Page 1

Viva a Primavera

Este “Lápis Afiado” é o jornal n.º 29 da Biblioteca Oureana, a funcionar na EB1 de Ourém n.º1. Elaborado a partir das vivências, de toda a comunidade educativa, ao longo do 2º período.

No próximo trimestre o “Lápis

afiado”

vai voltar com mais novidades.


2-Lápis Afiado

EDITORIAL Caros leitores: Estimados leitores e amiguinhos: Estamos a chegar à Páscoa, final de mais uma etapa escolar, o segundo período. É também a época em que se comemora a morte e o renascimento de Jesus Cristo, a sua ressurreição, que aconteceu três dias após a sua crucificação. Nesta edição do nosso jornal “O Lápis Afiado”, encontram-se algumas das muitas actividades desenvolvidas pelos alunos desta escola, realizadas com a dedicação de todos os intervenientes, ao longo deste segundo período. Não poderei deixar de agradecer aos Pais/Encarregados de Educação, Associação de Pais da EB1 de Ourém nº 1, Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Ourém Viva, PSP de Ourém, Centro de Saúde, turma de animação da EPO, turma CEFAC Conde Ourém, Ourearte, Direcção do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém e a todos os outros intervenientes que colaboraram connosco na realização destas actividades, que só assim, se conseguiram concretizar. A todos os colegas docentes, equipa da Biblioteca Oureana e assistentes operacionais agradeço o empenho com que realizaram as suas funções, ao longo deste período. A todos os alunos que frequentam a nossa escola, cheiinhos de vontade para umas merecidas férias, desejo uma Boa Páscoa com muitos ovinhos de chocolate, cuidado com os dentes! Para todos, votos sinceros de uma Feliz Páscoa. O Coordenador de Escola _______________________________________O Coordenador de Estabelecimento (João Manuel Freire Mafra)

SUMÁRIO Editorial ….….………………………………………………..…..….…... 2

Uma aventura Literária 2011 ……………………………. 7

Sumário ….…….………………………..………………..……..……..... 2

O Carnaval ……………………………………………………….. 7

Notícias ……......…….….…….…………..……………….….............. 3

Nós e o simulacro…...…………………...……………..... ...7

Dia Aberto do Desporto Escolar …………….……………….….. 3

Fazer poesia a brincar

As Janeiras….…………………………………………..…..…..……..... 4

Vamos reciclar...………………………...…………..………..…9

A nossa visita de estudo ………... ……..…..……..………….......4

Visita à Quercus ……………………………………………….. 9

...……………….…………………………..………. 4

Semana da leitura e das Florestas CM. …..……..….. 9

Notícias do 1º B

―Cantagalo‖ .…………………………….………...….………....……… 5 A Foca Faustina …………………..……………………….………..…. 5 Acróstico ……...………… ………………...…………………………..... 5 Semana da leitura ……………………………………………………… 6 Uma escola, um espaço de leitura e prazer ………………… 6

…………………….……..……….. 8

Semana da leitura e das Florestas CM. …..……..….10 A floresta do 2º B …………………..……….……………..…10 O gato das Botas‖ .………….…………………………….…..11 Festival da Primavera ……..….……….……………..…... 11 Passatempos ...……………….…………………….………….12 ―Cantinho do Inglês‖ …...…………………………………...12

Biblioteca Oureana


3 -Lápis Afiado

BIBLIOTECA ESCOLAR - ―Notícias‖

As Vencedoras destas Olimpíadas foram: AS NOSSAS ACTIVIDADES:

1º lugar: Nélia Oliveira - 3º B; 2º lugar: Tatiana Silva 3º D;

LIVROS SOBRE RODAS:

3º lugar: Rita Sousa 3º C;

Durante o segundo trimestre cada Jardim de Infância e Escola do 1ª CEB do Agrupamento, sem biblioteca escolar recebeu mais uma maleta. Assim houve mais diversidade de livros para consultar em sala de aula e muitos meninos e meninas, puderam requisitar livros, para ler em casa, com os seus pais. Obrigado às coordenadoras dos Departamentos do Pré escolar e 1º CEB que fizeram a recolha e entrega de todas as maletas. O Jardim de Infância de Ourém apesar da distância e de receber uma maleta, veio a pé, com os seus meninos, à biblioteca, fazer requisições e entrega de fundo documental. OLIMPÍADAS DA ORTOGRAFIA: A Biblioteca Escolar Oureana voltou a organizar as ―Olimpíadas da Ortografia‖. Todos os alunos do 3º ano de escolaridade vieram à biblioteca fazer provas. Houve três eliminatórias ao longo das quais foram apurados os três alunos vencedores, que receberam os seus prémios, na Semana da Leitura, escritora

da

mão

Ana

da

Maria

Magalhães, autora dos textos das provas realizadas.

As ―Olimpíadas de Ortografia‖ também foram realizadas na Biblioteca de Atouguia, sendo os vencedores: 1º lugar: Hugo Gaspar Vieira; 2º lugar: Beatriz Neves Isabel; 3º lugar: Ana Ferreira.

Obrigado aos participantes Parabéns aos vencedores SEMANA DA LEITURA: A “5ª Semana da Leitura” decorreu no Agrupamento de Escolas Conde de Ourém entre os dias 14 e 18 de Fevereiro com muito entusiasmo e animação em todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento, e como não podia deixar de ser com maior ênfase, nas Bibliotecas Escolares. Houve ―Feira do Livro‖, com muita variedade, e qualidade para além dos bons preços; na Biblioteca da Escola Sede e na Biblioteca Oureana. A videoteca e a biblioteca da EB1 de Ourém nº1 serviram de palco a vários momentos significativos que envolveram os nossos alunos, as suas famílias, alunos do JI de Ourém, Vale do Porto, Sobral, Caneiro, lagoa do Furadouro. Contámos coma presença de muitos convidados que nos proporcionaram bons momentos que podem ser vistos no blogue bibliotecaou-

reana.bloguespot.com,

APRENDER A CONSTRUIR O SABER – ―Dia Aberto do Desporto Escolar‖ Antes de irmos para as férias da Páscoa, ainda vamos participar no ―Dia Aberto do Desporto Escolar‖, que se realiza no dia 8 de Abril. Haverá um circuito gímnico para os alunos do 1º e 2º ano e um torneio de ―Bola ao Capitão‖ entre alunos de 3º e 4º ano de escolaridade. A organização é da responsabilidade dos professores de Educação Física da Escola Sede do Agrupamento, onde decorrerão as actividades, e das AEC’s. Os alunos irão acompanhados pelos Professores titulares de turma. Para além de promovermos a ligação entre os vários ciclos de ensino e articular actividades entre diferentes níveis, os nossos alunos têm a oportunidade de desenvolver capacidades físicas de forma lúdica. A Biblioteca Oureana Biblioteca Oureana


4-Lápis Afiado

APRENDER A CONSTUIR O SABER - ―As Janeiras‖ Ao longo do mês de Janeiro, os alunos do 2ºE cantaram as Janeiras, "Natal dos Simples" de José Afonso. Os nossos alunos interpretaram a referida canção na Escola Básica do 1º Ciclo de Ourém n.º1, Escola Sede do Agrupamento Conde de Ourém, Jardins de Infância de Ourém e no Lar/Centro de Apoio a Idosos - Fundação Dr. Agostinho Albano Almeida, sempre com grande sucesso.

APRENDER A CONSTRUIR O SABER - ‖A nossa visita de estudo‖.

2º ano E EB1 de Ourém N.º1

Ontem dia 16 de Fevereiro de 2011, foi a nossa visita de

Almoçámos nos estádios de futebol e comemos piz-

estudo à Kidzania em Lisboa.

za, gelatina e bebemos um sumo ―Bongo‖.

Lá divertimo-nos imenso e brincámos muito todo o dia.

No fim lanchámos no alpendre, junto ao jardim do

Tivemos oportunidade de participar em diversas profis-

Centro Comercial ―Dolce Vita‖.

sões. Fizemos de polícias, bombeiros, pediatras, acto-

Depois regressámos a Ourém e pelo caminho vimos

res, médicos, futebolistas, ardinas, jornalistas, cartei-

um DVD do Tom & Jerry.

ros, escritores, fotógrafos, químicos, pilotos de avião, e

Foi um dia muito divertido queremos voltar a repe-

de fórmula um, bancários, modelos e seguranças.

tir!...

APRENDER A CONSTRUIR O SABER - ‖Noticias do 1º B‖

2º ano A EB1 de Ourém N.º1

1º ano B EB1 de Ourém N.º1

Nós, os alunos do 1.º ano B, andámos a aprender muitas coisas sobre os animais. Aqui ficam alguns desenhos dos nossos animais preferidos.

Biblioteca Oureana


5-Lápis Afiado

APRENDER A CONSTUIR O SABER - ―Cantagalo‖

Os alunos do 3º ano A leram o “Cantagalo”, uma história escrita por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, baseadas num conto tradicional de São Tomé e Príncipe. A história foi transformada em banda desenhada, mas se quiserem conhecer, mesmo o conto, procurem o livro “Rãs, Príncipes e Feiticeiros”.

APRENDER A CONSTUIR O SABER - ―A Foca Faustina‖

‖Acróstico‖.

Cantar faz bem à saúde A cantar, ficamos felizes e contentes Nada nos pode impedir A foca Faustina nadou até ao fundo do mar. Temos que cantar até nos fartar A água estava muito fria e ela ao abanar as sua barbatanas salpicou água por todos os lados. Até molhou o polvo Feliciano que A saúde é que faz a canção. ficou muito aflito porque tinha febre e frio. Girar e rodar a cantar, é muito divertido. Faustina flutuou e as ondas levaram-na até ao farol onde vivia o A canção é a nossa voz golfinho Florentino. No farol havia um jardim com muitas flores coloridas e perfuma- Linda e suave das. Florentino era quem cuidava das flores e deixou a Faustina apanhar as que quisesse. O cantar da nossa canção. Durante a Semana da Leitura, recebemos o ilustrador Gabriel Lagarto, que nos demonstrou como se ilustra uma história. Com a sua ajuda, ilustrámos a história da “Foca Faustina” que já tínhamos trabalhado em contexto de sala-de-aula.

Com um ramo de flores na boca, a foca, nadou até casa. Já em casa, muito exausta, ofereceu as flores aos seus pais que ficaram muito contentes, colocando as flores numa jarra. Depois, foram almoçar sopa de espinafres e alho francês e filetes com alface. Para a sobremesa, o pai preparou uma surpresa para a Faustina, pudim Flan com morangos e framboesas. Muito feliz, Faustina comeu a sobremesa favorita!

3º ano A EB1 de Ourém N.º1

História da autoria de Beatriz Doumerc, adaptada pelos alunos do 2º ano D da EB1 de Ourém nº1

Ilustrações do professor Gabriel Lagarto Biblioteca Oureana


6 -Lápis Afiado

APRENDER A CONSTRUIR O SABER - ―Semana da Leitura‖ Em Janeiro, a nossa turma resolveu escrever uma carta à escritora Ana Maria Magalhães A carta dizia o seguinte:

Amiga Escritora: Esperamos que ao receber esta nossa carta, esteja tudo bem consigo. Somos alunos do terceiro ano, da turma C da escola E.B.1 de Ourém nº1 e estamos muito contentes porque ouvimos uma história, de que gostámos muito. A história chamava-se ―O Natal das Bruxas‖, a qual é da sua autoria.

Queridos amigos Gostaríamos de a conhecer pessoalmente e fazer-lhe algumas perguntas. Para Recebi a vossa simpática carta e é com alegria que aceito o convite! isso queremos convidá-la a vir à nossa escola e caso tenha disponibilidade, Está previsto ir a Ourém a 17 de ficaríamos muito agradecidos. Fevereiro. Por agora é tudo e ficamos à espera da sua resposta ou sua presença. Beijinhos para todos e para a vossa professora! Com amizade 3.º ano C Ana Maria Magalhães. EB1 de Ourém n.º1 Os alunos do 3º C

APRENDER A CONSTRUIR O SABER - ―A escola, um espaço de cultura e prazer‖ A Semana da Leitura decorreu de 14 a 18 de Fevereiro, na EB1 de Ourém nº1. Fizeram-se várias actividades; umas na sala de aula (nós fizemos marcadores!), outras na Videoteca e ainda outras na Biblioteca. Também houve uma Feira do Livro com livros interessantes.

No âmbito da Semana da Leitura, uma mãe disponibilizou-se para vir à nossa sala contar uma história. ―A casa da Mosca Fosca‖ foi contada com recurso a PPT e Movie Maker, a nossa professora não deixou passar esta oportunidade e ―A casa da Mosca Fosca‖ foi trabalhada em Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio Expressão Plástica e Dramática.

Deslocaram-se à Videoteca, algumas escritoras (Ana Maria Magalhães, Elsa Magalhães e Carmen Zita) para apresentarem alguns dos seus livros, para falarem um pouco da sua biografia e também deram autógrafos.

Para esta mãe um Bem haja da turma que vai encenar esta história para todas as turmas da escola na ―Festa da

4º ano D EB1 de Ourém N.º1

4º ano C EB1 de Ourém N.º1

Ourearte

Ana Maria Magalhães

EPO

Carmen Zita Ferreira ESSE TN Elsa Magalhães

―Patafurdias‖

AECO - CEF AC Biblioteca Oureana


7-Lápis Afiado

APRENDER A CONSTRUIR O SABER – ―Uma aventura… literária 2011‖

4.º ano - A EB1 de Ourém n.º1

A “Semana da Leitura” no nosso Agrupamento decorreu de catorze a dezoito de Fevereiro. No dia dezassete de Fevereiro recebemos a visita da escritora Ana Maria Magalhães, estivemos com ela numa sessão de autógrafos. Ela autografou um dos nossos livros “Uma aventura…” Gostámos muito de conhecê-la. A nossa turma 4º A, da EB1 de Ourém nº 1 participou no concurso literário “Uma aventura…literária 2011” . Lemos os livros da colecção “Uma aventura…” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e preenchemos uma ficha de trabalho. Na biblioteca da nossa escola, cada aluno apresentou o seu livro para a turma e recontou a história, a aventura que tinha lido. Este desafio ajudou-nos a fazer novas descobertas, adquirimos mais vocabulário, sonhámos, desenvolvemos as competências da leitura e da escrita e o nosso espírito crítico… Por fim, para participar no concurso escrevemos uma crítica e fizemos desenhos acerca do livro que tínhamos lido e enviamos esses trabalhos para a Editorial Caminho. Com essas actividades criativas e pedagógicas, aprendemos muito e descobrimos mais tesouros na leitura! Vivemos uma grandiosa aventura entre a nossa casa e a escola. Em breve partiremos para o segundo ciclo e novas aventuras iremos viver, mas desta nunca nos iremos esquecer. Obrigada à nossa Professora e à Bélita da Biblioteca que nos ajudaram nestas actividades relacionadas com o Plano Nacional da Leitura.

APRENDER A CONSTRUIR O SABER –‖O carnaval‖ Para comemorar o Carnaval, alguns alunos da nossa turma (Maria Flores, Roberto, Renato, Nuno Pinto, Maria João, Joana e Beatriz) dramatizaram uma história intitulada “O Fantasma” de Luísa Ducla Soares. Foi realizada com a ajuda da bibliotecária Isabel e da educadora Manuela e foi

apresentada na Videoteca às turmas do 4º ano, do 3ºano e a uma turma do 2º ano. Esta dramatização correu muito bem, foi do agrado de todos os que assistiram e é uma experiência que gostaríamos de repetir. 4.º ano D EB1 de Ourém n.º1

APRENDER A CONSTRUIR O SABER - ‖Nós... e o simulacro‖. A nossa turma participou no simulacro, realizado no dia 1 de Março de 2011 na E.B.1 de Ourém nº1. Quando vimos o fumo entrar pela porta, da sala de aula, ficámos nervosos. Verificámos que a porta estava quente e não saímos da sala. O fogo era mesmo ali... Colocámos os casacos à frente da porta de forma a evitar a entrada do fumo. Depois gritámos o mais alto que conseguimos, batemos nas janelas, para nos salvarem. Enquanto esperávamos pelos bombeiros tentámos ficar calmos e deitámo-nos no chão, onde não havia tanto fumo. Os bombeiros entraram dentro da sala, mandaram-nos sentar a um canto, tiraram as janelas e começaram a preparar a nossa evacuação. Saímos pela janela, numa «fralda», e não tivemos medo porque os bombeiros estão bem preparados e disseram palavras tranquilizantes, para que conseguíssemos sair em segurança. Primeiro saíram os alunos e depois a professora.

Foi apenas uma simulação de incêndio

Foi uma experiência fantástica.

4º ano B EB1 de Ourém N.º1 Biblioteca Oureana


8 -Lápis Afiado

APRENDER A CONSTRUIR O SABER - ‖Fazer poesia a brincar‖

O Dia do Pai, a chegada da Primavera

e a celebração do Dia da Poesia

quase se

sobrepuseram no tempo. A veia poética dos nossos pequenos escritores inspirada no anuncio da Primavera canalizou-se para demonstrações de carinho e afecto ao Pai… aqui está uma pequena selecção das quadras saídas das mãos dos nossos poetas.

Quando estou sozinha,

Pai és brincalhão,

Pai és meu amigo,

Brincas sempre comigo.

Gosto quando me levas no teu camião.

És muito querido.

Mesmo na cozinha,

O pai é amigo,

Mas quando te ofendo,

Divirto-me sempre contigo.

E gosto quando brinca comigo.

Fico ferido.

De vez em quando,

O meu pai para mim,

Com o meu pai jogo à bola,

Uma palmada.

É como a flor do meu jardim.

Adoro quando ele me leva à escola.

Mas sei que sou,

Quanto mais eu estudo,

Com ele conto anedotas,

Tua filha amada

Mais ele gosta de mim.

E consigo tirar boas notas.

Com três letras apenas,

Quando chegas a casa,

Este pai é um amor,

Se escreve a palavra pai.

Gosto de te ajudar.

Sinto e tenho a certeza.

Dentro do meu coração,

A contar o dinheiro,

Eu para ele sou tudo,

Ele fica e não sai.

Para a escola pagar.

E até sou uma princesa.

3º ano B EB1 de Ourém N.º1

Tu és o meu Paizinho, Pai és meu amigo,

e dás-me tudo.

De ti vou sempre gostar.

Tu és o meu amiguinho,

Pois sempre que mais preciso,

mas também o maior pai do mundo.

Vens sempre ajudar. Quando me chamas a atenção, Gosto de ti com carinho,

eu sei que é para meu bem.

Gosto de ti com amor.

Tu és o meu pai do coração,

Com um abraço apertadinho.

eu amo-te como ninguém.

Que me dá muito calor. Beijinhos do teu filho querido Teresa O. S. Ferraz —2º ano A EB1 de Ourém N.º1

Biblioteca Oureana

Henrique Proença - 2º ano A EB1 de Ourém N.º1


APRENDER A CONSTRUIR O SABER –‖Vamos reciclar‖

9-Lápis Afiado

Este ano comemora-se o Ano Internacional da Floresta. Uma das formas de proteger a floresta é reciclar o papel. A floresta é um tesouro! Ela filtra o ar que nós respiramos, absorve o dióxido de carbono e dá-nos o oxigénio e é o abrigo de muitos animais… Cada vez há menos árvores por diversas razões, entre elas o abate excessivo das árvores e os incêndios… e, por isso, devemos protegê-las. Por este motivo, o tema do desfile de Carnaval deste ano será “A Floresta”. Nessa semana do Carnaval, no dia 2 de Março, a nossa turma 4º A, fez a reciclagem do papel com a colaboração da Professora Margarida da Quercus e da estagiária desta associação. A Quercus é uma associação de protecção da natureza e o seu nome está relacionado com o nome de três árvores: a azinheira, o carvalho e o sobreiro. Para reciclar o papel fizemos o seguinte: rasgámos papel de jornal em bocados pequenos e deixamo-los de um dia para o outro dentro de água. A professora Margarida, no dia seguinte triturou essa mistura de papel com água, com a ajuda da varinha mágica e ela ficou numa pasta. Depois colocámos um pouco dessa pasta em cima de uma rede para escorrer a água e passámos a mão levemente. Por fim, com muito cuidado, desprendemos a folha de papel que foi posta a secar de um dia para o outro. Foi uma actividade muito interessante. Gostámos muito de ver nascer uma nova folha de papel. Cada um de nós ficou com uma folha de papel reciclado que vai ser usada mais tarde, noutros trabalhos da escola.

APRENDER A CONSTRUIR O SABER –‖Visita à Quercus‖

4.º ano T— A EB1 de Ourém n.º1

No dia 21 de Março, fui com a minha turma à Quercus, na parte da tarde. Lá ouvimos uma história sobre um urso que vivia em Espanha, mas ele tinha um trisavô que viveu no Gerês. O urso também queria lá viver, mas como havia poucas árvores e mel, os ursos não conseguiam sobreviver. O urso pediu, na história a todos nós, que plantássemos árvores porque assim os ursos podiam voltar ao Gerês. Também aprendemos coisas sobre as árvores e sobre os animais. A senhora que nos recebeu disse-nos os nomes das árvores e dos animais e que íamos fazer um trabalho, que era pintar um ramo com pincéis e cores. Os meninos do CRIO fizeram um espanta espíritos muito giro. Depois, viemos embora, de volta para a escola. Eu gostei muito desta visita.

João Pedro Baptista - 3º ano D EB1 de Ourém N.º1

APRENDER A CONSTUIR O SABER - ―Semana

da Leitura e das Florestas - CM

A turma do 1º ano C foi à feira do livro, organizada pela Câmara Municipal, e esteve na sessão com a escritora Teresa Guimarães, que lhes contou a história da Floresta Perlimpimpim. Os alunos gostaram muito desta actividade. Respostas às adivinhas da página 12:

3—Uma zebra com um escaldão;

1—A letra “A”;

4—O senhor ano;

2—O selo;

5—Os planetas.

1º ano C EB1 de Ourém N.º1

Biblioteca Oureana


10 -Lápis Afiado

APRENDER A CONSTUIR O SABER - ―Semana No primeiro dia de Primavera – 21 de Março, a nossa turma foi ao edifício da Câmara Municipal de Ourém para participar num encontro com a escritora Teresa Guimarães, autora de dois livros infantis: ―A Floresta Perlimpimpim‖ e ― A Menina de Papel‖. Nesta sessão a Senhora leu-nos a história ― A Floresta Perlimpimpim‖ e ao mesmo tempo ia mostrando a imagens num ecrã. Depois falou connosco e ficámos a saber que a autora desde pequena sempre gostou de inventar e escrever histórias e poesias, mas só depois da sua filha nascer é que editou o primeiro livro. Mais tarde editou o segundo livro que foi dedicado à sua avó.

da Leitura e das Florestas - CM ‖

Como alguns de nós comprámos livros, na Feira do Livro que havia numa sala, no final pedimos à autora que os autografasse. A Dr.ª Teresa foi muito simpática, nós gostámos de estar com ela. Na rua, junto à C.M.O. estavam umas meninas da EPO e deram-nos balões com formas diferentes e cores diferentes. Voltámos para a escola todos muito contentes por ter passado uma manhã diferente. Na sala a professora leu-nos a outra história da autora e depois fizemos desenhos alusivos à história ―A Floresta Perlimpimpim‖. Eis alguns:

1º ano — A EB1 de Ourém n.º1

APRENDER A CONSTRUIR O SABER – ― Semana

da Leitura e das florestas - CM”

Hoje, um dia de Março

Histórias engraçadas,

“A Catarina e o Urso”

“O saco das mentiras”

o 4º ano foi ver e conhecer

histórias aborrecidas,

uma outra história,

“As Patafúrdias”,

histórias divertidas,

mas mexida por nós,

É mentira, é mentira, É mentira sim senhora.

a ler e a mexer.

assim eram todas.

a andar como diz a história.

Houve um começo,

Duas mulheres

Duas histórias

bolhas de sabão

nos apresentaram

Tinham músicas:

invadiram o espaço,

as três histórias

rebentadas com a mão

que todos ouviram.

“O saco das mentiras”

“A branca verde e os sete gigantes”

foi a 1ª história,

E rapa o tacho e rapa o tacho.

“A branca verde e os sete gigantes”

E vai a cima e vai a baixo.

foi a 2ª história.

(Bis)

APRENDER A CONSTRUIR O SABER – ―A floresta do 2º B‖ A turma do 2º ano B também foi ouvir a história da Floresta Perlimpimpim. Achamos que uma floresta é um local espectacular, mas uma floresta mágica toda virada ao contrário - deve ser o máximo. Aqui fiam as fotos dos cartazes que fizemos: a Floresta e a Floresta Perlimpimpim… E que tal! Gostavam de a visitar?

2.º ano — B EB1 de Ourém n.º1 Biblioteca Oureana

Floresta

(Bis)

Joana Lains — 4.º ano T— D EB1 de Ourém n.º1 Floresta Perlimpimpim


11- Lápis Afiado

APRENDER A CONSTRUIR O SABER – ― O Gato das Botas” A turma do 2º ano C leu a história do ―Gato das Botas‖ e viu as ilustrações da mesma em PPT. Na última ilustração aparecia o Gato das Botas, a viver com os seus donos no palácio que tinha sido do Gigante… Foi sugerido aos meninos da turma que escrevessem o que iria acontecer ao Gato das Botas.... Aqui vos deixamos uma das muitas histórias imaginadas nesta turma.

Era uma vez o gato das botas que encontrou uma gata muito bonita. O gato queria que a gata fosse viver com ele. O gato das botas ficou encantado. E a gata aceitou ir viver para o castelo do gato das botas. A gata perguntou: - Como te chamas? - Chamo-me gato das botas. O gato fez a mesma pergunta.. E a Gata disse: - Chamo-me gatinha Fifi.

2º ano — C EB1 de Ourém n.º1

O Gato e a gata ficaram felizes para sempre.

APRENDER A CONSTRUIR O SABER – ― Festival da Primavera” A 5ª Semana da Leitura em 2011 no nosso Agrupamento, foi muito rica não só pelo que aconteceu nesses cinco dias, mas por tudo o que a antecedeu e tudo o que veio na sua sequência. O ―Festival da Primavera― nos dias 31 de Março e 1 de Abril é um festival de teatro que a Biblioteca promoveu para que todos os alunos da escola pudessem assistir aos teatros preparados pelas diferentes turmas com os seus professores titulares, de apoio e até encarregados de educação. ―O Príncipe Encantado‖ do 3º ano A, ―O Sonho de Uirapuru‖ do 3º ano B, o ―Capuchinho Vermelho‖ do 2º ano E e ―A Casa da Mosca Fosca‖ do 4º ano C, foram as peças levadas à cena neste festival. Umas foram preparadas para homenagear a vinda de escritores outras surgiram a partir de histórias que convidados contaram. Obrigado a todos pelo momento que nos proporcionaram

―O Príncipe Encantado‖

―A casa da Mosca fosca‖

o ―Capuchinho

―O Sonho de Uirapuru‖,

vermelho” Biblioteca Oureana

Biblioteca Oureana EB1 de Ourém n.º1


12-Lápis Afiado

PASSATEMPOS - “Palavras cruzadas e labirinto‖

CANTINHO DO INGLÊS

Can you help the little chick find her Easter basket?

Resolve estas divertidas palavras cruzadas

Docente de Inglês EB1 de Ourém N.º1

Adivinhas...

3 ano A —EB1 de Ourém N.º1

1—Qual é a coisa qual é ela que está no meio do mar e

no fim da terra?

2—O que é que é que viaja pelo mundo sempre num cantinho? 3—O que é que é vermelho, branco e preto? 4—Quem é que tem 2011 anos? 5—O que é que é que roda sem parar? Daniel Marques, 3º ano A —EB1 de Ourém N.º1

Respostas no fim da página 9

PASSATEMPOS - “Descobre a imagem” Descobre, porque é que o Mário acordou. Liga os números de 1 a 36.

www.ActivityVillage.co.uk

2 ano A — EB1 de Ourém N.º1 Biblioteca Oureana

Lápis Afiado Páscoa  

Jornal EB1 de ourém nr1

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you