Guia de Referência para o Diálogo com a Mídia

Page 53

52

Guia de RefeRência paRa o diáloGo com a mídia

Análise especial Este capítulo traz os principais resultados de um estudo realizado em 2007 pela ANDI e a Childhood Brasil sobre a cobertura da violência sexual na imprensa brasileira. Utilizando dados do noticiário de 2006, a pesquisa buscou identificar os avanços e retrocessos em relação à produção de 2000 – ano em que foi elaborado um amplo levantamento sobre a atuação da mídia sobre o tema e cujos resultados foram publicados no livro O Grito dos Inocentes: os meios de comunicação e a violência sexual contra crianças e adolescentes (ANDI/Unicef/ Cortez Editora). Para mais detalhes sobre o livro, veja a página 68. Já a metolodogia utilizada nas análises de mídia realizadas pela ANDI pode ser conhecida por meio do texto disponível no seguinte endereço eletrônico: www.andi.org.br/_pdfs/metodologia.pdf

ANDI monitora e analisa os principais veículos impressos do país no que se refere ao tratamento dedicado às mais diversas temáticas da infância. Quando o foco da pesquisa se concentra na violência sexual contra meninos e meninas, fica evidente que a cobertura tem avançado significativamente nos últimos anos, apesar de ainda permanecerem desafios importantes. Entre 2000 e 2006, por exemplo, o espaço dedicado às temáticas relacionadas à ESCCA quase triplicou na imprensa brasileira. Mais importante do que o avanço na quantidade, porém, é o aprimoramento na qualidade desse noticiário. Trazendo uma abordagem mais pluralista e crítica, as reportagens vêm buscando diversificar suas fontes de informação – antes conTabela 1 EVOLUÇÃO DA COBERTURA SOBRE EXPLORAÇÃO & ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES (Total de notícias acerca do tema)

Número de notícias da amostra

Total estimado de notícias*

2000

167

2.004

2006

457

5.484

173,65%

173,65%

Evolução 2000-2006

*Estimativa obtida a partir de amostragem por método de Mês Composto.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.