Page 1

Espelho

Trabalho realizado por - Joana Piedade, nº11 - Sofia Leitão, nº18 - Luís Agostinho, nº24

1


Índice

Introdução --------------------------------------------- Página 3 Bulimia Nervosa ---------------------------------------- Página 4 Anorexia Nervosa -------------------------------------- Página 5 Bullying -------------------------------------------------- Página 7 Toxicodependência ------------------------------------- Página 9 Homofobia ---------------------------------------------- Página 10 Conclusão ----------------------------------------------- Página 11 Bibliografia --------------------------------------------- Página 12

2


Introdução Neste trabalho, pretendemos mostrar os prolemas da sociedade como a anorexia, bulimia, auto mutilação, bullying, toxicodependência e a homofobia, daí o título “Espelho”. Escolhemos este tema porque é cada vez mais comum estes problemas na sociedade de hoje em dia. Escolhemos este trabalho com objectivo de tentar alertar a sociedade para as consequências que estes problemas podem causar.

3


Bulimia nervosa É um transtorno alimentar caracterizado por períodos de compulsão alimentar seguidos por comportamentos não saudáveis para perda de peso rápido como induzir vómito (90% dos casos), uso de laxantes, abuso de cafeína, uso de cocaína e/ou dietas inadequadas. Se diferencia da anorexia nervosa por envolver grande variação de peso, descontrole alimentar frequente e estar mais associado a depressão maior, enquanto a vítima de anorexia nervosa está mais associado com uma magreza excessiva, longos períodos sem se alimentar e transtornos de ansiedade.

Consequências comuns:  

4

Problemas nos dentes e gengivas; Desidratação;


Fadiga;

Arritmia cardíaca; Irregularidade ou perda da menstruação;

 

Constipação; Humor depressivo e variável;

Sono.

Anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado pela restrição alimentar imoderado e medo irracional de ganhar peso, bem como um corpo distorcida auto percepção. Ele normalmente envolve a perda de peso excessivo e é encontrada geralmente mais em mulheres do que em homens. Anorexia nervosa geralmente se desenvolve durante a adolescência e início da idade adulta. Devido ao medo de ganhar peso, pessoas com este transtorno restringir a quantidade de alimentos que consomem. Esta restrição da ingestão de alimentos provoca alterações metabólicas e hormonais. Fora da literatura médica, os termos anorexia nervosa e anorexia são muitas vezes usados como sinónimos, no entanto, a anorexia é simplesmente um termo médico para a falta de apetite e as pessoas com anorexia nervosa não em fato, perdem o apetite.

5


Consequências: Consequências físicas: · Menstruação irregular ou inexistente; · Debilidade dos órgãos; · Desenvolvimento de distúrbios associados à desnutrição; · Arritmias cardíacas; · Perda muito rápida de peso; · Não desenvolvem os caracteres sexuais secundários. Consequências psicológicas: · Desgaste emocional; · Preocupação excessiva pela alimentação; · Ansiedade.

Automutilação Auto mutilação, também conhecido como auto lesão, é uma agressão deliberada do corpo, sem qualquer intenção de cometer suicídio. Alguns encaram a auto mutilação como uma tentativa de suicídio falhada. Os instrumentos usados para infligir auto lesões incluem: unhas, facas, lâminas, tesouras, pedaços de vidro e espelhos, cigarros, metal quente. Estes objectos são diferentes, do que são usados para suicídio, que podem incluir armas, sacos de plástico e saltar de estruturas altas. 6


Os auto mutiladores são cuidadosos, aprendem como executar lesões em si próprios de forma segura, sem necessidade de assistência médica emergente. Os adolescentes que se auto mutilam, em geral na escola não participam em actividades onde tenham que expor partes do corpo.

Sinais de alerta: ∙ Cicatrizes antigas e recentes de lesões auto infligidas; ∙ Objectos como facas, navalhas ou isqueiros, (presença destes sem qualquer justificação); ∙ Desculpas frequentes para as lesões; ∙ Sangue, cortes e queimaduras nas roupas; ∙ Resposta defensiva quando confrontado com a possibilidade de auto mutilação Os auto mutiladores infligem as lesões em locais que não são visíveis e que são tapados com a roupa. As zonas que são mais comuns para lesão são: tórax, braços, coxas, e algumas zonas onde se possa confundir com violência doméstica. Auto mutilação é um mecanismo repetitivo que o individuo usa para lidar com as emoções. O trabalho do enfermeiro forense é essencial, e a sua intervenção inclui triagem para identificar os auto mutiladores, que requerem intervenção médica imediata. É importante que o enfermeiro desenvolva um nível de confiança com os doentes, para elaborar uma história clinica. Para ganhar essa confiança, deve tratar do assunto com privacidade, e dar segurança ao mesmo. Outro aspecto dos cuidados, envolve a documentação fotográfica da lesão e o uso de diagramas anatómicos.

Bullying

7


O que é o bullying? O bullying é um tipo de provocação ou agressão como caçoada, ridicularizarão por apelidos referentes à aparência física ou outra característica da vítima, que é infringida/perpetrada por um ou mais indivíduos de modo frequente (toda semana) e prolongado ( meses). A agressão pode ser física também como empurrões, esbarrões etc. O bullying é mais comum em algumas camadas da sociedade? Em qual idade ele é mais frequente? Ele ocorre igualmente em todos os extractos sociais, mas é mais típico na adolescência. Na vida adulta ele se torna assédio moral, como um chefe que ridiculariza um funcionário, colegas que fazem piadinhas. Quais as principais consequências psicológicas para quem sofre o bullying? Além da sensação ruim de ser desrespeitado, de se sentir inferiorizado, há a vergonha de não conseguir se defender. Por isso, a vítima em geral não conta para os pais o que está sofrendo na escola ou em outro lugar como clube. A longo prazo, a consequência mais comum é vir a sofrer provocação sempre por não ter aprendido a se defender. As consequências psicológicas para quem sofre o bullying são imediatas? Pode durar quanto tempo? Um problema comum no bullying é a vítima demorar para entender que os outros não estão brincando, que estão ridicularizando-a para se divertir ou mostrar coragem no grupo, e que o problema não vai embora tão fácil, não vai sumir num passe de mágica, que ela, vítima, precisa fazer algo para acabar com o problema. Os problemas físicos que a vítima sofre são resultantes da ansiedade que experimenta na situação, enjoo, palpitações, dores de cabeça etc. Eles podem durar muito tempo se o problema do bullying não for resolvido. Existe um tratamento psicológico específico para pessoas que sofrem bullying?

8


Sim. O treinamento em se defender, em geral em terapias cognitivocomportamental. Este tipo de tratamento tem se mostrado bastante efectivo. O que leva uma pessoa a cometer o bullying? Como essa pessoa se comporta na sociedade? Em geral alguém em casa pratica bullying contra o agressor, em geral o pai. Assim, para se compensar, para se sentir forte, poderoso, corajoso e engraçado no grupo, o agressor expõe alguém ao mesmo sofrimento que já passou ou passa em casa. Também contribui um ambiente escolar permissivo, pouco atento ao que ocorre nos recreios, a brincadeiras "estranhas", ou mesmo alunos que sem razão aparente começam a ter problemas de saúde, ou se tornam arredios... Como eu posso saber se meu filho esta cometendo bullying? Se ele começar a aparecer com objectos que não são dele (isso nem sempre ocorre) ou se a escola se queixa de comportamentos insubordinados, como falar alto. Mas, na maioria das vezes é mais difícil identificar quem pratica do que quem sofre bullying. Isso tudo porque o agressor é inteligente, sabe localizar vítimas que não sabem se defender, sabe provocar quando não há adultos por perto, ou dar um tom de brincadeira que fica difícil para a escola ou pais identificarem o problema. Como os pais podem identificar se os filhos estão sofrendo bullying? Se ele subitamente começa a ter problemas de saúde como dor de cabeça, estomago, náuseas, e não quiser ir para a escola. Também se torna arredio, triste e não responde quando é perguntado se há algo errado. O melhor é ir na escola conversar e pedir para observarem a criança ou adolescente para ver se tem amigos, companhia na hora do recreio, se está sendo provocado etc. http://www.youtube.com/watch?v=a9PruijRfcc

Toxicodependência O que é? A definição de toxicodependência basicamente assenta na procura e uso compulsivo de uma substância susceptível de criar dependência, independentemente das consequências negativas no âmbito social, psicológico e físico. Embora nem todas as pessoas que usem drogas se tornem dependentes, muitas delas acabam mesmo por se tornar. Vários milhares de pessoas morrem todos os anos devido às drogas.

9


Como se cura? Não existe nenhuma cura única e universal para a toxicodependência. Isto acontece porque cada pessoa que se torna toxicodependente é única. Ao longo dos anos, tem havido muita pesquisa para encontrar a “cura” para a toxicodependência ou dependência de drogas. Alguns cientistas alegam que os medicamentos podem ser a solução para o fim da mesma. Contudo, como sabemos, até hoje, a cura com maiores índices de sucesso é a reabilitação.

Homofobia O que é?

Homofobia significa aversão irreprimível, repugnância, ódio, preconceito que algumas pessoas, ou grupos nutrem contra os homossexuais, lésbicas e bissexuais, e é um termo que vem do grego. Muitas vezes aqueles que guardam estes sentimentos não definiram completamente sua identidade sexual, gerando dúvidas e revolta, que são transferidas para aqueles que já definiram suas preferências sexuais. Causas da homofobia: 10


A homofobia tem causas culturais, religiosas, principalmente entre os católicos e protestantes, judeus, muçulmanos, e fundamentalistas. Mas mesmo entre estes grupos existem aqueles que defendem e apoiam os direitos dos homossexuais lésbicas e simpatizantes.

http://www.youtube.com/watch?v=yRZF1NCdONI&list=FLnf9Bu_9tlHkmue1jND5fQ&feature=mh_lolz

Conclusão

Com este trabalho concluímos que a sociedade de hoje em dia esta cada vez pior. E que não há métodos contra o incentivo a estes problemas. Desenvolvem-se campanhas com a finalidade de parar com estes problemas, mas sem efeito. Na nossa opinião notamos que há uma maior adesão a estes problemas comparando com a nossa ideia da sociedade, notamos também que as consequências destes actos são piores que aquelas que imaginávamos. 11


Bibliografia http://www.youtube.com/watch?v=yRZF1NCdONI&list=FLnf9Bu_9tlHkmue1jND5fQ&feature=mh_lolz http://pt.wikipedia.org/wiki/Anorexia_nervosa http://www.significados.com.br/homofobia/

12


http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying http://www.toxicodependencia.net/ http://www.ressoar.org.br/dicas_educacao_bullying_entrevista.asp http://www.youtube.com/watch?v=a9PruijRfcc http://pt.wikipedia.org/wiki/Bulimia_nervosa

13


14


Espelho  

trabalho fixe

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you