços financeiros. Design, coordenação de toda a equipa envolvida, produção e montagem.


Circuito Arqueológico da Coudelaria de Alter-doChão – Serviço Nacional Coudélico (2005) O Projecto do Circuito Arqueológico da Coudelaria de Alter partiu do convite da equipa de arqueologia responsável pela investigação levada a cabo no local. A formulação do projecto e implementação do circuito assentou fundamentalmente em 4 pilares: 1. Adequação ao ambiente, arquitectónico, ambiental e imagético da Coudelaria de Alter; 2. Uma forte componente de sinalética de forma a possibilitar a orientação em campo aberto e a indicação de monumentos que, pela sua natureza, nem sempre são óbvios na paisagem. 3. A componente interpretação, traduzindo de forma gráfica o peso cientifico dos conteúdos gerados pela equipa de Arqueologia. 4. A dispersão geográfica do circuito era também acompanhada por uma dispersão histórica, havendo no mesmo circuito, momentos do neolítico até à Idade Média. Assim, havia também que traduzir esse dinamismo na comunicação gráfica. Design, coordenação de toda a equipa envolvida, produção e montagem.


Sinalética Pedonal ALMA Cabeço de Vide, Aldeia Academia das Artes e Ofícios (2006). Uma encomenda de projecto de sinalética customizada, integrada num projecto de valorização das Artes e Ofícios tradicionais na Vila de Cabeço de Vide. Totalmente projectado de forma a permitir a produção por um artesão local. Design, coordenação de toda a equipa envolvida, produção e montagem.


CALDAS STORY DISTRICT – Câmara Municipal de Caldas da Rainha. Um projecto proposto pela EVOL, que pretende associar uma recolha audio de “Estórias” de vivências do centro histórico da cidade na primeira pessoa, a peças de mobiliário urbano interactivas. Estas peças serão simples sinalética ou bancos públicos e tem por base as peças Fauna e Flora da tradição cerâmica caldense. Mais em http://caldas. centrodestorias.pt


MARCA MARVÃO– Câmara Municipal de Marvão (2010) Representativo de alguns projectos da área do Design de Comunicação, a Marca Marvão e consequente desdobramento na identidade gráfica do município foi um projecto muito para além do projecto gráfico: Uma marca territorial, de concepção estratégica, altamente versátil. Um projecto que integra Património e Futuro.


STORIES FOR GOOD (2016) Finalista no Hack for Good, hackaton promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2016. Disponivel em: http://sfg.centrodestorias.pt


PROCESS #1 ACOMPANHAMENTO DE PRODUÇÃO SNG


FESTIVAL SANGUE NA GUELRA E SNG (2014) O mais internacional e arrojado festival gastronómico Português requer cnstante renovação e vanguarda. É uma colaboração que se mantem desde 2014 e que agora inicia uma nova fase através de uma amplificação desta colaboração com a criação da marca SNG.


RESTAURANTE OCEAN (2*)

Desenvolvimento de Tableware personalizado Um projecto em curso de colaboração entre design e altagastronomia que prevê a concepção de tableware altamente personalizado em colaboração com a equipa do Restaurante Ocean. Um dos mais cotados restaurantes em solo nacional, dos poucos a empenhar duas estrelas no conceituado Guia Michelin.


PROCESS #2 ESTUDOS PARA PEÇAS CALDAS STORY DISTRICT Sketch e 3D print


CONTACTOS André Rocha Casa do Loureiro - Trav. dos Chãos s/n - Casais da Espinheira 2500 - 712 Serra do Bouro Tel 262 838 795 tlm 939523498 studio@steam228.com

Digital Folio André Rocha  
Digital Folio André Rocha  

Digital Folio André Rocha 2016

Advertisement