Issuu on Google+

Edição 5.559 | R$

1,00 | Itajaí, Baln. Camboriú, Bombinhas, Porto Belo, Itapema, Camboriú, Navegantes, Penha, Baln. Piçarras, Barra Velha | 7 a 10 mar | 2014

“Estaleiro amplia em Navegantes e outro cria o Centro de Inovação”

Secretário

Paulo Bornhausen, sobre resultado de visita a Cingapura

Na verdade, todo dia é o

Pg 6

Dia da Mulher Pg 3

Em toda a região, extensa programação lembra que o 8 de Março é o Dia Internacional da Mulher

Se o PT lançar candidato próprio, partidos podem retirar apoio a Dilma

Em entrevista exclusiva, senador Luis Henrique da Silveira diz que, se o PT estiver na reeleição do governador Raimundo Colombo, Dilma terá vitória inédita em SC Pg 11

PMDB sinaliza que ficará com Colombo Bombinhas reinicia luta pelo segundo acesso Objetivo agora é sensibilizar o Judiciário a liberar as obras Pg

5

Coluna Vergasta

Pg 5

CRUZEIROS

Em três dias, quase 7 mil chegam a Porto Belo Pg 7

Cão Rick descobre mais 180 kg de drogas O pastor alemão Rick vem se caracterizando pela eficiência, no auxílio à polícia Pg

11


2

cidades LIMPEZA

7 a 10 mar 2014

Começa mutirão em Camboriú Camboriú - Começou ontem um mutirão de limpeza pelas ruas do bairro Santa Regina. A ação é realizada pelas Secretarias de Obras, Saneamento Básico, Agricultura, Fundação do Meio Ambiente e Departamento de Trânsito. Os serviços seguem até o próximo sábado. Além da limpeza de ruas e terrenos baldios, funcionários da Prefeitura também estão realizando os serviços de capinagem, limpeza de boca de lobo, pintura de meio fio e postes. “É um grande mutirão que visa dar uma nova cara ao Santa Regina. Toda nossa equipe está trabalhando pelas ruas do bairro”, enfatizou a prefeita Luzia Coppi. A quantidade de lixo encontrado nas ruas tem chamado a atenção das equipes. “Nos entristecemos em constatar que situações como esta ainda continuem acontecendo em nossa cidade. Camboriú não pode mais ficar suja devido a irresponsabilidade de poucos. Estamos disponibilizando o telefone da ouvidoria (0800-646-9500) para que a comunidade nos relate os casos e os responsáveis sejam autuados e penalizados conforme a lei”.

OBRAS

Ponte que liga Navegantes a Penha será substituída Navegantes – Com o objetivo de melhorar a vazão do Rio Gravatá e evitar que a água fique represada, Navegantes e Penha em parceria vão substituir a ponte localizada na divisa dos dois municípios, no acesso pelo balneário de Gravatá. A obra inicia nesta segunda-feira e no local será instalada uma galeria com 3,5 metros de altura e dois blocos de 5 metros de largura cada, facilitando o escoamento da água do rio até o mar. De acordo com as informações da Secretaria

Municipal de Governo, esta obra faz parte da última etapa do programa PAC-drenagem, que destinou cerca de 22 milhões de reais do Governo Federal para obras de macrodrenagem e contenção de cheias em todo o município. A previsão dos técnicos é que todo o trabalho de retirada da ponte antiga e instalação da nova galeria leve em torno de 100 dias. Durante este período o trânsito estará totalmente impedido no local, sendo sinalizado e desviado para os acessos secundários.

MULHERES

Placas

Itapema - A Prefeitura de Itapema informou ontem que as 10 placas que sinalizavam de maneira equivocada a proibição de jogar lixo na lixeira já foram corrigidas, conforme demonstra a imagem. A medida não gerou nenhum custo material adicional para o município. A recolocação das placas, garantindo a informação correta, ocorrerá durante esta semana.

EM ITAJAÍ Obras

Mais espaço no mercado de trabalho

emergenciais contra as cheias

Itajaí - Guerreiras e destemidas, as mulheres já refletem uma realidade muito diferente do que há algumas décadas, quando os homens dominavam quase que completamente alguns setores específicos de trabalho. Diversas foram as ofertas de emprego que pontuaram a vida de Danai Francini Bastos, 22 anos, mas ela optou por atuar como Assistente de Operação, em Itajaí. Seu cargo, antes dominado exclusivamente por homens no setor portuário, requer muita responsabilidade e atenção. Ela é uma das responsáveis pela conferência de avarias e lacres na entrada e saída de caminhões na área primária do terminal. Danai chegou a atuar no setor de Recursos Humanos da APM Terminals, mas hoje nem pensa em deixar a área operacional. Ela conta que se identificou completamente com a nova profissão, onde está há cerca de três anos. “Claro que ainda ouvi algumas brincadeirinhas quanto minha posição profissional, mas a sensação que carrego é de muito respeito entre os motoristas que chegam ao Porto de Itajaí”, diz. Na empresa que ela trabalha, já são 53 mulheres em um universo de 297 colaboradores. Mas esta é uma nova realidade. Quando Danai foi atuar no gate (portão) da APM Terminals, não havia muitas mulheres que trabalhavam na operação, mas ela ajudou a mudar a percepção dos motoristas e dos próprios colegas de trabalho em relação ao universo feminino em um ambiente até então completamente masculino. A avaliação entre os gestores de Danai é que ter mais mulheres no Gate trouxe maior equilíbrio ao ambiente de trabalho, ajudando a amenizar situações de estresse no atendimento ao motorista.

Itajaí - A enxurrada desta semana alagou cerca de 80 ruas em Itajaí. Na Rua Arnaldo Emílio Dalçóquio, em Cordeiros, as águas só baixaram nesta quarta-feira após intervenção da Secretaria de Obras e Defesa Civil. No local, o final de uma rede de drenagem estava com um tubo quebrado. Além disso, a tubulação implantada e um terreno – que dá continuidade à drenagem da rua – tinha capacidade inferior à da via. Esses dois fatores impediam a vazão das águas após as chuvas. Serão substituídos cerca de 50 metros de tubulação. Os tubos de 60 centímetros de diâmetro serão trocados por tubos de 1 metro de diâmetro, quase o dobro da capacidade de vazão. Topógrafos da equipe de engenharia da Secretaria de Obras irão fazer medições e levantamentos na Rua Arnaldo Emílio Dalçóquio para sugerir alternativas para o escoamento das águas.

Chuveiros

Itapema - Com as chuvas dos últimos dias e o aumento do nível das lagoas de captação de água bruta, os chuveiros da Orla da Praia foram religados. A medida visa garantir conforto aos moradores e turistas que desejarem aproveitar o feriado na praia de Itapema. No início de Fevereiro, os chuveiros haviam sido desligados temporariamente, devido à estiagem que afetou as lagoas de captação. Na época, a medida integrou a ações da Prefeitura de Itapema para contribuir no abastecimento das residências.

Obras

Navegantes – A Secretaria de Obras e Serviços Municipais está realizando a substituição da tubulação existente no entroncamento das ruas Joaquim Otávio Emílio, João Hercílio da Luz e Luiz Joaquim dos Santos, todas localizadas no bairro São Pedro, o popular Pontal. O objetivo da obra é substituir a tubulação quebrada e assoreada por uma de diâmetro maior, aumentando a vazão da água e evitando alagamento no local em dias de chuvas.


Dia Internacional da Mulher

7 a 10 mar 2014

EM BALNEÁRIO

ITAPEMA

Poesia, dança e muito debate Baln. Camboriú – Em Balneário, as atividades começam já nesta sexta, 7, com o evento “Mulheres que pensam, sentem e fazem!”. Será na Câmara de Vereadores, a partir das 19h30, sob coordenação da vereadora Marisa Zanoni Fernandes (PT).

Programação

Uma semana de debates e cidadania

O encontro reunirá representantes dos setores do turismo, cultura, arte e literatura, que falarão sobre suas atividades. Também haverá debates e apresentações de dança, música e poesia. A entrada é aberta ao público e gratuita.

Abertura: Mulheres na História (vereadora Marisa Zanoni) Apresentação da bailarina Michele Chaves Apresentação Cultural: Escola de Arte Orfeu - Dança Flamenga (Michele Chaves e alunas) Debate com Cleide Jussara Muller Pareja (Mulheres na Literatura) Poesia com a Academia de Letras de Baln. Camb.(Poetas Mirian, Elly e Ernesto)

3

Música com Bárbara Damásio e Willian Goe Debate com Olga Ferreira (presidente do Sechobar) Núcleo Corpóreo “Sintético” (dir. Fernando Dalla Nora) Debate com Margot Rosenbrock Libório (Convention & Visitors Bureau) Encerramento: Dança com a Escola de Arte Orfeu – Zumba (professora Cristiane Pereira e alunas)

Itapema - “Igualdade de Direitos, na lei e na vida” é o tema da V Semana da Mulher que acontece até a próxima quarta, 12 de Março. O evento é realizado pela Prefeitura de Itapema, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), e busca orientar o público feminino por meio de ações especiais na área da saúde, cidadania e direito. Entre as atividades, está a realização de exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama, HIV, sífilis, hepatites, rodas de conversas sobre auto-estima da mulher e conquista de direitos, além de exposição e homenagem às mulheres da comunidade. A principal atração da Semana está reservado para o sábado, 8 de Março, com atividades de cidadania. As ações vão desde palestras, conscientização dos direitos, momentos de beleza e prevenção à saúde. As atividades especiais acontecem na Escola Francisco Victor Alves, Rua 436, Bairro Morretes, das 13h às 17h.

PORTO BELO

Beleza e debate sobre violência

CAMBORIÚ

Porto Belo - A Secretaria de Assistência Social e do Conselho dos Direitos da Mulher de Porto Belo promove atividades neste final de semana, que seguem até dia 12. As ações incluem palestras e passeios. No sábado, 15h, no CRAS da av. Colombo Salles, uma tarde valoriza a beleza da mulher. A programação segue na segunda-feira, 10, com a visita de representantes do conselho da mulher ao gabinete do prefeito Evaldo Guerreiro. O contato entre conselho e gestão permite a participação das mulheres nas políticas públicas ligadas aos direitos da mulher. A série de atividades terá a visita à Sala da Mulher na delegacia de Polícia Civil, reunião na Câmara de Vereadores e mesa redonda sobre violência com a participação dos convidados Alberto Jacobsen, do Instituto Geral de Perícias, Edilce Guerreiro, escrivã de polícia, e representantes dos conselhos de Itapema e Brusque.

BARRA VELHA

Caminhada termina com delicioso café

Barra Velha - Nesta sexta, 7, a Fundação de Turismo, Esporte e Cultura, em parceria com a Epagri, realiza a 10ª Caminhada da Mulher, evento que já é tradição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O ponto de encontro será o Ginásio de Esportes Alfredo José de Borba, Rua Paraná, às 15h. A caminhada segue até a Sociedade Recreativa de Barra Velha. Apresentações musicais, desfile e um delicioso café estão na programação. Haverá transporte com saída dos bairros às 14h30 e retorno às 18h30. Informações: (47) 3446-1231.

Camboriú - Para celebrar o dia, a Prefeitura de Camboriú preparou atividades especiais. Neste sábado, 08 de março, das 9h às 16h, equipes estarão na Praça das Figueiras promovendo ações de entretenimento e lazer. Quem comparecer à Praça, poderá cuidar da saúde, recebendo orientações sobre a saúde da mulher, diabetes, saúde bucal, planejamento familiar e verificação de pressão arterial. Também pode desfrutar de serviços de beleza como manicure, corte de cabelo e maquiagem. Quem desejar registrar o dia, terá a opção de uma sessão fotos e, para as esportistas, a programação conta ainda com atividades físicas. O palco da Praça das Figueiras também receberá apresentações artísticas, como grupos de dança, a cargo da Fundação Cultural de Camboriú. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Ginásio Irineu Bornhausen, ali perto.

NAVEGANTES

Saúde e dignidade, junto à conscientização Navegantes - Dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Homenagens marcam a data, mas não há como esquecer que muitas mulheres são vítimas de violência física e abuso sexual, muitas vezes, em seus próprios lares. Foi pensando nisso que a Secretaria de Assistência Social de Navegantes realiza, em março, programação com a temática de prevenção à violência e abuso contra a mulher. A programação será realizada em parceria com o CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social e CRAS – Centro de

Referência em Assistência Social. De acordo com a secretária de Assistência Social, Maria José Flor, as atividades iniciam, nesta sexta, 07, com a mobilização da comunidade na praça do ferry-boat, alertando, com folders, para o tema. Dia 13 inicia, na escola Neusa Maria Rebello, o programa “A Consciência começa na escola”, com o objetivo de conscientizar os adolescentes sobre os direitos das mulheres e, assim, combater a violência. Nesta segunda, 10, Secretaria da Saúde promove no Gravatá uma ação para home-

Saúde, beleza, dança e até um book de fotos

nagear o público feminino de toda a cidade. O evento acontece no Clube da Melhor Idade Nascer do Sol, Rua Anita Boos, 342, Gravatá, das 09h às 16h. Samuel Paganelli, secretário da Saúde, diz que serão oferecidas ações como medição de pressão arterial, teste de glicemia capilar (diabetes), distribuição de mudas, mostra de artesanato, confecção de identidade, corte de cabelo, maquiagem, manicure, vacinação e apresentações musicais, entre outros.


4

Social

7 a 10 mar 2014

Vania Rodrigues

escolademodelos@gmail.com Oba! Começou o ano, Viva 2014, Infelizmente é assim aqui no Brasil o ano só começa depois do carnaval. Então foco, e muita determinação para o ano que se inicia......

E hoje na coluna Vamos conferir a ganhadoras do Concurso Rainha do Festa do Marisco 2014, que por sinal foi o maior sucesso mais uma vez

Lais Simas, Miss Santa Catarina Infantil 2013, que veio de Curitibanos fazer a abertura do desfile: Parabéns Princesa

Rafael da Yes Brás com a vencedoras. Bendito o Fruto entre as mulheres

Minha Homenagem a todas as mulheres que comemoramos próximo dia 08/03: MULHER Um aroma suave exalou das mãos do Criador,quando seus olhos contemplaram a solidão do homem no Jardim! Foi assim: o Senhor desenhou o ser gracioso, meigo e forte, que Sua imaginação perfeita produziu. Um novo milagre: fez-se carne,fez-se bela,fez-se amor,fez-se na verdade como Ele quer! O homem colheu a flor, beijou-a, com ternura, chamando-a, simplesmente Mulher!

Secretario de Turismo Júnior com as vencedoras

Recebendo carinho e ladeado por suas mulheres, Diego de Oliveira soprando velinhas.

A nova rainha da Festa do Marisco 2014 é Tayná Cristina Borges, as novas princesas são Beatriz Pinheiro, e Milena Tambosi Para Pensar: “Os

Maguy da Estétic e Hear e Ana Paula da AP Boutique, patrocinadoras da Rainha da Festa do Marisco

Prefeito Evandro e Vice Guaraci com a eleitas Os beijos hoje vão para a Princesa Alice, ladeada pelos pais Rafael e Manu

pensamentos provocam os seus sentimentos.” Até mais pessoal, fiquem com Deus. Andre Caetano

O empresario e chef de cozinha Amedeo Scavello, brindando o sucesso do novo espaço na praia brava o charmoso “Solem”, ambiente moderno que reune o melhor da musica, gastronomia e praia. A inauguração foi na tarde do ultimo dia 1º

contato@fernandofischer.com.br Fotos: Marcos Campos | Agência A

“Comida de Boteco” agitou a Praia Brava

No ultimo sábado (1º) o luxuoso condomínio, em obras, Brava Beach Internacional, na Praia Brava em Itajaí foi palco do evento “Comida de Boteco”. Convidados especiais aproveitaram a boa música da banda Confraria do Samba, caipirinhas, petiscos típicos de boteco e ainda um bom espumante. A lista Vip foi pilotada pelo multimídia Alex Ferrer.

Showroom nas Alturas Na noite do dia 27, inaugurou em BC o primeiro Showroom nas Alturas, com um luxuoso apartamento decorado assinado pelo arquiteto Erico Conceição que contou com o apoio de diversos parceiros. Essa nova proposta busca atender as necessidades das pessoas que estão iniciando seu imóvel próprio, e que terão que passar por diversas etapas ate a conclusão do mesmo. A empresa iniciou o projeto em 2010 e é pioneira nesse conceito. A noite reuniu parceiros, imprensa e convidados vips.

As belas: Louise Alves, Katia Marashi e Desiree Botego. Sentadas: Simone Varaschin e Elke Pizolatti

O diretor do Grupo Brava Beach, Mauricio Scoz e a esposa Katia Scoz

A gerente de marketing do BB, Viviane Olandoski entre os bonitões Paulo Zulu e Diego Cristo


política

7 a 10 mar 2014

SEGUNDO ACESSO

Bombinhas inicia campanha para convencer o Judiciário Bombinhas - O segundo acesso à cidade é promessa de melhorar o atravancado trânsito entre Porto Belo e Bombinhas, durante a temporada de verão. Mas o traçado é alvo de ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal, há dois anos, quando a obra foi licitada pelo Governo do Estado. A seqüência dos trabalhos foi suspensa através de liminar, que continua válida. É prioridade para a comunidade, em virtude do transtorno e os engarrafamentos, comuns no único acesso hoje existente, principalmente durante a temporada de verão. Mais do que uma opção ou escolha para chegar mais rápido, é uma questão de vida, muitas mães deram à luz aos seus bebês no trajeto por não conseguir chegar a tempo na maternidade. Também já ocorreram mortes, devido à dificuldade de carros

ou, até mesmo, ambulâncias chegar ao hospital mais próximo, para que o atendimento necessário seja prestado ao doente. O novo acesso rodoviário será uma via alternativa e também turística para acesso às praias da Costa Esmeralda, com mirantes para apreciar as belezas vistas do alto do morro. A Prefeitura Municipal de Bombinhas

iniciou campanha para sensibilizar as autoridades judiciais que trancam o licenciamento para que a obra aconteça. Objetivo é envolver toda a comunidade e fazer uma mobilização massiva e, dessa forma, chamar a atenção dos envolvidos na questão. Já que, quando há o engajamento popular, é possível agilizar o processo. A primeira ação ocorreu no último sá-

bado, 01. Durante todo o feriado de carnaval, uma equipe da Prefeitura coletou no trânsito, nos estabelecimentos comerciais, de hospedagem, e praias, assinaturas para um abaixo-assinado em prol do Segundo Acesso. Faz-se necessário que a comunidade, bem como turistas, empreendam essa campanha conosco e juntos possamos conquistar o nosso tão almejado Segundo Acesso. Também estamos realizando o abaixo-assinado online através de um site criado especificamente para isso, que já está disponível no w w w.bombi n ha sacessoja.com.br O objetivo é conseguir 1 milhão de assinaturas. Participe. Não é para chegar mais rápido. Não é pelo conforto. É pela Dignidade. (Márcia Cristina Ferreira, assessora de Imprensa da Prefeitura de Bombinhas)

Carro agiliza trabalho na Assistência Social

CREAS

Prefeito Bolinha entrega chaves ao secretário Huan Back Itapema - O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ganhou mais um reforço. Um novo automóvel vai contribuir no atendimento à população. O veículo, adquirido com recursos do Pacto por Santa Catarina, foi entregue PSDB

O vandalismo praticado ao final do show do cantor Luan Santana, em pleno carnaval de Baln. Camboriú, desnuda claramente como os oportunistas estão em todo lugar – inclusive, talvez, aqui bem próximo de nós. E mostra como é difícil controlar essa praga. Com a qual, entretanto, não podemos e não devemos conviver. A liberdade de expressão e de manifestação deve ser defendida por todos nós – mas, o que temos assistido, nos últimos tempos, supera a tudo o que podemos aceitar. Não se trata daquela bravata vazia de que “precisamos manter a ordem pública”, até porque, em nome

desta, muito crime já se cometeu neste País, inclusive pelos próprios governos na época da ditadura, de nefasta memória. Como se trata de problema nacional e, aparentemente, onipresente, é necessário que nossas autoridades estejam atentas. Neste caso, falharam as autoridades municipais da área de segurança, incluindo o comando local da PM. Diante de notória aglomeração, possivelmente sem controle, os cuidados deveriam ter sido tomados, com policiamento ostensivo nas redondezas. O que está claro que não aconteceu. Fica, portanto, a experiência...

seguinte, foi eleito deputado estadual. Em 1986, pelo PDT, reelegeu-se para novo mandato à Assembleia Legislativa. Em 1989, filiou-se ao PSB e ocupou os cargos de secretário estadual de Indústria Comércio e Turismo e de Ciência e Tecnologia no governo Miguel Arraes. Foi deputado federal em 1990, reelegendo-se em 94 e 98. Na eleição à presidência da República, em 2006, foi coordenador da candidatura tucana do governador Geraldo Alckmin.

redacao@diariodc.com.br

O imbróglio político do velho PMDB Impressionante o rebuliço que o prefeito de Baln. Camboriú, Edson Piriquito, e o deputado federal Mauro Mariani, ambos do PMDB, provocaram na política catarinense nestes primeiros dois meses do ano. Ao defenderem candidatura própria de seu partido, rompendo assim com a aliança que elegeu o governador Raimundo Colombo (PSD), os dois conseguiram colocar para fora do partido um sentimento que estava latente. O que não quer dizer, em todo caso, que o pleito de ambos resultará positi-

pelo prefeito Rodrigo Bolinha (PSDB). O prefeito entregou as chaves ao secretário de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Huan Diego Back, acompanhado por membros da equipe. “Este carro é mais passo no avanço da qualidade no atendimento prestado aos usuários e seus familiares”, declarou o prefeito Bolinha.

Morre o deputado Sérgio Guerra

Itajaí – Morreu ontem, aos 66 anos, o deputado federal e ex-presidente nacional do PSDB (2007 a 2013), Sérgio Guerra. O deputado estava internado no Hospital Sírio-Libanês, SP, onde se tratava de uma pneumonia, que se agravou nos últimos dias. Além de presidir a Executiva Estadual do PSDB em Pernambuco, Sérgio Guerra era o presidente nacional do Instituto Teotônio Vilela (ITV). Sérgio Guerra filiou-se ao PMDB em 1981 e, no ano

Vergasta por Tomás Pereira É preciso reagir contra a onda de vandalismo

5

vo. É que as velhas raposas que dominam a política catarinense vislumbraram o perigo, aumentado agora com o afastamento do presidente da Assembleia, Romildo Titon, que é do PMDB, e conseguiram levar para o longínquo (em política) 26 de abril a reunião partidária em que o PMDB tomará a decisão – ou fica com Colombo ou lança candidato próprio. Já há um sinal inequívoco: ao transformarem as prévias em pré-convenção, também esvaziaram um pouco o impacto da decisão.

Partido fica, mas Piriquito também leva O que tem me parecido interessante é a objetividade com que o senador Luis Henrique da Silveira vem posicionando-se nessa questão (leia entrevista na pg. 11). Defende a unidade do PMDB/SC em torno da reeleição de Dilma Rousseff (PT) e de Colombo. “O ideal é que as forças que sustentam a presidente estejam juntas com a candidatura do governador, que tem declarado reiteradamente apoio à reeleição de Dilma. É importante a aglutinação das forças. A sua dispersão dificultará,

principalmente, uma vitória da presidente, que pode ser retumbante aqui no Estado”, defende. Usa a reeleição de Dilma para atrair a todos, incluindo o PT de Cláudio Vignatti. Por tudo isso, acho que a decisão está selada: o PMDB fica com Colombo. E Dilma terá mesmo uma retumbante vitória em SC. E Piriquito também: conseguiu estadualizar

seu nome, virando manchete em todos os jornais e rádios regionais do Estado. Está pronto para sua nova empreitada política.


6

geral

7 a 10 mar 2014

ARTIGO

Tecnologias importadas no tratamento do lixo orgânico Por Katia Maraschi (*) A etapa inicial para a limpeza urbana é o tratamento adequado do lixo, principalmente orgânico, que é um problema ambiental de difícil controle para a sociedade e um dos assuntos mais relevantes dos últimos anos. Em geral, as grandes e, atualmente, as pequenas cidades, se defrontam com o seguinte problema: o que fazer com o lixo hoje e nos próximos anos? O lixo orgânico, presente principalmente em casa e estabelecimentos de alimentação, ainda é no Brasil arcaicamente desperdiçado ao ser, em sua quase totalidade, aterrado. O tratamento desse lixo deve ser permanentemente cuidadoso, pois pode causar mau cheiro, aparecimento de bactérias e fungos, surgimento de insetos e ratos transmissores de doenças. O reaproveitamento do lixo orgânico é tema recorrente na mídia atual. Seu eficaz tratamento pode e deve ser usado como fonte de geração de serviços e de energias alternativas para a sociedade. A eficácia no aproveitamento do lixo para este fim já é abordado por outros países como prioridade. No Brasil, ainda damos os primeiros passos em relação ao assunto. Observa-se que a cada dia nos aproximamos mais da entrada em vigor da Lei de Tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos - Lei 12.305/10. Com sua proxidade, vem a necessidade de uma solução rápida. Essa necessidade não quer dizer que a utilização de tecnologias de tratamento usadas em outros países se adaptarão perfeitamente às nossas demandas e à nossa

Artigos e colunas são de inteira responsabilidade dos colunistas e não representam a opinião do jornal. Representante Nacional: Central de Comunicação SC 48 3216-0600 Brasília 61 3323-4701 Impressão: Gráfica Rio Sul Tiragem: 2.950 Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Bombinhas, Porto Belo, Camboriú, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras e Barra Velha

capacidade de controle. A consciência de que o lixo que cada indivíduo produz deve ser separado e reaproveitado ainda não está internalizada no Brasil como em países da Europa e China, por exemplo. Esses países consideram há muito tempo o lixo orgânico um problema de utilidade pública e todos os cidadãos contribuem na separação e tratamento adequado desses materiais. No Brasil, ainda utilizamos o sistema de aterros para nos desfazer do lixo que produzimos. Nossa cultura não está voltada para o aproveitamento do

escala a ocorrência de desastres ambientais e a contaminação de pessoas. Os municípios devem levar em consideração, na escolha de uma tecnologia, sua necessidade cautelosa imediata. A existência da tecnologia reduz o prazo da instalação, a eficiência e controle de desastres ambientais, a correta utilização de mão de obra e geração de empregos, além de contribuir para uma cidade mais limpa e, pioneiramente, ecologicamente correta. Deve ser prioridade dos municípiosos a implantação, no menor prazo

que jogamos fora. Ainda nas residências, poucas pessoas separam seu lixo adequadamente e, quando o fazem, a coleta de lixo seletiva, por falta de estrutura, muitas vezes mistura todo o material, sendo difícil o aproveitamento adequado com eficiência e a correta utilização da mão de obra para seu reaproveitamento e tratamento. Qualquer tecnologia de tratamento do lixo orgânico deve ser analisada por cada município, sendo esta uma decisão de utilidade pública. A comprovação da existência real da tecnologia já em funcionamento no Brasil reduz em grande

e com menor custo, e de comprovada existência no Brasil de acordo com a legislação vigente. Qualquer escolha fora desses parâmetros deve ser justificada por seu gestor. A utilização de tecnologias não adequadas pode acarretar problemas de difícil reparação para seu município e municípios vizinhos. O destino do lixo orgânico é de responsabilidade de todos!!

Diretor de Redação Tomás Pereira (RMT/RS3568) redacao@diariodc.com.br Diretor Executivo Henrique Teles administrativo@diariodc.com.br

(*) Katia Maraschi é economista, especialista em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela Univali. katia@ kmassessoria.com.br

3349-2160

47

Rua Benjamin Franklin Pereira, 145 CEP 88304-070

Itajaí |SC | Brasil


geral

7 a 10 mar 2014

BOM EXEMPLO

Construtora armazena água da chuva em todos prédios Todos os prédios da FG, como o Alameda Jardins, possuem reservatório de água

Baln. Camboriú – A percepção da necessidade do uso consciente da água torna-se ainda mais evidente em períodos como o verão, época em que o consumo aumenta. Novas construções antevêem esse risco e planejam cisternas para reservar água da chuva. É o caso de todos os edifícios da FG Empreendimentos.

A construtora determinou que todas as obras possuam esse sistema, dos prédios já entregues aqueles em construção. Com isso, atualmente a empresa consegue armazenar 500 mil litros, no total, e a água captada é utilizada para limpeza, lavação de garagens e veículos, jardinagem e até em banheiros das áreas comuns. O coordenador de projetos da FG Empreendimentos, Ademar Heinig, comenta que existe a alternativa de tratamento dessa água para outras utilizações, dependendo da necessidade. “A importância de todo esse processo converge em vários fatores: economia, sustentabilidade e auxílio na preservação do meio ambiente são alguns deles”, define.

ÁREAS SOCIAIS Itapema

aplica acima do que a lei exige

Itapema - A Secretaria de Finanças de Itapema promoveu audiência pública para prestação de contas, referente ao terceiro quadrimestre de 2013. Os trabalhos foram apresentados pelo secretário de Finanças, Valton Luiz Aragão, e contou com a presença dos vereadores Fabricio Lazzari, Vanio Cesar Vieira e Wanderlei Dias, além de representantes da comunidade. Aragão enfatizou a importância da realização da audiência pública. “Mesmo se tratando de uma exigência da legislação, esta também é uma grande oportunidade para que a população acompanhe em detalhes o desempenho econômico-financeiro do Município”. Ele destacou os investimentos em áreas primordiais.

“Na área da saúde, enquanto a lei determina percentual mínimo de aplicação de 15%, nossos investimentos foram de 18,56%. Em educação, em que o mínimo é de 25%, chegamos a 29,37%. Também foram aplicados 91,25% dos recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais do magistério, enquanto o mínimo exigido é de 60%”, revelou. Por fim, mostrou o cumprimento dos percentuais para despesas com pessoal do Executivo e Legislativo, dentro dos limites legais de 54% e 6%, respectivamente. “Isso demonstra todo o planejamento e a responsabilidade da atual administração em garantir o pleno desenvolvimento da cidade”, enfatizou o secretário Valton Aragão.

7

Quase 7 mil chegam a Porto Belo até domingo

CRUZEIROS Porto Belo - Os transatlânticos movimentam março em Porto Belo. Na quarta-feira de cinzas, o navio Seven Seas Mariner atracou com 700 passageiros. Ontem, o Grand Celebration retornou à cidade com mais 1.896 visitantes. No domingo, chega pela primeira vez à Capital Catarinense dos Transatlântico o MSC Preziosa, um dos mais novos gigantes dos mares, com capacidade para 4.345 pessoas. Nesses três dias, desembarcarão no píer municipal quase 7 mil turistas, 20% do total previsto para a temporada 2013\2014. Os turistas têm à disposição informações turísticas, apresentações culturais e feira de artesanato. Além disso, há possibilidade de fazer passeios de barco até a Ilha João da Cunha e outras praias com os barcos da Associação de Pescadores de Porto Belo. O prefeito Evaldo Guerreiro (PT) destaca o trabalho do município para conquistar novas parcerias

CIGARRO?

Depois do novo píer turístico, Porto Belo agora busca o alfandegamento com as operadoras de navios. “Conseguimos o título de primeiro porto turístico do Brasil, em dezembro, e agora estamos lutando para finalizar o processo de alfandegamento do píer”, revela. Dados de 2012 apontam

que aproximadamente 118 navios passam pela costa catarinense sem realizar escalas. Obter o alfandegamento para Porto Belo abre as portas de um mercado de R$ 50 milhões anuais. Atualmente, os navios que trafegam em águas

internacionais necessitam passar por procedimento de nacionalização no porto de Imbituba, ao Sul, o que onera os custos para as companhias operadoras e atrasa o tempo de estada dos visitantes em Porto Belo.

UDESC oferece tratamento gratuito

Baln. Camboriú - O programa de extensão Inspirar, oferece tratamento fisioterapêutico gratuito a pessoas com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), um mal comum em fumantes, que traz problemas mesmo depois que a pessoa deixa o cigarro.

O atendimento é realizado no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, na Udesc Coqueiros, Florianópolis. O objetivo do projeto é atender pacientes com DPOC utilizando um programa de treinamento de respiração diafragmática eficaz e prático de ser rea-

lizado. Os pacientes passam por uma avaliação inicial em que são submetidos à prova de função pulmonar e muscular, avaliação postural, da mobilidade diafragmática, do nível de atividade física de vida diária. O programa de treinamento é realizado em três sessões semanais de apro-

ximadamente 60 minutos cada. As sessões mantêm o pulmão sem secreção pulmonar, evitando a instalação de pneumonias de repetição e consequentemente a internação.

Informações: (48) 33218602 ou e-mail elaine.paulin@udesc.br.


8

cultura

7 a 10 mar 2014

CINERAMA.BC

Neste ano, encontro viabiliza produções de Brasil e Bélgica Baln. Camboriú - A Bélgica é um dos mais importantes coprodutores de cinema na Europa. Por ano, mais de € 6 milhões são investidos em filmes pelas agências Wallimage e Bruxellimage e mais de € 5 milhões pela agência Screen Flanders. No início de abril, produtores brasileiros terão a chance de encontrar 10 produt or e s belgas

no Brasil, durante o Encontro de Co-produção Brasil-Bélgica, inserido na quarta edição do Cinerama.BC, Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, que será realizado de 8 a 13 de abril. Os interessados em conhecer e apresentar projetos para os belgas no encontro promovido pelo Festival podem se inscrever no site do Cinerama.BC (www.cineramabc. com.br) até dia 11 de março, terça.

Produções

“A intenção deste encontro é promover a troca de experiências e oportunidades de negócios em coprodução”, afirma André Gevaerd, fundador do Festival e idealizador do encontro. A política de coproduções belga é responsável por sucessos como os dois indicados ao Oscar: “Ernest et Clementine”, de Stéphane Aubier, Vincent Patar e Benjamin Renner, e “The Broken Circle Breakdown”, de Felix Van Groeningen, além de sucessos como o filme “A Espuma dos Dias”, de Michel Gondry; “Minuscule”, de Thomas Szabo, e Hélène Grimaud, “Asterix e Obelix”, de Laurent Tirard, “O Menino na Bicicleta”, de Jean-Pierre e Luc Dardenne, “Potiche” de François Ozon, “A Procura de Eric”, de Ken Loach.

Interesse

A posição geográfica, a formação cultural, a variedade de etnias e os idiomas são fatores determinantes para que o País esteja sem-

MAIS CINEMA

O evento de Baln. Camboriú vai colocar cineastas brasileiros e belgas em contato, o que pode trazer grandes benefícios à arte brasileira

pre atuando em filmes reconhecidos em todo o mundo. A primeira coprodução Brasil–Bélgica chega aos cinemas de quatro cidades belgas neste mês. O filme “A Pelada”, do diretor brasileiro Damien Chemin, foi realizado pela empresa belga Tarantula Belgique e pela brasileira WG Produções. Diz o diretor: “O filme aborda relações universais relacionadas às relações de casais. É isto que trouxe o interesse dos produtores Belgas para um filme feito inteiramente no Brasil”.

Visibilidade

Ao longo de três dias, produtores e diretores brasileiros terão a oportunidade de apresentar projetos em desenvolvimento a produtores da Bélgica. “Encontros assim são práticas comuns em grandes eventos como Cannes e Berlim. Estamos apostando neste modelo no Cinerama.BC para fomentar as produções brasileiras”, explica André Gevaerd. Reservado para até 20 produtores e diretores dos dois países, o encontro dá visibilidade a projetos para lançamen-

tos no cinema ou na televisão, séries ou telefilme. A seleção dos projetos que participam do encontro dará prioridade aos que já tenham investimento inicial garantido. “Mas todos os interessados devem se inscrever, já que boas ideias sempre tem chances de seleção”, completa.

O Festival

O Cinerama.BC é realizado há quatro anos em Baln. Camburiú. De formato enxuto, exibe oito dos melhores filmes lançados no mundo e que estreiam no País e na América Latina. O evento conta com apoio da Ancine (Agência Nacional do Cinema), Cinema do Brasil, Ministério da Cultura, Consulado Geral da Bélgica no Brasil, Wallonie Bruxelles Image, Flanders Image, Governo do Estado de Santa Catarina e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura e Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, junto à Fundação Cultural de Balneário Camboriú e à Secretaria de Turismo.

Navegantes terá sessões infantis e para adultos

Navegantes - O Instituto Caracol realiza este mês sessões de cinema no Cine Clube Divineia. As sessões serão realizadas às segundas, terças e quartas feiras, em período matuti-

no e vespertino, com programação elaborada para o público infanto juvenil. Às quintas feiras acontecerão exibições noturnas, às 19h, para público adulto. As escolas pode-

rão realizar visitas para as sessões com agendamento prévio de 48 horas. Em março, tem carnaval e dia nacional da poesia. Nesse misto de arte/alegria, é que o Instituto Ca-

racol convida a para sessões de cinema e leitura de poemas. Na sexta feira, 14 de março, Dia Nacional da Poesia, serão apresentados filmes que abordam a poética de alguns dos mais importantes nomes da literatura brasileira. Serão exibidos vários filmes da Programadora Brasil, desde os clássicos aos mais atuais, com sessões de três filmes por dia com aproximadamente 40 minutos de exibição. O Cineclube Divineia do Instituto Caracol fica na Av. João Sacavém, 160, Centro, Navegantes.

Sessões: 9h às 10h /10h às 11h / 14h às 15h /15h às 16h 16h às 17h Nas quintas- feiras, sessões para adultos às 19h Entrada gratuita. Informações: 3319 1391 ou cultura@institutocaracol.org.br


educação

7 a 10 mar 2014

HISTÓRIA

9

Escolas já podem agendar visitação

Itajaí - As escolas públicas e privadas de Itajaí, do ensino infantil ao superior, já podem agendar visitas para participar do programa de Educação Patrimonial. Os alunos podem conhecer de perto o arquivo do Centro de Documentação e Memória Histórica, além das unidades museológicas da cidade: O Museu Etno-Arqueológico e o Museu Histórico de Itajaí. As escolas que tiverem interesse em aderir ao programa, devem agendar as visitas através dos telefones das respectivas unidades. Itajaí é uma das poucas cidades de SC com uma unidade museológica temática sobre etnografia e arqueologia, além de possuir um la-

boratório de arqueologia com acervo e equipamentos para estudo, espaços de reserva técnica, área de atividades para educação patrimonial e diversas exposições. O Museu Etno-Arqueológico foi inaugurado em 25 de junho de 2010 para proteger, pesquisar e difundir a cul-

tura das populações que povoaram as áreas rurais de Itajaí e região. O Museu está localizado na Av. Itaipava, 3901 – Bairro Itaipava. O horário de atendimento é de terça a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados e domingos, das 14h às 18h. Contato: (47) 33465715.

Senac e Sincadi formam novos profissionais QUALIFICAÇÃO

Itajaí - O setor atacadista distribuidor cresceu muito nos últimos anos no Brasil. Em 2013, por exemplo, foi registrado um crescimento de 4,2%, segundo a Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), com informações de um levantamento da Fundação Instituto de Administração. Com isso, como em diversas áreas da economia, faltam profissionais qualificados. Desde 2012, o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Itajaí e região (Sincadi), em parceria com o Senac, iniciou um programa para capacitar os interessados em atuar nesse segmento. Nesta sexta-feira, 07, às 20h, cerca de 40 alunos irão receber o certificado, na sede da Intersindical Patronal de Itajaí. Os cursos foram divididos em duas modalidades: três estavam voltados aos colaboradores de empresas parceiras: separação e conferência de mercadorias para o setor

atacadista; práticas organizacionais; e liderança e Operação de Telemarketing. Outro curso foi para auxiliar de operações em logística, com a intenção de qualificar os profissionais que ainda estão fora do mercado de trabalho na área atacadista. Os cursos iniciaram em junho e terminaram em setembro do ano passado e a maioria dos formandos já trabalha no segmento. “Essa é a etapa inicial de um grande projeto que o setor atacadista, através do Sincadi, vem desenvolvendo, com objetivo de melhorar a qualidade de prestação de serviço. Com isso, surgirão várias necessidades de qualificação e aperfeiçoamento para o setor, todas detectadas pelas empresas juntamente com o sindicato atacadista, e o Senac estará ao lado para assegurar este desenvolvimento”, enfatiza o diretor do Senac de Itajaí, Laerson Batista da Costa. O programa Senac de

Gratuidade também será apresentado aos participantes. Serão mais quatro cursos com previsão de iniciar em maio deste ano: ajudante de carga e descarga; representante comercial, promotor de vendas e auxiliar de operações em logística. Para o presidente do Sincadi, Amarildo José da Silva, essa é uma iniciativa que é necessária para o segmento, que necessita de trabalhadores capacitados. “A importância da formação técnica profissional no segmento atacadista e distribuidor vem de encontro aos objetivos estratégicos além de institucionais do nosso Sindicato. Outro fator importante deste programa é de também investir na qualificação dos colaboradores que já atuam em empresas, para gerar ganhos de produtividade para a melhoria da cadeia de distribuição”, explica Amarildo Silva.

Histórico O Programa de Educação Patrimonial da Fundação Genésio Miranda Lins contempla as atividades realizadas no Centro de Documentação e Memória Histórica, conhecido como Arquivo Público de Itajaí,

com a participação de todas as escolas do município, além de atender a toda comunidade. Solicitações: (47) 3348-1886. As ações pedagógicas desenvolvidas oportunizam novos métodos para a produção de material escolar

alternativo, assim como a aproximação de grupos variados na Unidade, tornando o indivíduo mais envolvido na história de sua cidade, através dos projetos Compartilhando a história, Trocando experiências e Espaços de memória.

Bolsistas para iniciação científica e de pesquisa

UDESC

Baln. Camboriú A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) iniciou a seleção de bolsistas para o próximo período do Programa Institucional de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIC&DTI) e do Programa de Iniciação à Pesquisa (Pipes), sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Em ambos os casos, as direções de Pesquisa e Pós-Graduação dos centros de ensino da Udesc precisarão enviar os projetos inscritos, as aprovações deles e a planilha geral de propostas até 30 de abril. Com valor de R$ 400 e carga de 20 horas semanais, as bolsas dos editais terão vigência de 12 meses a partir de 1º de agosto. O coordenador de Pesquisa da Udesc, Milton Cinelli, destaca que os acadêmicos selecionados para essas bolsas participam ativamente dos grupos de pesquisa da instituição. “Se for mantido o número de cotas de bolsa do atual período, 2013-2014,

teremos 382 bolsas pelo PIC&DTI, enquanto o Pipes oferecerá três para cada curso da Udesc que ainda não conta com pós-graduação stricto sensu”, explica. Os centros de ensino receberão dois terços das cotas pelos programas de bolsas de Iniciação Científica (Probic) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológi-

co e Inovação (Probiti), da Udesc. Os candidatos a bolsistas somente poderão se inscrever depois que a seleção dos professores orientadores for realizada. Os estudantes precisam atender a cinco critérios, como matrícula regular, ausência de vínculo empregatício e cadastro no grupo de pesquisa.


publicações legais 14 10 segurança

7 5a a107 mar 2014

SEGURANÇA

Porto Belo melhora iluminação pública

RICK OUTRA VEZ

Cão farejador encontra mais 180 kg de cocaína e crack Baln. Camboriú - Por volta das 9h de ontem, durante diligência realizada no estação rodoviária de Baln. Camboriú com o auxílio do cão farejador “Rick”, policiais federais apreenderam aproximadamente 180 quilos de cocaína e crack. A mercadoria estava muito bem acondicionada de forma oculta em sacolas amarradas no chassi de ônibus proveniente de Assunção, no Paraguai, com destino a Florianópolis. Após vistoria no ônibus, o cão detectou substância suspeita embaixo do veículo, o que levou os policiais a evitarem que o veículo abordado não mais deixasse o local. Considerando as circunstâncias do acondicionamento e transporte da substância entorpecente, foi dada voz de prisão aos dois motoristas do ônibus, ambos de nacionalidade paraguaia. Junto com o ônibus e a substância apreendida, eles foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal de Itajaí, onde foram autuados pelo crime de tráfico internacional

Cão farejador Rick volta a mostrar sua importância na rodoviária de BC de drogas. Em seguida, ambos foram encaminhados ao Presídio de Canhanduba, também em Itajaí, permanecendo á disposição da Justiça Federal.

Prefeito Evaldo observa explicação sobre a iluminação Porto Belo - O prefeito vistoriou as ruas para levanEvaldo Guerreiro (PT) acom- tar os custos da melhoria, que panhou na manhã de ontem a serão pagas pela prefeitura. vistoria da Celesc (Centrais O projeto de ampliação será Elétricas de Santa Catarina) entregue nas próximas semanas ruas Abdnago Lemos nas. Corrêa e São Paulo. Na semana passada, o A visita é o primeiro pas- prefeito já havia autorizado so para a ampliação da rede o pagamento da extensão de de iluminação pública nas rede nas proximidades da cavias do loteamento Jardim pela Sagrada Família e da esDourado, no bairro Perequê. cola Olinda Peixoto. A ação A ação é uma das medidas possibilita mais segurança para garantir segurança pú- aos moradores e pedestres blica à comunidade. Por isso, que utilizam a via durante o a visita foi acompanhada por período da noite. 47 Monitoramento moradores do bairro. A extensão da rede é O prefeito também enuma das reivindicações da caminhou em fevereiro a reunião com os delegados ampliação da sala de monido Orçamento Participativo, toramento do posto de Polícia realizada no final de feverei- Militar do bairro Vila Nova. ro. Um engenheiro da Celesc “Com o novo modelo de câ-

Assine o

3349-2160

meras de monitoramento, precisaremos reformar o espaço para colocação de novas telas de led para o acompanhamento e também do servidor que vai armazenar as imagens captadas nas nossas ruas”, explicou. A previsão é que sejam instaladas dez câmeras de monitoramento em Porto Belo entre o final deste mês e o começo de abril. “A prefeitura já depositou os recursos para a aquisição dos equipamentos e vamos ajudar na ampliação da sala. Temos feito tudo que está ao alcance do Poder Público para garantir segurança aos nossos moradores e visitantes”, ressaltou Evaldo Guerreiro. REPÚBLICA

FEDERATIVA DO BRASIL

ESTADO DE SANTA CATARINA – COMARCA DE Camboriú

TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS DE TÍTULOS DE CAMBORIÚ SIMONE VIEGAS DA CUNHA CESAR - Tabeliã Horário do Expediente: Das 08:00 às 18:00 Rua José Francisco Bernardes, 149, Sl 03 e 04, Centro, Camboriú/SC- Fone/Fax - 47 3365-4336 / 47 3365-5177, CEP: 88.340-233

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE PROTESTOS SIMONE VIEGAS DA CUNHA CESAR, Tabeliã do TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS DE TÍTULOS DE CAMBORIÚ, no endereço acima, com base na Lei 9.492, art. 15, de 10.09.1997, faz saber, na forma da Lei, que se encontram em seu Cartório, créditos de terceiros, para serem protestados contra os responsáveis ora convocados por Edital, por apresentarem domicílio ou residência em endereço localizado fora da competência territorial deste Cartório; ou, depois de procurado pessoalmente no endereço fornecido pelo apresentante, estarem ausentes ou declarados desconhecidos no mesmo; ou ser sua localização ignorada; ou não ter sido facilitado acesso aos mesmos; ou por constatação de endereço inexistente; e/ou por ninguém se dispor a receber a intimação no endereço indicado, esclarecendo que os mesmos poderão resgatar os respectivos títulos, sem protesto, no prazo de 03(três) dias úteis, a partir da presente publicação, de acordo com o art. 12, combinado com o art. 20, da mesma Lei, alegar as razões por escrito por que não o faz ou providenciar a sustação judicial, no mesmo prazo, os seguintes títulos discriminados abaixo: DEVEDOR - CNPJ/CPF/MF

APRESENTANTE - CREDOR

NUMERO - VALOR

ENDERECO/CIDADE

PROT. / VENCIMENTO

66611 - 15/02/2014

CILA DA SILVA BARP - 016.135.229-40

BANCO DO BRASIL - SOUZA E SOUZA COMERCI

3536110/0013 - R$ 200,00

Rua Tereza Evangelista Gonçalves 252-Camboriú

GEDIAO MACEDO DA CRUZ - 070.861.249-07

ITAU UNIBANCO SA - AUTONOVA COM VEICULOS LTDA

608 - R$ 1.100,00

RUA RIO CANOINHAS 153-CAMBORIU

66593 - 12/02/2014

GRAZIELI MARIA DA CRUZ - 036.354.649-96

CAIXA ECONOMICA FEDERAL- CAMBORIÚ - VIDRACARIA PRIMOS LTDA P15067/1479 - R$ 390,00

Rua Figueiras 711-Camboriú

66634 - 08/02/2014

LEONE ASTROGILDO NOVINSKI - 243.123.559-91

BANCO DO BRASIL - TAMOYO COMERCIO FERRAMENTAS FERRAGENS 30 2 184713-4 - R$ 467,47 ARTIG MARC

Rua Monte Sajama -Camboriú

66713 - 21/02/2014

LEONE ASTROGILDO NOVINSKI - 243.123.559-91

BANCO DO BRASIL - TAMOYO COMERCIO FERRAMENTAS FERRAGENS 30 2 189558-3 - R$ 318,33 ARTIG MARC

Rua Monte Sajama -Camboriú

66714 - 21/02/2014

M2 TINTAS E REVESTIMENTOS LTDA - 10.512.495/0001-91

BANCO DO BRASIL - MINERAÇAO RIO BRANCO DO SUL LTDA

Rua Bento Eloi Garcia 162-Camboriú

66739 - 20/02/2014

SIMONE VIEGAS DA CUNHA CESAR - Tabeliã

10119/3/2/ - R$ 576,80

Camboriú - SC, 07/03/2014


7 a 10 mar 2014

economia

07Mar14

11


variedades

12

7 a 10 mar 2014

Horóscopo

Cinemas

Áries (21 mar. a 20 abr.) A Lua em Touro favorece a praticidade e a persistência nos assuntos financeiros; para tanto é urgente aceitar regras e limites dados por clientes, sócios e até o cônjuge. Vá acabando com suas dívidas, na medida do possível. Não deixe tarefas penduradas. Afastamento amoroso.

Libra (23 set. a 22 out.) Incer tezas e pensamentos sombrios sobre sua capacidade e talentos a vista, espante esses fantasmas: todo mundo tem um dom, descubra o seu e faça um mundo com ele. Viagens e distanciamento de alguém que oferece abrigo pode pesar nas decisões, repense.

Touro (21 abr. a 20 mai.) Com a Lua ainda em seu signo, preser ve sua intimidade e seu tempo, relegando atividades conjuntas para outro dia - e sendo possível ficar mais só, vá firme! Pessoas próximas estão mais frias, e pouco amigáveis. O que salva é a vibração de confiança pessoal enviada por Júpiter.

Escorpião (23 out. a 21 nov.) Os próximos meses serão de revisões e é possível que tenha de voltar atrás em alguma decisão; não é humilhação repensar e sim insistir no erro. A Lua em Touro atrai você para relacionamentos românticos e sensuais, mas seu temor de ser rejeitado atrapalha.

Gêmeos (21 mai. a 20 jun.) Um dia mais promissor pra você: há desenvoltura social e rapidez mental, e apoios amigos chegam sem esforço. Cuide de estudar bem um assunto antes de falar sobre ele, pois hoje todo mundo quer tudo bem fundamentado e explicadinho! O amor flui melhor. Câncer (21 jun. a 21 jul.) Clima astral per feito para os criativos cancerianos darem um show de sensibilidade! Você também saberá atender as demandas da equipe, contornando embates com chefes. Momento de expansão pessoal, reconhecimento e destaque. Amigos e amores reforçam bem estar. Leão (22 jul. a 22 ago.) Tensões entre Lua e Saturno impõem escolhas realistas no âmbito familiar e profissional. Talvez seu coração esteja aflito, mas não há tempo nem clima para você dar vazão a isso. Adie encontros sociais e profissionais impor tantes. Atração amorosa, novidades. Virgem (23 ago. a 22 set.) Dia de decisões impor tantes, o tempo está acabando para dar um passo mais alentado - viagens, estudos, escritos ou comunicações ligadas a profissão tem muito a ver com isso! Que mais há pra você aguardar? O amor pra valer precisa ser agora vivido com leveza e humor!

Peixes (20 fev. a 20 mar.) Sensível e afinado com o tempo, saberá coordenar super bem os compromissos com as necessidades pessoais e da família. Aposte mais na sua competência, aceitando um desafio. Sem isso, não terá como mensurar sua real capacidade. Amor realista.

© Revistas COQUETEL

Documento em que alguém registra o tratamento desejado caso A letra sofra doença incurável maçônica Garra Lamento

Armas de repetição Grito esotérico

Erva de licores Proteção de janelas Ponto de ultrapassagem na F1

Unidade de medida agrária

Charlie (?): dirigiu e atuou em "O Vagabundo"

Cansado, em inglês

Chapéu, em inglês

Avião em miniatura, de curto alcance

(?) Trotski, revolucionário russo (Hist.)

Shopping Itajaí

Os cinemas permanecem fechados por tempo indeterminado

Previsão do tempo

Itajaí e região

Sexta-feira – O final de semana será de temperaturas amenas e alguma chuva. Nesta sexta, sol entre nuvens e temperatura oscilando entre os 21° e 26° C, mas não deve chover. Sábado – Continua o sol entre nuvens, com previsão de chuvas no amanhecer e início da noite. Temperaturas agradáveis, entre 20° e 24° C.

Além do Horizonte (Globo) LC manda Angelique descobrir o nome do investidor que Tereza pretende colocar na máquina. Ál-

Volt (símbolo) Metade do diâmetro

Produto mais exportado no Império (BR)

Última Viagem a Vegas - Dubl Ate Que A Sorte Nos Separe 2 Robocop - Dubl Sala 1 – 14h20 / 16h40 / 19h00 / 21h20 Sem Escalas - Dubl Sala 2 – 14h30 / 16h40 / 19h00 / 21h10 Avenida Brasil, 1271 - Centro, Baln. Camboriú (47) 3363-1201

Amor à Vida (Globo) Silvia tenta convencer Gabriel a aceitar Felipe em seu consultório. Miss Lauren e Telma implicam com a presença de Felipe. Juliana ouve Jairo falando com Guiomar sobre a conversa com Nando. Clara reclama de Cadu para Helena. Juliana prende Jairo em sua casa. Shirley decide dar uma joia para Selma. Luiza sonha com o concerto de Laerte e Leto. Shirley convida Selma para ficar em sua casa no Rio de Janeiro. Verônica mostra a Laerte anúncios de locais onde podem montar uma escola de música. Um joia some do estojo que será leiloado. Juliana mostra o bracelete para Jairo. Helena vai à casa de Juliana.

Roberta (?), cantora Frasco para azeite

"Metade", em "hemisfério"

D. Maria (?): a Louca (Hist.)

Shopping Atlântico

Domingo – Novamente sol entre nuvens e possibilidades de chuvas no amanhecer e final da tarde. Entre os 19° e 25° C. Segunda-feira – As condições permanecem as mesmas, com sol entre nuvens e temperaturas amenas. Possibilidades de chuva no amanhecer e entardecer. O tempo tende a ficar mais seco a partir do dia 16, no próximo domingo.

Novelas

"(?) killer": criminoso como Jack, o Estripador

Conceito negativo da Ética Sagrado

Objeto coletado pelo catador

300: a Ascensão do Império 14:00 18:50 3D DUB Ação 300: a Ascensão do Império 16:30 21:30 3D LEG Ação Robocop 19:40 22:00 LEG Ação As Aventuras de Peabody e Sherman 13:40 15:40 17:40 3D DUB Animação As Aventuras de Peabody e Sherman 13:20 15:20 17:20 DUB Animação Robocop 19:30 21:50 DUB Ação 300: a Ascensão do Império 14:15 16:45 19:15 21:20 LEG Ação Trapaça 13:30 16:15 19:00 21:40 LEG Drama

Aquário (21 jan. a 19 fev.) Menos exposição e mais alegria e paz pra você, aquariano! Hoje é dia de se resguardar, repondo energias e concentrando forças. E assim é que você escutará melhor as tendências em destaque. Obrigações sociais e profissionais, apenas as urgentes!

Gato, em inglês Otaviano (?), ator

Relação de submissão no feudalismo

Balneário Camboriú Shopping

Capricórnio (22 dez. a 20 jan.) Terá destaque hoje por saber como conjugar interesses opostos. Visão penetrante e necessidade de estudar profundamente algo também fornece segurança a você. E segurança é um tema em alta neste semestre. Bons contatos sociais, amor em fase modesta.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Michel Temer, em relação a Dilma

Ação | 18 Anos | 103 min. Baseado em Xerxes, quadrinhos de Frank Miller, e narrado no estilo visual de tirar o fôlego do megasucesso “300”, o novo capítulo da épica saga leva a ação a um inédito campo de batalha - o mar - à medida que o general grego Themistokles tenta unir a Grécia ao liderar o grupo que mudará o curso da guerra. “300: Rise of an Empire” coloca Themistokles contra as enormes forças Persas, lideradas por Xerxes, um mortal que virou deus, e por Artemesia, uma vingativa comandante da marinha persa. Título Original: 300: Rise of an Empire Elenco: Sullivan Stapleton, Eva Green, Rodrigo Santoro Diretor: Noam Murro

Sagitário (22 nov. a 21 dez.) Na intimidade, com os seus queridos, tudo vai bem - pouco a pouco todos se entendem e tudo se encaixa melhor na família e nos relacionamentos próximos. Vênus abre novas perspectivas no campo social e amoroso, mas elas vem devagar, persista e tenha fé.

www.coquetel.com.br Banda musical e ONG A sobrede valorização da cul- mesa, por tura negra Evento co- seu sabor no Brasil mo a Bienal do Livro

300: a Ascensão do Império

varo pensa em se casar com Inês. Marlon afirma a Celina que fará o que puder para salvá-la. Lili conversa com Guto sobre William. Marcelo implora para Inês ficar com ele durante a noite. LC pede para Thomaz ajudá-lo a interceptar o dinheiro que Tereza pretende receber do investidor. Inês aceita se casar com Álvaro. Tereza leva Orlando para conhecer a máquina da felicidade. Fátima recebe o resultado do exame de DNA e mostra para Kleber. Lili cai numa poça de lama e começa a afundar. Fátima enfrenta Kleber. William salva Lili, e os dois se beijam. Pecado Mortal (Record) Carlão e Patrícia dormem juntos. Picasso vasculha baú e encontra serragem no lugar da cocaína. Otávio fica confuso e diz para Lívia que a droga sumiu. Silvinha encontra Picasso na fazendinha e

fica em pânico. Picasso provoca e Lívia diz saber que foi ele quem a violentou. Otávio diz que irá se vingar pelo que ele fez com ela. Patrícia se diz arrependida por ter dormido com Carlão. Ele tenta convencê-la de que não foi um engano. Ela fala sobre a gravação em que ele aparece esmurrando Baldochi e ele pede a fita. Laura fica desnorteada após encontrar Bernardo, mas decide não contar nada para Gui. Bernardo conversa com Djalma e descobre que Laura trabalha como stripper e enfermeira. Danilo conquista Quina e ameaça unir-se a Tufik para controlar morro de Quim, irritando Dorotéia. Otávio manda que capangas procurem pela cocaína desaparecida. Rebelde (SBT) Vick pergunta a Mia se ela tem certeza que quer se envolver com

Peixe "cascudo" Su-sudeste (abrev.) Deus dos fenícios (Ant.) Os tempos passados Alimento da culinária nordestina

Gastão. Ela responde que ele a ajudará a esquecer de Miguel, embora seu pai se oponha ao relacionamento. Celina fica desconsolada quando Augusto diz a Vick que no final do ano se casará com Carolina. Téo conta a Nico e Miguel que os integrantes da Seita deram um soco no olho do vigia do quarto e, portanto, logo saberão quem é ele. Mas, para azar, todos os alunos, por diferentes motivos, estão com um olho roxo. Leon pede a Mabel que solicite ao colégio uma autorização de saída para Diego, pois vai apresentá-lo a um importante catedrático de uma Universidade na Inglaterra. Ela responde que Diego foi a uma excursão com o pessoal do colégio. Téo, Nico e Miguel, ao descobrirem que Tomás e Giovanni estão com um olho roxo, chegam à conclusão que um deles é o vigia do quarto.

+Filmes +Horários +Preços +Promoções

Destapei "Sem (?)!": nem pensar (pop.)

Abreviação de "risos" na internet

Para melhor atendê-los, informamos que o Arcoplex Itajaí encontra-se em reforma

A água da cachoeira, pela temperatura

arcoplex.com.br www.facebook.com/arcoiriscinemas

Atlântico Shopping 3/cat — hat. 4/baal — leon. 5/acari — tired. 6/serial. 10/afroreggae.

103

Solução C A R N E D E S O L

BANCO


social

7 a 10 mar 2014

13

IMAGECARE

programavips.com

Todas as quintas | 13h | Cobertura Estadual

Ademar Robert

Foi sucesso total o evento náutico Shed Al Mare, ocorrido no sábado de Carnaval dia 3 de março no Caixa D’Aço, em Bombinhas.

A Lança Perfume vai promover um desfile para lançar a nova coleção de inverno. Todas as tendências da próxima estação foram mostradas em um coquetel concorrido na loja da marca na noite de Sexta-Feira.

As arquitetas Aline e Elise, responsáveis pelo projeto da Casa de Caras, vão projetar o maior ambiente da Casa Cor, o Bistrô da Casa. Bacana não é mesmo? Nesse ano, a mostra de arquitetura, paisagismo e decoração que é a mais completa das Américas, será maior do que no ano passado.

Castagnaro, Gabriel Gava e Sabrina Pereira Castagnaro em click de Guilherme Fernandes da IMAGECARE no maravilhoso Carnaval na Shed, em BC

O movimentado aniversário que reuniu nomes expressivos da sociedade regional em torno do empresário Mário Del Monte será meu destaque do programa “Vips & Business”. Domingo às 23h na TV Cultura | TV Panorama. Festa chique!

O MAIOR PROGRAMA DE BOLSAS UNIVERSITÁRIAS DE SANTA CATARINA.

Tayse Valdira Vieira, nutricionista, formada com bolsa do UNIEDU, do Governo do Estado.

Mais de 26 mil alunos beneficiados em 2013.

Conquiste seu futuro com o UNIEDU, o programa de bolsas universitárias do Governo de Santa Catarina.

Cadastro para participar do Programa de Bolsas em www.uniedu.sed.sc.gov.br.


14

segurança

7 a 10 mar 2014

SEGURANÇA

Porto Belo melhora iluminação pública

Prefeito Evaldo observa explicação sobre a iluminação Porto Belo - O prefeito Evaldo Guerreiro (PT) acompanhou na manhã de ontem a vistoria da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) nas ruas Abdnago Lemos Corrêa e São Paulo. A visita é o primeiro passo para a ampliação da rede de iluminação pública nas vias do loteamento Jardim Dourado, no bairro Perequê. A ação é uma das medidas para garantir segurança pública à comunidade. Por isso, a visita foi acompanhada por moradores do bairro. A extensão da rede é uma das reivindicações da reunião com os delegados do Orçamento Participativo, realizada no final de fevereiro. Um engenheiro da Celesc

vistoriou as ruas para levantar os custos da melhoria, que serão pagas pela prefeitura. O projeto de ampliação será entregue nas próximas semanas. Na semana passada, o prefeito já havia autorizado o pagamento da extensão de rede nas proximidades da capela Sagrada Família e da escola Olinda Peixoto. A ação possibilita mais segurança aos moradores e pedestres que utilizam a via durante o período da noite. Monitoramento O prefeito também encaminhou em fevereiro a ampliação da sala de monitoramento do posto de Polícia Militar do bairro Vila Nova. “Com o novo modelo de câ-

meras de monitoramento, precisaremos reformar o espaço para colocação de novas telas de led para o acompanhamento e também do servidor que vai armazenar as imagens captadas nas nossas ruas”, explicou. A previsão é que sejam instaladas dez câmeras de monitoramento em Porto Belo entre o final deste mês e o começo de abril. “A prefeitura já depositou os recursos para a aquisição dos equipamentos e vamos ajudar na ampliação da sala. Temos feito tudo que está ao alcance do Poder Público para garantir segurança aos nossos moradores e visitantes”, ressaltou Evaldo Guerreiro.

RICK OUTRA VEZ

Cão farejador encontra mais 180 kg de cocaína e crack Baln. Camboriú - Por volta das 9h de ontem, durante diligência realizada no estação rodoviária de Baln. Camboriú com o auxílio do cão farejador “Rick”, policiais federais apreenderam aproximadamente 180 quilos de cocaína e crack. A mercadoria estava muito bem acondicionada de forma oculta em sacolas amarradas no chassi de ônibus proveniente de Assunção, no Paraguai, com destino a Florianópolis. Após vistoria no ônibus, o cão detectou substância suspeita embaixo do veículo, o que levou os policiais a evitarem que o veículo abordado não mais deixasse o local. Considerando as circunstâncias do acondicionamento e transporte da substância entorpecente, foi dada voz de prisão aos dois motoristas do ônibus, ambos de nacionalidade paraguaia. Junto com o ônibus e a substância apreendida, eles foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal de Itajaí, onde foram autuados pelo crime de tráfico internacional

Cão farejador Rick volta a mostrar sua importância na rodoviária de BC de drogas. Em seguida, ambos foram encaminhados ao Presídio de Canhanduba, também em Itajaí, permanecendo á disposição da Justiça Federal.


esportes

7 a 10 mar 2014

CATARINENSE Itajaí - No próximo domingo, às 16h00, o Marcílio Dias entra em campo contra o Avaí, em Itajaí. A partida é vista com grande expectativa, tendo em vista que o rubro-anil venceu a equipe da Capital na primeira fase. Além disso, há a expectativa de começar com seis pontos e afastar-se cada vez mais da zona de rebaixamento. E depois da vitória na primeira rodada, a diretoria voltou a apresentar novas contratações. Depois apresentação de reforços na semana passada, entre eles o atacante Jones, que estreou

15

Marcílio Dias enfrenta o Avaí com reforço contra o Atlético de Ibirama e fez um gol, o Marinheiro continuou se reforçando para a sequência do hexagonal do Campeonato Catarinense. Desta vez, o Cílio apresentou o volante Bruno, de 26 anos. O jogador veio do Novo Hamburgo, do Rio Grande do Sul, que disputa a elite do futebol gaúcho. O jogador Natural de Sorocaba (SP), o atleta começou no Atlético Sorocaba. Ainda na base, passou pelo Vitória (BA) e ficou por oito anos no São Paulo, onde

DECISÃO

Futebol de Areia chega à fase final Baln. Camboriú - O Campeonato de Futebol de Areia, organizado pela Liga Balnear de Futebol Amador e Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC) chega a sua fase final neste fim de semana. Os jogos terão inicio às 20h e serão realizados na Praia Central. Hoje no campo próximo à Praça Almirante Tamandaré acontece o campeonato principal que está na sua 50º edição, e no sábado os jogos do campeonato paralelo, acontecem entre as Ruas 2400 e 2500. Na competição principal as equipes Mobby Dick e Goiá se enfrentam nas categorias Master e Sênior, seguidos pelo confronto de Mobby Dick e Baleia na categoria Oficial. No sábado, o campeonato paralelo que esta na sua 33º edição, terá os times Focas e Badejus na categoria dos Veteranos, e Badejus enfrentando Marasmo na categoria Novos.

DIVULGAÇÃO/DDC

Volante Bruno, de 26 anos, é a novidade

também atuou como profissional. Depois de passagens por outros clubes do país, ele se transferiu para o exterior, para jogar no futebol do Azerbaijão. De volta ao Brasil, o atleta disputou o Campeonato Catarinense do ano passado pelo Atlético de Ibirama antes de chegar ao Novo Hamburgo. Ingressos promocionais A diretoria do Marcílio Dias está apostando novamente na força da torcida. Por isso, a partir de hoje os ingressos pro-

EM PENHA

Quartas-de-final do Futebol de Areia neste fim de semana Penha - O 5º Campeonato Intermunicipal de Beach Soccer de Penha chegou à fase de quartas de final. Nesta sexta-feira e sábado, 7 e 8, as oito melhores equipes da competição irão se enfrentar em confrontos que decidirão as semifinais. Na Arena Esportiva Praia Alegre, Beira Mar/Provesi /Arena Society e W.O fazem o primeiro jogo às 20h de amanhã, 7. Às 20h45, Conceição/Ducamar e Albatroz decidem a segunda vaga. Os vencedores conhecerão seus adversários no dia seguinte. No sábado, às 20h, União Esportiva e Birosca entram na Arena. O vencedor jogará contra o ganhador do primeiro jogo de sexta, 7. Às 20h45, Gambazera e Beira Mar/Provesi/Djonokonoko disputam a outra vaga. As semifinais estão marcadas para serem disputadas no dia 15. “Após 24 jogos que valeram a classificação, chegamos ao momento de decisão. Não há vantagem e somente os vencedores avançam”, definiu o superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Luizinho Américo. Organizada pela FME, a competição pagará a premiação de R$ 1.200 (campeão), R$ 800 (vice) e R$ 400 (terceiro). A competição integra o Circuito Municipal de Verão, que também conta com o Futebol de Trios e Beach Soccer sub-16.

mocionais estarão mais uma vez à disposição dos torcedores na secretária do clube, localizada no Estádio Dr. Hercílio Luz. Os ingressos serão vendidos pela metade do preço até às 12h deste sábado, dia 8. Assim, a arquibancada descoberta custa R$ 20, a coberta R$ 30 e a cadeira R$ 50. No dia da partida, os valores serão alterados: R$ 40 na descoberta, R$ 60 na coberta e R$ 100 na cadeira. A promoção não é acumulativa para quem já tem o direito à meia-entrada.

NO RS

Atletas de Camboriú se destacam no Levantamento de Peso Camboriú - Os atletas de Camboriú, Cícero da Silva, Grazielle da Silva e Paulo Roberto Bastos foram os grandes destaques da 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso, em Caxias do Sul (RS). Cícero, Grazielle e Paulo foram os melhores em suas respectivas categorias e fazem parte da Associação Catarinense de Esportes de Força e representaram Camboriú na serra gaúcha. O atleta Cícero da Silva foi o grande campeão na categoria Open Supino, com 215 kg e na Open Supino Repetição, realizando 41 repetições. Além desses títulos, Cícero foi premiado como o Melhor Supino da competição, Maior Supino e Maior Supino Repetição. Já Grazielle da Silva ficou com o 1° lugar na categoria Open Terra, com 130 kg. Com este resultado, ela é a nova recordista brasileira entre as mulheres com no máximo 52 kg. Outro atleta de Camboriú que teve destaque foi Paulo Roberto Bastos, que foi campeão na categoria Teen Supino, com 160 kg, se tornando o novo recordista brasileiro entre os atletas com no máximo 90 kg. Além desses prêmios, Paulo ganhou o Supino Repetição e foi o primeiro colocado na categoria Júnior, onde também venceu o Supino Repetição.


7 a 10 mar 2014

Itajaí terá representantes nos Jogos Sul-Americanos

esportes

NO CHILE

DIVULGAÇÃO/DDC

Bruno Santanna e Marcos Daniel treinam no Itamirim Clube de Campo Itajaí – Começa nesta sexta-feira, 07, em Santiago, no Chile, os Jogos Sul-Americanos 2014. O Brasil estará presente com 481 atletas, em 41 modalidades, e a equipe de tênis contará com três representantes do tênis de Itajaí, enquanto o handebol terá um representante. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vai utilizar a competição, que termina dia

18 de março e reúne atletas de 14 países, como a primeira experiência de formação da delegação que disputará os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Os atletas que treinam na cidade estão na equipe masculina do Brasil. O principal destaque é Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, que tem no currículo as medalhas de prata em simples e bronze

nas duplas mistas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011. O outro tenista da equipe de Itajaí na competição é Bruno Sant’anna. “Fiquei muito feliz com o convite. Estou confiante, jogando bem, e tentarei fazer o melhor para representar o Brasil”, destaca Sant’anna. O terceiro tenista da equipe é Fabiano de Paula. O grupo será acompa-

nhado pelo técnico Marcos Daniel, que já figurou entre os 60 melhores tenistas do mundo e competiu nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, e nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. “Será minha primeira experiência como treinador da equipe do Brasil. Temos um bom time e acredito que Argentina e Chile serão nossos principais adversários. O objetivo é trazer medalhas para o país, quem sabe até algumas de ouro”, ressalta Daniel. O time feminino será formado por Gabriela Cé, Paula Gonçalves e Laura Pigossi, acompanhadas pela treinadora Carla Tiene. Os Jogos Sul-Americanos de Santiago terão as disputas do tênis em chaves de simples, duplas e duplas mistas,

seguindo o programa utilizado nos Jogos Olímpicos e nos Jogos Pan-Americanos. As partidas da modalidade acontecem entre os dias 10 e 16 deste mês.

Handebol

O atleta de Itajaí Arthur Patrianova está na delegação da Seleção Brasileira Masculina de Handebol que viaja para o Chile tentando manter o título dos Jogos Sul-Americanos. Na edição de 2010, em Medellin, na Colômbia, a equipe foi soberana e venceu a Argentina na final. Atualmente no Naturhouse La Rioja, da Espanha, Patrianova começou nas escolinhas do município e hoje é um

dos grandes nomes da equipe comandada por Jordi Ribera. O handebol terá como sede a cidade de Viña del Mar, no litoral chileno. Os Jogos Sul-Americanos serão realizados de 07 a 18 de março e irão reunir 14 países, para a disputa de 43 modalidades.

10%

É INVESTIMENTO QUE GERA RESULTADO

de desconto até 15 de março

10x

Itajaí é um lugar bom para se viver, se investir e se divertir, mas para que a cidade continue crescendo, é preciso estar em dia com o município. O IPTU é uma forma de contribuição feita pelo cidadão, revertida em investimento para a cidade que volta em benefícios para você.

ESCOLA MUNICIPAL MELVIN JONES - CORDEIROS

Confira no site www.itajai.sc.gov.br os pontos de distribuição dos carnês e retire o seu até o dia 15 de março. Se preferir, você também pode imprimir o boleto online.

Se você pagou o IPTU 2013 em dia, neste ano você já receberá seu carnê com 10% de desconto.

Rua Alberto Werner, 100 Vila Operária 47 3341.6000 www.itajai.sc.gov.br

SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA

1º vencimento em 15 de março

CRECHE LOTEAMENTO SANTA REGINA


7314