Page 1

ANDRE MAFRA

PORTFÓLIO

UNIVERSIDADE DE MISSOURI UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA


ANDRE MAFRA

Rua Pedro Henrique da Silva, n 487 Governador Celso Ramos, SC 88190-000 al895@mail.missouri.edu 48.9678.8389 issuu.com/andrelevimafra/docs/portfolio_andre_mafra

FORMAÇÃO ACADÊMICA Universidade do Sul de Santa Catarina Florianópolis, Santa Catarina Término Previsto: Dezembro de 2017

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo

Universidade de Missouri Columbia, Missouri, EUA Janeiro de 2015 – Dezembro de 2015

Programa de Intercâmbio Ciência sem Fronteiras Não-Graduação em Estudos de Arquitetura

Instituto Federal de Santa Catarina Florianópolis, Santa Catarina Curso completado em: Julho de 2011

Técnico em Edificações Desenvolver e implementar projetos de arquitetura e construção; Assistir no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edifícios; Coordenar a implantação de serviços de manutenção e instalações de edificios.

HABILIDADES Informática: AutoCAD 2D, Sketch Up, 3D Max, Revit, Corel Draw, Adobe Photoshop, Illustrator, In Design Idioma: Inglês Avançado

EXPERIÊNCIA DE PESQUISA Instituto de Tecnologia de Illinois, Departamento de Arquitetura e Engenharia Ambiental Chicago, Illinois, EUA Junho de 2015 – Julho de 2015

Pesquisador Estudante Assunto: Relação entre água e cidades Desenvolver pesquisa com um professor adjunto e um grupo de estudantes de engenharia civil, engenharia ambiental e arquitetura; Projetar um centro de pesquisa de água localizado perto do rio com sistema de refrigeração sustentável utilizando o sistema de água e zonas de tratamento da água da chuva.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Bragaglia Arquitetura Florianópolis, Santa Catarina Outubro de 2013 – Agosto de 2014

Produção de projetos arquitetônicos Produzir projetos de arquitetura e detalhamentos usando software AutoCAD 2D; Desenvolver maquetes eletrônicas utilizando software Sketch Up

Studio Domo Arquitetura e Design Florianópolis, Santa Catarina Março de 2010 – Março de 2013

Produção de projetos arquitetônicos Produzir projetos de arquitetura e detalhamentos usando software AutoCAD 2D; Desenvolver maquetes eletrônicas utilizando software Sketch Up; Levantamento de áreas externas e internas de edifícios


EDIFÍCIO RESIDENCIAL MISTO PARCEIRA: FERNANDA DI PAULA MARTINS loja

área comunitária pública

O projeto aplica os conceitos de novo urbanismo através da construção do uso misto vertical. O plano de chão, por exemplo, tem uma relação direta com a rua. O terreno tem lojas, um café e um espaço semi público. As outras plantas têm um uso residencial com escritórios. O edifício também tem um andar com restaurante.

TÉRREO

SEGUNDO PAVIMENTO RESTAURANTE

PLANTA DOS APARTAMENTOS TIPO 01

PLANTA DOS APARTAMENTOS TIPO 02

hall de entrada

área comunitária privada

COBERTURA


PERSPECTIVA


PERSPECTIVA


PERSPECTIVA CROQUI CONCEITUAL - FACHADA

VISTA DO EDIFÍCIO OLHANDO PARA A RUA

O perfil dos usuários foram direcionados para, por exemplo, os jovens que recentemente abriram seus próprios negócios e que procuram viver e trabalhar no mesmo lugar. Sem perder tempo em deslocamentos e o estresse do tráfego em direção ao centro da cidade, este edifício tem uma função de um descentralizador dos centros urbanos e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento urbano.


CENTRO DE SUCESSO ESTUDANTIL


A Universidade de Missouri oferece vários programas para o sucesso acadêmico e serviços à sua população estudantil. Alguns desses programas e serviços incluem: Centro de Aprendizagem, Centro de Carreira, Escritório de Iniciação Científica e Assessoria Acadêmica. No entanto, a configuração atual do edifício tem dois problemas fundamentais. Em primeiro lugar, alguns dos programas e serviços de sucesso escolar, não estão todos localizados no mesmo edifício. Em segundo lugar, o prédio parece pouco convidativo e tem um sentido muito limitado de comunidade.

VISTA DO EDIFÍCIO OLHANDO PARA LOWRY MALL


workspace centro de carreira

hall de entrada

escritórios escritórios centro de aprendizagem centro de carreira

PRIMEIRO PAVIMENTO

TÉRREO

espaço de ensino

escritórios certificado multicultural

auditório

sala de pesquisas

SEGUNDO PAVIMENTO

espaço de eventos

TERCEIRO PAVIMENTO


PERSPECTIVA

ELEVAÇÃO VISTA DO EDIFÍCIO OLHANDO PARA MIDDLEBUSH HALL

CORTE DE SUDOESTE PARA NORDESTE


HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL PARCEIRA: FERNANDA DI PAULA MARTINS

CROQUI CONCEITUAL - IMPLANTAÇÃO

A comunidade da Ponta do Coral localizada no norte da parte continental de Florianópolis. Esta comunidade compreende um total de 90 famílias, completando 400 pessoas, que vivem há quarenta anos em palafitas, junto ao muro do terreno da CASAN, às margens da Baía Norte, no bairro Estreito.

MODELO FÍSICO CONCEITUAL CROQUI CONCEITUAL - PERSPECTIVA


CROQUI CONCEITUAL - CORTES

APARTAMENTO TIPO 01 3 QUARTOS 14 unidades Edifício A, B e C

APARTAMENTO TIPO 02 2 QUARTOS 47 unidades Edifício A, B e C

APARTAMENTO TIPO 03 PNE 4 unidades Edifício B

APARTAMENTO TIPO 04 DUPLEX 22 unidades Edifício B e C


pla ygr oun

d

cas

tel o

d’á

dra

qua rtes

spo

de e

estacionamento

IMPLANTAÇÃO

gu

a


A proposta arquitetônica é justamente a realocação desta população. O conceito envolve proporcionar o maior número de moradias sem desprezar o relevo e os limites do terreno, o entorno, o mantimento da vegetação, as condicionantes de conforto térmico, de insolação e ventilação existentes. Também houve a intenção de valorizar a vista privilegiada para a ilha de Florianópolis e as diferentes fachadas principais do local.

aca

dem

ia

As sacadas fazem um jogo de volumetria que enriquece a fachada com vista para o mar, já a fachada oposta onde há a circulação é composta de cobogós, material de origem nacional que relaciona o espaço interno e externo, além de ajudar no conforto térmico.

área comunitária

PERSPECTIVA


EQUIPAMENTO DE BAIRRO PARCEIRA: FERNANDA DI PAULA MARTINS

Na esquina entre duas importantes avenidas da capital de Santa Catarina, localiza-se a antiga rodoviária de Florianópolis. O prédio que deveria ser entregue a prefeitura há, pelo menos, quatorze anos atrás continua em posse de varejistas de variados produtos e serviços locais.

MAQUETE FÍSICA

IMPLATAÇÃO E TÉRREO

FOTO DO PRÉDIO EXISTENTE


A forma foi primeiramente inspirada no único elemento marcante do prédio atual: o telhado. O prédio da antiga rodoviária é triangular tal qual o terreno possui um telhado de concreto armado formado por cinco abóbadas de berço. O traçado marcante é facilmente notado por uma visão aérea, porém não para as centenas de pessoas que passam por ali todos os dias.

galeria de arte

sala de estudo

escritõrios café


Assim como propunha Oscar Niemayer, a liberdade das linhas foi evidenciada ao máximo sem discordâncias e com o objetivo de solucionar as funções exigidas com a harmonia necessária. O telhado feito de estrutura de concreto ultrapassa as barreiras convencionais e chega sutilmente ao encontro do passante que ganha uma cobertura aberta, marca a entrada principal e encanta a todos, independentemente da influência arquitetônica.

MAQUETE FÍSICA

CROQUI CONCEITUAL - PERSPECTIVA

PERSPECTIVA


CROQUI CONCEITUAL

lounge

praรงa

PRIMEIRO PAVIMENTO


HABITAÇÃO URBANA DIVERSIFICADA

ELEVAÇÃO E CORTE

Neste edifício foi projetado um bloco de habitação de alta densidade em um ambiente urbano, mantendo muitas vantagens de casas suburbanas para cada unidade em seu bloco. Cada unidade deste bloco têm espaços privados ao ar livre, ampla iluminação natural com boa exposição, espaço e privacidade doméstica. Não existem duas unidades idênticas, e as unidades atendem uma ampla variedade de tipos de família e rendimentos.

loja

galeria de arte PLANTAS

PERSPECTIVA


PERSPECTIVA


Portfolio Andre Mafra  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you