Issuu on Google+

ELEVADO DO JOÁ Cuidado, perigo anunciado EM 2001. Mas, ele continua...

Pilastras de viadutos como as

do Elevado do Joá oferecem risco a segurança, segundo o presidente da ACIBARRA. .Em 2001, dias antes do desabamento da passarela no Campus Tom Jobim da Universidade Estácio de Sá, Ney Suassuna – presidente de fato da ACIBARRA – em reportagem ao Jornal Cdade

da Barra denunciou as precárias condições de viadutos e elevados de São Conrado e Barra da Tijuca, citando particularmente que o elevado do Joá está ameaçado de desabamento e que outras pontes não garantem a tranquilidade dos motoristas. - Tem pilares que estão se esfarelando. Ferragens expostas e praticamente corroídas por

causa da maresia. É preciso que as autoridades fiquem atentas ao problema de conservação porque não queremos a repetição da tragédia do elevado Paulo de Frontin entre nós – alertou. A Quality Engenharia, que construiu a ponte ligando a praça da alimentação ao térreo da faculdade Estácio de Sá atribui a queda à fadiga do con-

creto armado onde a passarela foi fixada. No total ficaram feridas 54 pessoas, o que motivou a suspensão do concurso de 59 mil candidatos a professor municipal. As vítimas despencaram de uma altura de três metros causando pânico geral. Os técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA – atestaram

que as rampas vistoriadas tinham erros no projeto e na execução da obra. Um dos diretores da Estácio, Marcelo Campos, reconheceu na época, que as passarelas não constavam do projeto original, apesar de terem sido aprovadas pela construtora Gafisa, responsável pela execução das obras do prédio.

Página

www.cidadedabarra.com.br

Rio de Janeiro - Dezembro de 2009 - Ano XX - Nº 339

Página

Inaugurado

Pai carrega a filha ferida para o hospital. Muitos desses ataques acontecem em mercadões e feiras de rua, vitimando em grande parte mulheres e crianças.

Página

8

- Mundial de Street em Copacabana,com 5.500² Metros de área.há 7anos não hávia competição no Rio. - Eddie Aikau conheça sobre essa grande lenda do Surf completa 25 Anos.

Página

11

Gastronomia

neste mês de dezembro, na praia de Copacabana (na Avenida Atlântica próximo à rua Hilário de Gouveia), o primeiro quiosque para informações turísticas do Rio de Janeiro.

10

João Marcello Barreto - Vice-Presidente da OrlaRio e o Secretário Municipal de Turismo e Presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira Mello

Eike Batista promete Lagoa limpa em dois anos

O TEMPO PASSA E NADA MUDA CONTINUAMOS "QUASE" NA MESMA....

O país perdeu a in-

As incríveis receitas de frutas de Ana Maria Menezes

Frutas de Verão As frutas são tantas e tão

saborosas, que não faltam receitas, nem imaginação, para aproveitá-las. É uma excelente fonte de fibras, vitaminas e sais minerais.

Página

Distribuição dirigida

Riotur inaugura quiosque para turistas em Copacabana

Nosso Correspondente Internacional Diretamente do Paquistão

3

2

ÁRVORE DE NATAL DO SHOPPING CITTÀ AMERICA Antes de encerrar sua palestra, Eike Batista brinca novamente, mas desta vez arrancado sorrisos ainda maiores dos cariocas: "Vamos todos nadar na Lagoa Rodrigo de Freitas, que ficará totalmente limpa daqui uns dois anos". Batista é quem está financiando a limpeza da Lagoa. Página

Dimensão Missionária do Natal “Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei, e para que todos recebéssero a filiação adotiva “ (Galatas 4,4-5)

Página

6

4

Prefeitura recupera trechos da Estrada de Jacarepaguá A Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras (SMO), estão recuperando trechos da Estrada de Jacarepaguá, entre a Muzema e Rio das Pedras. O asfaltamento está cobrindo as áreas mais críticas da estrada, onde não há mais possibilidade de tapa buracos. Em três dias de trabalho cerca de 550 metros de rua foram asfaltados.

Página

teligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada. Os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O Estado é considerado na sua ação fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo. A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências. Diz-se por toda a parte, o país está perdido! Detalhe: E já se vão 138 anos que Eça de Queirós escreveu isto (1871.)

3

RIO GANHA ÀS OLIMPIADAS CIDADE DA BARRA 20 ANOS

Página

2


2 GASTRONOMIA

Rio de Janeiro - Dezembro de 2009

Vamos então falar de frutas bastante consumidas no verão

5 ao dia é um programa para lembrar você de comer, no mínimo, 5 porções de frutas ou hortaliças, todos os dias. Uma campanha que já é sucesso no mundo todo e que

agora está disponível para os brasileiros antenados em saúde.

Alguns estudos provaram que comer 5 porções diárias de frutas ou hortaliças podem ajudar a reduzir o risco de várias enfermidades como o câncer e doenças do coração. Esses alimentos contêm vitaminas, fibras, minerais e ainda outras substâncias que nos ajudam a viver mais e melhor. Além disso, quando você come frutas e hortaliças, evita comidas gordurosas e industrializadas que não fazem bem para sua saúde. Quer motivo melhor para começar agora mesmo a fazer o 5 ao dia? O 5 ao dia é mais fácil e gostoso do que você imagina. O ideal é fazer 5 refeições diárias: café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar. Então, basta que acrescente um vegetal, suco ou fruta em cada uma dessas refeições. Aí vai um exemplo: No café da manhã um suco de melancia, no lanche uma maçã, no almoço uma salada de alface, no lanche da tarde uma banana e no jantar um creme de abóbora. Viu como é fácil? É claro que o seu cardápio pode, e deve, ser muito mais rico e variado do que este. Só não deixe de incluir as 5 porções diárias de frutas e hortaliças. Vamos lá! Comece agora mesmo a praticar o 5 ao dia. É bem simples fazer o 5 ao dia. E para facilitar ainda mais a sua vida, o Programa 5 ao dia tem um cardápio básico, sob a supervisão de nossa nutricionista, levando-se em conta a composição de nutrientes, o preço, a safra e uma programação de compras semanal. Um guia para você fazer o 5 ao dia, 7 dias por semana. Periodicamente, estaremos lançando novas combinações pra você.

ANA MARIA MENEZES

Frutas de Verão Como

eu sempre digo, nossas frutas são tantas e tão saborosas, que não faltam receitas, nem imaginação, para aproveitálas. É uma excelente fonte de fibras, vitaminas e sais minerais. Nesse calor de 40º só dá vontade de comer saladas fresquinhas e tomar sucos gelados.

Salada Verão 3 maçãs ácidas cortadas em cubos 1 abacaxi pequeno cortado em cubos 1 manga Palmer ou Haden cortada em fatias 4 talos de aipo picados (só a parte branca) 1 cebola pequena bem picada 2 ovos cozidos picados 1 lata de creme de leite sem o soro (250g) 2 C de maionese azeite alface crespa Escaldar a cebola picada.

Reservar. Cortar as maçãs e deixar de molho em água com limão para não ficarem escuras. Reservar. Bater o creme de leite com a maionese, a cebola e um fio de azeite. Escorrer as maçãs. Misturar tudo, sendo o abacaxi por último. Servir sobre folhas de alface cortadas bem fininhas, como se fosse couve.

Salada de Camarão com Manga 1 kg de camarões miúdos sal e limão 2 copos de vinho branco (400 ml) 2 caixas de creme de leite (400 ml) leite de coco a gosto curry pimenta branca 2 mangas Palmer ou Haden cortadas em cubos

alface americana e crespa Temperar os camarões com casca com sal e limão, durante ½ hora. Escorrer, cozinhar no vinho branco, deixar esfriar, escorrer e descascar. Conservar na geladeira.

arras Molho: 2 colheres de sopa de maionese 2 colheres de sobremesa de açúcar 1 iogurte sal e pimenta a gosto

Misturar o creme de leite com o leite de coco e temperar com curry, pimenta branca e sal. Reservar. Lavar, secar e rasgar as alfaces. Na hora de servir misturar os camarões com o creme e os cubos de manga. Numa travessa, arrumar no centro os camarões, e em volta as alfaces rasgadas.

Misturar bem a maionese e o iogurte com o açúcar e 2 xícaras de melão cortado temperar com sal e pimenem cubinhos ta. Reservar. Tirar o talo central da acelga 1 caixa de creme de leite e corta-la em tirinhas finas. (200g) Cortar o salmão em tiras.

Descascar, e soltar os gomos da tangerina retirando a pele, mas cuidando para que fiquem inteiros. Salada de Salmão Cortar o pão em cubinhos para fazer os croutons. Arcom Tangerina rumar num tabuleiro e levar ao forno para torrar, ou fri1 acelga pequena (couve tar na panela com um pouco chinesa) de manteiga. 100g de salmão marinado ou defumado Passar as alcaparras de2 tangerinas baixo de água corrente para 2 fatias de pão de forma tirar o excesso de sal. sem casca 1 colher de sopa de alcap-

Misturar a acelga com a tangerina e as alcaparras. Por cima arrumar o salmão, os croutons e regar com o molho.

Molho de Melão – para salada

a mesma medida de maionese e azeite a gosto. 1 C de dill picadinho Bater no liquidificador o creme de leite, a maionese e 1 um fio de azeite. Misturar o melão, o dill e deixar na geladeira para esfriar. Servir em cima de folhas variadas (alface americana, crespa, roxa e endives).

Fête & Feast Gastronomia


CIDADE

Rio de Janeiro - Dezembro de 2009

Elevado do Joá em situação crítica

3

Ponte com mureta aparente e estrutura corroída A Universidade Estácio de Sá terá que pagar sentença da 33ª Vara

R$ 12 mil por dano moral a uma candidata por desabamento de uma passarela durante prova de concurso público. A queda ocorreu no campus da Barra e feriu várias pessoas. A decisão é da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio. A autora da ação, Lizandra Leite, alega que, em função do ocorrido, foi submetida a uma cirurgia de emergência para a colocação de sete parafusos e uma placa no tornozelo da perna esquerda, já que parte de seu corpo fora soterrado pelos escombros da passarela. Em razão dos sofrimentos sofridos, fora declarada incapacitada para o trabalho pelo INSS, passando a receber o auxílio-doença, e impedida de freqüentar as aulas do curso universitário por cerca de um ano. No acórdão dos desembargadores, foi mantida a

Cível da Capital, que previa também o pagamento de indenização pelos danos materiais causados, como gastos com medicamentos e despesas com transporte, e da cirurgia da autora, no valor de R$ 1.980,00. De acordo com a relatora do processo, desembargadora Mônica Maria Costa, o quantum indenizatório foi fixado de forma adequada e proporcional.

Pilastras em estado de calamidade.

Secretaria Municipal de Obras esclarece Em resposta a matérias sobre a situação do Elevado do Joá, divulgadas pela imprensa e na edição de maio de 2001 e, em novembro de 2009, pelo Jornal Cidade da Barra com o título – Elevado do Joá em farelo - a Secretaria Municipal de Obras esclarece: A Prefeitura, através da Coordenadoria Geral de Projetos (CGP), órgão subordinado à Secretaria Municipal de Obras, realiza vistorias rotineiras nas obras-de-arte especiais do município do Rio de Janeiro. No caso do Elevado das Bandeiras, conhecido como Elevado do Joá, devido ao seu histórico de patologias e intervenções, há um cuidado ainda maior. Prova disso é a contratação do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e

Pesquisa de Engenharia - COPPE, para avaliar, de modo mais detalhado, o atual estado de conservação estrutural do elevado. Em fevereiro deste ano, preocupado com as informações sobre as condições estruturais do Elevado, o secretário municipal de Obras, Luiz Antonio Guaraná, começou a buscar, junto aos técnicos da CGP, respaldo técnico especializado para diagnosticar o real risco à população. Foi realizada vistoria no Elevado das Bandeiras, acompanhada pelo secretário, e com a participação do corpo técnico da Prefeitura em conjunto com os professores Eduardo Batista e Luiz Miranda, da COPPE. A partir dessa vistoria, foi iniciado o processo – que está tramitando na Procuradoria do Município - para a

parceria com o instituto, visando a realização de sondagens mais profundas, que serviram para embasar as intervenções que serão realizadas pela Prefeitura. Segundo a avaliação dos profissionais, esse pilar sofreu desgaste causado pela ação das ondas, atingindo a camada de proteção, que já havia sido reparada. A solução para esse caso específico deverá ser a mesma adotada na recuperação dos pilares adjacentes: a construção de uma barreira de concreto. No momento, não há risco iminente de instabilidade e a recuperação deve ser executada em breve. Sobre a questão das juntas de dilatação e vedação, a Prefeitura esclarece que, devido a uma má concepção de projeto, o elevado tem um número excessivo de juntas. Além disso, diversos fatores contribuem para o desgaste precoce, como

ambiente agressivo, tráfego intenso e tempo limitado para interdição. Dessa forma, a Secretaria de Obras desenvolveu um amplo estudo de tecnologias e procedimentos e elaborou uma nova metodologia, que pode ser executada durante o período noturno e que apresente uma elevada qualidade e, consequentemente, durabilidade. A SMO concluiu este mês um teste dessa metodologia em duas juntas. Os resultados preliminares têm mostrado que a metodologia é bastante eficiente, sendo necessários apenas poucos ajustes. A previsão é de que todas as juntas estejam recuperadas em 2011. A CGP já realizou um pré-levantamento completo dos serviços a realizar no elevado e aguarda a conclusão dos relatórios do estudo da COPPE para elaborar um termo de referência para a licitação da recuperação estrutural total do elevado. É preciso ressaltar que a atual administração da Prefeitura atua, desde o primeiro momento de governo, de maneira responsável, buscando a manutenção e monitoramento constante do Elevado do Joá. Não há motivo para alarmar a população, já que as ações da CGP são realizadas em caráter preventivo. Importante frisar que já foi realizada intervenção nas juntas de dilatação, iniciada em meados de outubro e finalizada no dia 12 de novembro. Sobre a parceria com a Coppe, a Prefeitura esclarece que o instituto foi escolhido por já ter efetuado ensaios e estudos que constituíram um diagnóstico que auxiliou as intervenções de reforço efetuadas no elevado na década de 90. Desta forma, podemos estabelecer um critério comparativo ao longo do tempo e avaliar com precisão a situação atual e quais os procedimentos a serem adotados. A Procuradoria Geral do Município já autorizou esse trabalho e, atualmente, está em fase de assinatura do contrato.

Prefeitura recupera trechos da Estrada de Jacarepaguá A

Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras (SMO), estão recuperando trechos da Estrada de Jacarepaguá, entre a Muzema e Rio das Pedras. O asfaltamento está cobrindo as áreas mais críticas da estrada, onde não há mais possibilidade de tapa buracos. Em três dias de trabalho cerca de 550 metros de rua foram asfaltados. Além do asfaltamento, as equipes da Divisão de Conservação, da SMO, realizaram os serviços de drenagem, limpeza de va-

las, ralos e das galerias pluviais, para a eliminação dos bolsões de água. Dois novos ramais de galerias pluviais foram construídos no local. O trabalho prevê ainda a elevação de um trecho da pista, onde as águas da lagoa invadem a via. O subprefeito Tiago Mohamed, afirmou que este é um trabalho preventivo. “A ideia é que esse asfaltamento dure mais, garantindo aos moradores da região, que sofrem com os alagamentos, uma melhora nas condições da estrada”, acrescentou Mohamed.

Recapeamento da estrada de Jacarepaguá


4

OPINIÃO

Rio de Janeiro - Dezembro de 2009

PANETONE E MUITO DINHEIRO Diante do noticiário e dos vídeos apresentados, pensei que estava em algum erro de jornalistas, repetindo a programação que já havia sido passada: o caso dos mensalões... Mas, não. Não é repetição de coisa já vista. É uma nova versão, em diminuto, do que ocorreu há poucos anos. E os fatos ainda estão vivos em nossa memória. O mensalão se repete (será que este o Lula sabia?). Repete-se, através do binômio Arruda-Durval o que vimos entre Roberto Jefferson-José Dirceu. Parece que, quando não está satisfeito, um dos parceiros bota a boca no trombone e denuncia todo mundo. Com outra versão, mas aconteceu caso análogo entre Collor e seu irmão; entre Celso Pitta e sua mulher.... Esse Durval ocupava o cargo de Secretário de Relações Institucionais e responde a mais de 30 processos na Justiça. Como é possível? Não existe gente de bem para estes postos? Ou será que para participar de cargos em Governos o currículo deve ser o mais maculado possível? O que espanta é o fato de observarmos o aprofundamento das relações promíscuas entre os Poderes Executivo e Legislativo em nome da propalada governabilidade. Isso tem sido alimento para corrupção e para deterioração da Política e enfraquecimento da democracia Brasileira. Esta nova versão do Mensalão já perdeu a graça!!! Não surpreende tanto e nem desencanta mais ninguém. É o dia a dia de muitos de nossos políticos. Fazem até orações para isto! A continuar assim, teremos as mesmas reações das pessoas ao constatarem as ações dos criminosos que queimam ônibus, fazem falsas blitz, invadem delegacias... A população, infelizmente, já considera tudo isso natural... Como as balas perdidas, os tiroteios... Nada disto tem mais sentido... Nada aflige as pessoas... Não adianta a renúncia dos membros do primeiro escalão do Governo Arruda; não adianta a OAB querer "impeachment" do Governador; não adianta um cidadão, vestido de palhaço, levar panetone à casa de Arruda; não adiantam os estardalhaços da Mídia... A Hora é de AÇÃO. Vamos parar de hipocrisia e querer que nosso povo permaneça na letargia assistindo sempre ao Carnaval, ao Campeonato Brasileiro, aos Viradões da Globo, às Telenovelas, às Olimpíadas e a esses programas de mau gosto de domingo na televisão. Se o povo não responder a esses “mensaleiros” nas urnas em 2010, teremos mais um - dentre muitos - caso que será esquecido pela população.

Célio Lupparelli é Professor, Medico, Administrador e Pedagogo.

Crescimento e Liderança

Carlos Fernando de Carvalho

Há anos acompanho o crescimento da Carvalho & Hosken,, pela liderança do Dr. Carlos e sem dúvida, o crescimento BARRA – RECREIO, deve-se à ele, não só pelas grandes obras Residenciais e Comerciais que constituiu, e construiu, mas todos acompanhadas pela paixão que ele cultua com as Obras de Artes, sejam Esculturas, Quadros, Tapetes, Cristais, Pratarias e criações extraordinárias como a PENÍNSULA em que lá reuniu um elenco de Obras, como as citadas, mas criou extraordinário BAIRRO/JARDIM completado pela linda e variada vegetação com flores e frutos, pássaros, animais silvestres, verdadeiro deleite e conforto para os que lá moram, mas que deve e merece ser mais aberto à visitação geral, atraente ponto turístico. Deveriam homenageá-lo com seu nome “Península Carlos de Carvalho”, e cobrar uma taxa de ingresso seja pelo caráter seletivo, como também custeio de administração e manutenção. Faz algum tempo que não a visito, mas visinho nosso que para lá recém mudou, excelente instrumentista e afinador, o qual nos contemplava aqui com a suavidade de suas belíssimas músicas, verdadeira terapia musical, deve ter completado mais ainda o agradável ambiente, se é que lá já não esteja instalado um fundo sonoro ambiental. Há tempos tinha passado a idéia ao Ex-Prefeito Prefeito Cesar Maia, o qual tanto apoio teve da Carvalho & Hosken, mas como lutou sem apoio dos Governos Estadual e Federal, talvez não teve condição de prestar-lhe esta homenagem. Quem sabe se o nosso grande divulgador da Região pelo Jornal Cidade da Barra, a não ser que tenha melhor idéia e projeto, defenda essa distinção para memorizá-lo com os agradecimentos e aplausos de toda a nossa Comunidade Barra – Recreio. É merecedor e assim espero, promova esse gesto de gratidão que é de toda Comunidade. Abraços Ricardo Varella por carta 4/12/09 / Rio

Raios caem e pontes voam

Todo mundo sabe que os governos brasileiros sempre fizeram fantásticas administrações para si e suas famílias. O filho do atual presidente enriqueceu da noite para o dia; não por causa do governo, claro. A genialidade explodiu num certo momento. Quércia foi capa da revista Veja em função de sua riqueza; Newton Cardoso também mereceu destaque pela riqueza. A maioria dos prefeitos começa pobre e termina rica. Obviedade maior não existe de que com o salário que recebe. Existem várias características comuns aos gestores brasileiros: a corrupção generalizada, de preferência do modo mais dissimulado possível. O emprego de parentes ou de amigos em cargos comissionados, em detrimento de profissionais, de técnicos. A mentira deslavada, sem nenhuma responsabilidade com o provável, com a razoabilidade. Além da perpetuação dos problemas sem solução, essas desculpas vêm sempre acompanhadas de que as falhas serão investigadas. Mas a culpa é sempre atribuída aos governos anteriores, como nunca antes neste país, ou às vítimas, como ocorre sempre quando culpam as pessoas pelas casas arrastadas pelas enchentes, por construírem à beira de córregos, com toda ênfase típica de quem tem amnésia plena, pois esquecem que o dever de proibir a construção irregular é deles mesmos, administradores públicos. Mas é da mentira reiterada que se pretende colocar aqui. Chove desde que o mundo é mundo. Pois, o “raio” da natureza foi a culpada pelo apagão que paralisou 18 estados e atingiu mais de 60 milhões de pessoas. Eis a versão como resposta dada pelo governo ao seu povo. Ninguém se preocupou que essa colocação não tinha o menor cabimento, posição colocada por especialista. Se o sistema elétrico brasileiro continuar paralisando 168 estados devido às quedas de raios, é melhor começar a incentivar o uso do lampião e dispensar as campanhas para economia de energia. Por si, a natureza se encarrega disso. Nem vou entrar no mérito de, 15 dias antes, a pré-candidata à presidência ter dado total garantia de que não haveria apagão. Eis um posicionamento que deve ser guardado para comparação, caso seja eleita. Aqui estaria o modo governo federal de administrar. Em São Paulo, três vigas de milhares de toneladas voaram pelos ares, antes da colocação definitiva de uma ponte do Rodoanel Apesar do risco, teria sido pior se caísse após a liberação da pista. O governador foi menos patético ao afirmar que houve falha. Só faltava negar falha, com milhares de toneladas destruindo carros e três pessoas feridas. Mas o governador de São Paulo precisa acompanhar mais de perto suas obras, especialmente quanto à segurança, vez que em janeiro de 2007, sete pessoas perderam suas vidas, engolidas pela famosa cratera do Metrô. Pergunte se existiu alguém responsabilizado até hoje. Taí um grande problema nacional. As tragédias se repetem muito por que ninguém é responsabilizado e apenado pelos seus erros. Nisso, quando escreveu sobre o apagão na Folha de São Paulo de 15 de novembro deste ano, o escritor Carlos Heitor Cony foi muito feliz ao afirmar que “a culpa – ou a causa – pode ter sido da natureza, mas a responsabilidade é mesmo do governo”. Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP Bel. Direito

Lagoa com banho liberado

ORDEM À LAGOA HINO A UM CENTRO DE VIDA

Hoje lembrando e relembrando tempos idos, Distantes mas nunca esquecidos, Fica no ar uma pergunta: os bons tempos da Lagoa serão lembrados e revividos? NÃO HÁ DÚVIDA na visão do empresário EIKE BATISTA DECLARANDO em sessão: "Vamos todos nadar na Lagoa Rodrigo de Freitas, que ficará total- mente limpa daqui uns dois anos". Batista é quem está financiando a limpeza da Lagoa. Num auditório lotado e com presença de várias autoridades, na Academia Nacional de Medicina lançou o programa de Educação Médica a Distância, que transmitirá, ao vivo e por meio da internet, as sessões solenes da ANM para todo o Brasil, auxiliando o Ministério da Saúde no ensino médico do país. O evento, realizado no dia 12 de março

de 2009, reuniu o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e os ex-ministros da Fazenda, Pedro Malan, e da Saúde, Adib Jatene, além do empresário Eike Batista. Na ocasião, Eike recebeu do presidente eleito da Academia Pietro Novelino o título de benfeitor “por ter contribuído para a realização desse antigo sonho”. Após a homenagem, foi realizado um simpósio sobre A crise econômica mun-

dial e a saúde. O empresário Eike Batista aproveitou a oportunidade para agradecer o título e falar sobre seus atuais e futuros projetos de investimentos no Rio de Janeiro e no Brasil. O empresário ainda contou um pouco sobre sua trajetória. "Fui criado com seis irmãos, todos morando na mesma casa. Então, desde cedo aprendi a dividir, até porque isso era uma obrigação”. Correndo pela rua

Frei Leandro para de pronto chegarmos à margem da Lagoa e, estar perto das suas ondas leves oscilando, molhando, encobrindo e descobrindo pequenas pedras espalhadas. Espanto: todas povoadas com pequenos sirís de costado azul a se divertir em subir, descer, mergulhar, subir de novo, em dança alegre e maravilhosa. Estupefato nesse primeiro contacto com um mundo desconhecido. Mas com atenção fiquei estarrecido com o espetáculo simples, porém grandioso e admirado nunca imaginado. Valorizando os crustáceos que hoje se encontram em espontâneo resgate a medida em que as águas se tornam limpas. Essas mesmas águas tenho a confiança e esperança que brevemente retornem novamente os mesmos momentos de agitação. Com plena movimentação dos cardumes de múltiplas espécies em incessante movimento de Paratís e as adultas Tainhas, peixes vindos mar, percorrendo o canal do Jardim de Allah juntas com demais peixes prescin-

dem do manguezal que não contém alevinos de qualquer espécie. Peixes, lembranças tenho e muitas das pescarias de tio Vitor e amigos em altas noites e madrugadas chuvosas em barcos estreitos, esguios, deslizado e percorrendo a água calma e distante do meio da Lagoa. Retornavam, às duas da madrugada com latas com mais de vinte quilos de peixe cada uma. Também se percebiam peixes de algumas outras espécies os pequenos mamarreis prateados e brilhantes abundantes e disseminados às margens, proporcionavam pesca esportiva apenas com anzóis de alfinete dobrados. Ainda abundavam os inefáveis barrigudinhos pequeninos e gordinhos, espalhados por toda parte, na Lagoa, canais e rios, colhidos em brincadeiras inocentes e divertidas. A todo momento vividas. TUDO RETORNARÁ GRAÇAS A EIKE BATISTA.

Brenildo Tavares - Médico


6 SOCIAL

Rio de Janeiro - Dezembro de 2009 H. CANTAMISSA Ordenação de Diáconos Líderes espirituais, amados e respeitados pela comunidade, homens movidos pela fé e pelo poder do Espírito Santo, o Sr. Vicente de Paulo Arruda e José Alberto Marinho Soares, foram ordenados diáconos pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Ônibus com mais de cem paroquianos saíram da Igreja São Francisco de Paula/Barra da Tijuca, no dia 28 de novembro, para a Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana.

Troféu Excelência Ana Luiza Guimarães vencedora na categoria de melhor apresentadora do “Bom dia Rio” da TV Globo, recebeu o troféu AIB das mãos de Delair Dumbrosck, presidente em exercício do Flamengo. Ana Luiza além de linda e inteligente, é uma simpatia. Um fato inédito na 5ª edição do Troféu AIB foi a premiação de jornais de bairro. O presidente Manuel Lopes da Costa Curval recebeu no Salão Marapendi do Hotel Sheraton Barra, Kátia Lancelotti do “Jornal Tipo Carioca”, como a nossa melhor colunista social, melhor projeto gráfico o “Condomínios Em Foco” de Artur Moura e o melhor projeto editorial arrebatado por “Caminho das Vargens”, que é comandado por Delfim Aguiar. Para a AIB, segue um Troféu Excelência pela competência na realização do evento. Registramos as presenças do deputado federal Otávio Leite, Secretário Estadual de Transportes Júlio Lopes, o Secretário de Ordem Pública Rodrigo Betlhem, delegado Carlos Augusto Nogueira Pinto, o Subprefeito Tiago Mohamed e Thiago Barcellos, administrador regional da Barra. Foto:Diego Bellizzi

Donato Velloso, Ana Luiza Guimarães, sua filha Beatriz e o maridão Rodolpho Figueira de Mello.

CALÇADÃO

Vicente Arruda, Frei Dino e Marinho.

Suassuna no Itanhangá ou Líder Empresarial A Acibarra recebeu a nata do empreendedorismo da Barra da Tijuca, no final de novembro, no Itanhangá Golf Club para a entrega do “Troféu Líder Empresarial e Empreendedor do Ano de 2009” ao empresário Carlos Fernando de Carvalho, presidente da Carvalho Hosken Engenharia S.A. Entre os presentes, o staff da Carvalho Hosken, o vice-presidente da RJZ Cyrela Rogério Zylberstajn, o deputado federal Otávio Leite, o gerente geral do Hotel Intercontinental Michel Chertouh, Luiz Fernando Moura, diretor executivo da Brookfield Inc. S/A, a socialite Hosana Pereira, entre outros. Um delicioso jantar com menu assinado pelo chef Giampaolo Neroni, onde serviu seu imperdível “tranche de cherne à la Neroni”. O presidente da associação, Ney, sempre envolvido pelo estonteante clã Suassuna - Renata, Ana Thereza e Raquel Otila - regozijava-se na festa, ao som da Banda de Bento e Mariano.

Ney Robinson Suassuna, Renata Suassuna, Raquel Otila e Ana Thereza Suassuna.

UM NATAL DE LUZES, NOVAS LOJAS E MUITAS CORES NO CITTÀ AMERICA

* Novembro, mês de aniversário de Mercedes Manão e Berenice Maria, mulheres que conduzem as suas vidas para servir a Deus e ao próximo. Parabéns! * Sob a batuta do maestro Luís Lima, o Coral da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, apresentou-se no início de dezembro em Conservatória, em um Encontro de Corais de todo o Brasil. * Frase do vereador Carlo Caiado do Democratas: O IPTU já embute custeio da iluminação: “Não precisamos de mais um imposto. A RioLuz tem que melhorar sua administração”. * Levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ) para o Réveillon 2010, indica que a ocupação média indica ocupação média já ultrapassa os 70%. Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ, vê tais indicativos como reflexos da escolha do Rio como sede das Olimpíadas 2016. * Mauro Magalhães frequentemente visto caminhando pela orla, na academia ou jogando tênis, discute com o amigo das horas incertas, o arquiteto, José Canosa Miguez, o trânsito caótico da Barra da Tijuca, relembrando mais um dos projetos que naufragou na lagoa: uma ponte saindo do Clube dos médicos. * A psicóloga Tatiana Hartz, assessora da CPI da pedofilia que investiga uma rede interligada pelo Brasil e exterior, está no site www.todoscontrapedofilia.com.br, onde interagem com perguntas e respostas. * O Seminário promovido pelo Instituto Lagoa Azul/ Pacto de Resgate Ambiental, contou com palestrantes do nível de David Zee, Rosa Maria Formiga, José Chacon de Assis e Suzana Monteiro de Barros. Promovido anualmente por Donato Vellosso, o fórum levanta a bandeira pelo desenvolvimento sustentável da Bacia hidrográfica da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Entre outras atividades, foi apresentada performance "Por um Fio", realizada por Rocio Infante com interação do músico Mário da Silva, onde a bailarina enquanto dança, envolve o palco por fios.

Tenham um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de luz!

Dimensão Missionária do Natal

“Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei, e para que todos recebéssero a filiação adotiva “ (Galatas 4,4-5) Caríssimos paroquianos e leitores,

Árvore gigante multicolorida enfeita o shopping que ganhou 75 novas operações nos últimos 12 meses. Contagem regressiva para a chegada do Natal 2009. No Città America está tudo pronto para a data mais esperada do ano com decoração temática repleta de luzes além de programação especial para adultos e crianças. O Natal deste ano tem tudo para ser inesquecível: somente nos últimos 12 meses o shopping ganhou 75 novas operações de vestuário, alimentação, perfumaria e serviços o que gera uma expectativa de aumento de 20% no fluxo de clientes em relação ao mesmo período do ano passado. “2009 foi um ano promissor com a chegada de muitas operações de alimentação como o Café London e a galeteria Touro e Galo além de novas marcas como o Café Hum, Depyl e a Pathisa. Até o Natal teremos ainda uma sorveteria, uma loja de moda infantil, outra de produtos naturais além de um cartório, que ocupará quatro lojas no 2º. Piso”, diz Claudio Guaranys, executivo da CG Malls, administradora do shopping. DECORAÇÃO: São utilizados para compor a decoração natalina cerca de 870 mil micro lâmpadas, sendo que 320 mil micro lâmpadas comuns e 550 mil micro lâmpadas leds. Todo o mall está decorado com motivos natalinos. Já a tradicional árvore que fica na praça central terá 10 metros de altura e será atração principal com o “Espetáculo de Luzes e Cores”. Ela muda de cor suavemente através de efeitos de luz nas cores (verde, azul, vermelha e branca) dando dinâmica e movimento, sempre renovando sua imagem. O tema explorado na fachada principal privilegia elementos em forma de cristais que variam entre 2m e 6m de altura, tendo ainda como composição entre as colunas cortinas francesas iluminadas com pingentes de cristal também iluminados.

Certamente já começou o ritual imposto pela cultura e a tradição; cada família tira fora das gavetas toalhas natalinas, dos armários árvores, outras decorações: não pode faltar Papai Noel. Em bom número de moradias pode-se encontrar a Coroa de Advento, um pequeno presépio e umas velas que enfeitam a mesa do jantar. Não há dúvida alguma que tudo isso exerce um grande impacto nas pessoas que valorizam estes símbolos e artigos relacionados com a vinda do Senhor. A sensibilidade e a abertura à Solidariedade mexem com todo o mundo. A sociedade vive uma época que suscita esperança e que de alguma forma prova que o mundo poderia ser diferente. Se isso tudo tem seu valor inegável, não pode-se restringir um acontecimento tão marcante, capaz de dividir a história no antes e no depois, a um fenômeno passageiro e superficial. Convido a todos a celebrar o Natal num contexto particular. À partir da conferência realizada em Aparecida em Maio de 2007, uma nova consciência invadiu a Igreja, povo de Deus. Todos sabem que a Igreja é missionária pela sua natureza, pela vontade expressa do Seu Fundador. Mas o Espírito Santo, através dos pastores enviados pelo Cristo, fizeram uma grande descoberta: É verdade que a Igreja só existe enquanto evangelizar a humanidade, mas isto não vai acontecer se cada seguidor – discípulo não faz uma experiência profunda de Cristo Ressuscitado. Mas, o que tem a ver isto com o Natal? Pois é: o Natal e a Páscoa estão intimamente relacionados como duas formas diferentes de uma única realidade, resumida nas palavras de João: Deus tanto amou o mundo que enviou seu Filho...para salva-lo. E: não há maior amor daquele que da a vida pelo outro. Jesus Nasceu por amor, Morreu por amor, Ressuscitou por amor, pois somente pela sua ressurreição se completa sua Missão redentiva. Nestes dias, tive uma intuição, O Verdadeiro Natal acontece somente quando Cristo nasce no meu coração. Daí brota a missão como cristão: Fazer nascer Cristo no coração de cada ser humano; assim o Natal é um eterno presente. Na assembléia paroquial, que foi realizada no começo de Novembro p.p. com grande concurso de paroquianos ficou ecoando ao longo do dia: A Igreja tem que partir, sair fora das paredes do templo, de uma posição de conservação para uma verdadeira missão junto aos que já receberam a Palavra e agora estão desligados e também aos que ainda não conhecem o Cristo. O Advento é o tempo propicio para dar uma arrancada neste sentido. Porque não aproveitar a Novena de Natal em família para renovar a própria fé e partilhá-la com os outros. Toda Palavra de Deus gera vida, transforma e leva à fazer nascer o Cristo. E a confissão? Com uma certa tristeza percebese como as pessoas não valorizam este sacramento da reconciliação e de perdão. Isto denota a falta de consciência quando ao pecado e o pouco desejo de um caminho de santidade, uma pessoa que busca o crescimento da própria fé, descobre o quanto caminhou e o quanto deve caminhar ainda. Se santidade significa SER TOTALMENTE DE DEUS, quem pode afirmar isso de si mesmo? Que este Natal seja o Encontro com Cristo-Pessoa-Vivo que não veio para ficar numa manjedoura, ou morar numa casa de madeira ou alvenaria. Ele é o DEUS-CONOSCO, Deus se realiza, no seu mistério, quando se cria uma relação profunda conosco, como dizia Kant: Deus em mim e eu em Deus. Felicidade e Cristo nasça em todos. Frei Dino


CESTA 2051 - 36 itens - R$231,50 LIDADOR

1-LTO 1-GFA 1-GFA 1-GFA 1-GFA 1-GFA 1-PAC 1-LTA 1-LTA 1-LTA 1-PAC

WHISKY WALL STREET CHAMPAGNE GARIBALDI BRUT VINHO TINTO ARGENTINO VINHO DOURO PORTUGUES LICOR DE CASSIS FINO VODKA RAJSKA FANTE PANETONE ARGENTINO 500G AZEITE PORTUGUÊS 200ML PESSEGO CALDA ESPECIAL 450G AMEIXA EM CALDA 150G NOZES 200G SAFRA 2009

1-PAC AMEIXA 200G SAFRA 09 1-PAC AMENDOAS 200G SFR 09 1-PAC PASSA PRETA 100G SFR 09 1-PTE TAMARA EL MONAGUILO 227G 1-LTA SARDINHA PORTUGUESA 125G 1-POT DOCE DE FIGO CREMOSO 400G 1-VDO GELEIA IMPORTADA 454G 1-LTA PATE DE FOIE BUNEL 100G 1-LTA PATE DE CARNE 100G 1-LTA FIAMBRE DE FRANGO 320G 1-LTA AZEITONA C/ANCHOVA 85G 1-PTE MAIONESE C/TOMATE SECO 170G 1-VDO PICKLES MISTO LUPINNI 200G 1-VDO CHAMPIGNON SELEC 100G 1-PTE MOLHO INGLES LORENZ 150ML 1-PTE MOLHO DE PIMENTA 150ML 1-PAC AMENDOIM SALGADO 50G 1-TAB TORRONE MONTEVERGINE 90G 1-PAC PÃO DE MEL MATINAL 52G 1-PAC CARAMELO BAUNILHA 150G 1-LTA MARRON GLACE GUARI 600G 1-PAC BOMBONS NUG MALTADO 54G 1-TAB CHOCOLATE SUIÇO 100G 1-PAC ALFAJOR URUGUAIO BLACK 40G 1-CST CESTA DE VIME ARTESANAL

C E S TA N ATA L 2 0 6 3 - 4 4 i t e n s - R $ 1 2 0 7 , 1 0

1-LTO 1-LTO 1-GFA 1-GFA 1-GFA 1-GFA 1-GFA 1-GFA 1-GFA 1-GFA 1-GFA 1-GFA 1-GFA

WHISKY ESCOCES J.W. BLACK LABEL WHISKY ESCOCES J.W. RED LABEL CHAMPAGNE FRANCES V. CLICQUOT VINHO ITALIANO CORVO TINTO VINHO ARGENTINO FINCA LA LINDA VINHO CHILENO VIU MANENT CAB SAUV VINHO FRANÇES BORDEAUX B&G PORTO PORTUGUES DOM JOSÉ RUBY CACHACA NEGA FULO LICOR BAILEYS IRICH CREAM TEQUILA SAUZA MEXICANA CERVEJA ALEMÃ PAULANER 250ML AGUA SAN PELLEGRINO 250ML

LIDADOR

1-LTA PANETONE IMPORTADO 1KG 1-VDO AZEITE E. V. PORTUGUES 500ML 1-VDO VINAGRE DO VINHO ITALIANO 500ML 1-LTA PESSEGO EM CALDA EXTRA 450G 1-VDO CEREJAS AO MARRASQUINO 125G 1-PTE NOZES S/CASCA 110G SFR 09 1-PTE AMENDOA S/CASCA 150G SFR 09 1-PAC PISTACHES 100G SAFRA 09 1-PAC AVELAS 200G SAFRA 2009 1-PAC DAMASCO 100G SAFRA 09 1-PTE TAMARA ESPANHOLA 227G 1-LTA LULA PORTUGUESA CALDEIRADA 125G 1-LTA ANCHOVA ZAROTTI ITALIANA 50G 1-VDO GELEIA FRANCESA AMORA 370G 1-LTA AZEITONA C/VERMUTH ESPANHA 120G 1-VDO ALHO PAGANINI EM AZEITE 60G 1-LTA POMODORI PELATI DIVELA 400G 1-LTA SOPA ASPARGO USA CAMPBELL'S 305G 1-VDO CEBOLINHAS PERLINE ITALIANA 290G 1-LTA PATE DE FOIE FRANCES 77G 1-VDO MOSTARDA FRANCESA MAILLE 215G 1-LTA CURRY INDIANO ASIAN 125G 1-VDO MOLHO TABASCO USA 150ML 1-CXA CHA INGLES EARL GREY 20G 1-TAB CHOCOLATE SUIÇO AO LEITE 100G 1-CXA BALA WONKA NERDS USA 47G 1-PAC MARSHMALLOW USA CAMPFIRE 300G 1-CXA TORRONE ESPANHOL 200G 1-CXA BOMBOM BELGA GUYLIAN 65G 1-CXA AFTER EIGHT MINI 38G 1-CST CESTA DE VIME ARTESANAL

CESTA 2057 - 41 itens - R$ 571,90

LIDADOR

1-LTO WHISKY ESCOCES GRANT'S 1-GFA PROSECCO DI CONEGLIANO CANEVARI 1-VDO PORTO PORTUGUES TAWNY BURTON'S 1-GFA VINHO ARGENTINO F. FLICHMAN BAR. 1-GFA VINHO FRANCES BOURGANDELLE 1-GFA CARPANO PUNT E MÊS 1-GFA LICOR MARULA EXTRA FINO 1-GFA VODKA WIBOROWA POLONESA 1-GFA CACHACA DE SALINAS BEIJA FLOR 1-VDO AZEITE E. V. PORTUGUES 500ML 1-VDO VINAGRE DO VINHO ITALIANO 500ML 1-LTA PESSEGO EM CALDA EXTRA 450G 1-LTA PERA BABY EM CALDA ESPANHOL 210G 1-PAC NOZES 200G SAFRA 2009 1-PAC PISTACHE 100G SFR 2009 1-PAC AMENDOA 200G SFR 2009 1-PAC DAMASCO 100G SFR 2009 1-PAC AVELAS 200G SFR 2009 1-PAC AMEIXAS 100G SFR 2009 1-PAC PASSA PRETA 100G SFR 09 1-PTE TAMARA EL MONAGUILO 227G 1-LTA SARDINHA PORTUGUESA AZEITE 125G 1-LTA AZEITONA C/ ANCHOVA ESP. 85G 1-LTA AZEITONA PRETA ESPANHA 120G 1-VDO GELEIA GREGA MORANGO 380G 1-LTA PATE DE FOIE FRANCES 77G 1-LTA PATE ARTUR'D FRANCES 77G 1-VDO MOLHO TABASCO USA 150ML 1-VDO MOSTARDA ANCIENNE 215G 1-VDO MOLHO INGLES LEA&PERRINS 150ML 1-LTA POMODORI PELATI DIVELA 400G 1-CXA CHA INGLES ENGLISH BREAKFAST 20G 1-LTA SUCO V8 USA VEGETAIS 163ML 1-VDO ALCAPARRA PAGANINI 60G 1-VDO ALHO PAGANINI EM AZEITE 60G 1-LTA BALA FRANCESA R.VOUZ 43G 1-CXA AFTER EIGHT INGLES 38G 1-LTA BISCOITO PORTUGUES 340G 1-CXA CHOCOLATE BELGA 65G 1-TAB CHOCOLATE TOBLERONE 100G 1-CST CESTA DE VIME ARTESANAL

C E S TA D E N A TA L 2 0 6 7 - 5 1 i t e n s - 2 . 8 2 3 , 7 0 1-LTO WHISKY ESCOCES J.WALKER GOLD LABEL 1-LTO WHISKY ESCOCES J.WALKER GREEN LABEL 1-LTO WHISKY ESCOCES DIMPLE 15 ANOS 1-GFA CHAMPAGNE FRANCES MOET CHANDON ROSE 1-GFA PORTO PORTUGUES RAMOS PINTO 1-GFA VINHO ITALIANO BRUNELLO DI MONTALCINO 1-GFA VINHO ESPANHOL MARQUES RESERVA 1-GFA VINHO FRANCES CHATEAUNEUF DU PAPE 1-GFA LICOR ESPANHOL QUARENTA E TRES 1-GFA COGNAC HENESSY FRANÇES 1-GFA CALVADOS PERE FINE MAGLOIRE 1-GFA VODKA GREY GOOSE FRANCESA 1-GFA VERMOUTH NOILLY PRAT FRANCES 1-GFA RUN CUBANO HAVANA BLANCO 1-LTA PANETONE IMPORTADO LATA 1KG 1-VDO AZEITE TRUFADO PONS ESPANHOL 250ML 1-VDO ACETO BALSAMICO ITALIANO 500ML 1-LTA PESSEGO EM CALDA ARGENTINO 450G 1-LTA GOMOS DE MEXERICA ESPANHA 175G 1-LTA CEREJA EM CALDA ESPANHOLA 230G 1-LTA PERA BABY EM CALDA ESPANHOL 210G 1-LTA SUCO V8 VEGETAIS USA 163ML 1-LTA SUCO CAMPBELL TOMATE 165ML 1-PTE NOZES S/CASCA 110G SFR 09 1-PAC AVELAS 200G SAFRA 2009 1-PAC PISTACHE TORRADO 100G SFR 09 1-PTE AMENDOA S/CASCA 150G SFR 09 1-PTE DAMASCO TURCO 250G SFR 09 1-PTE TAMARA EL MONAGUILO 227G 1-LTA LULA PORTUGUESA CALDEIRADA 125G

LIDADOR

1-LTA ANCHOVA ZAROTTI ITALIANA 50G 1-LTA SARDINHA PORTUGUESA AZEITE 125G 1-LTA AZEITONA C/VERMUTH ESPANHA 120G 1-LTA AZEITONA PRETA ESPANHA 120G 1-VDO GELEIA FRANCESA BONNEMAMAN 370G 1-LTA-PATE DE FOIE FRANCES 77G 1 -LTA-PATE FRANCES AVES AO PORTO 130G 1-CXA-COUSCOUS FERRERO FRANCES 500G 1-LTA-CURRY INDIANO ASIAN STAR 125G 1-LTA-PAPRIKA DOLCE ESPANHA 70G 1-VDO-PESTO ALLA GENOVESE ITALIA 180G 1-VDO-ALCAPARRA PAGANINI ITALIA 60G 1-CXA-BISCOITO BELGA JULES DESTROOPER 100G 1-CXA-BISCOITO PORTUGUES DANCAKE 200G 1-CXA-TORRONE ESPANHOL XIXONA 200G 1-PAC-MARSHMALLOW USA CAMPFIRE 300G 1-LTA-CHA INGLES TWINNINGS EARL GREY 100G 1-CXA-AFTER EIGHT MINI 38G 1-CXA-CHOCOLATE LINDT EXCELLENCE 125G 1-CXA-BOMBOM BELGA GUYLIAN 125G 1-CST-CESTA DE VIME ARTESANAL

w w w . lidador . com . br


Correspondente 8 Nosso Internacional Diretamente do Paquistão

Christhopher Tomas Meus Queridos Amigos, Talvez vocês têm ouvido sobre os tristes atentados que tem ocorrido aqui. A cidade de Karachi ainda não sofreu nada. Alguns dizem que é por causa de um movimento na cidade que seria equivalente à milícia no Rio de Janeiro. Outros dizem que é porque Karachi é aonde o Taliban arruma a maior parte do seu dinheiro, então eles não “morderiam a mão que os alimenta”. Seja qual for a razão, estamos gratos pela paz em Karachi.

Internacional / Automóveis Mas mesmo que a nossa cidade não tenha sofrido nenhum atentado, a mente das pessoas é bombardeada diariamente. Ouvimos notícias terríveis vindos do norte, quase um atentado por dia. Isso deve ser o esEstrago deixado por um carro bomba. trago mais amplo do terrorismo, no hospital. Tem que haver uma conclusão, tem que a guerra nas mentes, o temor. haver uma solução para tanta tribulação. Você nunca sabe aonde vai surgir o próximo ataque, ontem foi Confusão após uma explosão num mercado em Com muito amor e saudade, Christopher Thomas. numa mesquita, supostamente Peshawar, capital do estado nordestino do país. um lugar santo, aonde será amanhã? Mesmo que os feridos em meio a isso tudo, sabendo do Paquistão. Eles cheguem as centenas, as ment- que existe alguém muito maior tem sofrido mais es e corações feridos e apavora- do que nós, e que nos guia do que qualquer das chegam aos milhões. É uma pelos caminhos da nossa vida. um com esses guerra que não tem fronteiras, Sabemos que com ele ao nosso ataques. Interesnão tem como saber aonde é lado estamos seguros, ainda sante, eles se assemelham muito ao que a guerra nos cerque. um lugar seguro. Muitas escolas parecem prisões Não tem como prever aonde povo nordestino agora, com muros reforçados, será o próximo alvo, então do Brasil, um povo Pai carrega a filha ferida para arame farpado e francos atira- muitos simplesmente não saem forte, indomável, mas agora tão abatido com a o hospital. Muitos desses ataques dores no telhado. Algumas das mais de casa. nossas apresentações e pal- Espero que todos possam ter perda de tantas vidas. A mãe sai acontecem em mercadões e feiestras foram canceladas ou adi- essa mesma paz. E se me per- para o mercado e os filhos não ras de rua, vitimando em grande mitirem fazer um pedido, peço sabem se ela volta, o pai deixa parte mulheres e crianças. adas por conta desta situação. Mas, de alguma maneira po- que orem, da maneira que sou- as crianças na escola, mas não demos encontrar paz de espírito berem, pelo povo do nordeste sabe se vai ter que buscá-las

ESPAÇO MOTOR

João Mendes

Chevrolet Agile foi o mais premiado do ano

Novo Crossfox chega com destaque para o interior * A Volkswagen esta empolgada com o Brasil. Espera produzir 900 mil carros em 2010, prevê pelo menos 13 lançamentos no novo ano e agora patrocina a seleção brasileira de futebol. Seu último lançamento já esta nas revendas da marca, é o Novo Crossfox que tem design mais moderno e atraente mantendo a imagem robusta.É o segundo carro a adotar a nova linha de estilo global da marca. Seu interior esta completamente mudado, com novos matérias e melhor acabamento. O espaço interno continua generoso e no porta malas cabem 260 litros, podendo chegar a 353 litros utilizando o sistema deslizante do banco traseiro ou 1016 litros com os bancos rebatidos e a carga indo até o teto. O Novo Crossfox chega ao mercado com o motor 1.6 VHT Totalflex que desenvolve até 104 cavalos de potência quando abastecido só com álcool. A nova cor de destaque do modelo é o Laranja Atacama e o preço sugerido para a versão de entrada é R$45.550,00.

* Passados 45 dias do lançamento do Agile e a Chevrolet apresenta dois kits de personalização para seu carro que ganhou os prêmios de “Carro do Ano” da Revista Autoesporte e “Melhor Nacional 2009” da ABIAUTO, Associação Brasileira de Imprensa Automotiva. Os kits para o Agile levam o nome de Sunny e Sport e são para aqueles que buscam exclusividade. O kit Sport custa R$5.346,00 e tem spoiler dianteiro, spoiler traseiro, saias laterais, rodas de alumínio 16”, farol tipo máscara negra e lanterna traseira esportiva. O kit Sunny custa R$4.393,00 e possui aerofólio, rack de teto, rodas de alumínio 16” e protetores de párachoque pintados na cor do veículo. Os itens dos dois kits são acessórios originais da Chevrolet, desenvolvidos pelo design da GM Mercosul e validados pela engenharia da empresa. Podem ser encontrados nas 550 concessionárias da rede Chevrolet.

Smart agora no Rio de Janeiro * Andei no Smart Fortwo Cabriolet. O pequenino carro para apenas duas pessoas chama muito a atenção por onde passa ao mesmo tempo que é gostoso de dirigir. Seu motor é um capeta de apenas 1.0 L, 3 cilindros, mas com um turbo que dá muita vitalidade ao carro. Colocado embaixo e atrás dos bancos o motor desenvolve 83 cavalos de potência e a tração é traseira. Pesando apenas 800 Kg o carro tem arrancada impressionante, é ótimo de estabilidade e tem tecnologia embarcada de carros maiores como freios ABS, com EBD, controle de tração e até Hill Holder Control que é um assistente de saída em ladeira que não deixa o carro descer mesmo sem o pé no freio. Outro destaque é a capota que se movimenta em dois estágios e as travessas que a sustentam podem ser retiradas e guardadas num espaço próprio na tampa do porta malas. O Smart Fortwo Cabriolet custa R$64.900,00 e no Brasil só existem duas revendas autorizadas, uma em São Paulo e a AGO na Barra da Tijuca.

* A Chevrolet e a Honda foram os grandes vencedores do 11º Prêmio Imprensa Automotiva, organizado pela ABIAUTO – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Os representantes da imprensa especializada elegeram o Chevrolet Agile como Carro Abiauto 2009 (The Best – O Melhor entre os Melhores) e a Honda CBR 1000 RR com ABS como Moto Abiauto 2009 (The Best – A Melhor entre as Melhores). O júri formado por 50 jornalistas especializados de todo país testou os carros ao longo do ano e na pista de teste da Goodyear em Americana – SP e depois apontou o Volkswagen Fox como o Carro Popular 2009, o Chevrolet Agile como Carro Nacional 2009, o Chevrolet Captiva como Utilitário Esportivo 2009, o Honda Fit como Minivan/Monovolume 2009, o Fiat 500 como o Carro Importado 2009 e a Fiat Strada como a Picape 2009. Entre as motos a Honda Lead foi a Scooter 2009, a Honda CB 600 F Hornet com ABS como a Street 2009, a BMW K1300 GT como a Turismo 2009, a Yamaha XVS 950 Midnight Star como a Custom 2009, a Honda XRE 300 com ABS como a On-off Road 209 e finalmente a Honda CBR 1000 RR com ABS como a Esportiva 2009. A Única - União da Indústria de Cana-de-Açúcar – conferiu o Destaque Mobilidade Sustentável para os modelos de menor poluição ambiental. Entre os carros a distinção foi oferecida ao Volkswagen Polo 1.6 Bluemotion, enquanto que a Honda Titan CG 150 Mix ganhou na categoria motos. Eu fiz parte do júri representado o Jornal Cidade da Barra e o programa Rio Shopping Car da TV Bandeirantes RJ. *João Mendes é jornalista.

* A Citroën volta a atuar no mercado de comerciais leves e lança a linha Jumper 2010. Inicialmente dois produtos vão estar disponíveis, o Jumper Furgão com capacidade volumétrica de 10 m³ e o Jumper Minibus com capacidade para 16 pessoas. Toda linha leva o novo, moderno e compacto motor 2.3 litros, turbodiesel com intercooler, que desenvolve 127 cavalos a 3600 RPM e consegue uma economia de combustível de 10%. Desenhado pelo renomado designer italiano Giugiaro o Citroën Jumper é confortável para motorista e passageiros, tem mecânica adequada e robusta e a marca pretende ganhar a confiança de seus clientes e conquistar o mercado praticando um pós-venda como nunca se viu. A Citroën também acredita que a boa relação custo-benefício ajudará nas vendas, o minibus custa R$81.820,00 e o Furgão R$74.990,00.


9

Rio de Janeiro - Dezembro de 2009

Doggis: Maior fast food especializado em Hot Dog da América Latina inaugura no Barra Shopping O Doggis - o maior fast food especializado em Hot Dog da América Latina – inaugurou sua segunda loja no Brasil. Agora no Barra Shopping, no Rio de Janeiro. Com um investimento de aproximadamente R$ 350 mil, a loja de 29 m² irá gerar 20 empregos diretos. O Gerente-Geral Doggis Brasil, Luís Vendramini, explica que a marca traz um conceito simples e valoriza o tradicional hot dog. “Estamos ampliando o mercado de fast food com um produto que é extremamente democrático, todo mundo gosta. A ideia é oferecer hot dogs com opções de recheio, sempre acompanhados das tradicionais batatas fritas e refrigerantes”. CAIXA ULTRAPASSA R$ 39 BILHÕES EM CRÉDITO IMOBILIÁRIO E BATE RECORDE HISTÓRICO

A meta do banco é fechar 2009 com empréstimos superiores a R$ 40 bilhões; ‘Minha Casa, Minha Vida’ já tem propostas para a construção de 567 mil moradias A Caixa Econômica Federal registrou até 30 de novembro deste ano contratações da ordem de R$ 39,3 bilhões no crédito imobiliário. São R$ 15,7 bilhões a mais do que o previsto no início do ano e 93% superior quando comparado com o mesmo período do ano passado (R$ 20,3 bilhões). Os recursos destinados ao crédito imobiliário beneficiaram 756.507 famílias de todo o país com a casa própria. Desse total, 42% têm renda de até cinco salários mínimos. O valor médio financiado hoje na CAIXA é de R$ 69 mil.

Barra negócios Chegou no Rio de Janeiro a Antídoto

e-mail: redacao@cidadedabarra.com.br

Para dar mais conforto aos clientes e garantir que todos tenham tempo de comprar o presente de Natal, cinco shoppings administrados pelo grupo Aliansce – Bangu Shopping, Carioca Shopping, Caxias Shopping, Shopping Grande Rio e Via Parque Shopping – funcionarão em horário especial durante o mês de dezembro. De 11 a 17 de dezembro, os shoppings funcionam das 10h às 23h. Uma hora a mais para as compras. De 18 a 23, das 10h a meia-noite. No dia 24, os clientes terão de 10h às 18h

para fazer as últimas compras de Natal. Dia 25 de dezembro, as lojas estarão fechadas, mas as praças de alimentação, as áreas de lazer e os cinemas funcionam das 12h às 21h. De 26 a 30, os Shopping funcionam das 10h às 22. E no Dia 31 de dezembro, os Shoppings funcionam das 10h às 16h. No dia 1º de janeiro, as lojas estarão fechadas, mas as praças de alimentação, as áreas de lazer e os cinemas funcionam das 12h às 21h.

Zinzane e Casual Street inauguram no Via Parque Shopping Com ampla linha feminina, masculina e baby, A Antídoto possui formulação exclusiva composta por extratos florais, óleos vegetais e minerais. Além de cuidar do seu corpo, a ação aromaterápica proporciona uma agradável sensação de bem-estar. Antídoto A natureza a favor da sua beleza! Shopping Città America

Avenida das Américas, 700 Bl. - Lj. 111 L. tel. 2132-8669

Na avaliação da presidenta da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho, o volume recorde devese principalmente ao esforço do governo federal em oferecer as melhores condições para os brasileiros conseguirem a tão sonhada casa própria. “Como banco 100% público, e agente dos principais programas sociais do governo, não poderíamos deixar de sonhar junto. Estamos certos de que esse recorde será quebrado ainda muitas vezes”, acredita. Segundo o vice-presidente de Governo do banco, Jorge Hereda, o bom desempenho é reflexo

de uma postura decisiva do banco em manter as taxas e os prazos no momento da crise internacional. Os empréstimos da CAIXA cresceram em todas as frentes. Os financiamentos com recursos do FGTS chegaram a casa dos R$ 14,9 bilhões, um salto de 46%, se comparado ao mesmo período de 2008 (R$ 10,2 bilhões). O montante foi suficiente para atender 245.229 famílias. Já com recursos próprios, os empréstimos alcançaram a marca de R$ 20,3 bilhões em 412.327 contratos, crescimento de 119% e 134% respectivamente.

Tiago Mohamed - Subprefeito Estamos completando um ano à frente da Subprefeitura Barra e Jacarepaguá e avaliamos esse período de forma positiva. Nosso trabalho, desde o início da gestão do Prefeito Eduardo Paes, vem se desenvolvendo de forma integrada com todos os órgãos municipais a fim de melhorar a qualidade de vida da população. A tônica inicial adotada por esse governo foi a ordem pública e a retomada do diálogo entre o poder público e a população, pois a cidade se encontrava em estado de abandono absoluto. E é essa a missão destinada à Subprefeitura: atuar como interlocutora entre a população e o Prefeito, ouvindo os moradores e coordenando o atendimento dos pedidos. Essa aproximação também acontece através da participação nas reuniões das associações de moradores e nos Gabinetes Avançados que tem levado a Subprefeitura para as ruas da Barra e Jacarepaguá periodicamente. No atendimento às solicitações da população, a Subprefeitura

Shoppings funcionam em horário especial em Dezembro

Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá: um ano de trabalho

conseguiu realizar uma série de ações na região. Destaque para revitalização de 12 praças em diferentes localidades da região da Barra, Jacarepaguá, Recreio e Vargens; intensificação no serviço de poda; asfaltamento da Avenida Dulcídio Cardoso; obras de melhoria na baia para ônibus na Avenida das Américas em parceira com o Barrashopping; além de outras operações de conservação. Na questão de ordenamento urbano, a Subprefeitura tem atuado na repressão às irregularidades em toda área, com o objetivo de fiscalizar e organizar os bairros reprimindo o comércio ilegal e coibindo o estacionamento irregular. Contamos com uma equipe de Controle Urbano que está nas ruas diariamente para combater a desordem. Vale destacar as operações de fiscalização nas boates na Avenida Armando Lombardi, culminando com a interdição de algumas delas. Ainda no que se refere ao ordenamento urbano, a Subprefeitura coordenou 187 demolições de imóveis irregu-

lares. Na área da Barra e do Recreio, destaque para a retirada de imóveis na Avenida Gilka Machado com Estrada do Pontal e de uma casa na Rua Poeta Martinho de Mesquita (próximo a Avenida do Canal) que estava obstruindo a rua. Futuramente, a Prefeitura pretende abrir esse trecho para desafogar o trânsito da Avenida Lúcio Costa. Para os próximos anos, a Subprefeitura trabalhará por mais resultados positivos, intensificando todas as ações de modo a conseguir que os serviços funcionem da melhor forma possível para atender plenamente o cidadão carioca. Fale com o Subprefeito: Av. Ayrton Senna 2.001 – Barra Fone: 2431-1771 Fax 24313622 Email: ascomsubbarrajpa@ gmail.com

Editorial Edição: Ano XX Nº339 Cidade da Barra desde 1989 e veiculação mantida na internet desde 1995 Distribuição gratuita e dirigida PRESIDENTE E EDITOR GERAL Afonso Campuzano Martinez Administração Paula C. Campuzano Martinez Direito Autoral Dr. Marcos André Campuzano Conselheiros José Fonseca De Oliveira Rogério Álvaro Serra de Castro Kleber Machado Colaboradores Márcia Schweizer - Consumidor Luan Seixas - Repórter H.Cantamissa - Social João Mendes - Espaço Motor Educação: Ana Shirley de França Moraes Editoração Eletrônica: André Raya e-mail: cidadedabarra@cidadedabarra.com.br Cidade da Barra On line: www.cidadedabarra.com.br

Tel : 3186-9626 Nossos colaboradores não possuem obrigações de horário ou continuidade, não possuindo nenhum vínculo empregatício com esse jornal, em consonância com a Lei de imprensa 5250/67. Os conceitos emitidos pelos colunistas em matérias assinadas, são de inteira responsabilidade dos mesmos.

Enquanto colônia, era hábito aqui em nosso país despejar excrementos e lixos em barris, carregados pelos escravos, para que fossem jogados ao mar - os conhecidos Tigres. Atualmente, temos redes de esgotos e lixeiras, mas ainda existe quem não cuide do lixo. Os cariocas enfrentam agora e a atitude do prefeito, Eduardo Paes, de chamar a população de porca e de tirar os garis das praias para mostrar como é imensa a sujeira deixada pelos banhistas nas areias. A medida parece ser um prenúncio do novo choque de ordem.

Em dezembro, o Via Parque Shopping ganhará mais duas lojas para incrementar as opções de compras para o Natal. A Casual Street trará mais uma opção para as mulheres de 30 a 50 anos, com peças de qualidade, garantindo sempre um bom preço. Há 15 anos no mercado, a marca possui mais cinco unidades em outros pontos da cidade como Ipanema, Centro, Copacabana e Gávea. A pre-

visão de inauguração é no início de dezembro. Já a Zinzane, que também complementará o mix voltado para o vestuário feminino do Via Parque, abre no mesmo mês. Com sete anos de experiência no mercado da moda jovem, a marca possui 16 filiais espalhadas por Brasília, Salvador, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Para 2010, a previsão é que inaugure mais 20 lojas em todo Brasil.

Santa Isabel é premiada por construção segura A Construtora Santa Isabel, dirigida pelo engenheiro e empresário Ferdinando Magalhães, comemora o Prêmio VITAE-RIO, de construção segura, do Seconci - Sinduscon Rio, na categoria prata. A empresa já vinha sendo agraciada na categoria bronze, desde 2006, quando o prêmio foi criado para reconhecer as melhores práticas na gestão de saúde e segurança do trabalho na construção civil. Atualmente, a construtora é responsável pela construção de cerca de 500 apartamentos distribuidas em 4 predios, além de obras de revitalização e expansão de Shopping concentradas na regiões da Barra e Recreio no Estado do Rio de Janeiro.

CADAFALSO TRIBUTÁRIO A explosiva carga tributária, ainda que possa ser inferior à de outros países, é brutalmente excessiva em relação ao produto per capita do brasileiro. A primeira conclusão a que se impõe é que não existe equivalência entre a carga e o nível de renda, em termos globais. Além disso, esse peso não é distribuído entre os segmentos sociais nem de modo racional nem com respeito aos mais elementares princípios de justiça social. A regressividade do sistema supera de muito o nível de suportabilidade e ao contrário aumentou-se a cumulatividade incidente sobre todos os que consomem, com peso igual, inclusive sobre os beneficiados com programas sociais, o que é tirar com uma mão o que se dá com outra, a exceção do miserável que absolutamente não consome e vive exclusivamente da dádiva alheia, que todavia acaba por custar mais caro ao doador. É inconteste, portanto, que o sistema tributário contribui para excluir os de baixa renda dos benefícios do desenvolvimento obtido ultimamente. A regressividade atinge, com rigor extremo, o segmento das chamadas rendas médias, responsável pelo consumo de produtos industriais mais elaborados e de alíquotas mais elevadas, sem, todavia, promover o consumo de luxo ou supérfluo. De outro lado, são atingidas as classes de média renda pela incidência do imposto de renda, tanto pela alta retenção em folha como pela incidência definitiva, sem possibilidade de manobras de alívio, por serem os seus ganhos perfeitamente detectáveis. Por comodidade e facilidade de controle, a política fiscal se orientou pela tributação da classe média, desonerando, no campo dos impostos diretos, os de baixa renda e, por razões diversas o de alta renda. Todas as medidas apresentadas como justiça social são suportadas pela classe média, sem atingir as altas rendas, como fruto de uma política básica e notoriamente comodista de facilidade de controle e de arrecadação. É certo que a tributação sobre os segmentos de alta renda é extremamente difícil, seja em face da estrutura fiscal, seja em face dos meios de defesa próprios da economia invisível, cuja existência deve ser insofismavelmente considerada. Acrescente-se a inclusão nos preços de alguns produtos a chamada tributação disfarçada, a exemplo das tarifas de serviços públicos por financiar custeios que deveriam ser cobertos por receita tributária; bem como, o atraso no pagamento de fornecedores do Estado, como meio de financiamento indireto de dispêndios do próprio Estado, e outras tantas formas que não são levadas em consideração na apuração da carga tributária bruta ou líquida. Enfim, ou se consegue tributar, aí sim, os ganhos de especulação, mirando no alvo da fuga de capitais, no acúmulo dos mesmos através de processos especulativos ou a brutal carga tributária continuará a crescer onerando, cada vez mais, a combalida e quase agonizante classe média, gerando sérias e inequívocas consequências no campo social e político de toda a nação brasileira. ROGERIO ALVARO SERRA DE CASTRO Advogado rasc@rasc.adv.br Desta vez, será um choque de cidadania. Parece uma boa opção para medir, além do lixo, por consequência, a educação da população que, com o passar do tempo, foi-se esquecendo dos bons modos. Contudo, no caso do lixo do Rio, há perigo de se acostumar mais ainda com ele. Mesmo que se queira justificar com a herança do tempo colonial, jogar papéis no chão e deixar o cachorro fazer cocô nas calçadas não são coisas de um mundo moderno. Mesmo assim, há quem não se sinta envergonhado. Tantos anos passados da colonização, a educação poderia ter prevalecido sobre o horror da sujeira. Esperamos que esta iniciativa se torne um estado de espírito do carioca. Nossas praias, orla, e ruas agradecem!


10

Rio de Janeiro - Dezembro de 2009

geral

Lagoas da Barra e de Jacarepaguá Riotur inaugura quiosque para turistas em estão com alto nível de poluição Copacabana Mau cheiro, despejo de esgoto e lixo nas margens. “Tem dia que a água está bem poluída e a gente não vem pescar”, disse um pescador.

Em

debates Ecológicos realizados nas Escolas Públicas da Região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, como o Colégio Estadual Brigadeiro Shorcht, o Ambientalista Marcio Luiz – Vice Presidente da Associação Sócio Cultural UZINA ECO ARTE, faz acusações e cobra das autoridades públicas a despoluição das lagoas. Há muita sujeira nas lagoas da Baixada de Jacarepaguá. A bacia hidrográfica da região é formada pelas lagoas de Jacarepaguá, de Marapendi, da Tijuca, do Camorim e da Lagoinha. É uma área de 16 quilômetros quadrados que, hoje, recebe o esgoto sem tratamento de 1 milhão de pessoas. Um despejo de cinco toneladas de sujeira por segundo. A cor verde das lagoas é causada por um microorganismo perigoso, a cianobactéria, que, normalmente, só aparecia no verão por causa do calor. Mas, agora, com o aumento da poluição, pode ser encontrada na água o ano inteiro. O Ambientalista tem a convicção que a Política de Despoluição e Recuperação das Lagoas da Barra e Jacarepaguá tem que ser Políticas de Estado e serem monitoradas pela Sociedade Civil e o Legislativo permanentemente. “Toda fauna associada a essas lagoas, principalmente em Jacarepaguá, no

Camorim e na Tijuca, está contaminada. Então, uma pessoa que venha se alimentar do único peixe que, praticamente, existe nas lagoas, que é a tilápia, essa pessoa, potencialmente, poderá estar comendo também a microcistina, fazendo mal ao próprio fígado”, afirmou o biólogo Mário Moscatelli em recente entrevista para o RJ TV No mês de Junho de 2009, foi a inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto da Barra da Tijuca. Ao todo, 1,4 mil toneladas de esgoto são tratadas por segundo, o que corresponde a 60% da capacidade total. Mas a rede de esgoto só está conectada a metade das casas, condomínios e comércios da região. A previsão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) é de que o sistema só atinja a capacidade máxima daqui a dois anos. Mas, ainda segundo a empresa, a melhoria no meio ambiente ainda deve demorar mais alguns anos. O Ambientalista e ex líder estudantil Marcio Luiz, espera que com a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Pan Americanos de 2016 as Lagoas da Barra e Jacarepaguá sejam de fato e de verdade despoluídas, A Ong UZINA ECO ARTE cobra das Autoridades Públicas a implementação de um Espaço Cultural das Águas nas Lagoas da região com um Centro de Monitoramento e Educação Ambiental.

Turismo do rio merece respeito O Rio de Janeiro tem vocação turística e isso está demonstrado na evolução do comércio varejista, atacadista e do setor de serviços. Em época de férias e de megaeventos, como o carnaval e o reveillon, estes três segmentos apresentam resultados altamente positivos. No período compreendido entre os anos de 2003 e outubro de 2009, os três segmentos responderam por uma arrecadação de ICMS no valor total de R$ 62 bilhões, que representa uma média mensal de R$ 8.885.774.635,43, sendo R$ 6.700 milhões em 2003 e quase R$ 10 bilhões nos dez meses de 2009. Um crescimento de quase 50% de crescimento no volume arrecadado. Mesmo assim, o Governo do Estado desconhece a importância do turismo na composição do desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro e, em razão disso, inseriu na proposta orçamentária para 2010, o valor insignificante de R$ 47 milhões destinados ao segmento. Na condição de Presidente da Comissão de Turismo da ALERJ “- deputado João Pedro - e com as convicções que tenho sobre o papel que o turismo, como atividade econômica, pode desempenhar na geração de empregos, salários e mesmo impostos, eu não poderia deixar de me manifestar. Por isso, encaminhei à Assembléia Legislativa, uma proposta de emenda ao orçamento, no valor de R$ 423 milhões de reais para as atividades vinculadas ao turismo, valor dez vezes superior ao valor proposto pelo Governador para ampliar os recursos destinados ao setor. Agora, o trabalho a realizar é o de conscientizar os demais parlamentares para a importância da medida, como instrumento de melhoria na qualidade de vida da população do estado” – concluiu o deputado.

www.joaopedro.org joaopedro@joaopedro.org

Márcia Schweizer Inaugurado neste mês de dezembro, na praia de Copacabana (na Avenida Atlântica próximo à rua Hilário de Gouveia), o primeiro quiosque para informações turísticas do Rio de Janeiro. A chuva fina não atrapalhou a alegria dos presentes, sendo servido um delicioso bufê para as autoridades e convidados. Ao contrário, a ausência do prefeito Eduardo Paes foi notada e seus assessores informaram que ele estava no bairro de Bangu, em compromisso inadiável. A abertura da solenidade foi feita pelo Secretário Municipal de Turismo e Presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira Mello, que substituiu o prefeito Eduardo Paes. Ele afirmou que o quiosque é a realização de um sonho antigo e que a cidade merece. Pretende inaugurar, no próximo ano, mais um quiosque semelhante na praia do Leblon. Disse que a Orla Rio já cedeu o espaço e que tanto os turistas brasileiros quanto os estrangeiros terão atendimento de primeira qualidade. O vice-presidente da Orla Rio, João Marcelo Barreto, informou que a cidade é muito carente deste serviço. E que a praia de Copacabana, sendo conhecida mundialmente como pólo turístico, agora sim, está à

João Marcello Barreto - Vice-Presidente da OrlaRio e o Secretário Municipal de Turismo e Presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira Mello, posam ao lado da placa de inauguração do quiosque

O Secretário Municipal de Turismo e Presidente da Riotur Antonio Pedro Figueira Mello discursa ao lado da Secretária Estadual de Turismo Márcia Lins e Nilo Sérgio Presidente da TurisRio ao lado direito do secretário

altura de receber turistas de todas as partes do mundo, pois o posto terá recepcionistas falando vários idiomas. A Secretária Estadual de Turismo, Márcia Lins, disse que o intuito agora é trabalhar para melhorar cada vez mais o serviço oferecido. E que novos quiosques serão inaugurados em breve para melhor atender aos turistas que visitarem a Cidade Maravilhosa.

Cidade se candidata pela 2ª vez Luan Seixas

O Rio tenta, pela segunda vez, entrar na lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco, braço cultural da ONU (Organização das Nações Unidas). Uma categoria está sendo reformulada com base no dossiê da cidade para que uma grande área da capital, e não apenas pequenos trechos, seja considerada um bem universal. A candidatura ressaltará a beleza natural e como ela influenciou a cultura local e seu desenho arquitetônico. O sítio a ser protegido inclui a floresta da Tijuca, a baía de Guanabara, o forte Santa Cruz da Barra (Niterói), a praia de Copacabana e o aterro do Flamengo – os dois últimos com o ambiente determinado pelo paisagista Burle Marx, um dos principais símbolos da influência da natureza no desenvolvimento da cidade. Toda área a ser analisada pela Unesco e 85% da zona de amortecimento (importante para preservar a paisagem)

já são protegidas por leis, mas para a autora do dossiê da candidatura, Cristina Lodi, o “carimbo” da Unesco é importante para preservar o conjunto da área. Com a entrada na lista, qualquer intervenção terá de se orientar pela preservação da paisagem. É a segunda vez que o Rio busca a chancela da Unesco. Em 2003, o órgão rejeitou o primeiro pedido por inadequação da proposta. A candidatura havia pleiteado ser Patrimônio da Humanidade como

sítio misto (cultural e natural). Desta vez, o Rio pretende candidatar-se na categoria paisagem cultural. Atualmente, este grupo aceita apenas zonas rurais, mas especialistas convocados pela ONU discutiram esta semana no Rio a inclusão de área urbanas em que a natureza influenciou fortemente o desenvolvimento de uma cultura única. Os dossiês de candidatura do Rio e de Sevilha foram usados como parâmetro.

rasc@rasc.adv.br


11

Social

Rio de Janeiro - Dezembro de 2009

BAKALLA

Foto: Rogério Fidalgo

Juliana Alves encarnou a Mamãe Noel neste domingo. A atriz participou da sexta edição do “Bazar Natalino”, da Ong Ressurgir. O evento, que foi realizado no hotel Sheraton Barra . Sucesssssssoo

Bruno Zara e Cristiane Machado levaram o publico ao delírio no ultimo dia 26 no Barra shoppig na POLIMAIA quando subiram a passarela desfilando para a grife Bonequinha de Pano.

Copacabana foi palco do mundial de skate de rua

Domingos Oliveira e Priscila Rosembaum prestigiaram o prémio contigo ! de Teatro .O evento aconteceu no Teatro poeira em Botafogo.

A apresentadora Roberta Foster, foi destaque no desfile institucional pela grife Guilherme Tavares neste fim de semana, em prol da instituição Amicca que ampara crianças abandonados e portadoras de cancêr na cidade do Rio de Janeiro a ertena modelo Luiza Brunet prestigiou a apresentadora .

Tributo a Eddie Aikau

Uma arena de 5.500 metros quadrados montada na Praia de Copacabana

O Campeonato a “Tributo de Eddie Aikau” começou a ser disputado em 1985

conta com um privilegiado Brasileiro Carlos o único convidado para o tradicional encontro.

A lista de convidados

“Resgatar a essência do Rio” Essas foram as palavras do engenheiro Jorge Rotatori. Ele também acrescentou que teve de encorpar o espírito de um skatista alem desse skate park Rotatori foi quem comandou a montagem da MegaRampa em São Paulo. Rotatori disse que quando projeta uma pista tem que pegar carona mental com os skatistas e fazer todas as manobras que ele faz, mas só que mentalmente. Explicou o Engenheiro. A arena de Copacabana precisou de 100 operários e mais de 35 toneladas de madeiras entre outros materiais. A arena contou com um loop vertical idealizado pelo Bi-Campeão mundial Bob Burnquist . A sete anos o Brasil não recebe um mundial de skate de rua, aconteceu nos dias 20 a 22 de novembro, é a praia de Copacabana uma das etapas do Mundial de skate street. Estados Unidos, Chile, Itália e a

penúltima no Brasil a disputa teve brasileiros de renome internacional como: Rodolfo "Gugu" Ramos, campeão mundial em 2008, Lucas Xaparral, campeão do X Games Brasil 2008, Rodil Ferrugem, campeão mundial em 2002 e 2004 e claro Bob Burnquist, um dos maiores nomes do skate vertical e da Megarampa também vai competir. O carioca executou uma manobra de 360º graus, em um looping montado na praia de Copacabana. O primeiro lugar ficou com o argentino levou a etapa do Rio do Mundial de Skate de Rua, Milton Martinez, que somou 89 pontos e superou os favoritos brasileiros, Gugu Ramos - campeão mundial de 2008 - e Daniel Vieira - Pentacampeão europeu - além do alemão Alex Mizurov. E o segundo lugar do pódio quem garantiu foi o brasileiro Lucas “Xaparral” Carvalho, de 21 anos, que somou 87,33 na segunda volta. O alemão Alex Mizurov ficou em terceiro, com 85,33 pontos.

“Resgatar a essência do

Rio”

Homenagem ao surfista que morreu ao tentar salvar seus amigos de um naufrágio, em 17 de março de 78, quando tinha 32 anos. Eddie Aikau, salva-vidas e famoso big rider do Hawaii na época, pegou uma prancha dez pés e rumou ao em direção ao que imaginavam ser a costa de Molokai ou Lanai. Antes de ir ele disse: "Não se preocupem, vou conseguir, posso alcançar a terra".

O “Tributo a Eddie Aikau” começou a ser disputado em 1985. Realizado há 25 anos, o Tributo a Eddie Aikau tem uma tradição desde seu início. A cerimônia de abertura é uma grande homenagem ao salva-vidas havaiano que morreu em 17 de março de 78, quando tentava salvar seus amigos de um naufrágio. Vários surfistas, até mesmo alguns que não estão inscritos na competição, se reúnem para lembrar um dos maiores big riders da história. O ápice da cerimônia é no momento em que eles pegam pranchões e entram no mar remando e gritando o nome de Eddie. Depois, eles sentam nas suas respectivas pranchas, formam um círculo, rezam e jogam flores no

Eddie Aikau , salva-vidas e

famoso

big rider

do

Hawaii

Horas mais tarde, surgiu um navio costeiro e todos pensaram que Eddie havia conseguido ajuda. Mas a presença dos náufragos não foi notada. No dia seguinte, a marinha americana salvou os tripulantes. Porém, Eddie nunca mais apareceu.

Burle é

mar. Pessoas dizem que sentem a presença dele na região no Waimea, quando as ondas quebram mais de 20 pés, os surfistas chamam este evento de "Eddie would go". O Quiksilver In Memory of Eddie Aikau foi transmitido para todo o mundo no último dia 7 Dezembro pela internet pelo site http://live.quiksilver.com/2009/ bigwave/ Sugestão de matérias, comentáios da coluna do Barra Esportes no Cidade da Barra. barraesportes@gmail.com

Acesse: nossa profile no orkut Revista Barra Esportes e confira as fotos do evento de Skate em Copacabana.

Quiosque promete ajudar turismo

A Riotur inaugurou o primeiro posto de informações turísticas na orla de Copacabana no domingo, dia 13. O quiosque, que funcionará todos os dias das 08h às 20h, terá o material sobre a cidade em cinco idiomas - inglês, espanhol, francês, alemão, italiano -, além do português, com dicas dos principais pontos turísticos, restaurantes, hotéis e demais serviços. Para o secretário de Turismo do Rio, Antonio Pedro Figueira de Mello, a necessidade de um posto de informações na praia é antiga. “Ainda este ano vamos inaugurar mais dois quiosques, sendo um no Leblon, em frente ao Hotel Marina. Nossa meta é chegarmos até a Barra e o Recreio no próximo ano", afirmou. O segmento LGBT também dispõe de folhetos exclusivos. O espaço de informação conta com funcionários trilingues (inglês e espanhol), divididos em dois turnos. A Riotur já possui postos de atendimento ao turista no Aeroporto Internacional do Galeão, na Rodoviária Novo Rio e na Avenida Princesa Isabel, em Copacabana. O quiosque fica em frente à rua Hilário de Gouveia. Nele, é possível obter informações

Luan Seixas

sobre pontos turísticos, transportes e restaurantes. Segundo Mello, até o fim do ano será aberto um outro, no Leblon, em frente ao Hotel Marina. A Riotur planeja instalar um em cada praia da cidade. “Pesquisas feitas pela Riotur mostram que quiosques de atendimento são uma solicitação antiga dos turistas”, disse Mello. O quiosque conta ainda com mapas da cidade que ficarão à disposição dos visitantes. De acordo Mello, a manutenção da unidade de Copacabana terá custo de R$ 5 mil mensais. Segundo a Riotur, a expectativa é de que 621 mil turistas estejam na cidade no réveillon, gerando uma renda de R$ 449 milhões. Para o carnaval, a previsão é de que o Rio receba 730 mil, o que movimentará R$ 528 milhões.


Rio de Janeiro - Dezembro de 2009

12


cidadedabarra