Issuu on Google+

Andreia Pedro Marta1 Bartolomeu


Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação Curso de Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa 1º Ano Disciplina: TCOM Docente Prof. Luís Varela

“Sociedade da Informação” Andreia Pedro nº 080143012 Marta Bartolomeu nº 080143010

Setúbal 2


27 De Marรงo de 2009

3


Índice Índice.............................................................................................................................4 Introdução.....................................................................................................................6 Sociedade da Informação..............................................................................................7 Telemedicina.................................................................................................................7 Videoconferência..........................................................................................................7 Actualização .................................................................................................................8 A melhoria da qualidade de vida e o bem-estar social .................................................9 Consequências ............................................................................................................10 O Plano Tecnológico...................................................................................................10 Conclusão....................................................................................................................12 http://images.google.pt/imgres? imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_yDkJYA9nErY/SZnou0Dnh8I/AAAAAAAAAAM/P iaSiKaDDHU/S269/arroba_thumb.jpg&imgrefurl=http://csi2009.blogspot.com/2009/02 /na-europa-o-arranque-para-sociedadede.html&usg=__lSek8iTlnMnC2hOKP9_oESjiYQw=&h=201&w=244&sz=12&hl=ptPT&start=67&um=1&tbnid=IbLCqB8EF6nqtM:&tbnh=91&tbnw=110&prev=/images %3Fq%3DLivro%2BVerde%2Bpara%2Ba%2BSociedade%2Bda%2Binforma %25C3%25A7ao%26ndsp%3D21%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26start %3D63%26um%3D1 .....................................................................................................13

4


5


Introdução O homem ao longo da história, tem criado os mais diversos meios para comunicar e isto contribuiu para melhorar os seus padrões actuais de vida. Apesar destas criações terem um lado positivo, por outro lado também têm um lado negativo. Vejamos o caso do automóvel, o automóvel apesar de ter sido uma grande invenção, é um meio de transporte que contribui muito para a destruição da camada do ozono pois é muito poluente. Mas nem tudo é mau, vejamos o caso do telefone por exemplo. O telefone facilita muito a vida das pessoas, pois podemos falar com as outras pessoas sem nos deslocarmos do sitio onde estamos, podemos ligar para todo o mundo e depois do telefone com fios, seguiu-se o telemóvel, que apesar das radiação fazerem mal à saúde quando usado em excesso, permite nos falar em todo o lado.

6


Sociedade da Informação Sociedade da Informação é um termo que também pode ser chamado de Sociedade do Conhecimento ou Nova Economia. A sociedade não é um elemento estático, muito pelo contrário está numa mudança constante, e como tal, a sociedade contemporânea está inserida num processo de mudança em que as novas tecnologias são as principais responsáveis. Com o aparecimento da informação é de todo visíveis os grandes acontecimentos da história da humanidade. Esta nova civilização pode ser comparada a revolução industrial, a intervenção do alfabeto e a revolução agrícola. A era da informação da sociedade distingue-se pelo desenvolvimento das tecnologias da informação digital, dos quais são abordados diferentes temas:

Telemedicina Atreves deste meio é permitido estabelecer um melhor trabalho em equipa, tanto na troca de informação administrativa e clínica, como por exemplo através da voz, das imagens e dados dos utentes para facilitar a comunicação entre as diversas instituições de saúde. A telemedicina veio beneficiar a várias instituições de saúde evitando as duplicações de exames e proporcionando uma maior conveniência e conforto dos utentes.

Videoconferência Este desenvolvimento permite ao homem comunicar com outra pessoa em tempo real em qualquer parte do mundo, podendo assim realizar por exemplo uma reunião. 7


Actualização

8


Existe dois tipos de comunicação: Um deles é feito através de uma pequena câmara ligada ao computador do qual se da o nome de videoconferência mediante a utilização do PC. A outra é efectuada através de um dispositivo electrónico que recebe os sinais de vídeo, e é feita através de um interface, ao qual se dá o nome de videoconferência mediante CODEC (codificador/descodificador) dedicado.

A melhoria da qualidade de vida e o bem-estar social As tecnologias da informação, nos dias de hoje são vastamente reconhecidas como factor de desenvolvimento e da criação do bem-estar da sociedade. Futuramente telefones, televisão e computadores estão ligados numa configuração multimédia. Estas mudanças vão afectar o modo de vida da população, individual e colectiva, isto porque através dos computadores e dos telefones, (da internet) podemos comunicar com as pessoas de todo o mundo sem nos ausentarmos de casa ou do emprego. O nosso quotidiano é todo ele feito através da internet, tal como pagar as contas, fazer compras on-line, ver por exemplo uma farmácia de serviço. Já com a televisão podemos ter acesso a todo o tipo de informação desde cultural e de entretenimento, através do teletexto podemos obter informações, como ver o que vai ser passado no canal x as horas e a descrição.

9


Para que a sociedade de informação consiga promover uma melhor qualidade de vida para o ser humano, é fundamental que a tecnologia seja adaptada a todas as pessoas, para que esta contribua para uma maior satisfação das necessidades de cada indivíduo. Relativamente a educação os professores já não desempenham o papel tradicional do ensino, mas sim para a auto-aprendizagem. O professor passa a ser apresentador da informação. As crianças desde muito pequenas já têm acesso a comunicação de informação, tal como a utilização de telemóveis na primária para facilitar a comunicação com os pais, como a utilização dos computadores impostos em primeiro lugar em casa e posteriormente na escola como meio de aprendizagem.

Consequências

Apesar dos aspectos positivos que as novas tecnologias trouxeram para a nossa vida, tal como a inserção de máquinas e robôs no mundo do trabalho, estes tem contribuído para o aumento da taxa de desemprego, tal como o desaparecimento de algumas profissões, como por exemplo: os sapateiros, as costureiras… Esta mudança é tão constante que a população nem tem tempo para se aperceber das consequências.

O Plano Tecnológico

Vista como uma agenda de mudança para a sociedade, o plano tecnológico tem como objectivo, mobilizar empresas, famílias e instituições para que juntas possam vencer os desafios de modernização que Portugal enfrenta. 10


Além disso este plano, contribui para o crescimento e para a Competitividade do Programa Nacional de Acção para o Crescimento e o Emprego, sendo também parte integrante do programa do governo.

O Plano Tecnológico, baseia-se em três eixos: 1. Conhecimento - Qualificar os portugueses para a sociedade do conhecimento; 2. Tecnologia - Vencer o atraso científico e tecnológico; 3. Inovação - Imprimir um novo impulso à inovação.

11


Conclusão A sociedade integrou muito bem na sua vida toda esta tecnologia. Viver sem ela nos tempos de hoje é impossível, pois está inserida no nosso quotidiano. Para fazer uma simples compra, para ver uma farmácia de serviço, para ver algum familiar do outro lado do mundo, para ter acesso á informação do dia-a-dia, para falar com um filho que se encontra na escola, usa-se a tecnologia, os telemóveis os computadores (internet) e a televisão.

12


Bibliografia  http://images.google.pt/imgres? imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_yDkJYA9nErY/SZnou0Dnh8I/AAAA AAAAAAM/PiaSiKaDDHU/S269/arroba_thumb.jpg&imgrefurl=http:// csi2009.blogspot.com/2009/02/na-europa-o-arranque-parasociedadede.html&usg=__lSek8iTlnMnC2hOKP9_oESjiYQw=&h=201&w=244&sz =12&hl=ptPT&start=67&um=1&tbnid=IbLCqB8EF6nqtM:&tbnh=91&tbnw=110& prev=/images%3Fq%3DLivro%2BVerde%2Bpara%2Ba %2BSociedade%2Bda%2Binforma%25C3%25A7ao%26ndsp %3D21%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26start%3D63%26um%3D1

 http://www.ipb.pt/~meirinhos/EscolaSI.doc

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_da_informa%C3%A7%C3%A3o

 http://www.uarte.mct.pt/documentos/lv_final_red.html#8.1

13


ACT4com-indice