Page 1

Pesquisa ANDI Os JJoovveennss n na a Mídia os A Atuação das revistas e dos cadernos de jornais voltados para adolescentes Período:

março

e

abril

de

1997

Realização:

Agência de Notícias dos Direitos ANDI da Infância

1 Em parceria com:

Apoio:

Pesquisa também disponível em: http://www2.uol.com.br/andi Universo OnLine

Impresso com o apoio do IPAM - Instituto de Pesquisa e Ação Modular e Fundação Cultural do Distrito Federal


V

ocê está recebendo a terceira Pesquisa ANDI - Os Jovens na Mídia - período agosto/setembro/outubro de 1997 - editada pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância - ANDI (única responsável pelos dados nela contidos).

A Pesquisa ANDI - Os Jovens na Mídia é feita em parceria com a Fundação Odebrecht e apoio do Unicef. Procura retratar a atuação quantitativa dos veículos voltados para os adolescentes, tanto os cadernos e páginas de jornais quanto as revistas. Inclui, ainda, reflexões sobre o comportamento editorial dos veículos. Esta terceira edição da Pesquisa ANDI - Os Jovens na Mídia traz o mais completo mapeamento dos veículos teens até hoje desenhado pela ANDI. Isto se deve, em grande parte, ao fato de termos conseguido uma cobertura quase total - 95,1% - do universo pesquisado (331 das 348 edições que os 31 veículos publicaram no trimestre ago/set/out). Nos gráficos a seguir, os veículos estão distribuídos segundo seu formato:

merecido a capa da edição, mesmo nos casos em que esta capa é absolutamente visual (o que ocorre com muita frequência nos cadernos teens). * Vale registrar que esta mudança na metodologia é em parte responsável pelo crescimento registrado no número de reportagens computadas nesta edição da Pesquisa ANDI em relação à anterior (de 1.781 para 2.660 matérias). Estes aprimoramentos metodológicos contribuiram também juntamente com o próprio desempenho dos veículos - para que aumentasse o número de matérias inseridas em retrancas consideradas de “Relevância Social”. * Esta terceira edição da Pesquisa ANDI - Os Jovens na Mídia amplia o universo pesquisado. Agora são 31 veículos: dois novos cadernos (Diário da Tribo/Diário do Grande ABC-SP e Tribu/Tribuna de SantosSP), uma página (Planeteen/A Notícia-SC) e uma revista (TodateenSP) passaram a ser analisados, junto aos 27 que integravam nossa edição anterior (maio/junho/julho).

2

11

cadernos tablóides

06

suplementos standards

08

páginas de jornais

06

revistas

Metodologia e mídia pesquisada Foi possível aprimorar ainda mais a metodologia utilizada. Passamos, nesta edição, a computar também o destaque editorial e a variedade de aspectos abordados nas matérias publicadas. * Não fazemos avaliação por centimetragem, mas está sendo levada em consideração a utilização de elementos como sub-retrancas, boxes e recursos gráficos em geral. Também pesa o fato da reportagem ter

A revista Zá, apesar da excelente qualidade, não integra a Pesquisa ANDI pelo fato de sua linha editorial ser voltada exclusivamente ao público pré-adolescente. Contudo, suas matérias que mais se aproximam da linguagem teen são registradas em nossa publicação semanal Radicais Livres (também disponível via Internet: http// www2.uol.com.br./andi).

Reportagens Todas as matérias jornalísticas seguem sendo classificadas segundo 26 temas: Artes; Agenda; Comportamento; Beleza & Moda; Formação Profissional; Educação; Sexualidade; Esportes; Violência; Turismo; Meio Ambiente; Ciências; Atualidades; Literatura; Protagonismo Juvenil; Drogas; Solidariedade; Ídolos/Perfil; Namoro; Informática & Internet; Saúde; Direitos e Justiça; Aids; Família; Alimentação e Coluna Social. E continuam a não ser incluídas pequenas notas, seções de cartas do leitor ou colunas de horóscopo.


Consultas As Colunas de Consultas (onde especialistas respondem a perguntas dos leitores) foram classificadas segundo 12 categorias: Amenidades, Sexualidade, Aids, Beleza, Educação, Profissão, Namoro, Drogas, Direitos, Família, Saúde e Esportes.

Artigos Os Artigos publicados pelas revistas e cadernos/páginas de jornais são, por sua vez, classificados segundo 13 temas: Atualidades, Amenidades, Artes, Sexualidade, Comportamento, Educação, Profissionalização, Namoro, Violência, Drogas, Informática, Saúde e Esportes.

Publicidade Os anúncios publicitários veiculados nos meios para jovens são analisados a partir de 10 sub-temas: Moda&Beleza; Entretenimento; Esportes; Escola; Campanhas Sociais/Informativas; Alimentação; Saúde; Informática; Turismo e Promoções.

Televisão Desta vez, a ANDI acompanhou três programas de televisão voltados para adolescentes: H, Programa Livre e Barraco. Eles não estão incluídos na pesquisa Quantitativa, mas foram considerados na Análise de Comportamento Editorial. Deixamos porém de analisar a soap-opera Malhação, que permanece retratando o universo adolescente de forma estereotipada e bastante distante do foco defido por esta pesquisa.

A

través dos gráficos e da Análise de Comportamento Editorial em anexo, os profissionais desta área poderão obter uma visão nítida dos temas mais abordados por seus próprios veículos e por outros de mesma natureza (os suplementos dos jornais estão agrupados, assim como as páginas e as revistas). Os gráficos apresentados a seguir trazem ficha técnica com as principais características de cada veículo: formato, tiragem, número de páginas e seu público alvo. Estão disponíveis, ainda, números relativos ao total de edições do veículo no trimestre e ao total daquelas incluídas na pesquisa. Isto permite maior clareza na avaliação do comportamento de um determinado caderno, página ou revista caso, por algum motivo, a ANDI não tenha tido acesso a todas suas edições.

Nota: É permitida a reprodução total ou parcial desta Pesquisa.

Atenciosamente,

Geraldinho Vieira Diretor Executivo

Veet Vivarta Coordenador de Projetos

3


Í N D I

C E

I - Análise de comportamento editorial ................................................. 5

VI - Atuação dos global dos suplementos - standards ....................... 34

• Gráfico: Relevância Social ................................................................ 6

• Folhateen (Folha de S. Paulo) ........................................................ 35 • Fun (Gazeta do Povo - PR) ............................................................. 36

II- Mídia Impressa ...................................................................................... 7

• Geração (Diário de Pernambuco) ................................................... 37

• Gráfico: atuação global dos veículos ................................................ 9

• Tribu (A Tribuna - SP) ..................................................................... 38

• Os pontos críticos ........................................................................... 11

• X-Tudo (Correio Braziliense - DF) ................................................... 39

• A força do entretenimento ............................................................... 12

• Zap! (O Estado de S. Paulo) ........................................................... 40

• Gráfico: Colunas de Consulta ......................................................... 13 • Artigos ............................................................................................. 16 III - Televisão ........................................................................................... 17 IV - Publicidade ....................................................................................... 18

VII - Atuação dos suplementos - páginas ............................................. 42 • Circulando (O Popular - GO) ........................................................... 43 • Fanzine (A Gazeta - ES) ................................................................. 44 • Folha Jovem (Folha de Londrina - PR) ............................................ 45 • Megazine (O Tempo - MG) .............................................................. 46

V - Atuação dos Global dos suplementos - tablóides ........................ 21

• Planeteen (A Notícia - SC) ............................................................. 47

• Azul (Diário de Cuiabá) ................................................................... 22

• Tribuna Teen (Tribuna de Alagoas) ................................................. 48

• Caderno Jovem (A Província do Pará) ............................................ 23

• Tupiniteen (Correio da Bahia) .......................................................... 12

• Demais (O Povo - CE) .................................................................... 24

• Zona Teen (A Tarde - BA) ................................................................ 12

• Diário da Tribo (Diário do Grande ABC - SP) ................................. 25 • For Teens (Meio Norte - PI) ............................................................. 26

VI - Atuação dos Veículos por Assuntos - Revistas

• Gabarito (Estado de Minas) ............................................................ 27

• Atrevida ............................................................................................ 12

• Galera (O Estado do Maranhão) ..................................................... 28

• Capricho ........................................................................................... 12

• Gazeta In (Gazeta de Alagoas) ...................................................... 29

• Carícia .............................................................................................. 12

• Jovem (O Estadão - RO) ................................................................. 30

• Pais e Teens .................................................................................... 12

• Planeta Globo (O Globo - RJ) ......................................................... 31

• Querida ............................................................................................ 12

• Tribuna Teen (Tribuna do Norte - RN) ............................................. 32

VII - Os Assuntos mais Abordados em • Artigos ............................................................................................. 12 • Colunas de Consultas (O Que os Jovens Querem Saber?) ........... 12 • Publicidade p(O Que Vendem aos Jovens?) ................................... 12

4


análise

de o

comportamento

editorial

CONTEÚDO POR TRÁS DOS GRÁFICOS

M

ais de um quarto do universo das reportagens computadas por esta Pesquisa ANDI - Os Jovens na Mídia aborda os seguintes assuntos:Educação, Formação Profissional, Sexualidade, Protagonismo Juvenil, Saúde, Literatura, Família, Drogas, Meio Ambiente, Aids e DSTs, Direitos e Justiça, Violência e Solidariedade.

mercadológico bem diferenciado, chamam à atenção números como os superiores a 50% alcançados por nada menos de quatro publicações: Tribuna Teen-AL, Demais, Zona Teen e Gabarito. Além disso, destaca-se o fato de que, entre os veículos mais atuantes no gráfico de Relevância Social da edição anterior da Pesquisa ANDI, 09 permanecem com desempenho acima da média na presente edição, sendo que 07 destes melhoraram suas performances. Na contra mão, apenas o For Teens, com pequena redução, e uma surpreendente queda de quase 12 pontos percentuais do até então imbatível X-Tudo. São números que reforçam a percepção de que a mídia jovem está deixando para trás o medo de perder seus leitores caso abra espaço também para temas “sérios”.

Estes temas, considerados de Relevância Social e que ocupavam

24,2% das reportagens do trimestre anterior, somam agora nada menos de

5

26,8%. Trata-se de um crescimento de mais de

10%. Esse crescimento de um trimestre a outro nos permite assinalar que começa a se consolidar uma tendência marcante entre os veículos voltados para os jovens: dar maior visibilidade a temas que contribuam para o processo de formação cidadã de seus leitores. * No gráfico que retrata os veículos mais atuantes quanto à publicação de matérias consideradas de Relevância Social evidencia-se outro elemento importante: os índices de grande parte dos suplementos e páginas de jornais - e também da revista Pais & Teens - estão situados bem acima da média geral, 26,8%. Mesmo descontando-se a habitual performance desta revista, cujos 80,7% explicitam seu perfil editorial e ○


relevância

social

os veículos mais atuantes (cadernos

90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

+

páginas de jornais

+

*

revistas)

80,7% 57,1%

54,6%

52,3%

52,1%

45,5%

38,9%

38,4%

34,9%

34,8%

34,5%

34,3%

31,3%

31,3%

27,8%

6 )

) I) ) o) e) a) SP -P ul co hi ns e a u t a e r b i P a B r l do m e S zil Al S. No un Al Ta pu ia e da de e ra is e na ib o e c o r i d r d a d A B O o o d n i ( e P ( T í P Pe ta a io n do s re ad ha (M ov (A (O ai st ta ze or ol un ee s rre de s Pr u a o E F m C n o T ir b ( ( d E ib e (G a rio (A (C n (A De (T O an ito Tr iá Te o n In on m n ul ee !( r ar D d t e Z e c i ( e a o b P r e v a F in o Tu et at Te Ci Jo G ZA Xup çã lh az a o a T o n G r n F u r e ib G de Tr Ca s en e T

Pesquisa ANDI

o ag

as

)

ANDI

E)

-C vo o P

-

os

) as in M

jovens

de

BA

na

Agosto, setembro e outubro de 1997

..

P.

mídia

)

O

-G ar

)

as

o ag

a .P

ul

o)

* Veículos nos quais os temas de “Relevância Social” ocupam espaço maior que a média geral (26,8%)


Mídia Impressa

Família (55) e Solidariedade (25), por exemplo, ultrapassam em muito o percentual de crescimento registrado no volume total de matérias pesquisadas, que foi de 49,3%.

BOAS N OTÍCIAS

Literatura – Constata-se o início da reversão do um quadro extremamente restritivo denunciado pela segunda edição da Pesquisa ANDI – Os Jovens na Mídia (trimestre maio/junho/julho-97).

Quando comparamos o gráfico de Atuação Global dos Veículos relativo à atual Pesquisa ANDI com aquele da anterior, destacam-se dados extremamente positivos, que refletem a crescente maturidade dos parâmetros editoriais de grande parte dos suplementos e revistas dedicados aos jovens.

As 82 inserções em Literatura aqui computadas significam mais do que o triplo do então registrado, o que levou o tema à nona posição no gráfico. O número de veículos a reconhecer a importância de abrir páginas para o tema também cresceu e – o que é fundamental – a qualidade das matérias publicadas vem se aprimorando. Hoje são focalizados desde os lançamentos das boas novidades a ensaios sobre literatura em geral, passando pela publicação de contos da literatura brasileira e da universal.

Educação e Formação Profissional - Consolidando os indícios presentes nas pesquisas anteriores, que apontavam a disposição da mídia teen em abraçar as preocupações dos adolescentes diante de seus compromissos escolares e da escolha de uma carreira, nossos gráficos registram agora as retrancas Educação e Formação Profissional ocupando respectivamente a sexta e sétima posições entre os diversos temas de classificação.

Chamamos a atenção para o fato de já ser possível, inclusive, localizarse nesta Pesquisa ANDI gráficos como os dos suplementos Demais e Caderno Jovem, onde a retranca Literatura aparece como aquela com 7 maior número de inserções.

Família - A retranca Família foi criada para a segunda Pesquisa

* É importante notar que o número de inserções de ambas as retrancas se mantém elevado mesmo com o trimestre pesquisado deixando de atingir os tradicionais períodos de pico – junho/julho e novembro/dezembro - em que a mídia teen concentra fogo nos desafios do vestibular.

ANDI – Os Jovens na Mídia em função da constatação, quando da elaboração da edição piloto, de que era mínimo o volume de matérias abordando o tema. Impressionava o esquecimento de questões fundamentais da realidade familiar do adolescente, como as relações entre pais e filhos.

O comportamento editorial dos veículos teens diante do tema Educação acompanha tendência registrada pela ANDI também nos jornais diários, revistas semanais (mesmo nas de economia e negócios) e telejornais. Nunca, no Brasil, se falou tanto em Educação.

Das minguadas 17 inserções presentes na segunda edição – menos de 1% do total mapeado no gráfico de Atuação Global dos Veículos – saltouse para as 55 inserções da pesquisa atual.

A imprensa começa a pagar uma dívida para com os leitores e para com o país, sendo que alguns veículos estão em fase de discussão e implantação de editorias especializadas no tema como maneira de assegurar precisão e criatividade na investigação jornalística de Educação.

* Quem quiser conhecer de perto exemplos criativos das pautas trabalhadas por esta nova safra pode acessar o Folhateen de 25/8 (“Quero que meus pais se separem”), o Tribuna Teen, de Alagoas, de 2/9 (“É

Os índices alcançados por retrancas como Literatura (82 inserções), ○


procurando chamar a atenção para a importância da mídia teen abordar/ investigar exemplos concretos de ações criativas e renovadoras administradas pelos próprios adolescentes.

Proibido Proibir”) ou o Megazine de 11/9 (“Como educar os pais sem perder mordomias”).

Solidariedade - Mesmo ainda apresentando, em números absolutos, Ausente da grande maioria dos veículos quando da primeira edição da Pesquisa ANDI – Os Jovens na Mídia, o tema mereceu destaque bem maior no trimestre passado. Agora, mesmo que sem apresentar crescimento muito expressivo, passa também longe de fazer feio. Na verdade, suas 47 inserções asseguram que a retranca tende a ser, cada vez mais, reconhecida como presença obrigatória nas reuniões de pauta das editorias teens.

um desempenho muito aquém do que sua importância no processo de formação dos jovens faz por merecer – 25 inserções – Solidariedade registrou também um salto triplo em relação ao trimestre anterior, quando reunia apenas sete matérias. E a rápida evolução deste quadro ganha nitidez se nos referenciarmos à primeira Pesquisa ANDI, onde somente duas inserções haviam sido registradas. Sob o guarda-chuva da Solidariedade a mídia teen publicou, de agosto a outubro, um belo conjunto de reportagens sobre os projetos sociais que vem começando a mudar a cara do país, a exemplo do Axé (Salvador), do Edisca (Fortaleza) e do Travessia (São Paulo). Mas também tratou de discutir temas como a responsabilidade do cidadão diante da realidade em que se insere e as perspectivas abertas pela regulamentação do Serviço Civil.

* Exemplos de bons resultados em Protagonismo Juvenil estão no XTudo de 27/9, que mostra a atuação dos jovens voluntários da Cruz Vermelha durante shows e outros eventos culturais de larga escala; no Zona Teen de 7/10, onde é focalizado o trabalho do CRIA, grupo de adolescentes que desenvolve conceitos sobre etnia, sexualidade, drogas e educação utilizando a linguagem teatral e no Folhateen de 8/9, que registra a presença de jovens em diversas frentes de voluntariado: da educação de adultos ao Greenpeace, passando pela prevenção à Aids.

Protagonismo Juvenil - O bloco situado nas posições intermediárias

8

da terceira edição da Pesquisa ANDI segue reunindo retrancas de peso:

Protagonismo Juvenil, Direitos e Justiça, Sexualidade e Saúde. Apesar de cada uma delas rondar a faixa de apenas 2% do total de inserções computadas no gráfico Atuação Global dos Veículos, garantem reportagens de inegável qualidade, que concentram doses significativas de informações socialmente relevantes. No que toca especificamente a Protagonismo Juvenil, a ANDI vem


Pesquisa

ANDI

Ag e nda

s

ANDI os jovens na

Agosto, setembro e outubro de 1997

mídia

23 23 12

c ia s

25

te

25

+

C iŒn

32

b ie n

43

ªo

47

io A m

páginas de jornais

* Me

47

ia

47

e n ta

55

lŒn c

55

veículos

A lim

56

* V io

63

T ur i s mo

78

de

82

ie d a

87

s

1 00

lid a r

107

+

og a

(cadernos

dos

*So

481

global

* Dr

s * L it erat ur a C o lu na S o c ia l N a m or In fo o rm Æ tic a e In t e r ne t * Fa m lia A tu a lid a d es *Se x u a lid *Pr a de o ta g o n is mo J u ve * D ir n il e ito seJ u s ti a *Sa œd e * A id s eD S Ts

197

o r te

200

Es p

aeB e le z a ˝d o lo s /P e r fil C om por t am e n to * E du * Fo ca rm a ªo ªoP r o fis s io n al

Mo d

Ar te

N° de inserções

Atuação (Reportagens) revistas)

600

500

A força do entretenimento

403

400

300

295 189 176

6 6

0

Total de inserções: 2661

* Temas de “Relevância Social”: 715 (26,8 %) Temas de “Entretenimento”: 1565 (58,8%)

9


Atuação

global

dos

(cadernos

200

(Reportagens)

páginas de jornais

+

revistas)

+

Este gráfico não considera os temas de “entreterimento” (ver gráfico anterior).

176

180

veículos

Observe aqui o ranking dos temas de “relevância social” diante de outros temas.

160 140 120

107

N° de inserções

100

87

82

78

80

63

56

60

55

55

47

47

47

43

32

40

25

25

23

23

12

20

6

6

ANDI

ANDI

os

jovens

na

Agosto, setembro e outubro de 1997

*P mídia

s ncia

Ciê

nte bie

Am

*M

eio

ent

açã

o

o ism

Alim

Tur

ncia iolê

as

*V

rog

e

*D

dad

arie

*S

olid

eD

STs

e aúd

*A

ids

*S

iça ust

eJ

ade

tos

irei *D

*S

exu

uve

alid

nil

s

oJ ism

gon rota

rmá Info

-

ade

ia

Atu

alid

míl

et

* Fa

tern

oro

e In

tica

Nam

ial Soc

una

tura

* Fo Pesquisa

Col

tera

s

* Li

orte

Esp

ion fiss

Pro

rma

ção

*E

duc

açã

o

al

0

1 0


OS PONTOS CRÍTICOS Drogas, Aids e Violência - É no universo desta trilogia “do mal” que a mídia jovem continua encontrando maior dificuldade em se fazer presente de forma eficaz. O limite é fácil de se entender. Em primeiro lugar, os temas são áridos, e forçosamente trarão o leitor para contato com uma face desagrádavel da realidade – o que não é a praia predileta da mídia teen. Acrescente-se a isto o extremo cuidado de repórteres e editores em não exercitar a influência direta de valores.

fale com sua turma, com seus professores, com sua família... Quem sabe assim o governo se convence de que cada camisinha vale por uma vida”. Espera-se que a revista publique os desdobramentos da iniciativa.

Zap! - Uma das principais referências brasileiras em edições para jovens, o caderno Zap! (O Estado de S. Paulo) perdeu duas páginas e está obrigado a praticamente restringir-se a matérias de agenda/serviço, pois três das quatro restantes são ocupadas em grande parte por anúncios. Com isso, daqui para a frente tende a cair vertiginosamente nos gráficos que apontam a atuação dos veículos quanto a temas de “Relevância Social”.

Dessa forma, apenas o reconhecimento da responsabilidade de informar e educar o adolescente quanto a estes assuntos poderá mover os veículos rumo a uma participação mais decisiva.

Vale ressaltar que o jornal O Estado de S. Paulo lançou excelente coleção de livros com Clássicos da Literatura Brasileira a preços populares - de importância estratégica às vésperas do vestibular e de louvável esforço civilizatório. Esta é mais uma razão para que possamos considerar lastimável “contradição” a perda de espaço do Zap!, que ano passado ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria “Infância e 1 1 Adolescência”.

Conforme já destacamos na Pesquisa ANDI do trimestre anterior, as estatísticas sociais seguem mostrando o quanto boa parte dos jovens permanece alheia aos desafios concentrados na realidade destes temas. E apontávamos, também, que os raros exemplos de reportagens publicadas pela mídia a respeito destes três temas “excluídos” evidenciavam elogiável sensibilidade e capacidade de comunicação – recursos extremamente necessários para tocar-se mais a fundo o público jovem. É difícil acreditar que tais temas não causem interesse entre os adolescentes, sendo um desafio para a imprensa saber tratá-los de forma atrativa. * Um sinal evidente de que é possível jogar com criatividade e sentido de participação está na revista Capricho de 26/10. A revista abriu a campanha “Camisinha + barata” - onde convida as leitoras a assinarem e remeterem ao presidente Fernando Henrique Cardoso carta já impressa na própria edição, onde se pleiteia a isenção de impostos para a camisinha, o que reduziria em quase 20% o preço final do produto. Além de explicar a importância da camisinha tanto na prevenção à Aids e demais DSTs quanto no controle de natalidade (“um milhão de meninas ficam grávidas por ano no Brasil”, lembra a carta ao presidente), a campanha conclama as garotas a uma participação decisiva: “Agora é sua vez. Mostre que você também se preocupa com o futuro do país... ○


A FORÇA

DO

ENTRETENIMENTO

· Ídolos computa essencialmente a publicação de fotos ou miniposters acompanhados do nome e de dados básicos do “gato” (quase sempre são as revistas, dirigidas ao público feminino, que abusam deste expediente).

As retrancas que lideram o gráfico de Atuação global dos veículos retratam com nitidez o perfil predominante da mídia teen: entretenimento. Artes, Agenda, Moda & Beleza, Ídolos/Perfil e Comportamento representam 58,8% de todas as reportagens publicadas neste trimestre pelo universo pesquisado.

· Em Perfil, além da foto do astro é possível encontrar também uma

Artes - Vale ressaltar que a retranca Artes não está incluída entre aquelas

· Conseqüentemente, em Artes foram mantidas apenas as matérias

·

curta biografia ou síntese de sua carreira, mas com peso quase zero no que se refere ao trabalho artístico em si.

que se estendem um pouco mais sobre a vida do artista ou sua obra.

consideradas de “Relevância Social” pelo fato de abarcar, em sua maioria, textos diretamente atrelados à indústria cultural.

· Em Agenda estão os textos de “serviço” publicados pelos jornais

Conforme apontamos na edição anterior da Pesquisa ANDI, lançamentos de CDs e filmes costumam dominar a cena, ao lado de inserções sobre HQs e entrevistas com músicos e atores em geral – tudo isto com o exercício muito restrito da visão crítica. Em meio a esse material massificado, apenas eventualmente são encontradas matérias que buscam expandir os horizontes do leitor, seja através de incursões rumos aos clássicos (a exposição de obras de Monet, por exemplo, recebeu merecida atenção), seja procurando situar a produção contemporânea em um contexto mais abrangente.

e revistas: programação de cinemas, matérias destacando horários e locais dos shows, os bares e points da moçada, etc. Moda & Beleza - Sempre terceiro colocado entre os temas mais abordados, a retranca Moda & Beleza apresenta uma novidade digna 1 2 de nota: cresceu muito sua presença entre os suplementos de jornais, tanto os tablóides quanto os standards. Apesar da maior parte das 295 inserções computadas continuar sendo de responsabilidade das revistas, dedicadas quase que exclusivamente às garotas, o novo panorama parece indicar a intenção dos editores dos cadernos em tentar garantir a fidelidade das leitoras. Pena que mesmo neste caso o enfoque das matérias termine simplesmente reforçando a estética já hiperalimentada pelos interesses da indústria.

Um excelente exemplo de exercício jornalístico criativo no campo das artes é o jornal Radcal (antes Radical), editado em Brasília pela Fundação Athos Bulcão e distribuído gratuitamente a 100 mil alunos da rede pública de ensino. * Apesar de manter-se no topo, Artes apresentou uma evolução mínima - de 463 para 481 inserções - mesmo tendo havido um crescimento no total geral de matérias computadas da ordem de 49,3%.

* Não há intervenção que possa ser chamada de “ jornalística” sobre o universo da moda e da beleza. A revista Raça (não integrada à Pesquisa ANDI) é um exemplo de percepção de uma faixa de mercado até então não explorada e que inclui atitudes e acessórios de moda e beleza, mas igualmente não oferece qualquer abordagem jornalística que transgrida o óbvio ditado pela indústria.

Idolos/Perfil - Por outro lado, a retranca Ídolos/Perfil deu um salto considerável - de 62 para 197 inserções - trocando a nona posição por nada menos que a quarta. Por certo estes dois acontecimentos não estão dissociados, já que nesta terceira edição da Pesquisa ANDI afinamos ainda mais os critérios utilizados para a classificação das matérias. ○


Colunas

de

Consulta

o que os jovens querem saber (cadernos

140

+ páginas

de jornais

+

revistas)

127

120 100

N° de inserções

80

60

60

48

1 3

40

18

20

12

9

11

7

5

3

2

1

ANDI

ANDI

-

os

Agosto, setembro e outubro de 1997

mídia

ªo uc

a

ito s

a od m

di re

ed

po co

m

ai ds

rt am

en

as og dr

m

lia

of

fo

rm

se

Pesquisa

fa

na

ªo

jovens

a

be

le z

pr

a

œd e sa

xu

na

m

al id a

or

o

de

.

to

0

Total de inserções: 303


COLUNAS DE CONSULTA

* A forma como estes temas são tratados, contudo, costuma variar de acordo com o veículo. As revistas Carícia e Querida, ambas de pequeno formato, dedicam cinco páginas cada uma para as seções que chamam respectivamente de “Só entre nós” e “Papo Franco”. Especialistas das áreas de ginecologia, sexologia e clínica geral orientam sobre questões relacionadas ao corpo (beleza, complexos, dúvidas sobre como entender melhor o próprio organismo, o crescimento e o desenvolvimento hormonal).

Todas as revistas dedicadas às meninas adolescentes e alguns cadernos de jornais publicam regularmente “Colunas de Consulta”, espaço onde os jovens podem expressar suas dúvidas, problemas ou curiosidades, recebendo respostas de profissionais e especialistas. Conforme a Pesquisa ANDI do trimestre anterior destacou, é primordialmente neste setor que os veículos teens costumam tratar da Sexualidade, tema fundamental que, entretanto, não chega a atingir 2% das matérias ou reportagens computadas no gráfico de Atuação Global dos Veículos.

* O aspecto psicológico é bem trabalhado pelos profissionais, particularmente no sentido de levar a adolescente a aceitar melhor suas próprias particularidades e “defeitos” (peso acima do dito ideal, bumbum/ seio grande/pequeno demais, estrias etc). Os conselhos são redigidos em linguagem acessível e bem-humorada, de forma a oferecer a orientação clara para os momentos de insegurança e para as dúvidas ferozes que se abatem sobre as leitoras.

No trimestre maio/junho/julho, as questões relativas à sexualidade corresponderam a 39,5% do total registrado no gráfico Colunas de Consulta. No atual, este número cresce um pouco mais, atingindo 41,9%. * O papel desempenhado por estas seções das revistas e cadernos de jornais não deve ser subestimado. Para muitos jovens, representam a principal – e em muitos casos a única – fonte de aconselhamento sobre sexualidade. Com o nível de diálogo em casa tendendo do limitado ao repressivo e com a escola ainda iniciando seu trabalho no que toca à educação sexual, é importante que a mídia contribua para esclarecer e orientar o leitor adolescente – no que, vale destacar, anda se saindo muito bem.

Em relação à atividade sexual, os especialistas se preocupam sempre em deixar muito claro que o fundamental é sentir-se bem consigo mesma: se conhecer, conhecer o parceiro, ser bem informada sobre Aids e DSTs, além de sublinharem a importância de usar camisinha em todos os casos.

1 4

* A revista Capricho, por sua vez, dedica somente meia página para perguntas das leitoras, todas relacionadas à sexualidade. Dúvidas sobre gravidez e DSTs se alternam àquelas que se concentram no aspecto sentimental do ato sexual. As respostas são elaboradas pela redação da revista a partir de consultoria de ginecologistas, infectologistas e psicólogos. A camisinha é lembrada em todas as edições como elemento que não pode faltar na transa. A linguagem também é descontraída e direta.

Além disso, ao classificarmos de acordo com sub-temas o material sobre Sexualidade publicado pelas Colunas de Consulta, podemos obter um perfil bem nítido das principais preocupações de nossos adolescentes nesta área (principalmente das meninas, já que a maioria das perguntas é publicada nas revistas a elas dedicadas).

* Já a Todateen dedica duas páginas, “Tintim por tintim” (sobre tudo aquilo que não é relacionado ao sexo) e “Sexo 100 vergonha” para esclarecer as dúvidas das leitoras. Os toques são breves, com uma média de cinco perguntas por página e se somam a uma coluna respondida a cada edição por um jovem astro televisivo diferente, de forma mais detalhada e livre.

Numa análise dos textos correspondentes ao período de março a setembro deste ano, por exemplo, vamos encontrar os seguintes índices: Orgasmo e Erotismo – 28% Saúde – 18% Reprodução e Anticoncepção – 17% Primeira Transa – 13% Aids e DSTs – 8% Camisinha – 6% ○

* Quanto à Atrevida, conta com duas seções - “Sabe Tudo sobre Tudo” e “Sabe Tudo sobre Sexo” – apresentadas segundo o mesmo modelo de Todateen, em um espaço de quatro páginas inteiras. As consultorias são ○


variadas e as respostas bem detalhadas e abrangentes. Com freqüência a revista opta por estimular a auto-estima, para que a menina tome atitudes fortes e decididas. Os textos incentivam também a socialização e a busca de saídas criativas para problemas de personalidade e em relacionamentos afetivos. * Em relação aos suplementos de jornais, mais da metade – 9 em um total de 17 - apresentam Colunas de Consultas em todas as edições: XTudo, Gabarito, Tribuna Teen-RN, Azul, Folhateen, Geração, Fun, Diário da Tribo e For Teens. Algumas colunas são assinadas sempre pelos mesmos especialistas, como no caso do Folhateen, com a psicóloga Rosely Sayão e o médico Jairo Bauer (as respostas de ambos são também reproduzidas no Azul) e do Fun, com o sexólogo Carlos Scheidemantel. Outros cadernos preferem contar com uma variedade de profissionais que se alternam ao longo das edições. De uma forma ou de outra, as perguntas que dizem respeito à sexualidade costumam contar com respostas concisas, informativas e claras, em molde similar ao das revistas, porém geralmente com menor centimetragem. De novo a camisinha, em nome do sexo seguro, é sempre lembrada com ênfase por todos. * No âmbito geral das colunas analisadas, são raros os senões. Alguns deles se concentram no caderno For Teens, onde com excessiva freqüência encontramos textos que, mesmo quando oferecem bom conteúdo, são apresentados num estilo rebuscado e pouco eficaz pelos especialistas. Mas algumas vezes o problema é precisamente o oposto. Na edição de agosto da Todateen, por exemplo, a psicóloga Rosely Sayão – sem dúvida uma expert em falar a adolescentes sobre sexo e companhia numa linguagem atual e diretíssima – exagera na dose ao responder a uma pergunta centrada num caso de incesto. Seja pelo pouco espaço disponível na página, seja por um lapso, a profissional passou ao largo da abordagem psicologicamente mais profunda que um tema cercado de tantos tabus certamente exigia (não por acaso, assinava como “Assustada” a adolescente de 15 anos que remetera a pergunta). Ao leitor mais atento, neste caso específico a impressão é de que a questão foi subestimada em sua gravidade. ○

1 5


Os

assuntos

mais

ARTIGOS

abordados

artigos

* O número de artigos continua muito pequeno, diante do universo de matérias jornalísticas, o que é absolutamente normal em se considerando as peculiaridades de linguagem da mídia para jovens. Entretanto, merece atenção o fato do tema Atualidades surgir este trimestre como o mais abordado: é sob esta retranca que vamos encontrar os textos voltados para uma reflexão sobre questões do momento social, político ou econômico.

30

28

* É curioso observar que jornais e revistas teens não se utilizam do recurso editorial de artigos contraditórios sobre um mesmo tema, o que poderia ser estimulante para os adolescentes e inspirador de debates.

25

19

20

N° de inserções

15

9

10

1 6

6

6

5

5

3

2

2

2

1

1

1

1

1

1

1

om C

Pesquisa

ANDI

-

os

jovens

na

Total de inserções: 89

mídia

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI ○

po S e rta xo m en P ro E d to fi s uc si a on ªo al iz a ªo N am or Vi o ol Œn ci a D ro ga s D i re i to s Ai d Fa s m In li fo rm a M o d Æti a / ca be le za S aœ d E sp e or te s

Ar te s

es ad

id

en

Am

At ua

lid

ad

es

0


televisão

H e Programa Livre fizeram questão de levar os advogados dos rapazes envolvidos no assassinato do índio Galdino Pataxó e representante da OAB para debate em seus auditórios, o que também demonstra sensibilidade editorial uma vez que normalmente a concorrência entre os programas faz rejeitar a “ repetição” .

Os programas não têm seus conteúdos sistematizados em gráficos pela Pesquisa ANDI, mas sua atuação pode ser acompanhada através da publicação semanal Radicais Livres - editada pela ANDI e disponível na Internet (Universo OnLine):

Barraco – A MTV, por sua vez, vem tratando de consolidar um perfil que corresponda ao slogan “Aqui, diversão e conscientização se misturam”. Para isso tem procurado ampliar ainda mais o leque de temas tratados em sua peça de resistência, o programa Barraco , de estilo intencionalmente anárquico. O programa comandado por Astrid Fontenelle atua como elemento provocador da reflexão do adolescente, mais do que como palco para a formulação consistente de novas abordagens às questões focalizadas. Entre estas, o último trimestre registrou a legalização do aborto, a campanha pelo desarmamento e a relação entre maioridade e responsabilidade.

http://www2.uol.com.br/andi

Programa Livre - Sinais positivos foram emitidos pelo panorama televisivo teen no trimestre agosto/setembro/outubro. O Programa Livre, de Serginho Groisman, voltou a abraçar um maior número de temas socialmente relevantes.

* Inspirado pela realização em São Paulo do encontro “Conversa Afiada ao Vivo” (organizado pela ANDI, Fundação Odebrecht e Unicef em 1º de outubro), o Barraco do dia 29 de setembro dedicou-se a debater o papel 1 7 da mídia teen no processo de formação do jovem. A MTV reuniu editores, jornalistas, radialistas e apresentadores de televisão em debate com os próprios adolescentes.

Para citar exemplos, na edição do dia 8/8 pais adolescentes falaram sobre as dificuldades financeiras e com os estudos surgidas com a decisão de assumirem a paternidade. Em 11/8, adolescentes que já haviam se internado em clínicas para dependentes de drogas falaram da importância do diálogo em casa e a dificuldade para largar o vício. Sérgio Groisman é - com merecimento - um dos mais prestigiados comunicadores do universo adolescente. Depois de mudanças de horários que prejudicaram sua linguagem, o Programa Livre volta a seus momentos mais criativos.

H - Também o programa H, comandado por Luciano Huck, decidiu ampliar significativamente sua grade de pautas. Em 29/9, o H reuniu o presidente da Febem paulista, um deputado estadual, uma psicoterapeuta e um presidiário do Carandiru para discutir a situação dos adolescentes infratores nas prisões brasileiras e, em 23/ 10, mostrou espetáculo produzido pelo Ballet Stagium com internos da Febem de São Paulo.


publicidade o que vendem aos jovens (cadernos

400

+ páginas

de jornais

revistas)

+

363

350

314

N° de inserções

300

242

250 200 150

114

1 8

70 14

6 ra tu ra

tu

ri s

m

e œ d

in

fo

1

o

a Æ tic rm

o e

s

p

/ ia c

17

o

a

rt e

fo in

ª is

e lim

ro p

n

m

o

ta

ª

e im n te

c

a

m

p

.

s

e

m

n

o

d

tr e

a

e

e

s

b

c

e

o

le

la

n

z

0

o

18

lit e

50

a

72

s

100

Pesquisa ANDI

ANDI

-

os

jovens

na

Agosto, setembro e outubro de 1997

mídia

Total de inserções: 1231


Publicidade

PARTICIPE !

A terceira edição da Pesquisa ANDI – Os Jovens e a Mídia não detecta qualquer alteração substancial no mercado ou no comportamento estético (se não ideológico) das campanhas. A ANDI continua considerando que a publicidade de moda contribui para a formação de uma imagem distorcida, porque parcial, do(a) adolescente: vaidade e narcisismo exibicionista são os únicos elementos estéticos da cultura publicitária na área. A Publicidade perde, invariavelmente, oportunidades de acrescentar sinais/ imagens de atitude, o que obviamente não significa desfocar seus objetivos.

E•X•P•E•D•I•E•N•T •E • Direção Executiva: Geraldinho Vieira • Coordenador de Pesquisa: Veet Vivarta e Fernando Molina • Tabulação: Carla Perdiz, Alexandre Castilho e Jonas Valente

• Consultoria: Âmbar de Barros • Secretaria: Lourdes Nunes e Antônia Amélia. • ANDI: SDS Ed. CONIC bl. A sala 101 Brasília - DF • 70391-900 fone: (061) 322-6508 fax: (061) 322-4973

anna@odb.com.br

• http:// www2.uol.com.br/andi ○

Este será o tema de 5 encontros programados para 1998 em diferentes faculdades do país, reunindo estudantes, jornalistas e, é claro, publicitários.

andi@persocom.com.br

• E-mail: andi@persocom.com.br

vivo

A Imagem do Adolescente na Publicidade

Se a sua faculdade tem interesse em realizar um dos encontros em parceria conosco ou se você tem sugestões para Conversa Afiada ao Vivo, entre em contato:

• Edição de Radicais Livres: Veet Vivarta, Letícia Verdi

ao

Nesta edição da Pesquisa ANDI - Os Jovens e a Mídia você tem amplo material sobre o encontro “Conversa 1 9 Afiada ao Vivo”, realizado em 1º de outubro no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento, de grande sucesso reuniu jornalistas dos veículos teens de todo o Brasil e adolescentes envolvidos em ações culturais e/ou sociais para uma discussão sobre o perfil da mídia e de seu público alvo.


2 0

Matérias Jornalísticas

A atuação dos veículos por assuntos

Jornais - tablóides


assuntos

mais

abordados

suplementos: Tablóides

250 208

200 156

150 106 100

100

73 44

41

38

30

28

26

19

18

18

17

15

12

11

9

8

4

4

3

2

bien te

50

57

ia s

58

Pesquisa ANDI

ANDI

-

os

jovens

na

Agosto, setembro e outubro de 1997

mídia

io A m

Ciên c

* Me

o

o

Alim e nta çã

Turi sm

* Vio lênc ia * Aid se DST s

oga s * Dr

Nam oro * So lida rie d ade

tiça Jus

úde

eito se

* Sa * Dir

t Atua l idad * Pr otag es onis mo Juv enil * Fa m íli a * Se xua lida de

Inte rne

átic

ae

Es p orte s

Info rm

Bele za Colu na S ocia l Com port am e nto * Lite * Fo r a tu rma ra çã o Pr o fis s iona l Ídol os / Pe r fil

ão

Mod ae

* Ed uca ç

Arte s

Age nda

0

Total de inserções: 1105 * Temas de “relevância social”: 347 (31,4 %) Veículos com desempenho igual ou superior a este percentual: Caderno Jovem, Demais, For Teens, Gabarito, Gazeta In

2 1


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

cada veículo por assunto

Azul (Diário de Cuiabá) 30

27

26

25

20 15 13 9

10

8

8 4

5

2

2

1

1

2 2

1

1

tiç a

e s

e

Ju s

*S aú d

fil lo s

ito *D ir e

e m

át ic a

Íd o

In t

er

/P er

ne

t

ra ra tu ite or

o ni sm

In f

*P ro

ta go

*L

il *S ol id ar ie da de C om po rt am en to

Ju ve n

s te or Es p

ca çã o *E du

So ci al ol un

C

e a od M

a

Be le z

es rt A

nd A

ge

a

0 a

Nº de inserções

15

Total de inserções: 118

* Temas de “relevância social”: 25 (21,2 %) . PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (dom.)

Tiragem

13 mil

Formato

tablóide

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

8 a 16

Idade

14 a 25

13 de 13

Sexo

FeM

Condição Social

AeB

2 anos


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

cada veículo por assunto

Caderno Jovem (A Província do Pará) 14

13

12

11

11

10 10 8

7 6

6

5

5 4

Nº de inserções

4 4

3 2

2

2

2

2

1

1

1

2 3 il

or

te

Ju ve n

s

ci a

o ni sm

ta go *P ro

m *F or

Total de inserções: 90

Es p

io lê n

al

íli a

*V

*F am

aç ão

Pr o

fis

si on

ga s

fil

*D ro

/P er

lo s

ta çã o Íd o

lim A

id s

e

en

DS Ts

o or *A

s

*D ir e

ito

Na m

tiç a e

e a od M

Ju s

Be le z

a

to am

en

s C

om

po

rt

al id ad e

A tu

So ci al a

ca çã o C

ol un

es rt A

*E du

*L

ite

ra tu

ra

0

*Temas de “relevância social”: 41 (45,5 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (dom.)

Tiragem

não fornece

Formato

tablóide

N° de páginas

12

Idade

14 a 25

Edições pesquisadas

10 de 13

Sexo

FeM

Existe há...

6 meses

Condição Social

A,B e C


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

cada veículo por assunto

Demais (O Povo - CE) 19

20

18

18

16

16

16 14 11

12 10

Nº de inserções

8 6

4

4 3

4

3

3

3

3

2

2

1

1

1

2 4 t ne

e át ic a

e

In t

er

*S aú d m In f

or

fil *S ol id ar ie da de A tu al id *D ad ir es ei to s e Ju st iç a

lo s Íd o

Es p

or

/P er

te

s

to

po om C

M

od

a

rt

e

am

en

Be le z

a

ci a io lê n

il o

ni sm ta go

*V

Ju ve n

si on fis

Pr o *P ro

aç ão m *F or

al

ca çã o

a ge A

*E du

nd

es rt A

*L

ite

ra tu

ra

0

Total de inserções: 108

* Temas de “relevância social”: 59 (54,6 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (dom.)

Tiragem

33 mil

Formato

tablóide

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

8

Idade

12 a 22

13 de 13

Sexo

FeM

Condição Social

AeB

10 meses


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

Diário da Tribo (Diário do Grande ABC) 40

36

35 30 25 20

11

10 4

5

3

3

3

3

3

1

1

1

1

2 5

ra ra tu ite *L

ta go

M

od

ni sm

o

Es p

or

te

Ju ve n

il

s

a a

e

Be le z

ca çã o *E du

íli a *F am

e *S aú d

*S ex ua lid ad e

o or

en am

*P ro

C

om

po

rt

A

Na m

a nd ge

rt A

to

0 es

Nº de inserções

15

Total de inserções: 70

* Temas de “relevância social”: 14 (20 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (sex.)

Tiragem

40 mil

Formato

tablóide

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

8

Idade

14 a 24

12 de 14

Sexo

FeM

Condição Social

BeC

4 anos


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

For Teens (Meio Norte - PI) 35 29

30 25 20

Nº de inserções

15

13

13

11

10

6 3

5

3

3

3

2

2

2

2

1

1

1

1

2 6

nd *S a ex ua lid ad e

ge A

*D ro

ga s

e *S aú d

o ri sm

s Tu

al id ad e

ol un

A tu

a

So ci al

fil /P er

Íd o

ta go

C

o ni sm

lo s

Ju ve n

si on fis

Pr o *P ro

aç ão m *F or

il

al

íli a *F am

o or Na m

ca çã o

es

*E du

rt A

ra

*L

ite

ra tu

en am

po om C

M

od

a

rt

e

Be le z

a

to

0

Total de inserções: 96 • * Temas de “relevância social”: 31 (32,3 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (qui.)

Tiragem

11.500

Formato

tablóide

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

8

Idade

11 a 19

13 de 13

Sexo

FeM

Condição Social

AeB

4 anos


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

Gabarito (Estado de Minas) 45

42

40 35 30 25 20 20 13

N ” de ins e r ı e s

15

13

12 9

10

9 7

7

6

5

5

4

5

3

3

2

2

2

2

1

2 7

1

*F

id *S

ol

sm ni *P

or

ro

ta

go

da ar

ie

Ju o

*D

o ei *M

de

l ni ve

ga ro

iΠnc

ia

s

s

lia C

*F

en bi A

m

am

te

ra tu ra

i te

ia

aœ de *L

*S

io *V

po

rt

lΠnc

es

fil

os ol ˝d

Es

/P

er

es id

al tu A

e s

*D

ir e

i to

ad

i st Ju

am rt po

om C

a

to en

le Be e

a od M

ex

za

e ad lid

ua

si is

ªo m

a

*S

of Pr

a Æt ic rm fo In

on

rt A

te In e

*E

al

es

et rn

nd A

du

ge

ca

ªo

a

0

Total de inserções: 168 • * Temas de “relevância social”: 88 (52,3 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (sex.)

N° de páginas

Tiragem

100 mil

Edições pesquisadas

Formato

tablóide

Existe há...

12

Idade

13 a 21

14 de 14

Sexo

FeM

7 anos

Condição Social

A, B e C


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

Galera (O Estado do Maranhão) 40

37

35 30 25

14

15 10

4

5

3

3

3

3

3

3

2

2

2

1

1

1

2 8

1

tiç a *S ex ua lid ad e

Ju s

*D ir e

ito

s

e

a ol un C

Es p

or

te

So ci al

s

ra ite

ra tu

a *L

M

aç ão

od

a

e

Na m

or

Be le z

o

íli a

si on fis

*F am

al

il Pr o

o m

ni sm

*P ro

*F or

ta go

C

In f

Ju ve n

s al id ad e

to

A tu

om

po

e

rt

In t

am

er

en

ne

t

ca çã o át ic a

or

m

*E du

rt A

nd A

ge

es

0 a

Nº de inserções

20

Total de inserções: 83 • * Temas de “relevância social”: 17 (20,5 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (sáb.)

Tiragem

16.500

Formato

tablóide

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

8

Idade

10 a 18

13 de 13

Sexo

FeM

1 ano

Condição Social

A, B e C


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

Gazeta In (Gazeta de Alagoas) 14 12 12 10 10

9

8

7

7

6 6

Nº de inserções

4

4

4

3

3

3

3

2

2

2

1

1

1

2 9

e *S aú d

e

DS Ts *S ex ua lid ad e

*A

id s

a

So ci al

to

ol un

C

C

om

po

rt

am

en

íli a *F am

ga s

s te or

*D ro

fil Es p

Íd o

lo s

/P er

ra ra tu ite

o ni sm

ta go

*L

Ju ve n

il

al si on fis

Pr o *P ro

*F or

m

aç ão

e át ic a m or In f

ca çã o

t er In t

ge A

a od M

*E du

ne

a nd

es rt A

e

Be le z

a

0

Total de inserções: 78 • * Temas de “relevância social”: 30 (38,4 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

12

quinzenal (sex.)

Tiragem

15 mil

Formato

tablóide

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

12

Idade

12 a 21

7 de 7

Sexo

FeM

3 meses

Condição Social

A, B e C


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

Jovem (O Estadão -RO) 35 30 30 25

22

20

11 8

10

5

5

4

5

4

4

3

3

3

3

2

2

2

2

1

1

3 0

id s

/P er *A

lo s Íd o

e DS *S Ts ol id ar ie da de *E du ca çã o Tu ri sm *S o ex ua lid ad e * *D Dr og ir ei as to s In e fo Ju rm st át iç ic a a e In te rn et A lim en ta çã o

fil

al si on

e aç ão

*F or

m

C

fis

Pr o

or

om

po

Es p

am rt

*S aú d

te

s

to en

es A

rt

s al id ad e

A tu

Be le z e

a od M

ol un

a

So ci al

nd ge C

A

a

0 a

Nº de inserções

15

Total de inserções: 115 • * Temas de “relevância social”: 23 (20 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (sex.)

Tiragem

9 mil

Formato

tablóide

N° de páginas

8

Idade

14 a 30

Edições pesquisadas

14 de 14

Sexo

FeM

Existe há...

7 meses

Condição Social

AeB


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

Planeta Globo (O Globo - RJ)

16

15

14

13

12 10

9 8

8

Nº de inserções

6 4

4

4

3

2

3 1

1

1

1

1

ga s *D ro

ca çã o

In f

or

m

*E du

er In t e át ic a

M

*S ex ua lid ad e

t ne

s or

te

e

od

a

Es p

e

am rt po C

om

*S aú d

Be le z

a

to en

es rt A

a nd ge A

Íd o

lo s

/P er

fil

0

Total de inserções: 60 • * Temas de “relevância social”: 7 (11,6 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (dom.)

Tiragem

1 milhão

Formato

tablóide

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

4

Idade

9 a 18 + pais

13 de 13

Sexo

FeM

Condição Social

AeB

5 anos


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

cada veículo por assunto

Tribuna Teen (Tribuna do Norte - RN) 50 44

45 40 35 30

23

25

15 9

10

9

7

5

4

5

3

3

3

3

3

1

1

3 2

1

ci as *S ol id *P ar ie ro da ta de go ni sm o Ju ve ni l

C

iê n

íli a *F am

al fis

Pr o *F or

In f

m

aç ão

m or

si on

rt A

er

át ic a

e

In t

es

t ne

o or Na m

ca çã o *E du

to

C

om

po

rt

lo s

am

/P er

en

fil

s te or Íd o

a od M

Es p

e

a ol un C

Be le z

So ci al

nd ge A

a

0 a

Nº de inserções

20

Total de inserções: 119 • * Temas de “relevância social”: 12 (10 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (qui.)

Tiragem

9 mil

Formato

tablóide

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

8

Idade

12 a 25

13 de 13

Sexo

FeM

2 anos

Condição Social

A, B e C


3 3

Matérias Jornalísticas

A atuação dos veículos por assuntos

Jornais

-

standards


assuntos

250

mais

abordados

suplementos:

standards

216

200 132

1 50

1 00 48

47 22

20

19

19

15

13

13

seD S Ts

31

50

ia

49

12

12

10

10

10

9

6

4

3

1

ANDI

ANDI

-

os

jovens

na

Agosto, setembro e outubro de 1997

mídia

io A

m bi

e n te

de ie d a

* Me

lid a r

or o

*So

Na m

s mo T ur i

s /P e r fil * Dr o ga *Pr s o ta g o n is mo J u ve n il *Se x ua lid a d e

˝d o lo

m lia * Fa

lŒn c

* L it erat ur a

* A id

* V io

œd e *Sa

a s eJ u s ti

* D ir

e ito

aeB e le z a

es

Mo d

Atu a

lid a d

r ne t In te

s o r te Es p In fo

* Fo

Pesquisa

rm Æ tic a e

n to

C om

por t am e

s io n

al

ªo rm a

ªoP

* Ed

r o fis

uc a

nd a Ag e

Ar te

s

0

Total de inserções: 721 * Temas de “relevância social”: 214 (29,7 %) Veículos com desempenho igual ou superior a este percentual: Folhateen, Geração, X-Tudo, Tribu, Zap!

3 4


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

cada veículo por assunto

Folhateen (Folha de S.Paulo) 38

40 35 30 25

22

15 9

10

6

5

5

5

4

5

4

3

3

3

3

2

1

1

3 5

1

Total de inserções: 115

s

ga s *D ro

te or Es p

o ni sm

ta go *P ro

il *S ex ua lid C ad om e po rt am en to *F *L or ite m ra aç tu ão ra Pr of is si on al Íd ol os In fo /P rm er át fil ic a e In te rn et M od a e Be le za

Ju ve n

ci a io lê n *V

íli a *F am

ca çã o

*E du

tiç a Ju s e s

ito *D ir e

A tu

al id ad e

nd A

ge

rt A

s

a

0 es

Nº de inserções

20

* Temas de “relevância social”: 36 (31,3 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (seg.)

Tiragem

600 mil

Formato

standard

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

6a8

Idade

13 a 17

13 de 13

Sexo

FeM

Condição Social

AeB

7 anos


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

Fun (Gazeta do Povo - PR) 60

55

50

40

26

20 10

6

6

3

3

2

2

2

1

1

1

3 6

1

1 tiç a Ju s

si on *D ir e

ito

s

e

fis

aç ão m

*F or

*P ro

Pr o

o ni sm ta go

C

In f

al

il Ju ve n

e *S aú d

ci a io lê n *V

íli a

ra tu ite *L

e a od M

*F am

ra

a Be le z

ca çã o *E du

s

om

po

Es p

rt

or

en am

er In t

or

m

át ic a

e

A

te

t ne

a nd ge

rt A

to

0 es

Nº de inserções

30

Total de inserções: 110 • * Temas de “relevância social”: 12 (9,2%) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (sex.)

Tiragem

60 mil

Formato

standard

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

6a8

Idade

15 a 25

14 de 14

Sexo

FeM

3 anos

Condição Social

A,B e C


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

Geração (Diário de Pernambuco) 14 12 12 10

9

8

7 6

6

5

Nº de inserções

4

4

4

3 2

2

2

2

2

2

1

1

1

1

1

1

3 7

*F or

a Be le z e

a M

od

o or

ga s *D ro

e id s

*A

Na m

DS Ts

ra ra tu

il *L

ite

Ju ve n

e

o

*S aú d ni sm

*P ro

ta go

Pr o

fis

si on *S al ex ua lid ad e

íli a *F am m

aç ão

*S tiç ol a id ar ie da de

*D ir e

ito

s

e

Ju s

or

te

s

fil Es p

/P er

s lo s

Íd o

al id ad e

A tu

ca çã o

es

*E du

rt A

en

C

om

po

rt

A

am

ge

nd

a

to

0

Total de inserções: 66 • * Temas de “relevância social”: 23 (34,8 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (seg.)

Tiragem

40 mil

Formato

standard

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

4

Idade

15 a 25

13 de 13

Sexo

FeM

3 anos

Condição Social

A,B e C


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

Tribu (A Tribuna - Santos / SP) 70 59

60 50

37

40

19

20

16 7

10

6

6

6

6

5

3

2

2

1

1

1

3 8

1

1

il

ni sm

o

or Na m

e

In t

Ju ve n

o

t er

ne

ad e

ta go

át ic a

*P ro

*F or

In f

or

m

A

id ar ie d

m

Ju e

ei o

*S ol

bi en

te

iç a st

íli a s ito

*M

C

*D ir e

om

*F am

ra ra tu ite

*L

*S aú d

e

o ri sm

en am rt

po

Tu

to

s te or Es p

ga s

a

*D ro

a

e

Be le z

ca çã o od M

si on fis

Pr o

A m

aç ão

*E du

a nd ge

rt A

al

0

es

Nº de inserções

30

Total de inserções: 179 • * Temas de “relevância social”: 56 (31,3 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (sab.)

Tiragem

50 mil

Formato

standard

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

8

Idade

15 a 25

12 de 13

Sexo

FeM

1 ano

Condição Social

A, B e C


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

X-Tudo (Correio Braziliense - DF) 40 35 35 30 25 18

20

16

9

10

8 5

5

3

5

3

3

3

2

2

1

1

1

1

e *S aú d

fil /P er

lo s Íd o

Na m

or

o

íli a *F am

ga s *D ro

e

DS Ts

ci a *A id s

io lê n

il *V

Ju ve n

ra

*P ro

ta go

ni sm

o

ite *L

e

s ito

*D ir e

ra tu

tiç a Ju s

s

a

al id ad e

e a od

M

A tu

Be le z

en am rt

po C om

e át ic a

or

m

to

t ne er In t

fis Pr o In f

*F or

m

aç ão

Es p

or

si on

te

al

s

a nd A ge

*E du

A rt

ca çã o

0 es

Nº de inserções

13

13

15

Total de inserções: 142 • * Temas de “relevância social”: 49 (34,5 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (sab.)

Tiragem

70 mil

Formato

standard

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

8

Idade

13 a 20

13 de 13

Sexo

FeM

3 anos

Condição Social

A, B e C

3 9


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

cada veículo por assunto

Zap (O Estado de S.Paulo) 25 22 19

20

15 15 10

10

6 4

5

4

4

4

3

3

2

1

1

1

4 0

ca çã o

o

*E du

or Na m

a *S ex ua lid ad e Íd ol os /P er fil A tu al id ad es

M

od

a

e

Be le z

ci a io lê n

Ju s e s ito

*V

tiç a

te or Es p

In f

*D ir e

m or

s

t

át ic a

e

In t

er

*S aú d

ne

e

al fis

Pr o aç ão

*F or

m

*A

id s

e

am

om

po

rt

A C

si on

en

DS Ts

a nd ge

rt A

to

0 es

Nº de inserções

10

Total de inserções: 109 • * Temas de “relevância social”: 38 (34,9%) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (sex.)

Tiragem

600 mil

Formato

standard

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

4

Idade

14 a 19

14 de 14

Sexo

FeM

Condição Social

AeB

4 anos


4 1

A atuação dos veículos por assuntos

Jornais - Páginas


assuntos

mais

abordados

suplemento s suplementos

60

-

páginas

54

50

42

40 30 19 13

2

4 2 1

1

1

1

1

1

Inte rnet

2

erfil

2

bien te

3

ia

3

s

4

o

4

Atua lida de

5

Nam oro

5

* Ed uca ç ão otag onis mo Juv enil Mod ae Bele za * Dir eito se Jus * Fo tiça r ma ç ão Pr o fiss iona l * Lit er at ura

7

Turi sm

7

10

dad e

12

míli a

20

1

Pesquisa ANDI

ANDI

-

os

jovens

na

Agosto, setembro e outubro de 1997

mídia

oga s * Dr

ae átic

Ídol os / P

io A m

* Me

* Vio lênc

ias Colu na S ocia l

Ciên c

lida de xua

* Se

* Fa

* So lida r ie

Info rm

* Pr

Esp orte s

Arte s Com por t a me nto

Age nda

0

Total de inserções: 191 * Temas de “relevância social”: 44 (23 %). Veículos com desempenho igual ou superior a este percentual: Circulando, Megazine, Tribuna Teen, Tupiniteen, Zona Teen


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

cada veículo por assunto

Circulando (O Popular - GO)

4,5

4

4

4 3,5

3

3

3 2,5

2

1,5

1

1

1

4 3

0,5

*F or

il *P ro

m

ta go

aç ão

ni sm

Pr o

A tu

fis

o

al id ad e

si on

or Es p

C

Ju ve n

s

al

s te

o or Na m

*E du

en am rt om

po

ca çã o

0 to

Nº de inserções

2

Total de inserções: 18 • * Temas de “relevância social”: 7 (38,9 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (seg.)

Tiragem

40 mil

Formato

standard

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

1

Idade

11 a 21

13 de 13

Sexo

FeM

2 anos

Condição Social

A, B e C


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

Fanzine (A Gazeta - ES) 19

20 18 16

13

14 12 10

6

4

4 1

1

2

1

4 4

al fis

si on

So ci al

Pr o

ol un

*F or

m

aç ão

C

M

od

a

e

Es p

a

Be le z

s or

te

es rt A

nd A

ge

a

0 a

Nº de inserções

8

Total de inserções: 39 • * Temas de “relevância social”: 1 (0,25 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (qua.)

Tiragem

30 mil

Formato

standard

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

1

Idade

15 a 25

13 de 13

Sexo

FeM

Condição Social

AeB

2 anos


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

Folha Jovem (Folha de Londrina PR) 18 16 15

16 14 12 10

6 4

2

2 1

2

1

1

4 5

1

1

1

a ol un

ca çã o

C

*E du

So ci al

to am om

po

rt

lo s

In f

or

m

C

át ic a

Íd o

e

a od M

en

fil /P er

ne In t

er

Be le z e

ite *L

t

a

ra ra tu

te or Es p

nd A

ge

rt A

s

a

0 es

Nº de inserções

8

Total de inserções: 41 • * Temas de “relevância social”: 3 (7,3 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (sex.)

Tiragem

55 mil

Formato

standard

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

1

Idade

14 a 20

14 de 14

Sexo

FeM

Condição Social

AeB

2 anos


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

Megazine (O Tempo - MG) 7 6 6 5 5 4 4 3 2

2

2 1

1

1

1

1

4 6 tiç a

íli a

ta go

Ju s *D ir e

ito

s

e

o ni sm

*F am

Ju ve n

il

ci a io lê n *V

ca çã o *E du

iê n C

M

od

a

e

ci as

a Be le z

nd ge

am rt po

*P ro

C

om

A

en

rt A

a

to

0 es

Nº de inserções

3

Total de inserções: 26 • * Temas de “relevância social”: 6 (23,1 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (qui.)

Tiragem

200 mil

Formato

standard

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

1

Idade

13 a 25

13 de 13

Sexo

FeM

Condição Social

AeB

1 ano


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

cada veículo por assunto

Planeteen (A Notícia - SC) 4,5 4 4 3,5 3 2,5

2

2

1,5

1

1

1

1

1

4 7

0,5

tiç a

ra

s

ito

s

*L

e

ite

Ju s

ra tu

te or Es p

Na m

or

nd

C

*D ir e

om

po

rt

A

am

ge

en

rt A

o

a

to

0 es

Nº de inserções

2

Total de inserções: 12 • * Temas de “relevância social”: 2 (16,6 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (sab.)

Tiragem

30 mil

Formato

standard

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

1

Idade

13 a 20

6 de 13

Sexo

FeM

Condição Social

AeB

1 ano


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

Tribuna Teen (Tribuna de Alagoas)

3,5 3 3 2,5 2

2 2 1,5

1

Nº de inserções

1

1

1

1

1

1

1

4 8

0,5

tiç a

al

s ito *D ir e

Pr o aç ão *F or

m

e

fis

Ju s

si on

te bi en A m ei o *M

or Es p

*S ex ua lid ad e

te

e

V

Es p

or

ia ge

te

m

s

a

C

M

od

a

e

Be le z

ca çã o *E du

íli a *F am

om

po

rt

am

en

to

0

Total de inserções: 14 • * Temas de “relevância social”: 8 (57,1 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (ter.)

Tiragem

10 mil

Formato

standard

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

1

Idade

15 a 20

13 de 13

Sexo

FeM

Condição Social

AeB

1 ano


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

cada veículo por assunto

Tupiniteen (Correio da Bahia) 7 6 6 5 4 3

2 1

1

1

1

1

1

1

1

1

1

4 9

*P ro

ta go

tiç a Ju s e

*D ir e

ito

s

ra

ca çã o *E du

ni sm

*L

ite

ra tu

il o

Ju ve n

ad e

es rt A

s te or

*S ol id ar ie d

e a od

Es p

Be le z

a

o M

am rt po C

om

ri sm

en

nd ge A

Tu

to

0 a

Nº de inserções

3

Total de inserções: 18 • * Temas de “relevância social”: 5 (27,8 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (sab.)

Tiragem

40 mil

Formato

standard

N° de páginas

1

Idade

15 a 30

Edições pesquisadas

9 de 13

Sexo

FeM

Existe há...

4 anos

Condição Social

AeB


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

cada veículo por assunto

Zona Teen (A Tarde - BA) 9

8

8 7 6 5 4

3

2

2

2

2

1

1

1

1

1

1

5 0 tiç a Ju s

ga s ito

s

e

*D ro

al si on fis Pr o m

*D ir e

aç ão

rt po om C

*S ex ua lid ad e

to am

en

ca çã o *E du

ad e

es

*S ol id ar ie d

o ni sm

*F or

*P ro

ta go

rt

Ju ve n

nd ge A

A

il

0 a

Nº de inserções

4

Total de inserções: 23 • * Temas de “relevância social”: 12 (52,1 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

semanal (ter.)

Tiragem

70 mil

Formato

standard

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

1

Idade

15 a 20

13 de 13

Sexo

FeM

18 meses

Condição Social

A, B e C


5 1

A atuação dos veículos por assuntos

Revistas


ANDI

Pesquisa ANDI os jovens na

Agosto, setembro e outubro de 1997 10

mídia

úde

11

* Sa

12

s ion al

DST s

18

Pr o fis

20

çã o

o

lida de

21

Tur i sm

x ua

m íli a

40

* Aid se

* Se

60

* Fa

67

Na m or o

80

Ar te s Com por t a me nto

160

10

Age nda * Ed uca çã o * Lit e ra t ur a Alim e nta ç ão * So lida rie d ade Atua lida des * Dir e ito se Jus tiça Es p * Pr orte otag s onis mo J uv enil Colu na S ocia Info l rmá tic a e In te r n et * Dr oga s * Me io A m bi ente Ciê n c ia s

* Fo rma

Bele za

180

Ídol os / Pe r fil

Mod ae

Nº de inserções

assuntos

9 9 9 8 7 6 6

mais

5 4 3

abordados

revistas

169 145

140

120

100

65 40

3 3 2 1

0

5 2

Total de inserções: 643 * Temas de “relevância social”: 110 (17,1).

Veículos com desempenho igual ou superior a este percentual: Pais & Teens, Querida, Carícia


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

Atrevida 25 22 20

14

15

13

13

Nº de inserções

10 5

5

4

5

3

2

1

1

1

1

5 3

s ga *D ro

*F am

tu ra *L

ite

íli a

ra

il Ju v o

ni sm ta go *P ro

aç ão m *F or

en

e *S aú d

al si fis Pr o

lim A

om

on

ta çã o en

Na m

or

o

o ri sm

am po

rt

lo s

Tu

to en

fil /P er

es rt A

C

M

Íd o

od

a

e

Be le z

a

0

Total de inserções: 85 • * Temas de “relevância social”: 9 (10,6 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

mensal

Tiragem

não fornece

Formato

21 x 27,5 cm

N° de páginas

120

Idade

12 a 16

Edições pesquisadas

3 de 3

Sexo

F

Existe há...

3 anos

Condição Social

A, B e C


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

cada veículo por assunto Capricho

100

91

90 80 70

62

60 50

Nº de inserções

40

30 24

30 20

10

10

6

6

5

4

4

4

3

3

3

2

2

2

2

1

5 4

1

s *S aú ni de sm o Ju ve ni A l lim en ta *S çã *F ol o or id m ar aç ie da ão de Pr of is si on al *D ro ga s

a

al id ad e

nd

*P ro

ta go

A tu

ge A

es

*S íli a ex ua lid ad e *E du ca çã o Tu ri sm o Na m or o E *D sp ir or ei te to s s e Ju st iç a *L ite ra tu ra

*F am

rt A

to

C

om

po

rt

am

en

fil /P er

lo s Íd o

M

od

a

e

Be le z

a

0

Total de inserções: 265 • * Temas de “relevância social”: 37 (14 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

quinzenal

Tiragem

270 mil

Formato

20 x 26,5 cm

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

115

Idade

9 a 17

7 de 7

Sexo

F

47 anos

Condição Social

AeB


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

Carícia 19

20 18 16 14 12 10

8

Nº de inserções

8 6

4

3

3

4

3

3

3

2

2

1

1

2

5 5

1

1

1

tiç a

al s ito *D ir e

Pr o aç ão

*F or

m

e

fis

Ju s

si on

So ci al a ol un

C

Na m

or

o

o Tu

ri sm

e *S aú d

s al id ad e

íli a

A tu

*F am

nd a *S ol id ar ie da de *S ex ua lid ad e

C

om

po

A

en am rt

e a od

ge

to

a Be le z

es rt A M

Íd o

lo s

/P er

fil

0

Total de inserções: 55 • * Temas de “relevância social”: 13 (23,6 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

mensal

N° de páginas

Tiragem

250 mil

Edições pesquisadas

Formato

13,5 x 19 cm

Existe há...

114

Idade

15 a 19

3 de 3

Sexo

F

20 anos

Condição Social

A, B e C


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

Pais e Teens 12 10 10

8

6

5

Nº de inserções

4 2

2

2

2

2

1

1

1

5 6

ca çã o *E du

si on fis

am

Pr o

rt po

aç ão

om C

*F or

In f

m

or

m

al

to en

íli a *F am

ad e

es rt

*S ol id ar ie d

e át ic a

A

t ne In t

er

ra tu ite *L

*A

id s

e

DS Ts

ra

0

Total de inserções: 26 • * Temas de “relevância social”: 21 (80,7 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

trimestral

Tiragem

20 mil

Formato

20 x 26,5 cm

N° de páginas Edições pesquisadas Existe há...

30 a 36

Idade

adoles., psicólogos, pais, profs.

1

Sexo

FeM

Condição Social

AeB

1 ano


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

Querida 35

31

30 25

23 18

20

Nº de inserções

15 9

10

9 5 3

5

3

3

2

2

2

1

1

1

1

1

1

5 7

1

en am rt

po

A rt es *S ex ua lid ad *F e or m *F aç am ão íli Pr a of is si on al *S *M aú ei de o A m bi en te A lim en ta çã C o ol un *D a So ir ei ci to *P al s ro e ta Ju go st ni iç sm a o Ju ve ni A l tu al id ad es C iê nc ia s *E du ca çã o *D ro ga s A ge nd a

to

o or Na m C

om

fil /P er

lo s Íd o

M

od

a

e

Be le z

a

0

Total de inserções: 117 • * Temas de “relevância social”: 20 (17,1 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

quinzenal

Tiragem

120 mil

Formato

13,5 x 19 cm

N° de páginas

100

Idade

11 a 15

Edições pesquisadas

6 de 6

Sexo

F

Existe há...

9 anos

Condição Social

BeC


Atuação

Pesquisa ANDI - os jovens na mídia

de

cada veículo por assunto

Agosto, setembro e outubro de 1997

ANDI

Todateen 30

28

25 21 20

15

12 10

9

Nº de inserções

10

4

5

2

2

1

1

1

1

5 8

1

1

1

*A

id s

e

DS Ts

ca çã o

si on fis Pr o

*F or

In f

m

or

m

aç ão

*E du

al

e *S aú d

or Es p

er In t

át ic a

e

te

ne

s

t

o ri sm Tu

íli a *F am

a nd ge

am rt po om

C

A

to *S ex ua lid ad e

en

es rt A

o or Na m

e a od M

Íd o

lo s

/P er

Be le z

fil

a

0

Total de inserções: 95 • * Temas de “relevância social”: 10 (10,5 %) PÚBLICO ALVO

PERFIL

Periodicidade

mensal

N° de páginas

90

Idade

11 a 20

Tiragem

100 mil

Edições pesquisadas

3 de 3

Sexo

F

Formato

21 x 27,5 cm

Existe há...

2 anos

Condição Social

A,B e C

Os Jovens na Mídia (3ª edição)  

Esta publicação apresenta uma análise do conteúdos das notícias publicadas entre agosto de 1997 a outubro de 1997 direcionadas ao público jo...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you