Equidade de remuneração

Page 79

EQUIDADE DE REMUNERAÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES: SUGESTÕES BRASILEIRAS DE METODOLOGIAS FORMATIVAS

TEXTO 7

Novos modelos de estrutura familiar: é preciso mudanças de comportamento e novas propostas de políticas públicas de apoio Autor: Rita Leme Momento para ser usado: Curso 2 - 5. Construção cultural da discriminação salarial de gênero

78 As mudanças no modelo de estrutura familiar Pesquisas indicam que o modelo de estrutura familiar: “casal com Àlhos” está em declínio, apesar de ser um modelo presente na maioria das famílias. Cresceu muito o modelo de estrutura familiar “mãe e Àlhos”. Também vem diminuindo a composição casal com Àlhos e parentes agregados ao núcleo familiar. Esta pessoa agregada, alguém doente ou uma pessoa idosa, quando presente no núcleo familiar, também vem tendo mudanças em seu papel. Estas pessoas, apesar de precisarem de cuidados, também têm tido o papel de ajudar no cotidiano da vida doméstica e, por vezes, inclusive contribuem na composição da renda familiar. Esta mudança no perÀl das famílias exige mudanças na organização social. É preciso um novo tipo de suporte que possibilite a conciliação entre trabalho e família, para as pessoas que trabalham fora. As mulheres no mercado de trabalho e os impactos nos vínculos empregatícios Outros dados de pesquisas conÀguram o que já sabemos: as mulheres, inclusive as casadas, entraram deÀnitivamente para o mercado de trabalho. Em 1981 por volta de 27% das mulheres casadas estavam no mercado de trabalho. Em 2005 esta porcentagem chega a 59%. Vale ressaltar que estes números incluem as mulheres com Àlhos. Diante da concepção cultural de que as mulheres são responsáveis pela casa e pelos cuidados com a família e, diante da irrefutável mudança com a presença das mulheres no mercado de trabalho, surge o questionamento: como Àcam os cuidados? A primeira consideração que podemos fazer, hoje, é que os cuidados ainda estão nas mãos das mulheres. Esta é uma batalha que ainda precisa ser vencida. A cultura da “mulher dona de casa”, ainda impregnada em nossa sociedade, sustenta o comportamento de muitos homens que não assumem o compartilhar da vida doméstica.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.