Page 1

2013 2018

Design de Comunicação Design de Produto


ANDRÉ PANOIAS_PORTEFÓLIO

03

andré panoias

André Panoias nasceu em Évora, em 1995. Licenciado em Design pela Universidade de Évora, no ano de 2016. Durante o período de licenciatura participou em vários workshops e formações extracurriculares e desenvolveu outras competências noutros departamentos ligados à Universidade de Évora. Foi designer e, mais tarde, diretor de arte do Sector de Imagem da Associação Académica da Universidade de Évora (2013-2016); Em 2014 trabalha para a agência de comunicação Hora, Comunicação e Marketing; Estagiou, em outubro de 2015, na editora Caminho das Palavras; Expôs projetos na Lisbon Design Show, na FIL, em 2014 e 2015; Desenvolveu projetos de freelance como designer gráfico; Desenhou projetos pessoais e iniciou experiências e conhecimento de tecnologias em Fablab; Em 2016 impulsionou a criação e fundação do Núcleo Universitário de Design de Évora. É extremamente apologista do desenho à mão como ferramenta fundamental para o desenvolvimento de um bom produto. O seu desenho é impulsionado pela ambição e pelo “impossível”. Articula todas as condicionantes do projeto num processo complexo e motivador em que é feita a ponte entre funcionalidade e estética, resultando num produto com um desenho limpo.

andrepanoias.com


andré panoias INFORMAÇÃO PESSOAL

14-04-1995 Évora, Portugal

Évora

apanoias@gmail.com

DIY Desporto Desporto Federado Natureza Caligrafia Desenho Música Cinema Cozinha

Português (MATERNA) Inglês (CORRENTE) Espanhol (BÁSICO) Francês (BÁSICO)


portefรณlio 2013 2018 Design de Produto


08

2013_2018

PORTEFÓLIO DESIGN DE PRODUTO


ANDRÉ PANOIAS_PORTEFÓLIO

09

CAN D E E I R O

Desenvolvimento de um projecto de iluminação doméstico com características utilitárias. Este projeto é apenas produzido em telas de polipropieno e moldado através de cortes e encaixes, sem recurso a colas. Rhom, é um candeeiro de tecto com forma irregular que lhe confere o dinamismo e a versatilidade visual pretendidos. Disponível em várias cores e tamanhos, este candeeiro está preparado para se adaptar a qualquer ambiente. Aconselha-se, quando aplicado, recorrer a um elemento modelador de luz, para a criação de um ambiente perfeito.

PROJETO ACADÉMICO DESIGN DE ILUMINAÇÃO andrepanoias.com


PORTEFÓLIO 010 DESIGN DE PRODUTO

2013_2018


ANDRÉ PANOIAS_PORTEFÓLIO

011

DI SP O S I T I VO D E E M E R G Ê N C I A

Com algumas distrações na prática de actividades outdoor, surge a necessidade de, em caso de acidente, chamar por assistência. XCAPE é um dispositivo de socorro pequeno, leve e de fácil transporte que desempenha várias funções, podendo prender-se à alça da mochila ou ao cinto.

Dispõe de: uma lanterna; um botão de alerta SOS (acionado após premir 3 segundos); frequência de rádio para bombeiros; aviso luminoso; elemento cortante; cardiofrequencímetro; bússula. D IMEN S Õ ES : 6 5 mmx10 0 mmx10 mm

PROJETO ACADÉMICO PROJETO DE INDUSTRIA AVANÇADO II DOCENTES: ÉLDER MONTEIRO/FERNANDO MIGUEL MARQUES CLASSIFICAÇÃO: 16 VALORES andrepanoias.com


PORTEFÓLIO 012 DESIGN DE PRODUTO

2013_2018


ANDRÉ PANOIAS_PORTEFÓLIO

013

CAN D E E I R O D E M E SA

TRIX é um candeeiro de secretária, produzido em contraplacado de madeira. Cem por cento regulável, quer a inclinação do braço, quer a inclinação da lâmpada. Baseia-se num KIT de montagem DIY (do-ityourself), personalizável em termos de cor e de tamanho.

Placa de contraplacado (610mmx390mm)

PROJETO PESSOAL, 2016 andrepanoias.com


PROJETO ACADÉMICO DESIGN DE MOBILIÁRIO DOCENTE: ÉLDER MONTEIRO CLASSIFICAÇÃO: 16 VALORES


ANDRÉ PANOIAS_PORTEFÓLIO

015

this. collection M E SA E BA N C O

THIS é uma coleção de peças de mobiliário 100 reciclável, com um desenho limpo, ergonómico e simples. Toda a coleção é desenvolvida em cartão canelado de 10mm, sem recurso a colas. Nesta coleção, existem: uma mesa; uma secretária; um banco; uma cadeira.

Placa de contraplacado (610mmx390mm)

Placa de cartão canelado 10mm Mesa: 800mmx1600mmx750mm Secretária: 800mmx1600mmx750mm Banco: 425mmx425mmx450mm andrepanoias.com


18

PORTEFÓLIO DESIGN DE PRODUTO


ANDRÉ PANOIAS_PORTEFÓLIO

017

fábula do queijo LI VR O C O N C E P T UA L

Fábula do Queijo é um livro que nos conta a história do frabrico do queijo à medida que o podemos ir criando. Desde uma breve história até à prova do queijo, este livro divide-se em várias etapas para que o utilizador possa conhecer e experienciar o fabrico do queijo, passo a passo, em sua casa.

DIMENSÕES E CARACTERÍSTICAS: A3 Capa e contracapa: contraplacado de madeira 3mm e gravação a laser; Papel Aguarela; Sarapilheira.

andrepanoias.com


ANDRÉ PANOIAS_PORTEFÓLIO

019

carrito CARR O A P E DA I S

Com um conceito muito próprio, este veículo apresenta a sua maior característica no chassis principal. Nele está contida toda a estrutura necessária para que seja feita ponte entre funcionalidade e estética. As rodas de 26 polegadas proporcionam a altura correcta e pretendida até ao solo e garantem uma fantástica experiência de condução. O desenho cuidado, embora agressivo, une-se à aerodinâmica e faz, deste veículo, um verdadeiro carro de corrida de velocidade.

DIMENSÕES E CARACTERÍSTICAS: 2100mmx850mm Tubo rectangular de aço galvanizado; MDF; Acessórios de bicicleta.

andrepanoias.com


ANDRÉ PANOIAS_PORTEFÓLIO

021

Arena Concept 20 1 6 - C O N C E I TO D E Ó C U LO S D E N ATAÇÃO

Os óculos de natação Arena Concept respondem a três necessidades básicas com as quais o atleta se depara: visão, performance e comodidade. Assim, este produto resulta numa combinação da tradicional touca de silicone com lentes polarizadas e integra, também, três bandas de ajuste (duas lateriais e uma no topo).

CARACTERÍSTICAS: Silicone; Policarbonato; Borracha.

andrepanoias.com


handle

bottle cap

silicone band

mixer cup

mixer electronic base juicer

on/off

juicer cold hot

15

6 3 6

40

65

24.5

47.5

15

15

8

8

A

A’

55

7

27

38

3

75 Vista Posterior

Vista Posterior

TAMPA - FITBIT SMART JUICER Faculdade de Arquitetura Universidade de Lisboa Mestrado em Design de Produto

Projeto de Produto Fase 3

Aluno:

MAQU E TA À E SCAL A 1: 1

D ES EN HO TÉC N IC O (DA TAM PA)

André Panoias 20162042

Desenho

Tampa

01/07

Unidade de medida:

Escala:

milímetros

1:1

12 de Janeiro de 2017


ANDRÉ PANOIAS_PORTEFÓLIO

023

20 1 6 - S H A K E R + E X P R E M E D O R D E C ITR IN O S

O SmartJuicer da FITBIT oferece, num único recipiente, duas funções base destinadas à hidratação uma vez que permite espremer citrinos e também misturar suplementos nutricionais em pó, mantendo a temperatura ou aquecendo a bebida. Para que seja possível alcançar os objetivos de saúde e fitness, sejam eles quais forem, foi desenhado com o intuito de ser cem por cento portátil para que possa ser utilizado em todos os meios, desde o ginásio ao pico da montanha.

andrepanoias.com


024

ESTRUT U RA DE SUP O RT E ÀS MACAS - M ÓDU LO 1

2013_2018

I N T E R I O R - MÓ D ULO 2


ANDRÉ PANOIAS_PORTEFÓLIO

025

unimog 2017 - VEÍCULO MODULAR/ EXÉRCITO PORTUGUÊS

A mobilidade faz parte da condição do Homem. A necessidade de aliar tanto a componente funcional como a estética a um serviço pesado e respeitoso, após uma alargada investigação, resultou em três soluções de mobilidade para diversas ocorrências. Para cumprir eficazmente as missões, os veículos têm de estar pensados e projetados tendo em conta os requisitos de cada deslocação.

MÓDULO 1 - AMBULÂNCIA // TRANSPORTE E SOCORRO DE FERIDOS // APOIO MÉDICO NO LOCAL // TRANSPORTE DE 6 FERIDOS LIGEIROS // TRANSPORTE DE 2 FERIDOS GRAVES

MÓDULO 2 - TRATAMENTO QUÍMICO, BIOLÓGICO E RADIOLÓGICO // SOCORRO E INVESTIGAÇÃO NO LOCAL // INTEROPERACIONALIDADE NO TERRENO // ARTICULAÇÃO COM O HOSPITAL DE CAMPANHA

andrepanoias.com


ANDRÉ PANOIAS_PORTEFÓLIO

027

portefólio 2013 2018 Design de Comunicação

andrepanoias.com


MANUAL DE MARCA

LOJA DE REGUENGOS


ANDRÉ PANOIAS_PORTEFÓLIO

029

aqui há pão 20 1 4 I DE N T I DA D E C O R P O R AT I VA DE SI G N E D I TO R I A L DE SI G N D E E S PAÇ O S DE SI G N D E P R O D U TO

Para a marca, o pão é o bem alimentar mais precioso do ser humano. Por isso deverá, também, ser o melhor. “Olha, Aqui há Pão” é uma cadeia de lojas de franchising onde prima a qualidade e a simpatia. A proximidade com o cliente e a autenticidade, a confiança, a experiência e acessibilidade são os valores e a base forte desta marca.

LOGÓTIPO ANTERIOR

LOGÓTIPO ACTUAL

andrepanoias.com


ANDRÉ PANOIAS_PORTEFÓLIO

031

arquitecturar,lda 20 1 5 I DE N T I DA D E C O R P O R AT I VA DE SI G N E D I TO R I A L WEB DESIGN P RO G R A M AÇÃO W E B

A Arquitecturar, Lda., foi criada em 1997. Hoje, com um mercado de trabalho alargado e com a participação efectiva de um conjunto de técnicos em parceria, desenvolve e colabora em diversas áreas, da arquitectura ao urbanismo. Durante este projeto foram desenvolvidos vários suportes, quer físicos (estacionário completo e porta-projetos), quer digitais (imagens para redes sociais, web-design e programação Web).

LOGÓT I P O A N T E R I O R

LOGÓT I P O AC T UA L

andrepanoias.com


Mercado da Quinta 20 1 6 I DE N T I DADE C O R P O R AT I VA DE SI GN E DI TO R I A L DE SI GN DE E S PAÇ O E STAC I ON Á R I O

Surge de um conceito de mercearia familiar, situada num bairro e perto de hortas biológicas. O espaço acolhedor funciona como cafetaria e mercearia fazendo a ponte entre o comércio tradicional e as vivências contemporâneas.


ANDRÉ PANOIAS_PORTEFÓLIO

033

CNUs SURF 20 1 6 B RAN D I N G

Os campeonatos Nacionais Universitários de Surf, de 2017, foram organizados pela Federação Académica de Lisboa, em cooperação com a FADU, o IPDJ e a Federação Portuguesa de Surf.

andrepanoias.com


034

2013_2018


ANDRÉ PANOIAS_PORTEFÓLIO

035

colégio do espírito santo 20 1 5 B RA N D I N G SI N A L É T I CA

O Colégio do Espírito Santo é um marco turístico da cidade de Évora. No entanto, é também o principal polo da Universidade de Évora. Assim, tendo em conta todo o contexto histórico envolvente, desenhou-se uma sinalética a pensar não só nos estudantes como nos turistas. Procurou-se diferenciar as zonas académicas/ admnistrativas dos locais turísticos.

andrepanoias.com


036

Queima das Fitas - Évora 2016 20 1 6 B RAN DI N G E STAC I ON Á R I O DI RE ÇÃO DE A RT E DE SI GN E DI TO R I A L

Em conjunto com a Associação Académica da Universidade de Évora foi desenvolvida toda a campanha relacionada com este evento. Foi pedido, pela Câmara Municipal de Évora, que fosse tido em consideração os 30 anos de Évora como Cidade Património Mundial da UNESCO. Todo o conceito anda à volta do Cante Alentejano e do real património da cidade de Évora, as pessoas.

2013_2018


ANDRÉ PANOIAS_PORTEFÓLIO Esta exposição resulta de um projecto de colaboração entre a Filipa Oliveira, Directora Artística do Fórum Eugénio de Almeida (FEA) e Teresa Furtado, Paula Reaes Pinto e Luís Afonso, membros da Comissão de Curso do Mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais (MPAAV) e do CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, e Pedro Portugal, director do Departamento de Artes Visuais e Design (DAVD) no âmbito do Festival dos 20 Anos das Artes na Universidade de Évora integrado nas Comemorações Cidade de Évora Património Mundial da UNESCO.

037

This exhibition is the product of a collaboration project between Filipa Oliveira, Artistic Director of Fórum Eugénio de Almeida (FEA) and Teresa Furtado, Paula Reaes Pinto e Luís Afonso, members of the Course Commission of the Master in Artistic Practices in Visual Arts (MPAAV) and the Centre for Art History and Artistic Research (CHAIA), and Pedro Portugal, Director of the Visual Arts and Design Department (DAVD), in the context of the Festival of the 20 Years of the Arts in the University of Évora integrated in the Commemorations of the City of Évora as UNESCO World Heritage.

12 - 17 MAIO 2016 FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDA Exposição dos alunos do Mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais da Universidade de Évora

ANÉSIA MANJATE EDILAINE BARROS MARIANA FRIAS NUNO FERNANDES TALITA MOREAU

Organização | Organization: Filipa Oliveira (Directora Artística do FEA | Artistic Director of FEA) Pedro Portugal (Director do DAVD | DAVD Director) Teresa Furtado (Directora de Curso do MPAAV | MPAAV Course Director) Paula Reaes Pinto (Membro da Comissão de Curso do MPAAV | Member of the MPAAV Course Comission) Luís Afonso (Membro da Comissão de Curso do MPAAV | Member of the MPAAV Course Comission) Fórum Eugénio de Almeida | Largo do Conde de Vila Flor | 7000-804 Évora Tel: (+351) 266 748 350 | http://www.fundacaoeugeniodealmeida.pt http://facebook.com/fundacaoeugeniodealmeida

Departamento de Artes Visuais e Design Colégio dos Leões | 7003-554 Évora Tel: (+351) 266 757 300 | http://www.mestradopraticasartisticas.uevora.pt

DesDesDis Fundação Eugénio de Almeida 20 1 6 DE S I G N E D I TO R I A L

Esta exposição resulta de um projecto de colaboração entre a Filipa Oliveira, Directora Artística do Fórum Eugénio de Almeida (FEA) e Teresa Furtado, Paula Reaes Pinto e Luís Afonso, membros da Comissão de Curso do Mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais (MPAAV) e do CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, e Pedro Portugal, director do Departamento de Artes Visuais e Design (DAVD) no âmbito do Festival dos 20 Anos das Artes na Universidade de Évora integrado nas Comemorações Cidade de Évora Património Mundial da UNESCO.

andrepanoias.com


038

Lavandaria Jasmim 20 1 8 B RAN DI N G E STACI ON ÁR I O DE SI GN E DI TO R I A L

Com a entrada da nova gerência neste estabelecimento, surge a ambição de dar continuidade à qualidade praticada desde o ano de 2013. Assim, desenhou-se uma imagem atual, com carácter, que se aplica tanto em meios impressos como em digitais.

Serviços tradicionais de lavandaria Limpeza e tratamento profissional de têxtil Contratos empresariais (ao kg) Limpeza a seco e lavagem Engomadoria Lavagem de todo o têxtil lar Lavagem de couro, camurça e antílope

Tel. 965 459 562 lavandariajasmim@gmail.com Rua Armando Antunes da Silva, nº 23 - Évora

2013_2018

Lavagens especiais Serviço de tingimento Costura / arranjos de roupa

Aberto todos os dias 09h00 - 20h00 Domingos e Feriados 09h00 - 13h00


ANDRÉ PANOIAS_PORTEFÓLIO

039

ADC’s Guide 20 1 7 DE SI GN E DI TO R I A L

“Amamos Évora tanto por aquilo que é, como por aquilo que pode significar para si.” Esta é uma frase chave da filosofia do boutique Hotel ADC Évora. A necessidade crescente de prestar um serviço de excelência levou à criação de uma mapa personalizado da cidade de Évora e do Alentejo, com várias sugestões para comer, ver e passear.

andrepanoias.com


040

Boas práticas Ambientais 20 1 7 B RAN DI N G DE SI GN E DI TO R I A L

A Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, enquanto Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) sempre teve uma preocupação e responsabilidade acrescidas na preservação e valorização ambiental. Para esta campanha, foram desenvolvidos trípticos didáticos sob a forma de um jogo de tabuleiro onde se pretendeu ensinar a população hábitos e práticas sustentáveis para o futuro do nosso planeta.

2013_2018


ANDRÉ PANOIAS_PORTEFÓLIO

041

Logofólio 20 1 3 - 2 018 LOGÓT I P O S A P L I CA D O S N O U TR O S PR OJETO S

ENCONTRO NACIONAL DE DIREÇÕES ASSOCIATIVAS, 2016

ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE DESPORTO, 2016

QUEIMA DAS FITAS DE ÉVORA 2016

Torralva M A R I S Q U E I R A

GRUPO CORAL 100 MOENGAS

MARISQUEIRA TORRALVA

REDE DE ESTÁGIOS, 2015

CENTRO DE ESTUDOS FEDERAÇÃO ACADÉMICA DE LISBOA

ACADEMIA CONSCIENTE FEDERAÇÃO ACADÉMICA DE LISBOA, 2017

ÉVORA EAGLES VENCEDOR DE CONCURSO PARA A IDENTIDADE DA EQUIPA

andrepanoias.com


ATUALIZADO MAI/2018

AndrĂŠ Panoias apanoias@gmail.com 964603612

Portefolio andrepanoias  
Portefolio andrepanoias  
Advertisement