Guia violência sexual web

Page 37

Guia de referência para a cobertura jornalística

mações sobre o atendimento realizado pela rede socioassistencial, incluindo registros dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e dos espaços de acolhimento institucional, dentre outros. O CREAS oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto etc. Especificamente em relação ao trabalho realizado pelo CREAS, o Censo SUAS/2012, cujo último relatório foi publicado em março/2013, é importante destacar os seguintes dados:

• O levantamento aponta que já foram implantados 2.167 CREAS no Brasil, assim distribuídos nas seguintes regiões: Região Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste

Quantidade 188 848 584 328 219

% 8,7% 39,1% 26,9% 15,1% 10,1%

• Em 97,6% destas unidades a gestão é municipal; • O questionário, aplicado em todas as unidades dos CREAS, revela que a maioria do atendimento realizado

35

Sipia Embora seja um mecanismo fundamental para diagnosticar a amplitude e a gravidade das diversas formas de violência que afetam a população infantojuvenil, o uso do Sistema de Informação para a Infância e a Adolescência (Sipia) ainda é restrito na maioria dos municípios. Os Conselhos Tutelares são os responsáveis pelo recebimento das denúncias, que devem ser imediatamente encaminhadas ao Sipia-CT Web, com vistas ao devido atendimento e ressarcimento do direito violado. Problemas como falta de estrutura – computadores, por exemplo – e o desconhecimento dos procedimentos de registro são fatores que têm contribuído para a baixa utilização do Sipia por parte dos Conselhos Tutelares (mais informações: observatorio@sdh.gov.br).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.