Issuu on Google+

Quem somos?


OBJETIVO GERAL Inovar as práticas e técnicas pedagógicas utilizadas no curso de Engenharia de Alimentos, contribuindo para redução da taxa de evasão e retenção e para formação de profissionais de alto nível técnico, com conceitos fundamentais da ciência, habilidades e competências necessárias ao exercício profissional, mas também com visão de mundo e comprometimento social, de ética e de cidadania.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS Inovar as práticas e técnicas pedagógicas utilizadas no curso de Engenharia de Alimentos, contribuindo para redução da evasão e da taxa de retenção, por meio de efetiva utilização das Plantas Piloto do DCA em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Contribuir para a formação de profissionais de alto nível técnico, com habilidades e competências necessárias ao exercício profissional, mas também com visão de mundo e comprometimento social; Estimular a participação dos acadêmicos em novos projetos curriculares que complementem sua formação, interagindo de forma indissociável ensino, pesquisa e extensão;


OBJETIVOS ESPECÍFICOS Proporcionar encontros dos participantes do PET com professores, técnicos e pesquisadores da área de alimentos para a discussão de temas específicos, procurando atender mais plenamente as necessidades do curso; Desenvolver o espírito crítico estimulando a capacidade de observação, análise, reflexão e síntese; Favorecer o aprofundamento de estudos em áreas de interesse dos participantes com oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais; Preparar e estimular os acadêmicos para socialização dos estudos realizados em eventos técnico-científicos. Desenvolver projeto de monitoria/tutoria para os discentes com baixo rendimento acadêmico estimulando a sua progressão e interesse no curso.


PROJETOS – PET ENG. DE ALIMENTOS Projeto 1: Formação, Consolidação e Divulgação do PET-ENGENHARIA DE ALIMENTOS - Apresentar os objetivos e atividades do Grupo PET junto ao Departamento de Ciência dos Alimentos (professores, estudantes, núcleos, Centro Acadêmico, Consea. - Elaborar cronograma de atividades e projetos e avaliar periodicamente o desempenho das atividades do Grupo PET realizadas; - Criar homepage, murais, jornal de divulgação e boletins informativos, com o intuito de divulgar a criação do PET, seus objetivos e atividades à comunidade universitária; - Realizar ampla divulgação para a comunidade regional via meios de comunicação disponíveis (TV UFLA, rádios e jornais locais e regionais); - Fazer um levantamento contínuo de eventos científicos na área de Engenharia de Alimentos para que ocorra a participação de membros do Grupo PET nestes eventos.


PROJETOS – PET ENG. DE ALIMENTOS Projeto 2: Redução da evasão, reprovação e retenção por meio de práticas pedagógicas inovadoras Formação pedagógica dos Petianos;  Práticas demonstrativas de ensino no processamento de alimentos nas Plantas Piloto do DCA;  Monitoria aos discentes do curso de Engenharia de Alimentos com baixo índice de aproveitamento e em disciplinas com alto índice de reprovação;  Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como metodologia à aprendizagem;  Emprego de recursos tecnológicos como ferramenta de ensino;  Desenvolvimento de práticas multidisciplinares  Construção de mostruários de acessórios e equipamentos.


PROJETOS – PET ENG. DE ALIMENTOS Projeto 3: Integração do PET à CONSEA, Centro Acadêmico e Núcleos de Estudos. Projeto 4: Desenvolvimento de novos produtos de alto valor nutricional e baixo custo utilizando subprodutos das agroindústrias alimentícias.

Projeto 5: Formação de consumidores conscientes Projeto 6: Melhoria da Qualidade de Produtos oriundos da agricultura familiar comercializados em feiras livres. Projeto 7: Cursos para manipuladores de alimentos em escolas da rede pública. Projeto 8: Atuação cultural do grupo PET.


Clique aqui e saiba mais!


PET- Engenharia de Alimentos