Page 1


EDITORIAL

André Barbusci

Graduando em: Design Gráfico - Estácio IDEZ Ciência da Computação - UFPB


Jogo: ELEMENT4L


ELEMENTOS BÁSICOS


PONTO O ponto é o mais simples elemento da comunicação e é irredutível, foi usado por muito tempo na indústria dos jogos, pelo grande apelo da atração visual e pelo pouco poder de processamento gráfico antigamente.


LINHA A linha é o movimento de um ponto ou vários pontos extremamente próximos, não podendo serem identificados separadamente.Junto com o ponto a linha também foi muito usado na indústria das décadas de 70 a 90.

Jogo: PONG


FORMA A forma é descrita por uma linha contínua em que o começo e o fim se fecham, as formas básicas são: Quadrado, Triângulo e o Círculo. Essas formas básicas tem suas características específicas o triângulo por exemplo tem um grande significado de instabilidade, ousadia, já ao quadrado é atribuído a solidez, o estável, com o círculo a atribuição que mais o enfatiza é o movimento. Nos jogos a forma garante muitos conceitos que querem ser apresentados, desde jogos mais estáveis, com jogos quadrados, a jogos com bastante triângulos para mostrar ousadia.

Jogo: PORTAL 2


DIREÇÃO Em uma obra visual, seja qualquer esta, procuramos organuzá-la, esperando que ela te traga sensações, como é visto na imagem abaixo, que trás uma idéia de que o personagem está andando para a tela, isso é a direção.

Jogo: BATTLEFIELD 4


Jogo: LIMBO

TOM Tom é a variação da cor e com essa variação se trás grandes sensações, no jogo acima a variação tonal do cinza trás uma grande idéia de solidão por exemplo.


COR Assim como o tom, a cor causa grandes emoções e sensações, cada cor tem sua própria sensação atrelada a si. E podem se relacionar além de sentimentos, mas também com elementos da natureza por exemplo, o verde com as árvores, o amarelo com o ouro.

Jogo: MAGICKA


Jogo: RYSE


TEXTURA A textura é a qualidade da superfície, é o que expressa se a superfície é lisa ou aspera por exemplo. Nos jogos a textura cada vez mais está realista e expressam melhor como as coisas são, trás a sensação, mesmo sem ter o tato, de como seria a superfície de determinado objeto.


Jogo: TITANFALL

ESCALA A Escala nos remete a toda idéia de tamanho dos objetos contidos na obra. É o que nos faz perceber se algo é maior ou menor que outro objeto e o quão grande ou pequeno é aquele objeto, para se ter escala é preciso que se tenha referência.


DIMENSÃO Dimensão é retratado pela perspectiva da imagem, sem uma boa idéia de dimensão, seja ela 2D ou 3D, não teríamos como definir se há algo a frente ou atrás de um certo objeto por exemplo. Nos jogos ainda foi criado o conceito de 2,5D que seria um cenário 2D, mas com idéias de ser um local 3D.

Jogo: ASSASSIN’S CREED


MOVIMENTO O Movimento é um dos elementos que fica menos perceptível no primeiro momento, mas que da toda uma idéia de velocidade, de movimento. Nos jogos ele é bastante representado pelo blur fazendo com que o foco fique no objeto principal e o resto do cenário “embasse”, assim como ocorre na vida real.


Jogo: FORZA 5


Jogo: SURGEON SIMULATOR


ANATOMIA DA MENSAGEM VISUAL


REPRESENTACIONAL A Anatomia Representacional é aquela que tenta expressar ao máximo o realismo, o mundo real na sua mais detalhada forma, nos jogos não é diferente, jogos com propostas de realismo se esforçam ao máximo para retratar a a realidade. Com o aumento dos orçamentos dos jogos cada vez mais os gráficos beiram a realidade e até atores conhecidos por grandes filmes são chamados para interpretar, isso é o que acontece em Beyond Two Souls, jogo retratado na imagem de fundo, onde Ellen Page e William Dafoe são personagens no jogo e são facilmente reconhecidos pela sua face.


Jogo: BEYOND TWO SOULS


ABSTRAÇÃO Já na Abstração se tenta fugir totalmente da realidade, buscando elementos de forma que não expressem nada que nós conhecemos no mundo real. Essa técnica é muito pouco usada na industria dos games, apenas sendo usada por alguns jogos Indies (independentes).

Jogo: DYAD


SIMBOLISMO O Simbolismo tenta representar a realidade de forma mais simples, com poucos detalhes, mas esses poucos s達o muito marcantes, para que assim possamos reconhecer o mesmo objeto no mundo real.

Jogo: LEGO LORD OF RINGS


Jogo: CONTRAST


DINÂMICA DO CONTRASTE


Jogo: BIOSHOCK INFINITE


DE TOM O Contraste de Tom é percebido quando há uma grande variação tonal na imagem, causada para enfatizar ou diminuir em certos pontos a sensação expressa pela cor contida na imagem


DE COR O Contraste de Cor tem diversas qualidades, como a mudança espacial causada pela variação quente-frio, como também diversas sensações causadas em uma mesma imagem em diversos pontos.


Jogo: DOTA2


DE ESCALA A principal função do Contraste de Escala é trazer a percepção da dimensão, ou então dar ênfase em certos objetos sobre outros utilizando do tamanho deles na imagem

Jogo: LITTLE BIG PLANET 2


DE FORMA O Contraste da Forma é também utilizado para atrair atenção para um certo objeto ou para criar ações de equilíbrio ou instabilidade, pontos que falaremos mais pra frente.

Jogo: SOUND SHAPES


Jogo: WATCHDOGS


TÉCNICA VISUAL


EQUILÍBRIO Baseia-se no funcionamento da percepção humana e na enorme necessidade de sua presença. É uma estratégia em que existe um centro de suspensão a meio caminho entre dois pesos.

Jogo: MINECRAFT


INSTABILIDADE Já a instabilidade é a ausência de equilíbrio e uma formulação visual extremamente inquietante e provocadora.

Jogo: FEZ


SIMETRIA Simetria é um equilíbrio axial, uma formulação visual totalmente resolvida, em que se dividirmos a imagem ao meio por uma linha é extremamente parecida do outro lado.

Jogo: STREET FIGHTER


ASSIMETRIA Já a assimetria é a falta de dessa igualdade gerada pela simetria, acaba-se buscando o equilíbrio de outras formas.

Jogo: GTA V


REGULARIDADE A regularidade constitui na uniformidade dos elementos, e o desenvolvimento de uma ordem baseada em uma regra ou método constante, que não tenha variação.

Jogo: PLANTS VS ZOMBIES 2


IRREGULARIDADE A irregularidade promove o inesperado, algo que n達o tem um padr達o e que n達o se ajusta a uma regra.

Jogo: AUDIO SURF


SIMPLICIDADE A simplicidade parte da imediatez e a uniformidade, que n達o cause formas complicadas.

Jogo: JOURNEY


COMPLEXIDADE A complexidade, ao contrรกrio da simplicidade, traz muitos elementos na imagem, dificeis de se decifrar, trazendo a dificuldade na leitura da obra.

Jogo: STARCRAFT 2


UNIDADE Juntar diversos objetos de forma harmonioza, assim se define a unidade, fazer com que o todo seja um.

Jogo: FROM DUST


FRAGMENTAÇÃO Já na fragmentação, tudo é solto, os objetos pouco se relacionam e se mantem bastente separados.

Jogo: KNACK


ENTREVISTA Kleber Costa tem 33 anos e está no ramo de publicidade há 8 anos. Passou pelas agências Real Publicidade, 9ideia, Criart, Signo, Moiai e atualmente se encontra na Rpg Comunicação

No que você é formado e como você atua hoje em dia? Tenho só o segundo grau e hoje faço parte da Agência RPG Comunicação como diretor de arte (DA).

Como o seu interesse por essa área foi despertado? Desde garoto eu desenhava super-heróis como super-man, batman, hulk entre outros, então meu pai me colocou em um curso de design gráfico 15 anos atraz, aí comecei a trabalhar em copiadoras como “designer”, daí então não tinha conhecimento em publicidade, foi aí que conheci um colega meu que hoje é sócio diretor da Moai, também uma agência de publicidade. Ele me apresentou a esse mundo fantástico, me encaminhando para trabalhar como arte finalista na Real Publicidade onde tomei gosto e me apaixonei por publicidade e criação.

Como é o mercado em João Pessoa? E no Brasil? Em João Pessoa o mercado é fraco, já no Brasil como tem um leque de empresas que acreditam no publicitario, tem mais verba as empresas e o crescimento é notado, tanto para a agência como para o cliente.


Quais foram e quais são suas maiores dificuldades nessa área? As maiores dificuldades são várias, desde salarial para nós diretores, e falo isso pra nossa região, como dificuldade de criação, do cliente acreditar na agência, a agência acreditar no seu criador, acredito que quando isso se resolver, João Pessoa irá crescer muito, pois pagam muito mal e querem resultados criativos, são poucas as agências que pagam realmente o justo.

O que você poderia dar como dica(s) aos ingressandos e para aqueles que ainda querem ingressar nessa área? Primeiramente você tem que gostar de ser publicitário, tem que gostar de sofrer heheheheh...brincadeira...tem que meter a cara, se valorizar, ser criativo, sabe aquela conversa: “tem que saber chegar...”. Não chegar achando que sabe de tudo, sempre estamos aprendendo algo, principalmente na publicidade, onde dia-a-dia você esta aprendendo e crescendo, tenha carater, pesquise o que esta na atualidade e faça o diferencial, seja criativo!!!!


Diretide  

Revista como projeto na cadeira de Liguagem Visual do professor Aérton na Faculdade Estácio - IDEZ. Curso de Design Gráfico.