Page 1

TANGERINE TANGO A COR DE 2012

R$ 9,90

“LAR DOCE LAR”• ECOHOTEL EM GUARAMIRANGA• ARES RETRÔ•


ÍNDICE kapadecor 4

12

CONCEITO

36 CAPA

42

ECO HOTEL


106

ARES RETRÔ

111

CHARME ELEGÂNCIA E CONCEITO

132

RESTAURANTE EM PORTUGAL

www.kapadecor.com.br kapadecor 5


w w w.sierra.com.br


w w w.sierra.com.br


ESTÚDIO MIX Rua Nunes Valente, 2439 | Dionísio Torres 60125-071 | 85 3224.2036 | Fortaleza-CE

KAPADECOR Diretor e Editor André Benevides Diretor de Imagem Robson Melo Editor de Informação | Relacionamento Roger Monte Designer André Benevides Tratamento de Imagens Pedro Melo Fotografias Robson Melo, Pedro Melo e Firmino Jr. Financeiro Firmino Jr. Apoio de logística José Luíz Ximenes Colaboradores Roger Monte, Cesar Franco, Marcela Brasileiro, Joaquim Caracas, Manfroi, Monique Benevides, Florense, Bete Cunha, Aucy Ponce, Lia Fiuza, Adroaldo Henrique Carneiro, Boteco Praia, Manuel Calixto e Marcelo Fortuna

ANO II | EDIÇÃO 01 | 2012 Capa TANGERINE TANGO Fotografia Robson Melo Produção e Cenário Roger Monte Concepção Gráfica André Benevides Tratamento de Imagem Pedro Melo PARCEIROS NA PRODUÇÃO DO CENÁRIO Idéia Home Design Goa Home Lado Sul Spazio Idée Evidência Móveis Masotti Nature Garden Jardineira Paisagismo

Periodicidade Trimestral Tiragem 5 mil exemplares Circulação dirigida e vendida em PDVs Impressão Gráfica Santa Marta Ltda. Kapa Decor não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos não assinados pela revista. É proibida qualquer cópia ou reprodução do conteúdo e de imagem da revista sem prévia autorização. Os textos contidos nos projetos dos profissionais foram desenvolvidos baseados em informações fornecidas pelos mesmos, insentando a revista de responsabilidades sobre seu conteúdo. Para anunciar entre em contato kapadecor@gmail.com ou estudiomixcomercial@gmail.com Críticas e sugestões serão bem vindas e avaliadas para nossa melhoria. Participe de nossa revista. Ela também é sua.

FSC

Agradecemos a Deus por mais uma publicação e por nos manter firme diante das dificuldades e obstáculos na construção de um caminho de valores éticos e profissionais.


CONCEITO

“LAR DOCE LAR” Conversando com os elaboradores da revista sugeri um apartamento feito sem a presença do arquiteto aonde encontrei o tal “lar doce lar”. Aí está o apartamento da família Mary Blue. Recém-chegados de longa estadia de estudos em São Paulo, compraram seu primeiro apartamento lançando seus sonhos até então enclausurados. Ela advogada, ele neurocirurgião, se divertiam experimentando um “patchwork” de informações. Um erro é apenas um desafio de ajuste e uma gargalhada a mais. Conscientes de questões ecológicas buscaram o que fazer com o enorme móvel da sala com tampo de mármore rosa e o teto de gesso adornado. Queriam customizar e aí vieram espelhos aos pedaços, decalques e objetos de uma vida. É comum, ainda hoje chegarmos a sua casa e os encontrarmos entregues a tintas, químicas e atitude de fazer. Ela o presenteou com uma caveira em que pintou os ossos do crânio, já ele fez o “Toko”, pedaço de madeira típica de sua região de origem no Piauí, repleta de cheios e vazios feitos pela natureza, em que foi trançando uma mangueira de luz, fazendo alusão ao trabalho adquirido no “MOMA” que está na mesa de centro. Dos banheiros retiram os blindex, mas não admitiram que virasse lixo sem antes tentar dar novo uso e aí, um virou tampo de mesa de copa e o outro, com rodízios nos furos existentes de ferragens antigas, ficou um rack junto ao som e TV. As “meninas” penduradas e unidas por mãos dadas são obra do sogro, também médico, sua filha arquiteta radicada no Piauí e Mary Blue. São bonecas interligadas formando teia de cores hospedadas no tocheiro.

kapadecor 12

Fotos Robson Melo


kapadecor 13


kapadecor 14


Uma sacola, da sua loja preferida em NY, vira, emoldurada, divertido quadro de “sei lá quem”. Cartões postais, e até catalogo de cores vira adorno. Tudo aonde se encontra uma história e um sorriso, uma recordação de dias que ficariam certamente esquecidos, adormecidos.


kapadecor 16


kapadecor 17


kapadecor 18


A porta entre cozinha e área de serviço tem algo de particular. Com dez círculos, os primeiros, de baixo, são para o gato ver de um lado a outro, os segundos para o filho Igor, alcançar, e os terceiros para os adultos. Os outros dois são rebatimentos dos primeiros. O acrílico vermelho apareceu por definição do Igor, hoje com oito anos.

kapadecor 20


kapadecor 21


kapadecor 22


kapadecor 23


E, assim, com esta liberdade, a casa foi se construindo, sem medo, e com total bom humor, que sentimos ao desvendá-la aos poucos e ouvir as tantas histórias que norteiam cada micro canto... Poderia ser um caos, mas é, no entanto, um lar acolhedor, difícil de abandonar. Um lar repleto de energia desafiadora do casal. Alguém faria algo assim? Não, somente Túlio e Mary Blue. Por Marcela Brasileiro kapadecor 25


CONCEITO

CONHEÇA E ENCANTE-SE Bete Cunha Interiores ultrapassa o conceito de showroom. É na verdade a oportunidade de vivenciar uma experiência de encantamento dos sentidos: cores, texturas, estampas, designs... perfume. O layout diferenciado, a inteligência e a elegância na ocupação dos espaços, tudo contribui para que os clientes possam experimentar sensorialmente as possibilidades que os produtos e as peças oferecem. Beleza, sofisticação, qualidade e atendimento são marcas registradas no DNA da empresa. A loja é fortemente inspiradora, na medida que permite aos clientes tomar contato real com o resultado das suas criações. Antecipar sonhos é a grande missão conceitual de Bete Cunha Interiores. Bete Cunha Interiores integra o seleto grupo de revendas Centurion, da renomada marca Luxaflex por HunterDouglas, onde Fortaleza dispõe de um dos mais completos showrooms do país. Conforto aliado ao sentimento transmitido pela loja e seu atendimento sugerem a escolha certa de produtos como persianas, cortinas, toldos e 3Form. As belas e extensas coleções de tecidos, papéis de parede e almofadas expostas em um lugar com comodidade e bom gosto para atender aos mais exigentes públicos. Conheça e Encante-se.


Foto Robson Melo


CORTINAS E PERSIANAS

Representante Centurion e referência nacional Luxaflex por Hunterdouglas, o espaço dedicado às persianas e cortinas da Bete Cunha Interiores é deslumbrante. Sua exposição ampla e confortável deixa qualquer um bem à vontade na seleção dos produtos demonstrados em tamanho real e com opção de acionamento automático. Vale ressaltar os toldos e a eco resina 3Form, que também fazem parte das coleções Hunterdouglas.

kapadecor 28


PAPÉIS DE PAREDE

Exclusividade e bom gosto. Achar palavras para descrever é fácil, o difícil é não se apaixonar pelas inúmeras coleções de papéis de parede da Bete Cunha Interiores.


kapadecor 31


Fotos Pedro Melo

ALMOFADAS

Conforto, decoração e design definem as diversas formas, cores e estampas das almofadas Bete Cunha Interiores. Personalizar esse item produz resultados exclusivos.


TECIDOS PARA DECORAÇÃO

Marcas como Donatelli e Weave Design, compõem belas coleções de tecidos Bete Cunha Interiores. Conceito e exclusividade, junto às possibilidades de personalizar design, cores e texturas fazem dos projetos verdadeiras obras de arte. Linhos, shantungs, sedas, voils e veludos, em pronta entrega, trazem comodidade e satisfação ao atendimento.

kapadecor 34


kapadecor 35


CAPA

TANGERINE TANGO A

COR DE 2012

Escritórios de design internacionais lançam tendências para a paleta de cores usadas em cada ano nos projetos de interiores, lançamentos de moda e produtos. Já percebemos como as cores influenciam nossas vidas seja por seu significado individual, incidência solar, cultura de cada país, entre outros itens. As cores interferem no conforto térmico, na profundidade dos ambientes, na noção de dimensão espacial dos elementos e no bem-estar universal.

kapadecor 36


Tangerine tango, um laranja avermelhado espírito, fornece impulso e energia que precisamos pra recarregar e seguimos em frente. O laranja tem crescido em popularidade e aceitação entre designers e consumidores, especialmente atraente aos homens e moda feminina. As cores definem gostos, combinam elementos, harmonizam espaços e geram conceitos que complementam o design. Sofisticada, ao mesmo tempo dramática e sedutora, tangerine tango evoca os matizes de um por do sol, casa com a vivacidade e adrenalina do vermelho com a simpatia e calor do amarelo, criando alta visibilidade, magnetismo, calor e energia. Kapa Decor inaugura 2012 com energia, design e conceito. Nossa intenção é trazer para o setor, de maneira conceitual, o que a industria, o design de interiores e o bom senso, lançaram para o novo ano que inicia, formando opiniões e influenciando o mercado. O retrô “style” é chic. Viva os anos 50, 60 e 70. Regressando ao glamour, ao jeito “cool” de viver, baseados no bom gosto e garimpando as lojas da cidade chegamos à imagem que abre a nossa edição número um de 2012.

kapadecor 37


Porta indiana do século XIX. Lustre Maria Tereza Cristal Azul. Sofá Raj Captonê de veludo bambu beringela. Tapete persa. Mesa centro Origamy carvalho ebanizado. Vaso Vietnamita com alças. Biblioteca Eugênia em pau-ferro com poliester. Poltrona Ninfa em couro café e linho. Luminária de chão. Abajour cúpula branca. Plantas ornamentais e objetos decor.

kapadecor 38


Formatar o Tangerine Tango como conceito de capa da revista veio através de pesquisas e materiais que contribuíram para a composição da imagem. Tons fortes e sólidos, peças vintage, design moderno e contemporâneo, lunimárias, tapetes, objetos decor, plantas ornamentais e um toque de prazer na realização do trabalho. Esses ingredientes proporcionaram um resultado satisfatório aos olhos mais exigentes dos que apreciam decoração e design de alto nível. Por Roger Monte Colaborador: Cesar Franco

Produção de cenário: Roger Monte Fotografia e estúdio: Robson e Pedro Melo

kapadecor 40


ECO DESIGN


ECOHOTEL Vale das Nuvens em Guaramiranga é o primeiro hotel ecológico do Ceará, onde são utilizados equipamentos que favorecem o local em questões estéticas, econômicas e contribui para a preservação da natureza.


ECOLOGICAMENTE SUSTENTÁVEIS

David Erel, Jonas Becker e Davi Deusdará

Três jovens empresários literalmente se sustentam... Sustentam suas ideias, seus princípios, seus negócios e, principalmente, a forma responsável que administram suas empresas. Perseguir a geração de energia limpa é a missão que não abrem mão e não negociam. Buscar, através da tecnologia, as melhores soluções para as questões energéticas está no DNA destes novos empreendedores. Ecologia! Sustentabilidade! Energia limpa! Modernos e fundamentais esses conceitos quando pensamos, de maneira responsável, o futuro das novas gerações, dos negócios e, principalmente do meio ambiente. Traduzir em soluções tecnológicas estas questões é o desafio que a empresa cearense ECO assumiu. O Hotel Vale das Nuvens, em Guaramiranga, é o melhor exemplo da forma como essa consciência ambiental pode ser traduzida. Totalmente equipado com energia solar e eólica, o Hotel aproveita da melhor forma os recursos naturais para gerar toda a energia necessária para operar com conforto e responsabilidade. Os hóspedes podem desfrutar de um ambiente lindamente decorado e equipado com todos os itens de conforto tendo a certeza que o meio ambiente não está sendo degradado. Os recursos naturais são explorados de forma racional e planejada. Evita-se o desperdício e preservação é a palavra de ordem. Estética, conforto e consciência fortemente conectados. Essa postura responsável das empresas modernas assume cada vez mais, o importante papel de fazer “toda a diferença” na hora em que consumidores mais exigentes e mais conscientes fazem as suas opções de consumo. Essa, com certeza, é uma das chaves do sucesso e longevidade das empresas modernas. kapadecor 44

Aerogerador Eddy GT - Potência de 1kW - Ruido ZERO - 3 anos de garantia


Placa Fotovoltaica 25 anos de vida útil

Estação Meteorológica Urban Green Energy

Estação Meteorológica Detecta todas as variáveis ​​necessárias para determinar o seu clima local, bem como suas velocidades e direção do vento, umidade e pressão. Aerogerador O aerogerador de eixo vertical mais vendido no mundo consegue aliar um design inovador com alta eficiência sem emitir nenhum ruído. Placa Fotovoltaica Possui componentes que maximizam a eficiência do módulo e que tornam a estrutura mais resistente às intempéries. As células fotovoltaicas são protegidas por uma camada de vidro temperado. A elegante estrutura preta do módulo fotovoltaico é feita em alumínio anodizado, mais resistente ao tempo e a choques e com 25 anos de garantia da sua eficiência.

kapadecor 45


Não há dúvidas que o mais antigo e emblemático desafio do Homem: geração, armazenamento, transporte e utilização da energia, ganhou, modernamente, novos e ainda inexplorados contornos. Como fazer tudo isso de maneira responsável, sustentável, segura, limpa e permanente? Lançado o desafio cabe aos novos empreendedores buscar soluções inovadoras e eficientes. A ECO assumiu esta responsabilidade e tem cumprido seu papel com competência e profissionalismo. Por Cesar Franco

kapadecor 46


kapadecor 47


Contato ECO Soluçþes em Energia Rua Vicente Leite. 2359-A Aldeota | Fortaleza-CE | 60170-151 info@ecoenergia.eng.br | 85 3032.9487

kapadecor 48


CONSTRUÍNDO UM FUTURO VERDE

Fabíola Caracas e Joaquim Caracas

Para quem gosta de novidades, conforto e tranqüilidade, o Ecohotel Vale das Nuvens, do engenheiro civil Joaquim Caracas, é uma excelente opção. O empreendimento é único e exclusivo e abre um novo ramo no conceito de hotelaria, por ser feito com chalés de plástico 100% reciclados e que seguem as normas padrões de sustentabilidade, tendo como objetivo expandir os testes para a certificação das casas de plásticos, conforme projeto referencial de subvenção econômica da FINEP nº 0856/2008. Possui todas as dependências construídas em plástico reciclável sem uso de alicerces, têm dependências com uso de energia solar e eólica, tratamento sanitário em 85% dos resíduos sólidos, quando na maioria dos estabelecimentos é de apenas 40%, tem plano de coleta seletiva e de reciclagem do lixo. A casa plástica é construída a partir de uma estrutura metálica, utilizando um aço de alta qualidade e resistência, suportando elevados índices de corrosão. A vedação é feita utilizando uma fôrma plástica preenchida com isolantes térmicos e permite usar todo tipo de revestimento, como o gesso por exemplo, tornando-a extremante leve sem comprometer suas principais características que são conforto e durabilidade. Dependendo do acabamento desejado, a casa pode adquirir características de um imóvel popular ou de luxo. O Hotel fica localizado a 2,5 km da sede de Guaramiranga, com entrada próximo ao Sítio Venezuela, possui visão panorâmica totalmente inserido dentro da natureza, tem acabamento cinco estrelas e estadias com valores compatíveis com os padrões da localidade. O empreendimento conta com serviço do restaurante Mango permanecendo o mesmo cardápio oferecido aos seus habituais clientes da Capital, piscina aquecida com energia solar, deck, playground para crianças, cada chalé conta com um sistema de refrigeração inovador, um sistema de ingresso ao chalé com cartão magnético, possui ainda serviço de internet e é o único da região com presença de extintores de incêndio em todo complexo. O projeto contempla a construção de um auditório para 80 pessoas como também um teleférico que unirá a base do complexo Ecohotel Vale das Nuvens com uma elevação próxima denominada Morro do Chapéu, de 860 metros de altitude e com uma vista panorâmica espetacular da região do baixo Maciço de Baturité. Por Cesar Franco A Impacto se destaca pela constante busca de melhorias de seus produtos e pelo desenvolvimento de inovações. A empresa investe de 10 a 20% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento. A iniciativa resultou em 17 patentes de produtos inovadores e o reconhecimento através de prêmios nacionais e internacionais: - Inventor Inovador 2011 - Prêmio no ramo da Inovação. - Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica 2011 - categoria média empresa. - Engenheiro do ano - 2011 e vários outros prêmios.

kapadecor 50


Contato Hotel Vale das Nuvens Sítio São Francisco, S/N | 62766-000 85 9635.1767 | Guaramiranga-CE contato@valedasnuvens.com.br www.valedasnuvens.com.br Impacto Protensão Joaquim Caracas 85 3273.7676 www.impactoprotensao.com.br impacto@impactoprotensao.com.br

kapadecor 51


INTERIORES

Júlio Mesquita Arquiteto

Liberdade em misturar cores e tons neutros, com um fluxo interessante de circulação, o jeito jovem de morar fica expresso nessa casa de 128m2. O ar tecnológico faz o aporte final com o uso das transparências do vidro e brilho do aço. A delimitação do espaço, a fim de favorecer o ir e vir faz com que cada área seja determinada para seu uso, viabilizando os fluxos, tornando os ambientes independentes e fáceis de serem utilizados. Despojado e simples.

kapadecor 52


As cores são os elementos chave para o espírito flexível do espaço, onde todas as possibilidades de alterações são possíveis. Um espaço atemporal.

A iluminação indireta, foca uso do papel parede clássico dentro de um ambiente com uma proposta bem moderna. O mix do novo com o clássico demonstra o ar descolado que foi utilizado na ambientação do lavabo, o tornando um ambiente agradável a todas as idades e estilos.

kapadecor 53


kapadecor 54


O traço mais reto propõe a linha jovem do quarto do casal que ao mesmo tempo recebe cores neutras para receber adornos de qualquer época, lugar e sensações. Um ambiente que faz com que a cor branca prevaleça para a base neutra do espaço, tendo sua humanização por vasos com flores para trazer o externo ao convívio do espaço interior. Peças de arte fazem a finalização do projeto.

kapadecor 55


O ambiente externo vem trazendo novamente a alegria das cores ao espaço que é sempre utilizado para confraternizações. Também de leitura clean, o espaço tem seu uso bem definido por uma bancada em granito. Refeições também podem ser bem vindas ao espaço, visto que com o clima quente da região, a utilização das áreas externas da residência é bem convidativa. Cores vibrantes e juventude são as propostas do projeto.

kapadecor 56

Principais Fornecedores Ouvidor Tecidos Choça Salinas Contato Júlio Mesquita Av. Santos Dumont 2626 | Sl. 915 85 3224.7794 | 9991.6999 arq.juliomesquita@gmail.com julio.arquitetura@uol.com.br


PROJETOS

Erico Monteiro Arquiteto

kapadecor 58


Os proprietários solicitaram que o projeto integrasse os ambientes sociais do apartamento, priorizando praticidade e sofisticação. O living de dimensões favoráveis, ganha maior profundidade com a parede revestida com madeira cinza escuro. Ao lado, porta de entrada com acabamento em vidro acetinado na cor papaia.

kapadecor 59


No lavabo, as paredes revestidas com vidro na cor fendi, proporcionam maior leveza. A cuba recebe iluminação interna, enfatizando toda a bossa do ônix na bancada. Tanto no living quanto no escritório, as cortinas estilo rolô, com acabamento translúcido, ampliam a perspectiva dos espaços, possibilitando a visão de todo o entorno.

kapadecor 61


Neste ângulo da sala, vê-se em primeiro plano, a ilha gourmet e ao fundo, todos os espaços sociais unificados.


Leveza e praticidade foram sugeridas para os quartos. O contraponto ĂŠ feito pelo uso de itens com design diferenciado como os criados em laca preta e espelhos do quarto de casal, cortinas e almofadas executadas com tecidos nobres e o arremate sofisticado dos tapetes empregados em todo o apartamento.

Principais Fornecedores Adroaldo Tapetes do Mundo

Contato Erico Monteiro Rua JĂşlio Siqueira 1008 | salas 05/06 DionĂ­sio Torres 85 3023.2479 | 85 8659.2479

kapadecor 64


Foto Robson Melo

PROJETOS

Marcela Brasileiro Arquiteta

BOSSANOVA Para o projeto de arquitetura de interiores, buscamos a idéia, o conceito, a plástica, o equilíbrio de uma densa simplicidade. Trabalhar para os nomes Bossa Nova, Tom e Vinícius me remete ao Jardim Botânico, onde sempre me chamaram a atenção os planos com água escorrendo...o repeti sem constrangimento no descanso da sauna. Me remete ao sol, que entra pelo salão de festas através de espelhos dourados fixados ao teto - sentir a pele queimar nas praias cariocas... Lembranças à areia, à boemia da noite e da música, elo entre todos, explicitada na pauta e notas musicais do hall...Nas águas geladas de onde saem as garotas que viram musas. Nas conversas sem fim, porque muitas ideias se tem para dividir. Todo sentimento revertido em arquitetura, em sensações...no uso confortável, no desejo de estar.

kapadecor 66


kapadecor 67


Fotos Marcelo Brasileiro

BOCA DE CENA A busca da idéia... Sempre! O “insight” desejado através de muita busca, às vezes, raramente, ao acaso. Ao ser convidada para projetar área comum do bossa nova (muito extensa, aqui apenas o hall do Vinícius de Moraes) imaginei um palco, uma cenografia para um show, de onde os músicos sairiam por trás de planos de fundo. Estes planos brincariam também no teto escondendo a luz que os acentuam. Durante o processo construtivo, muitas mudanças, como acontecem geralmente, mas a idéia está aí. Ganhar o prêmio do IAB foi à certeza final de que vale a pena. Vale a pena insistir no que se acredita: Arquitetura de interiores não precisa ser mera decoração. A busca de EMOÇÃO acima de tudo. NÃO GOSTE, mas não diga que é ÓBVIO! Por Marcela Brasileiro

IV PRÊMIO IAB DE ARQUITETURA 2011 CERTIFICADO O Departamento do Ceará do Instituto de Arquitetos do Brasil certifica que o projeto intitulado ÁREAS COMUNS – EDIFÍCIO BOSSA NOVA, de autoria da Arquiteta Urbanista Marcela Brasileiro foi vencedor no IV Prêmio IAB de Arquitetura, edição 2011, na Categoria AQUITETURA DE INTERIORES.

kapadecor 68

Contato Arquiteta Marcela Brasileiro Av. Santos Dumont, 3060 | sala 601 Aldeota | Fortaleza-CE 85 32682061 | 32249017 | 88195000 marcela@marcelabrasileiro.arq.br secretaria@marcelabrasileiro.arq.br


interiores

CRIATIVIDADE APLICADA um espaรงo projetado com detalhes criados pela arquiteta

Telma Aguiar Arquiteta

kapadecor 70


Apartamento com visual “clean” possui espaços integrados e ao mesmo tempo bem definidos com o mobiliário de design contemporâneo. O branco como base associado ao bege, marrom e laranja favorecem tons claros ao mesmo tempo em que aquece o ambiente. Materiais duráveis foram utilizados para garantir uma atmosfera sofisticada ao apartamento. A iluminação cria várias sensações, valoriza os móveis, obras de arte e os detalhes no gesso do teto.

kapadecor 71


Destaque para o lustre pendente de aรงo escovado e barras de cristal nacional projetado e confeccionado pela arquiteta Telma Aguiar.

kapadecor 72


Materiais duráveis foram utilizados para criar uma atmosfera sofisticada na suíte do casal.

Principais Fornecedores Florense Spazio Casa Viva Holanda por Dulce Silveira Saccaro Espaço Casa Choça Adroaldo Tapetes

Contato Telma Aguiar Rua Lívio Barreto 540 Dionísio Torres 85 9991.1787 85 8736.3590

kapadecor 74


interiores

LUXO COTIDIANO

Eglimar Pinto Designer de Interiores

kapadecor 76

Com um conceito de requinte que valoriza o conforto, este apartamento exibe um conjunto harmonioso de acabamentos nobres, tonalidades sóbrias e muita criatividade. Projeto com apelo jovem e cosmopolita prova que elegância e modernidade podem estar nos detalhes. A atmosfera que paira sobre os ambientes reflete com fidelidade a personalidade dos moradores. Modernos e dinâmicos, um casal que não abre mão do bem estar. Neste apartamento, Eglimar Pinto orquestrou uma decoração elegante e atual com elementos que conferem exclusividade ao projeto. Integração é a palavra-chave da concepção do Projeto. Varanda, living, sala de jantar e cozinha unem-se em um espaço, onde móveis desenhados sob medidas


permitem circulação livre. Visando maior amplitude, Eglimar lançou mão de revestimentos neutros instalando um espelho em uma das paredes. “A opção por acabamentos claros e tecnológicos também conferiu um estilo atemporal, sem perder em modernidade”, acentua. Tons neutros e ousados, como bege e o azul, dão a pitada de requinte. As portas de correr também foram outro trunfo de praticidade nesse apartamento. Além de otimizar espaços, essas peças ainda garantem a unidade do conjunto. Efeitos de iluminação destacam detalhes embutidos no gesso bem como objetos decorativos, complementam o Projeto. Em um ritmo contemporâneo, os estofados em tecidos, poltrona, aparador em linha reta e banquetas clássicas realizam um contraponto ‘a sofisticação discreta de acabamentos nobres e revestimentos requintados. “Mármores, tapetes orientais, papéis de parede são sempre boas opções para projetos que pedem um toque de luxo, mas sem perder a essência cosmopolita”, explica Eglimar. kapadecor 77


kapadecor 78


Principais Fornecedores Bete Cunha Tapetes Inusittรก Choรงa Lado Sul Mรณveis Sierra Masotti Vidraรงaria Detalhes Contato Eglimar Pinto Rua Tuburcio Cavalcante, 1300 901 | Meireles 85 9646.1075 | 8837.8887 www.eglimarpinto.blogspot.com

kapadecor 79


PROJETOS

Eglimar Pinto Designer de Interiores

A Loja Ana Moreno é simples e contemporânea sem perder a elegância. Seu ponto alto são as estantes em zig e zag que traz movimento e descontração, gerando uma brincadeira com a marcenaria. As paredes e o teto são revestidos de papel parede ficando o detalhe na sanca iluminada que pega toda a extensão da Loja. Painéis de espelhos dão amplitude à Loja e a varanda na área externa confere charme ao projeto. O segredo está nos detalhes, onde oferece soluções diversificadas para decoração e revestimentos. “O bom gosto e a variedade dos adornos, complementam o projeto de forma harmônica e satisfazendo os clientes”, segundo Eglimar Pinto.

kapadecor 80


kapadecor 81


Principais Fornecedores Criativa Floricultura Ferro Molde G&G Tapetes

Contato Eglimar Pinto Rua Tuburcio Cavalcante, 1300 | 901 Meireles 85 9646.1075 | 8837.8887 www.eglimarpinto.blogspot.com Loja Ana Moreno Decorações e Paisagismo Rua Dr. João Pessoa, 765 | Centro | Iguatu-CE (88) 3581.2460

kapadecor 82


INTERIORES Marcelus Caracas

LIVING Conforto,qualidade e elegância se unem no projeto de Marcelus Caracas para uma família que se sente bem recebida em seu próprio lar.

kapadecor 86


HALL DE ENTRADA No hall de entrada, aparador com tampo em espelho e base em cavaletes de aço, espelho com moldura em ratan e madeira, luminåria com cúpula em seda e objetos decorativos.

kapadecor 87


JANTAR Sala de jantar para 10 lugares com mesa em tampo de vidro “ebony diamond guard” e base em madeira. Cadeiras revestidas com seda pura com destaque para as duas cabeceiras revestidas com seda floral.

kapadecor 88

Principais Fornecedores Sierra Móveis Bete Cunha Tapetes Ouvidor Interiores Choça Galpão Marcenaria Reforma e Arte


PROJETOS

Naiana Lima e Priscilla Ximenes Arquitetas

kapadecor 90

Soluções originais, específicas para espaços reduzidos, resultaram neste flat de 52 m², que expressa praticidade e bom gosto. Para o cliente que é jovem, optou-se por um estilo descontraído e funcional para atender as necessidades de quem adora receber. A derrubada de paredes foi um dos itens fundamentais do projeto, pois permitiu a composição de um living com os ambientes: estar, jantar/jogos, home-theater, varanda e cozinha do tipo americana. Essa solução fez os espaços parecerem maiores. Os ambientes foram pensados de forma a agregar mais de uma função para cada espaço, como a copa que serve como um bar com o uso de banquetas. Um dos pontos fortes do projeto é a TV giratória através de um tubo de aço, que atende à todos os ambientes, pois pode ser utilizada tanto pela sala de estar quanto pela sala de jantar e varanda. Foram usadas cores neutras no ambiente para deixar o colorido para as peças de decoração e mobiliários de design.


Principais Fornecedores Grupo LPM La Lampe Ouvidor Interiores Galpão D Spazio Casa 7 Bete Cunha Home e Galeria MF Contato NLPX PROJETOS LTDA. Complexo Pátio Dom Luís Av. Dom Luís, 1200 |Torre I | Sala 2208 Aldeota | Fortaleza-CE | 60160-230 85 4011.5520 | 85 9925.0127 | 85 8722.2822 kapadecor 92


PROJETOS

LOCAL “ANTI STRESS” uma academia diferente Para manter-se em forma é preciso estimulo, determinação e paciência. O resultado vem com o tempo. O incentivo pode ser um dos pontos fundamentais que proporcionam bem estar ao encontrar o espaço ideal para pratica de exercícios. Pensando nisso a arquiteta Karmilse Marinho desenvolveu um ambiente atrativo e agradável aos clientes do espaço de atividade física “Apoio de Frente”. Localizada no bairro nobre do Cocó, a proposta foi investir num publico diferenciado que busca mais que máquinas e pesos. Os proprietários Silvia e Maia Junior oferecem aos seus clientes um ambiente aconchegante e descontraído fazendo-os sentir-se em casa.

Karmilse Marinho Arquiteta Fachada com estrutura em Viroc, revestimento em ladrilho hidráulico e letreiro em aço inox.

kapadecor 94


A proposta vai além dos serviços de atendimento vip contendo modernos equipamentos completos, musculação, spinning, treinamento funcional e aulas de pilates em salas especiais acompanhadas de profissionais preparados com atenção exclusiva.

O piso madeirado foi desenvolvido especialmente para receber os impactos da musculação. Vários jardins de inverno foram criados, paisagismo executado pelo próprio Junior Maia, de modo que a prática de atividade física seja realizada em ambiente bastante agradável. A lojinha recebeu vidros no lugar de alvenaria, tornando-se mais leve e facilitando a visualização dos produtos. O balcão da recepção foi todo confeccionado em estrutura metálica e Viroc.

kapadecor 95


kapadecor 96


A iluminação foi trabalhada de modo a valorizar a arquitetura e gerar conforto.

Principais Fornecedores Execução da obra: Rodrigo Parente Engenharia: Fábio Rezes (Execut) Acrimetal Spazio (adornos)

Contato Apoio de Frente - espaço de atividade física Rua Almeida Prado, 1013/A | Cocó (em frente a praça martins dourado) 85 3261.4939 apoiodefrente@gmail.com Contato Karmilse Marinho Arquiteta 85 9102 3033 karmilse@gmail.com kapadecor 97


PROJETOS

Kaila Lima Arquiteta

kapadecor 98


Em uma reforma da sede de uma construtora buscamos a modernização de suas instalações e melhores adaptações dos espaços proporcionando uma linguagem bem minimalista e funcional. A recepção é marcada pelo branco, preto e linhas retas, com traços mais horizontais alongando o ambiente. A copa foge do tradicional ao se apresentar aberta e exposta, utilizando materiais mais ternos e escuros, localizada no coração da empresa, favorece um local de encontro e descontração. A sala de reunião recebe um painel acolchoado revestido em tecido para auxiliar na acústica.

Contato Kaila Lima kaila_lima@yahoo.com 85 8791.1412 85 9922.9447 kapadecor 99


INTERIORES A proposta apresentada mostra a delicadeza de um espaço feminino, funcional e sofisticado: um quarto para uma universitária, onde os espaços são determinados a partir das suas necessidades cotidianas. O mobiliário de traços retos demonstra um projeto contemporâneo, proporcionando a sensação de amplitude através dos espelhos que revestem as portas centrais do armário. A escolha das tonalidades e dos materiais utilizados foi pensada para que o ambiente ficasse atemporal. A iluminação indireta do painel da cama, da arandela e do pendente, proporciona aconchego ao espaço. No painel da TV foi priorizada a funcionalidade com a integração entre espaços para, estudo e objetos de uso pessoal organizados.

Georgina Vasconcelos Arquiteta

kapadecor 100


kapadecor 101


Principais Fornecedores Paroma Lustres Espa莽o Casa Art Fina Morais M贸veis Fortaleza Tintas FF casa

Contato Georgina Vasconcelos Arquitetura e Interiores Av. Washington Soares, 909 | sala 60 Salinas Casa Shopping | Edson Queiroz 60.811-341 | Fortaleza-CE

kapadecor 102


Delicadeza em todos os detalhes

facebook.com/lojamormaco

www.mormaco.com.br


INTERIORES

VALORIZANDO O ESPAÇO Em uma área restrita volumes e alturas delimitam vários ambientes como o bar, a mesa para refeições rápidas, cooktop e diversas bancadas de trabalho que compõem essa cozinha da Portiere. Aproveitando o pouco espaço, criando uma sensação de amplitude, utilizou-se um espelho cobre em uma das laterais da cozinha. A sofisticação encontra-se na dualidade entre dourado e prata, associado à perfeita comunhão entre materiais utilizados. A descontração do ambiente destaca-se por suas peças e adornos coloridos proporcionando as características solicitadas pela loja. Vale ressaltar os pendentes sobre a área do bar e o revestimento em pastilhas douradas. Lara Leitão e Soraya Alencar Arquitetas

kapadecor 104


Principais fornecedores Portiere Choça Idée Indie Café

Escritório Solar Salinas Casa Shopping Av. Washington Soares, 909 | Sl. 16 Guararapes | Fortaleza-CE 85 3094.2623 solararquitetura@yahoo.com.br

kapadecor 105


ARES RETRÔ “Lifestyle”, vivido nos anos 50, 60 e 70, estilo retrô é dinâmico, elevado impacto e muito “cool”, marcado por peças icônicas que sobreviveram, com muita pompa e circunstância, o passar do tempo. Mobiliário baixo, linhas simples e sofisticadas, pernas pontiagudas e sempre à vista, sofás largos e longos, cadeiras e poltronas suaves e arredondadas, “ottomans” que encaixam tipo “puzzle”, bancos cromados, superfícies lisas e brilhantes. Muitos ícones da época são consideradas hoje obras de puro design cujo traço “kitsch” é inconfundível. Tons fortes e sólidos como laranja, amarelo, azul, rosa e lilás são as referências da paleta de cores. O uso de padrões ousados eram a marca da sedução e o difícil era escolher entre florais, xadrezados, “tie-dye”, psicodélicos, abstratos e formas geométricas coloridas cobriam almofadas, cortinas e

Poltrona Bool Design Studio Germânia

estofados. O papel de parede era quase obrigatório, quando as paredes eram pintadas optavam por cores claras sem o ser o demasiado branco. Quadros com arte geométrica ou ilustrações “vintage”, assim como fotografias a preto e branco inspiradas em hollywood emprestavam um visual cool às paredes. Espelhos grandes e os cintilantes “disco bolls” eram peças chaves no decor. Peças divertidas como telefone pesados e esculturas de artes com visual forte e invulgares completavam o espírito retrô. Na cozinha eram utilizados os eletrodomésticos grandes e coloridos ou cromados, atualmente replicados por marcas conceituadas. Hoje em dia, o estilo retrô pode ser recriado com recurso e algumas peças chaves, o importante é não cair no exagero.

Poltrona Exos jequitibá | couro “pull up” Design Estudio Fetiche

Mesa centro Mista Design Rejane Carvalho Leite

kapadecor 106


Banco Mercato serigrafado Desing Studio Signo

Poltrona Niko com puff Design Studio Germânia

Sofá Niko Germania Design Studio Germânia


NOVOS MATERIAIS & PRODUTOS O design italiano desenvolveu, a partir de blocos maciços de rochas ornamentais, cubas torneadas e esculpidas para banheiros e lavabos. As cubas de ônix se destacam com seu efeito de translucidez apenas com a luz ambiente. Os mármores nobres “Ebony gold” e o “White portoro” são muito usados nos revestimentos de halls e salas, também usados em bancadas de banheiros, lavabos e painéis de paredes.

Por Roger Monte Colaborador: Monique Benevides kapadecor 108


MARCENARIA | PLANEJADOS | MODULADOS Os móveis sob medidas agregam muito nos projetos de interiores, solucionam os espaços para home theaters, cozinhas, lavanderias, banheiros, closets, escritórios e outros locais onde serão necessários aproveitamentos de áreas. A escolha dos materiais de acabamentos está sempre condicionada à especificação do profissional contratado pelo cliente, assim como o interesse e gosto pessoal de ambos. Vale ressaltar que os valores agregados conferem funcionalidade, design e qualidade ao produto final. O mercado lança a cada ano um mix de tendências que é traduzido por cada marca em coleção ou conceito pra se diferenciar perante os consumidores. Buscando na história, a carpintaria nasceu com as civilizações e dela veio a marcenaria, que iniciou a produção do mobiliário sob medidas, largamente difundida nos projetos de interiores. O marceneiro fabrica com arte móveis e outros objetos de madeira, pois transforma a matéria-prima em objetos decorativos. Com a globalização a marcenaria passou a utilizar os novos materiais industrializados e ecologicamente certificados. Existem diferenças entre as marcenarias, móveis planejados e modulados. Nas grandes marcenarias não existem modulações pré-definidas, o arquiteto ou designer usa da ergonomia e funcionalidade para elaborar um projeto personalizado e completamente livre de medidas. Já nos móveis planejados há uma gama maior nas opções de módulos, cores, acabamentos e ferragens mais resistentes, dando aos clientes mais exigentes, exclusividade de cores e um atendimento personalizado. Nos móveis modulados encontramos limitações nas opções da fábrica, os módulos e as ferragens, na grande maioria, são mais simples, garantindo assim, o preço acessível e o fluxo maior de produção para atender um grupo maior de clientes. O mercado de Fortaleza disponibiliza muitas opções, vale a pena fazer uma visita e buscar o que melhor se adéqua ao seu projeto. No geral são as franquias ou revendedoras de fábricas que trabalham com medidas de móveis específicos já padronizados, sendo assim módulos para cada linha, dando aos seus clientes qualidade de acabamentos industriais e garantias, com o curto prazo de entrega dos mesmos. Por Roger Monte Colaborador: Sandrine Gaspar Montemeso


DICAS DE DECORAÇÃO

A sala é um local de convívio. Confira o que as cores proporcionam nesse ambiente: • Laranja traz alegria, autoconfiança e ajuda no amadurecimento interior. • Verde representa esperança, sensação de frescor, calma e relaxamento. • Rosa representa felicidade e romance. A cozinha é um local de refeições informais. Atenção para o efeito das cores neste ambiente: • Coral e Laranja estimulam o interesse em criar pratos saborosos. • Amarela expressa energia, porem facilmente estressante e estimula refeições rápidas.

CONVIDADOS: Aucy Ponce e Lia Fiuza Deixe sua casa ainda mais gostosa, mudando a decoração de forma prática e econômica. As decoradoras Aucy Ponce e Lia Fiuza listaram algumas dicas: • Pintar o portão, portas e janelas; • Pintar uma das paredes da sala ou dos quartos; • Revitalizar armários, buffets e racks; • Adesivar espelhos, armários da cozinha e a geladeira; • Trocar objetos e acessórios como almofadas, porta-retratos e vasos; • Renovar as cortinas e tapetes; • Trocar cúpulas e luminárias; • Renovar quadros e molduras; • Renovar objetos das áreas externas: umblelones, cadeiras e vasos; • Aproveitar as promoções nas lojas de decoração. Quer pintar as paredes da casa ou do escritório e não sabe escolher as cores? Aucy Ponce e Lia Fiuza passaram as dicas na hora da escolha e compra das tintas. Você sabia que a cor de um ambiente influencia quem o frequenta? Por isso, antes de pintar as paredes da sua casa ou do escritório, não custa dar uma olhada em algumas orientações sobre as cores mais indicadas, sempre respeitando a preferência de quem vai viver no local e as características da família.

kapadecor 110

O quarto é um lugar de descanso e de intimidade, escolha a tinta ideal: • Laranja traz alegria, estimula a libido e é antídoto contra a depressão e o cansaço. • Rosa proporciona leveza, suavidade, acalma, relaxa, traz felicidade e inspira romance. • Azul acalma e suaviza, porém, pode ser depressiva. • Verde alivia a tensão, traz sensação de bem-estar, induz a um sono tranquilo.


ORIENTE-SE BALL DE SEDA É produzido na Índia de forma artesanal unindo as duas matérias-primas mais nobres, lã e seda, Sua trama é formada por bouclês de lã trançadas proporcionando uma leve massagem (Técnica Do-In) ao pisar.

KILIM TÉCNICA MISTA Sâo Produzidos nas regiões mais áridas do Irã, ainda por tribos nômades. Sua produção consiste em unir técnicas já existentes nos seus arredores, ora utilizando a técnica do kilim ora utilizando a técnica dos nós turcos, assim diferenciado dos kilins tradicionais.

COLEÇÃO UNIQUE Produzido na Índia sob um novo conceito, com design de Adroaldo Carneiro e produção de tapetes exclusivos de forma artesanal tendo na composição lã, lã e seda ou todo em seda. Essas peças exclusivas demandaram um tempo de produção em torno de dois anos e meio.

Por Adroaldo Henrique Carneiro

perguntas & respostas Milanye Farias quer decorar algumas paredes de seu apartamento usando papeis de parede, seu quarto de solteira e uma das paredes do living. Arquiteto Rodrigo Maia responde: O papel de parede foi usado bastante nos anos 70 e já faz algum tempo que está em voga, no entanto, deve-se ter muito cuidado ao utilizá-lo. A vantagem do papel é que sua aplicação não causa sujeira, é fácil e rápido. Para evitar erros, opte por padronagens lisas e de cores suaves, assim pode brincar com tecidos de cores fortes e/ou estampas. Caso queira algo mais ousado e se encante por um papel marcante, com listras, arabescos, etc.., o restante dos tecidos tem que ser discretos pra não concorrer com o papel. Eu particularmente hoje só uso papel em dormitórios, pois acho que dá um certo aconchego. Na sala prefiro usar tinta mesmo. Aline Rodrigues está construindo um Caramanchão no Jardim de sua Casa, e gostaria de saber que plantas ornamentais usar. Arquiteta e Paisagista Luciana Mota responde: Há várias opções para usar, gosto muito da “Thunbergia Azul Grandiflora”, por ser vigorosa, cresce rápido e suas flores são azuis claras, quase lilases. Também podemos usar o “Bouganville” (possui grande variedade de espécies e cores) mas se tiver criança é bom tomar cuidado com os espinhos. E ainda a “Dipladênia”, uma trepadeira com lindas flores amarelas e seu crescimento é rápido também. Envie sua pergunta para kapadecor@gmail.com e se for selecionada, será divulgada na próxima edição. kapadecor 111


Queria voltar no tempo e apreciar novamente o que era belo... Queria ver o futuro, projetado com base nas minhas origens. Queria ter hoje o que apreciava ontem, e que me fará feliz amanhã... Voltar atrás é para poucos, mas vale muito. Vale, por um minuto que seja, sentir-se tranquilo mais uma vez. Para prever o futuro, estudamos o passado, reconstruindo o presente. Estudamos sem nostalgia ou melancolia, mas com a sabedoria de importar para os dias de hoje aquilo que era belo e que não se perdeu. A mudança é necessária, e o passado nos traz lições que não podemos deixar esquecidas no futuro. A Florense apresenta Charm Collection!

PROVENCE

A transumância é o deslocamento sazonal de rebanhos para locais que oferecem melhores condições de pastagem durante parte do ano. É habitual em locais montanhosos e a sua prática é muito antiga em toda a Europa rural. Na região da Provença, na França, a tradicional Fête de la Transhumance ocorre anualmente na segunda-feira de Pentecostes, quando mIhares de ovelhas iniciam seu deslocamento pelos vales das regiões alpinas, com suas pastagens ricas em nutrientes.

Fotos Federico Cedrone

CHARME, ELEGÂNCIA E CONCEITO

kapadecor 112


MATELASSÉ

kapadecor 114

A palavra francesa matelassé significa “acolchoado”. Feito à mão há muitos anos,é um tecido nobre adornado por desenhos decorativos e considerado o “tecido-arte”, amplamente utilizado nos palácios da França. Palácios estes que hoje se transformaram em museus, com admiráveis acervos amealhados durante séculos, e que recebem milhares de visitantes anualmente. Grandes tesouros da humanidade encontram-se sob a guarda do governo francês, que zela por obras vindas dos quatro cantos do mundo.


BISTROT

A França é um dos maiores produtores e o maior exportador de queijos do mundo. Lá, são produzidos alguns dos mais conhecidos do planeta, como o Camembert, o Roquefort, o Brie, o Caprice des Dieux e o Raclette, entre outros. No total, são mais de 400 variedades. Criados a partir do leite, os queijos eram muitas vezes produzidos em casa. Algumas dessas casas também serviam como bistrôs durante a Segunda Guerra Mundial, quando os homens iam para a batalha e as mulheres precisavam trabalhar para complementar sua renda, abrindo suas casas ao público para vender refeições caseiras. A etimologia da palavra Bistrot possui diversas teorias, no entanto, hoje, independente de sua origem, seu conceito define um estilo único e aconchegante de bem viver. kapadecor 115


LOUNGE KAPA DECOR

LANÇAMENTO DO ANUÁRIO DE DECORAÇÃO DO CEARÁ 2011 A revista Kapa Decor lança o primeiro livro de design e decoração do Estado do Ceará com festa na loja Adroaldo Tapetes, que nos recebeu com carinho e dedicação. O evento teve sua decoração assinada pelo Designer Roger Monte, responsável pela harmonia em cores e estilo que agradou a todos os convidados.

kapadecor 116


kapadecor 117


kapadecor 119


kapadecor 120


LOUNGE KAPA DECOR CAMPANHA “DEZTAQUES” ACED 2011 A revista Kapa Decor cobriu a festa de premiação da ACED. Estiveram presentes lojistas, empresários, premiados e convidados.

kapadecor 122


kapadecor 123


kapadecor 124


kapadecor 125


kapadecor 126


kapadecor 127


CAFÉ COM DESIGN

BOTECO PRAIA FORTALEZA Com vista privilegiada na Avenida Beira Mar, um dos cartões postais mais bonitos da capital cearense, o Boteco Praia bar Premium de Fortaleza é sinônimo de requinte, diversão e garantia de um bom atendimento, chopp gelado e delícias gastronômicas. Para ambientar o clima, bandas musicais de pop-rock a MPB tocam, ao vivo, diariamente. O Boteco Praia funciona das 17h até o último cliente e fica na Av. Beira Mar, 1680 – Meireles. Com espaço para cerca de 500 pessoas, o Boteco Praia oferece variado menu de petiscos de boteco tradicionais e a base de frutos do mar, como coxinha de caranguejo e lagosta na brasa. Os petiscos

kapadecor 128


são oferecidos constantemente pelos garçons, que circulam entre as mesas com as mais saborosas opções. O restaurante oferece ainda um menu a la carte, disponível também para o almoço nos finais de semana. Dentre as delícias, é possível degustar pratos a base de frutos do mar, peixes e carnes, como Filé de Sirigado à Espanhola, Picanha Fatiada com Fetuccine, Moqueca Mista à Baiana, Lagosta ao Molho Termidor. O menu de bebidas também é um diferencial da casa. O chopp do Boteco Praia é famoso pela sua espuma cremosa e temperatura

kapadecor 129


perfeita, podendo ser pedido nos tamanhos grande ou garotinho. Drinks tropicais, caipirinhas e caipiroscas são preparadas especialmente por um barman e a casa oferece clubes de vodca e uísque, para quem não abre mão de um atendimento diferenciado. Espumantes, cervejas tradicionais e premium são outras pedidas, bastante solicitadas. Há quase 60 anos, o Grupo Dias, de Pernambuco, deu seus primeiros passos na área gastronômica, com a aquisição do tradicional restaurante Manoel Leite, em Recife. De lá pra cá, os investidores diversificaram os negócios e vêm contribuindo com o enriquecimento da gastronomia e lazer em todo o Nordeste. O primeiro Boteco foi inaugurado na capital pernambucana em julho de 1999 e hoje possui unidades em Teresina, Maranhão, Salvador, Brasília, Recife, Maceió, Fortaleza, Caruaru, Brasília, Goiânia e Belém.

Boteco Praia | Av. Beira Mar, 1680 | Meireles Horário de funcionamento: das 17h até o último cliente Couvert: R$ 5,90 Formas de pagamento: dinheiro e cartões Visa, MasterCard e Diners Mais informações e reservas: 85 3248.4773

kapadecor 130

A rede chegou a Fortaleza em 2000 e conquistou o público. O Boteco Praia funciona na Av. Beira Mar, gerando 85 empregos diretos e cerca de 150 indiretos. A casa recebe cerca de 4000 freqüentadores por semana e é uma das principais referências de diversão e gastronomia de Fortaleza.


Onde a bela vista encontra conforto, aconchego e o prazer em lhe servir.

Boteco Praia · Av. Beira Mar 1680 · (85) 3248 4773 · www.botecofortaleza.com.br · /botecopraiafort · @botecopraiafort


CAFÉ COM DESIGN

Manuel Calixto Arquiteto O layout do restaurante foi desenvolvido em duas áreas para diferentes funções, para isso, foi necessário que os ambientes fossem versáteis com a possível integração entre os mesmos. Quis fazer algo que se integrassem no centro comercial, materiais modernos e nobres, mantendo e reforçando a mensagem de seriedade sem deixar de ser contemporâneo, que fosse chique e com bastante glamour, como é meu apanágio.

kapadecor 132


“Quando os donos do restaurante me falaram, assustei-me um pouco, pois era um projeto bastante ambicioso e que prometia. Pensei e caprichei nas amendoeiras que são típicas do Algarve e que tem glamour por si só. Coloquei um painel em papel de parede a partir de uma fotografia que tirei para dar a sensação de uma esplanada e de profundidade”. Duas áreas especificas, uma de restaurante e outra de self service, encontram-se no centro comercial dentro da cidade, ou seja, abrange uma imensa zona de serviços para almoço e jantar. “Foi um trabalho que proporcionou prazer em realizar devido à confiança depositada pelos donos do restaurante.

Tive participação na criação e fotos do menu bem como arte da fachada.” “Na iluminação, como queria dois espaços distintos, optei por luminárias que dessem bastante luz na áera do painel de amendoeiras, como se fosse uma esplanada, ou seja, o dia. No outro espaço, optei por luminárias de design italiano”. “Reparem como desenhei o chão que se prolonga até as paredes com diversos preenchimentos de “bordoux” assimétricos e pretos. Ao escolher “bordoux” e amarelo, cores quentes, quis dar e transmitir algum conforto, para quem aqui trabalha ou vem saborear os diversos menus que “O Chefe Silvestre” tem”.

kapadecor 133


Juntar orquideas e velas aliadas a uma variedade infinita de formas geométricas dão um resultado surpreendente, nasce o local que oferece glamour e sofisticação que imprime momentos de relax e bem estar para quem quer desfrutar uma refeição ou uma conversa a dois.

Contato Manuel Calixto Arquiteto Av. Dr. José Eduardo Victor Neves, 96 e 98 A 2330-006 | Entoncamento - Portugal 249-719972 Restaurante O Chefe Silvestre Urbanização das Cardosas, Lote A Centro Comercial Acqua Portimão 282-4133536 8500-616 | Portimão - Portugal


ONDE ENCONTRAR Academia Apoio de Frente Rua Almeida Prado, 1013/A | Cocó Fortaleza-CE | 85 3261.4939 apoiodefrente@gmail.com Acrimetal Rua Joaquim Antônio, 608 | Vila Ellery Fortaleza-CE | 85 3211-4000 Adroaldo Tapetes do Mundo Av. Senador Virgílio Távora, 850 | Aldeota Fortaleza-CE | 85 3244.1552 www.adroaldo.com.br Ana Moreno Decorações e Paisagismo Rua Dr. João Pessoa, 765 Centro – Iguatu-CE (88) 3581.2460

Ferro Molde (88) 9957-0534 FF Casa Rua Nunes Valente, 3031 | Dionísio Torres Fortaleza-CE | 85 3257.9173 Florense Rua Joaquim Nabuco, 701 | Meireles Fortaleza-CE | 85 3208.2400 Fortaleza Tintas Av. Santos Dumont, 3715 | Aldeota Fortaleza-CE | 85 3205.9880

Indie Café Av. Washington Soares, 909 | Edson Queiroz Fortaleza-CE | 85 3241-3739 Inusittá Av. Washington Soares, 909 | Loja 96 B Edson Queiroz | Fortaleza-CE | 85 3241.3000 www.inusitta.com.br Jardineira Paisagismo Rua Doutor Márlio Fernandes, 30 Edson Queiroz | Fortaleza-CE | 60810-025 85 3241-0694

G&G Tapetes (88) 3582.4786

La Lampe Av. Desembargador Moreira, 509 | Meireles Fortaleza-CE | 85 3242.1790

Art Fina Av. Pe. Antônio Tomás, 500 | Aldeota Fortaleza-CE | 85 3264.5809 | 3261.8966

Galeria Mariana Furlani Rua Canuto de Aguiar, 1401 | Meireles Fortaleza-CE | 85 3242.2024

Lado Sul Av. Senador Virgílio Távora, 617 | Meireles Fortaleza-CE | 85 3268.4121

Bete Cunha Tapetes Av. Santos Dumont, 2459 | Aldeota Fortaleza-CE | 60150-161 | 85 3224.7142 www.betecunhatapetes.com.br

Galpão D Av. Padre Antonio Tomas, 770 Aldeota | Fortaleza-CE 85 3208.2527 | www.galpaod.com.br

Boteco Praia Avenida Beira Mar, 1680 | Meireles Fortaleza-CE | 85 3248.4773

Galpão Marcenaria Rua Nelson Studart, 209 | Edson Queiroz Fortaleza-CE | 85 3239.0266 | 9982.0855

Masotti Rua Barbosa de Freitas, 1583 | Aldeota Fortaleza-CE | 85 3023.6446 masottifortaleza@masotti.com.br www.masotti.com.br

Casa 7 Rua Jaguaruana, 90 | Aldeota Fortaleza – CE | 85 3461.2737

Goa Home Rua Frederico Borges, 855 | Aldeota Fortaleza-CE || 85 3267.1177 www.goahome.com.br

Choça Av. Washington Soares, 909 | loja 66-83 Edson Queiroz | Fortaleza-CE | 85 3241.3246 www.emporiochoca.com.br Choça Rua Barbosa de Freitas, 1440 | Aldeota Fortaleza-CE | 85 3244.2187 www.emporiochoca.com.br Criativa Floricultura (88) 3581-7101 ECO Soluções em Energia Rua Vicente Leite, 2359-A | Aldeota Fortaleza-CE | 85 3032.9487 info@ecoenergia.eng.br | Espaço Casa Avenida Dom Luís, 937 | Meireles Fortaleza-CE | 85 3261.1062 Evidência Móveis Av. Bezerra Menezes, 1485 | São Gerardo Fortaleza-CE | 85 3223.3049 kapadecor 136

GRUPO LPM Estr. Barão de Aquiraz, 1435 | Paupina Fortaleza-CE | 85 3474.6868 HOME Av. Desembargador Moreira, 499 | Meireles Fortaleza-CE | 85 3261.5823 Hotel Vale das Nuvens Sítio São Francisco, S/N | 62766-000 Guaramiranga-CE | 85 9635.1767 contato@valedasnuvens.com.br www.valedasnuvens.com.br

Nature Garden Av Ministro José Américo, 2323 | Cambeba Fortaleza-CE | 85 3276.9011 Ouvidor Interiores Av. Santos Dumont, 3617 | Aldeota Fortaleza – CE | 85 3267.6364 | 3267.6766 atendimento@lojaouvidor.com.br www.lojaouvidor.com.br Paroma Lustres Avenida Santos Dumont, 3701 | Aldeota Fortaleza-CE | 85 3267.0007 Portiere Av. Washington Soares, 909 | Edson Queiroz Fortaleza-CE | 85 3241.3769 Reforma e Arte Rua Vicente Linhares, 1218 | Aldeota Fortaleza-CE | 85 3224.5841

Idée Objetos de Decorações Av Washington Soares, 909 | lj 39 Edson Queiroz | Fortaleza-CE 85 3241.3301

Sierra Av. Senador Virgílio Távora, 265 | Meireles Fortaleza – CE | 85 3261.6706 | 85 3263.6587 lojafortaleza@sierra.com.br

Idéia Home Design Av. Eng. Santana Júnior, 946 | Papicu Fortaleza-CE | 85 3262.7351 www.ideiahomedesign.com.br

Spazio Av. Padre Antônio Tomás, 2288 | Aldeota Fortaleza-CE | 85 3224.2656


COLUNA

MARCELO FORTUNA

ARQUITETO marcelo@marcelofortuna.com.br

Chegando à tribo e se deparando com a típica indumentária local, a loira não conteve o riso quando o Pajé se aproximou. Pra ela, aquilo era uma fantasia, que ela só via no desfile das escolas de samba, mas ali, era real. Tava engraçado, tantas miçangas, penas, tintas pelo corpo. O Pajé, do alto da sua sabedoria, percebeu a situação, e ao invés de ficar chateado, provocou a moça: “ Índio parece palhaço vestido assim, né...? Assim, com pena na cabeça, tinta no corpo, chocalho amarrado na perna... né?” Ela disse: Realmente, e então sorriu um pouco mais a vontade. Então o índio retrucou: “Essa pena azul na cabeça é pra homenagear o pai do pajé, mais velho, que já morreu; esse chocalho amarrado no pé é pra fazer barulho quando a gente pisa forte no chão, pra chamar a chuva, pra molhar a nossa lavoura que tá seca; essa tinta amarela no rosto é pra dizer que a tribo está em guerra e essa argola na orelha é grande pra mostrar que o pajé tem experiência. Filho de Pajé tem argola bem pequena na orelha.” Dadas as explicações, olhou pra loira, inclinou o rosto, se aproximou e perguntou: “ E esse brinco pendurado na sua orelha e esse colar no seu pescoço e esse anel no seu dedo.... pra que servem, o que significam?? A loira olhou, olhou e respondeu: “É pra enfeitar, ora...” O índio olhou pra ela e disse: “Então... quem é mesmo o palhaço aqui hein??? E a tribo inteira riu.... Com arquitetura é assim, se não houver pertinência, as construções ficam como a loira da tribo.

kapadecor 138


GALERIA KAPADECOR PATATIVA DO ASSARÉ Foto Robson Melo Tratamento Pedro Melo


kapadecor12012  

arquitetura, design e decoração

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you