Page 1

Page 1 of 2

Voltar ao Menu PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS - UBC ÁREA DE CENTRO SUPERIOR DE TECNOLOGIA CURSO DE PRODUÇÃO MULTIMÍDIA Disciplina: OFICINA MULTIMIDIA B Carga Horária Total: 80 Ativ.Presencial (Sala Aula): 60

C9713B

Código: Turma:

Ativ.Não-Presencial: 10

Ativ.Complementar: 10

Objetivo da Disciplina: a) Possibilitar ao aluno uma aplicação pragmática dos conceitos básicos relacionados aos contextos da produção em rádio e televisão, através, entre outros, de um processo interativo de pesquisa, planejamento e produção de mensagens. b) A observação da comunicação no mundo globalizado ocorrerá, via de regra, por meio das etapas de produção a serem desenvolvidas para apresentação posterior na Semana Mídia Mix, momento em que emissores e receptores poderão trocar de papéis, favorecendo a criação de um fórum de debates, essencial para uma melhor compreensão de questões socioculturais, éticas, estéticas, etc., que envolvem os produtos midiáticos.

Ementa: Desenvolvimento de pesquisas no campo da comunicação. Descrição e interpretação de dados concernentes a cada contexto desenvolvido. Elaboração e apresentação de "produtos" multimídia.

Cronograma de aulas: Dia Conteúdo a ser trabalhado Apresentação do professor; do conteúdo programático e dos critérios de avaliação; 11/08 Discussão em sala sobre áreas de atuação profissional. Processo de produção audiovisual: Pré-produção, produção e pós-produção; Exibição de 18/08 curtas-metragens para discussão. 25/08 Etapas de um roteiro: A Idéia; Exercício individual e em grupo para criação de roteiros. 08/09 Etapas de um roteiro: O Conflito; Exercício em grupo sobre adaptação de roteiros. Exibição do filme Os Idiotas; Discussão em sala sobre a linguagem utiliada; Exercício em 15/09 estúdio de TV sobre adapatação de enredo e roteiro. 22/09 Verificação de aproveitamento (1ª Etapa da Avaliação). Discussão do tema do Print; Formação de grupos; Orientação para formatação do 29/09 trabalho teórico. 06/10 Produção dos Projetos em Estúdio de Rádio e TV; Orientação de grupos.. 13/10 Produção dos Projetos em Estúdio de Rádio e TV; Orientação de grupos. 20/10 Produção dos Projetos em Estúdio de Rádio e TV; Orientação de grupos. 27/10 Produção dos Projetos em Estúdio de Rádio e TV; Orientação de grupos. 03/11 Finalização dos Projetos em Estúdio de Rádio e TV; Orientação de grupos. 10/11 Finalização dos Projetos em Estúdio de Rádio e TV; Orientação de grupos. 17/11 Pré-apresentação dos grupos; Produção de relatórios de produção. 24/11 Verificação de aproveitamento (2ª Etapa da Avaliação). 01/12 Produção de relatórios de avaliação dos grupos; Entrega dos relatórios de produção. 08/12 Palestra com profissional da área: desafios e oportunidades.

Metodologia de ensino: O curso será desenvolvido através de: - Aulas com exposição teórica com utilização de recursos multimídias. - Exercícios práticos individuais e em grupo para fixação dos conceitos. - Análise de produções televisivas, cinematográficas e produzidas para internet para discussão. - Utilização do estúdio de Rádio e TV para aplicação prática das técnicas aprendidas.

Sistemática de Avaliação:

http://www2.brazcubas.br/planodeensino/relatorio_plano_ensino.php

16/8/2009


Page 2 of 2

Verificação de Aproveitamento (1º etapa): Prova, trabalho, seminário e/outros – Peso 1 Verificação de Aproveitamento (2º etapa): Prova, trabalho, seminário e/outros – Peso 2 Print (Projetos Integrados): Peso 1 Prova Interdisciplinar: Peso 1 A definição da média se dará com a soma das notas com os respectivos pesos dividindo-se por 5 (cinco).

Atividades Complementares: Atividades resultantes da temática: Debates, seminários, oficinas, grupos de estudo, entre outras.

Atividades Não-Presenciais: Orientações ao PRINT – Projetos Interdisciplinares Ambiente Virtual contendo: 1 - Regras, 2 - Normas da apresentação, 3 - Refs. Bibliográficas, 4 - Artigos e matérias relacionados ao tema, 5 - Entrevistas (vídeos ou áudios) de conhecedores do tema, professores, etc., 6 - Dicas de apresentação, 7 - Outros materiais sugeridos.

BIBLIOGRAFIA Básica: ARMES, Ruy. On vídeo. São Paulo: Summus, 1999. BLÁSQUEZ, Niceto. Ética e Meios. São Paulo: Paulinas, 1999. COELHO, Teixeira. Moderno pós Moderno. São Paulo: Iluminuras, 1998. FREITAS, Sidnéia G. Manual de Qualidade em Projetos de Comunicação. São Paulo: Pioneira, 1997. LEVACOV, Marília et al. Tendências na Comunicação. Porto Alegre: LP&M, 1998. LOPES, Maria Immacolata V. Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Loyola, 2001. MARTINS, Francisco M., Silva, J. Machado da (orgs). Para navegar no séc. XXI: tecnologias do imaginário e cibercultura. Porto Alegre: EPUCRS/Sulina, 1999. NEIVA, Eduardo. Comunicação: Teoria e Prática Social. São Paulo: Brasiliense, 1998. VANOYE, Francis. Usos da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Complementar: GUEDES, José. Criatividade Hoje. São Paulo: Atlas, 2003. RABAÇA,C. A., BARBOSA, Gustavo G. Dicionário de Comunicação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

Professores Responsáveis por: Atividade Presencial (Sala de Aula): Atividade Não-Presencial: Atividade Complementar:

© Universidade Braz Cubas - Mogi das Cruzes - SP. Todos os direitos reservados.

http://www2.brazcubas.br/planodeensino/relatorio_plano_ensino.php

16/8/2009

Plano de Aula  

Plano de aula para as turmas de Comunicação Visual.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you