Page 1

A Abrir

WWW.MUNDOUNIVERSITARIO.PT

» SETE ESTRANGEIROS CANDIDATAM-SE À REITORIA DO PORTO

» UMINHO APROVA TESE ALEGADAMENTE PLAGIADA

De acordo com declarações da Reitoria, a Universidade do Porto recebeu sete candidaturas estrangeiras e apenas uma nacional (a do actual reitor José Marques dos Santos) para o cargo de reitor. O processo de candidatura termina no dia 30 de Abril e as eleições estão marcadas para 28 de Maio.

No passado dia 23 de Abril chegou à redacção do MU um comunicado anónimo a denunciar um caso de plágio no seio da UMinho. Alegadamente, Ana Luísa Braga Soares, docente no Politécnico do Porto terá plagiado literalmente uma tese de Sérgio Massutti fazendo apenas a conversão de português de Brasil para português de Portugal. A Universidade do Minho está a investigar o caso.

ÁLCOOL. ELEVADAS TAXAS DE ALCOOLEMIA ENTRE OS UNIVERSITÁRIOS PORTUGUESES

Coimbra preocupada com a Queima EM VÉSPERAS DE QUEIMA DAS FITAS, PROPRIETÁRIOS DE RESTAURANTES E BARES DE COIMBRA MOSTRARAM-SE PREOCUPADOS COM O CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL DURANTE AS FESTAS ACADÉMICAS. PARA PREVENIR COMPORTAMENTOS DE RISCO, O PROJECTO DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA ‘ANTES QUE TE QUEIMES’ CRIOU UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO EM COLABORAÇÃO COM A RESTAURAÇÃO LOCAL.

VOLUNTARIADO DURANTE A FESTA Desde 2006 que o núcleo de estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra põe em prática, durante a semana académica, o projecto ‘Antes que te Queimes’. Em parceria com o IPJ, o Governo Civil de Coimbra, o Instituto de Droga e Toxicodepência, com a Associação de Estudantes e a Associação Académica de Coimbra. O objectivo desta campanha é promover a diversão sem riscos e reduzir o consumo de álcool abusivo no seio dos universitários. Um projecto de voluntariado que se baseia na educação pelos pares, ou seja, jovens que educam e aconselham outros jovens.

Andreia Arenga aarenga@mundouniversitario.pt

SEMANAS ACADÉMICAS » Semana Académica 2010 @ UBI – Covilhã – 5 a 10 de Abril » Semana Académica de Mirandela – 13 a 18 de Abril » Semana Académica de Viseu - 18 e 23 de Abril » Semana Académica de Castelo Branco - 18 a 24 de Abril » XIII Semana Académica de Loulé 20 a 24 de Abril » Semana Académica da UTAD (Vila Real) 22 a 28 de Abril » Semana do Enterro da Universidade de Aveiro – 26 a 30 de Abril » XXV Semana Académica da Universidade do Algarve – 29 de Abril a 8 de Maio » Semana Académica da Guarda – 30 de Abril a 9 de Maio » Queima das Fitas – Porto - 2 a 9 de Maio » Semana Académica de Lisboa – De 3 a 8 de Maio » Semana Académica de Bragança – 4 a 10 de Maio » Queima das Fitas – Coimbra – 7 a 14 de Maio » Enterro da Gata 2010 (Braga) – 8 a 15 de Maio » Semana Académica de Évora - 29 de Maio a 6 de Junho

4

[26 ABR 2010]

Este ano, cerca de 170 jovens vão andar pelas ruas de Coimbra e fora do recinto da festa para fazer aconselhamento aos estudantes. Pela primeira vez, o ‘Antes que te Queimes’ reuniu com os proprietários da restauração local que também quiseram colaborar com a campanha e ajudar à prevenção de comportamentos de abuso de álcool logo durante os jantares de curso. Assim, vão ser distribuídos panfletos informativos nos restaurantes para alertar os estudantes e prevenir o abuso de álcool durante o jantar.

Na campanha ‘Antes que te Queimes’ são os próprios estudantes que aconselham os seus pares

Irma de Brito, coordenadora do projecto Antes que te Queimes, esclarece. Como é que os estudantes têm reagido à campanha? Muito bem. Há cinco anos que nós estamos na Queima e na Latada e os estudantes já nos procuram, vão cumprimentar-nos, levam os colegas e pedem-nos para lhes darmos os mesmos conselhos, e agradecem-nos porque agora já bebem água intercalada com as cervejas. Os universitários consomem muito álcool? Consomem, mas também nos nossos resultados vemos que aqueles que têm taxas de alcoolemia mais elevadas vão de transportes públicos para casa, o que é bom. Mas nós temos taxas de alcoolemia muito elevadas e as raparigas consomem quase tanto como os rapazes e isso é muito perigoso.

É verdade que alguns proprietários da restauração de Coimbra se mostraram preocupados com o consumo de álcool durante as festas académicas? Ao contrário do que as pessoas possam pensar, os proprietários estão muito interessados em que os estudantes se controlem. Eles não querem que as pessoas comsumam em excesso porque isso atrai violência. Portanto, eles estão interessados em que haja moderação. E o que é que nós vamos fazer (e isto foi uma proposta deles)? Vamos colocar panfletos em cima dos guardanapos a alertar para o consumo excessivo do álcool e os seus riscos.

FACTOS E NÚMEROS Uma investigação desenvolvida no âmbito do Mestrado em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universdade de Coimbra de 2009 que compara o consumo de bebidas alcooólicas de 111 estudantes do Ensino Superior de Coimbra, Aveiro e Leiria, apurou que: » Coimbra é a cidade onde os jovens começam a frequentar mais cedo as festas académicas; » Coimbra é a cidade que apresenta uma média de embriaguez mais elevada pela tradição académica, e Leiria é aquela que apresenta uma média mais baixa pela tradição; » Aveiro apresentou taxa de alcoolemia mais elevadas, seguindo-se Coimbra e só depois Leiria; » Portugal é o 8.º país com consumo de álcool per capita mais elevado da Europa, segundo dados do World Drink Trends de 2005, com 9,6 litros de álcool puro/pessoa acima da média europeia (9,04 litros).

Voluntariado contra consumo do alcool na queima de coimbra  

» UMINHO APROVA TESE ALEGADAMENTE PLAGIADA Uma investigação desenvolvida no âmbito do Mes- trado em Saúde Pública da Faculdade de Medicina d...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you